Anúncios
Descubra os incríveis pontos turísticos do Espírito Santo, conhecido por suas belas praias e paisagens paradisíacas.
O estado do Espírito Santo fica na região Sudeste do Brasil, sua capital é Vitória, possui uma grande diversidade de destinos turísticos que encantam os visitantes.
E para quem busca uma experiência de turismo sustentável e em contato com a natureza, o ecoturismo no Espírito Santo é a escolha perfeita.
Prepare-se para se encantar com a riqueza e diversidade do Espírito Santo, seja você um mochileiro, aventureiro ou amante da natureza! De praias paradisíacas, trilhas na mata atlântica, ilhas e lagos a montanhas imponentes.
Anúncios
Além das suas praias, o estado oferece turismo ecológico e práticas de esportes radicais como escalada e rapel. O Espírito Santo oferece uma variedade de lugares e experiências que irão tornar sua viagem ainda mais especial.
Confira conosco os espetaculares pontos turísticos do Espírito Santo. Vamos falar sobre as principais atrações do Espírito Santo, você vai conhecer montanhas, praias incríveis e locais históricos.
- O que fazer em Itaoca – ES
- Lugares baratos para viajar no Brasil
- Melhores praias para viajar com crianças e idosos
Principais Cidades do Espírito Santo: as mais visitadas
O Espírito Santo possui diversas cidades encantadoras que atraem turistas de todas as partes do mundo. Essas cidades oferecem uma variedade de atrações, desde praias paradisíacas até montanhas e trilhas. São perfeitas para fazer parte do seu roteiro de viagem ao Espírito Santo
Vitória – ES
A capital do estado é um dos pontos turísticos do Espírito Santo mais importantes e mais visitados. Fundada em 1551,
Vitória é conhecida por suas belas praias, como a Praia de Camburi e a Curva da Jurema. Além das praias, a cidade oferece atrações culturais e históricas, como o Palácio Anchieta e o Parque Pedra da Cebola.
Vitória é uma das três capitais nacionais que têm seu centro administrativo e a maior parte do município situados em uma ilha.
Tem intensa atividade portuária, na cidade ficam 2 dos maiores portos brasileiros: Tubarão e Vitória. É uma das principais cidades do Espírito Santo.
A cidade é detentora de grandes jazidas de petróleo e gás natural, além de ser o maior produtor de celulose e rochas ornamentais, como mármore e granito.
Sua infraestrutura conta com um aeroporto moderno, hotéis e pousadas de alta qualidade, proporcionando uma excelente experiência para os visitantes.
Vila Velha – ES
Vila Velha, vizinha de Vitória, é famosa por suas praias urbanas, cidade oferece praias extensas e animadas, como a Praia da Costa e a Praia de Itaparica.
O Convento da Penha é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo e de Vila Velha, é uma joia histórica e religiosa do estado, com mais de 450 anos.
Sua arquitetura mostra a influência portuguesa. Hoje, o Convento da Penha é um símbolo da cultura e história do Espírito Santo.
É conhecido por sua beleza e importância religiosa. Muitas festividades e celebrações acontecem aqui, atraindo milhares de visitantes a Vila Velha.
O Convento da Penha é um verdadeiro patrimônio do povo capixaba, uma joia que preserva séculos de história, cultura e fé.
O Morro do Moreno é outro destaque de Vila Velha, ideal para trilhas e esportes de aventura. A cidade tem excelente estrutura turística e rede de hotéis e pousadas.
Guarapari – ES
Guarapari é conhecida como a “Cidade Saúde” devido às suas praias com areias monazíticas, que possuem propriedades terapêuticas.
Fica a cerca de 51 quilômetros da capital Vitória com acesso pela Rodovia do Sol, ES-010 e BR-101. Guarapari é um destino muito procurado por suas praias de águas calmas e cristalinas.
A Praia do Morro, a Praia da Bacutia, a Praia dos Namorados, a praia dos Padres, Meaípe e a Praia da Areia Preta são as mais procuradas.
Praia da Areia Preta com faixas douradas e escuras é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Pessoas de todas as idades se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais.
A cidade é um destino muito popular principalmente entre os mineiros que lotam Guarapari nas férias e feriados prolongados e já a elegeram como A” Praia dos Mineiros”.
Guarapari é uma das principais cidades do Espírito Santo, com excelentes serviços de saúde, educação, grandes universidades, transporte, hotéis e pousadas.
Domingos Martins – ES
Domingos Martins é uma cidade sensacional na região serrana do Espírito Santo. Conhecida por seu clima ameno, paisagens montanhosas e influência da cultura alemã, bem visível nas suas construções que se parecem muito com Pomerode – SC.
Os pontos turísticos mais procurados da região são:
- Rua do Lazer
- Casa da Cultura
- Praça Dr. Arthur Gerhardt
- Lavandário
- Reserva Kautsky
- Parque Estadual da Pedra Azul, um ótimo destino para quem gosta de ecoturismo.
A Pedra Azul é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, tem muitas atrações como a Rota do Lagarto, a Gruta do Limoeiro, o Sítio de Morango, trilhas e vistas deslumbrantes.
A a Rota do Lagarto é uma estrada que percorre cerca de 8 km até a Pedra Azul, um dos atrativos turísticos mais populares da região.
A rota encanta os visitantes com suas paisagens deslumbrantes, boas pousadas e restaurantes charmosos.
Ao longo do caminho, os visitantes podem apreciar as vistas panorâmicas das montanhas, a vegetação exuberante e as formações rochosas fascinantes.
Anchieta – ES
Anchieta, localizada a aproximadamente 80 km de Vitória, é uma das principais cidades do Espírito Santo, com uma história rica e uma localização privilegiada no litoral sul.
Fundada pelo padre José de Anchieta no século XVI, a cidade originou-se da aldeia Jesuítica de Reritiba. É um importante ponto de peregrinação católica.
Após a expulsão dos jesuítas em 1759, Anchieta passou por um período de desenvolvimento, impulsionado pela chegada de imigrantes italianos no século XIX.
Atualmente, a cidade é conhecida por suas belas praias e atrativos históricos e culturais, como o Santuário Nacional de São José de Anchieta, que preserva o patrimônio deixado pelos jesuítas.
A economia local é diversificada, com destaque para a indústria, comércio, turismo e prestação de serviços.
Anchieta é um destino atraente para quem busca um lugar para viver, trabalhar ou apenas aproveitar as férias. A cidade oferece belas praias, como a Praia de Castelhanos e a Praia de Ubu.
São Mateus – ES
Fundada em 1544, São Mateus é um dos municípios mais antigos do Brasil, carregando consigo um rico patrimônio histórico e cultural.
Fica a 230 km de Vitória, no litoral norte. A cidade preserva igrejas jesuíticas, como a Igreja Velha, construções coloniais dos séculos XVIII e XIX, e manifestações folclóricas e religiosas com mais de quatro séculos de tradição.
Além da história, São Mateus também encanta com suas paisagens naturais exuberantes. A cidade possui belas praias, como a Praia de Guriri e a Praia de Urussuquara, com suas águas calmas e areia dourada, e a Praia do Bosque, com suas falésias e vegetação nativa.
A Praia do Guriri em São Mateus é uma das praias mais agitadas da região. Tem excelente infraestrutura, conta com salva-vidas. O cenário do encontro com o rio é espetacular.
Apesar de não ter o mar assim tão calmo, fica lotada. Tem ótimos hotéis e pousadas. É um dos pontos turísticos do Espírito Santo carregado de história, cultura e belezas naturais.
Marataízes – ES
Localizada no litoral sul do estado, Bem na divisa com o estado do Rio de Janeiro. Marataízes é conhecida por suas praias extensas e agitadas, ideais para a prática de esportes náuticos.
Marataízes é reconhecida por ter os melhores abacaxis do Brasil e lugares lindos para turismo, como as Falésias de Marataízes, um dos pontos turísticos do Espírito Santo mais visitados.
Marataízes também é conhecida por ter muitas lagoas, lagos e rios que desembocam no mar, oferecendo assim a oportunidade de se banhar em águas doces e salgadas no mesmo local.
A lagoa mais conhecida é a Lagoa do Siri, onde se encontra um centro gastronômico com muitos restaurantes e quiosques, e você pode desfrutar a culinária capixaba com os pés na água.
Outro ponto muito visitado é a Bacia das Turcas, com piscinas naturais e um píer muito bonito. A Praia da Barra e a Lagoa do Siri são destinos populares para quem busca relaxar e aproveitar a natureza.
Conceição da Barra – ES
Conceição da Barra fica no extremo norte do estado. É a última cidade litorânea do litoral norte do Espirito Santo e faz divisa com a Bahia.
A cidade possui muitas praias desertas, como a Praia de Itaúnas, um dos excelentes pontos turísticos do Espírito Santo para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
É uma das principais cidades do Espírito Santo para a atividade pesqueira, abundante na região, fonte de renda para grande parte dos moradores. A região também é conhecida pelas dunas e pela foz do Rio Itaúnas.
A Praia de Itaúnas é famosa por suas dunas e pelo forró, atraindo turistas de todo o Brasil amantes de música nordestina.
O Parque Estadual de Itaúnas é uma área de preservação ambiental, um dos melhores pontos turísticos do Espírito Santo mais importantes.
Ecoturismo no Espírito Santo: Um Mergulho na Rica Natureza Capixaba
O ecoturismo está muito em voga atualmente, a humanidade está despertando para o conhecimento e preservação do meio ambiente.
Fizemos uma lista do que há de melhor em Ecoturismo no Espírito Santo para quem deseja interagir com a natureza e praticar esportes radicais como montanhismo e escaladas.
Parque Estadual de Pedra Azul – Domingos Martins – ES
O Parque Estadual de Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins, na região serrana do estado, é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.
O parque é famoso pela imponente Pedra Azul, uma formação rochosa de granito que atinge 1.822 metros de altitude e muda de cor ao longo do dia, dependendo da incidência da luz solar.
O parque oferece diversas trilhas auto guiadas que permitem aos visitantes explorarem suas belezas naturais. A Pedra Azul é uma referência de ecoturismo no Espírito Santo.
A Pedra do Lagarto, que também fica no parque, lembra um lagarto, é ótima para fotos e contemplação.
As trilhas levam a mirantes com vistas deslumbrantes, piscinas naturais formadas pela ação da água na rocha e áreas de vegetação exuberante.
Para chegar até elas, é necessário subir uma ladeira íngreme com o auxílio de um corrimão de corda. As trilhas e caminhadas são a grande atração do parque.
Os visitantes podem ver cachoeiras, rios e muita flora e fauna. Para os mais aventureiros, o parque oferece a possibilidade de escalada ao topo da Pedra Azul.
É necessário agendamento com antecedência através do portal de agendamentos do Governo do Estado Agenda ES e experiência em escalada, ou a contratação de um guia especializado.
O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 16h, e a entrada é gratuita. O limite diário de visitantes é de 150 pessoas para as trilhas e 21 pessoas para a escalada.
Use calçados fechados e aderentes, roupas leves, protetor solar, chapéu, garrafa de água e lanche. Gostou? Reserve então uma das melhores pousadas da região do Parque estadual de Pedra Azul.
Parque Pedra da Cebola – Vitória – ES
O Parque Pedra da Cebola fica em Vitória – ES, é um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio à agitada capital capixaba.
É um lugar perfeito para escapar do estresse do dia a dia e conectar-se com a natureza. Oferece muitas atividades ao ar livre numa área verde cheia de vida.
A Pedra da Cebola é o ponto alto do parque que atrai muitos turistas para contemplar sua beleza e fazer fotos.
O parque é de fácil acesso e tem tudo o que você precisa: estacionamento gratuito, trilhas para caminhada, ciclismo, e áreas para piquenique. É um dos pontos turísticos do Espírito Santo mais visitados. Você pode fazer várias coisas, como:
- Caminhadas pelas trilhas e se conectar com a natureza.
- Ver pássaros e outros animais locais.
- Fazer piqueniques e churrascos nas áreas permitidas.
- Correr e ciclismo para quem gosta de exercícios.
Parque Nacional do Caparaó – ES
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais emblemáticos para o montanhismo no Brasil e uma das principais atrações turísticas do Espírito Santo.
O parque abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. É o lugar mais procurado para ecoturismo no Espírito Santo.
O Pico da Bandeira oferece uma vista panorâmica deslumbrante, é um desafio emocionante para os montanhistas. A subida pode ser feita a partir das portarias de Alto Caparaó (MG) ou Pedra Menina (ES).
Além do Pico da Bandeira, o parque possui diversas trilhas que passam por florestas, campos de altitude e cachoeiras.
É uma sensação inexplicável olhar a paisagem acima da nuvens. As trilhas mais conhecidas são a Trilha da Casa Queimada e a Trilha da Tronqueira.
Para os visitantes que desejam se refrescar, o parque oferece cachoeiras e piscinas naturais, como a Cachoeira Bonita, a Cachoeira do Aurélio, Poço das Tartarugas, Poço do Egito e o Poço das Antas.
No parque tem áreas de acampamento bem equipadas, como a Tronqueira e o Terreirão em Minas Gerais, e a Macieira e Casa Queimada no Espírito Santo. Essas áreas possuem sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques.
O Parque Nacional do Caparaó é uma visita obrigatória para os amantes da natureza e do montanhismo.
O parque oferece uma experiência única e inesquecível para os visitantes de todas as idades. Se desejar ficar mais tempo para explorar melhor a região, tem várias pousadas à sua escolha.
Ilha do Gambá – Piúma – ES
Localizada na região de Piúma, no Espírito Santo, a Ilha do Gambá é um paraíso natural que oferece uma variedade impressionante de flora e fauna marinha.
Ligada ao continente por um istmo artificial, a ilha abriga anêmonas únicas e é um refúgio para diversas espécies de aves e animais.
A ilha possui um importante papel na cultura local, pois é um local onde artesãos coletam materiais para a produção de conchas.
Esse contato entre a natureza e a comunidade ajuda a preservar o patrimônio natural. Próximo à Ilha do Gambá, está a Praia de Acaiaca, conhecida por sua areia monazítica com propriedades terapêuticas.
A região de Piúma é um importante local de ecoturismo no Espírito Santo, é um destino perfeito para quem quer se conectar com a natureza e apreciar a beleza do litoral capixaba.
Considerada um bem natural tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, a Ilha do Gambá recebe atenção especial da prefeitura de Piúma em sua preservação e valorização.
Pedra do Elefante – Nova Venécia – ES
Fica na cidade de Nova Venécia – ES, a Pedra do Elefante é um ponto turístico incrível. Ela está dentro de uma Área de Proteção Ambiental, essa área cuida de muitos ecossistemas e espécies da Mata Atlântica.
Ela protege riachos, cachoeiras, matas e muitas espécies. Essa rocha gigante é um símbolo da região e atrai muitas pessoas.
Com uma altitude de 604 metros, esse monumento paisagístico natural é um ícone da cidade e um importante patrimônio cultural tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
A Pedra do Elefante também tem uma forte ligação com a cultura local. Lá, há uma gameleira muito antiga e um culto à Mãe Peregrina.
Além disso, há casarões antigos e artesanato inspirado nas lendas da região. Devido a seu fácil acesso de nível moderado, a Pedra do Elefante é uma excelente trilha para aqueles que buscam o que fazer no Espírito Santo.
Pancas – ES
Pancas, um município localizado na região noroeste do Espírito Santo, a 198 km da capital Vitória, oferece uma rica história e belezas naturais.
Fundado em 1918, Pancas teve seu crescimento populacional e econômico impulsionado pela chegada de imigrantes estrangeiros, principalmente alemães, pomeranos e italianos.
A influência cultural deixada por esses imigrantes é visível até hoje e se expressa em hábitos e costumes diversos dos descendentes. A língua pomerana, inclusive, é oficializada na cidade.
Pancas está ganhando destaque como um destino turístico atraente, não somente por suas paisagens deslumbrantes, mas também pelo título de capital capixaba do esporte radical.
A cidade possui uma posição pioneira no balonismo na região, atraindo pilotos de voo livre de todo o mundo. Panca agora conta com uma nova atração turística: o maior circuito de tirolesas da América Latina.
O circuito possui três quilômetros de extensão, é composto por duas tirolesas, uma com aproximadamente 2.100 metros e outra com cerca de 900 metros.
Prepare-se para uma experiência emocionante com velocidades que podem chegar a 120 km/h e alturas de 430 metros acima do nível do mar.
Entre os atrativos naturais de Pancas estão cachoeiras, montanhas e trilhas, que atraem turistas e praticantes de esportes de aventura.
Parte desses atrativos está localizada no Monumento Natural dos Pontões Capixabas, uma unidade de conservação que se destaca por seu conjunto de afloramentos rochosos e pela Mata Atlântica preservada.
A cidade de Pancas, que recentemente se destacou como um dos pontos turístico do Espírito Santo que possuem um enorme potencial para a prática de esportes radicais.
Modalidades como voo livre com parapente e asa delta, trekking, enduros e rapel, entre outras, são opções para aqueles que buscam o que fazer no Espírito Santo em contato direto com a natureza.
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça – ES
O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é um paraíso para quem ama natureza e aventura, é um dos cartões-postais mais belos do Espírito Santo.
Além da Cachoeira da Fumaça, tem trilhas, mirantes e poços naturais para banho. Fica no coração da cidade de Alegre.
A Cachoeira da Fumaça é a principal atração do parque que foi criado em 2002 para proteger a natureza da região. É um referencial de ecoturismo no Espírito Santo.
É uma das mais belas quedas d’água do Brasil. Tem 144 metros de altura e fica no Rio Braço Norte. O parque oferece também atividades de educação ambiental, como a exposição de abelhas nativas.
Tudo isso rodeado de Mata Atlântica. Existem trilhas de diferentes níveis de dificuldade. A recompensa é a visão da imponente Cachoeira da Fumaça.
Visitar o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é uma experiência imperdível para quem procura o que fazer no Espírito Santo. O parque está aberto das 8h às 17h todos os dias. A entrada é gratuita.
Morro do Moreno – Vila Velha – ES
O Morro do Moreno é uma das atrações mais populares de Vila Velha – ES. Localizado no bairro Praia da Costa, o morro tem uma altitude de 184 metros e cerca de 700 metros de trilha.
Oferece uma vista panorâmica incrível das praias de Vila Velha e da cidade de Vitória. O Morro do Moreno é um destino ideal para quem gosta de atividades ao ar livre como fazer trilhas, andar de bicicleta, praticar rapel e até saltar de parapente ou asa-delta.
A trilha até o topo é relativamente fácil e leva cerca de 30 minutos, com partes pavimentadas e outras de terra. Acesso fácil e gratuito, sobe crianças, idosos e cachorros, é muito bom
Se você gosta de natureza e aventura, o Morro do Moreno é um dos melhores locais para ecoturismo no Espírito Santo.
Matilde – Alfredo Chaves – ES
Matilde é um distrito encantador em Alfredo Chaves, Espírito Santo a cerca de 83 km de Vitória. É famoso pelas suas belas cachoeiras.
A Cachoeira do Engenheiro Reeve conhecida como Cachoeira de Matilde com 70 metros de altura considerada a maior do ES em volume de água e a Cachoeira da Vovó Lucia é outro espetáculo em Matilde
É uma das mais bonitas do Espírito Santo, impressiona os visitantes pela sua beleza. Sua água cristalina cai sobre as rochas, criando um espetáculo incrível.
Matilde é um verdadeiro paraíso, com suas cachoeiras de espetaculares, trilhas e natureza exuberante. Do mirante é possível avistar a bela paisagem do Vale de Santa Maria Madalena.
É um lugar onde podemos nos conectar com a beleza da terra e recarregar as energias. É um dos pontos turísticos no Espírito Santo imperdível. Matilde tem várias opções de hospedagem.
O Espírito Santo é um destino completo. Oferece experiências únicas em seus pontos turísticos. Com praias, ecoturismo e muitas atividades para fazer, é um paraíso a ser descoberto.
Esperamos que este artigo tenha inspirado você a conhecer mais sobre o Espírito Santo. Inclua este incrível destino em seus planos de viagem.
Venha descobrir conosco as belezas deste estado e viva experiências inesquecíveis. Contrate uma agência de turismo ou guia local para melhores experiências.