Pular para o conteúdo

Praias mais bonitas do Brasil: 28 paraísos imperdíveis do nosso litoral

Escolher em mais de 7.000 km de litoral as praias mais bonitas do Brasil, não é uma tarefa fácil, até porque, as praias do nosso litoral estão entre as praias mais bonitas do mundo.

Selecionamos as 28 das mais votadas pelos viajantes, não é uma lista pessoal e nem está listada por ordem de beleza. Já visitei todas elas e pra mim todas merecem o primeiro lugar.

Além da beleza procuramos listar as que tem estrutura turística no local ou próximo e contemplar o maior número de estados possível.

Qualquer uma que você escolher pra visitar, vai ficar surpreendido com a beleza natural de nossas praias. Espero colaborar com a escolha para a sua próxima viagem.

Vale ressaltar que a maioria das belezas das nossas praias, são melhor apreciadas na maré baixa, sempre que programar uma viagem para alguma praia. consulte aqui a tábua das marés de todo o Brasil.

As praias-mais-bonitas-do-Brasil-Barra-dos-Remedios-Camocim-CE
Praia Barra dos Remédios – Camocim – CE

Leia também:

As praias mais bonitas do Brasil de Norte a Sul

Confira abaixo a lista de 23 praias mais bonitas do Brasil, do Rio Grande do Sul ao estado do Pará, onde tem a praia ribeirinha mais famosa da Amazônia. Se você tem interesse por uma praia em especial, é só acessar nos links abaixo.

  1. Praia do Pipa – RN
  2. Praia Taipu de Fora – Península de Maraú – BA
  3. Baía do Sancho – Fernando de Noronha – PE
  4. Porto de Galinhas – Ipojuca – PE
  5. Praia de Ponta do Corumbau – BA
  6. Praia de Maragogi – Maragogi – Al
  7. Praia do Patacho – AL
  8. Praia do Forno – Arraial do Cabo RJ
  9. Praia do Grumari – RJ
  10. Praia de Torres – RS
  11. Praia Guarda do Embaú – SC
  12. Praia de Alter do Chão – Alter do Chão – Santarém – PA
  13. Praia de Lagoinhas – CE
  14. Praia do Saco – SE
  15. Praia de Tambaba – PB
  16. Praia de Bombinhas – BombinhasSC
  17. Praia Lopes Mendes – Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ
  18. Praia do Espelho – Vila Cururipe – Porto Seguro – BA
  19. Praia de calhetas – Cabo de Santo Agostinho – PE
  20. Quarta Praia Morro de São Paulo – BA
  21. Icaraizinho de Amontada – CE
  22. Praia dos Carneiros – PE
  23. Praia João Fernandes e João Fernandinho – Búzios
  24. Praia Barra dos Remédios – Camocim – CE
  25. Praia Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo
  26. São Miguel do Milagres – AL
  27. Praia Cacimba do Padre – Fernando de Noronha – PE
  28. Praia de Caraíva – Porto Seguro – BA

1. Praia de Pipa – Natal – Rio Grande do Norte

A Praia de Pipa Fica na cidade de Thibau do Sul, a 85 km de Natal, está na lista das praias mais bonitas do Brasil e do Nordeste, pela sua paisagem fabulosa, cercada de falésias coloridas, encontradas em todo o litoral nordestino.

O clima quente o ano inteiro, a água do mar sempre morna, ideal para um banho. É o principal balneário do litoral do Rio Grande do Norte, formado pelas praias do Amor, Madeiro, Cacimbinha e Baía dos Golfinhos.

A Lagoa Guaraíras em Pipa é uma das mais belas do Nordeste. O mar serve a todos os gostos e permite a prática de todos os esportes náuticos.

Para conhecer toda essa beleza é só fazer um passeio de buggy pelo litoral. Tem excelente infraestrutura com barracas, bares e restaurantes com excelente gastronomia e ótimos hotéis e pousadas.

As praias-mais-bonitas-do-Brasil-Praia-de-Pipa-RN
Praia de Pipa – Thibau do Sul – RN

 2. Taipu de Fora – Península de Maraú – BA

Todo mundo sabe que a Bahia guarda as praias mais bonitas do Brasil, são tantas que não dá para enumerar todas. Esta maravilha fica na Península de Maraú, litoral sul da Bahia, perto de Ilhéus.

Escolher a praia mais bonita na Península de Maraú, não é nada fácil, é uma região onde a natureza se superou em matéria de beleza. A Praia Taipu de Fora fica entre a Praia da Bombaça e a Praia do Cassange.

É um destino espetacular para se conhecer na maré baixa. As piscinas naturais que se formam entre os corais são as cenas mais lindas que você possa imaginar.

O tom da água do mar varia entre azul e verde, e a água transparente favorece mergulhos de snorkel e apreciação da rica fauna marinha.

Praia-Taipu-de-Fora-Marau-BA
Praia Taipu de Fora – Maraú – BA

A impressão é de estar num imenso aquário natural, a gente consegue ver os peixinhos e corais mesmo sem snorkel. A praia é limpíssima, a paisagem natural com pouca intervenção humana.

Para chegar até lá é um pouco trabalhoso, mas compensa cada passo, e a imensa satisfação de encontrar este paraíso escondido que reserva tantas surpresas.

Você precisa chegar em Ilhéus, pegar uma condução até Camamu e pegar o barco até Barra Grande e de lá pegar uma jardineira ou alugar um quadriciclo e chegar na Praia Taipu de Fora.

Caso queira se hospedar na Península de Maraú confira no Booking hospedagens em Barra grande – Maraú.

Praia-Taipu-de-Fora-Marau-BA
Praia Taipu de Fora – Maraú – BA

3. Baía do Sancho – Fernando de Noronha – PE

A Baía do Sancho em Fernando de Noronha, está sempre na lista das praias mais bonitas do Brasil e de todo o planeta.

As  razões que justificam essa classificação são a cristalinidade com diferentes tonalidades de cor do azul ao verde esmeralda.

Fica perto da Baía dos Golfinhos, dentro da unidade de preservação, por isso não tem quiosques ou barracas. A Baía do Sancho tem os corais multicoloridos mais preservados da costa brasileira e abriga uma vida marinha riquíssima.

Tubarões, tartarugas e golfinhos vivem em perfeita harmonia na Baía do Sancho. Na época das chuvas, a maior atração da Praia do Sancho são as cachoeiras que se formam no paredão.

Nessa época, aquela difícil escadaria entre as fendas das pedras fica congestionada, todo mundo que apreciar o fenômeno. Além de uma vista deslumbrante, mergulho em águas cristalinas, a Praia do Sancho tem várias trilhas e mirantes.

Não existe no arquipélago de Noronha nenhuma praia que não vale a pena conhecer, todas são paradisíacas, a maioria com águas em tom verde esmeralda.

Algumas são mais propícias para banho, outras para surf e mergulho com snorkel, e algumas somente para contemplar como é o caso da Praia da Baía do Sancho.

As praias-mais-bonitas-do-Brasil-Baia-do-Sancho–Fernando-de-Noronha–PE
Baía do Sancho – Fernando de Noronha – PE

4. Porto de Galinhas – Ipojuca – Pernambuco

Fica no município de Ipojuca, a 50 km de Recife. O motivo da grande procura dos turistas por Porto de Galinhas é a sua beleza incomparável, uma das praias mais bonitas do Brasil e do litoral pernambucano.

É um dos principais pontos turísticos de Pernambuco. A grande procura dos turistas por Porto de Galinhas, é a diversidade das suas paisagens e principalmente as piscinas naturais de água transparente, que parecem aquários gigantes, cheio de peixes coloridos.

Os peixinhos são ousados que não se intimidam com a presença humana. É só colocar o pé na água que eles amontoam em volta da gente em busca de ração que estão acostumados a receber dos visitantes.

Provavelmente durante o mergulho com snorkel, você vai se deparar com tartarugas e arraias. É bem estruturadas de bares, restaurantes hotéis e pousadas.

Praia-Porto-de-Galinhas–Ipojuca–PE
Praia Porto de Galinhas – Ipojuca – PE

5. Praia de Pontal do Corumbau – Prado – BA

Corumbau fica na cidade de Prado, na Costa do Descobrimento, dentro do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, a 224 km de Porto Seguro, e a 10 km de Caraíva.

Quem já foi a Ponta do Corumbau, não esquece nunca mais e vai concordar que é uma das praias mais bonitas do Brasil e do litoral sul da Bahia.

A paisagem de Ponta do Corumbau é fora de série. Ainda se mantém preservada e pouco conhecida devido à dificuldade de acesso, as estradas são realmente muito ruins, principalmente se chover.

Quem se aventura a chegar até lá vai se deslumbrar com as paisagens, principalmente com a foz do Rio Corumbau e a faixa de areia que se estende mar adentro na maré baixa.

É nessa parte que ficam os bares e restaurantes. É uma das joias mais bem guardadas da Bahia onde a vida transcorre sem pressa. Nenhuma câmera consegue transmitir a beleza de Corumbau, tem que ver pessoalmente.

Tudo em Corumbau é rústico como convém a uma vila de pescadores que ainda mantêm a pesca artesanal e suas tradições. Tem ótimas pousadas em Pontal do Corumbau, rusticas e muito charmosas.

Praia-de-Pontal-do-Corumbau–Prado–BA
Praia Pontal do Corumbau – Prado – BA

6. Praia de Maragogi – Alagoas

A Praia de Maragogi fica no litoral norte de Alagoas. Com seus manguezais, piscinas naturais que se formam na maré baixa e as praias magníficas.

Maragogi é destaque entre as praias mais bonitas do Brasil e de Alagoas. Fica a 124 km de Maceió e a 86km de Porto de Galinhas em Pernambuco na costa dos Corais.

As principais atrações ficam afastadas da costa, como as Galés de Maragogi, onde se encontram múltiplas piscinas naturais translúcidas, entre os arrecifes de corais, repletas de  peixes coloridos.

Em Maragogi existem muitas praias belíssimas Antunes e Barra Grande, a cidade tem muito a oferecer com paisagens belíssimas e muitos atrativos. A vila tem ótima infraestrutura, com bons hotéis, pousadas, resorts, bares, restaurantes e comércios.

Oferece excelentes passeios de barco, buggy e triciclo, brinquedos aquáticos como banana boat, bicicleta aquática, disco boat dentre outros. A região é excelente para a prática de mergulho pela sua rica biodiversidade marinha.

Praia-de-Antunes-Maragogi-AL
Praia de Antunes – Maragogi – AL

7. Praia do Patacho – Porto de Pedras – Alagoas

A Praia do Patacho fica no município de Porto de Pedras a 115 km de Maceió, no litoral norte de Alagoas, entre São Miguel dos Milagres e Maragogi .

Foi eleita por unanimidade como uma das praias mais bonitas do Brasil. O mar de águas cristalinas, cercada de coqueiros, com ares de praia deserta e uma paisagem deslumbrante, encanta qualquer visitante.

Como a maioria das praias do litoral norte de Alagoas, Patacho também exibe piscinas naturais extraordinárias.

Na maré baixa você não precisa pagar nenhuma embarcação para chegar até lá, o mar baixa bastante e é preciso caminhar um bocado mar adentro pra chegar até ás piscinas.

Apesar de atrair muitos turistas, ainda conserva a tranquilidade, a rusticidade e a simplicidade de uma vila de pescadores.

Tem restaurantes, barracas e passeios de barco, fora da área mais movimentada, não tem nenhuma estrutura, é deserta, só tem as casinhas dos pescadores. O mar é super calmo, uma boa praia para levar as crianças.

As praias-mais-bonitas-do-Brasil-Praia-do-Patacho–Porto-de-Pedras–AL
Praia do Patacho – Porto de Pedras – AL

8. Praia do Forno – Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Quem conhece a Praia do Forno em Arraial do Cabo, concorda que ela é uma das praias mais bonitas do Brasil e do Rio de Janeiro.

Fica numa reserva ambiental, uma das melhores regiões para mergulho, local preferido das tartarugas. O mar é calmo, a água tem um tom de azul incrível, praia adorável para levar as crianças.

De todas as praias da região, é a que apresenta a temperatura mais agradável. A paisagem é daquelas que a gente não se cansa de contemplar.

Cercada de mata preservada, águas cristalinas e corais de uma beleza só encontrada nesse pedacinho do Rio de Janeiro. Escolher qual a praias mais bonita de Arraial do Cabo é muito difícil, todas são espetaculares.

A praia é pequena, com cerca de 500 metros de extensão, mas é repleta de bares e quiosques, acessível por barco a partir da Praia dos anjos ou por trilha.

Praia-do-Forno-Arraial-do-Cabo–RJ
Praia do Forno – Arraial do Cabo – RJ

9. Praia do Grumari – Rio de Janeiro

A Praia  do Grumari fica dentro de uma reserva ambiental bem preservada, na zona oeste do Rio de Janeiro, a cerca de 40 km de Copacabana.

A maioria das pessoas só conhecem as praias do centro do Rio, nem imaginam que existem outros paraísos fora do centro.

A Praia de Grumari, com cerca de 2,5 km de extensão, tem uma belíssima paisagem, em um ambiente rústico, quase selvagem.

Cercada por costões e morros com vegetação mista de árvores, arbustos, trepadeiras, bromélias e samambaias, é considerada uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro e do Brasil.

Apesar de ser afastada e estar dentro de uma reserva municipal, conta com quiosques, barraquinhas que servem comida e bebida, alugam cadeiras e guarda-sóis. O mar é tem muitas ondas propícias para a prática de surf.

Conta com guarnição de corpo de bombeiros e salva-vidas. Também tem aluguel de mesas, cadeiras, guarda-sóis e pranchas de surf. Para as crianças o melhor lugar é perto das pedras, onde o mar é mais calmo.

Praia-do-Grumari–Rio-de-Janeiro-RJ
Praia do Grumari – Rio de Janeiro – RJ

10. Praia de Torres – Rio Grande do Sul

A cidade de Torres fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os argentinos, os uruguaios que lotam a praia no verão e todos os turistas que visitam a cidade, concordam que a Praia de Torres é uma das praias mais bonitas do Brasil.

A paisagem da Praia de Torres é composta de falésias, morros e grandes costões de pedra, onde o mar é mais agitado, as ondas batem violentamente nas pedras.

O mar é maravilhoso, a cor da água é um misto de azul escuro e azul claro. Tem cavernas submarinas, rios que desaguam no mar, lagoas e uma faixa de areia plana formando uma paisagem maravilhosa.

Os morros de pedra de origem vulcânica que se erguem na faixa de areia, não atrapalham, só embelezam ainda mais essa praia encantadora.

No inverno a baixa temperatura da água não é muito convidativa para banho, mas atrai surfistas, praticantes de esportes náuticos, pescadores e principalmente balonistas. 

Com certeza é um dos lugares mais incríveis da costa brasileira. A praia tem excelente estrutura com ótimos hotéis e pousadas.

Praia-de-Torres–RS
Praia de Torres – Rio Grande do Sul

11. Praia Guarda do Embaú – Palhoça – SC

A praia da Guarda do Embaú é a mais famosa de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, distante cerca de 54 Km da capital, e obviamente é uma das praias mais bonitas do Brasil e de Santa Catarina.

Um lugar incrível, considerada como reserva mundial de surf, cercada de natureza, boas energias e muita paz. O mar nessa região costuma ser bastante agitado com correntes de retorno, por isso tome muito cuidado.

Mas também tem trechos de mar calmo que facilitam o banho de mar. Na maré baixa formam piscinas naturais e um extenso banco de areia entre a foz do Rio Madre e o mar.

Para chegar até a praia, tem que atravessar o Rio da Madre de barco na maré alta,  a nado ou a pé na maré baixa. Tem excelente estrutura com muitas barracas de praia e estacionamento.

A Praia Guarda do Embaú é a nona reserva mundial de Surf e a primeira do Brasil. Se você visitar A Praia Guarda do Embaú entre julho e novembro poderá avistar as baleias Francas que chegam ao litoral catarinense para a reprodução.

As praias-mais-bonitas-do-Brasil-Praia-Guarda-do-Embau-Palhoca-SC
Praia Guarda do Embaú – Palhoça – SC

12. Praia Ilha do Amor –Alter do Chão – Santarém – Pará

A vila Alter do Chão pertence ao município de Santarém, no Pará, a 34 km do Aeroporto de Santarém. Esta não é uma praia de mar e sim de rio, localizado na margem direita do Rio Tapajós.

Alter do Chão ficou famosa depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil.

De fácil acesso, com águas mornas e serviços de quiosques, barracas, aluguel de caiaque, dentre outros, esta praia oferece descanso e também diversão.

Possui águas cristalinas, areia fina, bancos de areia adentrando o rio é um cenário deslumbrante. É uma das praias mais exóticas que já visitei, praia em plena selva.

Beleza e diversão estão garantidos nessa maravilhosa praia. Tem aluguel de caiaques e barcos para passeios e pescaria. A época certa para visitar é de agosto a dezembro.

Na época das chuvas a paisagem muda totalmente. É o destino perfeito para quem busca por praia, ecoturismo e belíssimos artesanatos. Dispõe de hotéis e pousadas encantadoras.

Praia-Alter-do-Chao-Santarem-PA
Praia Alter do Chão – Santarém – PA

13. Praia de Lagoinhas – Ceará

Fica no município de Paraipaba, a 130 km de Fortaleza, uma verdadeira joia do Ceará. Ninguém duvida que no litoral cearense ficam as praias mais bonitas do nosso Brasil. Cartão postal da cidade.

São belas paisagens, com dunas, muitos coqueiros, falésias coloridas, rios, inúmeras lagoas de água doce, reservas naturais e trilhas. Fica no caminho de quem segue para Jericoacoara.

Quem visita a Praia da Lagoinha, também aproveita pra conhecer Lagoa das Almecegas, a segunda maior lagoa do estado do Ceará, esta maravilhosa.

Na lagoa tem uma cachoeira espetacular que deságua no córrego rumo ao mar. Um dos pontos turísticos do Ceará, mais visitados.

As maiores atrações da Praia de Lagoinhas são os passeios de buggy e de barco. A cor da água do mar é verde azulado, tem algumas ondas, mas dá perfeitamente para tomar banho.

A cidade tem ótima estrutura turística com bares, restaurantes, quiosques, hotéis e pousadas.                         

Praia-de-Lagoinhas-Paraipaba-CE
Praia de Lagoinhas – Paraipaba – CE

14. Praia do Saco – Sergipe

A Praia do Saco é a mais bonita litoral sul de Sergipe, localizada no município de Estância, divisa com Bahia, a cerca de 70 km de Aracaju.

Tem ótima infraestrutura e uma paisagem cinematográfica com dunas, bancos de areia mar adentro, formando pequenas lagoas.

Impressionante a limpeza da praia, o pessoal aqui tem consciência de preservação. O mar tem um tom de azul inigualável e a praia tem areia fininha.

O ponto mais bonito da praia é a Ponta do Saco, fica entre o mar e o rio, que só é possível acessar de de buggy e de onde se pode avistar Mangue Seco, no norte da Bahia.

Eu nem imaginava que encontraria em Sergipe umas das praias mais bonitas do Brasil. Confesso que fiquei maravilhada com tanta beleza.

As dunas na beira da estrada é de encher os olhos. Aproveite os passeios de buggy pelas dunas em paisagens paradisíacas. 

A partir da praia do Saco é possível fazer passeios maravilhosos de lancha e de buggy para outras praias da região. Divirta-se alimentando os peixes na Lagoa dos Tambaquis, não são peixinhos, são peixes bem grandes, é muto divertido.

Praia-do-Saco-Estancia-SE
Praia do Saco – Estância – SE

15. Praia de Tambaba – Conde – PB

Tambaba fica no município de Conde, litoral sul da Paraíba, a cerca de 37 km ao sul de João Pessoa. Faz parte de uma área de proteção ambiental (APA). É um dos pontos turísticos da Paraíba mas visitados.

Tem visual encantador, cercada de matas, montanhas, falésias, enormes blocos de pedra espalhados pela faixa de areia, formando piscinas naturais na maré baixa.

Em cima de uma das pedras nasceu um coqueiro que virou atração. Vista do alto dá pra entender porque a Praia de Tambada é uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro.

Mas não é só a beleza que atrai os turistas, a Praia de Tambaba é a primeira praia brasileira a permitir o nudismo legalmente. 

É dividida em duas partes separadas por uma escada, um lado para os naturistas e a outra para os não adeptos de nudismo. Praia maravilhosa, paisagem belíssima, com piscinas naturais, ótima para passar o dia e fazer trilha.

São as falésias, a água quentinha e o mar com cor de esmeralda que tornam o local atrativo aos visitantes, além dos passeios, vegetação, culinária e o surf praticado no local. Tem boa estrutura de barracas e estacionamento.

Praia-de-Tambaba–Conde –PB
Praia de Tambaba – Conde- PB

16. Praia de Bombinhas – Bombinhas –Santa Catarina

O município de Bombinhas fica entre o Parque Municipal Costeira de Zimbros e o Parque Municipal do Morro do Macaco no litoral centro norte de Santa Catarina.

A praia central de Bombinhas tem mar calmo e águas cristalinas, tem cerca de 1.227 metros de extensão, areia branquinha, é uma praia urbanizada. A natureza caprichou e fez de Bombinhas uma das praias mais bonitas do Brasil.

O mar é bem calmo, de cor verde esmeralda, cercada pela mata Atlântica, costões rochosos, córregos, ribeirões e montanhas cobertas de vegetação.

Lugar perfeito para mergulho. Um dos pontos turísticos de Santa Catarina mais espetaculares. Em Bombinhas tem mais de 20 praias, uma mais linda que a outra.

Tem excelente infraestrutura de bares, restaurantes que atendem na praia, hotéis e pousadas. É cobrada a taxa de preservação ambiental, em 2023 a taxa é de R$35,00 por dia para carros pequenos.

Praia-de-Bombinhas–SC
Praia de Bombinhas – SC

17. Praia Lopes Mendes – Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

A Praia de Lopes Mendes fica na Ilha GrandeAngra dos Reis. Já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo e não perdeu o status de uma das praias mais bonitas do Brasil.

Tem aproximadamente 3 km de areia branca e fininha, um mar de tom azul infinito. O mar de Lopes Mendes, sempre agitado, é preferido pelos surfistas, do lado esquerdo onde passa o rio, o mar é mais calmo.

É deserta, não tem nenhuma estrutura, apenas ambulantes que vendem bebidas e salgadinhos, mas é de uma beleza fascinante.

A água é tão transparente que parece vidro, é a reprodução perfeita do paraíso . Para chegar à praia é preciso percorrer uma trilha fácil, que pode ser percorrida até por crianças pequenas.

Para atravessar de barco para a Praia Lopes Mendes, prefira embarcações maiores como escunas, a travessia é feita em mar aberto, que muito vezes está revolto.

Angra dos Reis é cercada de matas que emolduram as praias, tem trechos em que o mar é tão calmo que mais parece uma lagoa. Tem lugares propícios para mergulhar com arraias e peixes exóticos, a fauna marinha é riquíssima. 

Pra-todos-verem:Praia-Lopes-Mendes– Ilha-Grande–Angra-dos-Reis–RJ
Praia Lopes Mendes – Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

18. Praia do Espelho – Vila Coruripe – Porto Seguro – BA

A Praia do Espelho fica em Coruripe, no meio do caminho entre Trancoso e Caraíva. Um mar azul, cristalino, a faixa de areia branquinha, cercada de coqueiros e falésias compõem a paisagem única e exuberante.

Na maré baixa forma maravilhosas piscinas naturais, que valem a pena ver de perto. Por todos esses atributos, a Praia do Espelho não pode ficar fora da lista de  as praias mais bonitas do Brasil.

Para apreciar toda esta beleza, programe seu passeio na maré baixa. Para chegar até à praia é preciso deixar o carro no estacionamento e descer a pé, a trilha não é favorável para pessoas com mobilidade reduzida.

Tem restaurante a beira-mar, barracas que cobram consumação mínima para ocupar mesas e cadeiras e excelentes hotéis e pousadas. O nome Praia do espelho de deve ao reflexo do céu e das falésias no entorno, na água transparente.

Praia-do-Espelho–Vila-Curuipe–Porto-Seguro–BA
Praia do Espelho – Vila Coruripe – Porto Seguro – BA

19. Praia de calhetas – Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco

Calhetas é uma praia maravilhosa, cheia de atrativos que fica em Cabo de Santo Agostinho, a 37 km de Recife, no litoral sul de Pernambuco. A Praia de Calhetas não é só mais uma praia de Pernambuco, é uma das praias mais bonitas do Brasil.

O mar com águas cristalinas, tranquilas e mornas, a região cercada por pedras e a belíssima mata Atlântica. Saiba mais sobre a Praia de Calhetas e outras praias do Cabo de Santo Agostinho acessando aqui.

A Praia de Calhetas é muito conhecida por sua composição rochosa em formato de um coração, que cria uma paisagem incrível.

No local também há uma famosa tirolesa de Calhetas. O ideal é ir à praia quando a maré está baixa, quando se formam as piscinas naturais, com águas mornas e cristalinas.

Na praia você encontra oferta de passeios de barcos e bugue pelas outras praias da região.

A maioria dos turistas conhecem a Praia de Calhetas a partir de um passeio bate volta de Porto de Galinhas, mas compensa muito passar uma temporada, tem boa estrutura, hotéis e pousadas por perto.

Praia-de-calhetas–Cabo-de-Santo-Agostinho–PE
Praia de Calhetas – Cabo de Santo Agostinho – PE

20. Quarta Praia – Morro de São Paulo – BA

É a maior e uma das mais belas praias de Morro de São Paulo, com cerca de 8 km de extensão, emoldurados com coqueirais e Mata Atlântica. Uma paisagem encantadora!

A quarta praia é ideal para quem busca sossego e contato com a natureza. Ela é pouco movimentada, pois fica mais afastada do centro da vila.

Tem pouca estrutura de praia mas é onde ficam os hotéis e pousadas mais sofisticadas que oferecem muito conforto, mordomia e serviços aos hóspedes e o Eco Resort Patachocas.

Um dos atrativos da quarta praia são as piscinas naturais que se formam na maré baixa, onde é possível ver diversos peixes coloridos.

Você pode levar um snorkel e uma máscara para aproveitar melhor essa experiência. Outra opção é alugar uma bicicleta e pedalar até a quinta praia, também chamada de Praia do Encanto, que fica logo depois do mangue.

A Quarta Praia é uma ótima opção para famílias com crianças. As águas calmas e a areia fofa são perfeitas para os pequenos brincarem.

A praia também é um ótimo lugar para praticar esportes aquáticos. Além do stand up paddle, é possível praticar caiaque surf e kitesurf.

Quarta-Praia-Morro-de-Sao-Paulo-BA
Quarta Praia – Morro de São Paulo – BA

21. Icaraizinho de Amontada – CE

Icaraizinho de Amontada fica no meio do caminho entre Fortaleza e Jericoacoara, é um paraíso escondido e preservado do litoral cearense.

Cheio de dumas que formam os lençóis Cearenses, um pequena amostra dos Lençóis Maranhenses. Não consta em nenhuma lista de praias mais bonitas do Brasil, porque é ainda é pouco conhecida.

Mas se você estiver viajando para Jericoacoara e parar por aqui, dificilmente irá seguir viagem, Icaraizinho é uma forte concorrente de Jeri. Tem praia, tem rio e mangue.

É uma vila de pescadores, rústica e charmosa. Uma mar azulíssimo, calmo, águas mornas, com maravilhosas piscinas naturais na maré baixa e o prazer de assistir um belíssimo por do sol,

Tem boa estrutura de bares, restaurantes, barracas, ótimos hotéis e pousadas. Lugar espetacular para quem curti natureza e adora pescaria. T

em lugares espetaculares para conhecer em Icaraí de Amontada, sem trajetos complicados, inclusive a famosa Lagoa da Flexeiras que fica no município.

Icaraizinho-de-Amontada-CE
Icaraizinho de Amontada – CE

22. Praia do Carneiros – Tamandaré – PE

A Praia dos Carneiros fica na cidade de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, é assumidamente uma das praias mais bonitas do Brasil. É formada a partir do encontro das águas do Rio Formoso com o mar.

Atrai visitantes de todos os lugares. A famosa Capela de São Benedito à beira-mar, os coqueiros que cercam a praia, o mar calmo, limpo, de águas mornas e areia branquinha, compõem um cenário deslumbrante.

Os corais formam maravilhosas piscinas naturais. Muito bem estruturada com bares e restaurantes, o mais famoso é o receptivo Bora Bora.

Não perca a oportunidade de conhecer mais essa joia do litoral pernambucano. A Praia é um verdadeiro paraíso para quem procura tranquilidade, ideal para famílias com crianças, na maioria das vezes o mar é calmo, raso e sem ondas.

Na praia você encontra passeios de barco, principalmente o mais cobiçado, o bate volta para a ilha de Santo Aleixo, as principais atrações são as piscinas naturais, o banco de areia, o banho de argila, os manguezais e igrejinha.

Praia-dos-Carneiros-Tamandare-PE
Praia dos Carneiros – Tamandaré – PE

23. Praia João Fernandes e João Fernandinho – Búzios – RJ

As duas praias são bem próximas uma da outra ligadas por uma trilha, não tem como transitar entre uma e outra de carro.

Quando visitar Búzios não se esqueça de conhecer essas duas praias consideradas não só como as mais bonitas do Rio de Janeiro.

A praia de João Fernandes é mais movimentada, faixa de areia é maior, tem ótima estrutura de quiosques, bares, restaurantes e hospedagens.

Frequentadas por turistas do mundo inteiro, inclusive artistas internacionais famosos. Não só pela beleza da praia, mas pela excelente rede hoteleira.

Oferece vários atrativos como; pedalinho, mergulho com snorkel, pesca, passeio de caiaques, passeio de barco e banana boat. A praia de João Fernandinho, além de ser maravilhosa, é excelente para quem está com crianças e idosos.

É pequena, não tem uma grande estrutura, mas você pode alugar cadeiras e guarda-sóis e vai encontrar alguns quiosques rústicos que oferecem comida e bebida.

Não dá pra definir qual das duas é mais bonita, as duas são divinas. O mar é muito tranquilo e raso, com bastante sombra, muito procurado para mergulho com snorkel, pesca e caça submarina.

As praias-mais-bonitas-do-Brasil-Praia-Joao-Fernandes-Buzios-RJ
Praia João Fernandes – Búzios – RJ

24. Barra dos Remédios – Camocim – Ceará

Se você acha que precisa sair do Brasil para conhecer uma das praias mais bonitas do planeta, é porque nunca ouviu falar da Barra dos Remédios.

Fica em Camocim, perto de Jericoacoara, no Ceará. A beleza da praia é única, com certeza é umas das mais lindas do mundo.

Um dos lugares mais extraordinários que já visitamos. Pena que não faça parte das rotas turísticas do Ceará, mas quem visita Jericoacoara não deveria perder essa oportunidade.

A paisagem está sempre mudando por causa das dunas que são móveis, então cada dia é uma paisagem diferente. O encontro do Rio dos Remédios com o mar forma piscinas naturais lindíssimas.

É uma praia deserta, sem infraestrutura, só acessível de carro 4×4 e barco. Quem desejar desfrutar dessa exclusividade precisa carregar tudo que precisar.

Barra-dos-Remedios-Camocim-CE
Barra dos Remédios – Camocim – CE

25. Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – RJ

Mais uma das maravilhosas praias de Arraial do Cabo! Nunca sai do rank de praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Areia branquinha e água cristalina num tom de azul indescritível.

É a praia mais cobiçada do Brasil. Excelente para mergulhar com snorkel e ver a multidão de peixinhos coloridos perto das pedras. Na praia tem cadeiras e guarda-sóis, e alguns quiosques com bebidas e lanches.

Essa praia é conhecida também como Praia da Escada, Praia da escadaria e Pontal do Atalaia, mas o nome dessa praia é Prainhas do Pontal. Do alto da imensa escadaria de 255 degraus, é que se tem a visão mais bonita da praia.

Dá até arrepio diante de tamanha grandiosidade, a vista da praia é simplesmente belíssima. Se não quiser subir a escadaria de volta, pode retornar de barco táxi, só não pode deixar de conhecer esta joia que só o Brasil tem.

Praia-Pontal-do-Atalaia-Arraial-do-Cabo-RJ
Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – RJ

26. Praia de São Miguel dos Milagres – AL

Difícil encontrar alguém que vá discordar que a Praia São Miguel do Milagres é uma das mais bonitas do litoral de Alagoas e do Brasil. Faz parte da Costa dos Corais. Mar de águas cristalinas, cor de esmeralda, inconfundível.

Com cerca de 30 km de extensão, o município de São Miguel dos Milagres abriga outras praias paradisíacas, algumas desertas, com as paisagens mais extraordinárias do litoral norte de Alagoas.

Foi a primeira de Alagoas a receber o selo internacional Bandeira Azul. A maior preocupação do município é proteger a natureza, que é a maior riqueza da cidade.

É uma praia muito boa para quem ama natureza, para famílias com crianças. Não tem imagem que consegue revelar toda a beleza de São Miguel dos Milagres.

É bem estruturada com excelentes hotéis e pousadas à beira-mar, muitas com restaurante próprio, grande parte delas instaladas na famosa Praia do Toque.

Praia-Sao-Miguel-dos-Milagres-AL
Praia de São Miguel dos Milagres – AL

27. Praia Cacimba do Padre – Fernando de Noronha

Sempre presente nas listas que elegem as praias brasileiras mais bonitas, a Praia Cacimba do Padre, faz jus ao título.

Esta é a praia mais procurada e fotografada pelos turistas no arquipélago Fernando de Noronha. É um dos pontos mais famosos da ilha, com bela vista do Morro Dois Irmãos, o cartão postal da vila.

Também é a praia preferida dos surfistas com suas ondas altíssimas, verdadeiros paredões, d’água, umas das melhores das Américas para a prática de surf.

A praia tem aproximadamente 900 metros de extensão, de beleza hipnotizante, com piscinas naturais para um mergulho com snorkel para apreciar a rica vida marinha. Tem quiosques, cadeiras e guarda-sóis para alugar. 

Praia-Cacimba-do-Padre-Fernando-de-Noronha-PE
Praia Cacimba do Padre – Fernando de Noronha – PE

28. Caraíva – Porto Seguro – BA

Esta pequena vila de pescadores pertence ao município de Porto Seguro, situada na Costa do Descobrimento, extremo sul do litoral baiano.

Os moradores se esforçam ao máximo para que Caraíva nunca deixe a lista de praias mais bonitas do Brasil. A vila fica entre o rio Caraíva e o oceano Atlântico.

É uma unidade de conservação tombada pelo Patrimônio Histórico. O encontro do rio Caraíva com o mar torna a vila mais especial ainda.

Os visitantes têm à disposição uma praia marinha e uma ribeirinha, uma do lado da outra, basta atravessar o banco de areia. Na vila só é possível chegar de barco, carros não circulam, todas as ruas são de areia.

Ainda não tem iluminação pública, só nas residências e comércios, a meia luz deixa as ruas mais românticas.

Tem boa estrutura turística, bons restaurantes que servem peixes e camarões pescados pelos próprios moradores. As pousadas em Caraíva são rústicas e aconchegantes.

Praia-de-Caraiva-Porto-Seguro-BA
Praia de Caraíva – Porto Seguro – BA

Estas são algumas das praias mais bonitas do Brasil, é claro que tem muito mais, se tem alguma que você gostaria de ver em destaque, deixe nos comentários que terei o maior prazer em fazer um post sobre ela.

Veja outros assuntos que podem te interessar:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

30 comentários em “Praias mais bonitas do Brasil: 28 paraísos imperdíveis do nosso litoral”

  1. RENATO AUGUSTO PEREZ LANGOWSKI

    A foto da Praia de Bombinhas está errada, ali é Praia de Mariscal, Bombinhas, e não Praia de Bombinhas, Bombinhas. Teriam que pegar foto de Praia de Bombinhas, Bombinhas.

      1. Oi Carlos, obrigada pelo seu comentário, até já fui, mas dei azar, saí de São Paulo com sol e cheguei em Ubatuba começou a chover e não parou. Com certeza Ubatuba é maravilhosa, Assim que passar esse frio vou voltar lá, quero fazer uma matéria especial sobre Ubatuba.

    1. Obrigada pelo seu comentário. Você está coberta de razão, eu também acho as praias de Búzios maravilhosas. Estou anotando todas a sugestões dos leitores, e são muitas, para acrescentar no artigo na medida do possível.

  2. Na moral… quem fez essa matéria não conhece nada do Brasil… Só colocou praias badaladas e lotadas… Tem inúmeras praias que são melhores que essas… inclusive Praia dos Carneiros PE, que não está na lista.

    1. Obrigada pelo seu comentário. Você tem toda razão. O Brasil tem 9.200 km de litoral se somado todos os contornos e é muito difícil citar todas as maravilhosas praias brasileiras, inclusive nesta lista não tem a que eu considero a mais bonita. Estou anotando todas a sugestões dos leitores, e são muitas, para acrescentar no artigo na medida do possível.

  3. Itaúnas, Meaipe, Guarapari, Vitória, Vila velha, são destinos obrigatórios para quem gosta de praia, sol e mar.
    Pena que o autor desta matéria não passou pelo Espírito Santo para conhecer os paraísos capixabas.

    1. Oi Carlos, obrigada pelo seu comentário. Esta relação de praias não é uma escolha minha pessoal, é resultado de pesquisas de sites de turismo, inclusive a praia que eu pessoalmente considero mais bonita, fica no Espirito Santo. Mas estou anotando a sugestão dos leitores para acrescentar no artigo, com certeza terá uma praia do Espirito Santo.

          1. Maria Madalena Costa

            Oi Marcos, obrigada pelo seu comentário, você tem razão, a lista não fui eu que fiz, mas em atenção à sua observação e de outros leitores, vou acrescentar Ubatuba.

        1. Oi Luciene, obrigada pelo seu comentário. Retornei a pouco tempo de Itacaré, fiquei encantada com tanta beleza, em breve publicarei um post sobre as maravilhas que conheci, mais um lindo lugar do litoral baiano.

    1. Oi Vedja, obrigada pelo seu comentário. Você tem razão, estou anotando todas as sugestões do leitores e acrescentando as praias reclamadas no artigo, em breve você verá uma praia de Ubatuba na lista.

        1. Oi Mariane, obrigada pelo seu comentário. Você tem razão. Esta lista não é pessoal, é pesquisa do TripAdvisor feita com viajantes. Sem dúvida que Jericoacoara é uma das praias mais bonitas do Brasil. Quando voltar lá, dá um pulinho na praia Barra dos Remédios, pertinho de Jericoacoara, você vais ficar na dúvida de qual praia é mais bonita. Ru tenho posts sobre Jericoacoara, veja aqui: https://blogdeviagemeturismo.com.br/melhores-passeios-em-jericoacoara/. https://blogdeviagemeturismo.com.br/dicas-viagem-a-jericoacoara/.

  4. A praia de Tamandaré em Pernambuco, faltou nessa relação. Eu conheço algumas praias em outros Estados, são poucas iguais a ela. Só por quê não é famosa? Da da mesma forma da vizinha praia dos Carneiros?

    1. Oi Rafael, obrigada pelo seu comentário. Esta seleção é de uma grande empresa de turismo, na verdade eu acrescentei algumas por sugestão de leitores, se você conhece alguma que merece destaque, deixa nos comentários, que na medida do possível estou atendendo todas as sugestões.

  5. Todas as praias citadas são maravilhosas. Sou do Rio e conheço todas aqui do Leme ao Pontal rs. Tem praias belíssimas em Niterói, Costa Verde sei q n deu p colocar todas aí. Conheço região de Cabo Frio, Arraial e Búzios. Futuramente quero ir p Ceará , Bahia e Espírito Santo. Está no meu roteiro. Devido a pandemia dive que dar uma parada. Adorei a matéria desses nossos paraíso. Deus é perfeito em tudo que fez p nós. Viva respeitado nossas maravilhas do mundo .Temos que cuidar e respeitar nossos paraísos. 🙏🙌👏🌞❤🌹😘🥰😍🌻

    1. Oi Rosimery, adorei o seu comentário. Posso escrever a vida inteira sem conseguir mostrar todas as belezas do nosso país. O rio de Janeiro é sem dúvida um dos lugares mais bonitos do planeta. Publiquei um post sobre pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. https://blogdeviagemeturismo.com.br/pontos-turisticos-do-rio-de-janeiro-rj/. Pretendo publicar um post com as principais praias do estado do Rio. Vá sim conhecer o Nordeste, você vai se surpreender, é apaixonante. No blog https://blogdeviagemeturismo.com.br/ você encontra vários posts sobre o Nordeste. Boa viagem.

    1. Oi Marcos, obrigada pelo seu comentário. Você tem toda razão, para escolher as praias mais bonitas do Brasil, com certeza um artigo é muito pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *