Pular para o conteúdo

O que fazer em Tiradentes MG: Centro Histórico, passeios, ecoturismo e gastronomia

Saiba o que fazer em Tiradentes MG, cidade histórica mineira, que faz parte do circuito da Estrada Real. A cidade foi fundada no século XVIII e preserva até hoje o seu charme colonial, com casarões, igrejas e ruas de pedra.

Anúncios

É a terra natal de Joaquim José da Silva Xavier, o ilustre Tiradentes. A cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 20 de abril de 1938, após anos no esquecimento.

Tiradentes é uma cidade que encanta pela sua beleza, história e hospitalidade. Uma ótima escolha para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Brasil colonial e se deliciar com as maravilhas de Minas Gerais.

É um destino ideal para quem busca cultura, natureza, gastronomia e aprecia monumentos históricos. Entre as principais atrações da cidade, estão o Centro Histórico, onde se pode admirar a arquitetura barroca e visitar museus.

Anúncios

O Largo das Forras é a praça central da cidade, onde se concentram vários estabelecimentos comerciais e culturais. A cidade é pequena e dá para conhecer seus famosos pontos turísticos em 2 dias.

Leia também:

Sumário do post

Onde fica Tiradentes MG

Fica em Minas Gerais, no Campo das Vertentes, a 15 km de São João Del Rei, a cerca de 191,4 km da capital Belo Horizonte.

Como chegar a Tiradentes MG

De avião. O aeroporto mais próximo é o de Belo Horizonte, situado em Confins, no aeroporto de São João del Rei só chegam voos fretados.

Anúncios

De carro. Partindo de Belo Horizonte siga pela BR 040 até a saída para a BR 383 até São João Del Rei e em seguida pegar a BR 265 até Tiradentes. Três horas de viagem.

De ônibus. Não tem linha direta de Belo Horizonte ou de qualquer outra capital a Tiradentes, é preciso viajar para São João Del Rei e seguir para Tiradentes de ônibus ou de trem Maria Fumaça.

Melhor época para ir a Tiradentes MG

Tiradentes é uma cidade para visitar aos finais de semana a partir de quinta-feira, ou feriados prolongados. Durante a semana, a cidade fica vazia e vários comércios não funcionam. Os melhores meses são de abril a meados de outubro, quando chove pouco.

De meados de outubro a março é época de chuva, fica mais difícil fazer passeios a pé. Nos finais de semana, feriados e em épocas de eventos a cidade fica lotada de turistas. Consulte o calendário de eventos no site da prefeitura de Tiradentes.

Pra-todos-verem:O-que-fazer-em-Tiradentes-MG
Tiradentes – MG

Como se locomover em Tiradentes MG

A cidade não tem carros por aplicativo, os táxis cobram preço fixo para qualquer ponto da cidade. O Centro Histórico pode ser percorrido a pé. Os comércios e serviços começam a funcionar a partir das 9 horas.

Para quem está hospedado mais afastado do centro é melhor ir de carro e torcer para encontrar uma vaga para estacionar. Quando o Centro Histórico fica muito cheio o trânsito fica impedido.

Estar de carro próprio ou alugado pela RentCars é ótimo para estender a viagem até o vilarejo de Bichinho, São João del Rei, Congonhas e Ouro Preto. O calçamento de ruas da cidade é todo de pedra, use calçados confortáveis.

O que fazer em Tiradentes MG: principais pontos turísticos, Centro Histórico

Tiradentes é uma cidade colonial que preservou muito bem a sua história. A cidade surgiu no século XVIII, no início do ciclo do ouro e hoje vive a era do turismo. Além de todo o seu acervo colonial, a cidade também é famosa pela sua tradicional gastronomia mineira e por eventos festivos.

A cidade é pequena, mas as atrações são inúmeras, sempre vai ficar uma atração para conhecer na próxima viagem. Veja a seguir algumas delas:

Largo das Forras – Centro Histórico

Fica no coração da cidade e carrega consigo muitas histórias! A Praça tem esse nome porque era o local onde os escravos recebiam a sua carta de alforria, no final da escravidão no Brasil.

Em 1892 foi erguido no Largo das Forras o busto de Tiradentes, o ilustre filho da cidade. De forma alguma esta atração pode ficar de fora da sua lista sobre o que fazer em Tiradentes.

Na praça fica o casarão mais antigo, erguido em 1720. É a praça principal da cidade, onde se encontram vários restaurantes, cafés, lojas e pousadas. É um lugar agradável para passear, observar o movimento e apreciar o casario colonial.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Para conhecer e sentir toda a passado da cidade é imprescindível se fazer presente, percorrer suas ruas estreitas de pedra, parar e admirar cada monumento. Se você não conhece a cidade, contrate um guia local para ficar por dentro de cada trecho desta longa história.

Pra-todos-verem:Largo-das-Forras-Tiradentes-MG
Largo das Forras – Tiradentes – MG

Igreja Matriz de Santo Antônio – Centro Histórico

É a igreja mais famosa e bonita da cidade, considerada uma obra-prima do barroco mineiro, a principal igreja de Tiradentes. Foi construída no final do século XVIII em estilo rococó.

Sua fachada foi esculpida por Aleijadinho e seu interior é todo revestido com 482 kg de ouro, a segunda igreja com mais ouro no Brasil. A beleza no interior da igreja é indescritível, uma arte para ser admirada a cada centímetro.

A Matriz de Santo Antônio é um dos cartões-postais da cidade. A igreja também abriga um órgão português do século XVIII e um museu de arte sacra. Em frente à igreja tem um cruzeiro e um relógio de sol esculpido em pedra, bem interessante.

Dos dois lados e no fundo da igreja existem cemitérios, um costume na época colonial. Ao fundo pode-se avistar a maravilhosa Serra de São José que cerca toda a cidade. Não dá para chegar à igreja carro próprio, é melhor ir a pé ou de táxi, não pode estacionar em lugar nenhum.

Pra-todos-verem:Igreja-Matriz-de-Santo-Antonio-Tiradentes-MG
Igreja Matriz de Santo Antônio – Tiradentes – MG

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Centro Histórico

A igreja Nossa Senhora do Rosário guarda muitos mistérios e tem muita história com capítulos ainda a serem descobertos, é uma das poucas igrejas destinadas aos escravos, ornamentada com ouro.

Tem alguns símbolos de religiões afro representados de forma discreta. Um belo exemplo da arte barroca no Brasil. Construída em pedra, no lugar da capela primitiva, tem três altares de talhados de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagena e Santo Elesbão.

Como os registros da sua construção foram perdidos, não se conhece muito da sua história, acredita-se que tenha sido erguida entre 1740 e 1770, considerada uma das igrejas mais antigas de Tiradentes.

Um dos mais belos exemplares de arte barroca do Brasil. É igreja, mas Esse é sem dúvida um daqueles pontos turísticos de Tiradentes que não podem faltar em seu roteiro do que fazer em Tiradentes.

Pra-todos-verem:Igreja-Nossa-Senhora-do-Rosario-dos-Pretos-Tiradentes-MG
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Tiradentes – MG

Capela ou Igreja São Francisco de Paula – Centro Histórico

Fica num dos pontos mais altos de Tiradentes, oferece uma vista espetacular do Centro Histórico da cidade. O maior destaque da igreja é o painel ilusionista com figuras dos fiéis assistindo à missa. A igreja também tem uma das melhores vistas da cidade, especialmente no pôr do sol.

Capela de São João Evangelista – Centro Histórico

É uma capela simples e charmosa que fica no Largo do Sol, foi construída em meados do século XVIII pelos escravos que trabalhavam na mineração. A capela tem uma fachada branca com detalhes em azul e um interior decorado com pinturas e imagens sacras.

Tem altares simples e muito bonitos no estilo Rococó, é a segunda maior capela de Tiradentes, toda construída em taipa. Quem aprecia artes sacras vai se surpreender com a riqueza de detalhes das imagens distribuídas pelos altares central e laterais.

São esculturas do Calvário com Nossa Senhora das Dores e São João Evangelista com mais de 2 metros de altura, Nossa Senhora dos Remédios, de Santa Cecília e Santa Catarina de Alexandria.

Não se tem conhecimento do autor das obras, mas pelo estilo se deduz serem do mesmo escultor. A casa paroquial anexa à igreja serviu de encontro para as primeiras reuniões dos inconfidentes.

Pra-todos-verem:Capela-Sao-joao-Evangelista-Tiradentes-MG
Capela de São João Evangelista – Tiradentes – MG

Santuário da Santíssima Trindade – Bairro da Santíssima

É uma igreja construída em 1781, em estilo barroco, localizada no alto duma colina. A igreja tem uma vista panorâmica da cidade e é palco de uma das festas religiosas mais tradicionais de Tiradentes.

Fica na Praça Padre José Bernardino, s/n, bairro Santíssima. A Festa da Santíssima Trindade acontece no mês de junho. Tem uma decoração singela, mas de grande valor histórico. Devido a sua localização o santuário ainda é pouco visitado por turistas.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Casa Museu Padre Toledo – Centro Histórico

É a antiga residência do Padre Carlos Correia de Toledo e Melo, um dos líderes da Inconfidência Mineira, inaugurado em 1971, faz parte da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e o Campus Cultural da UFMG em Tiradentes.

A casa anexa à Capela de São João Evangelista, ponto de encontro dos inconfidentes, preserva a mobília, os objetos e as pinturas originais do século XVIII, além de contar a história do movimento que lutou pela independência do Brasil.

Um espaço dedicado à reflexão e valorização do patrimônio da Inconfidência Mineira. Fica na Rua Padre Toledo, n. 190. telefone 31 98408-3279. Funciona de terça a sexta feira das 9h às 17h, sábado de 10h às19h e aos Domingos das 9h às 17h.

Pra-todos-verem:Casa-Museu-Padre-Toledo-Tiradentes-MG
Casa Museu Padre Toledo – Tiradentes – MG

Museu da Moto

É um museu que reúne cerca de 50 motocicletas antigas e raras, desde as primeiras fabricadas no início do século XX até as mais modernas. Fica na Avenida Governador Israel Pinheiro, n. 35.

O museu conta a história e a evolução das motos no Brasil e no mundo, além de exibir capacetes, placas e outros objetos relacionados ao universo das duas rodas.

Museu da Liturgia – Centro Histórico

É o único museu do Brasil dedicado à liturgia católica, ou seja, ao conjunto de ritos e cerimônias da religião. O museu tem um acervo de mais de 400 peças, como cálices, ostensórios, vestimentas e livros litúrgicos.

Fica na Rua Jogo de Bola, n. 15 – Centro. São belas obras de artes, riquíssimas em detalhes! O museu também oferece atividades interativas e educativas para os visitantes.

Museu de Sant’Ana

É um espaço cultural de extrema importância, inaugurado em 2014. Foi num passado remoto a cadeia pública de Tiradentes. No piso que fica abaixo do nível da rua ficam preservadas as 4 celas: solitária, enxovia, calabouço e masmorra.

Foi todo reformado e adaptado para visitação pública. O museu abriga 291 imagens de Sant’Ana, avó de Jesus, considerada a santa protetora da família e dos mineradores. As peças vieram de várias regiões do Brasil.

Foram feitas em estilos e técnicas mais diversas, produzidas em diferentes materiais, em sua maioria por artistas desconhecidos, entre os séculos XVII e XIX. As peças foram reunidas por Ângela Gutierrez ao longo de quatro décadas de buscas e pesquisas e doadas ao Patrimônio Público.

O museu foi concebido de forma exemplar pelo arquiteto Gustavo Penna, a partir de critérios museológicos e museógrafos, sem destoar com a própria história do prédio, ainda mantém as grades originais da antiga cadeia.

O museu é um lugar de encontro de arte, história e fé, que expressa o sentimento artístico e religioso do povo brasileiro. É uma parada obrigatória para quem procura o que fazer em Tiradentes. Fica na R. Direita, n. 93.

Pra-todos-verem:Museu-de-Santana-Tiradentes-MG
Museu de Sant’Ana – Tiradentes – MG

O que fazer em Tiradentes MG: principais passeios

Além dos monumentos históricos, Tiradentes também oferece muitos passeios de contemplação e ecoturismo, como trilhas e cachoeiras. A belíssima Serra de São José é uma mistura de cerrado e Mata Atlântica com fauna e flora riquíssimas.

Serra de São José

A serra de São José é uma bela formação rochosa que se destaca na paisagem entre as cidades históricas de Minas Gerais. Ela é uma área de proteção ambiental (APA) estadual e possui uma rica biodiversidade de fauna e flora.

Fica a 1300m de altitude e abrange os municípios de Santa Cruz de Minas, Prados, Tiradentes e São João del-Rei. A serra de São José é um patrimônio natural e cultural de Minas Gerais, que guarda muita história, arte e natureza e oferece diversas opções de lazer e aventura para os visitantes, como trilhas, cachoeiras e mirantes.

Uma das trilhas mais famosas é a travessia da serra, que liga Tiradentes a Prados, passando pela calçada dos escravos, uma obra do século XVIII que servia para o transporte de ouro e pessoas.

A trilha tem cerca de 10 km de extensão e dura em média cinco horas, com trechos de subida e descida e belas vistas da região. Durante a caminhada, é possível observar diferentes tipos de vegetação, como mata atlântica, cerrado e campos rupestres, além de animais e pássaros.

O ponto alto do passeio é o banho nas cachoeiras. Há também outros mirantes que permitem apreciar a beleza da serra e das cidades vizinhas. São várias as trilhas que conduzem aos principais mirantes, lagos e cachoeiras como a do Mangue e do Bom Despacho.

Pra-todos-verem:Serra-de-Sao-Jose-Tiradentes-MG
Serra de São José – Tiradentes – MG

Cachoeira do Mangue – Serra de São José

A trilha que sai da Estrada Real em Tiradentes, e leva até a cachoeira do mangue, é possível ir de bike, mas em época de chuva, é bem sofrível. A cachoeira é maravilhosa, composta de três quedas d’água que formam deliciosas piscinas naturais com diferentes profundidades.

A maior queda tem cerca de 60 metros de altura, e no topo da cachoeira fica o mangue que permanece alagado, alimentado pelas nascentes próximas. A água é bem gelada, abaixo de 20ºC.

Cachoeira Bom Despacho – Serra de São José

Esta cachoeira pode ser avistada da estrada, imponente e com dezenas de quedas d’água, a cachoeira esconde vários poços e pra quem se aventurar a subir a trilha a visão é espetacular!

As primeiras quedas são de fácil acesso e a piscina artificial que fica no pé da cachoeira é muito fácil, porém à medida que se sobe a trilha para o topo da cachoeira é de nível médio, mas nada que impossibilite a subida.

É preciso ficar atento aos buracos abertos pelos bandeirantes, na ganância de encontrar ouro a qualquer custo. Com certeza é um excelente programa para quem procura o que fazer em Tiradentes.

Pra-todos-verem:Cachoeira-Bom-Despacho-Serra-de-Sao-Jose-Tiradentes-MG
Cachoeira Bom Despacho – Serra São José – Tiradentes – MG

Passeio de jardineira em Tiradentes MG

É uma forma divertida e diferente de conhecer a cidade e seus arredores. A jardineira é um veículo antigo que faz um tour guiado por vários pontos turísticos, como o Chafariz de São José, a Igreja Nossa Senhora das Mercês, o Santuário da Santíssima Trindade e a Serra de São José.

Passeio de Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça em Tiradentes é uma das atrações mais procuradas na cidade histórica de Minas Gerais. A bordo de uma locomotiva a vapor, fabricada no início do século XX, os passageiros podem viajar no tempo e apreciar as belas paisagens da região.

O trem percorre 12 km de trilhos entre Tiradentes e São João del Rei e vice-versa, passando por cachoeiras, montanhas, fazendas centenárias, rios e estações com arquitetura do século XIX2.

O trajeto dura cerca de 40 minutos e oferece uma vista privilegiada da Serra de São José e do Rio das Mortes. O passeio funciona nos finais de semana, com saídas de ambas as cidades, de manhã e à tarde.

Há horários extras nos períodos de férias, feriados e em alguns eventos. É possível consultar valores, horários e comprar os bilhetes pela internet ou nas estações. Você pode comprar seu ingresso online com antecedência no site oficial.

Além de curtir o passeio de Maria Fumaça, os turistas podem aproveitar para conhecer o centro histórico de Tiradentes e São João del Rei, que ficam bem perto das estações. O passeio de Maria Fumaça em Tiradentes é imperdível para quem busca o que fazer em Tiradentes.

pra-todos-verem:Trem-Maria-Fumaca-Tiradentes-MG
Trem Maria Fumaça – Tiradentes – MG

Passeio ao Vilarejo de Bichinho

O Vilarejo de Bichinho, cujo nome oficial é Vitoriano Veloso, é um charmoso povoado que fica a 7 km de Tiradentes. O vilarejo é famoso pelo seu artesanato, que inclui peças de cerâmica, madeira, ferro e tecido, feitas por artistas locais.

Alguns dos ateliês mais conhecidos são a Oficina de Agosto, a Casa Torta e a Cida Guimarães. Além do artesanato, o Vilarejo de Bichinho também oferece uma vista maravilhosa da Serra de São José.

Antigamente o vilarejo era só roça e criação de gado, mas se tornou uma simpática atração turística com vários restaurantes e pousadas aconchegantes e cheias de encanto . A arquitetura colonial das casinhas coloridas feitas de adobe e da igreja de Nossa Senhora da Penha, e a gastronomia típica mineira, são alguns dos atrativos.

O cartão postal do Vilarejo é a Casa Torta, um espaço lúdico onde adultos e crianças se divertem com jogos e brincadeiras. Para saber mais e comprar ingressos online, acesse o site da Casa Torta. Para chegar lá, é preciso pegar uma estrada calçada de 7 km a partir de Tiradentes ou uma estrada de terra de 12 km a partir de Prados.

O vilarejo fica a cerca de 200 km de Belo Horizonte e faz parte do circuito turístico da Estrada Real. Para quem busca o que fazer em Tiradentes, além dos monumentos históricos, é um excelente programa.

Pra-todos-verem:Vilarejo-de-Bichinho-Prados-MG
Vilarejo de Bichinho – Prados – MG

Onde comer em Tiradentes MG

A gastronomia é outro ponto forte de Tiradentes, que conta com diversos restaurantes que servem pratos típicos da culinária mineira, como feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu de feijão e leitão à pururuca. Além disso, a cidade tem opções para todos os gostos e bolsos, desde pizzarias e lanchonetes até bistrôs e cafés.

  • Atrás da Matriz: Serve pratos de bacalhau e pizzas feitas em forno à lenha, em uma casa colonial adaptada. O restaurante tem dois ambientes, um interno e outro externo, com vista para a Igreja Matriz de Santo Antônio. Endereço: Rua Santíssima Trindade, n. 201. Telefone: 32 3355-2150. $$ $$$
  • Tragaluz: Serve comida brasileira e internacional, em um casarão histórico. Oferece pratos como risoto de camarão com abóbora, filé mignon ao molho de jabuticaba e sorvete de queijo com goiabada. Endereço: Rua Direita, n. 52. Telefone: 32 3355-1424. $$$$
  • Boulevard Tiradentes: Serve comida brasileira, mineira e frutos do mar, em um espaço amplo e aconchegante. O restaurante tem um buffet variado, com opções como feijoada, moqueca, bobó de camarão e leitão à pururuca. Endereço: Rua dos Inconfidentes, n. 217. Telefone: 37 98831-0250. $$ $$$
  • Cervejaria Duquim: É uma cervejaria artesanal que produz e serve diversos tipos de cerveja artesanal. A cervejaria também oferece petiscos como bolinho de feijoada, pastel de angu e linguiça artesanal. Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, n. 1548. Telefone: 32 99834-7946. $$$$
  • Uai Burguer: É uma hamburgueria que serve lanches artesanais com ingredientes regionais, como pão de queijo, carne de sol e queijo minas. A hamburgueria também tem opções vegetarianas e veganas, além de milk-shakes e sucos naturais. Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, n. 683. Telefone: 32 99931-5231. $
  • Empório Santo Antônio: Serve comida mineira, em um ambiente charmoso e elegante. O restaurante tem pratos como costelinha suína ao molho barbecue, nhoque de mandioquinha com ragu de cordeiro e pudim de leite com calda de café. Endereço: Rua Bélica, n. 133, Parque das Abelhas. Telefone: 32 3355-2433. $$ $$$
  • Mia Restaurante: Serve comida brasileira, internacional e contemporânea, num espaço moderno e acolhedor. O restaurante tem pratos como polvo grelhado com batatas ao murro, filé ao molho de vinho tinto com risoto de parmesão, camarão e outros. Endereço: Rua Direita, n. 176, centro. Telefone: 32 98832-0654. $$ $$$
  • Mesquita Empório Árabe: serve comida árabe, como esfihas, quibes, tabule, homus e kafta. O restaurante tem um ambiente simples e familiar, e oferece também doces típicos como baklava e halawi. Endereço: Rua dos Inconfidentes, n. 184. Telefone: 32 98414-4640. $$ $$$
  • Beco D’ouro Restaurante: Serve comida mineira e italiana, em um espaço rústico e agradável. O restaurante tem pratos como frango ao molho pardo, lasanha à bolonhesa, nhoque à carbonara e pudim de leite condensado. Endereço: Rua dos Inconfidentes, n. 98 A Telefone: 31 99444-6035. $$ $$$
  • Restaurante Caipira: Serve a melhor comida mineira, de dar água na boca, preço excelente, ambiente rústico e familiar. Estrada para Bichinho, bairro Jardim Capote, Tiradentes. Telefone 32 99936-6531. $
Pra-todos-verem:Comida-Mineira
Comida Mineira.

Onde ficar em Tiradentes MG

Para quem está sem carro, o melhor lugar para se hospedar é no Centro Histórico, nos arredores da Rua Direita, que fica mais perto da maioria bares, restaurantes, comércios e do badalado Largo das Forras.

Para quem está de carro, deseja mais tranquilidade e contato com a natureza, as pousadas mais afastadas do Centro Histórico oferecem mais comodidades e lazer e claro, as paisagens mais lindas. Confira o nosso post com as Melhores Pousadas em Tiradentes ou amplie sua pesquisa acessando Booking.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *