Pular para o conteúdo

Melhores praias do Litoral Sul de Alagoas

O estado de Alagoas tem o litoral tão encantador que deixa a gente extasiado. Se ainda não conhece neste post vou te apresentar as melhores praias do litoral sul de Alagoas, que eu tenho certeza que vão te entusiasmar.

Anúncios

As praias do litoral sul são tão lindas quanto as praias do litoral norte de Alagoas, porém com menos piscinas naturais, muitas delas são pouco exploradas turisticamente e algumas delas ficam dentro de reservas ambientais.

As características das praias do litoral sul de Alagoas diferem do litoral norte porque apresentam menos cadeias de corais, então a quantidade de piscinas naturais é muito menor. É no litoral sul que ficam praias famosas como a Praia do Francês e a Praia do Gunga, a foz do rio São Francisco e outras praias que com certeza vão te impressionar.

Deus quando foi embelezar o litoral de Alagoas, esqueceu de parar. e para o nosso deleite, “exagerou”. Se você se dispuser a caminhar pelas praias do litoral sul de Alagoas, vai descobrir muito mais que as descritas aqui. Tem que tirar um dia para cada praia.

Anúncios

Leia também:

As 10 melhores praias do litoral sul de Alagoas.

Siga nosso roteiro litoral sul de Alagoas, e não perca nenhuma oportunidade de conhecer um dos litorais mais lindos do Brasil. Se deseja saber sobre uma praia específica, navegue pelo menu abaixo.

  1. Praia Pontal da Barra
  2. Praia do Francês
  3. Praia Barra de São Miguel
  4. Praia do Gunga
  5. Praia de Jequiá
  6. Dunas de Marapé
  7. Praia Pontal de Coruripe
  8. Praia de Pituba
  9. Praia Miraí de Cima
  10. Pontal do Peba

1. Praia do Pontal da Barra

Fica no município Pontal da Barra, um bairro tranquilo, primeira praia do litoral sul de Alagoas, na divisa com o bairro Marechal Deodoro. É um bairro histórico , com construções antigas, ruas estreitas. Também conhecido como o bairro das rendeiras.

A praia é bem extensa, areia fininha e clarinha. Em alta temporada recebe muitos turistas, mas a maioria dos frequentadores são moradores locais, pescadores e surfistas. A união da lagoa com o mar é um monumento de fartura e beleza de onde a população encontra renda e alimento. Aqui você vai encontrar as rendas mais bonitas e delicadas feitas à mão.

Anúncios

Não conta com uma grande estrutura, mas tem restaurante que oferecem deliciosos pratos de frutos do mar. O melhor é levar lanche e água se pretender passar o dia. Os moradores vivem da pesca, do artesanato e dos passeios de barco que oferecem aos turistas. Se você gosta de artesanato, vai deitar e rolar.

Pontal da Barra é conhecido como o bairro das rendeiras. Como no mar do litoral sul de Alagoas, em alguns trechos não tem barreira de corais para amenizar a força das ondas, a Praia do Pontal, na maré alta torna-se perigosa com fortes correntezas. Mas dá para passear de caiaque e stand up na espetacular Lagoa do Mundaú que se junta ao mar.

Os surfistas é que aproveitam esta para praticar o esporte preferido, as ondas são altas e fortes quase o ano todo. Ao entardecer você pode assistir um maravilhoso pôr do sol, que aliás é um espetáculo em qualquer praia de Alagoas. Vale muito a pena conhecer a beleza do lugar.

Como chegar à Praia do Pontal da Barra

Seguindo pela BR 101 Al, sentido sul, a primeira parada depois da praia de Pajuçara, que fica no centro, você chega a Pontal da Barra, último bairro de Maceió.

  • De carro. siga pela avenida Dr. Antônio Gouveia, partindo de Jatiúca, Pajuçara ou Ponta Verde, sentido sul até encontrar a placa indicando para Pontal da Barra.
  • Táxi ou carro por aplicativo.
  • De ônibus, também é possível. Várias linhas seguem para o litoral sul de alagoas. Eu sugiro que instale no celular o aplicativo Moovit, que vai te indicar onde e qual ônibus pegar.
Pra-todos-verem:Praia-Pontal-da-Barra-Maceio-AL
Praia Pontal da Barra – Maceió

2. Praia do Francês – Marechal Deodoro

Está localizada a 33 km de Maceió, no município de Marechal Deodoro. A praia do Francês é uma das preferidas, mais frequentada e uma das melhores praias do litoral sul de Alagoas. A faixa de areia é muito ampla, maravilhosa, tem estrutura muito boa. 

Muitas opções de hospedagem, bem servida de bares e restaurantes que servem a tradicional comida nordestina. Os donos das barracas fazem tudo pra te atender bem, se você pedir alguma coisa que eles não têm, se viram para arrumar. Tem muitas lojas de souvenir, e outros tipos de comércio como; supermercados padarias e farmácias.

A praia tem muitas barracas que dispõem de mesas, cadeiras e guarda-sóis para os turistas que consumirem na barraca deles sem cobrança de day use. Tem muitos passeios legais de barco até às piscinas naturais, banana boat, voos de ultra leve, jet ski, kitesurf e também praticar mergulho com snorkel ou cilindro e conhecer a rica fauna marinha do litoral alagoano. Vive lotada, tem muitos vendedores ambulantes que vendem de tudo.

O mar é encanto com aquele tom de verde azulado, maravilhoso, característico do litoral de Alagoas, bem democrático, do lado esquerdo, o mar é mais calmo devido a barreira de corais com piscinas naturais na maré baixa e lado direito o mar é agitado, com ondas altas que atraem os surfistas, mas perigosa para banhistas.

Como chegar à Praia do Francês

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES
  • De carro, o acesso é pela BR 101 Al, Cerca de 10 minutos partindo de Maceió. 
  • De ônibus, muitas linhas fazem o trajeto. Pelo aplicativo Moovit você encontra todos os pontos e horários.
  • De vans e carros credenciados pela prefeitura. Nós sempre contratamos o Sr. Benedito, é um senhor muito educado, respeitoso, conhece Alagoas de norte a sul, carro confortável e limpo. Cobra por pessoa e fica o dia inteiro por sua conta, te leva aonde quiser, sem restrição de horário. Celular (82) 988353825 – WhatsApp (82)993252420 falar com D. Maria José, esposa do Sr. Benedito, que atende todos os clientes. 
Pra-todos-verem:Praia-do-Frances-uma- das-melhores-praias-do-litoral-sul-de-Alagoas
Praia do Francês – Marechal Deodoro – AL

3. Praia Barra de São Miguel – Barra de São Miguel

Praia Barra de São Miguel é das melhores praias do litoral sul de Alagoas, um dos principais balneários do estado. Fica a apenas 34 km de Maceió bem pertinho da Praia do Gunga. O lugar é de uma beleza incomparável, perfeito para desfrutar da praia que tem um mar de águas calmas e transparentes, e inúmeras piscinas naturais na maré baixa.

Com a maré alta o mar fica mais revolto, é propício para a prática de surf. A praia é protegida por uma extensa barreira de corais e durante a maré baixa, forma uma gigantesca piscina natural. A praia é limpa, a água é cristalina, de uma cor esverdeada que só existe em Alagoas.

Lugar especial para ir com as crianças. O lado onde não tem a proteção da barreira de corais as ondas são fortes, favorece a prática de surf. A barreiras de corais formam cachoeiras dentro do mar e você pode chegar até lá durante a maré baixa.

Tem excelente infraestrutura, ótimos restaurantes, bares, hotéis, resorts, mercados, bancos, delegacia e muitas opções de passeios. Para visitar a Praia do Gunga a partir de Barra de São Miguel, basta pegar um barco e atravessar a Lagoa do Roteiro que fica entre as duas praias.

A cidade também tem outras praias lindíssimas: Praia Bonita, Praia das Conchas, Praia da Atalaia, Praia do Meio e Praia Porto de vaca. Um dos pontos altos da Praia Barra de São Miguel é o Beach Club Parêro. com excelente estrutura.

Pra-todos-verem:Praia-Barra-de-Sao-Miguel-Alagoas
Praia Barra de São Miguel – Barra de São Miguel – AL

4. Praia do Gunga – Município de Roteiro

Pra falar dessa praia, tenho que conter o entusiasmo. É simplesmente divina, uma das praias mais bonitas do Brasil. Fica em propriedade particular, mas é acessível ao público, pagando a taxa de estacionamento R$30,00 por carro.

Parada obrigatória para quem quer conhecer as melhores praias do litoral sul de Alagoas. O cenário é cinematográfico. Fazem parte desta maravilhosa paisagem; o mar, a Lagoa do Roteiro que se encontra com o mar, lindas falésias multicoloridas e um extenso coqueiral. 

Antes de chegar na praia, dê uma paradinha no majestoso mirante, para ter aquela visão do Paraíso, fazer fotos maravilhosas e conhecer o restaurante do Mirante do Gunga. A parada no mirante custa R$5,00 em 03/2023.

Depois é só seguir a placa por um estrada, parte asfaltada e parte de terra. Se você esteve aqui a mais tempo, vai se surpreender com as mudanças. Na entrada tem o pavilhão do artesanato, que artigos e moda praia, cada roupa linda e chapéus personalizados com o seu nome.

Tem uma estrutura magnifica com vários restaurantes, quiosques e banheiros e estacionamento. Logo à frente você vai encontrar uma barraca de praia enorme com quiosques bem montados em cima de decks de madeira, com mesa, cadeiras, sofás de vime com almofadas e espreguiçadeiras.

Várias opções de petiscos e opções de almoço. Como você deve imaginar, barato não é, mas não chega a ser exorbitantes. Para usufruir desse conforto é exigido um consumo mínimo por quiosque ocupado. Tem outras barracas mais simples com mesas e cadeiras de plástico. Se não desejar ocupar uma mesa pode alugar cadeira e guarda-sol.

Em altas temporadas fica muito cheia, fomos em baixa temporada, no meio da semana e não estava vazia. O mar à direita tem ondas calmas, à esquerda é como nadar numa lagoa, água morna, cheia de peixinhos. Dá para ficar horas boiando, mas não abuse, passe protetor solar, o sol é abrasador. Uma maravilha para crianças e idosos.

Pra-todos-verem:Praia-do-Gunga-AL
Praia do Gunga – AL

Como chegar na praia do Gunga

O caminho é pela BR 101 Al sentido sul. Fica a 32 km de Maceió. Estrada muito bem conservada. O melhor é ir de carro, seja alugado, contratado com motorista, ou de vans e ônibus de empresas de turismo. 

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Os ônibus que servem a região param muito longe. Seguindo as placas de sinalização você  entra numa descida de estrada de terra por dentro de uma fazenda de cocos. Um pouco antes da chegada tem o mirante do Gunga que vale a pena conhecer, é uma visão fantástica.

Dá para avistar a imensidão do mar, uma extensa plantação de coqueiros, a praia do Gunga, a lagoa do Roteiro, Barra de São Miguel e os arrecifes de corais. Dá para tirar fotos maravilhosas. Custa R$5,00 por pessoa.

O que fazer na praia do Gunga

Divertimento é o que não falta nessa praia, só fica parado quem quiser, confira abaixo as diversas atrações que você vai encontrar nesta praia sensacional. Os valores são de 03/2023. Os ingressos são comprados na bilheteria.

  • Passeio de buggy. R$75,00 por pessoa
  • Passeios de barco até Barra de São Miguel. Impossível rejeitar um passeio desse. Tem um passeio mais curto, de barco inflável que vai até o muro de arrecifes, dá uma parada na praia mais distante para banho e volta.
  • Passeio de banana boat R$30,00
  • Jet ski
  • stand up paddle
  • Flyboard, R$250,00
  • Paramotor, para os mais corajosos. R$250,00
  • Passeio de helicóptero, R$300,00 por 7 minutos
  • Tirolesa, radical e emocionante R$40,00
Pra-todos-verem:Praia-do-Gunga-AL
Praia do Gunga – AL

5. Praia da Jequiá – Município de Jequiá da Praia

A Praia de Jequiá fica no município de Jequiá da Praia, na microrregião de São Miguel dos Campos, a 68 km de Maceió. O município é um recanto ecológico dotado de um grande ecossistema de fauna e flora preservadas, formado pelo mar, 3 rios e 7 lagoas.

A praia é linda, cheia de coqueiros, mar tranquilo, ótima para mergulho livre e pescaria. Se desejar passar o dia no Complexo Ecológico é cobrado a taxa de day use mais o almoço incluso, você pode pagar no local ou na agência que contratar o passeio. Não tem hospedagens.

A população é pequena, vive de agricultura e pesca. Só recentemente começou a descobrir o turismo, mas ainda é muito pouco explorada. É um dos muitos paraísos e melhores praias do litoral sul de Alagoas. Na Barra do Jequiá é possível ver o cenário espetacular do encontro do rio com o mar e os manguezais.

Da praia de Jequiá partem 2 passeios, um para Parati do Caetés com direito a banho de rio e lama medicinal e o outro é um tour feito num caminhão pau de arara, com um guia que vai narrando os pontos turísticos da região. Os pontos mais interessantes são as falésias e a praia de Jacarecica que é um santuário de desova das tartarugas marinhas.

Como chegar a Praia de Jequiá

São empresas de turismo que fazem o passeio, mas se você foi por conta própria, tem que pegar um barco para atravessar o rio Jequiá até o complexo ecológico, área do encontro do rio com o mar. O acesso é pela BR 101 Al. sentido litoral sul.

Pra-todos-verem:Praia-da-Jequia–Municipio-de-Jequia-da-Praia-AL
Praia de Jequiá – Jequiá da Praia- AL

6. Dunas de Marapé – Munícipio de Jequiá da Praia.

Dunas de Marapé, um complexo turístico que fica no município de Jequiá da Praia, a 65 km de Maceió, perto da Barra de São Miguel, litoral sul de Alagoas. No local tem um Beach Club e uma pousada, mas você pode pagar só pelo day use.

Você deve estar imaginando um local cheio de dunas, com um monte de buggys correndo sobre elas, nada disso, também não é uma vila ou cidade, é o nome do Complexo turístico. Na verdade, é o nome do complexo turístico que faz os passeios de barco e o Circuito Pau de Arara.

É um lugar de beleza incomparável, está entre as praias mais bonitas do Brasil e uma das praias do sul de Alagoas mais bonitas. É onde fica a foz do rio Jequiá, cercada de muitos manguezais cheios de caranguejos, peixes, moluscos e crustáceos que servem de ingredientes para os mais variados pratos da culinária nordestina.

Conta com praias selvagens como a Jacarecica do Sul, não ideal para banho, devido ao mar agitado, mas é uma paisagem linda pra se ver e fazer fotos maravilhosas, é rodeada de falésias e coqueiros. A lagoa de Jequiá é muito bonita, a água quentinho e propícia para banho.

O local é bem movimentado, tem ótima estrutura turística, com bares, restaurantes, centro de lazer, redes para descansar e lojas de artesanato. Muitas áreas verdes e uma das maiores atrações que é o encontro do rio com o mar. Uma paisagem totalmente diferente do litoral norte de Alagoas.                          

O que fazer em Dunas de Marapé

  • A chegada já é um belo passeio, você tem que vir de barco atravessando o rio.
  • Fazer a trilha ecológica dos Caetés, com direito a banho de lama.
  • Circuito do Passeio de pau de arara, transporte feito em carroceria de caminhão da década de 40 para transporte de soldados na 2° guerra mundial, para conhecer as falésias de areias multicoloridas.
  • Visitar as várias praias do maravilhoso litoral sul de Alagoas.
Pra-todos-verem:Dunas-de-Marape-Alagoas.
Dunas de Marapé – AL

7. Praia Pontal de Coruripe

A Praia Pontal do Coruripe é ideal para quem busca tranquilidade e descanso, um sonho de lugar. Não tem a agitação das praias mais famosas de Alagoas. Tem boa estrutura com restaurantes, hotéis e pousadas,

Praia de areias branquinhas, toda cercada de coqueirais e o mar é muito calmo, águas transparentes, bom demais para banhistas. Para crianças é um paraíso perfeito. O referencial mais importante é o farol. Compõem sua paisagem outras belezas como: riachos, arrecifes e lagos que tornam o lugar ainda mais deslumbrante.

Lotada de piscinas naturais cheia de peixinhos, é a visão do paraíso ver as cachoeiras que se formam dentro do mar, quando as ondas batem no paredão de arrecifes, é desaconselhável subir nos arrecifes no quebra-mar, além de escorregadios é cheia de ouriços do mar, e as ondas batem com tanta força que você corre o risco de ser atingido.

Como chegar a Pontal do Coruripe

Se chegar de avião em Alagoas, o melhor é alugar um carro. Compare preços e alugue um carro pela RENTCARS, presente nos maiores aeroportos e cidades de todo o Brasil.

  • De carro. O trajeto é pela BR 101 Al. Sentido litoral sul de Alagoas. use o GPS.
  • De ônibus. Compre passagem na rodoviária de Maceió para Coruripe. Se não estiver em Alagoas, as empresas Itapemirim e São Geraldo têm ônibus de carreira de várias capitais do Nordeste para Coruripe.
  • Fretamento de ônibus e vans em agências de turismo.
  • Compra de passeios, geralmente contratados em Maceió.

O que fazer em Coruripe

Se você gosta de festas bem animadas, em Coruripe tem festas quase o ano inteiro:

  • Janeiro– festa de Bom Jesus dos Navegantes e São Sebastião
  • Fevereiro–carnaval
  • Março–São José do Poxim
  • Maio–Comemoração da emancipação política
  • Junho–Festas juninas
  • Agosto–São Roque e festival da cultura
  • Dezembro– festa de Nossa Senhora da Conceição
Pra-todos-verem:Pontal-do-Coruripe-AL
Pontal do Coruripe

8. Praia de Pituba – Coruripe

Para chegar tem que ser de carro, alugado ou próprio. A praia de Pituba ainda não sofreu a ação do homem, conserva uma natureza selvagem, onde há uma grande variedade de fauna marinha. Não tem civilização por perto, não se esqueça de carregar água.

O acesso para a praia de Pituba passa por dentro de propriedades particulares, mas as porteiras estão sempre abertas. Se desejar ficar por perto, hospede-se em Poxim, Jequiá da Praia ou Lagoa do Pau. Mesmo em altas temporadas as hospedagens custam pouco, em torno de R$150,00 a diária.

9. Praia Miai de Cima – Coruripe

É a praia mais animada e festeira de Coruripe. É maravilhosa, um clima muito agradável. Em altas temporadas costuma receber um número maior de turistas, mas nem se compara com outras praias do litoral sul de Alagoas. 

Muito bom para passar férias a com família. Tem ótima infraestrutura, com quiosques bares e restaurantes. As barreiras de corais formam lindas piscinas naturais, cachoeiras dentro do mar, tornando o lugar ainda mais bonito. 

Ótimo para prática de mergulho, em Miraí de cima, Miraí de Baixo e os baixios de Dom Rodrigo, todas pertinho uma da outra. A população é de pescadores, gente simples e extremamente simpática. Na maré a faixa de areia é bem larga, na maré alta o mar é muito revolto e as ondas chegam bem perto da beira da praia. 

Pra-todos-verem:Praia-Miai-de-Cima-AL
Praia Miai de Cima – AL

10. Praia Pontal do Peba – Piaçabuçu

Fica no município de Piaçabuçu, a 130 km de Maceió. Chegamos ao final das praias do litoral sul de Alagoas, na divisa com Sergipe, onde o Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais, deságua no mar. 

Passe uma maravilhosa temporada em Pontal do Peba, aqui você pode fazer maravilhosos passeios na foz e nos cânions do rio São Francisco na divisa com o estado de Sergipe. Se você chegou até aqui, o melhor programa em Piabuçu é conhecer o Rio São Francisco, tem que fazer parte dos seus planos de viagem.

Na área de proteção ambiental, tem vários locais de desova de tartarugas marinhas, é lugar de passagem de várias espécies de aves migratórias. Dentro da reserva a permanência de turistas é de apenas 1 hora, controlada pelo Ibama. 

É moradia de várias espécies de animais silvestres. O mar super tranquilo, cercado de dunas, a água tão transparente, que dá para enxergar o fundo do mar a muitos metros de profundidade. 

Frequentada principalmente por moradores locais e pescadores. Ótimo para passeio ecológico. Na praia tem pouca estrutura, mas na cidade você encontra de tudo. Se quiser passar o dia, lembre-se que precisa levar água e lanche.

Como chegar em Pontal do Peba

  • De carro Pela BR 101 Al. partindo da praia do Francês até Piabuçu. Para acessar a praia do Pontal do Peba de bugue, só com veículos autorizados. 
  • De barco Chegando em Piaçabuçu você pode pegar um barco e aproveitar para ver a foz do Rio são Francisco.

O que fazer na Praia do Pontal do Peba

  • Praticar esportes aquáticos como; jet-ski, andar de caiaque e mergulho.
  • Apreciar a maravilhosa paisagem do Velho Chico desaguando no mar.
  • Comer os melhores pratos de frutos do mar, Camarões, peixes, tomando sua cerveja gelada ou sucos de frutas regionais.
Pra-todos-verem:Praia-do-Pontal-do-Peba-Piabucu-AL
Praia Pontal do Peba – Piabuçu – AL

Você pode contratar qualquer passeio em Maceió. As empresas turísticas credenciadas de Alagoas são excelentes.

Agências de turismo em Maceió

  • Jaraguá Turismo R. O Dr. Messias de Gusmão, 188 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 3337-2780
  • Luck Receptivo  R. Epaminondas Gracindo, 400 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 3337-3171
  • Maresul  Rua Carapeba, 159, sl 02, Francês, Marechal Deodoro – Telefone: (82) 4141-3164 – Whatsapp: (82) 9 9945-2345
  •  Pergentino Endereço. Hotel Maceió Atlantic – Av. Álvaro Otacílio, n 4065 – sala 03 – Jatiúca, Maceió – Telefone: (82) 99991-2870
  • Gaúcho Turismo  Av. Dr. Antônio Gouveia, 845 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 99973-5778 
  •  Edvantur. R. Jangadeiros Alagoanos, 1292 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 3327-0432

Outros assuntos sobre Alagoas que podem te interessar.

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

2 comentários em “Melhores praias do Litoral Sul de Alagoas”

    1. Oi Roberto, obrigada sua sua sugestão, vamos acrescentar a Praia Lagoa do Pau e com certeza quando voltar a Maceió será a primeira praia que iremos visitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *