Pular para o conteúdo

O que fazer em Curaçao: Praias paradisíacas, gastronomia, cultura e muito mais!

Saiba o que fazer em Curaçao, esta maravilhosa ilha situada no sul das Antilhas Holandesas, próxima à costa da Venezuela. Curaçao faz parte do Reino dos Países Baixos e junto com Aruba e Bonaire, forma o que chamamos de “ABC Caribenho.

A cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO, sua capital é Willemstad. A influência holandesa é evidente na arquitetura, culinária e idioma, além do papiamento, o holandês também é língua oficial.

A moeda local é o Florim Antilhano (ANG), mas o dólar americano é amplamente aceito. Curaçao é muito procurada por mergulhadores devido à sua visibilidade excelente e rica fauna marinha.

É bem estruturada, com comércio, restaurantes, hotéis, belas praias e diversas atividades. Contrate uma agência de turismo Civitatis ou Viatur para fazer o melhor roteiro em Curaçao.

Tem clima quente o ano inteiro e pode ser frequentada em qualquer época do ano. Curaçao é uma ilha de origem vulcânica no Caribe. Com mais de 35 praias de águas azuis cristalinas.

Curaçao tem um clima seco, com pouca chuva. A ilha é caracterizada por uma vegetação árida, com muitos cactos, cercada por recifes de coral em quase todos os lados.

A ilha não é diretamente afetada pela temporada de furacões do Caribe, o que torna o destino ainda mais atraente para os turistas.

O-que-fazer-em-Curacao
Willemstad – Capital de Curaçao

Leia também:

Melhor época para visitar Curaçao

Curaçao possui clima quente durante todo o ano, com temperaturas médias próximas ou acima dos 30°C. As chuvas são mais frequentes entre outubro e dezembro, março, abril, maio e junho são os meses mais secos.

Devido à baixa incidência de chuvas, Curaçao não é afetada diretamente pela temporada de furacões do Caribe. Portanto, a melhor época para visitar Curaçao depende das suas preferências climáticas.

Se prefere dias quentes e secos, visite a ilha entre março e junho. Se não se importa com a possibilidade de chuva, pode visitar Curaçao em qualquer época do ano.

Como se locomover em Curaçao

Alugar um carro é a maneira mais prática e econômica de explorar a ilha. A maioria das locadoras aceita a CNH brasileira. Algumas praias ficam mais distantes, um carro faz muita diferença.

Transporte Público: Existem ônibus grandes chamados “Konvoi” e vans menores chamadas “bus”. No entanto, os horários são irregulares e as rotas limitadas.

Táxis e Transfers: Disponíveis, mas com preços elevados. É uma opção menos recomendada para quem quer economizar.

A pé: No centro de Willemstad, a capital, é fácil caminhar entre as principais atrações. Deixe o carro em um estacionamento e explore a cidade a pé.

Como chegar a Curaçao

Existem duas principais formas de chegar a Curaçao: de avião ou de navio.

  • Avião: Desde junho de 2023, a Azul opera voos diretos do Brasil para Curaçao partindo de Belo Horizonte, com duração de cerca de 6 horas. Também é possível viajar com a Avianca, com conexão em Bogotá, ou com a Copa Airlines, com conexão na Cidade do Panamá.
  • Navio: Curaçao é um destino muito visitado por cruzeiros que viajam pelo Caribe. Diversas companhias de cruzeiros incluem Curaçao como uma de suas paradas.

Passaporte e visto para Curaçao

 Ponte-Queen-Emma-Curacao
Ponte Queen Emma – Curaçao

Viajantes a turismo não precisam de visto para visitar Curaçao. No entanto, é necessário apresentar um passaporte válido com validade mínima de seis meses após a data de embarque, passagem de ida e volta e fundos suficientes para realizar a viagem.

A estadia máxima na ilha é de 90 dias. Vacinas não são obrigatórias, mas se o seu voo fizer conexão em outro país, como Colômbia ou Panamá, você deverá apresentar também o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

Principais Praias de Curaçao

Curaçao tem a água mais azul do Caribe, a ilha possui mais de 35 praias, cada uma com seu charme particular. Algumas praias, como Porto Mari e Cas Abao, cobram uma pequena taxa de entrada.

As praias particulares geralmente têm melhor infraestrutura, com restaurantes, banheiros e aluguel de equipamentos. Algumas das mais populares incluem Kenepa Grandi, Cas Abao, Porto Mari e Kalki.

As águas cristalinas são perfeitas para mergulho e snorkeling, com rica vida marinha e corais coloridos. A maioria das praias são selvagens, sem nenhuma estrutura, mas todas são espetaculares. Veja a seguir as praias mais frequentadas.

Praia Klein – Curaçao

Praia-Klein-Curacao
Praia Klein – Curaçao

Klein Curaçao é uma pequena ilha paradisíaca localizada a cerca de 25 km da ilha principal de Curaçau. Conhecida por suas águas incrivelmente azuis e cristalinas, é um destino popular para quem busca um dia de relaxamento e aventura.

A ilha é desabitada e oferece um ambiente muito preservado, perfeito para quem procura o que fazer em Curaçao e gosta de cenários naturais quase intocados.

É um excelente local para mergulho e snorkeling, com uma rica vida marinha, corais belíssimos e tartarugas marinhas. A ilha possui um farol antigo e algumas estruturas simples das empresas de barco que levam turistas até lá.

Não há habitantes fixos, apenas turistas e funcionários das empresas de turismo. O trajeto até Klein Curaçao é feito de barco e leva cerca de 2 horas. Diversas empresas oferecem passeios que incluem café da manhã e almoço.

Você também tem a opção de ir de helicóptero. Reserve com antecedência, os passeios são muito procurados. O mar pode ser agitado, então é bom levar remédios para enjoo se necessário.

A maioria das empresas que fazem o passeio até a praia de Klein Curaçao oferecem estruturas próprias para receber os turistas, com café da manhã e almoço.

Chegando à ilha, você pode relaxar na praia, fazer caminhadas, mergulhar ou simplesmente aproveitar o mar azul-turquesa.

Praia Kenepa Grandi

Praia-Kenepa-Grandi-Curacao
Praia Kenepa Grandi – Curaçao

Também conhecida como Grote Knip, é uma das praias mais deslumbrantes de Curaçau. Localizada a cerca de 40 km ao norte da capital, Willemstad, é famosa por suas águas azul-turquesa e sua beleza natural impressionante.

A praia é cercada por falésias e vegetação, criando um cenário pitoresco. A água é incrivelmente clara, ideal para nadar e praticar snorkeling. Diferente de algumas praias privadas em Curaçao, Kenepa Grandi é uma praia pública e gratuita.

A infraestrutura é básica, com algumas mesas e guarda-sóis de palha. Há um quiosque que vende bebidas e petiscos, mas é comum os visitantes levarem lanches e bebidas.

Há um mirante que oferece uma vista panorâmica espetacular da praia, perfeito para fotos. A praia pode ficar bastante movimentada, especialmente nos fins de semana, então é uma boa ideia chegar cedo para garantir um bom lugar.

A melhor maneira de chegar a Kenepa Grandi é de carro alugado, o que também permite explorar outras praias próximas, como Kenepa Chiki e Playa Kalki.

Kenepa Grandi é realmente um pedaço do paraíso no Caribe e uma visita imperdível para quem procura o que fazer em Curaçao.

Praia Cas Abao

Praia-Cas-Abao-Curacao
Praia Cas Abao – Curaçao

Cas Abao é uma das praias mais bonitas e bem estruturadas de Curaçau. Localizada na costa noroeste da ilha, a cerca de 26 km de Willemstad. É uma das melhores praias em Curaçao, porém é privada.

A praia é conhecida por suas águas cristalinas, areia branca e palmeiras, criando um cenário paradisíaco. É um ótimo lugar para nadar, fazer snorkeling e mergulho, graças ao seu recife de corais e água cristalina que garante ótima visibilidade.

A praia Cas Abao oferece uma boa infraestrutura com bar, restaurante, duchas, serviço de massagem e gazebos para sombra. Há também uma plataforma flutuante para tomar sol e brincar na água.

A entrada é cobrada por veículo, custando cerca de US$6 de segunda a sábado e US$7 aos domingos e feriados. Chegue cedo para garantir um bom lugar e aproveitar ao máximo o dia.

Leve dinheiro para pagar a entrada e alugar cadeiras de praia, se desejar. Se você gosta de explorar a vida marinha, traga seu próprio equipamento de snorkel. Chegue cedo, principalmente na alta temporada.

Praia Porto Mari

Praia-Porto-Mari-Curacao
Praia Porto Mari – Curaçao

É uma das praias mais encantadoras de Curaçau, localizada na costa oeste da ilha. A praia é conhecida por suas águas cristalinas e areia branca, cercada por vegetação exuberante.

É um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. É um excelente local para snorkeling e mergulho, graças ao seu recife de corais colorido e facilmente acessível.

Há um operador de mergulho na praia que oferece equipamentos e orientação. Neste trecho do Caribe o mar é bem calmo, parece uma piscina gigante.

A Praia Porto Mari oferece uma boa infraestrutura com bar, restaurante, duchas, estacionamento e aluguel de cadeiras.

Também é conhecida por suas práticas de gestão ambiental responsável, como a reciclagem de água para os banheiros e irrigação. A entrada é paga, mas o valor é acessível e ajuda a manter a praia bem cuidada.

Para garantir um bom lugar e aproveitar ao máximo o dia, chegue cedo e leve dinheiro para pagar a entrada e alugar cadeiras de praia.

Praia Jan Thiel

Praia-Jan-Thiel-Curacao
Praia Jan Thiel – Curaçao

Jan Thiel Beach é uma das praias mais populares de Curaçau, localizada na costa sudeste da ilha, próxima a Willemstad. Embora seja uma praia artificial, Jan Thiel é conhecida por suas águas cristalinas e areia branca.

A área de natação é, na verdade, uma piscina de borda infinita de água salgada. A praia oferece uma excelente infraestrutura com vários restaurantes, bares e clubes de praia, como o famoso Papagayo Beach Club, a entrada é paga.

Há também espreguiçadeiras e guarda-sóis disponíveis para aluguel. Além de nadar e relaxar, você pode praticar esportes aquáticos como Flyboard e também é um ótimo lugar para snorkeling, graças às suas águas claras.

Jan Thiel é conhecida por ser uma praia mais elitizada, frequentada por turistas e locais que buscam um ambiente mais sofisticado.

Leve dinheiro para pagar a entrada e alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis. Aproveite a variedade de opções gastronômicas disponíveis na praia.

Praia Tugboat

Praia-Tugboat-Curacao
Praia Tugboat – Curaçao

É uma das praias mais famosas de Curaçau, especialmente conhecida por suas excelentes condições para snorkeling e mergulho.

A praia é pequena e tranquila, com águas cristalinas, areia grossa e uma rica vida marinha. O principal atrativo é o rebocador afundado, que está a apenas 5 metros de profundidade.

O naufrágio está coberto de corais e é habitado por uma variedade de peixes tropicais, tornando-o um local perfeito para snorkeling e mergulho.

Além de snorkeling e mergulho, você pode explorar o Fort Beekenburg, uma antiga fortificação próxima à praia.

A praia possui um pequeno bar que oferece bebidas, petiscos e além aluguel de equipamentos de mergulho. Se você gosta de explorar a vida marinha, traga seu próprio equipamento de snorkel.

Não deixe de visitar o Fort Beekenburg e o Quarantine Building, que ficam próximos à praia. Tugboat Beach é ideal para quem busca uma experiência autêntica de snorkeling e mergulho em Curaçao.

O que fazer em Curaçao além das praias

Curaçao oferece uma variedade de atrações turísticas além de suas belas praias. Aqui estão algumas das principais:

Bairro Punda

Bairro-Punda-Curacao
Bairro Punda – Curaçao

Punda é um dos bairros mais antigos da capital Willemstad, é um dos principais pontos turísticos de Curaçau e região mais antiga da ilha.

Punda, foi onde a elite da ilha se estabeleceu durante a maior parte do período colonial. Por isso, possui um rico conjunto de edifícios históricos que remetem ao século XVI.

Fundado pelos holandeses, é conhecido por suas ruas cheias de vida e edifícios coloridos, especialmente ao longo da Handelskade.

Uma orla com casas coloridas que é o principal cartão-postal de Curaçao. No local tem a bela Ponte Queen Emma é uma ponte flutuante que conecta Punda e Otrobanda, outro bairro histórico de Willemstad.

Visite a Sinagoga Mikvé Israel – Emanuel, a sinagoga mais antiga em funcionamento contínuo nas Américas e o Mercado Flutuante, onde você pode comprar frutas, vegetais e peixes frescos diretamente dos barcos.

Recentemente revitalizada, Punda oferece uma variedade de restaurantes, lojas e atrações culturais que fazem dele um lugar imperdível para quem visita Curaçao.

Willemstad: A capital de Curaçao

Willemstad-Curacao
Willemstad: A capital de Curaçao

Willemstad é um Patrimônio Mundial da UNESCO, conhecido por sua arquitetura colonial holandesa colorida.

A cidade é dividida em duas partes, Punda e Otrobanda, conectadas pela famosa Ponte Flutuante Queen Emma. Não deixe de visitar o Mercado Flutuante e explorar as lojas e restaurantes locais.

Sea Aquarium e Dolphin Academy

O Sea Aquarium é um dos aquários mais completos do Caribe, onde você pode ver uma variedade de vida marinha. A Dolphin Academy oferece a oportunidade de nadar com golfinhos, uma experiência inesquecível.

Lagoa de Salina Sint Michiel (Flamingos)

Veja flamingos selvagens na Lagoa de Salina Sint Michiel, uma área de salinas onde esses belos pássaros podem ser observados em seu habitat natural.

Aquafari

Aquafari-Curacao
Aquafari – Curaçao

Uma das experiências mais incríveis que você pode ter em Curaçao é o Aquafari, um passeio feito com mergulhador guia em scooters submarinas que levam você ao fundo do mar cristalino para ver de perto a rica diversidade marinha do Caribe.

Durante o passeio, você pode mergulhar com tartarugas e peixes coloridos em meio a corais incríveis, mesmo se não tiver nenhuma experiência com mergulho.

Parque Nacional Christoffel

Este parque nacional é o maior de Curaçau e oferece trilhas para caminhadas, observação de vida selvagem e a oportunidade de escalar o Monte Christoffel, o ponto mais alto da ilha.

Fortes Históricos

Fort-Amsterdam-Curacao
Fort Amsterdam – Curaçao

Explore os fortes históricos de Curaçau, como o Fort Amsterdam e o Fort Rif, que oferecem uma visão da história militar da ilha e vistas panorâmicas.

Willemstad, uma cidade fortificada, foi construída para proteger a entrada da Santa Anna Bay e defender-se de ataques de corsários, piratas e tropas de países como Venezuela, França e Inglaterra, que desejavam conquistá-la.

O Forte Amsterdam, o maior e mais significativo, está localizado no distrito de Punda. Em frente, em Otrabanda, encontra-se o Forte Rif, atualmente um centro comercial e de entretenimento.

Museus

Curaçau tem vários museus interessantes, como o Museu Kura Hulanda, que explora a história da escravidão e da cultura africana, e o Museu Marítimo, que destaca a história naval da ilha.

Otrobanda

É um bairro histórico localizado em Curaçao, é conhecido por suas construções e monumentos coloniais, especialmente do século XVIII. As ruas floridas e as construções típicas transportam os visitantes para um pedaço da Holanda no Caribe.

Além de oferecer uma vista panorâmica da região de Punda, Otrobanda abriga o Renaissance Mall, o maior shopping da ilha, e uma variedade de bons restaurantes.

Praça Brionplein

Praca-Brionplein-Curacao
Praça Brionplein – Curaçao

É uma praça deslumbrante localizada em Otrobanda, é um lugar perfeito para relaxar, observar eventos locais e apreciar a vista deslumbrante da Ponte Flutuante.

Situada na entrada da ponte, Brionplein oferece um ambiente tranquilo durante o dia, com lojas, restaurantes e bares ao redor.

À noite, a praça ganha vida com vendedores ambulantes, artistas de rua e turistas, tornando-se um ponto de encontro animado e vibrante.

Onde Comer em Curaçao

Curaçao oferece uma variedade de opções gastronômicas, desde barraquinhas de rua até restaurantes sofisticados.

A comida creolla é a cozinha local e apresenta pratos como papaya stobá, um ensopado de mamão, e sopa de cactos. Iguana também é um ingrediente comum, embora nem todos os visitantes se sintam confortáveis em experimentá-la.

Para quem prefere sabores menos exóticos, Curaçao tem muitos restaurantes que servem outros pratos como saladas, sopas, massas, carnes, peixes e frutos do mar.

À noite, é fácil encontrar um bar com bons drinques e música ao vivo. Curaçao é um ótimo lugar para experimentar a cultura e a culinária caribenhas.

  • Gouverneur de Rouville: Este charmoso restaurante, situado em uma casa que serviu como residência para um antigo governador da ilha, oferece um menu variado e pratos deliciosos. Com ambientes distintos, como salões, uma varanda com vista para os edifícios de Punda e um pátio a céu aberto.
  • The Wine Cellar: Conhecido por sua culinária francesa e frutos do mar, The Wine Cellar é um dos restaurantes mais renomados de Curaçau. Oferece uma experiência gastronômica refinada e um excelente serviço.
  • Baoase Culinary Beach Restaurant: Localizado no luxuoso Baoase Resort, este restaurante oferece uma combinação de culinária caribenha, europeia e contemporânea. É perfeito para uma refeição romântica à beira-mar.
  • Hemingway: Ideal para quem gosta de almoçar de frente para o mar, o Hemingway possui uma praia maravilhosa, calma e ótima para crianças. Com pratos bem servidos e um bom custo-benefício, o restaurante oferece uma experiência gastronômica única.
  • Jaanchie’s: É uma ótima opção, com pratos simples, porém deliciosos, preparados com peixes e frutos do mar, o restaurante oferece uma experiência gastronômica caseira e charmosa.
  • Fort Nassau: Situado em um forte histórico, Fort Nassau oferece vistas panorâmicas de Willemstad e uma cozinha internacional sofisticada. É um ótimo lugar para um jantar especial, Com uma localização privilegiada, de frente para o mar.
  • Zanzibar Beach & Restaurant: Localizado na Jan Thiel Beach, Zanzibar oferece uma experiência gastronômica descontraída com pratos caribenhos e internacionais, além de uma vista deslumbrante do mar.
  • Scampies: Oferece uma seleção de pratos com camarões, peixes e outros animais marinhos. Durante a noite, o restaurante costuma ter música ao vivo, proporcionando um ambiente animado e agradável.

Onde ficar em Curaçao

Kura-Botanica-Hotel
Kura Botânica Hotel

Há diversas opções de hospedagem, desde resorts luxuosos até hotéis boutique charmosos e apartamentos para alugar.

A lista abaixo consta os hotéis com as melhores comodidades e avaliações e que oferecem café da manhã. Para mais opções acesse o site do Booking e escolha o hotel que melhor combina com você.

Agora, antes de arrumar as malas, lembre-se de conferir a documentação necessária, preenchimento do Cartão de Imigração Digital e seguro viagem.

Quando voltar, deixe nos comentários como foi a sua experiência para que outros viajantes saibam mais sobre o que fazer em Curaçao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *