Pular para o conteúdo

O que fazer em Balneário Piçarras – SC: Dicas de praias, passeios e atrações turísticas

Anúncios

Descubra o que fazer em Piçarras, conhecida como a “Namorada do Atlântico” é um dos pontos turísticos de Santa Catarina mais frequentados.

Suas praias de areias claras e águas mornas e cristalinas são perfeitas para relaxar, tomar banho de sol e praticar esportes aquáticos.

A cidade conta com infraestrutura completa com duchas, quiosques e salva-vidas, desce a praia de Piçarras na área central até as praias das Palmeiras e Ponta dos Jaques que são mais afastadas.

A Praia Central, com seu calçadão e infraestrutura completa, é ideal para famílias e grupos de amigos. Suas ilhas são cercadas de lendas e costões rochosos, sendo refúgio natural de várias espécies marinhas.

Para quem gosta de aventura, Piçarras oferece trilhas ecológicas, passeios de barco e mergulho. Você e sua família podem se divertir com tranquilidade, o balneário é totalmente seguro, as praias são limpas e monitoradas.

Anúncios

Nosso post é um excelente guia para você saber o que fazer em Piçarras e região, organizar sua viagem e aproveitar o máximo que a cidade oferece como praias, passeios, gastronomia e outras atrações.

Leia também:

O-que-fazer-em-Balneario-Picarras-SC
Balneário Piçarras – SC

O que fazer em Balneário Piçarras: localização

O Balneário Piçarras fica no litoral norte de Santa Catarina, a 4,9 km de Penha, 21,3 km de Navegantes, a 24,3 km de Itajaí e a 36,8 km de Balneário Camboriú. Como deu para perceber, você pode conhecer várias cidades turísticas de Santa Catarina numa única viagem.

Melhor época para visitar o Balneário Piçarras – SC

A melhor época para visitar o Balneário Piçarras é durante o verão, entre dezembro e março. Nessa época, as temperaturas são mais altas e as águas do mar mais quentes, ideais para aproveitar as belas praias da região.

Além disso, durante o verão, a cidade oferece uma programação especial de eventos e atividades, como shows, festivais e atividades esportivas, tornando a estadia ainda mais animada.

No entanto, se você prefere evitar as multidões e os preços mais altos, pode considerar visitar o Balneário Piçarras durante a primavera ou o outono. Nestas estações, as temperaturas são mais amenas e as praias menos lotadas.

Onde ficar em Balneário Piçarras – SC

A melhor opção de hospedagem para quem visita o Balneário de Piçarras depende das suas preferências.

Se você pretende passar a maior parte do tempo em Piçarras e visitar outras localidades, acesse o Booking e reserve sua hospedagem. Não tem muitas opções de hotéis e pousadas. A maior oferta é de imóveis para temporada.

Além de Balneário de Piçarras, você também pode considerar se hospedar em cidades próximas como: Navegantes: é uma cidade menor do que Balneário de Piçarras, mas oferece muitas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e apartamentos.

Penha, onde fica o Parque Beto Carrero World, faz divisa com Piçarras e tem muito mais opções de hotéis e pousadas.

Itajaí: é uma cidade maior do que Balneário de Piçarras, é uma ótima cidade para se hospedar e os preços são bem mais baixos.

Balneário Camboriú: é uma das cidades mais visitadas de Santa Catarina e oferece hotéis e pousadas de várias categorias e preços. Também é um bom lugar para se hospedar.

Estas cidades estão todas a uma curta distância de Balneário de Piçarras e oferecem uma variedade de opções de hospedagem e valores. Todas têm excelente infraestrutura.

Hotel-Mercure-Balneario-Camboriu-SC
Hotel Mercure – Balneário Camboriú – SC

O que fazer em Piçarras – SC : Onde comer

A culinária regional é um ponto alto, com restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar frescos e saborosos. Experimente a tainha escalada, prato típico da região. Veja algumas das melhores opções:

  • Restaurante do Capitão. Avenida José Temístocles de Macedo, n. 300 Centro, Piçarras – SC. $$ $$$ Serve comida brasileira, frutos do mar e sul-americana.
  • Tampa Restaurante e Petisqueira. Avenida José Temístocles de Macedo, n. 586, Beira Mar, Piçarras – SC. $$ $$$. Serve comida brasileira, frutos do mar e sul-americana, combinados de frutos do mar.
  • Puca’s: Petiscos Bar e Restaurante. Av. José Temístocles de Macedo, n. 613, Beira Mar, Piçarras – SC. $$ $$$. Serve comida brasileira, pub com cerveja artesanal. Espaço descontraído com vista do mar.
  • Yallah – Cozinha Plural. Av. José Temístocles de Macedo, n. 106. Acesso pela praia e pela avenida, Piçarras – SC. $$ $$$. Bar, pub, serve frutos do mar.
  • Corujão. Avenida Nereu Ramos, n. 411, Piçarras – SC. $. Serve comida brasileira e sul-americana.
  • Fogão de Lenha. Rua Pirabeiraba, n. 1642, Piçarras – SC. $. Serve comida brasileira e sul-americana.
  • Restaurante Parada do Sabor. Rodovia BR 101, km 102, Nossa Senhora da Paz, Piçarras – SC, $. Serve comida brasileira, café e fast food.
Restaurante-do-Capitao-Balneario-Picarras-SC
Restaurante do Capitão – Balneário Piçarras – SC

O que fazer em Piçarras – SC: melhores praias

Balneário Piçarras é uma das 31 praias brasileiras que receberam o selo internacional Bandeira Azul 2023/2024, porque cumpre os requisitos de qualidade da água do mar, preservação ambiental, segurança e outros requisitos.

Tem poucos prédios na beira mar, não fica sombreada como em algumas praias de Santa Catarina. Piçarras tem 3 praias: Praia Central, Praia das Palmeiras e Ponta do Jaques.

Bem na entrada da cidade fica o Rio Piçarras que divide a cidade de Penha e Piçarras e a ponte que liga as duas cidades. Do lado direito do rio fica a cidade de Penha, à esquerda fica Piçarras.

Praia Central de Piçarras – SC

É a praia mais central e movimentada da cidade, circundada pela avenida Nereu Ramos a principal via da cidade, com uma extensa faixa de areia e águas calmas, ideal para famílias com crianças.

Na praia existem vários molhes que garantem a calma das águas. Possui ótima infraestrutura com quiosques, restaurantes e hotéis, além de ser palco de diversos eventos ao longo do ano.

Na alta temporada os turistas podem fazer o passeio no trenzinho da Alegria que circula por toda a cidade, custa R$5,00 para crianças até 5 anos e R$15,00 para maiores de 5 anos, com duração de 40 a 50 minutos.

Outra boa opção de passeio na praia do centro é no posto 4, onde fica a Praça das Baleias, no local tem várias esculturas de baleias coloridas, em tamanho natural para fazer fotos.

Cada escultura tem uma placa explicativa sobre a espécie. Na praia tem o Bar e Restaurante do Capitão, único bar pé na areia que serve almoço, petiscos e bebidas.

Para comer à noite na Praia de Piçarras tem 2 boas opções: a Pizzaria Cordazzo ‘s e ao lado fica o Top Haus, na avenida principal.

Praia-Central-Balneario-Picarras-SC
Praia Central – Balneário Piçarras – SC

Praia das Palmeiras

Localizada ao norte da Praia de Piçarras, no bairro Itacolomi, a cerca de 5 km da Praia Central. É a mais tranquila e com um ambiente familiar.

Que lugar lindo e agradável! Possui um calçadão arborizado, ideal para caminhadas e passeios de bicicleta, faixa de areia bem larga e mar raso com ondas baixas, mas um pouco mais agitado, nada que impeça o banho.

Essa parte da cidade vem crescendo rapidamente por conta da quantidade de prédios que estão sendo construídos no local, mas a administração tem o cuidado de não construir na beira do mar como em outras localidades do estado.

Pelos caminhos existem vários decks de madeira suspensos para acesso à praia preservando preservando a vegetação. Mesmo com posto de salva-vidas é preciso ter cuidado, pois o mar é mais agitado.

No local é possível alugar cadeiras, guarda-sóis e equipamentos para esportes náuticos. Faz divisa com a cidade de Barra Velha, dá para aproveitar a viagem e conhecer a cidade vizinha.

Praia-das-Palmeiras-Balneario-Picarras-SC
Praia das Palmeiras – Balneário Piçarras – SC

Praia Ponta do Jacques

Situada na extremidade norte da cidade, é a praia mais reservada e com um visual selvagem. A paisagem é divina!

Frequentada principalmente por surfistas e praticantes de esportes náuticos, devido às suas ondas mais fortes.

Quer se isolar e encontrar um pedaço de mar só seu? Este é o lugar certo. O mar tem águas mornas, é bastante agitado, por isso atrai menos pessoas, mas é lindo de se ver.

Possui uma beleza natural exuberante, selvagem, com costões rochosos cercada por vegetação nativa e casas de veraneio. Tem poucas opções de hospedagem, lazer e alimentação.

Ainda é pouco conhecida pelos turistas que visitam a cidade, mais frequentada por moradores próximos e pescadores. A partir da Ponta do Jaques dá para conhecer a praia de Itajuba, em Barra Velha, vizinha de Piçarras.

Praia-Ponta-do-Jaques-Balneario-Picarras-SC
Praia Ponta do Jacques – Balneário Piçarras – SC

O que fazer em Piçarras – SC além das praias

Balneário Piçarras oferece diversas atrações, você poderá desfrutar de muitos momentos agradáveis, a cidade oferece passeios de barco, ecoturismo, museu e calçadão para caminhadas e ciclismo.

Passeios de barco

A duração média é de 1h:45’ com parada para banho. Os horários são 9, 11,15 e 17 horas na alta temporada e 10 e 13 horas na baixa temporada.

Crianças até 5 anos não pagam. A embarcação Vó Nica ‘s pertence ao balneário Piçarras e o barco pirata pertence à Penha.

É uma das melhores opções de lazer para quem visita a cidade. A Escuna Capitão Gato, que pertence à cidade de Penha, parte do Rio Piçarras, na Praia Alegre, passa por parte da orla de Penha e Balneário Piçarras e segue rumo à Ilha Feia e Ilhas Itacolomi.

Ilhas Itacolomi

São duas lendárias ilhas rochosas muito bonitas, desprovidas de vegetação. É o lar de inúmeras aves marinhas. Local muito procurado para pesca de dourado, espada, robalo, entre outros.

Passeio-de-barco-Balneario-Picarras-SC
Passeio de barco Pirata – Balneário Piçarras – SC

Ilha Feia

A ilha, que de feia não tem nada, fica a 4,5 km de Balneário Piçarras, próxima da Praia do Quilombo em Penha, que você pode conhecer num passeio de barco.

Ganhou esse nome pelo fato de não ter praia, é uma ilha costeira coberta pela Mata Atlântica, que pode ser avistada de quase todas as praias da região.

Apesar de não ter praia, a Ilha Feia é uma belíssima paisagem, que pode ser avistada de quase todas as praias de Piçarras e Penha.

Habitada por centenas de pássaros que parecem não gostarem muito de visitas, fazem muito barulho, voando em todas as direções como se quisessem expulsar os visitantes.

O acesso à ilha é restrito, mas são feitos passeios de barco, stand up, caiaques e mergulho nas proximidades. É muito procurada para a prática de pesca esportiva e mergulho.

Uma das atrações da Ilha Feia é a Gruta do Diabo, uma caverna localizada na ilha. Por ter acesso e desembarque relativamente difícil, contribui para a sua conservação.

Ilha-Feia-Balneário-Picarras-SC
Ilha Feia – Balneário Piçarras – SC

Molhe turístico Joaquim Pires

O molhe é uma estrutura costeira semelhante a um pontão, apoiada no leito submarino pelo peso das pedras ou dos blocos de concretos especiais, para quebrar a força das ondas do mar.

O molhe central Joaquim Pires é um importante ponto turístico da cidade, é um local para caminhadas, pesca e tem uma das vistas mais lindas de Balneário Piçarras.

Localiza-se na foz do Rio Piçarras. Ao fundo são avistadas a Ilha feia e a Ilha do Itacolomi. É um excelente lugar para fazer lindas fotos, pedalar, passear no final da tarde e pescar, mesmo que você não pesque nada, vale a pena pela paisagem.

Molhe-turistico-Joaquim-Pires-Balneário-Picarras-SC
Molhe turístico Joaquim Pires – Balneário Piçarras – SC

Museu Oceanográfico Univali

Avenida Sambaqui, 318 – Bairro Santo Antônio – Balneário Piçarras – SC (às margens da BR 101). O Museu Oceanográfico Univali é um dos maiores museus oceanográficos das Américas e um dos principais museus de história natural do mundo.

Ele abriga um vasto acervo de história natural com foco na vida marinha, incluindo esqueletos de tartarugas e aves marinhas, baleias, tubarões, conchas, fósseis e equipamentos oceanográficos.

É um passeio surpreendente do início ao fim, com amostras de vida marinha que nem suponhamos que existissem. Todos os esqueletos são reais, o museu não utiliza réplicas.

Além das exposições, o museu oferece atividades educativas para todas as idades, como o Laboratório de Toque, onde os visitantes podem interagir com alguns animais marinhos.

O museu está aberto de terça a domingo, das 14h às 18h. A entrada é permitida até às 17h30. É totalmente coberto e acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Para mais informações visite o site do museu.

Museu-Oceanografico-Balneario-Picarras-SC
Museu Oceanográfico Univali – Balneário Piçarras – SC

Trilha Morro do Quininho

Localizada na Estrada Geral Morro Alto, no Morro Alto, em Balneário Piçarras, SC. A Trilha Morro do Quininho é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Com áreas bem preservadas, nascentes e um mirante com bela vista para o mar, de onde se avista a Ilha Feia e as ilhas Itacolomi, a trilha é bem sinalizada, o que permite um passeio autoguiado com baixo nível de dificuldade.

Um passeio ideal para a família, com trilhas autoguiadas, referências à cultura popular e um final com um visual maravilhoso da praia de Piçarras. No local, há uma área para piqueniques e uma cabana para quem quiser pernoitar.

A trilha fica em um sítio particular e a entrada é paga, R$ 10,00 para crianças (até 12 anos) e R$ 20,00 para adultos.

Aproveite a companhia dos cachorros do sítio que adoram acompanhar os trilheiros! Para agendar sua visita, entre em contato pelo telefone (47) 99193-8855.

Trilha-Morro-do-Quininho-Balneario-Picarras-SC
Trilha Morro do Quininho – Balneário Piçarras – SC

O que fazer à noite em Balneário Piçarras

Balneário Piçarras oferece algumas opções para curtir a noite, principalmente durante a alta temporada. Se você estiver visitando a cidade em outras épocas, algumas opções estarão fechadas ou com horários reduzidos.

Bares e restaurantes

Challenge Rock Café. Av. Emanuel Pinto, n. 312 – 2º Andar, Centro, Balneário Piçarras – SC. Uma das casas noturnas mais famosas da região, com shows de rock ao vivo às sextas e sábados.

Beach Bar Piçarras. Rua Antônio Quintino Pires, n. 24, Centro, Balneário Piçarras – SC. Um bar animado à beira-mar, ideal para quem busca música ao vivo e um ambiente descontraído.

Prime Conveniência e Lounge Piçarras. Av. Beira Rio, 104 – Centro, Balneário Piçarras – SC, Um local sofisticado para apreciar o pôr do sol com drinks e petiscos.

Passeios noturnos

Passeio de barco: Algumas empresas oferecem passeios noturnos de barco pela região, proporcionando uma experiência diferente da cidade. Caminhe pela orla para apreciar a vista da praia e o movimento da cidade à noite.

Beach Bowling Bar

Av. Emanuel Pinto, n. 1249, Balneário Piçarras – SC. Telefone: (47) 99170-8764. A cidade conta com um clube de boliche que oferece diversão para todas as idades, ótimo esporte para liberar energia de desestressar, mesa de sinuca, área kids e pizzaria.

Esperamos que com as nossas dicas sobre o que fazer em Piçarras, você e sua família façam uma ótima viagem e aproveite para conhecer outras atrações no litoral catarinense. Veja outras cidades de Santa Catarina que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *