Pular para o conteúdo

Camaçari – Bahia: Guia Completo para Viajantes

Camaçari – Bahia, conhecida como “Cidade Industrial”. Apesar de seu nome remeter à indústria, Camaçari oferece aos turistas uma rica variedade de atrativos naturais.

Anúncios

Camaçari possui um rico passado histórico que pode ser explorado em diversos museus e sítios arqueológicos e patrimônios culturais como a Igreja do Divino Espírito Santo, em Vila de Abrantes, e a Aldeia Hippie em Arembepe.

A economia da cidade gira em torno da indústria, comércio e turismo. Camaçari possui uma completa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojas e praias belíssimas.

São mais de 30 praias em toda a extensão da costa com mar de tons esverdeados e areias claras. Mesmo estando na região metropolitana da agitada capital Salvador, Camaçari é um lugar tranquilo e sossegado.

Anúncios

Os primeiros a descobrir e se instalar em Camaçari foram grupos de hippies na década de 70, sem estrutura nenhuma povoaram o local e hoje é um importante ponto turístico da Bahia.

Leia também:

Praia-de-Guarajuba-Camacari-Bahia
Praia de Guarajuba – Camaçari – BA

Sumário do post

  1. Onde fica Camaçari – Bahia
  2. Como chegar a Camaçari – Bahia
  3. Quando visitar Camaçari – Bahia
  4. Principais praias
  5. Praia de Guarajuba
  6. Praia Barra de Jacuípe
  7. Praia dos Corais
  8. Praia de Itacimirim
  9. Praia da Espera
  10. Praia da Barra do Pojuca
  11. Praia de Arembepe
  12. Praia de Jauá
  13. Praia Busca Vida
  14. O que fazer em Camaçari além das praias
  15. Visitar o Projeto TAMAR
  16. Conhecer a Aldeia Hippie
  17. Passear de barco pelos manguezais
  18. Fazer caminhadas na Mata Atlântica
  19. Visitar o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes
  20. Experimentar a culinária local

1. Onde fica Camaçari – Bahia

Camaçari fica no estado da Bahia, a apenas 50 km sentido norte da capital Salvador, na região nordeste do Brasil.

2. Como chegar a Camaçari – Bahia

De avião. O aeroporto mais fácil de encontrar passagem aérea é o aeroporto internacional de Salvador a 50 km e como segunda opção o aeroporto de Lauro de Freitas a 34,5 km de distância.

Anúncios

Pesquise suas passagens aéreas no Booking. No aeroporto você pode alugar um carro no Booking, reservar um táxi no Booking, ou transfer com antecedência, com cadeirinha para crianças, se for o caso.

O acesso é pela BR-324. De ônibus. Se na sua cidade não tiver linha para Camaçari, siga para Salvador que tem vários ônibus para Camaçari.

3. Quando visitar Camaçari – Bahia

A estação seca, entre os meses de setembro e março, é a melhor época para visitar a cidade. De abril a agosto é tempo de chuva.

A alta temporada compreende os meses de julho, dezembro e janeiro, muitas vezes vai até depois do Carnaval.

Camacari-Bahia
Camaçari – Bahia

4. O que fazer em Camaçari – principais praias

A costa de Camaçari é um verdadeiro presente da natureza, com diversas praias de águas cristalinas e areias claras. Consulte a tábua das marés para Salvador. Confira a seguir as mais famosas.

5. Praia de Guarajuba

Guarajuba é um distrito de Camaçari. A Praia de Guarajuba é uma das mais lindas e movimentadas de Camaçari. Fica a 1 hora de carro de Salvador, tem excelente infraestrutura de barracas e restaurantes.

O mar é maravilhoso e agitado em alguns trechos, principalmente na maré alta, mas a maior parte é de mar calmo cristalino, na maré baixa surgem várias piscinas naturais.

Tem uma paisagem fascinante, cercada de coqueiros em toda a sua extensão e fica bem próxima da famosa Praia do Forte, que fica no município vizinho de Mata de São João.

Na praia de guarajuba tem vários condomínios com imóveis para aluguel de temporada, é onde está o localizado o resort beira-mar, 5★, o Vila Galé Marés All inclusive.

Praia-de-Guararuba-Camacari-BA
Praia de Guarajuba – Camaçari – BA

6. Praia Barra de Jacuípe

A vila Barra de Jacuípe é um vilarejo encantador, fica nas margens do Rio Capivara Grande, a 50 km de Salvador, ao lado da Praia de Guarajuba. É uma das praias mais lindas do litoral norte da Bahia.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Um lugar típico de interior, com igrejinha na praça principal e construções baixas sem arranha-céus. Até a década de 70 era uma simples vila de pescadores, aos poucos foi se transformando e conta hoje com vários condomínios.

Uma das maiores atrações da vila é o encontro do mar com o Rio Pojuca, um belíssimo cenário que atrai muitos visitantes. Não chega a ter um público tão grande quanto outras praias famosas do litoral norte da Bahia, por isso é bem mais tranquila.

Tem boa estrutura de barracas, restaurantes, pousadas, mas o forte ainda são as casas de veraneio. Você chega à praia por uma trilha calçada a partir da Praça da igreja.

Na maré baixa os visitantes podem curtir a paisagem com mesas, cadeiras e guarda-sóis instalados dentro do rio. É incrível como as paisagens do litoral da Bahia não se repetem, embora a composição seja a mesma, cada praia é uma surpresa.

praia-Barra-de-Jacuipe-Camacari-BA
Praia Barra de Jacuípe – Camaçari – BA

7. Praia dos Corais

A Praia dos Corais tem um cenário maravilhoso. O mar tem ondas fortes abrandadas pela barreira de corais com riquíssima fauna marinha.

Na maré baixa formam piscinas naturais que dão para todos divertirem. Tem pouca estrutura, mas é muito boa. Aconselhável andar com sapatilhas nas pedras.

8. Praia de Itacimirim

Itacimirim é um distrito de Camaçari, uma vila tranquila de pescadores, com estrutura pequena, mas satisfatória com grandes possibilidades de se expandir turisticamente.

A Praia de Itacimirim atende a todos os objetivos. É um paraíso para surfistas e amantes da natureza, com ondas perfeitas e desafiadoras para todos os níveis.

Tem trechos com mar calmo, com águas em tom azul Bahia, perfeito para banho, perfeitos para ir com crianças e idosos.

Itacimirim também é perfeita para grupos de amigos que querem curtir a vida noturna animada e praticar esportes aquáticos. Em Itacimirim tem outras praias que valem a pena conhecer.

Praia-de-Itacimirim -Camacari-BA
Praia de Itacimirim – Camaçari – BA

Praia das Ondas – Itacimirim

Também conhecida como praia do surfe, fica em Itacimirim, como o nome sugere, o mar é perfeito para surfistas, não indicada para quem não sabe nadar no mar.

9. Praia da Espera

Tem um perfil mais privado, frequentada principalmente por hóspedes e moradores dos condomínios pé na areia. O Mar é agitado na maior parte do tempo, mas na maré baixa formam piscinas naturais.

No entorno tem barracas e lanchonetes que oferecem alimentação. Tem 2 ótimos restaurantes; o restaurante ‘Le Poretton’ e o restaurante ‘O Pescador’ que oferecem pratos típicos da Bahia, e excelentes pousadas.

Nos finais de semana é fica lotada, se você quiser mais tranquilidade, é só caminhar um pouco pela faixa de areia que encontra lugares mais vazios.

Na alta temporada é preferível comprar uma barraca que alugar uma na praia, levar bebida e petiscos, os preços são muito altos, principalmente para mesas, cadeiras e guarda-sóis.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Praia-da-Espera-Camacari-BA
Praia da Espera – Itacimirim

10. Praia da Barra do Pojuca

A Praia da Barra fica perto da foz do Rio Pojuca, o que permite banho de rio e de mar. O acesso é fácil pela Estrada do Coco BA-099, fica a apenas 48 km do Aeroporto Internacional de Salvador.

É uma praia de mar mais calmo, com boa estrutura. O rio forma lindas piscinas naturais, um lugar muito legal para passar o dia.

Na beira do rio tem barraquinhas de pescadores que servem peixe, camarão fresquinho, açaí e água de coco. O rio forma lindas piscinas naturais.

Um lugar muito legal para passar o dia, passear de caiaque e pescar nesta paisagem espetacular. O melhor horário para ir é na maré baixa. Na maré alta o nível do rio sobe e formam redemoinhos entre as pedras, com altos riscos de afogamento.

As praias são cercadas por coqueiros, restinga e Mata Atlântica, criando um cenário espetacular para caminhadas, trilhas e observação da rica fauna e flora local.

Praia da Barra do Pojuca-Itacimirim
Praia da Barra do Pojuca – Itacimirim

11. Praia de Arembepe

Arembepe é uma vila de pescadores. Fica no município de Camaçari, a cerca de 50 km de Salvador e a 30 km da famosa Praia do Forte. O local ganhou fama nos anos 60 com o surgimento da comunidade Hippie.

Ainda há algumas famílias dessa época que vivem no local em cabanas cobertas de palhas de coqueiros que fazem e vendem artesanatos. A comunidade fica entre o mar e o Rio Capivara.

É de uma beleza hipnotizante! Lugar perfeito para levar as crianças. A força das ondas é quebrada pelos arrecifes de corais que formam deliciosas piscinas naturais borbulhando de vida marinha, ideais para mergulho com snorkel.

Ao subir na duna você pode ver o mar, a vila Hippie e o Rio Capivara lá de cima. Na praia há pequenos restaurantes e quiosques, a igreja de São Benedito construída no século XVI que fica de frente para o mar.

Caminhando pela orla é possível encontrar vários ninhos de tartarugas demarcados, o projeto Tamar, que cuida da vida marinha tem uma unidade no local que se dedica à preservação das tartarugas marinhas.

Ótima oportunidade para aprender mais sobre essas espécies fascinantes. Além da Praia de Arembepe na vila tem outras praias maravilhosas como a Praia de Piruí, e outras menos famosas como Genipabu, Interlagos e a praia do Rio Capivara.

Você pode jogar futebol de areia, passear de barco, praticar surf, Kitesurf, caiaque e trilhas na mata nativa e comer a melhor comida baiana.

Praia-de-Arembepe-Camacari-BA
praia de Arembepe

12. Praia de Jauá

A Praia de Jauá é uma das praias que fazem parte da Costa de Camaçari, era uma vila de pescadores e
Hoje é um local turístico super procurado.

Tem infraestrutura razoável de restaurantes, barracas, um calçadão pela orla, ciclovia, quadras de esportes e dunas para descer de esquibunda.

Onde tem paredão de arrecifes o mar é mais calmo e tranquilo para a garotada se divertir e mergulhar com snorkel.

13. Praia Busca Vida

A Praia Busca Vida fica em um condomínio fechado com acesso controlado, com todos os veículos identificados. É onde fica o Bahia Plaza Hotel.

A praia é praticamente privatizada. Tem nove km de extensão, é praia de mar aberto, emoldurada de coqueiros. O mar é agitado, com boas ondas para surfe e areia avermelhada e batida.

A paisagem é encantadora! Tem algumas barracas que servem bebidas e petiscos. Tem duas opções menos trabalhosas para chegar até lá, seguir a pé pelas praias vizinhas como a Praia de Jauá ou de barco.

Outra atração desta praia é a foz do Rio Joanes, que faz a divisa de Camaçari e Lauro de Freitas. Tem quilômetros de praias desertas para fazer caminhadas e apreciar a belíssima paisagem e para quem gosta de pescaria o local é ideal.

Praia-Busca-Vida-Camacari-BA
Praia Busca Vida

14. O que fazer em Camaçari além das praias?

Camaçari, na Bahia, é um destino turístico conhecido por suas belas praias. Mas a cidade também oferece uma variedade de outras atrações para os visitantes que desejam explorar além da costa. Aqui estão algumas sugestões do que fazer em Camaçari além das praias:

15. Visitar o Projeto TAMAR

O Projeto TAMAR é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger as tartarugas marinhas, demarcando e protegendo seus ninhos.

No centro de visitantes de Camaçari os turistas e interessados, podem aprender sobre as tartarugas marinhas, ver os animais de perto e até mesmo participar da liberação de filhotes no mar. O endereço é Rua Arraial de Arembepe, s/n, Arembepe, Camaçari – BA. Telefone é (71) 98127-0038.

Projeto-Tamar-Arembepe-Camacari-BA
Projeto Tamar – Arembepe

16. Conhecer a Aldeia Hippie

A Aldeia Hippie é uma comunidade artística localizada de frente para o mar, numa área de proteção ambiental, na praia de Arembepe.

Os visitantes podem conhecer a cultura Hippie, encontrar lojas que vendem artesanato local, roupas e bijuterias.

As casas dos moradores são construídas de material retirado da natureza como madeira, barro e palha de coqueiro.

Levam a vida da maneira mais natural possível. Há também área de camping, restaurantes e bares com música ao vivo.

Aldeia-Hippie-Arembepe-Camacari-BA
Aldeia Hippie – Arembepe

17. Passear de barco pelos manguezais

Os manguezais são um ecossistema importante que abriga uma grande variedade de plantas e animais. Os visitantes podem fazer um passeio de barco pelos manguezais e pelo rio Jacuípe, e ver a vida selvagem de perto.

18. Fazer caminhadas na Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma floresta tropical que abriga uma grande variedade de plantas e animais. Os visitantes podem fazer uma caminhada na mata atlântica e ver a floresta de perto.

Existem muitas trilhas na região, melhor contratar um guia local ou em agências de viagem e turismo da cidade.

19. Visitar o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes

Parque-Municipal-das-Dunas-de-Abrantes-Camacari-BA
Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes

Um espaço de preservação ambiental localizado em Jauá, com trilhas ecológicas, onde você pode explorar a flora e fauna locais. Precisa de bom fôlego para descer e subir nas dunas.

20. Experimentar a excelente culinária local

A culinária de Camaçari é influenciada pela cultura africana, indígena e europeia. Os visitantes podem experimentar uma variedade de pratos locais, como moqueca de peixe, acarajé e vatapá.

A comida baiana é boa em qualquer lugar, em Camaçari, um melhor que o outro, um deles é especial, o Alecrim Sabor Artesanal.

Fica na Via Principal, Condomínio Recanto De Itacimirim, Quadra A Lote 8, Camaçari – BA. Telefone
71 992932244. A comida desse restaurante deixa saudades da Bahia pro resto da vida.

Esperamos que essas dicas te ajudem a explorar todas as maravilhas de Camaçari! Com certeza você voltará outras vezes porque no litoral norte da Bahia há muito o que fazer e conhecer na cidade.

Praias paradisíacas, natureza exuberante e cultura rica te esperam! Veja outros paraísos baianos que podem ser do interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *