Pular para o conteúdo

O que fazer em Pomerode – SC: turismo, cultura e gastronomia na cidade mais alemã do Brasil

Anúncios

Saiba o que fazer em Pomerode – SC, belíssima cidade do estado de Santa Catarina, faz parte do Vale do Itajaí ou Vale Europeu, a 30 km de Blumenau.

O Vale do Itajaí é uma região localizada no centro do estado e abrange vários municípios, entre eles a cidade de Pomerode. A cidade é conhecida por sua arquitetura, cultura e gastronomia típicas alemãs.

Foi fundada em 1863 por imigrantes pomeranos, que vieram da região da Pomerânia, que chegaram à região em busca de terras para cultivar.

A arquitetura de Pomerode é um dos seus principais atrativos. As casas da cidade são construídas no estilo enxaimel, uma técnica de construção típica da Alemanha.

O-que-fazer-em-Pomerode-SC-Festa-Pomerana
Desfile Festa Pomerana – Pomerode – SC

As casas enxaimel são construídas com encaixes de vigas de madeira e preenchidas com pedras, tijolinho a vista ou taipa, e são caracterizadas por sua estrutura de vigas aparentes.

Anúncios

Os imigrantes trouxeram consigo suas tradições e cultura, que são preservadas até hoje. A gastronomia é outro destaque da cidade.

Oferece uma variedade de pratos típicos alemães, como o chucrute, o joelho de porco e o strudel, salsichas, eisbein, marreco recheado, cucas, tortas e chocolates.

Pomerode tem uma excelente estrutura voltada ao turismo com excelentes hotéis e pousadas.

O-que-fazer-em-Pomerode-SC
Pomerode – SC

Leia também:

Sumário do post

Como chegar em Pomerode – SC
Quando visitar Pomerode – SC
Como se locomover em Pomerode – SC
Como é a vida em Pomerode – SC?
O que fazer em Pomerode: Principais atrações
Rota dos museus
Principais eventos
Onde comer em Pomerode – SC
O que fazer à noite em Pomerode – SC

Como chegar em Pomerode – SC

De avião. O aeroporto mais perto de Pomerode é o Aeroporto Internacional de Navegantes, localizado na cidade de Navegantes, a cerca de 75 km de Pomerode.

De carro. Para chegar à cidade você pode alugar um carro online ou no aeroporto. A partir da cidade de Navegantes seguir a BR-470 sentido Blumenau e depois acessar a SC-421 até Pomerode.

Para que vem do Nordeste a BR 101 é a melhor opção. Você também pode usar o Google Maps para planejar a sua rota e ver outras alternativas

De ônibus. Para quem vem do sudeste o melhor é pegar o ônibus para São Bernardo do Campo em SP e em seguida outro ônibus até Pomerode.

Se você está em Curitiba, você pode pegar um ônibus da empresa Ouro e Prata que sai da rodoviária de Curitiba e vai direto para Pomerode. A viagem dura cerca de 4h 30 minutos.

Se você está em Blumenau, você pode pegar um ônibus da empresa Rainha que sai do terminal aterro e vai para Pomerode. A viagem dura cerca de 30 minutos.

Se você está em São Paulo, você pode pegar um voo para Navegantes e depois um ônibus da empresa Catarinense que sai do aeroporto e vai para Pomerode. A viagem dura cerca de 4h 45 minutos.

Se você esta em Belo Horizonte ou em qualquer capital do sudeste, o ideal é pegar o ônibus para São Bernardo do Campo – SP e pegar o ônibus para Pomerode na rodoviária.

Portal-turistico-de-Pomerode-SC
Portal turístico de Pomerode – SC

Quando visitar Pomerode – SC

Você pode visitar Pomerode em qualquer época do ano, mas há alguns períodos que se destacam pelas festas e eventos típicos.

Em janeiro, acontece a Festa Pomerana, uma celebração da tradição, da música, da comida e do chope alemães. Na Páscoa, a cidade se enfeita com cores e casquinhas de ovos para a Osterfest, a maior festa de Páscoa do Brasil.

No inverno, você pode aproveitar as delícias da gastronomia alemã, como o marreco recheado, o eisbein e o apfelstrudel. Em outubro, a cidade se integra à Oktoberfest de Blumenau, que fica a apenas 30 km de distância.

Como se locomover em Pomerode – SC

De carro próprio ou alugado pela RentCars facilita bastante os passeios, a cidade é pequena e conta com uma oferta pequena de transporte por aplicativo como Uber e 99.

Como é a vida em Pomerode – SC?

A vida em Pomerode é tranquila, segura e acolhedora. A cidade é pequena, com cerca de 34 mil habitantes, e oferece uma boa qualidade de vida.

Os moradores são simpáticos e orgulhosos das suas tradições, que se manifestam em diversos eventos ao longo do ano. Mesmo com muito trabalho estão sempre sorrindo e celebrando a vida.

O IDH é dos melhores do Brasil, baixo índice de desemprego e tem excelente infraestrutura. Além do turismo a economia da cidade se baseia na produção industrial.

O-que-fazer-em-Pomerode-SC

O que fazer em Pomerode: Principais atrações

Pomerode é uma cidade rica em cultura. A cidade abriga uma variedade de eventos e festas tradicionais alemãs. A cidade também abriga uma variedade de atrações turísticas.

Passeio de Pommernzug (trenzinho)

Muitas atrações podem ser visitadas a pé ou você pode contratar um guia com transporte. Uma maneira divertida de conhecer Pomerode é utilizar o Pommernzug.

Criado em 2020 para oferecer um jeito diferente de conhecer a cidade. O Pommernzug é um veículo adaptado com características de um trem, com locomotiva e vagão com capacidade para 54 passageiros sentados.

Tem como objetivo oferecer roteiro com belas paisagens, passando por diversos pontos turísticos e com muita animação e música alemã. Os passeios são realizados todos os finais de semana durante todo o ano.

Rota do Enxaimel: conheça a arquitetura típica alemã

É uma rota turística que passa por várias propriedades rurais que preservam a arquitetura enxaimel. A rota é uma ótima maneira de conhecer a história e a cultura da cidade.

Aproveite para apreciar as belas paisagens, provar a culinária típica alemã e adquirir belíssimos artesanatos produzidos no local.

As paisagens rurais e a simplicidade local dão a impressão de que o tempo parou por aqui. Para ter melhor experiência contrate um guia de turismo local, a rota também pode ser feita de bike.

É um excelente passeio que não pode faltar no seu roteiro sobre o que fazer em Pomerode. Para saber mais sobre os atrativos, gastronomia e outros assuntos sobre a rota Enxaimel acesse o site oficial.

O-que-fazer-em-Pomerode-Rota-do-Enxaimel
Rota do Enxaimel – Pomerode – SC

Fazem parte da Rota do Enxaimel:

  • Casa Comercial Weege – “Feira do Produtor”. Local de comercialização de produtos direto do produtor.
  • Casa Siewert. Propriedade rural, tradicional na produção de milho e gado de leite.
  • Igreja Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes. Igreja Luterana e cemitério dos antigos imigrantes. Construção do século XIX
  • Pousada Casa Wachholz. Casa enxaimel, data de 1867, a construção mais antiga do bairro que funciona como pousada. Possui estábulo de vacas e açude para a prática de pesca, para os hóspedes e day use.
  • Curry Wurst Chopperia. Cervejaria que oferece os mais variados tipos de cerveja e pratos típicos da cidade.
  • Multi Doces. Fabrica de doces artesanal, receitas antigas de família.
  • Fábrica de Chocolates – Nugali. Tradicional e a mais famosa fábrica de chocolates da região Sul.
O-que-fazer-em-Pomerode-Rota-do-Enxaimel
Rota do Enxaimel – Pomerode – SC

Cervejaria Schornstein

Para os apreciadores de uma boa cerveja, a Cervejaria Schornstein é parada obrigatória. Você pode fazer um tour pela cervejaria, conhecer o processo de produção.

No final do passeio os visitantes podem degustar vários tipos de cerveja e adquirir os produtos. Se você tiver 18 anos pode acessar o site oficial da Cervejaria Schornstein e conhecer todos os produtos.

Para visitar a fábrica é preciso fazer um agendamento prévio, para comprar os produtos da marca e frequentar o bar oficial Schornstein Kneipe, não é preciso agendar.

Fábrica de Chocolates Nugali

Fica na Rua Testo Alto, n. 4848. Uma fábrica que produz chocolates artesanais de alta qualidade. É um lugar para visitar e aprender tudo sobre chocolate desde o plantio do cacau.

Tudo isso dentro de uma fábrica de verdade, uma experiência interativa, que permite acompanhar os chocolatiers da Nugali em cada etapa de fabricação.

A melhor parte é a degustação do chocolate, e você pode degustar à vontade. O tour termina num cenário espetacular que você pode tirar fotos e recebe-las por e-mail.

A Nugali produz um dos melhores chocolates do mundo, seus chocolates são premiados internacionalmente. O ingresso é pago e dura cerca de 30 minutos.

É um excelente programa para colocar no roteiro sobre o que fazer em Pomerode, para adultos e crianças. Faça um tour virtual completo para conhecer todas as atrações no site oficial e programe o seu passeio.

O-que-fazer-em-Pomerode-Fabrica-de-Chocolates-Nugali
Fábrica de Chocolates Nugali – Pomerode – SC

Vila Encantada

O Parque Vila Encantada, também conhecido como Parque dos Dinossauros, é um parque temático, dedicado às crianças, mas que adultos também podem se divertir.

Fica no centro da cidade, ao lado do zoológico, na rua Hermann Weege, n. 204 e funciona das 9h às 18h. Agora com uma novidade, um aplicativo guia digital inclusivo para que crianças e adultos com deficiência visual.

No aplicativo no celular, o visitante tem informações em libras e audiodescrição de imagens. Use o link para baixar o aplicativo Bora Vila Encantada no Google Play: http://bit.ly/bora-vila-encantada

O lugar é mágico, encantador e educativo, onde risadas de crianças se misturam com rugidos de dinossauros em tamanho real.

Inaugurado em 2013, este parque temático oferece mais de 20 atrações e uma área de lazer e brinquedos de aventura que fazem a alegria das crianças.

Conta com um museu com fósseis reais e um piso interativo. Consulte todas as atrações, informações atualizadas e compre seu ingresso no site oficial.

O-que-fazer-em-Pomerode-Vila-Encantada
Vila Encantada – Pomerode – SC

Alles Park

O Alles Park é um parque temático de entretenimento com atrações diversas na temática alemã, que é característica da região do Vale Europeu.

O parque foi inaugurado em 2022 e é uma das maiores atrações do estado de Santa Catarina. Fica a 85 km de Balneário Camboriú.

Carrossel, Águas Dançantes e Playground, atrações ao ar livre complementam o cenário de uma Vila Germânica, onde você também pode encontrar lojas de artesanato e gastronomia típica.

O parque funciona de quinta a domingo das 11 às 20 horas, os horários podem variar de acordo com as atrações e a temporada.

Para a entrada do parque é cobrado um ingresso, as atrações são pagas à parte, na hora da compra você adquire o passaporte para as atrações específicas que desejar.

Garanto que será um dia inesquecível para toda a família. Você pode conferir as atrações e comprar os ingressos pelo site oficial do parque ou na bilheteria.

Alles-Park-Pomerode
Alles Park – Pomerode – SC

Vila da Neve – Alles Park

A primeira atração de neve de Santa Catarina, onde você pode brincar na neve em temperaturas abaixo de 0ºC, deslizar com boias em um tubing de neve, explorar uma mina abandonada e fazer um boneco de neve.

O tempo de permanência é de 30 minutos. O parque fornece casacos especiais e botas de neve, e não se esqueça de levar gorro e luvas e seguir as instruções para aproveitar a atração.

Se você não tiver gorros e luvas no local tem uma lojinha que vende roupas e acessórios para a entrada na vila. Reforce o vestuário, o frio é congelante. A sensação é incrível, a neve parece real.

A entrada para crianças é a partir de 1 ano de idade e se você quiser frequentar apenas a Vila da Neve, pode comprar o ingresso separadamente.

O-que-fazer-em-Pomerode-Vila-da-Neve
Vila da Neve Alles Park – Pomerode – SC

Confira outras atrações do Alles Park

Kinderzone. O maior parque inflável do Brasil, é só tirar os sapatos e partir para a brincadeira, enfrentar obstáculos, escalar, andar sobre redes, cair e levantar, é muita diversão para adultos e crianças.

Puzzle Room. Um jogo de escape onde você tem que resolver enigmas e desafios para sair de uma sala em um tempo limite.

Karussel. Primeiro e único carrossel totalmente feito de madeira, talhados à mão, onde adultos e crianças podem se divertir.

Bergbau. Apresenta a mineração de forma divertida onde os prêmios minerados ficam com você, são pedras de águas marinha e fosseis.

Karussel-Alles-Park-Pomerode-SC
Karussel – Alles Park – Pomerode – SC

Parque municipal de eventos de Pomerode

O Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canola Teixeira é onde se realizam os principais eventos de Pomerode. O parque, com capacidade para 10.000 pessoas, fica na Avenida 21 de Janeiro, n. 2700, Centro.

No parque de eventos são realizados os principais eventos da cidade, como a Festa Pomerana e o Festival Gastronômico, tem uma área de mais de 140.00 m².

Conta com um Pavilhão Principal, um Pavilhão Cultural, um ginásio de esportes, parquinho infantil, áreas de alimentação, uma construção enxaimel.

Há também trilha para caminhada, uma lagoa, pista de skate, pista de atletismo, banheiros e amplo estacionamento. É um ótimo lugar para fotos, com o letreiro de Pomerode. Funciona diariamente das 6h às 22 horas.

Complexo-de-esporte-e-Lazer-Francisco-Canola-Teixeira
Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canola Teixeira – Pomerode – SC

Zoo Pomerode Bio Parque

O zoológico mais antigo da região Sul, fica na rua Hermann Weege, n. 180 no centro da cidade. Inaugurado em 1932, abriga mais de 1.000 animais entre mamíferos, aves e répteis.

A maioria dos animais abrigados no Bioparque Zoo Pomerode são animais resgatados que chegam através da Polícia Militar Ambiental, IBAMA e outros órgãos ambientais.

A maioria sofreu algum acidente como atropelamento ou choque na rede elétrica, filhotes órfãos, animais apreendidos por maus tratos ou tráfico de animais.

Infelizmente não podem ser devolvidos à natureza por não conseguirem sobreviver sozinhos. Cerca de 77% dos animais que vivem no Zoo são de resgate.

Os ingressos podem ser adquiridos online pelo site oficial. Funciona diariamente das 8 às 18 horas. Você pode levar seu pet.

Zoo-Pomerode-Bio-Parque
Zoo Pomerode Bio Parque

Rota dos museus

Pomerode é uma cidade que preza muito pela sua história e por isso abriga vários museus para preservar seu passado e deixar seu legado para as futuras gerações. Os principais museus são:

Museu do Automóvel. Rua Hermann Weege, n. 544, Centro.
Museu do Brinquedo. Rua Hermann Weege, n. 544, Centro.
Museu Casa do Imigrante Carl Weege. Rua Vidal Ferreira, n. 1032 .
Museu do Marceneiro. Rua Alfredo Hoge, n. 525, Centro.
Museu Pomerano. Rua Hermann Weege, n. 111, Centro.
Museu Casa do Escultor. Rua XV de Novembro, n. 79, Centro.
Memorial Arthur Schmidt (Museu da Porcelana). Rua Luiz Abry, n. 848, Centro.
Parque Cultural e Exposição Permanente. Rua Ribeirão Herdt, n. 1830.

Museu-Casa-do-Imigrante-Carl-Weege-Pomerode-SC
Museu Casa do Imigrante Carl Weege – Pomerode – SC

Museu Mundo dos Brinquedos

O Museu do Brinquedo fica localizado na Rua Hermann Weege, 1226, no centro de Pomerode. Tem a maior coleção de brinquedos alemães do Brasil.

O museu foi fundado em 1997 e abriga um acervo de mais de 3.000 brinquedos, que datam do início do século XX até os dias atuais.

O acervo do museu é dividido em várias coleções, que representam diferentes épocas e culturas. A coleção de brinquedos alemães é a mais extensa, e conta com brinquedos de madeira, porcelana, metal e plástico.

Muitos de nós nos recordamos de brinquedos como o Playmobil que era sonho de consumo de muitas crianças e custava caro, da Boneca Mãezinha, Boneca Beijoquinha, Topo Gigio, Autorama e muitos outros.

Museu-do-Brinquedo-Pomerode-SC
Museu do Brinquedo – Pomerode – SC

O local abriga coleções de brinquedos de outros países, como Estados Unidos, Japão e Brasil. Fazer um visita guiada é uma maneira de aprender sobre a história dos brinquedos.

Além do acervo de brinquedos, o museu também oferece uma variedade de atividades educativas e culturais como as oficinas de brinquedos e exposições temporárias.

É uma atração interessante para crianças, e também para adultos que gostam de relembrar a infância. O museu está aberto de segunda a domingo, das 10h às 18h.

O valor do ingresso é de R$ 36,00 para adultos e R$ 18,00 para crianças de 5 a 12 anos. Você pode trazer o seu pet.

Museu-do-Brinquedo-Pomerode-SC
Museu do Brinquedo – Pomerode – SC

Museu do Automóvel

É um dos museus mais visitados. Se você ama carros antigos não perca a oportunidade de conhecer uma coleção de carros antigos, incluindo modelos alemães da década de 45,50, 60 e 70.

Valioso acervo com veículos de 1926 a 1982, nacionais e estrangeiros. São tão bem conservados que parecem ter saído da fábrica recentemente.

Estão expostos exemplares de Cadillac, Mercury, Mustang, Lincoln, Chevrolet, Ford, Corvette, Aero willys, dentre outros, os carros de luxo da época e motos antigas.

Você poderá fazer linda fotos e comprar presentes e lembrancinhas na lojinha. Confira valores e adquira seu ingresso no site oficial.

Museu-do-automovel-Pomerode-SC
Museu do automóvel – Pomerode – SC

Principais eventos em Pomerode – SC

Pomerode é uma cidade que preserva a cultura e as tradições dos imigrantes pomeranos. As festas em Pomerode são o principal atrativo da cidade.

Confira neste site toda a programação de eventos em Pomerode para todo o ano. Alguns dos principais eventos de Pomerode são:

Festa Pomerana – Aniversário da cidade
Festival Gastronômico de Pomerode
Osterfest – Festa da Páscoa
Weihnachtsfest – Festa de Natal de Pomerode

Festa Pomerana – Aniversário da cidade

Uma das principais comemorações típicas de Santa Catarina, em comemoração ao aniversário da cidade. É uma festa típica alemã, com muita música, danças folclóricas, gastronomia, cerveja artesanal e competições culturais.

A festa que acontece sempre no mês de Janeiro, com a abertura oficial às 20h no Parque Municipal de Eventos, na Av. 21 de Janeiro, n. 2700 – Centro. Os ingressos são vendidos no local.

Uma das primeiras festividades criadas para relembrar o passado e valorizar a herança deixada pelos antepassados. É uma festa democrática onde pessoas de todas as idades podem participar.

O evento também conta com a Feira Industrial, Artesanal e Comercial de Pomerode, que expõe produtos das empresas e artesãos da cidade e uma variedade de atrações gastronômicas, com 16 pontos espalhados pelo parque.

Além disso, tem dois restaurantes, um no Pavilhão Principal e outro no Biergarten, e a Casa do Café. O primeiro desfile parte da Igreja Luterana da Paz e trajeto até aos pavilhões do parque.

Ao longo da festa, serão realizados outros sete desfiles, sempre às 19h, nas quartas e sextas-feiras, sábados, domingos. A cervejaria oficial é a Schornstein, que oferece diferentes estilos de chope.

Festa-Pomerana-Pomerode-SC
Festa Pomerana – Aniversário da cidade

Festival Gastronômico

Acontece em julho na Av. 21 de Janeiro, n. 2700 no Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canola Teixeira, Centro.

É uma oportunidade para degustar os pratos típicos da culinária pomerana, como o marreco recheado, o eisbein, o kassler, o spätzle, o strudel e o schmier.

São tantas as variedades que fica difícil de escolher. O festival também oferece opções de comidas especiais como vegetariana, vegana e sem glúten.

Osterfest – Festa da Páscoa

Festa de Páscoa de Pomerode, uma festa de tradições e costumes germânicos como a pintura de cascas de ovos de galinha. Acontece de fevereiro a abril e é a maior festa de Páscoa do Brasil.

A festa cultiva tradições preservadas há mais de 150 anos pelas famílias de Pomerode, como o trabalho artesanal em madeira, a pintura de ovos e a montagem da Osterbaum, a árvore de Páscoa.

A festa possui o maior ovo e a maior árvore de Páscoa do mundo, ambos reconhecidos pelo Guinness World Records. Se você gosta de chocolate vai deitar e rolar até enjoar.

Osterfest-Festa-da-Pascoa-Pomerode-SC
Osterfest – Festa da Páscoa – Pomerode – SC

Weihnachtsfest – Festa de Natal

A Weihnachtsfest é uma festa de Natal que celebra os costumes e as tradições dos imigrantes pomeranos. A festa acontece de 23 de novembro a 23 de dezembro, sempre de quinta a domingo, no Centro Cultural de Pomerode.

A Weihnachtsfest oferece diversas atrações para todas as idades, como a Casa do Papai Noel, a Casa da Oma, o Advento de Natal, shows musicais, apresentações culturais.

Também tem feira de artesanato, praça de alimentação e claro, a presença do Papai Noel. É uma atração imperdível para vivenciar a magia do Natal em meio ao clima germânico.

Além dessas, Pomerode também realiza outras festas, como:
Festa Junina
Encontro de Carros Antigos
Exposição de Orquídeas
Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel
Pomerlamm Fest – Festa do Borrego (ovelhas).
Schornstein Festival

Confira todos os eventos neste site

Festa-de-Natal-em-Pomerode-SC
Festa de Natal em Pomerode – SC

Oktoberfest

É uma festa que acontece anualmente no mês de outubro em Blumenau, celebra a cultura cervejeira alemã. A festa conta com muita cerveja, comida e música. Não perca essa animada festa, Blumenau é pertinho de Pomerode.

Onde comer em Pomerode – SC

  • Como uma cidade turística, a cidade tem restaurantes por todos os lados, basta escolher que tipo de comida deseja consumir. Veja abaixo alguns dos restaurantes que frequentamos e gostamos.
  • Restaurante Típico Colonial Wunderwald, serve comida alemã e europeia. Rua XV de Novembro, n. 8444
  • Biergarten Pomerânia. Serve comida alemã e muitas variedades de cerveja
    Rua XV De Novembro, n. 367, Centro.
  • Restaurante Siedlertal. Serve comida alemã, europeia e brasileira. Rua Hermann Weege, n. 500 Centro.

Onde comer barato em Pomerode

Bandeja-com-Iguarias-da-culinaria-alema
Iguarias da Culinária Alemã – Pomerode – SC
  • Restaurante Lanchonete Lunge. Serve comida brasileira e internacional. Rua Luiz Abry, n. 187 Centro.
  • Restaurante Schroeder. Serve comida brasileira e sul-americana. Rua Luiz Abry, n. 45 Centro.
  • Choperia E Restaurante Recanto Do Salto. Serve comida alemã, brasileira e sul-americana.
    Rua Frederico Weege, n. 960 Centro.
  • Sabor do Sul Restaurante. Serve comida brasileira. Rua Hermann Weege, n. 409 Anexo 1, Centro.

O que fazer à noite em Pomerode

Passear à noite na cidade é muito divertido, já neste horário os melhores bares, cervejarias e restaurantes estão abertos.

Também é um bom momento para conhecer e passear pelas diversas praças da cidade e algumas lojas de produtos locais no centro.

Esperamos que estas informações sobre o que fazer em Pomerode tornem a sua viagem muito mais proveitosa. A cidade é tudo isso e muito mais e você pode conferir pessoalmente a cultura alemã.

Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *