Pular para o conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais que você precisa conhecer

  • Por:

Passear pelas ruas das cidades históricas de Minas Gerais é como abrir um livro de história ou viajar no tempo, onde cada cidade tem sua própria riqueza, importância histórica e detalhes arquitetônicos.

Mas, Minas Gerais não é somente um centro histórico, o estado é repleto de belezas naturais, com um povo hospitaleiro, uma gastronomia de dar água na boca – confira os pratos típicos da comida mineira – e diversas tradições culturais, que por incrível que pareça ainda permanecem vivas.

Seja nas procissões religiosas ou nos festivais culturais, Minas tem sempre algo a oferecer. Suas cidades mostram que o passado pode conviver em harmonia com o presente, criando experiências únicas para os visitantes.

Se você já ficou curioso para conhecer logo as cidades históricas de Minas, saiba que selecionamos neste artigo 6 das principais, que sinceramente vai ficar até difícil escolher qual será o seu próximo destino.

Portanto, vamos ao que interessa. Faça um bom proveito!

Leia também:

mariana-cidades-historicas-de-minas-gerais
Cidades históricas de Minas Gerais que você precisa conhecer

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil quando o assunto é história e cultura. 

Fundada no final do século XVII, ela foi o epicentro do Ciclo do Ouro, quando o país experimentou uma das fases mais intensas da exploração mineral. Justamente por isso, a cidade cresceu rapidamente na época, se tornando um centro político e econômico. 

Hoje, Ouro Preto é famosa por toda sua história, sua arquitetura colonial intacta e pela rica herança cultural. As igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a São Francisco de Assis, bem como suas praças, ruas e edifícios, são exemplos disso.

Mas, a cidade não se resume a sua arquitetura, Ouro Preto também é lar de cachoeiras, trilhas, universidades e eventos tradicionais como a Semana Santa, com procissões que enchem as ruas de fieis e turistas, e o Festival de Inverno, que acontece todos os anos, com uma programação cultural diversificada.

ouro-preto-minas-gerais-mg
Ouro Preto – Minas Gerais

Tiradentes

Tiradentes, antes batizada como Arraial de Santo Antônio, teve seu nome alterado em 1889 em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, um dos líderes do movimento que lutou contra a opressão da coroa portuguesa. 

Ele nasceu na região e, devido à sua importância histórica no movimento de independência, a cidade adotou o nome em sua memória. 

Surgida no século XVIII, a cidade oferece uma viagem no tempo com suas ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e igrejas barrocas, como a Matriz de Santo Antônio, que é uma das mais belas do estado. 

Entretanto, não é só de história que vive Tiradentes, a região é também conhecida por sua cena gastronômica sofisticada, com diversos restaurantes renomados como o Pacco & Bacco e o Tragaluz, e pelos famosos festivais de cinema e gastronomia, que atrai turistas de todo o país.

tiradentes-minas-gerais-mg
Tiradentes – Minas Gerais

Mariana

Fundada em 1696, Mariana é a cidade mais antiga de Minas Gerais e, por isso, carrega uma importância histórica especial. 

A cidade serviu como a primeira capital do estado e juntamente de Ouro Preto foi um dos principais centros durante o Ciclo do Ouro. 

Entre seus destaques estão a Catedral da Sé, que abriga o famoso órgão Arp Schnitger, considerado um dos mais antigos e valiosos do Brasil, a Praça Minas Gerais, com a presença de duas igrejas imponentes, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, bem como as Minas da Passagem, a Cachoeira do Brumado e muito mais.

Além de seu patrimônio arquitetônico e natural, Mariana guarda a tradição das festas religiosas, como a Semana Santa, e eventos culturais, como o Festival da Primavera, que movimentam a cidade e atraem visitantes ao longo do ano.

mariana-minas-gerais-MG
Mariana – Minas Gerais

São João Del Rei

São João del-Rei é uma cidade fascinante, conhecida por sua rica história, que remonta ao século XVIII, e por sua combinação única de arquitetura barroca e moderna. 

O centro histórico é um verdadeiro tesouro, com casarões coloniais, igrejas barrocas e ruas de pedra, como a famosa Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho e com seu imponente jardim de palmeiras imperiais.

Uma das características únicas de São João del-Rei é a tradição dos sinos, conhecida como a terra onde os sinos falam. Essa tradição secular é passada de geração em geração, com diferentes toques que marcam eventos religiosos, sociais e até emergências, sendo reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil​.

A cidade também se destaca pela variedade de museus e espaços culturais, como o Museu Regional, que oferece uma imersão na vida colonial, e o Museu Ferroviário, que celebra o importante papel da ferrovia na história local​

Não podemos esquecer também do famoso passeio de Maria Fumaça, que conecta São João Del Rei a Tiradentes, proporcionando uma experiência nostálgica com belas paisagens ao longo do percurso​.

Diamantina

Diamantina, que carrega esse nome devido a abundância de pedras preciosas encontradas na região, foi instituída no auge da exploração de diamantes no século XVIII.

Hoje, considerada um Patrimônio Mundial da Unesco, Diamantina preserva sua arquitetura com ruas estreitas e ladeiras de pedra, juntamente de suas tradições culturais.

Um dos pontos altos da cidade são os casarões coloniais que foram transformados em museus, como a Casa de Chica da Silva, figura histórica local.

Além disso, a região é famosa por seu Carnaval de rua animado e o Vesperata, evento musical onde músicos tocam das sacadas, criando uma experiência única para os visitantes. 

Mas calma que ainda não acabou! Diamantina está cercada por belezas naturais, como o Parque Estadual do Biribiri, com trilhas, cachoeiras e paisagens que encantam qualquer um que visita a região.

Congonhas

Congonhas é uma cidade mineira de grande relevância, especialmente religiosa, famosa por abrigar o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, uma obra-prima do barroco brasileiro e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. 

A igreja é cercada por 12 estátuas dos profetas esculpidas em pedra-sabão por Aleijadinho, entre 1800 e 1805, e por capelas que representam os Passos da Paixão de Cristo, com 66 figuras em cedro​.

A cidade, cujo nome vem de uma planta medicinal chamada congonha, também conta com belezas naturais, como o Parque Ecológico da Cachoeira e o Horto Florestal, ideais para quem busca um tempo longe da agitação do dia a dia e contato direto com a natureza​.

Cidades históricas de Minas Gerais: Melhores resorts All Inclusive em MG

Se a sua intenção é tirar uns dias de descanso, distante da rotina diária das grandes cidades e com todo conforto possível, o destino perfeito para você são os resorts all inclusive em Minas Gerais, que inclusive você pode encontrar alguns deles nessas mesmas cidades citadas acima.

Para te ajudar, elencamos os melhores, de acordo com as avaliações em sites como o Booking.com e o Tripadvisor:

Por fim, esperamos que tenha gostado de conhecer as cidades históricas de Minas Gerais, e caso ainda não tenha encontrado o destino perfeito para aproveitar uns dias de descanso, visite nosso blog e veja outras opções de viagens para encontrar aquele que combine mais com o seu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *