Pular para o conteúdo

O que fazer em Blumenau: pontos turísticos mais interessantes

Siga comigo e veja todos os motivos pelos quais você deve conhecer e saber o que fazer em Blumenau. Esta magnífica cidade é considerada a Capital Brasileira da Cerveja pela enorme quantidade de cervejarias artesanais nela instaladas.

Segunda Oktoberfest do mundo depois da Alemanha. O nome “Blumenau” vem do sobrenome do filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da primeira colônia agrícola da região, que virou município e hoje é o orgulho do estado de Santa Catarina. 

A influência germânica da cidade está claramente estampada na arquitetura, na gastronomia, cultura e tradições. Mas também manifesta todas as suas origens europeias como a portuguesa, polonesa e italiana. Blumenau tem como sua principal atividade econômica a indústria têxtil.

A Hering, a Karsten e a Haco, a maior fabricante de etiquetas do mundo, são algumas das indústrias impulsionadoras da economia da cidade. Blumenau também oferece outras atrações como passeios ecológicos, museus e cervejarias artesanais.

Leia também:

O que fazer em Blumenau: dicas para não perder nenhuma atração

É difícil conhecer tudo em pouco tempo, por isso neste post estão listados os principais pontos turísticos de Blumenau que você deve priorizar. Veja abaixo o que você vai encontrar neste post;

Blumenau fica no sul do Brasil, na região do Vale do Itajaí, a 150 km de Florianópolis, a 72 km de Joinville e a 65 km do Balneário Camboriú. Principal cidade do Parque Nacional do Vale do Itajaí.

#Pra-todos-verem:Cidade-de-Blumenau-SC
Cidade de Blumenau – SC

Como chegar

O acesso mais rápido é por via aérea. O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz é o mais prático, fica a 150 km de Blumenau, o Aeroporto Internacional de Navegantes, fica a 55 km, mas no momento, apenas  São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre têm voo pra lá.

Compare e compre passagens aéreas pelo menor preço.. Em ambos os aeroportos você pode alugar um carro ou seguir de ônibus, a estrada é muito boa. 

O trajeto dura cerca de 1 hora partindo do aeroporto de Navegantes e a cerca de 2 horas partindo do aeroporto de Florianópolis.

Melhor época para visitar Blumenau.

A maioria dos turistas gostam de visitar Blumenau por ocasião da Oktoberfest que acontece em outubro. Com certeza é um dos super interessantes pontos turísticos de Blumenau.

CONTEÚDO RECOMENDADO
Melhores cartões de crédito para acumular milhas e viajar economizando em 2023

É bom se programar com antecedência, pois as hospedagens também ficam esgotadas. Veja aqui Hotéis em Blumenau.

No mais, providencie uma vestimenta estilo alemão, compre uma caneca e vá curtir a festa que vale muito a pena. Para quem deseja visitar parques, trilhas e cachoeiras os meses mais apropriados são junho, julho e agosto, meses menos chuvosos. 

Para quem deseja curtir o inverno, os meses mais frios são junho, julho e agosto. E vá preparado porque o inverno no sul costuma até nevar.

Para quem deseja festejar o melhor natal, sem dúvida tem que ir em dezembro, a programação geralmente abre no dia 10 de novembro.

É um espetáculo deslumbrante a cidade toda decorada para o natal, as atrações vão até o dia 6 de janeiro. A festa emociona a todos, é como entrar num mundo de sonhos e a gente vive a fantasia de ser criança.

O que fazer em Blumenau: melhores atrações

Um dos eventos que mais atraem turistas a Blumenau, é sem dúvida a Oktoberfest que acontece no mês de outubro na charmosa Vila Germânica. Mas Blumenau tem muitas outras atrações para oferecer. Confira abaixo o que Blumenau tem de melhor;

Parque Vila Germânica

Uma das coisas que você deve incluir na sua lista do que fazer em Blumenau é uma visita à Vila Germânica. É uma das maiores atrações e um dos maiores Parques de Eventos de Santa Catarina. O Parque Vila Germânica é palco de grandes eventos, feiras e festas.

#Pra-todos-verem:O-que-fazer-em-Blumenau-Parque-Vila-Germanica
Parque Vila Germânica – Blumenau – SC

Quando a gente chega, nem parece que estamos no Brasil e sim na Europa, porque além da presença da cultura alemã, temos ainda a influência holandesa, portuguesa e italiana, que foram os primeiros colonizadores de Blumenau.

A Vila Germânica é repleta de lojas que vendem de tudo, o artesanato local é divino. E como não poderia deixar de ser, tem muitos bares, restaurantes com comidas típicas e muita cerveja.

Os maiores destaques são as festas tradicionais dos colonizadores como a Osterdorf – festa da Páscoa, Oktoberfest –  festival de tradições germânicas,  Weihnachtsdorf – Vila do Natal, a Festitália a maior festa Italiana de Santa Catarina e o Festival Brasileiro da Cerveja.

A Oktoberfest é uma tradição que surgiu na cidade de Munique na Alemanha, mas que só em 1984 passou a ser comemorada no Brasil.

#Pra-todos-verem:Salao-de-festa-com-muitas-pessoas-comemorando-a-Oktoberfest-Blumenau-SC
Oktoberfest – Blumenau – SC

Por ocasião da festa, Blumenau recebe cerca de 500.000 turistas por ano e é considerado um dos maiores festivais turísticos do Brasil, acontece sempre no mês de outubro e dura 19 dias.

É uma festa grandiosa e mesmo lotada, é muito bem organizada e todo mundo acaba dançando mesmo que não saiba. Se você for a Blumenau fora da Oktoberfest, ainda assim poderá conhecer as melhores cervejas fazendo a rota do Vale da Cerveja.

Muitas cervejarias em Blumenau e adjacências recebem turistas para visitas guiadas e degustação. Se prepare com antecedência, pois que os ingressos se esgotam rapidamente. Sem dúvida, esta atração estará na sua lista do que fazer em Blumenau.

A Vila Germânica está sempre aberta e recebe turistas de todas as partes do mundo o ano inteiro. Veja programação no site https://www.parquevilagermanica.com.br/. Para compra de ingressos acesse o site da Oktoberfest, https://www.oktoberfestblumenau.com.br/ingressos

Tour pelas Cervejarias de Blumenau

Uma visita às principais cervejarias está nos planos de qualquer bom cervejeiro. E uma excelente sugestão sobre o que fazer em Blumenau.

#Pra-todos-verem:Moca-jovem-sorrindo-segurando-varios-canecos-de-cerveja
Tour Cervejarias Blumenau

Em Santa Catarina existem muitas cervejarias e algumas delas estão em Blumenau. Veja a seguir os endereços das principais cervejarias. Se você é um cervejeiro de carteirinha não terá duvida do que fazer em Blumenau.

  • Cervejaria Eisenbahn. Rua Bahia, 5181, Salto Weissbach, Blumenau, SC. www.eisenbahn.com.br. É a marca mais famosa de Blumenau.Telefone: (47) 3488-7307
  • Cervejaria Bierland. Rua Gustavo Zimmermann, 5361, Itoupava Central, Blumenau, SC. https://www.bierland.com.br/ Telefone: (47) 3337-3100
  • A Wunder Bier. Rua Fritz Spernau, 155, Fortaleza, Blumenau, SC.. Telefones (47) 3339-0001 (47) 3339-0001
  • Cerveja Blumenau. R. Arno Delling, n. 388, Itoupavazinha, Blumenau, SC. http://www.cervejablumenau.com.br/ Telefone: (47) 3338-5000
  • cervejaria Container. R. Gustavo Zimmermann, n. 4764, Itoupava Central, Blumenau, SC. https://www.cervejariacontainer.com.br/novo Telefone: (47) 3285-7185.

Catedral São Paulo Apóstolo – Igreja Matriz

Maravilhosa catedral com arquitetura contemporânea, belos vitrais, de fácil acesso, fica bem no centro da cidade.

#Pra-todos-verem:Catedral-Sao-Paulo-Apostolo-Igreja Matriz-de-Blumenau-SC
Catedral São Paulo Apóstolo – Blumenau – SC

É um estilo mais moderno e sóbrio, com sinos eletrônicos, relógio alemão e entalhes em madeira, impressiona pelo estilo arquitetônico e suntuosidade. Vale a pena conhecer, mesmo que você não seja católico, deve colocar no seu roteiro, é um dos belos pontos turísticos de Blumenau. 

 Parque Ramiro Ruediger

Parque bem central, fica pertinho da Vila Germânica com brinquedo para crianças, quadras de tênis, futebol, vôlei de praia, pista para caminhada, para andar de bicicletas, patins e pista de skate.

#Pra-todos-verem:Parque-Ramiro-Ruediger-Blumenau-SC
Parque Ramiro Ruediger – Blumenau – SC

Ótimo local para a prática de esportes, espaço agradável com bancos, gramado para fazer piquenique embaixo  das frondosas árvores.

O parque é bem estruturado, tem banheiros, lanchonete, todo florido, um autêntico parque europeu. Tem estacionamento ao redor.

Rua XV de Novembro

Importante rua comercial de Blumenau, com muitos restaurantes, hotéis, lojas, museus. É onde ficam a catedral de São Paulo Apóstolo, o Museu da Cerveja com acervo de peças que pertenceram às Cervejarias Feldmann e Brahma.

#Pra-todos-verem:Museu-da-Cerveja-Blumenau-SC
Museu da Cerveja – Blumenau – SC

Funciona das 9 às 17 horas de segunda a sexta feira, nos finais de semana e feriados funciona das 10 às 16 horas. Outra atração que chama bastante a atenção é o prédio da prefeitura, construído em estilo alemão.

No jardim está exposta Macuca, a primeira locomotiva do município, construída na Alemanha, importada em 1907. Hoje é um dos importantes pontos turísticos de Blumenau.

#Pra-todos-verem:Macuca-primeira-locomotiva-de-Blumenau-SC
Macuca- primeira locomotiva de Blumenau – SC

O Shopping H, centro de compras, alimentação, lazer e serviços, é o melhor lugar para fazer compras em Blumenau.

Também tem grandes lojas como a Havan, Hering, Magazine Luiza, joalherias, lojas de roupas e calçados, enfim, tudo que um grande centro pode oferecer. 

Museu Hering

Um passeio rápido e um breve relato da história da família Hering, que foram parte importante da história têxtil no Brasil e de Blumenau.

#Pra-todos-verem:Museu-Hering-Blumenau-SC
Museu Hering – Blumenau – SC

Tem em seu acervo maquinários antigos, documentos e projetos. Os detalhes históricos são contados pelos prestativos funcionários do local.

A entrada é franca, ao lado do museu há uma loja da marca com roupas e produtos com bons descontos e inclusive nas roupas vendidas a quilo.

Parque das Nascentes

Esta é uma interessante sugestão do que fazer em Blumenau para os apreciadores da natureza e de aventuras. Como eu gosto muito de mato, adorei esta oportunidade de conhecer o parque.

#Pra-todos-verem:Parque-das-Nascentes-Blumenau-SC
Parque das Nascentes – Blumenau – SC

O Parque das Nascentes fica na zona rural de Blumenau, numa área de cerca de 5.000 hectares de mata preservada. Tem 9 trilhas ecológicas. No momento, somente quatro trilhas estão abertas para visitação.

A primeira trilha é a trilha das Lagoas que oferece uma vista magnífica da cidade de Blumenau e da Serra do Itajaí, são ao todo 3 lagoas.

A trilha do Sapo é relativamente fácil, aproximadamente 4 km de caminhada, tem um mirante para apreciar a vista da majestosa mata Atlântica. Pra sentir toda a emoção de admirar a natureza, só vendo pessoalmente este cenário gigantesco.

Trilha da chuva, no início tem uma subidinha bem íngreme seguida de um trecho fácil e depois uma descida bem inclinada e difícil, são 6km de muita aventura.

Trilha da Garganta, fica no início do parque, é uma trilha curta, cerca de 500 metros, relativamente fácil, tem uma cachoeira espetacular.

No parque tem áreas de camping que é preciso reservar com uma semana de antecedência. São lindos quiosques no meio da natureza, com estrutura de banheiros e chuveiro frio, água encanada e um quiosque comunitário com pia , mesas e bancos.

As trilhas são bem demarcadas e limpas, passam por dentro de mata bem fechada com alguns riachos para atravessar em pontes de troncos de árvores.

No caminho é possível avistar os animais habitantes da floresta como tamanduás mirim e muitos pássaros. Não esqueça de carregar uma garrafinha com água e algum alimento energético.

Algumas pessoas poderão ter dificuldade respiratória depois de um tempo de caminhada, faça paradas para repousar e recuperar a energia, não entre na mata, ande sempre nas trilhas para evitar acidentes com cobras.

O valor do ingresso em 2021 é de R$20,00 por pessoa. Antes de embarcar nessa aventura, entre no site oficial https://institutoparquedasnascentes.wordpress.com/para ler todas as informações.

Endereço: R. Progresso, n.167, Progresso, Blumenau. Horário de funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 08h15 às 17h.

Afeart Feira de Artesanato.

Quem não gosta de levar uma peça de lembrança dos lugares visitados? Você terá a oportunidade de adquirir peças únicas exclusivas.

#Pra-todos-verem:Predio-da-Afeart-Feira-de-Artesanato-Blumenau-SC
Afeart Feira de Artesanato – Blumenau – SC

São mais de 40 artesãos que produzem e vendem artesanatos para datas comemorativas, principalmente da Oktoberfest. Tem cada peça espetacular! Fica na rua XV de Novembro, n. 1091, Centro, Blumenau – SC.

Recanto Paraíso do Miguel

Tem que estar nos seus planos de coisas para fazer em Blumenau. O Paraíso do Miguel fica em meio a natureza, com muito verde e cortado por um rio de águas cristalinas, um ótimo local para passar o dia com a família.

#Pra-todos-verem:Paraiso-do-Miguel-Blumenau-SC
Paraiso do Miguel – Blumenau – SC

Fica a cerca de 20 km de Blumenau, o acesso é fácil, aproximadamente 5km em estrada de terra. Tem cachoeiras, riachos, 1 restaurante, churrasqueiras e campo de futebol. Passei um dia maravilhoso com a família neste lugar!

Funciona às segundas feiras das 13h às 17h40′. De terça a domingo, das 09 às 18 horas. Um lugar delicioso para passar o dia, almoçar com a família e desfrutar dos encantos da natureza.

Pode levar comida mas bebida é proibido, no local tem refrigerantes, água, cerveja, pastel, sorvete e salgadinhos pra vender. Você pode alugar um quiosque para passar o dia. Endereço; rua Anna Denonti Smaniotto, Progresso, Blumenau. 

Parque Spitzkopf

O Parque Spitzkopf é aberto aos visitantes nos finais de semana e feriados das 7h às 18h, faz parte da área do Parque da Serra do Itajaí, todavia, está localizado em área particular.

#Pra-todos-verem:Parque-Spitzkopf-Blumenau-SC
Parque Spitzkopf – Blumenau – SC

Dentro do Spitzkopf podemos encontrar trilhas, nascentes e cachoeiras, cercado pela mata Atlântica muito bem preservada.

Não conta com nenhuma infraestrutura a não ser um banheiro precário no ponto de partida. A trilha do Mirante é mais longa, tem cerca de 6 km em subida e leva cerca de 2 horas para ser percorrida de ida e volta.

É uma trilha bem demarcada mas muito difícil, que requer bom preparo físico. Não é indicada para crianças nem para pessoas com dificuldade de locomoção.

Recomenda-se levar líquidos para hidratação e algum alimento energético leve,  são muitas horas de caminhada. Para subir a trilha e chegar ao Mirante, ‘o ponto mais alto do parque’, o horário limite é às 12:30.

Para a visitação de grupos maiores é necessário reservar com antecedência. A aventura, apesar de cansativa, vale muito a pena.

Considere incluir nos seus planos do que fazer em Blumenau. Endereço: Rua Bruno Schreiber, n. 3777, Progresso, Blumenau, Santa Catarina. Telefones: (47) 3336 4230.(47) 3336-5422

O que fazer em Blumenau à noite

Se você aproveitou bem o dia e ainda tem muita energia, espere para ver o que mais Blumenau tem para oferecer em sua animada vida noturna. Veja abaixo as melhores sugestões que não podem faltar na sua lista do que fazer em Blumenau.

  • Bar Estação Eisenbahn. R. Bahia, n. 5181, Salto Weissbach, Blumenau. Duvido que você vá procurar outro lugar depois de entrar aqui. Decoração temática, fica na frente da fábrica. Conta com 2 ambientes, oferece degustação de todos os chopes da marca Eisenbahn. Você poderá levar pra casa muitos souvenires como copos, camisas, baldes de gelo, relógio de parede etc.
  • Porão Comedy Club – Blumenau – SC. Av. Pres. Castelo Branco, n. 671, Subsolo, Blumenau. Para quem curte shows de humor regado a muito chope.
  • Spitz Bier Bar & Choperia. Rua Uruguai, n.111, Ponta Aguda, Blumenau. Ótima opção para juntar a galera e tomar uma boa cerveja depois do tour pela cidade. Ambiente muito bom, música ao vivo, muito bom para Happy Hour. Como fica na beira do rio, leve repelente para se livrar dos mosquitos.
  • The Basement English Pub. R. Paul Hering, n.35 – Centro, Blumenau. Excelente comida, bebida e atendimento.  Ótima pedida pra quem curte comida boa, bebidas variadas e boa música.
  • Butiquin Wollstein Garten. Alameda Rio Branco, n. 91 – Centro, Blumenau. Para quem aprecia um bom chope artesanal, um bom churrasco e uma boa música ao vivo
  • Boteco São Jorge. R. Coelho Neto, 01 – Velha, Blumenau. O Boteco São Jorge é um bar completo. Ótimo para apreciar boas cervejas e cachaças artesanais.
  • The Boiler Burguer. Antônio da Veiga, n. 233, sala 01 fundos, Itoupava Seca, Blumenau. Música ao vivo, ambiente descontraído, amplo espaço para festas, gastronomia diversificada e muitas atrações. 

Estas são as sugestões mais interessantes que preparamos pra você sobre o que fazer em Blumenau, temos certeza de que você vai adorar conhecer esta simpática cidade. Veja Também;

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *