Brasil, o país do sol e do calor, certo? Nem sempre. Surpreendentemente, existem cantos no nosso país onde as temperaturas descem consideravelmente mantendo uma média de 15 a 18ºC.
Essas regiões mais frias, muitas vezes escondidas no Sul do país, atraem moradores e turistas de todo o Brasil que buscam o conforto das temperaturas mais baixas para fugir do calor intenso das regiões mais tropicais.
Se você é uma dessas pessoas e está se planejando para viajar ou mesmo mudar de cidade, este é um fator importante a se considerar. Afinal, o clima influencia não apenas as atividades diárias, mas também a cultura local e o estilo de vida.
Gosta de chocolate quente? Vinho? Casacos e cachecol? Então, o frio é para você e este texto também.
Aqui, iremos falar sobre as 5 cidades mais frias do Brasil, apresentando um pouco sobre a cultura local e detalhes da região. Faça um bom proveito!
Leia também:
- Conheça as cidades mais quentes do Brasil
- Cidades mais seguras do Brasil: Guia atualizado 2024
- Melhores cartões de crédito para acumular milhas
São Joaquim (SC)
Começando por uma das regiões com a média mais fria entre todas as outras, São Joaquim, localizada em Santa Catarina, a uma altitude de 1.354 metros no Planalto Serrano, é um paraíso a céu aberto para os amantes do frio, com temperaturas que podem descer até -10°C, registradas durante os meses mais frios do ano.
A região é famosa por ser um dos poucos lugares no Brasil onde a neve é um fenômeno relativamente comum, ocorrendo em média cinco a sete dias por ano.
A combinação de clima frio, paisagens naturais e a hospitalidade dos moradores locais faz de São Joaquim um destino especial para quem deseja vivenciar o inverno brasileiro de uma forma única.
Urupema (SC)
Com uma população de aproximadamente 2.656 habitantes, Urupema em Santa Catarina, eleita em 2021 como a capital nacional do frio, se destaca pelo seu clima, mas também por sua tranquila atmosfera de cidade do interior.
A temperatura média do município é de 14ºC e devido sua geografia alguns fenômenos incríveis ocorrem na região como neve e a cachoeira que congela, atraindo visitantes e turistas de toda América Latina.
Assim, Urupema se torna o local ideal para aqueles que querem visitar ou morar em regiões mais frias, aproveitando a tranquilidade de uma cidade pequena.
São José dos Ausentes (RS)
Ainda na região sul do país, São José dos Ausentes localizada na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, possui uma população de 4.000 habitantes e uma temperatura média de 14ºC, o que a coloca também na nossa lista das cidades mais frias do Brasil.
Todo esse frio se justifica devido a sua altitude que chega a 1200m acima do nível do mar. Além do clima, a região é conhecida por alguns pontos turísticos como o Cânion Monte Negro e uma série de cachoeiras e rios que cortam o município.
A cultura gaúcha é muito presente na cidade, com seus costumes e tradições, oferecendo uma experiência de imersão na tranquilidade e beleza do alto da serra gaúcha
Campos do Jordão (SP)
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão, situada no estado de São Paulo na região sudeste, a uma altitude de 1.628 metros, é um dos destinos de inverno mais prestigiados do Brasil, com temperaturas que frequentemente caem abaixo de zero nos meses mais frios.
A cidade é um centro turístico único, famoso por seu Festival de Inverno, um dos mais importantes festivais de música clássica da América Latina, além de atrações naturais com uma vista de tirar o ar.
A combinação de seu ambiente sofisticado, gastronomia refinada e a cultura local fazem de Campos do Jordão um lugar excepcional para curtir e aproveitar o inverno no Brasil, atraindo visitantes que buscam opções de entretenimento mais intimistas e românticas.
Gramado (RS)
Por último, mas não menos importante, Gramado, um dos destinos mais desejados pelos amantes do frio, possui uma temperatura média anual amena, ficando entre 20 e 25ºC.
Localizada no Rio Grande do Sul, essa é mais uma cidade da Serra Gaúcha que vem para complementar o nosso top 5 cidades mais frias do Brasil.
Todo esse desejo e glamour em volta de Gramado, se deve aos festivais, cultura, gastronomia e arquitetura local, que trás um ar europeu para o sul do país.
Um dos períodos mais movimentados da região é no mês de dezembro por conta do festival Natal Luz, onde as ruas são adornadas com decoração natalinas e atrações como desfile, corrida e fogos acontecem em diferentes pontos da cidade.
Quais são as cidades que nevam no Brasil
Apesar de ser um país majoritariamente tropical, no Brasil algumas cidades da região sul passam pelo fenômeno raro da neve, graças à sua maior altitude e clima mais frio. Dentre elas:
- Palmas (PR)
- Urubici (SC)
- Gramado (RS)
- Cambará do Sul (RS)
- Bom Jardim da Serra (SC)
- São Joaquim (SC)
- Bom Jesus (RS)
Cada uma dessas cidades oferece características e uma cultura única que atraem visitantes durante todo o ano.
Em São Joaquim, por exemplo, os turistas podem participar de festivais de inverno que celebram a cultura local. Em Gramado, o Natal Luz, como já falamos, transforma a cidade em um espetáculo de luzes e cores. Já Urubici é famosa por suas trilhas e paisagens naturais, perfeitas para aventureiros de plantão.
Qual a temperatura mais baixa registrada no Brasil?
A temperatura mais baixa já registrada no Brasil foi em Caçador, Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -14 ºC em 1952, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Este recorde destaca como o clima no Brasil pode ser surpreendentemente diverso, alcançando extremos que são inesperados em um país tropical. Afinal, enquanto as cidades mais quentes chegam a registrar até mais de 40ºC, outras em certas épocas do ano podem até mesmo nevar.
Sendo assim, independentemente do seu gosto pessoal, com certeza tem um lugarzinho no Brasil que é a sua cara, e é nossa missão te ajudar a encontrar.