Anúncios
São tantos pontos turísticos e locais importantes para visitar que, geralmente, os turistas ficam até sem saber o que fazer em Curitiba, mas fique tranquilo que aqui vamos te ajudar a organizar o seu roteiro de viagem.
A capital do Paraná, fundada em 1693 com o nome de Nossa Senhora dos Pinhais, hoje Curitiba, trás uma mistura perfeita de tradição e modernidade, exaltando as diversas culturas ao redor do mundo que contribuíram para o seu crescimento.
Alguns exemplos disso são os Bosques do Alemão, do Papa e o Parque Tingui, que contam e celebram a história da cidade de uma maneira única.
Se você já ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre estes pontos turísticos, saiba que estes são apenas 3 de muitos outros locais incríveis da cidade que você precisa conhecer.
Anúncios
Prepare-se para uma viagem inesquecível pelas ruas, parques e espaços culturais que são parada obrigatória para quem visita Curitiba. Faça um bom proveito
Leia também:
- Qual o melhor programa de milhas? Confira a lista atualizada
- Dicas para economizar dinheiro para viajar
- Os 20 melhores resorts all inclusive do Brasil para férias inesquecíveis
Jardim Botânico
Famoso por sua estufa de metal e vidro, inspirado no Palácio de Cristal do século XIX da cidade de Londres, o Jardim Botânico de Curitiba esbanja beleza e sofisticação, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade.
Além de sua beleza incontestável com seus jardins em estilo francês, o local abriga uma rica diversidade de plantas tropicais e uma extensa área verde, perfeita para fazer um piquenique, relaxar e curtir o dia.
O jardim está aberto para visitação durante todos os dias da semana e com entrada gratuita.
Ópera de Arame
Para quem quer curtir um show ou uma peça de teatro em um dos palcos mais imponentes do Brasil, a Ópera de Arame, é o lugar certo.
Construída em estrutura metálica e cercada por um lago, o local se integra de maneira harmoniosa ao ambiente e torna o Parque das Pedreiras ainda mais belo e interessante.
Além da casa de shows, o local conta com o restaurante Ópera Arte, que oferece uma posição privilegiada para aproveitar a vista enquanto saboreia a culinária local.
Museu Oscar Niemeyer
Conhecido popularmente como “Museu do Olho”, devido à sua icônica estrutura em forma de olho, o Museu Oscar Niemeyer é um símbolo da arte contemporânea em Curitiba, impressionante não apenas pela sua arquitetura singular, mas também pelas suas exposições que abrangem desde a arte moderna até questões sociais e históricas.
As visitas com entrada gratuita ocorrem todas as quarta-feiras de 10 às 18 horas e nos outros dias da semana é cobrado 30 reais por pessoa e 15 reais para estudantes.
Bosque do Papa
O Bosque do Papa, construído em homenagem à visita de João Paulo II em 1980, é um tributo à comunidade polonesa que migrou para Curitiba no século XIX.
O bosque possui obras e uma estrutura característica com casas de madeira que replicam a arquitetura rural polonesa, uma praça central, exposições, trilhas para a caminhada, além de 2 grandes estátuas, uma em homenagem ao Papa e outra ao Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês.
De modo geral, o parque oferece um ambiente tranquilo e sossegado, repleto de áreas verdes e uma sensação de paz inexplicável.
A entrada é gratuita e está aberto para visitação todos os dias da semana de 09 às 17 horas.
Bosque Alemão
O Bosque Alemão apresenta uma série de atrações que celebram a cultura alemã, incluindo uma torre que serve de mirante com uma bela vista panorâmica da cidade e trilhas pela natureza.
Um dos destaques é o caminho que remete ao conto de João e Maria, conduzindo à Casa da Bruxa, onde funciona como biblioteca e frequentemente são realizadas contações de histórias para crianças.
Além disso, o bosque possui o Oratório Bach, uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana, com uma arquitetura característica e impressionante.
O acesso ao Bosque Alemão é totalmente gratuito e funciona todos os dias da semana de 08 às 20 horas.
Parque Tanguá
Com amplas áreas para caminhadas e espaços para piqueniques, o Parque Tanguá é um dos parques mais espetaculares de Curitiba.
Lá, você irá encontrar uma cachoeira, um lago, um belo jardim e um túnel escavado em meio às rochas que leva a um mirante onde se pode apreciar uma vista panorâmica da cidade e do pôr do sol.
Tudo isso se traduz em um local perfeito para desfrutar de um dia tranquilo ou uma tarde de lazer com a família.
Teatro Paiol
Inaugurado como teatro em 1971 com uma apresentação de Vinícius de Moraes e Toquinho, o Paiol é um símbolo da transformação cultural da cidade.
Este teatro circular oferece uma atmosfera íntima e acústica perfeita, sendo palco para uma variedade de performances artísticas, desde música e dança até teatro e poesia.
A arquitetura única e a história rica do lugar o tornam um ponto de parada obrigatório para quem aprecia as artes.
Parque Tingui
O Parque Tingui faz parte do grande projeto de preservação das áreas naturais ao longo do rio Barigui e é uma homenagem aos indígenas Tingui, que habitavam a região.
Com vastas áreas de gramado, construções em estilo bizantianas, jardins, lagos e trilhas para caminhadas e ciclismo, o local é ideal para atividades ao ar livre e piqueniques em família.
O parque também abriga o Memorial Ucraniano, que celebra a contribuição da comunidade ucraniana à cidade.
Torre Mercês
A Torre Mercês, também conhecida como Torre Panorâmica, oferece uma das melhores vistas da cidade de Curitiba.
Com 109,5 metros de altura, esta torre de telefonia transformada em mirante permite que os visitantes vejam até 360 graus da cidade, abrangendo desde o centro até os parques e serras ao redor.
Além de ser um excelente ponto para fotografias, a Torre Mercês possui um mapa de orientação que ajuda a identificar os principais pontos da cidade vistas de cima, o que torna o passeio educativo e inspirador para todos os públicos.
Rua das Flores (calçadão da Rua XV)
A Rua das Flores, conhecida popularmente como Calçadão da Rua XV de Novembro, construído em 1970, é o primeiro calçadão do Brasil e um dos principais pontos de encontro em Curitiba.
O espaço reservado única exclusivamente para pedestres, é rodeado por prédios comerciais históricos, além de lojas, cafés, bares, restaurantes, livrarias e diversos artistas de rua, que adicionam um toque cultural único com performances ao vivo e artesanato local.
O que fazer em Curitiba: Melhores restaurantes
Não bastando ser uma cidade encantadora, Curitiba ainda é um polo gastronômico que atende a todos os gostos e preferências, desde pratos locais tradicionais até experiências culinárias internacionais sofisticadas.
Aqui estão alguns dos restaurantes mais recomendados da região:
- Afonso’s
- Batel Grill Churrascaria
- The Ox Room Steakhouse
- Terrazza 40
- Restaurante Madalosso
- Bar do Alemão
Nossa lista leva em conta as avaliações do Tripadvisor. Para saber mais informações, acesse.
Por fim, se a sua intenção é visitar uma cidade que tem história para contar, belas paisagens naturais para apreciar e uma vida noturna ativa, Curitiba é o lugar certo.
Mas, espera! Antes de reservar o seu hotel e planejar a data da sua viagem, lembre-se de dar uma olhada no nosso guia de como conseguir passagens aéreas em promoção relâmpago, afinal, economizar nunca é uma má ideia.