Pular para o conteúdo

O que fazer em Recife: Lugares incríveis para conhecer

Neste post queremos te mostrar os principais pontos turísticos e o que fazer em Recife. Com certeza se você não conhece, provavelmente já ouviu muitas histórias desta incrível cidade, uma das primeiras cidades fundadas pelos portugueses no litoral brasileiro.

A origem de Recife data de 1537, século XVI, portanto tem uma longa trajetória histórica desde o memorável período colonial do nosso país.

Tem um enorme acervo de objetos e construções da era colonial e da invasão holandesa que marca presença ainda hoje na paisagem de Recife.

Ao contrário da seca do agreste nordestino, Recife tem uma extensa bacia hidrográfica, formada por vários rios  e riachos, além de lagos e açudes interligados por pontes, que lhe conferiu o apelido de Veneza Brasileira.

Tem excelente rede hoteleira, universidades, indústrias de tecnologia, aeroporto internacional dos mais movimentados do país e grande oferta de serviços.                 

Leia também:

Principais pontos turísticos de Recife: o que vale a pena visitar

Pra-todos-verem:Melhores-pontos-turistcos-de-Recife-PE

A maior parte dos pontos turísticos de Recife ficam na parte antiga da cidade e dá perfeitamente para conhecer a pé.

O repertório sobre a cidade é enorme e não tem como descrever todos, mas cuidamos de apontar os principais pontos turísticos de Recife e deixar os outros pra você descobrir na sua próxima viagem.

Por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, Recife além da beleza das praias, carrega muita história e cultura, portanto é um dos pontos turísticos de Pernambuco mais importantes.

A combinação do passado histórico com a modernidade, faz de Recife um destino cultural, paisagístico e ao mesmo tempo divertido.

Se você é uma pessoa em busca de praias e passeios culturais, a capital de Pernambuco é o destino perfeito. Veja as nossas sugestões e saiba o que não pode deixar de conhecer em Recife.

Marco Zero

Pra-todos-verem:Marco-Zero-Recife-PE

O Marco Zero é o principal ponto de partida para conhecer os principais pontos turísticos de Recife. De um lado estão instalados prédios  históricos e do outro lado passa o Rio Capibaribe que atravessa toda a cidade.

O Marco Zero é aquele lugar que você se pergunta: por onde começar? É que no seu entorno tem de tudo, mar, rio, arte, arquitetura, gastronomia, além da beleza da praça. Durante o carnaval se torna palco de grandes atrações e shows, aí a praça fica pequena.

Muitos turistas frequentam os bares e restaurantes que são muito bons, mas à noite, não convém sair da parte central a pé pelos arredores para a sua segurança.

Durante o dia, sem problemas, a praça é um importante centro de comércio e serviços, ficando movimentada o dia todo.

Centro de Artesanato de Pernambuco

Pra-todos-verem:Centro-de-Artesanato-de-Pernambuco-Recife-PE

Quem é que não se encanta pelo artesanato pernambucano? O Centro de Artesanato de Pernambuco – Roberto Lessa é parada obrigatória de todo turista que se presa.

Situado no Armazém 11 do porto do Recife, ao lado do Marco Zero, o local é amplo, bem-organizado e com muita diversidade artesanal com preços para todos os orçamentos.

Funciona em frente à Praça do Marco Zero, tem mais de 25 mil peças à venda, produzidas pelas mãos habilidosas de mais de 1,8 mil artesãos de todas as regiões de Pernambuco.

Tem peças feitas em barro, madeira, couro, palha, algodão, tecido, vidro, metal e outros materiais. É impossível passar por lá e não levar nada, em cada peça está estampada a riqueza cultural e tradição pernambucana.

O artesanato representa ocupação e fonte de renda importante para os artesãos e o turista pode levar para casa uma prova irrefutável que esteve em Recife. Funciona das 8 às 19h de segunda a sábado e aos domingos, das 8 às 16h, com entrada gratuita. 

Rio Capibaribe

Pra-todos-verem:Rio-Capibaribe-Recife-PE

O Rio Capibaribe com sua beleza e inúmeros problemas não deixa de ser um importante marco na paisagem. Não é apenas uma das principais atrações de Recife e da história de Pernambuco, mas também uma importante via de acesso.

Banha o Centro Histórico da cidade, já quase no encontro com o mar. O rio nasce a cerca de 270 km de Recife, no município de Poção, cortando 42 municípios antes de desaguar no mar.

É muito importante para a locomoção para vários lugares e muito bonito para fazer o City Tour Recife/Olinda de catamarã. Na praça do Marco Zero você vai encontrar várias ofertas de passeios pelo rio.

Parque de Esculturas de Brennand

Pra-todos-verem:Parque-de-Esculturas-de-Brennand-Recife-PE

O Parque das Esculturas Francisco Brennand é um museu de arte a céu aberto que foi criado em comemoração aos 500 anos da descoberta do Brasil.

As esculturas que podem ser avistadas de longe e o parque oferece uma vista maravilhosa do Recife antigo. O acesso ao parque pode ser feito de barco a partir do Marco Zero, ou de carro passando pelo bairro Maria Teimosa, onde fica a Praia do Pina.

A melhor forma de chegar é de barco atravessando o rio Capibaribe, são 5 minutos de travessia e custa baratinho.

Entre as principais obras estão tartarugas, ovos, pássaros e a principal escultura, a torre de cristal, inspirada em uma flor descoberta pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx. É um dos principais pontos turísticos de Recife para os apreciadores das obras do artista.

Instituto Ricardo Brennand

Pra-todos-verem:Instituto-Ricardo-Brennand-Recife-PE.jpg

Num mesmo passeio você tem a oportunidade de conhecer o Instituto Ricardo Brennand, Oficina Cerâmica Francisco Brennand e Fundação Gilberto Freyre.

Este passeio tem que constar em qualquer roteiro para conhecer os pontos turísticos de Recife, uma verdadeira aula de arte e cultura.

A Oficina Francisco Brennand é um museu e ateliê do maior ceramista brasileiro. O espaço foi criado pelo artista plástico pernambucano, que dá nome a todo o conjunto.

O lugar é mágico no meio da floresta, cercado de lindas paisagens, em total harmonia com a natureza, só comparável ao Instituto Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais.

A riqueza das obras impressiona, são muitas esculturas distribuídas numa área de uma antiga fazenda, um verdadeiro acervo de cultura e beleza.

Com um guia para te conduzir pelo museu, sua vista será mais proveitosa, podendo conhecer a história de todo o acervo. No local tem restaurante, lanchonete e cafeterias. Você também pode comprar algumas peças produzidas na oficina.

O passeio dura o dia todo. Fica no bairro Várzea, na rua Diogo de Vasconcelos, S/N. Telefone (81) 2011-5466. Preço do ingresso: R$30,00 inteiro e R$15,00 meio em 2022 .

Funciona apenas de terça a sexta-feira. Se estiver sem carro, contrate um taxista para te levar e te buscar, é mais seguro e garantido.

Capela Dourada

Pra-todos-verem:Capela-Dourada-Recife-PE

Considerada a igreja mais bonita da cidade, um dos mais ricos pontos turísticos de Recife, fica dentro do convento e igreja de Santo Antônio, que também mantém o Museu de Artes Sacras.

Todo o conjunto é tombado pelo IPHAN. A Capela é datada do século XVIII, fica na rua do Imperador Pedro II, bairro de Santo Antônio, pertinho da Praça da República.

É muitíssimo valiosa pela quantidade de ouro utilizado nos detalhes de cada peça, uma verdadeira ostentação da riqueza do Brasil colonial.

São tantos os detalhes que a gente fica extasiado diante de tão maravilhosas artes sacras. São madeiras de lei entalhadas, pinturas, sempre com detalhes em ouro.

Vale a pena conhecer, mesmo que não seja religioso, pela arte rara e histórica, e se você aprecia igrejas históricas, aproveite para conhecer a Igreja Nossa Senhora da Neves, a Capela de São Roque e a Capela de Santana que ficam ali por perto.

Forte de São Tiago das Cinco Pontas

Pra-todos-verem:Forte-de-Sao-Tiago-das-Cinco-Pontas-Recife-PE

Quem conhece um pouco da história do Brasil , deve se lembrar que Recife já foi invadida pelos holandeses. A área que foi ocupada corresponde hoje às cidades de Recife e Olinda.

O Forte das Cinco Pontas, que fica no bairro São José, é um dos últimos legados construídos pelos invasores, que foram expulsos pelos portugueses em 1684.

A batalha causou danos ao monumento que foi reconstruído com algumas modificações e hoje tem 4 pontas. Também tombado pelo IPHAN, hoje é sede do Museu de Recife.

Não deixe de conhecer e ouvir os relatos dos guias sobre este que é um dos mais importantes pontos turísticos de Recife, um dos pontos mais relevantes da nossa história. Fica na Praça da Cinco Pontas, s/n, Telefone 81 3134-3750

Palácio do Campo das Princesas

Pra-todos-verem:Palacio-do-Campo-das-Princesas-Recife-PE

Este é um dos principais pontos turísticos de Recife. Construção fascinante, carregada de história, construído no ano de 1841 em estilo neoclássico e ampliado em 1922 em estilo eclético.

Em 1859 foi reformado para hospedar a família de Dom Pedro II e herdou esse nome graças ao jardim onde as filhas do imperador brincavam. O Palácio do Campo das Princesas é a sede do governo de Pernambuco.

Fica no centro de Recife, no bairro de Santo Antônio, na Praça da República ao lado do Palácio da Justiça e do teatro Santa Isabel. Além de ser a sede do governo, também é um dos pontos turísticos de Recife de maior relevância.

Pontos turísticos de Recife – Praias

As praias frequentáveis de Recife são poucas. O mar de Recife tem águas esverdeadas e a orla com muitos coqueiros. A maior preocupação dos banhistas é com os tubarões que costumam frequentar as praias, com toda razão.

Respeitando a sinalização e seguindo algumas regras, não haverá surpresas desagradáveis. Veja o que fazer para evitar ataques de tubarão em qualquer praia do planeta que haja este risco.

  • Respeite a sinalização de perigos nas praias
  • Evite nadar em águas profundas
  • Não entre no mar na maré cheia, principalmente se a água estiver turva
  • Evite entrar no mar ao entardecer, à noite ou cedinho
  • Saia da água se tiver algum ferimento com sangramento
  • Nunca entre em nenhum ambiente aquático que você não pode visualizar o fundo, seja rio, mar, lagoa ou cachoeira.

Na verdade, as melhores praias para se conhecer a partir de Recife e que estão muito perto, ficam na região metropolitana, no litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas.

Cabo de Santo Agostinho, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas, Maragogi e Fernando de Noronha, que não é tão perto, mas o ponto de partida é em Recife. Mas vamos conhecer as praias da cidade que também vale a pena. 

Praia de Boa Viagem

Pra-todos-verem:Praia-da-Boa-Viagem-Recife-PE

É a praia mais famosa da cidade, uma das mais bonitas do estado e um dos mais belos pontos turísticos de Recife.

A praia é linda, cheia de piscinas naturais, cercadas por arrecifes e rasas com água quentinha, onde não há perigo de ataques de tubarão, desde que se respeite as placas de sinalização, dentro dos limites da barreira de corais.

O mar é raso e não tem ondas muito fortes. É um ótimo lugar para apreciar a paisagem, descansar tomando sua bebida preferida em um dos muitos quiosques que ficam na orla. Para quem gosta de praticar esportes, a faixa de areia, com 8 km de extensão, é perfeita.

Praia do Pina

Pra-todos-verem:pontos-turistcos-de-Recife-Praia-do-Pina

Praia do Pina fica ao lado da Avenida Boa Viagem, seguindo o destino marco zero. Fica no bairro de mesmo nome, pouco segura, por haver menos barreiras de arrecifes de coral, os ataques de tubarões são mais frequentes.

É a continuação da Praia da Boa Viagem. É sem dúvida muito bonita, extensa, mar em tons de verde e muitos coqueiros na orla. Mais frequentada por moradores locais. Não tem muita estrutura para turistas na areia, somente na orla.

Para evitar confronto com os tubarões basta respeitar a sinalização e se manter nos limites permitidos. Observe também as regras de segurança, não portar objetos de valor, não andar sozinho a pé, principalmente á noite.

Praia Brasília Teimosa

Pra-todos-verem:Praia-Brasilia-Teimosa-Recife-PE

A Praia de Brasília Teimosa, também conhecida como a Praia do Buraco da Velha, passa pela comunidade do Pina.

É uma área bem turística e muito movimentada. O mar e a praia são espetaculares, mas se você deseja tranquilidade, não é a melhor praia, principalmente no quesito segurança.

Eu só passei de carro para conhecer, mas não me animei a descer, a praia estava superlotada, parecia que a população inteira de Recife estava lá. O risco de ataques de tubarões existe, mas é mais raro.

Praia de Piedade: região metropolitana de Recife

#Pra-todos-verem:Praia-de-Piedade-PE

A Praia de Piedade fica na região metropolitana de Recife em Jaboatão dos Guararapes, é a continuação da Praia de Boa Viagem.

Tem uma faixa de areia larga e extensa, mar agitado com boas ondas para a prática de surf. Ótima estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas e uma igrejinha na beira da praia.

É sem dúvida uma praia maravilhosa e frequentável, tomando os devidos cuidados. Ótima para descansar e praticar esportes, mas para tomar banho, avalie bem antes de entrar no mar. Mas sem dúvida é um dos mais bonitos pontos turísticos de Recife.

Eu fiquei receosa, estava com crianças, não quis arriscar. Cuide para que a água não ultrapasse o limite da cintura de uma adulto.

A foz do rio oferece uma visão magnífica, tem duas margens, de um lado o rio e do outro o mar. Tem muitos canais de águas profundas e o mar é muito perigoso na maré alta. É uma das maiores da região e a que tem a maior frequência de ataques de tubarão.

Os ataques acontecem principalmente no mês de julho, quando a água da beira do mar fica barrenta, servindo de esconderijo para os tubarões. O conselho dos nativos é que se entre no mar a partir de setembro.

O grande número de estuários, a foz do rio Jaboatão, formam um verdadeiro berçário de filhotes de tubarões. Há relatos que atribuem a frequência dos tubarões à construção do Porto de Suape.

O que fazer à noite em Recife

Pra-todos-verem:Recife-a-noite

Se não falta o que fazer em Recife, imagina à noite que cidade ferve. Tem muitos barzinhos, boates, feirinhas cinemas, música ao vivo, você não vai precisar andar muito para encontrar diversão.

Um dos lugares mais frequentados à noite é a Praça do Marco Zero, onde você vai encontrar de tudo, bares restaurantes, muitas pessoas pedalando e praticando esportes.

A praça toda iluminada é um espetáculo, com vista para o mar e a maior concentração de centros de artesanato e gastronomia e pode rolar um show ao vivo.

Outra atração imperdível é a Feirinha da Boa Viagem que acontece à noite, uma das mais antigas de Recife. Além do artesanato tem vários produtos típicos como castanhas, tapiocas, doces e cachaças.

A rua da Moeda tem a vida noturna mais animada da cidade, onde estão localizados muitos barzinhos com músicas ao vivo. Basta dar uma voltinha e escolher em qual barzinho você quer esticar a noite.

Como chegar em Recife

A principal porta de entrada da cidade é o Aeroporto Internacional do Recife (Guararapes) um dos maiores aeroportos do Brasil, que atende rotas nacionais e estrangeiras.

A partir do aeroporto o transporte mais vantajoso é o táxi, pela curta distância da maioria dos hotéis. De carro a melhor rota é a BR 101 que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Aproveite a viagem para conhecer outras capitais nordestinas. Quem se animar a viajar de ônibus em todas as grandes capitais têm linhas regulares para Recife. 

Estas são as nossas sugestões para aproveitar os melhores os pontos turísticos de Recife. Se você tem alguma sugestão, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em conhecer e publicar.

Compare e compre suas passagens aéreas pelo menor preço no site PassagensPromo. Para maior comodidade alugue um carro pela RentCars.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

 

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

3 comentários em “O que fazer em Recife: Lugares incríveis para conhecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *