Pular para o conteúdo

O que fazer em Poços de Caldas MG: estâncias hidrominerais, passeios, compras e esportes radicais

Há tempos Poços de Caldas inspira turistas de todas as idades, seja para uma viagem romântica a dois, diversão em famílias, a negócios, a trabalho ou para a práticas de esportes radicais.

Anúncios

Para todos os objetivos tem uma lista bem diversificada sobre o que fazer em Poços de Caldas. Poços de Caldas também se destaca por sua geografia peculiar, pois está localizada em uma caldeira vulcânica, cercada pela Serra de São Domingos.

A caldeira é uma depressão circular formada pelo colapso de um vulcão, mas não há risco de erupção ou atividade vulcânica na região.

A cidade surgiu a partir da descoberta dessas fontes e nascentes com propriedades químicas raras e terapêuticas, no século XVIII, por um naturalista francês chamado August Saint’Hilaire.

Anúncios

As fontes termais de águas são uns dos maiores pontos turísticos de Poços de Caldas. A formação geológica contribui para a existência das águas termais e para a beleza natural da cidade.

Ao longo dos anos, Poços de Caldas se tornou uma referência do turismo na região, oferecendo diversas atrações culturais, históricas, gastronômicas e naturais.

A cidade também recebeu muitos imigrantes italianos, que trouxeram novos hábitos e costumes para a população. Tem excelente infraestrutura você vai encontrar excelentes hotéis em Poços de Caldas, restaurantes, cafés, casas noturnas, balneários e comércio diversificado.

Anúncios

Esta pacata cidade mineira um dia foi reduto de grandes cassinos e com a proibição do funcionamento destes, Poços de Caldas ampliou o seu leque de atrações turísticas.

Hoje é o destino preferido de casais em lua de mel, famílias em busca de descanso e segurança para divertir as crianças, ecoturistas e praticantes de voo livre.

Leia também:

O-que-fazer-em-Pocos-de-Caldas-MG
Poços de Caldas – MG

Sumário do Post

  1. Onde fica Poços de Caldas
  2. Como chegar
  3. Quando visitar Poços de Caldas
  4. Principais atrações turísticas de Poços de Caldas
  5. Thermas Antônio Carlos
  6. Balneário Dr. Mário Mourão
  7. Fonte dos Amores
  8. Cristo Redentor
  9. Parque Temático Walter World
  10. Cachoeira Véu das Noivas
  11. Cascata das Antas
  12. Parque Municipal Antônio Molinari
  13. Represa Bortolan
  14. Zoo das Aves
  15. Voos de Paraglider – Serra de São Domingos
  16. Parque José Affonso Junqueira
  17. Museu Histórico e Geográfico
  18. Teleférico
  19. Onde comer

Onde fica Poços de Caldas

Localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, na divisa com São Paulo, na mesorregião do Sul e Sudoeste do estado, a 447.3 km de Belo Horizonte e a 190.1 km da Cidade de Campinas – SP.

O que fazer em Poços de Caldas MG: como chegar

De avião

O aeroporto mais perto de Poços de Caldas é Aeroporto Regional de Varginha – MG, a 150.5 km, Aeroporto de Viracopos – Campinas a 190 km e o Aeroporto de Ribeirão Preto – SP a 203 km.

De ônibus

Partindo de Belo Horizonte tem linha regular que parte da rodoviária e o aplicativo Buser também organiza viagens. Partindo de São Paulo, a Viação Santa Cruz e a Viação Cometa partem da rodoviária Tietê em vários horários.

Place-Hotel-Pocos-de-Caldas-MG
Palace Hotel – Poços de Caldas – MG

Quando visitar Poços de Caldas

Por ser uma cidade serrana, a 1.186 metros de altitude, o clima é muito frio no inverno, ameno no verão e as chuvas são imprevisíveis, podem acontecer a qualquer hora e estação. Há praticamente 2 estações: verão e inverno.

O inverno é rigoroso, para quem curti uma viagem romântica, a elegância das vestes de inverno, ficar juntinho ao pé de uma lareira, um bom vinho, um delicioso fondue, a melhor época é de maio a final de agosto.

No verão é bem quente, mas a brisa das montanhas ameniza a temperatura. Para quem tem o objetivo de praticar esportes radicais de dependem de tempo firme, é bom consultar a previsão do tempo.

Principais pontos turísticos de Poços de Caldas MG

A cidade tem muito a oferecer, o difícil é escolher o que fazer em Poços de Caldas, por onde começar, já que a cidade oferece tantas opções de passeios, ecoturismo, prática de esportes e lazer.

1. Thermas Antônio Carlos

As Thermas Antônio Carlos, hoje transformadas num requintado Spa, datam 1931. O prédio é patrimônio histórico, decorado com extrema beleza e requinte, vitrais maravilhosos, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas.

O luxuoso Spa oferece os mais variados tratamentos terapêuticos e estéticos como banhos termais, terapias holísticas, yoga, saunas, duchas, tratamentos faciais, corporais, vários tipos de massagens, tratamentos com medicina oriental, serviços de salão de beleza e hidroginástica.

Dê esse presente pra você mesma. Foi a primeira estância termal do brasil a oferecer tratamentos utilizando águas termais.

Vale a pena a visita, não só pelo Spa, mas pela beleza das artes empregadas no prédio. Funciona diariamente das 9 às 19:20 horas. O endereço é Rua Junqueira, s/n – Centro, Poços de Caldas. Telefone: (35) 3721-7731.

Thermas-Antonio-Carlos-Pocos-de-Caldas-MG
Thermas Antônio Carlos – Poços de Caldas – MG

2. Balneário Dr. Mário Mourão

É uma das Thermas mais antigas do Brasil, fundada em 1896. Lugar histórico, com exposição de peças de museu no segundo piso.

Oferece vários tipos de banhos de imersão como, banho de argila, banhos aromáticos, banho pérola, tratamentos faciais, massagens com pedras quentes, drenagem linfática e massagens relaxantes.

Os banhos têm ações terapêuticas sedativas, vasodilatadoras, analgésicas e relaxantes. É imperdoável visitar a cidade e não tomar pelo menos um banho termal que é um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas.

Os preços são bem atrativos e os moradores pagam 50% a menos, bastando comprovar ser morador da cidade. Lembre de levar a sua toalha, o estabelecimento cobra pelo aluguel delas e dinheiro em espécie, não aceitam cartão e nem pix.

O Balneário Dr. Mário Mourão fica na praça dos Macacos no centro da cidade. Precisa agendar com antecedência pelo telefone 35 3697-2316.

Balneario-Dr-Mario-Mourao-Pocos-de-Caldas-MG
Balneário Dr. Mário Mourão – Poços de Caldas – MG

3. Fonte dos Amores

A Fonte dos Amores é um espaço romântico, maravilhoso, muito procurado pelos turistas para fazer fotos ao lado da linda estátua que contrasta com a paisagem.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Ao lado passa uma linda cachoeira! Tem uma estrutura com quiosque, banheiro e estacionamento. É um dos pontos turísticos de Poços de Caldas mais acessíveis.

A estátua é a representação de uma lenda de um casal que se encontrava às escondidas, por causa de divergências políticas das famílias, tipo Romeu e Julieta.

Um belo dia se atiraram do alto da rocha e foram cobertos pelas águas, daí vem o nome Fonte dos Amores. Também reza a lenda que quem bebe da água da fonte, jamais ficará solteiro. Será? Não custa tentar.

O monumento é um lindíssima estátua de 2 jovens nus, esculpida em mármore pelo escultor italiano ‘Giulio Starace’ que representa uma história de amor com diversas versões.

Mas o que mais diverte os turistas, principalmente as crianças, são os atrevidos macaquinhos que moram na mata próxima e que pegam comida na mão dos turistas.

Eles são bem ousados e sobem no ombro das pessoas, que se não ficarem espertas, os macaquinhos não esperam pela doação, eles tomam das suas mãos, também tem os quatis, sempre famintos, à procura de comida.

Fonte-dos-Amores-Pocos-de-Caldas-MG
Fonte dos Amores – Poços de Caldas – MG

4. Cristo Redentor

É um monumento muito comum nas cidades de qualquer estado, mas alguns são mais atrativos, como a estátua do Cristo e Poços de Caldas.

Situada no cume da Serra São Domingos a 1,686 metros de altura, mede no total 30 metros, é o 4º maior do Brasil. Oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade e das montanhas.

Próximo tem uma rampa para fazer saltos de asa delta. Tem um restaurante pequeno, banheiros e estacionamento.

Uma maneira divertida de chegar até o monumento e subir pela trilha a partir da Fonte dos Amores, é tão bonita que alivia o cansaço. Tem a opção de subir de carro pela estrada, de bicicleta e de teleférico.

É um passeio imperdível principalmente no final da tarde para assistir o espetáculo do pôr do sol. A paisagem deslumbrante compensa qualquer esforço, é mais uma aventura para colocar na lista do que fazer em Poços de Caldas.

Se for de carro, teste os freios, a subida é bem íngreme e na descida pode precisar de bons freios. Pra descer prefira passar pela estrada, a trilha por ser muito íngreme pode provocar quedas.

Não se esqueça de levar água, usar repelente e filtro solar para uma subida mais segura. Optamos por uma subida menos cansativa e divertida, fomos de teleférico, que além de uma vista aérea maravilhosa, é bem mais fácil.

Cristo-Redentor-Pocos-de-Caldas-MG
Estátua do Cristo Redentor de Poços de Caldas – MG

5. Parque Temático Walter World

O Parque Walter World fica no mesmo local e faz parte do Thermas Resort Walter World, mas é aberto ao público. Fica na Avenida Vereador Edmundo Cardillo, n. 3131, Poços de Caldas MG. Telefone (35) 3722-2220.

Se você está procurando o que fazer em Poços de Caldas, com crianças, não pode deixar de conhecer o Parque Walter World, um dos mais famosos pontos turísticos de Poços de Caldas.

O parque tem mais de 150 mil m² de área, com 25 atrações divididas em brinquedos radicais, infantis e aquáticos. O parque também conta com um bosque, um zoológico, um restaurante, saunas e muita área verde.

Crianças e adultos vão amar passear de trenzinho pelo parque. Conta com roda gigante, uma montanha-russa de tirar o fôlego para para os corajosos, barco pirata, castelo encantado dentre outras atrações.

O museu militar também faz parte das atrações com acervo de vários carros do exército da segunda de guerra mundial, tanques de guerra, viaturas blindadas, armas, uniformes e documentos originais assinados por Juscelino Kubistchek.

Parque-Tematico-Walter-World-Pocos-de-Caldas-MG
Parque Temático Walter World – Poços de Caldas – MG

6. Cachoeira Véu das Noivas

Localizada no Ribeirão das Antas, dentro do complexo turístico Véu da Noivas. É é formada por três quedas d’água, composta por mata ciliar e rochas.

É um dos pontos turísticos de Poços de Caldas, mais requisitados. Afinal que é que não fica extasiado diante da beleza de uma cachoeira. 

A vantagem é que esta cachoeira tem fácil acesso, apesar de não ser tão central. Fica numa das entradas dos poços. São 3 quedas d’água espetaculares! A mais alta tem 10 metros de altura e tem uma fauna e flora riquíssima.

No local tem boa infraestrutura, com estacionamento, banheiros, várias barracas, boa comida, artesanato com peças lindíssimas e souvenires, roupas de malha maravilhosas, artigos para presente e decoração, se você gosta de fontes de pedra, vai poder escolher peças incríveis, uma verdadeira feira a céu aberto.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Do mirante você vai apreciar toda a beleza da cachoeira e fazer fotos memoráveis. Você pode descer pelo caminho de pedra até o poço, mas a cachoeira é apenas para contemplação, não é permitido o banho.

A entrada é gratuita. Eu comprei um monte de miniaturas de cristal murano, multicoloridas, as peças são lindas. Um excelente passeio que não pode faltar no seu roteiro sobre o que fazer em Poços de Caldas.

Outra divertida atração do local é um charmoso trenzinho que percorre todo o complexo do parque. As crianças são as que mais adoram, mas os adultos também apreciam.

Nos finais de semana e feriados fica bem cheio, principalmente de turistas paulistas. Endereço: Avenida João Pinheiro – Parque Véu das Noivas, Poços de Caldas. Funciona das 7:30 às 17:30 horas. Telefone: (35) 3697-2300

Cachoeira-Veu-das-Noivas-Pocos-de-Caldas-MG
Cachoeira Véu das Noivas – Poços de Caldas

7. Cascata das Antas

Este espetáculo da natureza é um dos melhores passeios para colocar no roteiro do que fazer em Poços de Caldas. A paisagem é magnífica, são várias quedas d’água com potencial para gerar energia elétrica.

Inclusive Poços de Caldas foi uma das primeiras cidades do Brasil a gerar a própria energia através da Empresa Força e Luz.

A cascata das Antas, é formada a partir do Rio das Antas, que segue por Poços de Caldas a partir da cidade vizinha de Andradas.

Esse rio é represado na Represa do Bortolan e se encontra com o Ribeirão de Poços para formar a Cascata das Antas e a Cachoeira Véu das Noivas.

Os 2 passeios podem ser feitos no mesmo dia. Vale muito a pena caminhar pela área através das passarelas, admirar a natureza e conhecer as ruínas da primeira hidrelétrica da cidade, criada em 1898.

Cascata-das-Antas-Pocos-de-Caldas-MG
ascata das Antas – Poços de Caldas – MG

A quantidade de água que desce é impressionante, mas é proibido nadar. As quedas d’água têm mais de 50 metros de altura serpenteando por entre pedras e pela mata, mais abaixo forma a Cascata das Andorinhas onde se forma um enorme tanque e segue entre cânions.

As capivaras passeiam tranquilas pelo complexo e você poderá ver várias delas, antas mesmo eu não vi nenhuma.

No local tem estrutura de bar, comida e artesanato, pode ser acessado de carro, charrete e ônibus que funcionam diariamente de 8 às 17:30 horas.

Mas não pense que acabou, Poços de Caldas tem uma extensa bacia hídrica com muitas cachoeiras, contratando um guia local, você poderá conhecer muitas delas. Endereço: Rua Sílvio Monteiro dos Santos, Vale das Antas. Telefone 35 3697-2300.

Cascata-das-Antas-Pocos-de-Caldas-MG
Cascata das Antas – Poços de Caldas – MG

8. Parque Municipal Antônio Molinari

Fica ao lado do Country Club, na Avenida João Pinheiro, s/n. Telefone: 35 3697-2326. É um lindo parque com muita área verde e espaço de lazer.

Tem quadras esportivas, campo de futebol, pista de caminhada e corrida, pista de bicicross, pista de skate, parquinho infantil de madeira rústica e lago artificial.

Tem estrutura de quiosques, banheiro e aparelhos para ginástica ao ar livre. Muito bem cuidado, o parque é ideal para atividades físicas ao ar livre e passeios com a família. A entrada é gratuita, funciona diariamente das 6 às 21 horas.

9. Represa Bortolan

A Represa Bortolan fica logo na entrada da cidade, podendo ser avistada mesmo antes da chegada, é o primeiro ponto turístico que pode ser visto por quem vem de São Paulo passando por Águas da Prata.

É um cenário espetacular, uma amostra do que o turista vai apreciar na cidade, uma das principais atrações de Poços de Caldas, um autêntico cartão postal da cidade.

A represa, que é formada pelo Rio das Antas, fornece energia elétrica para a cidade. No seu entorno tem toda uma estrutura para turistas com restaurantes, bares, lanchonetes e até clubes.

É um dos melhores programas para constar na sua lista do que fazer em Poços de Caldas, as crianças vão amar passear de pedalinho e os adultos podem aproveitar os passeios de caiaque, jet-ski, lancha e pesca esportiva.

Os equipamentos podem ser alugados no local. Os restaurantes em torno da represa são espetaculares e estão sempre cheios.

Boa parte da margem está ocupada com condomínios, pousadas e clube. De carro o acesso é feito pela rodovia José Aurélio Vilela, Km 8, ou de ônibus pela linha urbana Bortolan.

Represa-Bartolan-Pocos-de-Caldas-MG
Represa Bortolan – Poços de Caldas – MG

10. Zoo das Aves – Poços de Caldas

O Zoo das Aves é um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas. Visitar o zoológico é uma experiência única que permite conhecer e aprender sobre algumas das aves mais exóticas do mundo.

Se você quiser saber mais sobre pássaros, este é o lugar mais indicado. Apesar do nome de Zoo das Aves, o espaço abriga outros animais como jabutis, cervos, veados catingueiros e muitos outros.

É como imergir na mata atlântica, na Amazônia e no Pantanal. São quase 2.000 espécies de aves, pássaros e 200 espécies de outros animais.

Considerado o maior zoológico de aves do Brasil. O lugar é lindo, muito bem cuidado, gostoso para um passeio em família e grupos de amigos.

Zoo-das-Aves-Pocos-de-Caldas-MG
Zoo das Aves – Poços de Caldas – MG

Você poderá vivenciar a experiência de entrar dentro dos viveiros e caminhar ao lado e apreciar de perto aves como flamingo, emas, araras, pavões e urubu rei.

As aves são muito bem cuidadas e vivem num ambiente que simula o seu habitat natural. O Zoológico é um projeto de turismo de educação ambiental, de resgate e preservação das espécies ameaçadas de extinção.

Tem boa infraestrutura de quiosques, banheiros, cafeteria, estacionamento para carros, vans e ônibus para o atendimento aos visitantes.

Não é necessário agendamento prévio para visitas aos espaços da Zoobotânica. Funciona todos 0s dias das 9 às 17 horas . O ingresso custa R$40,00 inteira e R$20,00 meia entrada, em 12/2022.

Zoo-das-Aves-Pocos-de-Caldas-MG
Zoo das Aves – Poços de Caldas – MG

11. Voos de Paraglider – Serra de São Domingos

O voo de paraglider sem dúvida é a maior aventura é uma das principais atrações de Poços de Caldas. O esporte é para quem tem coragem e dinheiro para bancar o voo, que pode ser pago dividindo o valor no cartão de crédito.

A realização do voo se dá de acordo com as condições do tempo, dura até 20 minutos. O preço é o mesmo para qualquer operador que você contratar.

Você pode filmar o passeio usando seus próprios recursos ou alugar uma GoPro com o operador pagando além do aluguel o valor do cartão de memória com as suas fotos e filmagens.

Mesmo que sua intenção não seja voar, visitar a Serra de São Domingos, que é o ponto de decolagem dos voos, é um passeio imperdível.

Na área tem uma lanchonete para pequenos lanches, se sua intenção for ficar por um tempo mais prolongado, leve água e lanches.

A Rampa de voo livre fica na Chácara Santa Bárbara em Poços de Caldas, o clube responsável é o Clube Poços de Caldense de Voo Livre – CPVL. Telefone: (35) 721-2955.

Também na Serra de São Domingos ficam as curiosas pedras sobrepostas, erodidas pela ação do tempo que formam um belo conjunto. No local é possível alugar cavalos para passeios, comprar água, alimentos e lembrancinhas.

Voo-de-paraglider-Pocos-de-Caldas-MG
Voo de paraglider em Poços de Caldas – MG

12. Parque José Affonso Junqueira

O Parque fica no centro da cidade é muito bem cuidado, seguro, mais uma das principais atrações turísticas de Poços de Caldas, um belo espaço verde no meio do centro urbano. O parque não tem grades, é espaço aberto ao alcance de todos.

Os moradores e visitantes utilizam o espaço para fazer exercícios, passear com os filhos e com os pets, se sentar para um bate bate papo nos vários bancos espalhados pelo parque, ou qualquer outra atividade ao ar livre.

É bastante arborizado, tem uma belíssima fonte e grande número de pássaros. É um dos pontos turísticos de Poços de Caldas que merece a sua visita, vale a pena passar algumas horas no local.

13. Teleférico de Poços de Caldas

O teleférico de Poços de Caldas, também conhecido como bondinho, é de origem alemã, foi um dos primeiros instalados no Brasil. Tem 1.500 metros de extensão e cerca de 20 metros de altura e está a cerca de 1.700 metros acima do nível do mar.

Depois de 4 anos parado para manutenção, o teleférico de Poços de caldas foi reaberto ao público no dia 1ª de abril de 2023. Tem 30 cabines com capacidade para 4 pessoas.

O Teleférico funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. O valor do ingresso é de R$ 60,00 por pessoa e R$30,00 para moradores que comprovem a residência na cidade.

Aceita todas as formas de pagamento. Lá de cima a vista da cidade e da região é deslumbrante e emocionante! Com certeza não pode faltar na sua lista sobre o que fazer em Poços de Caldas.

Teleferico-de-Pocos-de-Caldas-MG
Teleférico de Poços de Caldas – MG

14. Museu Histórico e Geográfico

O Museu Histórico e Geográfico é uma das principais atrações turísticas de Poços Caldas. Fica no centro da cidade.

Possui um variado acervo de peças históricas dos séculos XVIII e XIX, como mobiliário, objetos de uso pessoal e uma vasta coleção de rochas vulcânicas, minérios e minerais próprios da região.

Tem outra parte que exibe fotos de personalidades marcantes da história de Minas Gerais e do Brasil. O espaço é muito interessante principalmente para quem aprecia história, imaginação voa longe.

Muito bom aprender e relembrar diversas passagens da nossa histórias e da nossa cultura. Também é um dos pontos turísticos de Poços de Caldas para o seu roteiro. A entrada é gratuita.

Onde comer em Poços de Caldas

Quem conhece a culinária mineira sabe que é boa em qualquer cidade de Minas. Não resta dúvida de que no seu roteiro sobre o que fazer em Poços de Caldas, não vai faltar um tour gastronômico.

A cidade investe muito na qualidade da comida e no atendimento aos turistas. Na temporada que passamos na cidade experimentamos vários restaurantes desde os mais rústicos, econômicos aos mais sofisticados.

Eu tenho preferência pelos mais rústicos, com exposição dos pratos no fogão de lenha, além da comida ser mais gostosa, também custa menos. Veja abaixo a nossa lista de restaurantes.

  • Bar e Restaurante do Júnior. Avenida João Pinheiro, n. 1387 e Rua Assis Figueiredo, 580. Telefone 35 3714 3311 Serve porções, comida brasileira com opções vegetarianas. Muito bom. $
  • Brazco Chopp Bar. R. 15 de Novembro, n. 165. Telefone 35 9757-4195. Serve comida sul-americana, brasileira e massas. $
  • La Rocita. Rua Correia Neto, n. 456, Centro. Telefone 35 3715-2697. Serve comida mexicana e japonesa Sushi.
  • Hotel Fazenda Poços de Caldas. Avenida Geraldo Martins Costa, s/n – Zona Rural, Poços de Caldas Telefone 35 2101-4100. Autentica comida da roça, um dos melhores da cidade. $$ $$$
  • Ollivia Gastronomia.  Avenida João Pinheiro, n. 1135. Telefone 35 3712-8077. Serve comida italiana, brasileira e europeia. $$ $$$
  • Pizza na Roça. Rua Corrêa Neto, n. 473. Telefone 35 3714-7202. Serve comida brasileira e pizzas, com opções vegetarianas. $$ $$$
  • Recanto da Tilápia.  Rua Assis Figueiredo, n. 336, Centro. Telefone 35 3712-3629. Serve peixes, frutos do mar e comida brasileira. Incrível. $$ $$$
  • Armazém da Vila. Avenida Champagnat, n. 1340. Telefone 35 98836-4976. Serve comida brasileira, contemporânea e internacional. Maravilhoso. $$ $$$
  • Bigodera Chopp Bar. Rua Assis Figueiredo, n. 1241, Centro. Telefone 35 37701-706. Serve comida brasileira. O bar está sempre cheio. local muito animado. $$ $$$.
Restaurante-em-Pocos-de-Caldas-MG
Restaurante Ollivia – Poços de Caldas – MG

Se você está animado para conhecer Poços de Caldas, não perca mais tempo e se precisar de hospedagem consulte o Booking aqui. Os preços são os melhores que encontrei em Cidades turísticas de Minas Gerais.

 Outros assuntos sobre Minas Gerais que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

8 comentários em “O que fazer em Poços de Caldas MG: estâncias hidrominerais, passeios, compras e esportes radicais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *