Pular para o conteúdo

O que fazer em Torres: praias, passeios gastronomia, turismo rural e balonismo

A cidade de Torres RS, é conhecida por suas belas praias, dunas de areia, falésias e formações rochosas impressionantes. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul que exibe grandes paredões rochosos à beira-mar, e a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.

Anúncios

No litoral brasileiro nenhuma paisagem se repete e a Praia de Torres é um show à parte, o cartão postal do estado do Rio Grande do Sul. A cidade promove grandes eventos que movimentam a cidade durante todo o ano, atraindo visitantes durante todas as estações.

Torres é um reduto de praias paradisíacas e paisagens que causam admiração dos turistas. Tem uma sólida infraestrutura turística com inúmeros hotéis, pousadas, serviços e segurança, que é o que todos nós procuramos. Cada uma das praias de Torres, tem suas particularidades e oferecem atividades como surf, windsurf, kitesurf, pesca e vela.

Além das praias, Torres também oferece uma variedade de atrações culturais e históricas. A cidade abriga o Museu Histórico de Torres, que exibe objetos e documentos que contam a história da cidade desde a época pré-colonial.

Anúncios

Há também o Parque Estadual de Itapeva, que abriga uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, com uma rica diversidade de flora e fauna, perfeitas para os aventureiros, com mar agitado, morros e trilhas. A cidade ganhou esse nome por causa dos enormes penhascos formados à beira-mar, entre os balneários.

Você com certeza vai perceber que o litoral de Torres é muito diferente do restante da costa brasileira. Foi a partir de Torres que se iniciou a separação do super continente Pangeia, dando origem ao continente africano e o continente americano, surgindo então o oceano Atlântico que divide os 2 continentes.

Leia também:

Sumário do post

Onde fica a cidade de Torres RS

A cidade de Torres fica no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina, a cerca de 192,7 km de Porto Alegre, pela BR-290 e BR-101 e a cerca de 18o km de Gramado e Canela, as cidades do Rio grande do Sul que mais recebe visitantes.

Anúncios

Como chegar em Torres RS

Como Torres fica na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina para chegar de avião, a melhor opção é o aeroporto de Porto Alegre a 190 km. A segunda opção é o aeroporto de Florianópolis, a 290 km de distância.

O aeroporto de Torres só recebe aviões de pequeno porte e fretados. Para quem chega de cidades litorâneas do Sudeste e do Sul, a BR-101 é uma opção, mas para quem vem do sul a RS-389 (Estrada do Mar) oferece belas paisagens litorâneas.

Melhor época para visitar Torres RS

Para aproveitar as atrações naturais, dá pra ir em qualquer momento do ano. Mas se o seu objetivo é aproveitar as praias encantadoras, a melhor época é de novembro a março, em abril a água do mar já está bem gelada. Para quem deseja observar as baleias, golfinhos e outros animais aquáticos que migram no verão para o litoral brasileiro, os melhores meses são agosto, setembro e outubro.

Para quem viaja com a finalidade de assistir o Festival Internacional de Balonismo de Torres, o evento não tem data fixa, mas geralmente acontece no período pós temporada. Além da exibição dos balonistas, também apresenta shows musicais. Confira a data do festival e programação no site da prefeitura de Torres.

Pra-todos-verem:Torres-RS
Torres – RS

Praias em Torres RS

Em Torres tem seis praias. Embora cada um tenha suas particularidades e belezas únicas, todas são magníficas e oferecem várias atividades de acordo com as condições do mar e da região. Contam com excelentes serviços à beira mar, bares, restaurantes e banheiros. Torres tem as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul.

A Prainha, a Praia da Cal e a Praia Grande são as mais calmas, ideais para quem busca tranquilidade. Para quem busca diversão, esportes náuticos como surfe e pesca, as melhores praias são: Praia de Itapeva, Praia da Guarita e a Praia dos Molhes, onde o mar é mais agitado. São elas:

  • Praia de Itapeva
  • Praia da Guarita
  • Prainha
  • Praia Grande
  • Praia da Cal
  • Praia de Molhes.

Praia da Guarita – Torres RS

Praia da Guarita, localizada dentro da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Guarita. O acesso a Praia da Guarita é bem tranquilo, pode ser acessada tanto pela Torre do Meio (Morro das Furnas) ou através do parque que é gratuito para pedestres ou ciclistas, carro e ônibus pagam taxa de estacionamento.

Entrando pelo parque a primeira surpresa é o Morro das Furnas, depois de uma boa caminhada pelas trilhas que levam às falésias e às formações rochosas conhecidas como torres e ver toda a beleza do alto, você precisa descer a escadaria para acessar a Praia da Guarita.

No meio da praia existem outras torres, a Torre da Guarita e a Torre Sul, onde você poderá escalar 124 degraus e fazer as fotos mais lindas da sua vida. A faixa de areia é pequena, cerca de 300 metros, o restante é composto de pedras e costões rochosos.

Praia segura, com posto de salva-vidas, boa infraestrutura de banheiros e quiosques, aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis, você pode carregar seus próprios itens de consumo, mas é proibido fazer churrasco na praia. O mar tem ótimas ondas para surfistas. Na alta temporada fica tão cheia, que se chegar tarde, vai ser difícil conseguir um lugar para se acomodar.

Pra-todos-verem:Praia-da-Guarita-Torres-RS
Praia da Guarita – Torres RS

Praia da Cal – Torres RS

Com aproximadamente 800 metros de extensão, essa bela e tranquila praia fica entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas, ao lado do Parque da Guarita, é conhecida como uma das melhores opções para o surf de Torres.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Quando visitar a Praia da Cal, não deixe de subir no Morro das Furnas para ver do alto toda a beleza do mar. Na Praça da Praia da Cal, os turistas podem aproveitar as quadras de beach tênis, vôlei, futebol e academia ao ar livre.

Tem um calçadão bem bonito cercado de bares e restaurantes que servem o melhor da culinária local. A maior parte visitantes da Praia da Cal são os surfistas, que aproveitam as boas ondas. O mar não é dos mais tranquilos.

Pra-todos-verem:Praia-da-Cal-Torres-RS
Praia da Cal – Torres RS

Prainha – Torres RS

Também conhecida como Praia do Meio e está localizada entre a Praia Grande e a Praia do Cal. Como o próprio nome já diz, é pequena praia, mas com boa infraestrutura de banheiros públicos e quiosques, um bom local pra quem não curte locais mais agitados.

Tem calçadão e uma praça com grande gramado de frente para o mar. Seu belo visual, localização e infraestrutura faz com que seja uma das praias mais procuradas pelas famílias e durante todo o ano. Tem algumas áreas com muitas rochas dentro do mar e que não são indicadas para banho.

Praia de Itapeva – Torres RS

A Praia de Itapeva tem 6 km de extensão e situa-se após o Parque da Guarita. É uma praia de beleza ímpar, cercada de muitas dunas e vegetação de restinga. Lindo também é o caminho que leva até à praia.

A Praia de Itapeva também é conhecida como Praia de Fora, tem cerca de 6 km de extensão, fica dentro do Parque Estadual da Itapeva, depois do Parque da Guarita. A praia é de mar aberto, a faixa de areia é larga, tem ondas fortes, e não há infraestrutura alguma.

Mas é importante fazer parte da sua lista sobre o que fazer em Torres RS . É uma praia para quem quer sossego, tranquilidade, praticar surf, pescar e apreciar a paisagem. O mar é de lua, tem dias que está bem calmo e outros dias bem agitado.

Pra-todos-verem:Praia-de-Itapeva-Torres-RS
Praia de Itapeva – Torres RS

Praia dos Molhes – Torres RS

Os Molhes (quebra-mar) são construções feitas de pedras, que adentram o mar, formando uma espécie de cais, feitas para diminuir a força das ondas, em Torres foram projetadas para proteger a foz do Rio Mampituba que divide o Rio Grande do Sul em Torres e Santa Catarina em Passo de Torres.

Também foram projetados para facilitar a entrada e saída de barcos pesqueiros. Lugar belíssimo para fazer a caminhada de 400 metros e ir ao final da tarde conferir o magnífico pôr do sol e avistar os botos.

Mesmo no inverno vale a pena ir caminhando até o farol. A praia é muito bonita, com boa estrutura, com calçadão e restaurantes e tem um visual deslumbrante. O local é ideal para surf e pescadores amadores.

Pra-todos-verem:Praia-dos-Molhes-Torres-RS
Praia dos Molhes – Torres RS

Praia Grande – Torres RS

A Praia Grande fica no bairro de mesmo nome, um dos bairros mais requisitados de Torres, pois fica perto do mar, do rio e do centro. É a principal e mais extensa praia do balneário gaúcho com cerca de 2 km de extensão e estende-se da região central até o molhe que protege a foz do Rio Mampituba.

Tem excelente estrutura de bares, restaurantes, barracas, hotéis, pousadas, imóveis para temporada, opções de lazer, ciclovias e passarelas de acesso ao mar. A Praia Grande conta com o maior clube de Torres, importante centro de lazer.

Seguindo pelos molhes você terá uma vista incrível da Praia Grande e do Rio Mampituba. O local proporciona aos turistas momentos de descontração como, caminhadas na areia da praia e calçadão e fazer compras.

É ema praia de mar aberto e com formações rochosas, com águas escuras, agitadas e geladas. Não perca o passeio de barco saindo pelo rio Mampituba em direção a diversas praias como a Praia do Farol, Praia Grande, Praia da Guarita e a Praia do Cal.

Pra-todos-verem:Praia-Grande-Torres-RS
Praia Grande – Torres RS

O que fazer em Torres RS: Principais pontos turísticos

Apesar de ser pequena, Torres tem ótimos pontos turísticos, que vale a pena conhecer e você pode começar logo cedo vendo o nascer do sol, que é lindo. Em 1 ou 2 dias é possível conhecer toda a cidade. Ao mesmo tempo oferece locais tranquilos para a diversão e descanso da família. Sempre haverá o que fazer em Torres, mesmo com chuva.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Ilha dos Lobos – Torres RS

A Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral riograndense, a 1,8 km de distância da costa, sua formação é de origem vulcânica, fica em frente às praias de Torres. O mais interessante são os seus habitantes, apesar do nome ser Ilha dos Lobos, não são os únicos animais vistos na ilha.

Também podem ser vistos focas e elefantes marinhos que utilizam a ilha como ponto de descanso e reprodução em suas rotas migratórias entre abril e dezembro. É a única ilha no Brasil que recebe anualmente a visita desses animais.

Outras espécies marinhas como aves, tartarugas, peixes, algas, corais e mariscos adotaram a Ilha dos Lobos como lar. Esses animais vêm da Argentina e do Uruguai em busca de águas mais quentes para reproduzirem.

A ilha é uma área de proteção ambiental, portanto é proibido desembarcar e pescar no seu entorno. O ICMBio que administra a ilha não descarta a possibilidade de que no futuro seja possível fazer turismo ecológico no local. Por enquanto, a aproximação da ilha é de no mínimo de 500 metros de distância.

Ainda assim é possível apreciar as belezas da ilha e da fauna marinha que vive nela. A Ilha dos Lobos é uma das atrações indispensáveis numa visita à cidade de Torres. O trajeto tem que ser feito de barco, mas é possível apreciar a atração do alto do Morro do Farol, utilizando um binóculo.

Pra-todos-verem:Ilha-dos-Lobos-Torres-RS
Ilha dos Lobos – Torres RS

Rio Mampituba

O Rio Mampituba é a divisa natural entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As águas são agitadas com profundidade de 4 metros. Nasce em São Francisco de Paula em Santa Catarina e deságua no oceano Atlântico em Torres.

Corvina, bagres, tainhas e robalos são os peixes mais comuns do rio que garantem a excepcional gastronomia nos restaurantes de pescados e churrascarias locais. As maiores atrações do Rio Mampituba são os passeios de barco, lanchas, jet ski, caiaque, stand up paddle e pesca. Durante os passeios podem ser admirados manguezais, flora, pássaros e um radiante pôr-do-sol.

Morro do Farol – Torres RS

O Morro do Farol é a torre mais alta do município, é um ponto turístico fascinante que reserva muitas surpresas. Além das paisagens mais bonitas, oferece a oportunidade de observar baleias francas que buscam águas mais quentes para reprodução e criação dos filhotes, entre agosto e novembro.

Podem ser avistadas sozinhas ou com filhotes. O morro também é utilizado para saltos de paraglider, principalmente entre os meses de dezembro e março. A entrada é gratuita e é o único morro que permite o acesso de veículos motorizados, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, todo mundo pode admirar um dos faróis mais antigos do Estado do Rio Grande do Sul.

Pra-todos-verem:Morro-do-Farol-Torres-RS
Morro do Farol – Torres RS

Parque da Guarita

O Parque José Lutzenberger, mais conhecido como Parque da Guarita, é uma reserva ecológica, um dos principais pontos turísticos de Torres. Foi projetado por Burle Marx, o mais famoso paisagista brasileiro. Os morros na praia formam uma paisagem ímpar, difícil de descrever, formada pelas torres basálticas, a vegetação e o mar.

É uma verdadeira selva de pedras, ornadas de vegetação. Tem trilhas incríveis, de pedra, de terra batida e escadas. É preciso ter muito cuidado ao subir e descer os degraus que dão acesso à praia, são altos e estreitos.

Não recomendado para quem tem problemas de vertigem e acrofobia (medo de altura). Para subir na torre sul o acesso é pela escadaria de 124 degraus a partir da praia, tem que ter muita disposição e bom preparo físico.

O Morro das Furnas é a mais imponente das torres do Parque da Guarita, com cerca de 48 metros acima do nível do mar, fica entre as Torres Norte (Morro do Farol) e a Torre Sul. É composta de paredões rochosos, falésias esculpidas ao longo de milhões de anos pelos ventos, pelas chuvas e pelo mar que acaba criando cavernas.

Na parte superior da Torre de Furnas existe uma lagoa natural chamada Lagoinha dos Suspiros. É uma aventura que exige cuidado durante as caminhadas pelos riscos que se apresentam. A Praia da Guarita é propícia à prática de surfe.

Pra-todos-verem:Parque-da-Guarita-Torres-RS
Parque Estadual da Guarita – Torres RS

Parque Estadual de Itapeva

O Parque Estadual de Itapeva, criado em 12 de dezembro de 2002, está localizado em Torres, na divisa com Santa Catarina, numa área de Mata Atlântica logo após o Parque da Guarita. O propósito do parque é proteger ecossistemas e espécies da fauna e flora endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.

Também tem a incumbência de promover pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico. É possível encontrar uma diversidade de ecossistemas como mar, altas dunas, a lagoa de Itapeva, campos secos e alagados, vegetação de restinga e floresta de solo encharcado.

O Parque Estadual da Itapeva é uma unidade de preservação ambiental de suma importância do Rio Grande do Sul. Realiza trilhas educativas guiadas para grupos e escolas, onde os visitantes recebem todas as informações sobre a Unidade de Conservação.

As trilhas são agendadas e realizadas de acordo com a demanda. É importante agendar as visitas para garantir o dia em que terá trilha na sede administrativa situada na Av. Castelo Branco, 479, ou pelo telefone (51) 3626.3561.

Dentro do parque tem a Praia de Itapeva, não tem ambulantes e nem quiosques, mas é perfeita para praticar frescobol, vôlei de praia, caminhada e corrida. Você vai amar o passeio, é uma oportunidade única de conhecer vários ecossistemas numa mesma região e observar vários animais silvestres como tamanduás, jaguatiricas, cães selvagens, macacos, aves e anfíbios.

Pra-todos-verem:Parque-Estadual-de-Itapeva-Torres-RS
Parque Estadual de Itapeva – Torres RS

Ponte pênsil

Seguindo pelas margens do Rio Mampituba, do lado contrário do mar, a gente chega à Ponte Pênsil. É feita de madeira para pedestres e liga o Rio Grande do Sul à Santa Catarina. A ponte balança muito, se você quiser atravessar, recomendo não fazer isso se tiver muita gente na ponte ao mesmo tempo.

Gruta Nossa Senhora Aparecida

O oratório em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi construído em 1974 pelo antigo Torres Alfred Hotel. A gruta que fica na parte inferior do Morro do Farol faz parte do roteiro turístico, da cultura e da história da cidade.

É um local onde muitos fiéis depositam placas de agradecimento por graças recebidas, por segurança, é proibido acender velas. A Gruta pode ser acessada pelo calçadão da Praia do Cal, também conhecido como caminho da Santinha, que une a Prainha à Praia do Cal e contorna o morro.

Dentro da gruta há uma água limpa e fresca que brota dentro dela, pessoas que têm fé enchem garrafinhas e utilizam como água benta, que pode ser ingerida ou passada na testa. Ainda que não seja religioso, compensa a visita pela beleza do lugar.

Pra-todos-verem:Gruta-Nossa-Senhora-Aparecida-Torres-RS
Gruta Nossa Senhora Aparecida – Torres RS

Observação de baleias em Torres RS

Ainda não terminou, ainda tem mais uma sugestão sobre o que fazer em Torres. Se você viajar entre os meses de agosto e novembro poderá ter a grata surpresa de avistar as baleias franca bem perto da costa.

A Baleia Franca faz sua rota migratória reprodutiva pela região de Santa Catarina entre os meses de junho e novembro. Em Torres é possível avistá-las entre os meses de julho a final de setembro e início de outubro. Tivemos sorte de estar de estarmos em Torres na época certa, tivemos a oportunidade de ver 2 mamães com filhotes.

Os morros à beira mar são os melhores mirantes para avistar as baleias que passam pelo litoral do Rio Grande do Sul em busca de águas mais quentes para procriar e amamentar os seus filhotes. Assistir esses gigantes saltar fora d’água, é uma experiência excepcional.

Festival do Balonismo em Torres RS

Quem é que não gostaria de dar uma voltinha num balão? O Festival Internacional de Balonismo em Torres RS é o maior acontecimento de balonismo da América Latina. O céu de Torres fica todo colorido pilhado de balões de todos os formatos e cores.

Você não faz ideia do tamanho desse acontecimento e do tanto de turistas que acompanham o festival. No final tem a premiação dos campeões e começam os shows musicais com cantores regionais e nacionais e o carnaval corre solto. São cinco dias de competições espetaculares, shows animadíssimos, muita diversão e gastronomia.

Também acontecem feiras de produtos regionais, apresentação de danças e outras manifestações culturais. Essa atração não tem data fixa, acontece nos meses da Páscoa, em março ou abril. Ao final da competição tem o Night Glow, quando todos os baloeiros se reúnem e iluminam a noite.

Também acontecem eventos esportivos paralelos com o festival de balonismo como paraquedismo, voos de helicóptero, motocross, voo livre e esportes náuticos. Você tem que vivenciar isso, é muito emocionante! Se desejar fazer um passeio de balão é só procurar o Clube de Balonismo de Torres e combinar o passeio.

Pra-todos-verem:Festival-de-Balonismo-de-Torres-RS
Festival de Balonismo de Torres RS

Turismo Rural em Torres RS

Se depois de tudo isso você ainda perguntar o que fazer em Torres, temos uma sugestão deliciosa e que adoramos: o turismo rural. Principalmente se você vem de outros estados que não sejam da região sul, vai se surpreender com a hospitalidade dos gaúchos.

A zona rural de Torres carrega toda a força e história dos primeiros imigrantes. As propriedades que fazem parte do turismo rural de Torres, oferecem aos turistas experiências incríveis como agricultura ecológica, contato com a natureza e os animais, belas paisagens, tradições, história e hospitalidade.

São propriedades rústicas que recebem a todos com muito carinho, se você estiver com crianças este será o melhor passeio para elas. Conheça as propriedades e agende seus passeios no site Viva Torres da prefeitura municipal.

Pra-todos-verem:cavalos-no-pasto
Turismo Rural

Onde comer em Torres RS

Tem comidas que não se pode dispensar no Rio Grande do Sul: frutos do mar, peixes e churrasco, mas você encontrará gastronomia de todos os países. Os principais bares, restaurantes de pescados, frutos do mar e churrascarias ficam na orla do Rio Mampituba, no centro de Torres e na Praia Grande.

Para quem deseja comer pescados e frutos do mar, o restaurante mais recomendado é o Cantinho do Pescador, que serve comida brasileira e frutos do mar. Avenida Cristóvão Colombo, n.210, Mampituba, tel. 51 3664-3036. Para quem deseja experimentar o legítimo churrasco gaúcho, a Churrascaria Espetão na Brasa é excepcional com preços justos. Adoramos! Avenida Barão do Rio Branco, n. 778, Torres, RS. Telefone 3664-1528.

Onde se hospedar

As praias mais movimentadas ficam no centro de Torres, a Praia Grande e a Prainha são os locais mais indicados para quem busca mais animação. Mas existem várias opções, hotéis, pousadas, casas de temporada. Em alta temporada não deixe para a última hora.

Programe já a sua viagem a Torres comprando sua passagem aérea com PassagensPromo, alugue um carro pela Rentcars e não se esqueça do seu seguro viagem.
Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *