Pular para o conteúdo

O Que Fazer em Conceição do Ibitipoca: principais dicas e roteiros

Está pensando num turismo diferente, rústico e chique ao mesmo tempo? Continue lendo que vou te mostrar o que fazer em Conceição do Ibitipoca.

Um lugar que mais parece um paraíso, a vila é pequena e aconchegante onde a natureza preservada impera majestosa. O destino ecoturístico mais procurado de Minas.

O vilarejo tem características de cidades do interior mineiro, com ruas de pedras, casinhas coloridas, população calorosa, especialista em receber bem.

Além do parque, Conceição do Ibitipoca também atrai os turistas pela gastronomia tipicamente mineira, construções históricas, como a igreja da matriz, hospedagens e artesanato.

Tem muitos bares e restaurantes. Quem vê a simplicidade do lugar nem imagina o conforto das hospedagens, e a animação dos bares.

A tranquilidade está estampada no semblante dos moradores, que não sabem o que é preocupação e nem se importam com o passar do tempo. Não precisam de muros altos, concertina e nem alarmes, até os cães que vivem soltos são amigos.

Pra-todos-verem:O-que-fazer-em-Conceicao-do-Ibitipoca-MG
Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte – MG

Veja também:

Onde fica Conceição do Ibitipoca

Conceição de Ibitipoca fica no município de Lima Duarte, a 64 km de Juiz de Fora, 360 km de distância desde Belo Horizonte ou 260 km do Rio de Janeiro, na Zona da Mata em Minas Gerais.

Sumário do post

  1. Como chegar
  2. Como chegar
  3. Melhor época para visitar
  4. Onde comer
  5. Onde comer barato
  6. Onde se hospedar
  7. Parque Estadual de Ibitipoca
  8. Circuito das Águas
  9. Rio do Salto
  10. Paredão Santo Antônio
  11. Cachoeira dos Macacos
  12. Ponte de Pedra
  13. Gruta dos Coelhos
  14. Lago das Miragens
  15. Prainha
  16. Lago dos Espelhos
  17. Circuito Pico do Pião
  18. Circuito Janela do Céu

Como chegar em Ibitipoca

Situada na zona da mata mineira, na Serra da Mantiqueira, pertence ao município de Lima Duarte, do qual está distante apenas 27 km, a 3 km antes da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca, Juiz de fora está a 90 km, o Rio de Janeiro a 260 km e Belo Horizonte a 360 km. 

De avião

O aeroporto mais próximo de Conceição do Ibitipoca é o Santa Inês, que fica em Juiz de Fora, mas é possível desembarcar no Santos Dumont no Rio de Janeiro.

De qualquer aeroporto tem que seguir de Juiz de Fora para Lima Duarte de carro próprio ou alugue na RentCars, ônibus com poucos horários, ou táxi, e de Lima Duarte para Conceição do Ibitipoca.

Prefira carros mais altos, a estrada não é das melhores, na vila as ruas são de terra ou de pedra, não tem posto de combustível e nem agências bancárias.

De carro

Partindo do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte, seguir pela BR-040 até encontrar a placa que indica as cidades de Lima Duarte, Caxambu e São Lourenço.

Entre na BR 267 e siga até Lima Duarte onde termina o asfalto, a 27 km depois de Lima Duarte fica Conceição do Ibitipoca, a estrada é de terra.

De ônibus

Partindo de Belo Horizonte você pode ir para Santos Dumont e pegar um táxi para Conceição da Ibitipoca, ou ir para Juiz de Fora e pegar o ônibus para Lima Duarte, em seguida pegar o ônibus para Conceição do Ibitipoca.

Pra-todos-verem:Vila-Conceicao-Ibitipoca-Lima-Duarte-MG
Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte – MG

Melhor época para visitar Conceição do Ibitipoca

Para um passeio mais proveitoso, com visita ao parque, convém evitar a estação chuvosa que vai de março a novembro. Cachoeiras em tempo de chuva se tornam perigosas.

Entre os meses de abril a setembro e até meados de outubro chove menos. Consulte a previsão do tempo em Conceição do Ibitipoca.

Onde comer em Conceição do Ibitipoca

Tem restaurantes para todos os gostos. A vila é pequena, não precisa andar muito para encontrar um bom lugar para comer. Se você deseja algo mais requintado, veja a lista abaixo os restaurantes mais procurados.

  • Portal da Serra. Serve comida brasileira e sul-americana. Rua Cônego Otaviano Dias S/n, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. Fica em um quiosque dentro do Portal da Serra. $$ – $$$
  • Restaurante Cabra da Peste. Comida brasileira. Rua Olga Silva Oliveira, n. 14 Centro, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. O torresmo de rolo, as bolotas de costela, a comida nordestina e cervejas artesanais. $$ – $$$
  • Oliva Bistrô. Serve comida brasileira e contemporânea. Rua do Céu, n. 222, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. $$ – $$$
  • Cleusa’s Bar. Serve comida brasileira e sul-americana. Rua Olga Silva Oliveira, n. 46, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. $$ – $$$.
  • Pizzaria Serra Nostra. Serve comida italiana, brasileira e pizzas. Estrada do Parque Estadual, n. 69, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. $$ – $$$
Pra-todos-verem:A-imagem-mostra-um-fogao-a-lenha-com-varias-panelas-com-comida-Restaurante-de-comida-mineira
Onde comer em Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte – MG

Onde comer barato em Conceição do Ibitipoca

Tem alguns lugares com preços menores mas com qualidade, em restaurantes bem simpáticos. Vale a pena conferir na lista abaixo.

  • Restaurante Tia Tunica. Serve comida brasileira e sul americana,  self service. Distrito de Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. A comida é bem simples e trivial, feita no fogão a lenha. $
  • Flor de Lellis. Serve comida brasileira. R. da Biquinha, n. 47 Ao lado da loja Cheiro de Mato, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. Restaurante vista maravilhosa das montanhas. $
  • Restaurante e lanchonete Montanhês. Rua Mariano José Pacheco, Conceição da Ibitipoca, Lima Duarte. Serve comida brasileira e lanches com opções veganas. $

Onde se hospedar em Conceição do Ibitipoca  

Qualquer lugar que você escolher para se hospedar em Conceição do Ibitipoca, será recebido de braços abertos com a já conhecida cordialidade mineira.

Veja abaixo a lista de algumas acomodações, você poderá consultar a descrição completa, destas e outras hospedagens acessando Hotéis e pousadas em Ibitipoca.

Hotel Alpha Ville Chalés 
Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer
Hotel Repousada Chalés
Pousada Janela do Céu 
Pousada Meu Recanto 
Pousada Fazenda e Pesqueiro Chalé da Serra 
Pousada Casa do Geninho 
Pousada Aconchego do Céu
Pousada Chalés Alternativa 
Chalés Sítio das Hortênsias 
Chalé Nativo 
Chalés Estrada Real 
Chalé Canto Da Vila Ibitipoca 

Pra-todos-verem:Hotel-Alpha-Ville-Chales
Hotel Alpha Ville Chalés

O que fazer em Conceição do Ibitipoca: Parque Estadual do Ibitipoca

Endereço: Parque Estadual do Ibitipoca, Lima Duarte, Distrito de Conceição de Ibitipoca, MG. Atendimento WhatsApp: (32) 99861 – 8829

O parque é um olimpo, onde Deus não deixou passar nenhum detalhe, cercado de imponentes morros, repleto de cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões pilhados de bromélias e orquídeas.

Lugar perfeito para descansar a mente e ao mesmo tempo exercitar o corpo.  Existem três circuitos principais abertos à visitação pública: Circuito das Águas, Janela do Céu e Pico do Pião.

As trilhas do Circuito das Águas são bem sinalizadas, de fácil acesso, tem cerca de 5 Km de extensão, com grau de dificuldade que variam entre médio e baixo.

Algumas trilhas podem demorar o dia todo para completar o percurso. Ao longo da trilha existem mirantes para melhor contemplar as paisagens e tirar fotos espetaculares. E que paisagens!

A mata abriga várias espécies ameaçadas de extinção lobo guará, a onça parda e o sauá, nativo da Mata Atlântica, e uma lista extensa de outros animais que estão protegidas dentro do parque.

Da Cachoeira dos Macacos até o Lago dos Espelhos são 5 km ida e volta. Veja na lista abaixo os atrativos do Circuito das Águas.

O parque foi criado em julho de 1973 e desde então já foi visitado por milhões de turistas, biólogos e cientistas da natureza. Um modelo de preservação e gestão que merece ser seguido.

Logo na entrada fica o centro de visitantes que prestam todo o apoio e informações aos turistas e onde pode-se ver o mapa das atrações e maquetes do parque.

As visitas são agendadas e administradas pelo site https://parquedoibitipoca.com.br/, telefone (32) 3281 1101, funciona das 7 às 17 horas. Acessando o site você obtém todas as informações, confere preços e fotos das atrações.

Pra-todos-verem:Parque-Estadual-do-ibitipoca-MG
Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Todas as atrações do parque têm número de visitantes limitados, crianças também devem ser incluídas no agendamento.

Escolas podem visitar o parque gratuitamente durante os dias de semana (agendar com antecedência) Crianças com até 5 anos apresentando documento não pagam. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada.

É cobrado o preço do estacionamento e do  ingresso. Todas as trilhas podem ser autoguiadas, mas a contratação de um guia pode tornar o passeio mais seguro e interessante.

Dentro do parque tem um camping muito bem estruturado com banheiros, loja de artesanato, lanchonete e restaurante.

Contato do camping Telefone: (32) 3281 1101, e-mail: [email protected], contato do restaurante Telefone: (32) 98505 3193. Não se esqueça de usar repelente, protetor solar e calçado adequado.

Pra-todos-verem:Parque-Estadual-do-ibitipoca-MG
Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Circuito das Águas

O Circuito das Águas é o mais curto do Parque Estadual do Ibitipoca, com apenas 5 km de extensão. Fazem parte deste circuito:

  • Lago dos Espelhos
  • Lago Negro
  • Prainha
  • Lago das Miragens
  • Ponte de Pedra
  • Cachoeira dos Macacos
  • Paredão de Santo Antônio
  • Rio do Salto

É o mais popular, pois exige pouco esforço físico, principalmente se tiver com crianças. A trilha não tem apenas atrações aquáticas.

Os olhares mais apurados poderão perceber as muitas grutas, a vegetação típica de serra, as formações rochosas e o canto dos pássaros que vão atrair a atenção dos mais observadores.

pra-todos-verem:Circuito-das-Aguas-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Circuito das Águas – Parque Estadual do Ibitipoca-MG

Rio do Salto

Nasce no alto da Serra da Mantiqueira na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro e São Paulo e deságua no Rio Paraíba do Sul. Percorre todo o circuito das Águas.

Dentro do parque nascem  ou atravessam vários rios como o Ribeirão da Conceição, Córrego do Pilar, Rio Vermelho e o Ribeirão da Bandeira. São eles que sustentam tantas cachoeiras e lagos do parque.

Paredão Santo Antônio 

Paredão enorme, coberto de algas e líquens de várias cores, que formam imagem de acordo com o grau de pareidolia (capacidade de ver imagens em objetos inanimados) de quem olha.

A maioria garante que vê a imagem de Santo Antônio. Mas é uma paisagem lindíssima, com muitas bromélias, cactos e uma grande diversidade de vegetação.       

Pra-todos-verem:Paredao-Santo-Antonio-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Paredão Santo Antônio – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Cachoeira dos Macacos

Fica na parte de baixo do Circuito das Águas. Depois de atravessar a Ponte de Pedra, um paredão gigante espetacular, você chega à Cachoeira dos Macacos. Tem a água escura devido a decomposição das folhas que caem na água.

O poço não é muito fundo, dá pra tomar aquela ducha e nadar. Se esta fosse a única atração do parque já valeria a pena a visita, a paisagem é indescritível, mas ainda tem muito mais.

Pouco adiante da Cachoeira dos Macacos fica a Cachoeira da Pedra Quadrada com 45 metros de altura, que não está aberta para visitação.

Pra-todos-verem:Cachoeira-dos-Macacos-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Cachoeira dos Macacos – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Ponte de Pedra

Uma construção natural belíssima, de formação rochosa, erodida pela água ao longo do tempo, formando um arco em que o rio passa por baixo,  com belíssimas paisagens que rendem fotos maravilhosas.

É uma trilha bem sinalizada, mas exige cuidado ao caminhar sobre pedras. Vá com calma e poupe energia, o passeio ainda só está começando. 

Gruta dos Coelhos

Partindo do centro de visitantes, no caminho para chegar à Prainha, tem a pequena Gruta dos Coelhos. Se não tiver lanterna, a lanterna do celular é suficiente para iluminar o caminho.

Pode entrar sem medo que não tem aranhas, escorpiões e morcegos. Em alguns trechos só é possível atravessar agachado. Pode atravessar a gruta e retomar a trilha. 

Lago das Miragens

É  um dos principais atrativos do Parque Estadual de Ibitipoca. É um córrego que forma vários poços.

Paisagem maravilhosa, com vegetação incrível, a água desce forte, o som da cachoeira é tão alto que é preciso elevar o tom de voz para ser ouvido.

O nome da cachoeira faz referência uma lenda indígena, que conta  que as águas do lago das Miragens formam a imagem de um casal de índios que morreu no lugar. 

Pra-todos-verem:Lago-das-Miragens-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Lago das Miragens – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Prainha das Elfas

Fica logo acima da Prainha, o poço é raso, tem alguns bancos de areia, uma paisagem sem igual, dá vontade de ficar o dia todo, mas ainda tem muita coisa para ver. É tranquila para levar as crianças.  

Prainha

A Prainha é a primeira atração a ser vista partindo do centro de visitantes. Formada pelo Rio do Salto, é muito fácil de chegar e tem bastante espaço para as crianças brincarem.

Lugar gostoso para almoçar ou lanchar, possui uma piscina natural de água escura, devido à decomposição das folhas. 

Pra-todos-verem:Prainha-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Prainha – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Lago Negro

Uma das mais belas atrações do parque é o Lago Negro. De águas bem escuras, por isso o nome de Lago Negro. Não dá para ver o fundo do poço. A paisagem é hipnotizante, dá para passar horas admirando.

Cachoeira da Ducha

É mais uma grande atração. Um escorregador dentro da cachoeira que é só sentar e descer. Eu sou medrosa, mas vi até crianças descendo, tem que ter cuidado para não escorregar nas pedras no caminho.

Lago dos Espelhos 

Uma das atrações mais próximas do circuito das águas do Parque Estadual do Ibitipoca, com acesso fácil, um dos melhores lugares para banho.

O percurso é feito através de uma trilha de aproximadamente 1 Km a partir do restaurante do parque.

Lugar maravilhoso, vale realmente a pena fazer a trilha, tem um espaço com areia branquinha que dá para sentar e descansar, a água é bem gelada. Impossível passar por aqui e não deixar escapar um sonoro; Oh!

Pra-todos-verem:Lago-dos-Espelhos-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Lago dos Espelhos – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Gruta dos Gnomos

A gruta dos Gnomos fica a 1.650 metros a partir da portaria, depois da ponte de Pedra. No seu interior passa um curso d’água.

Se você não tem habilidade, é melhor ter cautela. O Parque Estadual do Ibitipoca faz a alegria dos espeleólogos. Como tem grutas e cavernas nesse parque!

Circuito Pico do Pião

O Circuito Pico do Pião é menos concorrido, mas também tem lindas paisagens. Muita gente não se anima a fazer esse circuito pela dificuldade da trilha.

Realmente tem muitas subidas, por ser uma trilha em campo aberto, não oferece sombra e não tem tantas atrações como os outros circuitos.

São 11 km de distância, ida e volta, o percurso dura em torno de 5 horas, e fica a 1.720 metros de altura. No trajeto existem várias grutas e cachoeiras que merecem ser observadas.

Se você quiser visitar as grutas, melhor fazer isso na volta se sobrar fôlego. As principais grutas são a Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião e a Gruta dos Viajantes.

O que você vai encontrar no Pico do Pião são as ruínas de uma capela. Leve água, comida, protetor solar, boné/viseira e dependendo da estação, também um casaco, venta bastante.

O trajeto é cansativo, porém a vista é incrível. Próximo ao pico, na Gruta dos Viajantes, tem uma pequena queda d’água que dá pra se refrescar da caminhada.

Pra-todos-verem:Pico-do-Piao-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Pico do Pião – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Circuito Janela do Céu

A Janela do Céu é uma cachoeira espetacular no alto de um penhasco, é uma corredeira do Rio Vermelho passando por um estreito cânion, forma uma abertura emolduradas pela natureza com vista panorâmica do céu e da serra.

É uma visão inesquecível de todo o esplendor da serra. O circuito da Janela do Céu é o maior e mais pesado do parque, é nesse circuito que estão as atrações mais procuradas, como o Cruzeiro, as grutas e a Janela do Céu.

São 8 km pra ir e 8 km pra voltar, com subidas íngremes e declives bem acentuados, com duração média de 7 a 8 horas de percurso, atravessando todo o parque de norte a sul. Muitos trechos em campos abertos e alguns com sombra das árvores.

  • Pelo caminho você vai encontrar o Pico da Lombada, o pico mais alto do parque com 1784 metros
  • Pico do Cruzeiro
  • Pico do Ibitipoca
  • Gruta da Cruz
  • Gruta dos Três Arcos
  • Gruta dos Fugitivos
  • Gruta dos Moreiras
  • Cachoeirinha e o Rio Vermelho
Pra-todos-verem:Gruta-dos-tres-Arcos-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Gruta dos Três Arcos – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Por fim chegar à Janela do Céu e admirar tudo isso lá do alto. A paisagem é hipnotizante. A água é super gelada, a primeira queda tem 35 metros de altura seguida de várias outras quedas menores .

Quem consegue chegar até aqui, com certeza vai tirar uma bela foto para eternizar esse momento. E acredite, com toda essa dificuldade tem dias que tem fila para fazer fotos na Janela do Céu.

Esse passeio é para quem tem preparo físico em dia. E aí, animou? Então tome todos os cuidados que um ecoturismo exige, não se esqueça de carregar água, lanches, usar repelente, protetor solar.

No local, no momento não tem onde comprar nada. O número de visitantes é limitado, você pode agendar sua visita pelo site https://www.parqueibitipoca.eco.br/

Pra-todos-verem:Janela-do-Ceu-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Circuito Janela do Céu – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Grutas e cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca abertas à visitação são:

  • Gruta dos Coelhos
  • Gruta dos Gnomos
  • Gruta do Monjolinho
  • Gruta do Pião
  • Gruta dos Viajantes
  • Gruta da Cruz
  • Gruta dos Moreiras
  • Gruta dos Fugitivos
  • Gruta dos Três Arcos

Vá de peito aberto, deixe a natureza exuberante do Parque Estadual do Ibitipoca te envolver de energia radiante, perceba cada detalhe.

Pra-todos-verem:Gruta-dos-Fugitivos-Parque-Estadual-do-Ibitipoca-MG
Gruta dos Fugitivos – Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Banhe-se nas águas límpidas que brotam das entranhas da terra, sinta os sutis perfumes da serra, ouça o canto dos pássaros e retorne à sua rotina com a alma leve e revigorada.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse;

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comentários em “O Que Fazer em Conceição do Ibitipoca: principais dicas e roteiros”

    1. Olá Ronaldo, obrigada pelo seu comentário. Todas as fontes que consultamos informam que o distrito de Conceição de Ibitipoca pertence a cidade de Lima Duarte que fica na Zona da Mata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *