Pular para o conteúdo

9 Dicas de Viagem a Arraial D’Ajuda: o que saber antes de ir

Este é um dos destinos prediletos de todo turista que visita Porto Seguro. Com essas dicas imperdíveis de viagem a Arraial D’ajuda que você vai encontrar neste post, sua visita será muito mais proveitosa.

Saiba como chegar, onde ficar, onde comer, melhores praias e o que fazer. Arraial D’ajuda é uma típica vila do interior, tem uma parte urbanizada e outra totalmente rústica, com ruas de terra, tipo uma roça mesmo.

É um ótimo lugar para hospedagem, diversão e descanso. No pequeno centro do arraial você encontra vários restaurantes e pequenos comércios.

A rua mais chique de Arraial d’Ajuda é a rua Mucugê, onde ficam os melhores bares, restaurantes e comércio. As praias de Arraial d’Ajuda são um dos seus principais atrativos.

Mar de águas mornas e cristalinas, areia branquinha, piscinas naturais, lindas falésias, com barracas muito bem estruturadas. Uma gastronomia muito diversificada. 

Arraial d’Ajuda também é um destino espetacular para quem gosta de ecoturismo. A cidade está rodeada por uma bela natureza, com florestas, trilhas, lagoas e rios.

A vila é o ponto de partida para outros pontos turísticos em Porto Seguro e proximidades como: Trancoso, Caraíva, Corumbau e Cumuruxatiba em Prado, vizinha de Porto Seguro.

Praia-em-Arraial-dAjuda-mar-praia-mata- falesias
Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – BA

Leia também:

Sumário do post

Principais dicas de viagem a Arraial D’ajuda: Como chegar

Para chegar em Arraial D’ajuda, seja qual for o meio de transporte que utilizou para chegar em Porto Seguro, precisa atravessar o Rio Buranhém de balsa.

Tem balsa para pedestres e para carros. Já vou te avisando que em altas temporadas é uma confusão. Junte toda a sua paciência e bom humor que o passeio vale a pena.

O trajeto é curto, cerca de 10 minutos. É cobrado apenas o preço de ida, a volta não paga. As balsas funcionam 24h/dia com intervalos de meia hora.

CONTEÚDO RECOMENDADO
Melhores cartões de crédito para acumular milhas e viajar economizando em 2023

Cada passageiro dentro do veículo paga uma passagem. Veja a tabela de horários e valores no site https://www.arraialdajuda.tur.br/horario-travessia-balsas-arraial-dajuda-porto-seguro/

Balsa-de-travessia-no-Rio-Buranhem-Porto-Seguro-BA
Balsa de travessia no Rio Buranhém – Porto Seguro – Ba

De carro

Vindo do Norte ou do Sul o trajeto é pela BR 101 até Eunápolis, depois pegar a BR 376 para Porto Seguro. Você pode ir de carro para Arraial D’ajuda, é só atravessar na balsa para veículos.

Alugue um carro online ou no aeroporto de Porto Seguro. Existe caminho por terra, mas não compensa, além de muito longo a estrada é de terra e péssima.

De ônibus

A maioria das linhas de ônibus de Porto Seguro te deixam no ponto de partida da balsa, utilize o aplicativo MOOVIT para ver horários e pontos dos ônibus. 

Táxis, vans e carros por aplicativos

São outros meios que você contrata preço fechado, atravessam na balsa e te deixam onde desejar. Você encontra vans no aeroporto ou na rodoviária.

Só que é bem mais caro, táxi cerca de R$350,00. Compensa pegar um transporte público até o ponto de partida da balsa ou alugar um carro.

Melhor época para visitar Arraial d’Ajuda

Fora da temporada de chuva, de abril a agosto. Na estação chuvosa o mar fica cheio de algas laçando as pernas da gente. Essa é uma das dicas de viagem a Arraial D’ajuda que deve ser levada em consideração.

Vale lembrar que nos meses de julho (férias escolares), dezembro a partir do dia 15 começa a ficar muito cheio, muita gente vem para passar o réveillon.

Em janeiro (férias escolares) e fevereiro (carnaval) as pousadas, bares restaurantes e praias  ficam superlotadas, os preços triplicam e a travessia da balsa é um tumulto.

Portanto se a intenção em sua viagem a Arraial d’Ajuda, for descansar e aproveitar as praias com tranquilidade, é melhor evitar essas épocas.

Ceu-mar-praia-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – BA

Melhores praias de Arraial d’Ajuda

A maioria das praias de Arraial d’Ajuda tem muitas pedras, o mar com muitos arrecifes de coral, portanto não pise nos arrecifes descalço, tem sempre um ouriço do mar pronto pra te espetar.

Na maré baixa formam muitas piscinas naturais, deliciosas para um mergulho. O mar aqui é propício para a prática de esportes náuticos; Windsurfe, Kitesurf, Stand up.

Praia do Apaga Fogo

Na sua viagem a Arraial d’Ajuda essa é a primeira praia que você vai encontrar, é a que está mais próxima das balsas, onde estão instalados o Eco Parque e o Eco Resort Arraial d’Ajuda.

Fica meio escondida, para chegar você tem que andar pelos becos ou passar pelos fundos do Eco Park.

É muito bonita, nas beiradas tem muitos arrecifes, forma muitas piscinas naturais relaxantes na maré baixa, com água morna e cristalina.

É pouco frequentada, fica quase que exclusiva para os hóspedes do Eco Resort. Para entrar no mar é recomendável usar tênis, o fundo é cheio de arrecifes de coral e tem muitos ouriços do mar.

As barracas de praia ficam mais na ponta, com vista para Porto Seguro. Tem ótimas pousadas pé na areia. A estrutura é boa para hóspedes, mas para visitante não é lá essas coisas.

Não é o melhor lugar para crianças na maré alta. É boa para a prática de esportes náuticos. Tem barracas de praia que alugam os equipamentos.

Praia-Apaga-Fogo-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Praia Apaga Fogo – Arraia d’Ajuda – Porto Seguro – BA

Praia do Mucugê

Em sua viagem a Arraial d’Ajuda se você não conhecer a praia do Mucugê, seu passeio não estará completo. É a praia mais frequentada da vila.

Fica no final da rua Mucugê onde ficam as famosas barracas de praia; Barraca Pé Roxo Praia Bar e Barraca La Plage. É uma praia pequena e com muitas barracas.

Ideal para quem gosta de praias mais movimentadas. Se quiser um lugar mais tranquilo, é só caminhar uns 10 minutos pela areia que encontrará um trecho mais sossegado.

É muito bem estruturada com muitas barracas de praia. Na maré baixa exibe as mais lindas piscinas naturais, na maré alta diminui muito faixa de areia.

O acesso até a praia é fácil. Se estiver no centro pode ir caminhando ou de van, não é bom ir de carro, tem poucas vagas de estacionamento. As vans também fazem o caminho inverso da praia até o centro.

Praia-do-Mucuge-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Praia do Mucugê – Arraial D’Ajuda – Porto Seguro – BA

Praia da Pitinga.

É sem dúvida uma praia maravilhosa, o mar mais calmo, de cor azul bem escuro, desaconselhável entrar na maré alta devido à falta de visibilidade do fundo do mar que é cheio de pedras.

Essa é uma das praias mais bonitas do litoral sul da Bahia, fica um pouco mais afastada do centro de Arraial, por isso é menos movimentada.

Uma das características mais destacadas de Pitinga são as falésias multicoloridas, que variam entre tons de vermelho, amarelo e branco e uma mata que chega até Trancoso.

De um lado tem o mar e do outro uma linda lagoa. Se você está em busca de aventuras radicais , na Praia de Pitinga você encontra aluguel de bicicleta, voo de parapente e passeios de buggy ao longo da costa.

Você também pode explorar as grutas marinhas e sentir a brisa do mar enquanto se diverte em meio à natureza exuberante.

A Praia de Pitinga é mais um tesouro no litoral sul da Bahia. Conta com ótima estrutura com grandes barracas. Não pode faltar no seu roteiro de viagem a Arraial d’Ajuda.

Praia-de-Pitinga-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Praia de Pitinga – Arraial D’Ajuda – Porto Seguro- Ba

Praia do Parracho

Fica entre de Mucugê a Praia de Pitinga. Linda praia, principalmente com a maré baixa, com águas mornas e os corais de recife em toda a extensão da praia, formam rasas piscinas naturais.

É uma praia tranquila, um visual maravilhoso, bem estruturada. Muito boa para passear com a família, pra nadar.

O clube de praia Uíki Parracho tem bares, espreguiçadeiras, várias atividades esportivas e música o dia inteiro. Tem uma excelente casa de show que promove as festas mais animadas de Porto Seguro.

Não tem taxa de day use, mas exige consumação mínima. No local você pode alugar pranchas e caiaques.                                       

Praia-do-Parracho-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Praia do Parracho – Arraia D’ajuda – Porto Seguro – BA

Praia do Taípe

Situada na Estrada Antiga de Arraial/Trancoso, com 7 km de estrada de terra. A maior atração dessa praia são as falésias e rio que desemboca no mar.

As paisagens são hipnotizantes. Um mar infinito azul Bahia, que contrasta com o azul do céu. Tem que andar muito pra chegar até à praia, mas vale o esforço. Para quem quer fugir do agito, esta é a praia perfeita.

Cercada de mata nativa, falésias, mangues, quase sem estrutura, os praticantes de parapente são os maiores frequentadores. Você precisa trazer tudo o que precisar.

Praia-do-Taipe-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Praia do Taípe – Arraial D’Ajuda – Porto Seguro – Ba

Praia de Araçaípe

Está localizada entre a Praia do Apaga Fogo e a Praia dos Pescadores, na estrada antiga de Arraial/Trancoso, com cerca de 2,5 quilômetros de extensão, é uma ótima opção para quem busca uma praia tranquila e relaxante.

A praia tem areia branca e fina, mar calmo e cristalino, e é cercada de coqueiros. É um ótimo lugar para tomar banho de sol, relaxar na areia ou praticar esportes aquáticos, como stand-up paddle e caiaque.

A Praia de Araçaípe também é um ótimo lugar para observar a vida marinha. Durante a maré baixa, é possível ver várias piscinas naturais formadas pelos recifes de corais.

A praia tem pouca infraestrutura, conta com o bar e restaurante Sting Praia Bar, tradicional ponto de encontro de moradores e turistas.

Tem uma excelente pousada que fornece mesas, cadeiras e guarda-sóis ao hóspedes, uma ótima barraca de praia, “O Corujão”. e pouquíssimos felizardos moradores.

O fundo do mar é muito cheio de pedras, melhor entrar calçado. O maior atrativo dessa praia são as piscinas naturais, realmente hipnotizantes. Vale a pena registrar em sua viagem a Arraial d’Ajuda.

Praia-de-Araçaipe-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Praia de Araçaípe – Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – Ba

Melhores barracas de praia em Arraial D’Ajuda

  • Barraca Pé Roxo Praia Bar – Praia do Mucugê
  • Barraca La Plage –  Praia de Mucugê
  • Barraca Corujão – Praia de Araçaípe
  • Barraca Sting –  Praia de Araçaípe
  • Barraca do Faria –  Praia de Pitinga
  • Barraca Cantinho Mineiro – Praia de Pitinga
  • Barraca Uiki – Praia do Parracho

Melhores passeios em Arraial D’Ajuda

O município é pequeno mas oferece boas opções de passeios. Tem um centrinho, a principal rua é a Mucugê, cheia de lojas que vendem de tudo, muitos bares e restaurantes e à noite é o ponto de encontro dos turistas.

Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda.

Para completar sua viagem a Arraial d’Ajuda, você não pode deixar de visitar esse monumento histórico, uma das maiores atrações da vila e nem deixar de amarrar sua fitinha colorida no mural para realizar seus desejos.

Fica localizada no final da rua da Broduei, é assim que está escrito na placa.( Broadway). Tem um mirante que permite uma visão indescritível do litoral.

Igreja-Nossa-Senhora-d'Ajuda-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Igreja Nossa Senhora d’Ajuda

Eco Park

Sem dúvida uma das principais atrações é o Eco Parque, fica na praia do Apaga Fogo, perto da chegada da balsa. Uma viagem a  Arraial d’Ajuda, sem conhecer o Eco Park, fica faltando alguma coisa. Tem atrações incríveis, tais como: 

  • Toboáguas muito radicais. 
  • Tirolesa pra pessoas a partir de 1.30m, de 50 a 100kg
  • Arvorismo (esporte praticado em circuito formado por pontes, redes, cordas etc. montado na copa das árvores.)
  • Escalada de 8 metros com monitor
  • Piscina de ondas
  • Quadra de areia
  • Passeios de caiaque no mar com monitor.

Parque Ecológico Acesse aqui para ter mais informações sobre as instalações, preços dos ingressos e todas as emoções que o Eco Park oferece.

Eco-Park-Arraial-d'Ajuda-Porto-Seguro-BA
Eco Park – Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – BA

Onde comer em Arraial D’Ajuda

Restaurante-mesas-cadeiras-pratos-copos,talhes
Restaurante em Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – BA

Hospedagem em Arraial d’Ajuda

Essa é uma das dicas de viagem a Arraial D’ajuda mais importantes. As pousadas são um pouco mais caras que em Porto Seguro.

Antes de escolher a hospedagem leve em consideração sua disposição física e as pessoas que estão com você. A maioria das pousadas ficam na parte alta de vila, pra descer é fácil, subir na volta, é outra história.

Se você estiver com crianças muito pequenas e/ou idosos, escolha acomodações pé na areia ou beira-mar. Veja algumas sugestões no Booking.

Quem vai para as praias cedo levam lanches ou almoçam onde estão, os restaurantes do centro só funcionam a partir das 16 horas. Procurando com calma dá pra fazer refeições boas e mais em conta.

  • Paulo Pescador. Rua Mucugê
  • Armazém da Praça. Rua Mucugê
  • Churrascaria do Joildo no começo da Rua do Mucugê.
  • Cantinho Mineiro Rua Mucugê. Prato executivo a R$20,00 em 02/2021
  • Manguti  R. do Mucugê, Telefone: (73) 3575-2270 
  • Portinha Restaurante Self Service que fica na Rua do Mucugê.
  • Crepe da Miloca  final da Rua do Mucugê
  • Esfirra e Cia Rua do Mucugê
  • Varanda Mucugê | Rua do Mucugê, 125 | Tel. (73) 99815-6501 | 

O que fazer à noite em Arraial D’Ajuda

As principais atrações estão na rua Mucugê. É a rua principal da vila, com muitos bares, restaurantes, lojas, pousadas.

A partir das 16 horas os restaurantes e as lojinhas da rua Mucugê começam a funcionar, é a hora que os turistas geralmente vão almoçar.

Aí emendam a tarde e noite para frequentar os vários bares, conhecer as lojinhas, ir dançar no Morrocha. O lugar é pequeno, você não precisa andar muito para se divertir.

O melhor da festa é à noite, rua Mucugê fica super cheia, em todo lugar tem música ao vivo. Grupos musicais tocam nas ruas e o pessoal dança na calçada mesmo. Melhor parte da viagem a Arraial d’Ajuda.

Rua-do-Mucuge-a-noite-Arraial-Dajuda-Porto-Seguro-Ba
Rua do Mucugê – Arraial D’Ajuda – Porto Seguro – Ba

Agências de turismo em Arraial d’Ajuda

Em Arraial d’Ajuda tem muitas agencias de turismo que oferecem passeios por toda a região. Selecionei as 3 agências que já tive o prazer de fazer passeios com elas e a experiência foi ótima.

  • Cacau Tour. R. São Pedro, 27 – Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. [email protected] (73) 3575-2018
  • Portal Turismo. Endereço: Arraial d´ajuda, centro. Rua. Carlos Alberto Parracho, 10A Tel:(73) 3575-1808 celular: (73)99820-2069 celular:(73)99900-2050.E-mail  [email protected]
  • Arraial Trip Experience. R. do Mucugê, 150 – Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. Telefone: (73) 99987-7316

Você pode comprar passagens aéreas para Porto Seguro pelos menores preços acessando aqui. Se possível, alugue um carro online na RENTCARS. Reserve com a garantia de menor preço e parcele em até 12 vezes.

Você também pode gostar de:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *