Pular para o conteúdo

O que fazer em Lisboa: Roteiros dos melhores passeios e atrações

Anúncios

Saiba o que fazer em Lisboa, a maior cidade de Portugal, uma cidade histórica e culturalmente conhecida pelos seus belíssimos castelos medievais, edifícios e monumentos históricos.

Lisboa também é conhecida pelo clima agradável e suas praias situadas na foz do Rio Tejo com o Oceano e a sua vibrante vida noturna nos bairros históricos como Bairro Alto e Alfama.

É um importante centro de comércio e turismo da Europa. A cidade é repleta de bares, restaurantes e casas de fado.

É uma cidade que combina tradição e modernidade de maneira única. Com suas colinas íngremes, bondes antigos e vistas panorâmicas do rio Tejo.

Confira nossas dicas de Lisboa e aproveite a infinidade de atrações que refletem sua rica história e cultura vibrante. Conheça o melhor de Lisboa num tour guiado pela Civitatis.

Anúncios

Compre suas passagens aéreas para Lisboa no Booking, sem dúvida é uma das principais cidades de Portugal para visitar.

O-que-fazer-em-Lisboa-Praca-Luis-de-Camoes
Praça Luis de Camões – Lisboa – Portugal

Leia também:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações

Conheça os principais pontos turísticos de Lisboa e os mais populares e melhores lugares para visitar. Reserve seu cartão Lisboa Card, tenha acesso a mais de 50 atrações da capital portuguesa.

Além disso, você poderá usar o transporte público de forma ilimitada e aproveitar ao máximo a sua viagem por Lisboa. Pesquise e garanta seu hotel em Lisboa no Booking.

Freguesia de Belém

Um dos monumentos mais icônicos de Lisboa, a Torre de Belém é um exemplo magnífico da arquitetura Manuelina.

Construída no século XVI, como parte da defesa da cidade. A Torre de Belém foi usada como farol e como prisão e hoje é um museu.

A Torre de Belém servia como ponto de partida para os navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos e oferece uma vista deslumbrante do Rio Tejo.

Torre-de-Belem-Lisboa-Portugal
Torre de Belém – Lisboa – Portugal

Mosteiro dos Jerónimos – Freguesia de Belém

Outra atração imperdível é o Mosteiro e a Igreja de Santa Maria de Belém, também conhecido como Mosteiro dos Jerônimos.

Construído no século XV por Manuel 1° em homenagem à glória da navegação portuguesa, é constituído por uma igreja grandiosa e por um mosteiro com o seu exótico claustro, onde se misturam elementos góticos e motivos marinhos.

É uma obra prima da arquitetura manuelina e integra o conjunto patrimonial mais fascinantes de Portugal. O mosteiro é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

No seu interior ficam os túmulos de personagens que contribuíram para a grandeza de Portugal, como Vasco da Gama, descobridor do caminho marítimo para as Índias, e Luís de Camões, considerado o maior poeta da língua portuguesa.

Mosteiro-dos-Jeronimos-Lisboa-Portugal
Mosteiro dos Jerônimos – Lisboa – Portugal

Padrão dos Descobrimentos – Freguesia de Belém

O Padrão dos Descobrimentos ou Monumento aos Navegantes é um dos pontos turísticos de Lisboa mais visitados.

É um marco emblemático situado na Freguesia de Belém, conta um pouco da história do descobrimento do Brasil. Ele homenageia as figuras notáveis envolvidas nos Descobrimentos Portugueses.

O elemento central deste monumento é o pai das Descobertas Portuguesas, o Infante D. Henrique, e está acompanhado por 32 figuras, todas elas associadas aos descobrimentos, desde navegadores, cartógrafos, guerreiros, colonizadores, evangelizadores, cronistas e artistas.

Foi deste local que os navegadores portugueses partiram em suas caravelas para desbravar outras terras e então chegaram na cidade baiana de Porto Seguro em 22 de abril de 1.500.

Padrao-dos-Descobrimentos-Freguesia-de-Belem-Portugal
Padrão dos Descobrimentos – Freguesia de Belém – Portugal

Alfama

O bairro mais antigo de Lisboa, Alfama, situado no coração de Lisboa, é conhecido por suas ruas estreitas e sinuosas, casas coloridas e música de fado, a tradicional canção portuguesa.

Ao longo dos séculos, o Alfama testemunhou diversos eventos marcantes da história portuguesa, foi cenário de longas batalhas ao longo do século XII. Em Alfama você pode conhecer:

O imponente Castelo de São Jorge fica na freguesia de Santa Maria Maior, no topo da colina e oferece vistas panorâmicas da cidade.

Explore suas muralhas medievais, torres e museus da era dos primeiros cristãos, para conhecer a rica história de Lisboa.

Sé Catedral de Lisboa. Localizada no coração do Alfama, a Sé Catedral é um dos monumentos mais importantes de Portugal. Sua arquitetura gótica imponente, vitrais coloridos e tesouros históricos, são admiráveis.

Fado: O Alfama é o berço do fado, um estilo musical de tradição portuguesa. Assista a uma apresentação em uma casa de fado tradicional para conhecer essa expressão cultural única.

Alfama-Lisboa-Portugal
Alfama – Lisboa – Portugal

Miradouros: Pontos de vista panorâmicos espalhados pelo bairro, os miradouros oferecem vistas deslumbrantes da cidade, do rio Tejo e da ponte 25 de Abril.

Alguns dos mais famosos incluem o Miradouro de Santa Luzia, o Miradouro das Portas do Sol e o Miradouro do Arco do Jesus.

Ruas e Becos. Caracterizado pelas ruas estreitas e sinuosas do Alfama, descubra becos charmosos e admire a arquitetura tradicional portuguesa. Explore as lojas de artesanato local, experimente a culinária típica local.

Passear por Alfama é como voltar no tempo, com suas ladeiras e miradouros (mirantes) que oferecem vistas incríveis da cidade.

Castelo-de-Sao-Jorge-Lisboa-Portugal
Castelo de São Jorge – Lisboa – Portugal

Baixa Pombalina ou Baixa de Lisboa

A Baixa Pombalina, também conhecida como Baixa de Lisboa ou Lisboa Pombalina, é o coração histórico e centro do comércio da capital portuguesa.

Sua história e arquitetura a tornam um dos locais mais emblemáticos da cidade, atraindo visitantes do mundo inteiro.

A Baixa Pombalina é um verdadeiro museu a céu aberto, repleta de monumentos, praças e edifícios históricos. Entre os principais pontos de interesse como:

Praça do Comércio(Terreiro do Paço): Situado às margens do Rio Tejo, é uma das principais praças de Lisboa e uma das maiores praças da Europa.

É cercada de monumentos históricos como o Arco da Vitória, o Palácio da Independência, o Banco de Portugal e a Estação do Rossio.

Praca-do-Comercio-Terreiro-do-Paco-Lisboa-Portugal
Praça do Comércio (Terreiro do Paço) – Lisboa – Portugal

Rua Augusta: A Rua Augusta, também é um importante ponto turístico, fica no coração de Lisboa, é muito animada, com muitos bares e restaurantes e lojas.

Uma das principais ruas da Baixa Pombalina, famosa pelo Arco da Rua Augusta, com um mirante que oferece vistas panorâmicas da cidade.

Elevador de Santa Justa: Um elevador neogótico que leva os visitantes ao topo de uma torre de ferro forjado, proporcionando vistas deslumbrantes da Baixa e do Rio Tejo.

Praça do Rossio: Uma praça animada com cafés, restaurantes e lojas, conhecida por seu piso em preto e branco em ondas e pelo Teatro Nacional Dona Maria II.

Bairro Chiado: É um dos bairros mais sofisticados e tradicionais de Lisboa, com livrarias, antiquários, galerias de arte e várias estátuas de cidadãos portugueses famosos.

Baixa-Pombalina-ou-Baixa-de-Lisboa-Portugal
Baixa Pombalina ou Baixa de Lisboa

Elevador de Santa Justa

Foi inaugurado em 1902, é um icônico monumento e um importante sistema de transporte público de Lisboa.

Situado no centro da cidade, este elevador de estrutura metálica em estilo neogótico, projetado pelo arquiteto português Raoul Mesnier, discípulo de Gustave Eiffel, tornou-se um dos principais pontos turísticos de Lisboa.

Com 45 metros de altura, o elevador liga a Baixa Lisboeta ao Bairro Alto e oferece aos seus passageiros uma vista deslumbrante de toda a cidade.

Sobre o elevador, existe um mirante que pode ser acessado mediante o pagamento de uma taxa, proporcionando uma vista ainda mais panorâmica da cidade, incluindo o Castelo de São Jorge.

O Elevador de Santa Justa é um símbolo da engenharia e da arquitetura do início do século XX e um passeio imperdível para quem visita Lisboa.

O bilhete de ida e volta do elevador custa 5,30 euros, e o acesso ao mirante custa 1,50 euros. O Elevador de Santa Justa é uma das dicas de Lisboa que não pode passar em branco.

Elevador-de-Santa-justa-Lisboa-Portugal
Elevador de Santa Justa – Lisboa – Portugal

Parque das Nações – Lisboa

O Parque das Nações foi construído para a Expo Mundial de 1998 e desde então tornou-se um dos pontos turísticos de Lisboa mais populares. É uma das melhores dicas de Lisboa.

Este bairro está localizado na zona leste da cidade, perto do Rio Tejo, e é conhecido pelo seu pitoresco passeio marítimo, moderno centro comercial e numerosos restaurantes e cafés.

No Parque das Nações ficam o teleférico e o famoso oceanário de Lisboa que vale muito a pena visitar e conhecer as espécies marinhas fascinastes do mar de Portugal.

O moderno Parque das Nações, em Lisboa, é um contraste fascinante com o casario antigo e histórico da cidade.

Com prédios e instalações artísticas projetados pelos maiores nomes da arquitetura contemporânea, como Santiago Calatrava, o mesmo que projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

No Coração do parque ficam o Museu de Ciências Interativo, o Pavilhão do Conhecimento, o Pavilhão de Portugal e a Fonte do Vulcão.

Os visitantes se surpreendem com esse outro lado de Lisboa, que une história e modernidade de forma harmônica

Parque-das-Nacoes-Oceanario-de-Lisboa-Portugal
Parque das Nações – Oceanário de Lisboa

Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia

O Panteão Nacional, localizado em Lisboa, é um monumento histórico e cultural de grande relevância para Portugal. Criado por decreto em 1836, ele está instalado na Igreja de Santa Engrácia desde 1966.

A Igreja de Santa Engrácia é uma obra-prima da arquitetura barroca, com destaque para sua grande abóbada branca no topo. É um dos edifícios mais emblemáticos de Lisboa e atrai turistas de todo o mundo.

O Panteão Nacional abriga os túmulos de ilustres figuras portuguesas, como o poeta Almeida Garrett e a fadista Amália Rodrigues.

Além da importância histórica, o Panteão oferece aos visitantes vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade e do Rio Tejo.

Mesmo os mais distraídos não hesitam em dar uma paradinha para admirar a imponente construção, um dos pontos turísticos de Lisboa mais simbólicos.

Uma visita ao Panteão Nacional é uma experiência única e enriquecedora. É uma oportunidade de conhecer a história de Portugal e apreciar a beleza arquitetônica deste monumento.

Panteao-Nacional-Igreja-de-Santa-Engracia-Lisboa-Portugal
Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia

Sugestões de atividades em Lisboa

Pegue o famoso bonde 28, que atravessa alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa e bairros mais históricos da cidade, incluindo Graça, Alfama e Bairro Alto.

Este passeio é uma maneira encantadora de ver a cidade e seus principais pontos turísticos, seja explorando seus monumentos históricos ou degustando a deliciosa culinária portuguesa.

Visite os Mirantes

Lisboa é famosa por seus miradouros, que oferecem vistas panorâmicas espetaculares. Alguns dos mais populares incluem o Miradouro da Senhora do Monte e o Miradouro de Santa Catarina.

Miradouro-Senhora-do-Monte-Lisboa-Portugal
Miradouro Senhora do Monte – Lisboa – Portugal

Aprecie a Gastronomia local

Portugal é um lugar para comer muito bem. Não deixe de experimentar a culinária local, como os famosos pratos a base de bacalhau, pastéis de nata e os famosos pastéis de Belém.

Praias de Lisboa e região

Lisboa fica na foz do Rio Tejo com o oceano Atlântico e tem diversas praias na cidade e nos arredores, facilmente acessíveis de trem ou carro.

Boa parte delas certificadas com bandeira azul, ótimas para banhos e prática de esportes aquáticos. Coloque a visita nas principais praias no seu roteiro do que fazer em Lisboa

Aproveite o verão europeu que começa oficialmente no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro e conheça as mais belas praias de Portugal.

A Costa da Caparica, a Praia da Fonte da Telha, são as mais próximas de Lisboa, ficam a cerca de 25 km da cidade. Algumas das mais populares são:

  • Carcavelos: Grande e popular, ideal para surfe e atividades.
  • São Pedro do Estoril: Mais tranquila e familiar.
  • Praia da Conceição (Cascais): Charmosa, com restaurantes e bares próximos.
  • Guincho: Famosa pelo vento, ideal para windsurf e kitesurf.
  • Praia das Maçãs: Bonita e pitoresca, com piscina natural.
  • Azenhas do Mar: Pequena e charmosa, com vista para as falésias.
  • Praias da Costa da Caparica: Extensa faixa de areia com diversas praias, cada uma com seu estilo.
  • Praia de Santo Amaro de Oeiras: Próxima a Lisboa, com boa infraestrutura.
  • Praia Grande: Uma das melhores praias do distrito de Lisboa

Esperamos que este guia com o que fazer em Lisboa tenha te inspirado a explorar cada cantinho dessa cidade maravilhosa.

Praia-de-Azarujinha-Estoril-Portugal
Praia de Azarujinha – Estoril – Portugal

Dicas de Lisboa para aproveitar ao máximo a sua viagem

Ao embarcar para o exterior não se esqueça de fazer seu seguro viagem, para os países europeus o seguro é obrigatório.

Compre o Lisboa Card: Um cartão que oferece transporte público gratuito e descontos em atrações turísticas.

Use o transporte público: Lisboa tem uma boa rede de metrô, ônibus e bondes. Muitas das atrações estão próximas umas das outras e podem ser exploradas a pé. Descubra os encantos escondidos de Lisboa explorando seus becos e vielas.

Seja você um amante de história, um fã de gastronomia, um viajante que busca conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa. ou alguém que busca apenas relaxar e aproveitar a vida, Lisboa tem algo especial para te oferecer.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *