Anúncios
Muitos acreditam que existe um “momento mágico” para comprar passagens mais baratas, mas será que isso é verdade? Se é, qual o melhor horário para comprar passagem aérea?
Essa é uma das perguntas mais comuns entre os viajantes de plantão. De antemão, podemos dizer que sim, com um pouco de planejamento e as informações corretas, é possível encontrar passagens a preços mais acessíveis.
E não estamos falando isso da boca para fora! Algumas pesquisas e análises de dados mostram que certos horários e dias podem, de fato, oferecer preços mais baixos.
No entanto, este é um tema cercado por mitos e inverdades. Sabendo disso, desenvolvemos este guia completo com todas as informações que você precisa para pagar mais barato no seu próximo voo.
Anúncios
Nos acompanhe até o final e descubra como viajar economizando ao máximo. Faça um bom proveito!
Leia também:
- Melhores cartões de crédito para acumular milhas
- Dicas para economizar dinheiro para viajar
- Como tirar o seu Passaporte Brasileiro: passo a passo
Qual o melhor horário para comprar passagem aérea?
O período entre meia-noite e 6h da manhã, especialmente de sexta-feira a domingo, é geralmente quando as companhias aéreas oferecem suas melhores condições, com promoções relâmpagos que podem chegar até incríveis 70%.
No entanto, os preços das passagens aéreas não dependem apenas do horário de compra. Fatores como a rota, a demanda pelo destino, a temporada e até mesmo o número de operadoras que atendem à rota influenciam diretamente nos preços.
Portanto, se pretende viajar economizando ao máximo nas passagens, esqueça a ideia de viajar para destinos populares em altas temporadas ou próximo de feriados e finais de semana.
Qual o melhor dia para comprar passagem aérea?
Para viagens nacionais, a melhor janela para fazer suas compras é entre 21 a 45 dias antes do embarque. Para destinos internacionais, o período recomendado se estende de três a seis meses antes da viagem.
Além disso, ao comprar sua passagem com antecedência você terá a vantagem de escolher os melhores assentos e opções de voo, o que se traduz em uma experiência de viagem mais confortável e tranquila.
Dicas para economizar nas passagens aéreas
Economizar em passagens aéreas é mais fácil quando você tem as estratégias certas na mão. Aqui estão algumas dicas valiosas para ajudar você a voar sem pesar no bolso:
1 – Faça um plano de viagem
Antes de correr para comprar sua passagem, que tal sentar e planejar tudo com calma? Montar um plano de viagem é o jeito mais fácil e inteligente de fazer o seu dinheiro render mais.
Primeiramente, decida-se sobre o destino, verifique o custo médio de hospedagens na cidade e país escolhido, defina a data que pretende ir e veja os principais pontos turísticos gratuitos da região.
No final, o que era só para economizar, acaba fazendo a sua viagem ficar mais redondinha e sem aquelas correrias de última hora.
2 – Compre as passagens com antecedência
Como já falamos anteriormente o tempo ideal para compra de passagens aéreas é em média de 1 mês para voos nacionais e até 6 para internacionais, e acredite, apenas essa dica já irá te ajudar a reduzir bastante os custos.
3 – Acumule e utilize milhas
Os programas de milhas ou fidelidade de companhias aéreas permitem que você acumule milhas ou pontos a cada voo ou compra com parceiros associados.
Logo, essas milhas podem ser utilizadas para resgatar passagens aéreas gratuitas ou com descontos significativos. Entre os programas mais conhecidos estão o Smiles da Gol, o LATAM Pass da LATAM, e o TudoAzul da Azul. (Veja como acumular pontos de maneira mais rápida)
Vale destacar que além dos descontos, os programas de fidelidade oferecem benefícios únicos como prioridade no embarque e check-in, acesso a lounges exclusivos e muito mais.
4 – Ative alertas de promoções
Sites de viagens e companhias aéreas geralmente oferecem a opção de ativação de alertas que notificam por e-mail ou app sempre que os preços caem.
A boa notícia é que você pode personalizá-los com base nos preços, destinos preferidos e épocas do ano.
5 – Viaje em baixa temporada
Por último, mas não menos importante, viaje em baixa temporada. Afinal, durante esses períodos, tanto as passagens quanto as hospedagens e atrações locais costumam ter preços reduzidos devido à menor demanda.
Além de economizar, você também vai aproveitar os destinos com mais tranquilidade e sossego. Lembre-se de verificar quais são os meses de baixa temporada no local que pretende conhecer, boa parte das vezes eles mudam de acordo com a região.
Qual o melhor dia da semana para comprar passagens aéreas?
Muitos afirmam que terça-feira é o melhor dia para comprar passagens aéreas mais baratas, mas será que isso é verdade? Um estudo do Google Flights, que analisou dados de cinco anos, revelou que essa noção pode ser mais mito do que realidade.
Segundo a análise, comprar passagens às terças, quartas ou quintas-feiras resulta em economias muito pequenas em comparação aos outros dias, com uma diferença de apenas 1,9%.
Ou seja, se você não pretende viajar de primeira classe, essa porcentagem não representa um valor significativo no final das contas.
Os alertas de preços realmente funcionam?
Sim, ativar alertas de preços pode ser uma excelente estratégia para monitorar quedas nos preços das passagens. Sites como Google Flights, Skyscanner, Decolar e Kayak oferecem essa funcionalidade.
Comprar passagens aéreas de ida e volta separadamente ou juntas?
Em algumas situações, adquirir passagens de ida e volta separadamente pode sim resultar em economia. Isso acontece, especialmente, quando você encontra promoções diferentes para cada trecho.
No entanto, essa não é uma regra geral. A melhor prática é sempre comparar os preços oferecidos em ambas as opções, sendo que as passagens que incluem ida e volta normalmente são as mais baratas.
Por fim, cada detalhe pode fazer a diferença no valor final. Por isso, planeje sua viagem com antecedência, coloque as dicas acima na prática e aproveite ao máximo as ofertas disponíveis.
Dessa forma, você poderá voar gastando menos e desfrutando de uma experiência de viagem tranquila e econômica.