Pular para o conteúdo

São João D’Aliança: O Portal da Chapada dos Veadeiros

São João d’Aliança é um pequeno e simpático município do estado de Goiás, região Centro-Oeste do país. É conhecido como “O portal da Chapada dos Veadeiros”. Está entre os cinco municípios que compõem a grande chapada.

Anúncios

É conhecida como portal da Chapada dos Veadeiros porque é o primeiro município a ser avistado por quem segue de Brasília pela GO-118, fica a 160 km da capital brasileira.

O município tem a seu favor uma localização estratégica, já que obrigatoriamente os visitantes que seguem para os destinos mais famosos da chapada, tem que forçosamente passar por ele.

A Chapada dos Veadeiros em si é dividida em três grupos de rochas: Paranoá, Bambuí e Araí, permitindo altitudes variantes entre 600 a 1.200 m2.

Anúncios

Dois rios abastecem o município: o Rio das Brancas, também chamado Capetinga, faz a divisa oeste do município e o Tocantinzinho, que é a nascente do Rio Tocantins e forma a Lagoa Serra da Mesa.

O município é cortado pela Serra Geral do Paranã e tem parte de sua área no Vale do Paranã, de topografia plana, que se diferencia em vários aspectos da Chapada dos Veadeiros.

Pra-todos-verem:Sao-joao-dalianca-o portal-da-Chapada-dos-Veadeiros-GO
São João D’Aliança – O Portal da Chapada dos Veadeiros – GO

Todos já ouvimos falar que o estado de Goiás é o principal destino ecoturístico do Brasil desde a década de 1970, a princípio frequentada pelos adeptos da cultura hippie.

Anúncios

De lá pra cá o perfil de turistas mudou muito com a conscientização da necessidade de preservação da natureza.

São João d’Aliança revelou-se nos últimos anos como importante destino turístico devido às suas deslumbrantes cachoeiras deslumbrantes, como Label, Cantinho, Complexo Veadeiros e Bocaina do Farias.

De mero ponto de passagem o município está se tornando num interessante polo turístico graças aos investimentos feitos pela prefeitura e investidores.

Foram construídas hospedagens, restaurantes e lanchonetes. Muitos fazendeiros que viram no ecoturismo um bom negócio, abriram as porteiras de suas fazendas e deram acesso às cachoeiras mediante pagamento.

Se você deseja São João d’Aliança, neste post você vai encontrar as principais para uma viagem tranquila e segura. 

Pra-todos-verem:Chapada-dos-Veadeiros-GO
Chapada dos Veadeiros – GO

Leia também:

Sumário do Post

  1. Onde fica São João D’Aliança
  2. Como chegar em São João D’Aliança
  3. Quando visitar São João D’Aliança
  4. O que levar na mala para visitar São João D’Aliança
  5. Principais atrações de São João d’Aliança
  6. Cachoeira do Label
  7. Complexo Veadeiros
  8. Canyon Bocaina do Farias
  9. Cachoeira do Cantinho
  10. Cachoeira das Paredes
  11. Cachoeira do Dragão
  12. Atrações próximas de São João D’Aliança
  13. Serra Geral do Paranã – Chapada dos Veadeiros
  14. Onde se hospedar em São João D’Aliança
  15. Onde comer em São João D’Aliança

Onde fica São João D’Aliança

Fica no estado de Goiás, região Centro Oeste, a 160 km de Brasília, a 318 km de Goiânia, a 50 km de Alto Paraíso de Goiás, nas proximidades do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. 

Como chegar em São João D’Aliança

De avião. Você tem duas opções: desembarcar no aeroporto de Brasília (160 km) ou no aeroporto de Goiânia (402 km de estrada), alugar um carro, de preferência 4×4, ou seguir de ônibus para São João D’Aliança.

De carro. A principal via de acesso a São João D’Aliança é pela BR-020 a partir de Brasília sentido Planaltina. Chegando no trevo para Formosa, vire à esquerda na DF-345 até a fronteira com Goiás, neste trecho a estrada passa a se chamar GO-118 ou BR-010 (Rodovia Belém Brasília).

De ônibus. Pesquise neste site os valores e horários de partida de Brasília para São João D’Aliança e compre online com antecedência. https://queropassagem.com.br/onibus/brasilia-df-para-sao-joao-d-alianca-go

Quando visitar São João D’Aliança

A melhor época para visitar a Chapada é entre maio e setembro, quando chove menos e  o céu fica limpo. De novembro e março, faz bastante calor e chove bastante.

Os perigos da temporada de chuvas são as cabeças d’água, estradas muito ruins e muitos lugares ficam fechados.

O que levar na mala para visitar São João D’Aliança

A Chapada dos Veadeiros é um destino de ecoturismo, onde você vai fazer muitas trilhas, cachoeiras e contato com a natureza.

Por isso, você deve pensar em conforto e praticidade na hora de arrumar a sua mala. Veja o que você vai precisar:

  • Tênis ou sapato de caminhada. Você vai precisar de um calçado adequado para as trilhas, que seja confortável, resistente e antiderrapante. Não use sapatos novos ou apertados, pois podem causar bolhas ou lesões nos pés.
  • Meias. Você deve levar meias de tecido fino e respirável, que evitem o suor e o atrito com o calçado. As meias também ajudam a proteger os pés de possíveis picadas ou arranhões.
  • Calças compridas. Você deve levar calças leves e flexíveis, que permitam o movimento do corpo e que não esquentem muito. As calças compridas ajudam a proteger as pernas de possíveis picadas de arranhões ou queimaduras solares. 
  • Camisetas com mangas longas. Você deve levar camisetas de tecido leve e que deixem o corpo respirar. As camisetas com mangas longas ajudam a proteger os braços do sol e dos insetos.
  • Biquíni/maiô e sunga. Você deve levar roupas de banho para aproveitar as cachoeiras e os rios da região. Você pode usar as roupas de banho por baixo das roupas normais, para facilitar a troca.
  • Boné ou chapéu. Você deve levar um acessório para proteger a cabeça do sol e evitar insolação ou queimaduras. Você pode optar por um boné ou chapéu de tecido leve e com aba larga.
  • Mochila. Você deve levar uma mochila com duas alças largas para carregar os seus pertences nas trilhas. A mochila deve ser confortável, resistente e impermeável.
  • Você deve levar na mochila. Itens como água, lanches, protetor solar, repelente, creme hidratante, câmera fotográfica, celular, documentos e dinheiro. 
  • Medicamentos. De uso pessoal, antialérgicos para possíveis picadas de insetos, antissépticos para limpar algum arranhão
  • Agasalho para frio. Você deve levar um agasalho leve para usar à noite ou em locais mais altos, onde a temperatura pode cair. 
  • Capa de chuva. É sempre bom estar prevenido, a chuva pode aparecer a qualquer hora. 
  • Lanterna. Para iluminar locais escuros ou trilhas caso o percurso demore mais que o esperado e a noite te surpreenda no trajeto. 

Principais atrações de São João d’Aliança – GO

São João d’Aliança é uma cidade que oferece muitas opções de lazer e contato com a natureza. Algumas das principais atrações turísticas são:

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES
Pra-todos-verem:Poco-da-Cachoeira-Dalianca-Sao-Joao-Dalianca-GO
Poço da Cachoeira do Label – São João D’aliança – GO

Cachoeira do Label – São João D’aliança – GO

A cachoeira do Label, fica na entrada da Chapada dos Veadeiros em São João D’aliança, a aproximadamente 21 km de estrada de chão distante da cidade, não muito boa, até o início da trilha.

Uma das mais belas cachoeiras da região e a mais alta da região Centro Oeste, com 187 metros de queda livre e um poço de águas cristalinas.

A trilha para chegar até ela é de fácil e de nível difícil nos últimos 200 metros por causa das pedras e riachos. Neste trecho tem muitas pedras e é preciso atravessar pinguelas com auxílio de cordas.

Tem cerca de 3,600 metros de ida e volta e ao longo da trilha existem 5 poços e pequenas quedas d’água. O visual é esplêndido para quem aprecia a beleza selvagem da natureza.

Boa parte da água da cachoeira se dispersa em vapor no enorme paredão de pedra. A entrada custa R$50,00 por pessoa e é necessário agendar com antecedência.

A trilha pode ser feita sem guia, mas é bem na companhia deles. O melhor horário para aproveitar a cachoeira, é cedinho quando tem sol, depois do meio dia é só sombra. 

Pra-tosos-verem:Cachoeira-do-Label-Sao-Joao-Dalianca-GO

Complexo Veadeiros – São João D’aliança – GO

É um conjunto de quedas d’água localizadas no Córrego dos Veadeiros, que corta a Serra Geral do Paranã. Fica no Km 10 da estrada para a Represa do Paranã, Zona Rural, São João d’Aliança – GO.

São quatro cachoeiras (Veadeiros I, II, III e IV) que formam um cenário deslumbrante que fica em São João D’Aliança. O acesso é feito por uma trilha com uma série de escadas, bem difícil.

A poucos metros da bifurcação da Trilha do Lageado, basta seguir em frente na descida por meio de corrimão de madeira.

A poucos metros você chega à primeira cachoeira, a Veadeiros I, com uma pequena queda e um pequeno poço.

Seguindo pelo leito do rio por mais alguns metros a gente chega ao topo da Cachoeira II que é a principal do complexo, de onde se tem uma visão espetacular da Serra do Paranã.

Pra-todos-verem:Complexo-dos-Veadeiros-Sao-Joao-Dalianca-GO
Complexo dos Veadeiros – São João D’Aliança – GO

Voltando para a trilha descendo por uma precária escada de madeira, chega-se aos outros poços, a descida é bem íngreme. Nesse trecho a Cachoeira dos Veadeiros II tem um ótimo poço para banho com uma boa queda d’água.

Acompanhando o rio por mais alguns metros, você chega ao poço de borda infinita. que é o topo da Cachoeira III. Seguindo pela escada você chega ao poço da Cachoeira III, onde há mais incidência de sol.

Continuando pelo leito do rio a gente chega a outras quedas do complexo. A trilha para visitar todas elas tem apenas 1 km de extensão, entre subidas e descidas, mas a trilha é de nível bem difícil.

A entrada custa R$50,00 por pessoa e é necessário agendar com antecedência, telefone: (61) 99937-9291, não precisa de guia.

Pra-todos-verem:Complexo-dos-Veadeiros-Sao-Joao-Dalianca-GO
Complexo dos Veadeiros – São João D’Aliança – GO

Canyon Bocaina do Farias – São João D’aliança – GO

A Bocaina do Farias é um cânion com uma enorme fenda, encravada na Serra do Paranã, tem uma vegetação densa um rio passando em duas paredes de pedra estreitas.

É enorme e lindo, apesar da pouca luminosidade, dá para admirar toda a sua grandeza! Não dá para comparar com nenhuma outra paisagem, é simplesmente fenomenal, parece de outro planeta, é um dos cânions mais bonitos do Brasil!

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Valeu a sofrênça do caminho. A trilha para chegar ao cânion dura cerca de 1h30 só pra ir, pra voltar leva bem mais tempo, é preciso atravessar vários córregos.

No caminho tem uma casa abandonada que parece de filme de terror pois, depois desta casa a descida fica ainda mais íngreme, para descer é preciso recorrer ao auxílio da corrente instalada no local.

Uma parte do cânion é inundada, para continuar, só a nado, é bem fundo, se não souber nadar leve colete salva-vidas ou boia.

No final brota uma cachoeira magnífica, no meio das pedras. Mas ainda não acabou, tem mais uma descida numa parte ainda mais íngreme, é a parte mais difícil da trilha, para chegar a uma cachoeira de água quentinha que não tem nome.

Agora imagine a volta, só subida, a gente fica literalmente destruído. É preciso um bom preparo físico e muita disposição, mas ao final compensa todo o esforço.

Poucos guias fazem esse passeio, antes de se aventurar, procure um guia experiente ou entre em contato com o Sr. Geraldo pelo telefone 62 96694729, ele foi o nosso guia. A entrada custa R$20,00 por pessoa e não é necessário agendar. 

Pra-todos-verem: Canion-Bocaina-do-Farias-Sao-Joao-Dalianca-GO
Canyon Bocaina do Farias – São João D’aliança

Cachoeira do Cantinho – São João D’aliança – GO

A Cachoeira do Cantinho está localizada no Rio Cachoeirinha que divide as cidades de São João D’aliança e Niquelândia e deságua no Rio Tocantinzinho.

Esta cachoeira fica a pouco mais de 40 km de São João D’aliança, de fácil acesso para qualquer carro, são cerca de 4 km pela GO-118 sentido Alto Paraíso e o restante por estrada de chão em boas condições.

A partir do estacionamento da fazenda a trilha tem cerca de 1km na companhia dos simpáticos cães da proprietária do local.

Depois de aproximadamente 500 metros a gente chega na bifurcação que conecta a Cachoeira do Cantinho com a Cachoeira das Paredes.

A partir desse ponto começa uma descida bem íngreme, uma pirambeira de aproximadamente 75 metros de desnível que leva ao leito do Rio Cachoeirinha.

Além de descida a trilha tem muitas pedras, mas tem um corrimão de corda. um pouco antes da descida para a cachoeira tem uma saída que te leva ao leito do rio na parte alta, antes da Cachoeira do Cantinho.

Descendo pelo leito do rio pelas pedras tem algumas pequenas quedas d’água. Essa aventura é desaconselhável, principalmente na época das chuvas.

Além das pedras escorregadias e fortes correntezas, também tem funis entre as pedras. Melhor seguir pela trilha principal, em poucos metros você chega à Cachoeira do Cantinho, que é uma cachoeira estilo catarata.

Pra-todos-verem:Cachoeira-do-Cantinho-Sao-Joao-Dalianca-GO
Cachoeira do Cantinho – São João D’aliança – GO

Cachoeira das Paredes – São João D’aliança – GO

A Cachoeira das Paredes está localizada no Rio Buritizinho, próximo ao local onde deságua no Rio Cachoeirinha, na mesma propriedade da Cachoeira do Cantinho.

O acesso é pela mesma propriedade que leva à cachoeira do Cantinho por uma trilha de aproximadamente 500 metros numa descida a partir do estacionamento da propriedade.

A trilha é de nível fácil e bem sinalizada seguindo paralela ao rio até chegar à belíssima Cachoeira das Paredes. A cachoeira tem esse nome porque seus poços foram criados por paredes de pedras.

A primeira queda d’água não é boa para banho, tem pedras demais. Andando pela lateral esquerda você chega à primeira parede e no primeiro grande poço bem profundo, de águas cristalinas e azuladas.

Quem não sabe nadar, convém usar colete salva-vidas. Escalando a cachoeira tem outros poços, as paredes são firmes, mas as pedras são escorregadias.

À medida que a gente sobe do lado esquerdo chega-se a um ponto onde se tem a visão espetacular do primeiro poço, à medida que você vai subindo encontrará outros poços.

Na volta você pode curtir uma praia ribeirinha junto à foz do Rio Buritizinho. 

Pra-todos-verem:Cachoeira-das-Paredes-Sao-Joao-Dalianca-GO
Cachoeira das Paredes – São João D’aliança – GO

Cachoeira do Dragão – São João D’aliança – GO

Esta é a cachoeira mais difícil de ser visitada na Chapada dos Veadeiros. Fica na Rodovia GO-239, Reserva Piraquara, São João D’Aliança.

Para visitar essa cachoeira jurássica, tem que ter ótimo preparo físico e disposição, é um desafio e tanto, sem contar a precária estrada de chão.

Uma das mais impressionantes cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, data de 1,8 bilhões de anos e tem o maior cânion da Chapada dos Veadeiros.

Na verdade são 2 cachoeiras, uma de frente pra outra. Por trás da queda d’água pode se vislumbrar o perfil de um dragão.

Só é aberta na época da seca, somente com guia e equipamento de proteção individual e roupa de Neoprene na parte molhada da trilha.

É uma aventura de dificuldade extrema que envolve caminhada e longos trechos de natação. Fica na última etapa do Rio Macaquinhos em São João D’Aliança, numa região remota e pouco explorada.

Pra-todos-verem:Cachoeira-do-Dragao-Sao-Joao-Dalianca-GO
Cachoeira do Dragão – São João D’aliança – GO

Você tem que deixar o carro ao final da estrada e seguir a trilha até a sede da Cachoeira do Dragão, onde você vai alugar os equipamentos de segurança e pagar o ingresso.

Após uns 50 metros começa a trilha para a cachoeira, são cerca de 500 metros variando entre caminhada no seco, dentro dos riachos e nado na água gelada.

Na segunda travessia tem que cruzar o cânion a nado e seguir o curso d’água, onde não der pra caminhar, tem que nadar até chegar no segundo cânion.

Após nadar uns 200 metros a gente chega ao final onde fica a Cachoeira do Dragão. O visual é realmente impressionante, dá para arrepiar de emoção, uma das cachoeiras mais bonitas que já vi, vale o esforço.

Não dá para entrar embaixo da cachoeira porque a força da água é esmagadora e a força do vapor é forte o suficiente para te empurrar para trás. Depois dessa, você tem que descansar pelo menos meia hora para encarar a volta. 

Pra-todos-verem:Cachoeira-do-Dragao-Sao-Joao-Dalianca-GO
Cachoeira do Dragão – São João D’aliança – GO

Atrações próximas de São João D’Aliança – GO

Você pode aproveitar a viagem e visitar atrações das outras cidades base, Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante que oferecem melhor estrutura turística.

Veja algumas sugestões publicadas no nosso post sobre a Chapada dos Veadeiros e a travessia das 7 quedas.

Serra Geral do Paranã – Chapada dos Veadeiros – GO 

Pra-todos-verem:Complexo-do-Canjica-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Complexo do Canjica – Chapada dos Veadeiros – GO

A Serra Geral do Paranã é uma formação natural que conecta Chapada dos Veadeiros ao município de Formosa, entre os municípios goianos de Alto Paraíso e Formosa, em Goiás, na divisa norte  de Brasília.

Parte da cidade de São João D’aliança fica na Serra Geral do Paranã. A Serra Geral possui uma paisagem bastante peculiar, com vegetação típica de cerrado e mata, abriga diversas espécies de fauna e flora.

É o habitat de seriemas, lobos guarás, onças pardas, onças pintadas, veados, antas, jaguatiricas, porco selvagem e outros.

Na serra é  possível praticar rapel, escaladas, fazer longas caminhadas pelas belíssimas paisagens, observar as aves e praticar voo livre na rampa existente na serra.

Para os ornitólogos é o paraíso perfeito. A entrada é gratuita e não precisa agendar, contratando um guia o passeio fica bem mais agradável e sem risco de se perder. 

Pra-todos-verem:Serra-Geral-do-Parana-Chapada-dos-Veadeiros-GO
Serra Geral do Paranã – Chapada dos Veadeiros – GO 

Onde se hospedar em São João D’Aliança – GO

Pra-todos-verem:Espaço-Ecologico-e-Pousada-Terra-Betania
Espaço Ecológico e Pousada Terra Betânia

Onde comer em São João D’Aliança – GO

  • Lanchonete Portugal. Estrada Go, n. 118 Zona Rural, São João d’Aliança, Goiás. Telefone  61 999146561.
  • Atos Restaurante. Avenida Teotônio Fernandes das Graças, s/n, Boa Vista, São João d’Aliança, Goiás. Telefone 62 34381990
  • Chapéu de Sol Restaurante. GO-118, n.  206, São João d’Aliança, Goiás. Telefone 62 3438-1521.
  • Avenida Gastrobar. Avenida Teotônio Fernandes Graças, quadra M, lote 02A, São João d’Aliança, Goiás. Telefone 62 99950-4193. 
  • Quadra Chopp Flamejante. Rua 13, s/n, Boa Esperança, São João d’Aliança, Goiás.

Agora que você já tem informações sobre São João D’aliança, inclua no seu roteiro para a Chapada dos Veadeiros as atrações dessa pacata cidade que procura cada vez mais oferecer conforto aos turistas.

Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *