Pular para o conteúdo

Serra da Canastra: Aventura e Ecoturismo nas serras de Minas Gerais

Cansado da agitação das cidades? Conheça então a Serra da Canastra e suas atrações imperdíveis. É reconhecida como o berço do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do Brasil.

Suas nascentes, localizadas dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, brotam em meio a um cenário de chapadões, cachoeiras e cânions, formando um espetáculo natural incrível.

A região abriga uma rica biodiversidade, com espécies características do Cerrado, como o lobo-Guará, o tamanduá-Bandeira, o pato-Mergulhão e o veado-Campeiro. A vegetação, composta por campos rupestres, matas de galeria e cerrados.

Além de sua beleza natural, a Serra da Canastra também guarda um rico patrimônio histórico e cultural.

A região abriga comunidades tradicionais, como os produtores do famoso Queijo Canastra, que mantêm vivas as tradições e o modo de vida do interior mineiro.

A Serra da Canastra é um destino imperdível para quem busca aventura, contato com a natureza. A região é uma das mais belas do Brasil, principalmente pela quantidade incrível de cachoeiras.

Serra-da-Canastra-MG
Serra da Canastra – MG

Leia também:

Onde fica a Serra da Canastra

A Serra da Canastra está localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, Brasil. A região abrange uma área de mais de 200 mil hectares, incluindo seis municípios:

  • São Roque de Minas
  • Vargem Bonita
  • Sacramento
  • Delfinópolis
  • São João Batista do Glória
  • Piumhi
  • Capitólio

O Parque Nacional da Serra da Canastra, coração da região, está situado principalmente nos municípios de São Roque de Minas, Delfinópolis e Sacramento.

Melhor época para visitar a Serra da Canastra

A melhor época para visitar a Serra da Canastra é durante a estação seca, que vai de abril a outubro. Na estação seca as cachoeiras estão com menor volume de água, mas é mais seguro que na estação chuvosa.

As trilhas ficam menos escorregadias e enlameadas, facilitando a caminhada e tornando a experiência mais agradável.

As temperaturas em regiões serranas são mais amenas, com dias ensolarados e noites frescas, ideais para atividades ao ar livre.

É importante evitar a época das chuvas (novembro a março), pois as estradas podem ficar intransitáveis, as trilhas mais perigosas e algumas cachoeiras podem ficar inacessíveis devido ao alto volume de água.

Entre abril e maio é a melhor época, a transição entre a estação seca e a estação chuvosa, as cachoeiras estão volumosas e a vegetação bem verde.

Como chegar à Serra da Canastra

Serra-da-Canastra-MG
Serra da Canastra – MG

De carro: O Parque Nacional da Serra da Canastra tem 4 portarias de acesso: em São Roque de Minas, São José do Barreiro, São João Batista do Glória e a mais longe, em Sacramento.

Os acessos mais longos são via Sacramento e São João Batista. As estradas são de terra e na época chuvosa ficam mais precárias.

Pela portaria de São José do Barreiro e de São Roque de Minas, o visitante chega direto na parte de baixo da Cachoeira Casca D’Anta, a maior atração da Canastra.

Por São Roque de Minas, o visitante chega à parte alta do Parque Nacional, onde estão a nascente do rio São Francisco e a parte de cima da Cachoeira Casca D’Anta.

Há uma trilha que liga a parte alta e a parte baixa da cachoeira. Todas as estradas de acesso são de terra. Usar o GPS é uma maneira segura de chegar. O melhor carro para andar por estas estradas é um 4×4.

De ônibus: Basta pegar o ônibus para qualquer das cidades que fazem parte da Serra da Canastra e contratar um guia local.

Cidades que fazem parte da Serra da Canastra

A região da Serra da Canastra tem mais de 200.000 hectares e estende-se por 7 municípios, cidades hospitaleiras e tranquilas que guardam a preciosa serra do estado de Minas Gerais.

São Roque de Minas

Sao-Roque-de-Minas-MG
São Roque de Minas – MG

A cidade de São Roque de Minas, além de ser dona de belezas únicas, também tem um importante legado histórico. No passado foi habitada por índios Cataguases e pelos escravos fugidos dos quilombos.

Rodeada pela Serra da Canastra e pela Serra da Babilônia, é uma cidade pacata que oferece várias atividades de ecoturismo e turismo rural.

Tem ótimas pousadas com excelentes avaliações e restaurantes de comida típica. Uma das maiores atrações em São Roque de Minas são:

  • Cachoeira Casca d’Anta
  • Cachoeira do Fundão
  • Nascente do Rio São Francisco
  • Cachoeira da Chinela
  • Cachoeira Capão do Forro
  • Fazendas de queijo Canastra

Vargem Bonita

Vargem-Bonita-MG
Vargem Bonita – MG

Vargem Bonita, com seu nome convidativo, faz parte do Circuito da Serra da Canastra e oferece um clima tranquilo, perfeito para relaxar e se conectar com a natureza.

A cidade fica ao pé da serra, entre duas portarias do Parque da Serra da Canastra, o que facilita o acesso às atrações turísticas da região.

Com fácil acesso ao Parque Nacional, a cidade é um ponto de partida para mirantes, praias ribeirinha, cachoeiras, piscinas naturais e atrações como a nascente do São Francisco,

o Chapadão da Babilônia, a Torre Serra Brava, a Garagem de Pedras e a Fazenda dos Cândidos. A cidade oferece pousadas muito boas de ótimo padrão. Também atrai turistas praticantes de esportes radicais.

Sacramento

Cachoeira-Nascente-das-Gerais-Sacramento-MG
Cachoeira Nascente das Gerais – Sacramento – MG

Sacramento, fundada em 1820, também faz parte do Circuito da Serra da Canastra. Abriga a Gruta dos Palhares, a maior caverna de arenito das Américas,

Diversas opções de ecoturismo completam as atrações da cidade. Veja as principais atrações de Sacramento – MG:

  • Parque Municipal da Gruta dos Palhares
  • Cachoeira Azulim
  • Cachoeira do César
  • Cachoeira Nascente das Gerais
  • Cachoeira do João Inácio.

São João Batista do Glória

Cachoeira-Paraiso-Perdido-Sao-Joao-Batista-do-Gloria-MG-Sacramento-MG
Cachoeira Paraíso Perdido – São João Batista do Gloria – Sacramento – MG

São João Batista do Glória, com suas mais de 100 cachoeiras, piscinas naturais, lagoas e riachos, é um convite à aventura e à contemplação.

Cercada pelo Vale da Babilônia e o Chapadão da Babilônia, a região oferece uma rica biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica.

Fica às margens do Rio Grande, perto da Hidrelétrica de Furnas, faz parte do circuito turístico da Serra da Canastra.

A cidade possui várias pousadas charmosas e aconchegantes, com excelente infraestrutura. A Cachoeira Paraíso Perdido é uma das maiores atrações da cidade.

Contratando um guia fica mais fácil conhecer todas as atrações turísticas da cidade. As principais atrações de São João batista do Glória são:

  • Cachoeira do Paraíso Perdido
  • Cachoeira do Filó
  • Retiro Viking
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Pedreira Lagoa Azul

Delfinópolis

Complexo-Maria-Concebida-Delfinopolis-MG
Complexo Maria Concebida – Delfinópolis – MG

A cidade de Delfinópolis é um paraíso de águas cristalinas, possui mais de 150 cachoeiras, um dos lugares mais ecoturísticos de Minas Gerais.

Ali as belezas naturais encantam os visitantes podem percorrer trilhas e se refrescar em cachoeiras de água cristalinas. Possui mais de 150 cachoeiras, como:

  • Complexo Maria Concebida
  • Complexo do Paraíso
  • Complexo do Claro
  • Cachoeira Maria Augusta
  • Cachoeira do Luquinha
  • Cachoeira do Zé Carlinhos
  • Cachoeira da Paz
  • Cachoeira do Ézio
  • Vale do Céu

Conta com pousadas charmosas e restaurantes com comida típica que convidam os visitantes a explorar a natureza e a cultura local.

Piumhi

Piumhi é uma cidade tranquila e acolhedora e tipicamente mineira, é a porta de entrada para o Lago de Furnas e a Serra da Canastra A população é simpática e receptiva com os turistas que visitam a região.

A localização privilegiada facilita o acesso a dois grandes pontos turísticos do Estado: o Lago de Furnas e o Parque Nacional da Serra da Canastra.

Piumhi fica a cerca de 16 km de Capitólio, é cercada pelas serras de Pimenta, Andaime e Cromo, onde há rampas para prática de voo livre e paraglider.

A principal rodovia de acesso é a MG-050, que liga Belo Horizonte ao Nordeste do estado de São Paulo.

Capitólio

Capitolio-MG
Capitólio – MG

Capitólio, a “Rainha dos Lagos”, é banhada pelo Lago de Furnas, o “Mar de Minas”. É uma das regiões mais bonitas do estado.

Entre os seus encantos têm cânions, cachoeiras e piscinas naturais. Cada cidade da Serra da Canastra oferece uma experiência única, repleta de belezas naturais, cultura e hospitalidade mineira.

É uma cidade bem estruturada com várias pousadas, restaurantes e comércio. As principais atrações de Capitólio são:

  • Canyons de Furnas
  • Trilha do Sol
  • Canyon Cascata Eco Parque
  • Cachoeira Lagoa Azul
  • Cachoeira da Capivara
  • Lago de Furnas

Principais atrações do Parque Nacional da Serra da Canastra

O Parque Nacional, criado em 1972, é um dos mais importantes parques nacionais do Brasil.

O parque é famoso por abrigar a nascente histórica do Rio São Francisco, conhecida como Velho Chico, e por suas paisagens deslumbrantes que incluem chapadões, vales e diversas cachoeiras.

Cachoeira Casca d’Anta

Cachoeira-Casca-Danta-Serra-da-Canastra-MG
Cachoeira Casca d’Anta – Serra da Canastra – MG

A Cachoeira Casca d’Anta é uma das mais impressionantes quedas d’água do Brasil, localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Ela é a maior queda do Rio São Francisco, com aproximadamente 186 metros de altura. A cachoeira pode ser visitada tanto pela parte alta quanto pela parte baixa.

A parte alta oferece uma vista panorâmica incrível e é acessada pela portaria de São Roque de Minas. Já a parte baixa, acessada pela portaria de São José do Barreiro, permite que os visitantes cheguem bem perto da queda d’água.

É emocionante ver a imponente cachoeira jorrando pelas pedras, proporcionando uma experiência incrível. Veja a previsão do tempo para a Serra da Canastra.

O local está sujeito a cabeça d’água, é muito importante observar os sinais indicados nas placas de sinalização como aumento repentino do volume da água.

Para chegar lá, é possível ir de carro, seguindo pela MG-050 até Piumhi e depois pela MG-341 até São Roque de Minas.

Nascente do Rio São Francisco

Nascente-Historica-do-Rio-Sao-Francisco-Serra-da-Canastra-MG
Nascente do Rio São Francisco – Serra da Canastra – MG

A nascente do Rio São Francisco está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, na cidade de São Roque de Minas em Minas Gerais.

Conhecido carinhosamente como Velho Chico, o rio é um dos mais importantes do Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural.

A nascente histórica do Rio São Francisco fica na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas.

Em 2002 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) identificaram que a nascente geográfica é o Rio Samburá, localizado no município de Medeiros, também em Minas Gerais.

O Rio São Francisco percorre cerca de 2.700 km, atravessando os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, desaguando no Oceano Atlântico entre os estados de Sergipe e Alagoas.

Cachoeiras do Fundão

Cachoeira-do-Fundao-Serra-da-Canastra-MG
Cachoeira do Fundão – Serra da Canastra – MG

Muitos visitantes consideram a cachoeira do Fundão com seus 56 metros de altura, a mais linda e exuberante da região. O difícil acesso a torna mais reservada.

Essa cachoeira faz parte da cidade de São Roque de Minas, o acesso é através da estrada principal do parque. O trajeto até à cachoeira pode ser feito através de 4×4 ou moto até o limite indicado nas placas indicam.

Após 6 km de descida íngreme e cheia de pedras, tem que seguir a pé mais 1,5 km de trilha. Tem que ter bom preparo físico e estar determinado a conhecer a cachoeira, o esforço vai valer a pena.

A cachoeira é linda! O poço é cheio de peixinhos, a água é bem fria, mas você vai estar com calor suficiente depois desta jornada, para encarar a temperatura da água.

Cachoeira dos Rolinhos

A Cachoeira dos Rolinhos, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, é a maior queda d’água da região, com cerca de 300 metros de altura e poços de 50 metros de extensão.

Entretanto, para admirar a cachoeira é necessário caminhar cerca de 3 horas e meia de trilha, de preferência, acompanhado por um guia.

Curral de Pedras

Uma construção de pedras, feita por escravos para domar valos. No local fica o mirante de garagem de pedra que oferece uma vista panorâmica da região e o pôr do sol mais bonito de Minas Gerais. Fica no caminho para a Cachoeira do Fundão.

Cânions do Lago de Furnas

Canyons-de-Furnas-Capitolio-MG
Canyons de Furnas – Capitólio – MG

Os Cânions do Lago de Furnas, localizados em Capitólio – MG, são uma das atrações naturais da Serra da Canastra mais impressionantes do Brasil.

Formados pelo represamento das águas do Rio Grande para a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas na década de 1960.

Esses cânions apresentam paredões rochosos que chegam a mais de 20 metros de altura, contrastando com as águas verde-esmeralda do lago. É um dos maiores lagos artificiais do mundo.

Os visitantes podem explorar os cânions através de passeios de lancha, chalana ou escuna, que oferecem vistas deslumbrantes dos paredões e das cachoeiras que se formam ao longo do lago.

Além dos passeios de barco, o Mirante dos Cânions é um ponto de observação que oferece uma vista panorâmica incrível do lago e dos cânions.

Fazendas de Queijo Canastra

A região é famosa pela produção do queijo Canastra, um patrimônio cultural brasileiro. Acesse este link e conheça os produtores de cada região.

Na Rota do Queijo da Canastra, vivem cerca de 800 famílias que vivem da produção do queijo em uma das regiões mais remotas de Minas Gerais.

Visitar as fazendas e conhecer o processo de produção é uma experiência única. O queijo canastra famoso queijo mineiro ganhou visibilidade para além dos limites da Serra da Canastra.

A Região do Queijo da Canastra é composta por sete municípios que produzem o legítimo Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra:

  • Medeiros
  • Vargem Bonita
  • Tapiraí
  • Delfinópolis
  • Bambuí
  • Piumhi
  • São Roque de Minas

Além dessas atrações, a Serra da Canastra oferece diversas opções de trilhas, cachoeiras, mirantes e atividades de aventura, como rapel, rafting e cavalgadas em todas as cidades que compõem a região da serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *