Pular para o conteúdo

As 7 Melhores praias de Arraial do Cabo

Saiba neste artigo quais são as melhores praias de Arraial do Cabo e seus principais atrativos. São todas muito lindas e imperdíveis do lado de Cabo Frio e Búzios.

Compreensível porque tantos turistas, por mais longínquos que sejam o seus domicílios, não medem esforços para conhecer essa cobiçada joia brasileira do litoral do Rio de Janeiro.

De fácil acesso, super tranquilo para famílias com crianças e idosos. Satisfaz qualquer turista, seja lá qual a razão o levou a este paraíso. O mar é cor azul intenso, muito parecido com o mar do Caribe, por essa razão é conhecido por Caribe brasileiro.

A beleza pode ser comparada com as praias do nordeste, o que difere é a temperatura da água; “gelada”, devido as muitas correntes marinhas que passam pelo mar de Arraial do cabo. Também venta muito.

Oferece vários tipos de atividades: esportes náuticos, mergulho com cilindro e snorkel, ecoturismo, trilhas e praias para relaxar ou badalar.

Durante o dia Arraial do Cabo é super animada, à noite é super tranquilo, a badalação acontece em Cabo Frio e Búzios, que estão bem perto.

Tem muitas barracas de praia e quiosques bem estruturados, que têm de tudo que o turista precisa para curtir as melhores praias de Arraial do Cabo.

Veja também:

1. Prainha: a primeira das melhores praias de Arraial do Cabo

A Prainha é uma das praias mais lindas que já conheci no litoral do estado do Rio de Janeiro. É a primeira da nossa lista, leia todo o artigo ou se você deseja saber sobre uma praia específica, navegue pelo menu abaixo.

  1. Prainha
  2. Praia do forno
  3. Praia Grande
  4. Praia do Farol
  5. Praia dos Anjos
  6. Prainhas do Pontal do Atalaia
  7. Praia da Figueira

A Prainha fica na entrada da cidade, seguindo pelo lado esquerdo da estrada. É uma praia pequena, muito frequentada por turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Em feriados prolongados e período de férias, fica quase impossível encontrar um lugar. Aliás é difícil até para chegar em Arraial do Cabo, o congestionamento das rodovias é quilométrico.

#Pra-todos-verem:Prainha-Arraial-do-Cabo-RJ
Prainha Arraial do Cabo – RJ

Tem muitos quiosques, que dispões mesas, cadeiras e guarda-sóis para que você consuma na barraca deles. É muito boa para ir com crianças, durante o dia o mar é muito calmo. Da Prainha é possível avistar Cabo Frio e Búzios. Vale muito a pena conhecer, a paisagem é hipnotizante.

2. Praia do Forno

Fica numa enseada perto do centro. Para ter acesso é preciso percorrer uma trilha que parte do lado esquerdo da praia dos anjos. Também é acessível por barco.

#Pra-todos-verem:Praia-do-Forno-Arraial-do-Cabo-RJ
Praia do Forno – Arraial do Cabo – RJ

Tem uma subida íngreme, mas nada que desanime de chegar a esta maravilha, uma das melhores praias de Arraial do Cabo. Ponto mais procurado para  mergulho com cilindro em Arraial do Cabo.

Se você nunca mergulhou não se preocupe, os mergulhos são acompanhados por profissionais. Esta experiência inesquecível tem que fazer parte de sua viagem para Arraial do Cabo.

3. Praia Grande

Não é só uma das melhores praias de Arraial do Cabo, como também uma das maiores. Fica perto do centro. É bem extensa, com mais de 40 km de extensão, vai de Arraial do Cabo a Saquarema. É maravilhosa, bem organizada, urbanizada, uma das joias de Arraial do Cabo.

#Pra-todos-verem:Praia-Grande-Melhores-praias-de-Arraial-do-Cabo-RJ
Praia Grande – Arraial do Cabo – RJ

Do outro lado fica a vila dos pescadores que os turistas podem visitar. Onde tem pescador tem gaivotas e elas dão um show a parte. Tem excelentes quiosques, o prato mais pedido é anchova frita, cerveja sempre no ponto.

Os preços aqui são mais altos que em outras praias. É um ótimo lugar para se hospedar, está perto de tudo, não precisa de carro para circular.

À tardinha os turistas se juntam pra ver um pôr do sol fascinante. Tem poucos lugares com ondas suaves, na maior parte é bom para surfistas e praticantes de esportes náuticos. Prepare-se para aquele choque térmico congelante, a água é gelada demais.

4. Praia do Farol

É uma das melhores praias de Arraial do Cabo, pena que a gente não pode passar o dia inteiro aqui. É um a reserva ambiental, controlada pela Marinha, acessado somente por barcos autorizados.

Na ilha tem um figueira de 600 anos que serviu de referência de localização para Américo Vespúcio, quando mapeava a ilha, É toda cercada para não ter sua raízes pisadas pelos turistas.

#Pra-todos-verem: Ilha-do-Farol-Arraial-do-Cabo-RJ
Ilha do Farol – Arraial do Cabo – RJ

Traga seu snorkel para mergulhar e apreciar as maravilhas do fundo do mar. Um cenário raro, multicolorido para apreciar espécies marinhas exóticas. Apenas 250 pessoas por vez por curto espaço de tempo.

Não é permitido levar comida, bebida ou qualquer coisa que vire lixo. Não adianta burlar a vigilância indo de outro jeito, nem a nado, porque não vai conseguir entrar. Por causa do curto período de permanência  na ilha, dá para aproveitar muito pouco.

Mas vale a pena conhecer a maravilhosa fauna marinha e a natureza única desse lugar, fazer belas fotos e conhecer documentos históricos de Arraial do Cabo.

Dependendo da época você poderá avistar orcas e golfinhos e outros animais marinhos que transitam pela região. O ponto de embarque para a Ilha do Farol é na praia dos anjos.  

5. Praia dos Anjos

Deveria se chamar Praia dos barcos, nunca vi tantos barcos juntos. Com razão, aqui é o ponto de partida para passeios de barco.

#Pra-todos-verem:Praia-dos-Anjos-Arraial-do-Cabo-RJ
Praia dos Anjos – Arraial do Cabo – RJ

É uma das mais importantes praias de Arraial do Cabo. Aqui ficam atracados barcos de passeio, dos pescadores e embarcações particulares.

Não é das melhores praias para passar o dia, imprópria para banho, mas é importante saber de onde partem os barcos para os passeios.

6. Prainhas do Pontal do Atalaia

Na verdade, a praia é uma só, tem o nome de prainhas porque na maré baixa as rochas do fundo do mar ficam expostas dividindo a praia em duas. O acesso é por uma enorme escada de madeira, 255 degraus.

Haja fôlego! Mas é compensador, a imagem do alto é deslumbrante e a praia é maravilhosa, mar tranquilo, areia branquinha e a temperatura da água já não é tão fria quanto na Praia Grande.

O acesso até à escada pode ser feito de carro ou a pé. Não há estacionamento para veículos e quando tem muito movimento a via fica congestionada.

A praia também pode ser acessada por barco que sai da Praia dos Anjos. O passeio custa cerca de R$15,00 pra ir e voltar, precisa combinar o horário da volta com o barqueiro.

#Pra-todos-verem:Prainhas-Pontal-do-Atalaia-Arraial-do-Cabo-RJ
Prainhas Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – RJ

Tem muitos que voltam subindo a escada, mas a maioria prefere voltar de barco. Não tem boa estrutura de quiosques, restaurantes e banheiros, durante a semana fica praticamente deserta.

Nos finais de semana, quando tem movimento os vendedores montam pequenas barracas, além de comida e bebida também oferecem cadeiras e guarda-sóis.

Praia da Figueira

A Praia da Figueira fica na região da Restinga da Massambaba, que separa o mar da Lagoa de Araruama. É praia de mar aberto, por isso o mar é mais agitado, ideal para os amantes do surf.

#Pra-todos-verem:Praia-da-Figueira-Arraial-do-Cabo-RJ
Praia da Figueira – Arraial do Cabo – RJ

A paisagem é impressionante, a praia é muito limpa, mar bem azul, areia branquinha e água bem fria. Quase 60% dos lagos da Figueira e de Massambaba ficam em Arraial do Cabo, mas pertencem à Lagoa de Araruama.

Leve o que precisar, a estrutura é mínima. É uma das melhores praias de Arraial do Cabo para quem deseja ficar longe do agito, é quase deserta. Vale muito a pena conhecer.

Se desejar alugar um carro para ter mais liberdade de locomoção, compare preços e alugue um carro pela RENTCARS. Os aeroportos mais próximos são em Cabo Frio ou Rio de Janeiro. Compre suas passagens aéreas para pelo menor preço.

Estas são as 7 melhores praias de Arraial do Cabo. Eu tenho certeza de que você vai adorar conhecer, ninguém resiste ao encantos desta bela cidade da região dos Lagos.

Você também pode se interessar por:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *