Pular para o conteúdo

O que fazer no Rio de Janeiro: melhores dicas pra visitar a Cidade Maravilhosa

Anúncios

Quer saber o que fazer no Rio de Janeiro? Veja neste post nossas recomendações para aproveitar o melhor da cidade que faz jus à sua reputação de cidade maravilhosa.

A nossa proposta é que você conheça não apenas o Cristo Redentor e Copacabana, mas que também leve mais uma visão de uma das cidades mais bonitas do Brasil. O Rio transborda futebol, carnaval, alegria, praias lindas, muita história e cultura.

A cidade que um dia foi capital brasileira, tem no seu acervo e arquitetura, muita história pra contar. No Rio não tem só praias, tem muitos parques ecológicos, trilhas, palácios, teatros, bibliotecas e muitos outros pontos turísticos.

A gastronomia é variada, deliciosa, muitas festas e badalações que duram a noite toda, a cidade nunca dorme. Os cariocas são alegres, descolados e entusiastas, a cidade maravilhosa não é para os desanimados.

Sabemos o quão difícil é escolher o que fazer no Rio de Janeiro, por isso elaboramos o que há de mais interessante pra ninguém ficar com a sensação de que foi ao Rio e voltou sem conhecer quase nada.

Anúncios

Leia também:

Melhor roteiro do que fazer no Rio de Janeiro

Separamos as atrações por afinidades, cada turista tem um interesse e olhar diferente. Há quem já saia do destino vestindo com trajes de banho por baixo da roupa,  louco para chegar na praia.

Mas também tem aqueles turistas mais observadores, apreciadores de artes, igrejas, parques, natureza e tudo mais que a cidade pode oferecer. Não vai faltar ideia do que fazer no Rio de Janeiro.

Neste post você vai ver:

  1. Praia de Grumari
  2. Praia Barra da Tijuca
  3. Praia de Copacabana
  4. Praia do Leme
  5. Praia do Arpoador
  6. Praia Vermelha
  7. Praia do Recreio
  8. Praia de Ipanema
  9. Praia do Leblon
  10. Praia do São Conrado
  11. Cristo Redentor
  12. Museu do Amanhã
  13. Museu Histórico Nacional
  14. Real Gabinete Português de Leitura 
  15. Museu de Arte Moderna
  16. Palácio do Catete: Museu da República
  17. Lagoa Rodrigo de Freitas
  18. Parque Lage
  19. Parque Estadual da Pedra Branca
  20. Parque Nacional da Tijuca
  21. Bondinho do Pão de Açúcar
  22. Jardim Botânico
  23. O que fazer à noite no Rio de Janeiro

Conheça as Principais praias do Rio de Janeiro

Acredito que o principal item da sua lista do que fazer no Rio de Janeiro seja conhecer as praias. A cidade maravilhosa tem mais de 50 praias para todos os gostos.

Tem praias com ondas, praias mais calmas, no meio da cidade ou mais escondidas, cheias de gente ou praticamente vazias, mais para festas ou família. Conhecer as praias é um dos principais programas do que fazer no Rio de Janeiro.

Neste post estão as mais frequentadas, mas há muitas outras que podem ser conhecidas em passeios de barco ou percorrendo trilhas.

Praia de Grumari

Pra-todos-verem:O-que-fazer-no-Rio-de-Janeiro-Praia-do-Grumari

A cerca de 40 quilômetros a oeste do Rio, Grumari é uma praia maravilhosamente intocada, considerada uma das praias mais bonitas do rio de Janeiro e do Brasil, com cerca de 2.5 km de extensão, cercada por costões rochosos e vegetação de restinga.

Acessível apenas de carro ou por uma longa e árdua caminhada, não tem transporte público. O número de veículos permitidos de acesso à praia é limitado, por isso nunca fica superlotada.

Tem estrutura com quiosques, barraquinhas de comida e bebida, cadeiras e guarda-sóis para aluguel. A praia de Grumari está localizada em uma área de proteção ambiental, o que significa que há controle rígido de construções.

Como tal, este é um local preferido para os amantes do sol, dos que amam a natureza, muito popular entre os surfistas e banhistas que desejam fugir das multidões. 

Praia Barra da Tijuca

Pra-todos-verem:O-que-fazer-no-Rio-de-Janeiro-Praia-Barra-da-Tijuca

Avenida Lúcio Costa, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A Barra da Tijuca fica na zona oeste da cidade, a cerca de 30 a 40 minutos de ônibus ou táxi do centro.

A praia é frequentada principalmente por jovens e ​​moradores do bairro, o surfe e os esportes aquáticos são as principais atividades.

O bairro Barra da Tijuca se estende por cerca de 13 quilômetros, a praia é a mais longa da cidade. Aproveite para conhecer outras praias da Barra como Joatinga, Praia do Pepê, Praia da Reserva, Praia da Macumba, Praia dos Amores, praia de nudismo de Abricó e outras praias desertas.

A Barra da Tijuca tem a maior concentração de shoppings da cidade do Rio de Janeiro. Graças às olimpíadas do Rio 2016 , a região ganhou a tão esperada estação de metrô.

Para quem deseja frequentar as praias da Barra, é melhor se hospedar por perto, fica longe do centro do Rio e às vezes o trânsito é ruim. É a melhor região da cidade, muito mais segura e oferece muitas opções do que fazer no Rio de Janeiro.

Praia de Copacabana

Pra-todos-verem:Praia-de-Copacabana-Rio-de-Janeiro-RJ

Copacabana é sinônimo de brilho e glamour no Rio, é uma das praias mais famosas do mundo. A curva suave de areia branca se estende por cerca de cinco quilômetros, emoldurada pela magnífica figura do Pão de Açúcar ao fundo.

Os vendedores passeiam pelas areias vendendo de tudo, desde cangas e biquínis a sanduíches e sorvetes, enquanto os quiosques de praia ao longo da praia são lugares descontraídos para beber e jantar com os pés de areia.

A praia de Copacabana também é palco de uma das maiores festas de fim de ano do mundo, com as areias lotadas todo dia 31 de dezembro para uma noite de música ao vivo, folia e fogos de artifício espetaculares.

Copacabana é uma praia de beleza arrebatadora, razão pela qual atrai turistas do mundo inteiro, sem dúvida é um dos melhores passeios pra fazer no Rio de Janeiro.

Praia do Leme

Pra-todos-verem:Praia-do-Leme-Rio-de-Janeiro-RJ

No ponto mais distante de Copacabana e de Ipanema, a famosa praia praia do Leme é mais tranquila do que as praias do centro.

Sombreado por colinas cobertas de selva e atrai famílias locais, bem como muitos turistas. Tem ótima estrutura com muitos quiosques que margeiam a orla. 

As opções de hotel são menores que em outros lugares, mas é menos barulhento principalmente à noite, a melhor opção para quem pretende dormir melhor na zona sul do Rio.

Você também pode visitar o Forte do leme, bastando se dirigir até a guarita e solicitar a entrada pagando uma pequena taxa. Importante sugestão para colocar no seu roteiro do que fazer no Rio de Janeiro.

Praia do Arpoador

Localizada entre o forte de Copacabana e a praia de Ipanema. É a extensão da praia de Ipanema, composta quase totalmente de formação rochosa, a faixa de areia é pequena e o mar agitadíssimo.

Sua maior atração é a  rocha gigante que se projeta da costa para o mar. Esta rocha é ladeada por trilhas para caminhada, que proporcionam vistas fantásticas sobre o deslumbrante litoral do Rio de Janeiro.

Também é o local favorito dos casais românticos, e a vista do pôr-do-sol daqui é a mais bonita possível. Surfistas e bodyboarders podem pegar boas ondas na Praia do Diabo, um pedacinho de areia próximo à Pedra do Arpoador.

Praia Vermelha

Pra-todos-verem:Praia-Vermelha-Rio-de-Janeiro-RJ

Surpreendentemente ignorada por muitos visitantes do Rio, a Praia Vermelha é uma pequena curva de areia grossa bem ao pé do Pão de Açúcar no bairro da Urca.

O cenário da montanha e do oceano é impressionante, as águas são calmas e próprias para banho. Convém consultar a balneabilidade das praias do Rio de Janeiro.

Aproveite para percorrer a trilha que leva ao redor da base do Pão de Açúcar, é um passeio panorâmico de 20 minutos que fica ainda mais agradável com a presença dos macacos brincando nas árvores.

No outro extremo da praia tem um bar restaurante que oferece comida, bebidas e vistas maravilhosas do Rio. A Praia Vermelha é uma praia cênica, esta enseada abriga uma base militar garantindo maior segurança.

Para chegar à Praia Vermelha é muito fácil, siga até o final da Avenida Pasteur, observe a placa de acesso ao bairro da Urca, a praia está logo depois da praça Praça General Tibúrcio. Sempre que visitamos a cidade, esta praia está na nossa programação do que fazer no Rio de Janeiro.

Praia do Recreio

Pra-todos-verem:Praia-do-Recreio-Rio-de-Janeiro-RJ
Foto Tripadvisor

A cerca de 40 minutos de ônibus ou táxi de Ipanema e Copacabana, a Praia do recreio fica no final da Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca.

Esta praia incrível é um ponto de encontro popular para surfistas e bodyboarders. É bem estruturada, com barracas, tem cadeiras e guarda-sóis para alugar e preços acessíveis.

Embora lotado nos fins de semana e feriados, geralmente é bem tranquilo nos dias úteis. O ambiente é um mundo longe da agitação turística e da agitação das praias mais famosas do Rio, e o cenário cercado de selva é espetacular, é uma das mais bonitas da cidade.

Nas proximidades, bares e restaurantes informais oferecem uma atmosfera mais descontraída. Apesar de movimentada nos fins de semana e feriados, é tranquila durante a semana. Tem que tomar cuidado, o mar é quase sempre muito agitado e tem muitos buracos dentro d’água.

Praia de Ipanema

Pra-todos-verem:Praia-de-Ipanema-Rio-de-Janeiro-RJ

Conhecer a praia de Ipanema é um dos itens obrigatórios para visitar no Rio de Janeiro. Enquanto Copacabana é vista como a praia urbana mais perfeita do Rio, Ipanema é outra praia deslumbrante e considerada a mais chique que as duas praias vizinhas.

Com menos hotéis em arranha-céus que Copacabana, Ipanema é o lugar ideal para passar as horas curtindo o sol e vendo pessoas passarem ou praticando esportes de areia. Há dezenas de quiosques vendendo comidas e bebidas.

Os imponentes picos gêmeos das montanhas Dois Irmãos emolduram a cena da praia de maneira espetacular, e os amantes do sol podem passear pelas areias até a praia do Arpoador, no extremo leste e Leblon no extremo oeste.

Os postos numerados dividem informalmente a praia em espaços para jovens e descolados, para famílias e para esportistas.

Em Ipanema, o mais famoso é o Posto Nove (posto de salva-vidas). Visitar esta praia está no roteiro de todos os que procuram o que fazer no Rio de Janeiro.

Praia do Leblon

Pra-todos-verem:Praia-do-Leblon-Rio-de janeiro-RJ

O bairro do Leblon é um dos mais chiques do Rio, localizado na Zona Sul, é uma área nobre da cidade, com muitos hotéis, restaurantes, bares, shoppings e muitos lugares para se divertir.

Praia segura para banhistas, com postos de salva-vidas, boa acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, bem iluminada à noite, com banheiros, aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Tem estacionamento rotativo fácil ao longo da avenida Delfim Moreira e toda infraestrutura esperada para uma praia tão famosa. Conta com bastante espaço para a prática de esportes de areia. Você pode comprar quase tudo na mão dos ambulantes que circulam o dia inteiro.

O melhor posto é o posto 12 em matéria de beleza natural, diversão e segurança. Para banho de mar é bom consultar a balneabilidade da praia no site.

Você ainda pode aproveitar outras atrações do bairro como o Mirante do Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos.

 Praia do São Conrado

São Conrado é um dos bairros mais chiques do Rio, cercado de mansões e prédios luxuosos. Mais frequentada por surfistas e praticantes de voo de asa delta.

O bairro é menos turístico do que seus vizinhos. A extensão do metrô introduzida antes das Olimpíadas do Rio 2016, torna esta praia mais acessível para visitantes.

Não é uma das melhores praias para banhistas, apesar de muito bonita, tem problemas de segurança. Mas para quem curte asa delta, este é o melhor ponto.

Cristo Redentor

Pra-todos-verem:Cristo-Redentor-Rio-de-janeiro-RJ

Cristo é o ícone indiscutível da cidade e uma das 7 maravilhas do mundo, razão pela qual ano após ano recebe milhares de turistas de todas as partes. Um orgulho para o Rio de Janeiro.

Realmente é uma imagem emocionante. A visão do Cristo de braços abertos para a cidade, no alto do morro do Corcovado nos traz uma sensação de paz inexplicável.

Impossível visitar a cidade sem conhecer o seu cartão postal mais importante. A escultura reflete Jesus Cristo recebendo a todos de braços abertos, olhando para a cidade. Fica no meio da Floresta da Tijuca.

Você vai ficar deslumbrado diante dessa figura de 98 pés de altura. Não deixe de subir o Monte Corcovado para admirar a estátua icônica de perto. Aos pés desse colosso de concreto, é impossível não se deslumbrar diante da beleza da cidade vista do alto.

Existem 3 formas de chegar ao Cristo Redentor. A primeira opção é através da trilha partindo do Parque Lage, esta opção é para os aventureiros, pois que a trilha não é das mais fáceis.

A segunda opção é a partir do trem do Corcovado que sai de Laranjeiras na estação do Cosme Velho e te deixa aos pés da estátua do Cristo.

O valor da passagem para adultos vai de R$87,50 a R$109,50 dependendo da temporada em 2022 para turistas, cariocas pagam mais barato. É a maneira mais confortável de chegar passando pela mata. O ingresso pode ser comprado online.

A terceira opção são as vans das Paineiras que saem de Copacabana, Largo do Machado e do centro de visitantes das Paineiras, que é ultimo ponto acessível para chegar de carro, vans de agência ou a pé.

Existem vários serviços de vans que fazem o trajeto até o Centro de Visitantes, mas você também pode utilizar táxi ou Uber. De carro próprio não é bom, não tem onde deixar o carro com segurança.

Você pode comprar no passeios neste site. O melhor horário para visitar o Cristo redentor é às 8 horas na primeira viagem, de preferência em dias de semana.

Os ingressos custam R$12,50 partindo do Centro de Visitantes ou até R$110,00, depende do meio de transporte utilizado e do ponto de embarque. Um dos melhores passeios pra fazer no Rio de Janeiro.

Visite os Museus da cidade maravilhosa

O Rio tem 50 museus ou mais, a menos que você tenha vindo exclusivamente para conhecê-los, ou vai passar uma longa temporada na cidade, vai ser difícil conhecer todos eles. É um passeio cultural muito interessante através da história e da atual. Estes são os de maior destaque:

Museu do Amanhã

Pra-todos-verem:Museu-do-Amanha-Rio-de-janeiro-credito-museudoamanha.org
credito-museudoamanha.org

Erroneamente a gente pensa que museu é lugar para guardar coisas antigas, objetos históricos, mas você mudar seu conceito ao visitar o Museu do Amanhã. A exótica construção foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, fica na Praça Mauá, na zona portuária.

É um dos legados de maior sucesso das Olimpíadas de 2016, este museu de ciências inovador, coloca as grandes questões sobre o futuro do nosso planeta dentro de um extraordinário edifício neo-futurista.

Cobrindo tudo, desde geologia até sistemas nervosos humanos e cidades inteligentes. Exposições imersivas com argumentos poderosos para a sustentabilidade.

Aparentemente flutuando acima da zona portuária, até a arquitetura é ecológica alimentada por painéis solares e refrigerada pela água da baía. Este é um passeio que agrada a todos, principalmente as crianças.

Entrada gratuita para crianças até 5 anos, pessoas a partir de 60 anos, estudante de rede pública de ensino fundamental, acompanhantes de pessoas com deficiência e outras situações que podem ser conferidas no site.

Os ingressos pagos ou gratuitos devem ser adquiridos exclusivamente pelo site Eventim, sempre acompanhado de documento que comprove a gratuidade. Hoje faz parte do roteiro de todos que procuram o que fazer no Rio de Janeiro.

Museu Histórico Nacional

Pra-todos-verem:Museu-historico-Nacional-Rio-de-janeiro-RJ

Fica na praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Considerado o museu histórico mais importante do Brasil, criado em 1922.

O museu conta com um rico acervo que abriga boa parte da história do Brasil colônia, em um conjunto arquitetônico das épocas de reinados, escravidão, lutas, sofrimento e confrontos.

Conta com mais de 258 mil itens em seu acervo como objetos, documentos e livros históricos relatando a escravidão no país, a independência e fatos da época imperial.

Abrange temas importantes como história do Brasil, história de Portugal, história do Rio de Janeiro, genealogia, museologia e exposições temporárias. Entrada é gratuita aos domingos.

Real Gabinete Português de Leitura 

R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2221-3138. Esta biblioteca pouco conhecida no centro da cidade do Rio é o paraíso dos leitores ávidos, abrigando uma vasta gama de literatura portuguesa.

A coleção é a maior fora de Portugal. Mesmo que você não consiga ler uma palavra, a visão dos manuscritos raros e romances encadernados em couro dispostos em  prateleiras ornamentadas é bastante interessante.

Construída na década de 1880 para difundir a cultura da pátria mãe na comunidade portuguesa. A fachada da biblioteca foi baseada em um mosteiro de Lisboa. Entradas gratuita.

Para os apreciadores de uma boa leitura e a história da Língua Portuguesa, é uma boa sugestão do que fazer no Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna (MAM)

Pra-todos-verem:Museu-Museu-de-Arte-Moderna-Rio-de-janeiro-RJ

Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3883-5600. À beira da Baía de Guanabara, perto do aeroporto Santos Dumont, o MAM é um templo da arte dos séculos XX e XXI.

É um dos museus mais famosos da cidade. Detém em seu acervo pinturas dos mestres modernos internacionais, bem como dos principais artistas brasileiros Tarsila Amaral e Hélio Oiticica.

Os jardins modernistas de Roberto Burle Marx e as dinâmicas exposições temporárias complementam a experiência edificante. Entrada gratuita aos domingos, durante a semana custa R$25,00.

Palácio do Catete: Museu da República

Rua do Catete, n. 153, bairro do Catete, Rio de Janeiro. Telefone: 21 2127-0324. Este passeio nos conduz a uma imersão profunda na história da república brasileira. Foi onde o Presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio em 27 de agosto de 1954.

Em seu acervo histórico-político nacional constam documentos, fotos, objetos, obras de arte e móveis da época, toda a coleção guardada desde o final do século XVIII até hoje, somam mais de 9.400 peças.

Pra-todos-verem:Palacio-do-Catete-Museu-da-Republica-Rio-de-janeiro-RJ

O jardim do Palácio do Catete é uma atração à parte, foi tombado pelo IPHAN,A entrada será gratuita até o final de 2022, funciona de terça a sexta de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 11h às 17h.

Visite os parques, jardins e trilhas do Rio de Janeiro

A cidade abriga 28 parques, a maioria administrados pela fundação Parques e Jardins sob comando da secretaria de meio ambiente. São áreas de proteção ambiental como parques e reservas ecológica, jardins e parques florestais.

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica no bairro da Lagoa, margeia as avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Passeio obrigatório no seu roteiro do que fazer no Rio de Janeiro.

A lagoa tem um visual magnífico do Cristo Redentor, é perfeita para colocar os exercícios em dia fazendo caminhadas ou pedalando uma bike, no final de tarde ou bem cedinho. No seu entorno tem vários bares e barracas que vendem bebidas, petiscos e água de coco. 

Na lagoa tem 2 ilhas: a Ilha Piraquê, onde fica o Departamento Esportivo do Clube Naval e a Ilha Caiçaras, onde fica o Clube dos Caiçaras. Ao seu redor tem vários parques como o Parque dos Patins, o Parque da Catacumba e o Parque do Cantagalo.

Pra-todos-verem:Lagoa-Rodrigo-de-Freitas-Rio-de-Janeiro-RJ
Lagoa Rodrigo de Freitas

Quem deseja conhecer a lagoa  de ônibus, a melhor sugestão é instalar o aplicativo Moovit que mostra os pontos dos ônibus, as linhas, horários e preço da passagem de qualquer ponto da cidade. Se for de carro tem alguns estacionamentos pagos por perto e estacionamentos rotativos. 

O que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas. 

  • Caminhar em volta da Lagoa admirando a paisagem
  • Fazer trilha no Parque da Catacumba
  • Passear de pedalinho, uma das atrações mais bonitas da lagoa, o cais fica perto do Parque da Catacumba
  • Andar de bicicleta alugada no local
  • Praticar stand up paddle
  • Admirar o pôr do sol que é maravilhoso
  • Passeio de helicóptero para quem busca conhecer o Rio num visual mais amplo e emocionante

Diversão para as crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas

Na Lagoa Rodrigo de Freitas tem um ótimo parquinho infantil. As crianças vão se esbaldar no Parque dos Patins. Lá tem parquinho, pista de patins, skate, ciclovia e brinquedos infláveis interessantes.

Um passeio de quadriciclo vai ser uma festa pra garotada, dá pra carregar a família inteira. Você também pode organizar um gostoso piquenique com a família e os amigos, espaço pra isso é o que não falta.

Não se esqueça de levar seu pet no Parcão , um local cercado onde seu amigo pode correr a vontade e conviver com outros cães.

Parque Lage

Pra-todos-verem:Parque-Lage-Rio-de-Janeiro-RJ

Rua Jardim Botânico, n. 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ. Telefone 22461-000. Um palacete do século XIX, com piscina, restaurante, jardins e uma vista divina, transformado em parque público no sopé do Morro do Corcovado.

Os turistas podem conhecer a histórica mansão, com sua floresta, lagos e montanhas ao fundo, cavernas, aquários, parquinho infantil, ilhas artificiais e trilhas.

No pátio central, à beira da piscina, o Bistrô Plage oferece refeições durante os eventos que acontecem durante todo ano e em muitos finais de semana.

O parque é um lugar fantástico, vale muito a pena conhecer, é um excelente programa para fazer no Rio de Janeiro.

Faz parte do Parque Nacional da Tijuca. Entrada gratuita, para visitar o palacete é preciso apresentar o ingresso, quem não tiver feito a reserva pode fazer na hora dependendo da disponibilidade.

Parque Estadual da Pedra Branca

Pra-todos-verem:Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-Rio-de-Janeiro-RJ

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma área de preservação ambiental situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, cercado pelos bairros Jacarepaguá, Bangu, Recreio dos Bandeirantes, Guaratiba, Campo Grande e Grumari.

É uma das maiores florestas urbanas preservadas do planeta, com 12.500 hectares de extensão. É um passeio muito apreciado por ecoturistas. Um dos melhores programas para fazer no Rio de Janeiro.

Tem diversas trilhas, bem sinalizadas, rio, cachoeiras, açudes, mirantes, uma fauna incrível, principalmente de aves. Um verdadeiro paraíso ecológico.

Existem várias entradas para o parque. Para melhores informações: Estrada do Pau-da-Fome, n. 4.003, Taquara (Jacarepaguá). Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608. Funciona de terça a domingo, de 8h às 17h.

Parque Nacional da Tijuca

Pra-todos-verem:Parque-Nacional-da-Tijuca-Rio-de-janeiro-RJ

Estrada da Cascatinha, n. 850, Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ. Um passeio pelo parque é uma oportunidade imperdível de conhecer toda a diversidade da fauna e da flora do parque mais visitado do Brasil

É a maior floresta replantada e urbana do planeta. Além da floresta tem monumentos históricos grutas, cavernas, cachoeiras e trilhas.

Você pode apenas passear ou trazer a crianças para brincar nos parques infantis, fazer um piquenique, churrasco, montanhismo, escalada, trilhas e para os mais ousados podem fazer voos de asa delta.

O parque também leva a outros pontos turísticos como o Cristo Redentor, o mirante Dona Marta, a vista chinesa, o Parque Lage e muitos outros pontos turísticos que a maioria das pessoas nem sabem que ficam dentro do Parque Nacional da Tijuca.

Todas as informações você consegue no Centro de Visitantes Setor Floresta da Tijuca na da Praça Afonso Viseu, s/n, Alto da Boa Vista. Telefone 2492-2252, no Centro de Informações do Parque Lage. Telefone 2492-2253, das 8h às 17h.

O parque também pode te indicar guias. Você pode fazer o passeio por conta própria, mas para melhor aproveitamento do passeio convém contratar uma empresa especializada, principalmente se não conhece a cidade.

Pode ser acessado pelas zonas norte, sul e oeste do Rio. No final do post você vai encontrar os contatos de empresas de turismo do Rio de Janeiro.

Bondinho do Pão de Açúcar

Pra-todos-verem:Bpndinho-do-Pao-de-Acucar-Rio-de-Janeiro-RJ

É um dos símbolos mais conhecidos e icônicos do Rio. O passeio ao Bondinho Pão de Açúcar começa na estação Praia Vermelha, sobe o Morro da Urca e vai até o topo.

O passeio é mágico, fantástico, a gente vê a emoção estampada no rosto dos visitantes. Visitar o Rio de Janeiro e não andar no bondinho, é perder a melhor parte da viagem. Um dos melhores passeios para fazer no Rio de janeiro.

A subida do teleférico tem 391 metros de altura e é feito em duas etapas: primeiro até o vizinho Morro da Urca, depois outra subida íngreme até o Pão de Açúcar.

Passeio glorioso a qualquer hora do dia, será ainda mais esplendoroso e mágico poder assistir o pôr do sol. Lá do alto você vai apreciar a beleza da Mata Atlântica, as montanhas, o Cristo Redentor, a exuberância da Baía da Guanabara e beleza da cidade de Rio de Janeiro.

É uma emoção tão grande que só quem viveu pode contar. Você pode comprar o bilhete com preços atualizados no Site Oficial e evitar filas.

Jardim Botânico

Pra-todos-verem:Jardim-Botanico-Rio-de-Janeiro-RJ

Esses jardins de 140 hectares são um refúgio para mais de 3.000 espécies diferentes de plantas do mundo inteiro. Foi inaugurado por Dom João VI, na época príncipe regente de Portugal em 1808.

O visitante pode transitar a pé ou de carro elétrico e admirar os monumentos, obras de arte, construções imperiais, as altas palmeiras, orquídeas delicadas, bromélias e lagoas de lírios amazônicos, pequenos animais selvagens como tucanos, tartarugas e preguiças.

O valor da entrada em 2022 é de R$50,00 para residentes do Mercosul, e R$67,00 para quem não tem direito a meia entrada. 

O que fazer no Rio de Janeiro à noite

Bem, a noite chega e queremos um lugar gostoso para encerrar as emoções do dia. Não vai faltar um carioca pra te dar sugestões, são milhares de opções de bares, casas de shows que você não vai ter nenhuma dificuldade em saber onde ir.

Todo mundo sabe que a cidade não dorme, então tem onde conseguir diversão a noite inteira. Temos algumas sugestões que com certeza vão agradar.

Lapa.

Pra-todos-verem:Lapa-Rio-de-Janeiro-RJ (1)

O bairro da Lapa fica bem no centro do Rio, concentra muitos bares, restaurantes e casas de show. É um lugar frenético  para passar a noite na rua ou nos bares. A cada 10 passos você encontra barracas de comida, bebidas, bares lotados de gente animada.

Os lugares preferidos no bairro o Circo Voador, ótima casa de shows, o Bar Carioca da Gema, com boa música e cerveja gelada, Fundição Progresso que é um centro cultural e casa de espetáculos. 

Local de encontro de gerações e todas as camadas sociais. A gente até esquece da hora, quando assusta o dia está amanhecendo. Para sua segurança não se afaste dos locais mais movimentados.

Pedra do Sal

R. Argemiro Bulcão – Saúde, Rio de Janeiro – RJ. Fica pertinho do Museu do Amanhã, na zona portuária. Historicamente conhecida como ‘Pequena África’.

Esta é a melhor área para mergulhar na vibrante herança musical do Rio. Você estará andando pelo berço do samba, criado pela comunidade escrava que já viveu aqui.

Bandas ao vivo atraem multidões de amantes da música, especialmente para as festas de rua gratuitas de segunda a sexta à noite. O lugar é bem animado com muitas barraquinhas de comida e bebida, e muita música.

Espaço Hall

Pra-todos-verem:Espaço-Hall-Rio-de-Janeiro-RJ

Av. Ayrton Senna, n. 5850 – Gardênia Azul, Rio de Janeiro – RJ. Para quem gosta de baladas o lugar ideal para curtir a noite carioca é no Espaço Hall, antigo Barra Music. O local é muito amplo e seguro e a cerveja é bem barata, outras bebidas são caras.

Cabe em torno de 6.600 pessoas, toca todo gênero de música, pop, funk carioca, eletrônica, sertanejo universitário, samba e pagode.

É onde acontecem muitos shows de cantores famosos. Você pode comprar ingressos para os shows, camarotes e conferir a programação neste site oficial.

Palácio de Samba da Mangueira

Uma das escolas de samba mais antigas do Rio. A escola abre suas portas para apresentações noturnas e realiza passeios pelos bastidores de suas salas de prática e oficinas, onde os dançarinos são treinados e os carros alegóricos são construídos.

Feira de São Cristóvão

Pra-todos-verem:Feira-de-Sao-Cristovao-Rio-de-Janeiro-RJ

O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, é um espaço importante da cultura Nordestina no Rio de janeiro. Também conhecida como Feira de São Cristóvão.

É ótimo para fazer compras, comer e se divertir. Reúne barracas de artesanato, comida, bebida, folclore e muita música, encontra-se de tudo, comida típica, artes e artesanato, doces, quitutes, literatura, shows de forró e locais para dançar, num espaço de 156.000m².

Tudo começou em 1945. Os nordestinos que vinham para o Rio de Janeiro em busca de trabalho, chegavam ao Campo de São Cristóvão em caminhões pau de arara, vinham para trabalhar na construção civil.

Hoje a feira é um sucesso, e uma referência, não só para os nordestinos, mas para os Cariocas e turistas do Brasil e do mundo.

A entrada custa apenas R$5,00. Ótima pedida para fazer no Rio de Janeiro à noite no verão carioca. Um pedaço do Nordeste no Rio. Animada dia e noite.

Alugue um carro para ter mais liberdade de locomoção. Compare e compre passagens aéreas pelo menor preço no Booking.

Você conhece mais alguma coisa interessante pra fazer no Rio de Janeiro, que todo mundo deveria conhecer? Deixe nos comentários que teremos o prazer de divulgar.

Empresas de turismo no Rio de Janeiro

City Rio. https://city.rio.br/ Telefone 21 3066-0269
Smart Rio Tour. https://www.smartriotour.com.br/ Telefone 21 96501-6101
Rio Máximo City Tours. https://riomaximo.com/ Telefone 21 98746-1297
Leve Viagens. https://www.leveviagens.com.br/ Telefones 21 2209-4976
21 96019-8899 21 96019-8899

Assuntos que podem ser do seu Interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *