Pular para o conteúdo

23 Principais Pontos turísticos do Ceará: praias, serras e cidades históricas

O Ceará é um dos estados do nordeste brasileiro mais diversificados, repleto de belezas naturais, tradições e história, é o oitavo estado mais populoso do Brasil

Cada canto deste estado tem algo único para oferecer, onde é possível encontrar praias espetaculares, serras, falésias, parques nacionais, rios, lagos, cachoeiras e muita fauna silvestre.

Neste post, exploraremos os pontos turísticos do Ceará que encantam turistas do mundo inteiro. Prepare-se para descobrir locais onde a beleza natural e a hospitalidade do povo cearense criam experiências inesquecíveis.

Estamos mostrando os principais Pontos turísticos do Ceará, mas entre um ponto e outro você vai encontrar muitos outros que valem a pena dar uma paradinha e conhecer.

No Ceará você irá encontrar variadas atrações turísticas, com atividades para todos os gostos e idades, desde ecoturismo a turismo religioso, temperaturas acima de 30º e abaixo de 20º, sertão árido e serras com mata atlântica e água em abundância.

Pontos-turisticos-do-Ceara-Cidade-de-Fortaleza
Fortaleza – CE

Enfim, você vai encontrar de tudo. A cultura do Ceará é repleta de tradições e religiosidade. A simpatia dos cearenses torna a viagem ainda mais agradável.

O litoral do Ceará tem cada paisagem tão bonita que foge à nossa imaginação, muitos ainda desconhecidos dos visitantes, dos próprios cearenses e poucos explorados.

Leia também:

Melhor época para visitar o Ceará

Os melhores meses para viajar para o Ceará são os meses de julho a dezembro. De janeiro a junho as chuvas são mais intensas e frequentes.

Mesmo estando na região Nordeste devido a sua posição geográfica, o período chuvoso no Ceará difere um pouco dos outros estados que geralmente chove de abril a agosto.

Litoral-do-Ceara
Litoral do Ceará

Guia completo de pontos turísticos do Ceará

O Ceará além das praias tem muitas outras atrações que valem a pena considerar, faça seu roteiro começando por Fortaleza que é o principal ponto de chegada da maioria dos visitantes.

  1. Fortaleza – CE
  2. Praia de Iracema – Fortaleza – CE
  3. Praia do Futuro – Fortaleza – CE
  4. Praia do Mucuripe – Fortaleza – CE
  5. Praia do Meireles – Fortaleza – CE
  6. Praia de Sabiaguaba – Fortaleza – CE
  7. Parque Ecológico do Cocó – Fortaleza – CE
  8. Beach Park – Aquiraz – CE
  9. Praia do Cumbuco – Caucaia – CE
  10. Praia Canoa Quebrada – Aracati – CE
  11. Praia de Lagoinha – Paraipaba – CE
  12. Praia Icaraizinho de Amontada – Amontada – CE
  13. Praia de Morro Branco – Beberibe – CE
  14. Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara – CE
  15. Cidade de Guaramiranga – CE
  16. Cidade de Camocim – CE
  17. Serra da Ibiapaba – CE
  18. Bica de Ipu – Serra da Ibiapaba – CE
  19. Serra de Itapipoca – Itapipoca
  20. Juazeiro do Norte – CE
  21. Cidade de Quixadá – CE
  22. Parque Nacional de Ubajara – CE
  23. Parque Nacional da Chapada do Araripe – CE

Fortaleza – CE

É a capital e um dos principais pontos turísticos do Ceará. Uma cidade moderna, bonita, alegre e viçosa carregada de história em sua arquitetura, principal ponto de partida para os melhores passeios em Fortaleza. Tem uma vida noturna animada e uma orla magnífica.

O aeroporto internacional de Fortaleza é um dos mais movimentados do país com maior número de passageiros estrangeiros. Eis algumas atrações e melhores praias de Fortaleza:

  • Ponte dos Ingleses e Espigão de Iracema
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • Mercado Central de Fortaleza
  • Catedral Metropolitana de Fortaleza
  • Fortaleza Nossa Senhora da Assunção
  • Museu do Ceará
  • Teatro José de Alencar
  • Mercado dos Pinhões
  • Feiras de Artesanato
  • Mercado dos Peixes
Pontos-turisticos-do-Ceara-Cidade-de-Fortaleza
Fortaleza – CE

Praia de Iracema – Fortaleza – CE

Antes de entrar na água em qualquer praia, principalmente as praias urbanas de Fortaleza consulte balneabilidades das praias do Ceará. A praia de Iracema é urbana, fica bem no centro de Fortaleza.

Tem uma mega infraestrutura, com boas hospedagens, bares, restaurantes, barracas de praia, casas noturnas, comércios, feiras de artesanato e o famoso calçadão onde se pratica vários esportes ao ar livre e caminhadas.

No bairro de Iracema ficam atrações importantes como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Planetário, a estátua de Iracema, o Espigão e a Ponte dos Ingleses O mar é agitado, é ótima para a prática de esportes aquáticos.

Praia-de-Iracema-Fortaleza-CE
Praia de Iracema – Fortaleza – CE

Praia do Futuro – Fortaleza – CE

Praia maravilhosa, extensa com 8 km de extensão, uma das praias mais frequentadas da cidade, tanto para banho quanto para a prática de esportes aquáticos, é a mais popular da região e um dos pontos turísticos do Ceará mais expressivos.

O mar é mais apropriado para banho quando a maré está baixa. Tem barracas de praia sofisticadas que servem a todos os gostos.

As mais famosas são o Crocobeach, Chico do Caranguejo, Itapariká, Praiou e Guarderia Brasil, também conta com ótimas hospedagens.

Muitas barraca da Praia do Futuro funcionam como beach clubs, com área para as crianças, parque aquático, quadras esportivas e algumas oferecem shows musicais e humorísticos.

À noite quando as barracas fecham, é hora de aproveitar a Feira de Artesanato noturna e barraquinhas de bebidas e petiscos que se estendem por toda a orla da avenida Beira-Mar. Os preços são bem convidativos, é um ótimo programa noturno.

Praia-do-Futuro-Fortaleza-CE
Praia do Futuro – Fortaleza – CE

Praia do Mucuripe – Fortaleza – CE

Fica no finalzinho da avenida Beira-Mar uma praia tranquila, o maior movimento no mar é de barcos pesqueiros que partem cedinho e retornam carregados à tardinha.

No Mercado dos Peixes em Mucuripe, você vai encontrar o que há de melhor em camarões, lagostas, frutos do mar e peixes. É um dos pontos turísticos do Ceará e de Fortaleza mais visitados.

É o melhor lugar de Fortaleza para comprar pescados frescos, se você quiser consumir no restaurante local com acompanhamentos, pode pagar para preparar ou levar pra casa os peixes já limpos.

Funciona das 10h às 22 horas, é bom chegar cedo para escolher as melhores mesas à beira mar. É do porto de Mucuripe que partem os veleiros que fazem os passeios pela orla.

Apesar do mar calmo, para banho não é a mais indicada, além de congestionada de barcos que dificultam bastante a entrada no mar.

Praia-do-Mucuripe-Fortaleza-CE
Praia do Mucuripe – Fortaleza – CE

Praia do Meireles – Fortaleza – CE

A Praia do Meireles fica no bairro de mesmo nome, é espetacular, tem um calçadão com pista de pedestres, bicicleta, skates, quadras esportivas, quiosques, bares, restaurantes, feiras de artesanato que funcionam de 17 às 23 horas e banheiros.

Fica no principal centro hoteleiro da cidade, tem excelente estrutura, considerada a melhor região para se hospedar. Confira as melhores hospedagens na Praia do Meireles.

O mar na Praia do Meireles é tranquilo, com poucas ondas e areia firme, tornando-se ideal para famílias e para quem deseja praticar esportes aquáticos.

No entanto, é importante verificar o relatório de balneabilidade antes de entrar na água, pois alguns trechos podem não estar próprios para banho. O Jardim japonês e a sorveteria 50 Sabores também fazem parte das atrações da Praia do Meireles.

Praia-do-Meireles-Fortaleza-CE
Praia do Meireles – Fortaleza – CE

Praia de Sabiaguaba – Fortaleza – CE

Esta é a praia preferida principalmente para quem está com crianças, tem boa estrutura de barracas e opção de banho de mar e de rio. O Rio Cocó desagua na praia de Sabiaguaba.

Tem muitas dunas pra descer de prancha, inclusive uma bem grande na beira do asfalto, na maré baixa tem muitas piscinas naturais entre os arrecifes de corais, mas na maré alta o mar é bem agitado.

As barracas não têm sofisticação, são cobertas de palha de coqueiro e mobiliário rústico. Parece uma praia na roça, mas é a melhor praia de Fortaleza para passar o dia com a família.

Uma dos melhores lugares para comer peixes e frutos do mar fresquinhos, se divertir com as crianças e escorregar nas dunas.

Praia-de-Sabiaguaba-Fortaleza-CE
Praia de Sabiaguaba – Fortaleza

Parque Ecológico do Cocó – Fortaleza – CE

Embora Fortaleza seja conhecida por suas principais praias, não deixe de visitar o Parque Ecológico do Cocó, um dos maiores da América do Sul, com 1.155 hectares.

É um dos principais pontos turísticos do Ceará. O parque foi criado em 1989 para conscientizar e preservar a área local, incluindo um enorme manguezal.

Faça um passeio de barco pelo Rio Cocó para ver por si mesmo como os manguezais são mágicos. O Parque do Cocó fica dentro do bairro Cocó, em Fortaleza.

O maior parque urbano natural do Norte e Nordeste, faz parte do Grupo da Unidade de Conservação de preservação integral. O seu ecossistema é composto de manguezais, dunas, mata de tabuleiro e restinga.

No parque você vai encontrar mais de 2 km de trilhas, o lugar é ideal para a prática de esportes ao ar livre, arvorismo, tirolesa, shows ao ar livre e muitas outras atividades.

Aproveite para sentir o frescor da mata e observar os mais diversos animais como pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e fique esperto com os macaquinhos que com certeza vão atrás de você se tiver com comida.

As aves também estão presentes nos mais variados tamanhos e cores e há muitos outros recantos que você pode explorar acompanhado por um guia. Muitos turistas aproveitam o parque para fazer yoga e exercícios de relaxamento.

Parque do Rio Cocó - Fortaleza - CE
Parque do Rio Cocó – Fortaleza – CE

Beach Park – Aquiraz – CE

A cidade de Aquiraz fica a 31 km de Fortaleza. Tem boa infraestrutura tem ótimas hospedagens, tem praias maravilhosas e muitos pontos turísticos interessantes.

Confira o nosso post de pontos turísticos em Aquiraz. O Beach Park é um dos maiores parques aquáticos da América Latina, até o momento, um dos mais importantes pontos turísticos do Ceará.

Tem os brinquedos mais radicais possíveis e diversão para todas as idades. Uma mega estrutura com piscinas de todos os tamanhos, toboáguas gigantes, bares, restaurantes, fraldários e banheiros.

É importante lembrar que em Aquiraz tem outras atrações, como o parque ecológico Engenhoca Park, super bem estruturado com inúmeras atrações e belíssimas praias como a Praia Porto da Dunas, Prainha, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Batoque dentre outras.

O Engenho São Luiz, o Museu Sacro São José de Ribamar e o Centro das Rendeiras, também fazem parte das atrações de Aquiraz.

Tem um espetacular conjunto de resorts do Beach Park que em algumas categorias de hospedagens, dão direito ao ingresso para o parque sem custo.

Beach-Park-Aquiraz-CE
Beach Park – Aquiraz – CE

Praia do Cumbuco – Caucaia – CE

Cumbuco é uma pequena vila de pescadores do município de Caucaia no Ceará. Fica a cerca de 30 km da Fortaleza.

A Praia de Cumbuco é extensa, maravilhosa, cercada de dunas e paisagens espetaculares, um dos pontos turísticos do Ceará mais visitados.

Tem mar calmo, venta muito, o que atrai muitos praticantes de kite e windsurfe. Uma das maiores atrações da Praia do Cumbuco são os passeios de buggy e quadriciclo pelas redondezas.

A vila tem ótimos hotéis, ótimas pousadas e até resort, o Vila Galé Resort Cumbuco – All inclusive que por si só já é uma atração turística.

Muitos turistas fazem o passeio bate volta para Cumbuco, mas se você quiser aproveitar melhor, fique pelo menos 1 dia para conhecer as outras praias de Cumbuco, são elas:

  • Praia Barra do Cauípe
  • Praia Pico das Almas
  • Praia de Tabuba
  • Praia de Barra Nova
  • Praia de Icaraí
Praia-do-Cumbuco-Caucaia-CE
Praia do Cumbuco – Caucaia – CE

Praia Canoa Quebrada – Aracati – CE

A cidade de Aracati fica a aproximadamente 151 km de Fortaleza, a Praia de Canoa Quebrada fica a cerca de 27,9 km seguindo pelo litoral.

A Praia de Canoa Quebrada foi, digamos assim, “foi descoberta” pelos hippies nos anos 70. Chegar até lá naquela época era uma aventura. Era uma pequena vila de pescadores, sem estrada, energia elétrica sem recurso nenhum.

Hoje é bem estruturada, com pousadas, bares e restaurantes e é muito procurada, um dos pontos turísticos do Ceará que ninguém quer perder.

O mar é calmo, de água morna e cristalina, a praia é cercada de falésias coloridas e devido aos fortes ventos é muito procurada para a prática de kitesurf e windsurf, considerada a melhor praia do Brasil para a prática destes esportes.

A maior atração do lugar é o passeio de buggy pela rota das falésias. O passeio a Canoa Quebrada bate volta incluindo Morro Branco e praias das Fontes é muito cansativo e pouco proveitoso. Veja o que você pode fazer nesta maravilhosa praia:

  • Passeio de Buggy
  • Passeio de jangada
  • Assistir um maravilhoso pôr do sol na Duna do Pôr do Sol
  • Voo de Parapente
  • Visitar o centrinho e fazer compras na Broadway
Praia-Canoa-Quebrada-Aracati-CE
Praia de Canoa Quebrada – Aracati – CE

Praia de Lagoinha – Paraipaba – CE

A Praia de Lagoinha fica na cidade de Paraipaba, a cerca de 100 km de Fortaleza, é um ponto de parada para quem segue sentido Jericoacoara.

A região possui uma beleza inquestionável com muitas lagoas, cachoeiras, dunas e falésias, é um dos pontos turísticos do Ceará mais bonitos.

Oferece atrações para todas as idades, tanto para quem quer descansar apreciado as belezas naturais, abundantes na região, quanto para os que adoram esportes radicais. Tem ótima estrutura de hotéis e pousadas, bares, restaurantes e barracas.

Um dos lugares mais visitados é a Lagoa das Almécegas que tem boa estrutura de barracas, redes dentro d’água, uma beleza indescritível cheia de coqueiros e água morna e muito boa para famílias com crianças e idosos.

A Lagoa do Jegue, que também faz parte de Lagoinhas é outro lugar incrível para conhecer, precisa seguir por uma trilha para encontrá-la, é excelente para a prática de kitesurf e windsurf devido aos ventos favoráveis.

Lagoinha também oferece passeios de buggy, triciclo, catamarãs e pau de arara. Um mergulho de forma divertida na cultura e na história do Ceará. Imaginando de como que seria o nosso sertão.

Praia-de-Lagoinha-Paraipaba-CE
Praia de Lagoinha – Paraipaba – CE

Praia Icaraizinho de Amontada – Amontada – CE

A cidade de Amontada fica a 193,8 km via CE-085 de Fortaleza, a Praia de Icaraizinho de Amontada seguindo pelo litoral é bem mais perto, por isso preste atenção na hora de programar o GPS.

O aeroporto de Cruz, que serve a Jericoacoara, fica a 117 km de Amontada, é bem mais perto que o de Fortaleza.

A cidade é pequena, mas bem-organizada, tem muitas pousadas. Paisagem composta de praias, dunas e lindíssimas piscinas naturais.

Sua maior atração além das praias é a Lagoa das Flexeiras com estrutura bem rústica, que você não pode confundir com o destino Flecheiras que fica em Trairi, perto de Fortaleza.

Praia-Icaraizinho-de-Amontada-Amontada-CE
Praia Icaraizinho de Amontada – Amontada – CE

A Lagoa de Flexeiras é cercada de muito verde, com quiosques cobertos de palha de coqueiro e redes espalhadas dentro da água.

Oferece passeios de pedalinho, barco, vela e caiaque. O passeio de buggy pela orla e pela vasta região de parques eólicos que produzem energia limpa e extensos coqueirais, é sensacional.

O passeio pelos manguezais do Rio Aracatiaçu que deságua no mar, que no Ceará é bonito em qualquer lugar. O passeio de buggy e barco podem ser contratados juntos.

Não deixe de fazer o passeio de buggy aos lençóis cearenses que ficam em Caetano, caminho para Amontada. Na Praia de Icaraizinho, na maré baixa, fica cheia de piscinas naturais lindíssimas e bancos de areia.

Icaraizinho está se expandindo muito com o turismo e se colocando no alto da lista dos melhores pontos turísticos do Ceará, concorrendo com Jericoacoara.

Praia-Icaraizinho-de-Amontada-Amontada-CE
Praia Icaraizinho de Amontada – Amontada – CE

Praia de Morro Branco – Beberibe – CE

A Praia de Morro Branco é um dos mais interessantes pontos turísticos do Ceará. Fica no município de Beberibe, a cerca de 84 km de Fortaleza, na região metropolitana de Cascavel.

É uma praia extensa, com boa estrutura de quiosques e barracas. Sua maior atração é o labirinto que se forma entre as falésias.

Beberibe atrai muitos turistas principalmente pela sua natureza intacta, suas lindas praias e falésias coloridas que servem de matéria prima para o artesanato regional.

Além da Praia de Morro Branco, Beberibe tem outras atrações lindíssimas como o Parque das Fontes, onde a água brota das falésias, a Lagoa de Uruaú, a Praia do Canto Verde e Barra da Sucatinga.

Você pode conhecer todas as atrações em passeios de buggy. O cenário composto por lagos, dunas e falésias coloridas atraiu a construção de muitos resorts e hotéis na região.

Praia-de-Morro-Branco-Beberibe-CE
Praia de Morro Branco – Beberibe – CE

Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara – CE

Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores, pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara que fica a aproximadamente a 300 km de Fortaleza. É um dos pontos turísticos do Ceará mais importantes.

Toda a região está inserida no Parque Nacional de Jericoacoara, incluindo as cidades de Camocim e Cruz. Quase todos os turistas que visitam Fortaleza pretendem ir a Jericoacoara, cuja fama todos já conhecem.

Por ter acesso mais difícil se mantém preservada, leia o nosso post sobre dicas de viagem a Jericoacoara para saber como chegar, onde comer e se divertir.

As ruas são de areia e não é permitido o trânsito de veículos motorizados. É uma vila rústica sofisticada, que cobra uma taxa de entrada de R$30,00 em 2022, indiferente do tempo que o turista vai ficar.

Tem muitos hotéis e pousadas bem luxuosos e simples também. Uma de suas maiores atrações é a Pedra Furada, o ícone da vila.

Toda tarde os turistas sobem na Duna do Pôr do Sol para assistir o pôr do sol mais espetacular da região. Os melhores passeios em Jericoacoara são os do lado oeste e do lado leste, são muito disputados.

Jericoacoara-Jijoca-de-Jericoacoara-CE
Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara -CE

Guaramiranga – CE

Incrível! Mas no Ceará, pertinho de Fortaleza, tem um lugar que faz frio. Guaramiranga a pouco mais de 100 km da capital tem um clima diferente, o que faz com que seja um dos pontos turísticos do ceara mais emblemáticos.

Fica em uma região serrana no Maciço do Baturité, a 865 metros de altitude com temperatura média de 20º. É uma cidade pequena, mas com boa estrutura de hotéis e pousadas, bares e restaurantes.

Aqui se encontra uma das poucas áreas de Mata Atlântica preservada no Brasil, com cachoeiras, rios e trilhas, uma natureza exuberante e única.

No Pico Alto, na Serra do Baturité, você assiste um pôr do sol impressionante e se não levar um casaco vai bater queixo de tanto frio.

Guaramiranga-CE
Guaramiranga – CE

A cidade é conhecida como a Suíça do Ceará. Por estar muito próxima de Fortaleza, fica sempre cheia de turistas em qualquer temporada.

Guaramiranga ainda é uma cidade bem interiorana, as pessoas ainda se locomovem de caminhão pau de arara. Lugares para conhecer em Guaramiranga:

  • Pico Alto.
  • Cachoeira São Paulo.
  • Parque das Trilhas.
  • Cachoeira de Guaramiranga.
  • Teatro Rachel de Queiroz
  • Mirante Linha da Serra.
  • Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição.
Convento-dos-Capuchinhos- Guaramiranga-CE
Convento dos Capuchinhos – Guaramiranga – CE

Camocim – CE

Camocim é um daqueles paraísos cinematográficos e um dos dos principais pontos turísticos do Ceará. Apesar de pequena tem boa estrutura de bares, restaurantes e pousadas.

A cidade tem lagoas e praias espetaculares como a Praia Ilha do Amor, Praia de Guriú, Praia de Tatajuba, Lagoa Azul, Lagoa das Cangalhas e Praia de Maceió e Barra dos Remédios.

Oferece várias modalidades de esportes náuticos, além das belíssimas praias e paisagens. O píer de Camocim antigamente era apenas um ponto de embarque e desembarque, mas pela sua bela estrutura, hoje é um ponto turístico da cidade.

Eu te sugiro não deixar de conhecer a Praia Barra do Remédios onde o rio encontra o mar, é deserta, mas de uma beleza incomparável, diferente de todas que você já viu. Você pode conhecer toda a região em passeios de buggy.

Lagoa-das-Cangalhas-Camocim-CE
Lagoa das Cangalhas – Camocim – CE

Serra da Ibiapaba – CE

Localizada a mais de 300 km de Fortaleza, entre os estados do Piauí e Ceará. Começa na cidade de Viçosa do Ceará e termina na cidade de Ipu. Além de boa infraestrutura de hotéis, a cidade oferece ao visitante diversas trilhas ecológicas e cachoeiras.

Um dos maiores pontos turísticos do Ceará, tem uma paisagem totalmente diferente, é uma terra com água abundante, clima frio e neblina que encobre um dos cenários mais bonitos do nordeste.

Tem muitas cachoeiras, cavernas intocadas e fazendas produtoras que só produzem flores e a maior plantação de rosas do país. Conserva uma parte de vegetação típica da Amazônia.

Difícil imaginar que este tipo de vegetação poderia sobreviver na região mais árida do Brasil. É um turismo essencialmente ecológico.

Sitio-do-Bosco-Serra-da-Ibiapaba-Tingua-CE
Sítio do Bosco – Serra da Ibiapaba – Tianguá -CE

A principal cidade da região é Tianguá, onde se concentram bancos, supermercados, comércios e serviços. Tianguá não é uma cidade turística, mas é tipo a capital da Serra da Ibiapaba.

Uma das atrações mais famosas da região é o Sítio do Bosco na cidade de Tianguá, paga-se uma pequena taxa de entrada.

Um lugar espetacular com muitas trilhas para turismo de aventura, boa estrutura de barracas de comida, restaurante com piscina, mirantes, área de camping e tirolesa. Pelas estradas da serra a gente encontra várias cidades e povoados.

As cidades componentes da Serra da Ibiapaba são: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Serra-da-Ibiapaba-CE
Serra da Ibiapaba – CE

Bica de Ipu – Ipu – Serra da Ibiapaba – CE

É uma área de proteção ambiental que fica na Serra de Ibiapaba, em Ipu, quase na divisa do Ceará com Piauí. Coberta de mata atlântica com muitas nascentes, é o habitat do veado catingueiro, o guaxinim, a jaguatirica e outros mamíferos, e pássaros.

O Riacho Ipuçaba quando cheio, despena do alto da Serra da Ibiapaba formando um lindíssima queda d’água de 130 metros de altura e forma a Bica do Ipu, também conhecida como Véu da Noiva.

A queda d’água é tão alta que boa parte da água não atinge o solo, vira neblina e se espalha na mata. É um dos magníficos pontos turísticos do Ceará para os amantes de trilhas, esportes radicais como rapel e voo livre.

O acesso até Bica de Ipu é fácil, a via é toda asfaltada. Do estacionamento até à bica o acesso é por deck de madeira. Funciona aos finais de semana e feriados para os turistas.

Mas aproveite para conhecer a cidade de Ipu, que é muito bonita, agradável e tem outras atrações como a Cachoeira do Urubu e Cachoeira do Coqueiro.

Suba mais um pouquinho a serra e chegue à cidade de São Benedito para conhecer o maravilhoso Santuário de Fátima que recebe centenas de romeiros todos os anos.

Bica-de-Ipu-Serra-da-Ibiapaba-CE
Bica de Ipu – Ipu – Serra da Ibiapaba – CE

Serra de Itapipoca – Itapipoca – CE

A Serra de Itapipoca faz parte da Serra de Uruburetama, uma cadeia montanhosa que se estende por vários municípios do Ceará.

Seu ponto culminante é a Serra do Coquinho, no limite dos municípios das cidades de Itapipoca e Itapajé, com 1.081 metros de altitude, sendo o quarto maior do estado.

A cidade de Itapipoca é conhecida como “cidade dos três climas”, por haver em seu território praias, serras e o sertão.

Itapipoca tem 25 quilômetros de praias, as principais são: a Praia da Baleia e Praia do Maceió, além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas de Humaitá e do Mato.

A Serra de Itapipoca é um dos pontos turísticos do Ceará mais procurados pelos amantes do ecoturismo e esportes de aventura. A Pedra de Itacoatiara é uma rampa ideal para voo livre e rapel.

Tem várias trilhas para quem gosta de trekking. Um ponto muito interessante são as grutas que serviram de moradia para os homens das cavernas.

As praias mais próximas da Serra de Itapipoca são as que ficam no litoral do município, como a Praia da Baleia, a Praia do Maceió e a Praia de Icaraí.

Essas praias são distantes cerca de 40 km da sede da cidade e oferecem belas paisagens, águas claras e tranquilas, dunas, lagoas e coqueirais. 

Serra-de-Itapipoca-Itapipoca-CE
Serra de Itapipoca – Itapipoca – CE

Algumas das atrações que você pode encontrar na Serra de Itapipoca são:

  • O Museu Pré-História de Itapipoca (MUPHI), que guarda e exibe fósseis da megafauna encontrados na região.
  • A Praça dos Três Climas, que simboliza os três climas de Itapipoca: praia, serra e sertão.
  • A Pedra de Itacoatiara, uma rampa ideal para voo livre e rapel, que oferece uma vista panorâmica da cidade e do litoral.
  • A Trilha da Bica da Canoa, na Serra de Arapari, que leva a uma cachoeira de águas cristalinas rodeada pela mata nativa, com estrutura de quiosques, mesas e cadeiras dentro d’água.
  • As grutas com inscrições rupestres, que serviram de moradia para os “homens da caverna” e revelam um pouco da história pré-colonial da região.
Pra-todos-verem:Serra-de-Itapipoca-CE
Serra de Itapipoca – Itapipoca – CE

Juazeiro do Norte – CE

Fica na região do Cariri, no sul do estado, a 491 km de Fortaleza, aos pés da Chapada do Araripe, próxima à Floresta Nacional do Araripe, que abriga uma rica biodiversidade e formações rochosas impressionantes.

Juazeiro do Norte é a capital da fé no Ceará. É a maior cidade do sertão cearense, a 3º mais populosa e um dos 3 centros de religiosidade mais populares do Brasil.

Figura entre os pontos turísticos do Ceará mais visitados. Foi fundada em 1911 pelo padre Cícero Romão Batista, conhecido e adorado no sertão como “Padim Ciço”.

A cidade possui diversos monumentos e igrejas dedicados ao sacerdote, como a estátua de 27 metros de altura no alto da Colina do Horto.

É uma cidade grande, com excelente infraestrutura, grandes varejistas instalados na cidade, shoppings, hospitais, aeroporto, economicamente ativa como uma grande capital.

Juazeiro do Norte também é um polo cultural do Nordeste, sendo um dos maiores centros de artesanato e cordel da região. É um dos maiores centros de artesanatos do Nordeste.

Juazeiro do Norte – CE

Mas o que realmente se destaca é o turismo religioso, atraindo pessoas de todo o Brasil e países vizinhos que vêm peregrinar na cidade e que movimentam o comércio e o turismo local. Os lugares mais visitados da cidade são:

  • Basílica menor de nossa Senhora das Dores
  • Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Santuário São Francisco das chagas
  • Santuário do Sagrado Coração de Jesus
  • Museu Vivo de Padre Cícero
  • Teatro municipal Marquise Branca
  • Memorial Padre Cícero
  • Estátua de Padre Cícero
  • Santo Sepulcro
  • Luzeiro do Nordeste
Juazeiro-do-Norte-CE
Juazeiro do Norte – CE

Quixadá

Quixadá é a maior cidade do sertão central do Ceará. Uma cidade com paisagens únicas, formada por grandes formações rochosas e histórias misteriosas.

É um ótimo destino para aventureiros e admiradores da natureza. Conhecida como rainha do sertão central, foi cenário de diversos filmes nacionais e internacionais.

Suas incríveis e diferentes formações rochosas dominam boa parte do seu território, entre as mais famosas está a Pedra da Galinha Choca que quebra a aparente monotonia sertaneja.

Favorece um ecoturismo fantástico pelos Monólitos do Ceará. Quixadá é a terra da aventura, onde se pratica rapel, escalada, trilhas a pé e de bike, e voos de parapente.

Um dos pontos mais visitados é o Chalé da Pedra, onde está instalado o memorial da escritora Raquel de Queiroz.

Quixadá é um dos centros comerciais mais expressivos e um dos mais lindos pontos turísticos do Ceará, com excelentes hotéis, restaurantes e muita diversão.

Quixada-CE
Quixadá – Ceará

Parque Nacional de Ubajara – CE

O Parque Nacional de Ubajara é Unidade de Conservação de Proteção Integral. Fica na região da Serra da Ibiapaba em Ubajara, Ceará.

É um dos parques mais incríveis do estado, tem muitas trilhas, cachoeiras, o famoso bondinho, a também famosa Gruta de Ubajara e mirantes de onde se pode admirar as magníficas paisagens da serra.

As paisagens vistas do mirante são de deixar qualquer um hipnotizado diante de tanta beleza. Tem ótima estrutura com restaurantes, lanchonetes e banheiros.

Na entrada tem uma exposição de arte em madeira com peças incríveis. Até o momento, não o ingresso não é pago, mas as atividades dentro do parque como cachoeiras, roteiro histórico-cultural, visita à Gruta de Ubajara são pagas.

Parque-Nacional-de-Ubajara
Parque Nacional de Ubajara – CE

O Parque Nacional de Ubajara é um dos pontos turísticos do Ceará mais visitados, acredito que até mais que as praias, em altas temporadas fica super lotado, principalmente a fila do bondinho.

Mas te garanto que irá recompensar. O acompanhamento por condutores é obrigatório. Todas as informações de atrativos e preços você encontra no site do ICMBio.

As formações geológicas e arqueológicas e ecossistema diversificado, são de extrema relevância histórica e científica.

Em Ubajara você pode visitar a fazenda do Sr. Teodoro Swart uma das maiores fazenda produtoras de rosas do Brasil que abastece os estados do Nordeste e Holambra em São Paulo.

Parque-Nacional-de-Ubajara
Parque Nacional de Ubajara – CE

Parque Nacional da Chapada do Araripe – CE

O Parque Nacional da Chapada do Araripe é um parque nacional localizado na região sul do Ceará. Foi criado em 1998, abrange uma área de 3.789 km² e se estende por seis municípios do Cariri, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

É uma área de proteção ambiental, local de rara beleza e grande importância ecológica e geológica. Fica na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A Chapada do Araripe é conhecida por suas formações rochosas, fósseis e riqueza natural. O Geoparque Araripe, parte acessível aos turistas, abriga nove sítios paleontológicos com alguns dos fósseis mais antigos do planeta.

Além disso, a Chapada possui uma fauna e flora diversificadas, incluindo espécies endêmicas e em risco de extinção, como o soldadinho-do-Araripe.

O parque abriga uma variedade de paisagens naturais, incluindo cânions, cavernas, cachoeiras e florestas. O parque é um importante sítio paleontológico, com fósseis de dinossauros, pterossauros, peixes e insetos.

Esses fósseis são datados do período Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos. O parque é também um importante refúgio para a fauna, abrigando uma variedade de animais, incluindo aves, mamíferos, répteis e anfíbios.

Parque-Nacional-Chapada-do-Araripe-CE
Parque Nacional da Chapada do Araripe – CE

Algumas das atrações turísticas mais destacadas do parque são:

  • Geossítio da Colina do Horto
  • Estátua com 27 metros de altura do Padre Cícero em Juazeiro do Norte.
  • Mirante do Caldas em Barbalha que oferece uma vista panorâmica da região.
  • Geossítio Pontal da Santa Cruz, que oferece uma plataforma de observação com vistas espetaculares da chapada.
  • Cânion do Araripe com 100 metros de profundidade e 5 km de extensão.
  • Caverna do Boqueirão da Pedra Furada: uma caverna que abriga um conjunto de pinturas rupestres.
  • Cachoeira do Horto com de 20 metros de altura.
  • Floresta Nacional do Araripe, uma floresta que abriga uma variedade de árvores e plantas.

O parque é um dos pontos turístico do Ceará, pela sua importância científica, imperdível para quem busca belas paisagens naturais, fósseis de dinossauros e uma rica biodiversidade.

Parque-Nacional-Chapada-do-Araripe-CE
Parque Nacional da Chapada do Araripe – CE

Esta é a nossa lista dos melhores pontos turísticos do Ceará, se você conhece algum que ficou fora da nossa lista, deixe nos comentários que teremos prazer em referenciar.

Adquira sua passagens aéreas pelo melhor preço no site PassagensPromo com comodidade e garantia do menor preço e garanta sua liberdade de locomoção alugando um carro pela RentCars.
Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comentários em “23 Principais Pontos turísticos do Ceará: praias, serras e cidades históricas”

  1. Francisco Tabajara Frota Soares Flho

    TENHO PROCURADO POUSADAS, FAZENDAS, ETC., TURISMO RURAL, NO ESTADO DO CEARA. SERÁ QUE TEM?
    JA ME AFIRMARAM QUE NÃO TEM. NO CEARA SO EXISTE TURISMO PRAIA.
    LAMENTÁVEL E TER ANÚNCIOS DE LOCAIS FECHADOS HA TEMPO .
    PODENDO NOS DIZER PROPAGANDA ENGANOSA. QUAL A VERDADE?
    GOSTARIA DE SABER, GOSTO DO MATO, ANIMAIS ETC.

    1. Olá Francisco, obrigada pelo seu comentário. Que bom que você quer conhecer o Ceará. Como você deve ter visto no post, o cerará é um dos estados mais interessantes do Brasil, tem tantos pontos turísticos que não não possível colocar todos no post. Todos os pontos turísticos relatados nossa equipe tem vídeos e fotos. Tem vários hotéis fazenda, vou deixar 3, mas existem outros: Fazenda Hotel Pedra dos Ventos Fazenda Pedra dos Ventos, S/N, Quixadá – CE, https://www.booking.com/hotel/br/fazenda-pedra-dos-ventos.pt-br.html
      Recanto São José. Estrada da Juatama, Quixadá – CE, https://www.booking.com/hotel/br/recanto-sao-jose-quixada.pt-br.html
      Estancia Vale das Flores. Rua Padre Ivo s/n Zona Rural, Pacoti – CE, https://www.booking.com/hotel/br/estancia-vale-das-flores.pt-br.html
      Você também pode fazer turismo rural na Chapada do Araripe e se hospedar nas cidade de Crato e Juazeiro do Norte. Visite o Ceará, você vai adorar e voltar sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *