Você quer viajar e não sabe o que fazer em Natal? Já passei por isso, passei uma semana indo todos os dias para a mesma praia por falta de informação. Por isso fizemos este post, no intuito de fornecer aos turistas as melhores informações.
Conheça uma das mais bela capitais do Nordeste, onde o sol brilha 300 dias por ano, as mais belas praias e belezas naturais como , os melhores passeios por Natal e redondezas, gastronomia, hospedagens e cultura.
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, foi fundada pelos portugueses no século 16, deixaram como marco, o Forte dos Reis Magos, construção em forma de uma estrela de cinco pontas, e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Natal.
O Rio Grande do Norte tem 410 km de faixa litorânea, fica no extremo da costa atlântica, onde o Brasil faz a curva. Natal, a capital, fica na foz do Rio Potengi, cercada pelo Parque Estadual das Dunas.
Dentre as belezas naturais que fazem de Natal uma das capitais mais bonitas do Brasil estão as dunas inseridas no perímetro urbano, matas preservadas, arrecifes de corais, piscinas naturais, rios, lagoas, manguezais e falésias multicoloridas.
Leia também:
Sumário do Post:
- Como chegar em Natal
- O que fazer em Natal
- Praia do Forte – Natal
- Praia dos Artistas – Natal
- Praia de Ponta Negra – Natal
- Praia de Pirangi – Parnamirim
- Praia da Pipa – Tibau do Sul
- Praia do Amor – Tibau do Sul
- Praia de Genipabu – Extremoz
- Praia de Maracajaú – Maxaranguape
- Praia do Madeiro – Thibau do Sul
- São Miguel do Gostoso
- O que fazer em Natal – passeios
- Passeios de buggy
- Passeios de barco
- Parrachos de Maracajaú
- Parrachos Rio do Fogo
- Mergulho
- O que fazer em Natal à noite.
- Agências de passeios.
- Agências de mergulho
Como chegar em Natal
Para chegar em Natal por via aérea, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Natal. Você pode conferir os melhores preços de passagens aéreas aqui. Para ir do aeroporto para Natal ou localidades próximas você pode utilizar transporte público, táxis carros por aplicativo ou alugar um carro no próprio aeroporto.
O meio mais econômico de deslocamento são as vans compartilhadas com outros passageiros. Dentro do avião, você já pode pesquisar quais passageiros irão utilizar as vans e formar um grupo para compartilhar o transporte.
De carro a BR litorânea 101 que começa em Touros, no Rio Grande do Norte, e termina na cidade de São José do Norte, no Rio Grande do Sul é a melhor opção. De ônibus. Se na sua cidade não tiver ônibus para Natal, terá que se locomover para a capital do seu estado, a maioria das capitais oferecem este trajeto.
Convém avaliar se o custo com refeições e o cansaço compensam. De Belo Horizonte a Natal, por exemplo, são 2 dias e 5 horas de viagem. Para quem já estiver no Nordeste a viagem de ônibus compensa.
O que fazer em Natal e proximidades: praias, passeios e pontos turísticos
As praias de Natal são incrivelmente lindas, com muitas dunas, coqueiros, mar espetacular de água morna e falésias, mas em toda a extensão do litoral do Rio Grande do Norte existem muitas outras praias que valem a pena incluir no roteiro do que fazer em Natal.

Siga as nossas dicas para melhor experiência, recordações incríveis que serão sempre um incentivo pra voltar. Você pode contratar todos os passeios pela Viatour, a melhor agência de passeios do Nordeste,
Praia do Forte – Natal
A Praia do Forte fica no bairro de Santos Reis, em Natal. Aqui está situado o Forte dos Três Reis Magos em forma de estrela de cinco pontas construído pelos portugueses. Visita obrigatória para quem deseja conhecer um pouco da história de Natal relacionada à segunda guerra mundial.
Além de um ponto turístico histórico, também é procurada por quem quer tomar um banho de mar calmo, sem risco de ondas fortes. Os arrecifes de corais formam piscinas naturais muito tranquilas para crianças. É um mar raso e calmo, tem muitas muitas pedras e arrecifes à beira-mar. É um dos importantes cartões postais da cidade de Natal.

Praia dos Artistas – Natal
A Praia dos Artistas fica entre a Praia do Meio e a Praia da Areia Preta, a apenas a 5 minutos do centro de Natal. Praia bonita, com piscinas naturais, mas é preciso ter cuidado ao mergulhar porque tem muitas pedras dentro d’água e a maré sobe rápido demais.
Para banho de mar existem praias mais tranquilas em Natal. Tem ótima infraestrutura de hotéis, bares e restaurantes. Boa parte da praia não tem barracas e nem ambulantes. A vida noturna na Praia dos Artistas é bem animada, é o ponto de encontro de moradores e visitantes.
Muitos bares e restaurantes promovem programas especiais com música ao vivo. Tem também boates com música eletrônica que funcionam a noite toda. O Centro de Artesanato da Praia dos Artistas é considerado o maior de Natal. As peças são maravilhosas e os preços são bem acessíveis, a gente tem que ficar atento pra não gastar mais que o previsto, porque a tentação é muito forte. Consulte Hotéis na Praia dos Artistas.
Praia de Ponta Negra – Natal
A Praia de Ponta Negra é uma praia urbana, a principal de Natal, fica no bairro de Ponta Negra, é uma das mais famosas praias do Rio Grande do Norte e a mais visitada pelos turistas. É a praia mais indicada para se hospedar sem se preocupar com carro e ponto de partida para passeios.
O mar de um tom azulado impressionante, que causa admiração até em quem está acostumado com mares de todas as partes, cristalino e temperatura agradável. Muito bem estruturada com ótimas barracas pé-na-areia, ótimos bares, restaurantes e os mais famosos Beach Clubs. O trecho mais deserto tem mar calmo, ótimo para banho, acessível a qualquer pessoa, preferido para famílias com crianças e idosos.
Próximo ao Morro do Careca, começa a badalação da Praia de Ponta Negra, seja dia ou noite. O Morro do Careca, com mais de 100 metros de altura e uma piscina natural maravilhosa, quem estiver com crianças, vai aproveitar bastante, é um dos pontos turísticos mais famosos de Natal.
Antigamente servia de diversão para descer de esquibunda, mas hoje em dia não é mais permitido por motivos de preservação. Mais para o final da Praia de Ponta Negra tem uma área militar e os banheiros não frequentam.
O clima e os ventos são propícios para a prática de esportes náuticos como; windsurf, stand up paddle, kitesurf e surf. É uma praia excelente para se hospedar, tem boa rede hoteleira. Se você gosta de artesanato, vai encontrar peças magníficas de roupas, bordados, souvenires e cachaças artesanais. Veja Hotéis em Ponta Negra.

Praia de Pirangi – Parnamirim
Procurando mais o que fazer em Natal? Bem pertinho e de fácil acesso você vai encontrar a praia de Pirangi, onde uma das maiores atrações são as reservas naturais e o maior cajueiro do mundo. A árvore de mais de 100 anos tem cerca de 8.500 m².
A preço da entrada para apreciar o cajueiro é de R$8.00 e fica aberta de 7h30 às 17h30. A Praia de Pirangi fica a apenas 50 metros do cajueiro, é bem estruturada rodeada de bares e restaurantes.
O mar é muito calmo, com arrecifes de corais que quebram a força das ondas e formam deliciosas piscinas naturais, perfeito para frequentar com crianças, praticar mergulho e descansar.
Se tiver hospedado em Natal você pode conhecer esta maravilha num passeio de buggy ou de barco. Por causa da sua tranquilidade muitos turistas preferem as hospedagens na Praia de Pirangi. Além das múltiplas belezas naturais a Praia de Pirangi também é muito badalada, sempre tem muitos shows de bandas de forró, axé e rock, o que atrai muito o público jovem
Nos restaurantes os pratos mais pedidos são naturalmente frutos do mar, peixes e camarões. Os camarões fazem curva no prato de tão grandes, também podem ser encontrados na maioria dos restaurantes em Natal.

Praia da Pipa – Tibau do Sul
A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, formada a partir de uma antiga vila de pescadores. A Praia de Pipa o principal balneário e uma das praias do Rio Grande do Norte mais movimentadas, formado pelas praias do Amor, praia do Madeiro, Cacimbinhas, Baía dos Golfinhos e a Lagoa de Guaraíras.
Com mar de águas cristalinas, praia de areias brancas, cercada pela exuberante natureza, piscinas naturais com peixinhos coloridos e falésias multicoloridas. Tem excelente infraestrutura, ótima rede hoteleira, com hotéis de luxo, muitas pousadas, muitos bares, restaurantes, barracas e quiosques à beira mar e lojas de artesanato.
Tartarugas marinhas e golfinhos habitam as pequenas baías e você tem grandes chances de se deparar com eles. Você pode aproveitar para fazer um passeio ecológico, percorrer trilhas, praticar arvorismo e tirolesa. Além disso, a vida noturna é super animada e conta com excelentes opções gastronômicas.
Não deixe de incluir na sua lista do que fazer em Natal o passeio nesta praia sensacional. Para chegar à Praia da Pipa, siga pela BR 101 até Goianinha, siga mais 25 km contornando o litoral até Tibau do Sul e logo verá o acesso para Pipa. Escolha aqui hotéis em Pipa.

Praia do Amor – Tibau do Sul
Fica a 90 km de Natal, entre a Praia do Centro e a Praia dos Afogados. É uma bonita praia com formato de coração, que pode ser visto na maré baixa, de cima do Chapadão, por isso o nome de Praia do Amor.
O mar é espetacular, transparente como um vidro, muito agitado na maioria dos trechos, mas dá para tomar banho em alguns trechos nas piscinas naturais que se formam na maré baixa. É uma das praias do Rio Grande do Norte mais frequentada por surfistas, que disputam vários campeonatos.
A Praia do Amor é uma vila de pescadores que se transformou num dos pontos turísticos do Rio grande do Norte mais procurados. Hoje é uma atração sofisticada com excelente infraestrutura com Beach Club, hotéis, resorts, pousadas e campings, é mais badalada que a própria Praia de Thibau do Sul.
Na orla se encontra excelentes restaurantes de todos os estilos e valores. As falésias compõem o cartão postal da Praia do Amor. O Chapadão tem uma vista privilegiada, tanto da Praia do Amor como da Praia das Minas, atrai geralmente turistas que estão em busca de férias mais animadas.
Aqui tem festas quase todos os dias. Tem boates que tocam música eletrônica, casas de shows com apresentação de artistas regionais e nacionais. Se o seu objetivo é descansar, procure praias mais tranquilas. O acesso pela escadaria, relativamente fácil, tem um mirante espetacular para admirar a paisagem que já virou parada obrigatória para quem vista a praia.

Praia de Genipabu – Extremoz
A Praia de Genipabu fica a 20km de Natal, no município de Extremoz. Que praia espetacular! Sem dúvida, uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte. Uma extensa área de dunas, de areia branquinha, lagoas e uma área de preservação, formam o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu.
O mar e a Lagoa de Genipabu compõem um cenário deslumbrante, são uns dos principais cartões postai do Rio Grande do Norte. As dunas em volta da praia, lembram um pedaço de deserto, com direito a passeios de dromedários, um passeio exótico que tem que fazer parte do seu roteiros sobre o que fazer em Natal, principalmente para as crianças.
A infraestrutura não deixa nada a desejar, tem muitos bares, restaurantes e hospedagens. No verão a Praia de Genipabu fica repleta de turistas, reserve sua hospedagem com antecedência, também tem várias casas de veraneio para aluguel de temporada para quem deseja mais privacidade ou para grupos maiores.
Os passeios mais requisitados são os passeios de buggy que você pode escolher fazer com ou sem emoção e os passeios de dromedário. Outros esportes também praticados nas dunas são;
- Esquibunda, que consiste em descer as dunas sentada numa prancha, muito divertido.
- Sandboard, que consiste em descer dunas de areia numa prancha similar à prancha usada para descer na neve.
- Aerobunda ,descer de tirolesa e cair direto na água.

Praia de Maracajaú – Maxaranguape
Maxaranguape fica no litoral norte a 58 km de Natal, foi eleita uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte e do Brasil, o município é rico em belezas naturais como a Árvore do Amor, o farol de Cabo de São Roque, a linda praia de Caraúbas e os Parrachos de Maracajaú, que encantam o mundo inteiro.
( Parrachos são formações baixas e agrupadas de arrecifes de corais). Os Parrachos de Maracajaú ficam distantes da costa 7 km, em uma área de Proteção Ambiental. As paisagens são hipnotizantes, únicas no plantes. Por estar situada numa reserva ambiental, Maracajaú é totalmente preservada.
Em locais como nos 13 km de Parrachos, a visita é controlada, permitindo apenas a visita de 650 pessoas e por dia, nas altas temporadas e 500 pessoas na baixa temporada. Os horários de saída das catamarãs mudam de acordo com a tábua das marés.
A vila de pescadores tem grande indústria de pesca artesanal que juntamente com o turismo mantém a economia da região. Para subir nas embarcações é preciso andar dentro do mar alguns metros, se você for baixinho vai ter que nadar. Na maré baixa os corais formam lindas piscinas naturais abarrotadas de peixinhos coloridos que você pode apreciar num mergulho com snorkel ou cilindro.
Você vai ficar de boca aberta com o que vai ver, é uma visão alucinante. O mar cristalino possibilita uma ótima visão dentro d’água, uma fauna e flora marinha espetaculares. Realmente um passeio imperdível para incluir no seu programa sobre o que fazer em Natal. O mergulho pode ser feito com cilindro ou snorkel, profissional ou amador. Para chegar a Maracajaú o acesso é pela BR-101.

Praia do Madeiro – Tibau do Sul
Fica a 4 km da Praia de Pipa e a 3 km de Tibau do Sul. O acesso é pela rua principal entre as praias de Cacimbinhas e Baía dos Golfinhos, perto do Santuário Ecológico de Pipa. O acesso é através de escadas de madeira instaladas em parte da Mata Atlântica. São 150 degraus, o que dificulta o acesso de cadeirantes e idosos.
Também pode ser acessada caminhando pela praia, apenas na maré baixa. Mas a beleza desse paraíso compensa todo o esforço para chegar nesse mar calmo, de cor verde-esmeralda, águas mornas e cristalinas, ótimas para banho e com sorte ter o golfinhos por companhia. Dunas, falésias e um maravilhoso coqueiral com mais de 1,5 km que circunda a praia, compõem essa magnífica paisagem.
A Praia é área da desova de tartarugas marinhas e habitat de golfinhos que costumam aparecer principalmente no início da manhã, bem perto da costa. Não tem como deixar de fora do seu programa sobre o que fazer em Natal uma oportunidade dessa.
Todos os esportes como stand up paddle, surf, esportes de areia e caminhada podem ser praticados. Na praia tem muitas barracas com espreguiçadeiras, cadeiras, guarda-sóis e duchas.
Se você quiser aprender a surfar, também tem escola de surf. Como está numa área de preservação, na praia não tem banheiro, o que garante um mar sempre apropriado para banho. Se a situação apertar, o jeito é usar o mato como banheiro. Você pode passar um dia maravilhoso na Praia do Madeiro sem gastar muito, os preços são bem razoáveis.

São Miguel do Gostoso
Fica a cerca de 100 km de Natal no litoral norte, é uma cidade bem pequena, situada literalmente na curva do mapa do Brasil, na esquina da América do Sul, no KM 0 da BR 101 que segue até o Rio Grande do Sul. Cidade pacata, charmosa sem agito.
As praias são quase desertas, população simples e gentil, comida caseira, mas apesar da simplicidade, o município oferece hospedagens incríveis e com uma infraestrutura completa para o seu conforto. Quem tem mais tempo de férias e está em busca sobre o que fazer em Natal, deveria conhecer este paraíso que nem sempre consta no roteiro dos viajantes.
É um daqueles lugares que dá vontade de armar a barraca e esquecer o resto do mundo. Tem praias incríveis e é muito conhecida pelas sua festas, principalmente pelo réveillon e pelos fortes ventos perfeitos para a prática de Kitesurf. Se você se animar a fazer uma caminhada, vai ser possível conhecer todas as praias do centrinho.
A faixa de areia é bem extensa, tem várias pousadas e campings, restaurantes deliciosos e postos de combustível. Os preços são bem mais acessíveis que em Natal. Você aluga buggys com preços bem legais para sair se aventurando pelo litoral.
A praia de Tourinhos, que fica a mais ou menos 7 km do centro, é a mais bonita da vila, tem lindas falésias à beira-mar. Se você veio em busca de esportes aquáticos conheça o Clube Kauli Seadi que conta com Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort, de frente para a praia.
É também comum clube de esportes aquáticos, onde aluga os equipamentos e dá aulas de Windsurf, Stand Up , Surf e oferece também a prática de Beach Tênis e tênis nas quadras esportivas.

O que fazer em Natal – passeios
Sobre o que fazer em Natal você já percebeu que as opções são muitas. Natal é o ponto de partida para todos os passeios. Você pode fazer os passeios por conta própria, ou contratar uma agência. Caso contrário você terá que alugar buggy, quadriciclo ou um carro 4×4. Vou deixar no final do post o contato de algumas das melhores agências de turismo em Natal.
Passeios de buggy
É o passeio mais tradicional de Natal. Você pode fazer passeios de buggy percorrendo todo o litoral do Rio Grande do Norte, conhecer várias praias, lagoas, dunas, manguezais, salinas e rios. Aproveite para conhecer as lagoas de Jacumã e Pitangui, fazer trilhas e apreciar a paisagem do alto das dunas.
Passeios de Barco: piscinas naturais e pacharros de Maracajaú e Rio do Fogo
O litoral de Natal é belíssimo, riquíssimo em vida marinha, piscinas naturais maravilhosas, uma praia mais bonita que a outra, esses passeios são imperdíveis. Os passeios de barco são feitos de acordo com as marés, dura média de 2 horas.
O contato das agências para informações e reserva, você encontra no final do post. Os barcos fazem uma parada para banho e mergulho nas piscinas naturais a 800 metros da costa numa área de preservação ambiental, com acesso controlado pelo Ibama.
Parrachos de Maracajaú – Maxaranguape
Parrachos são extensas e baixas barreiras de arrecifes de corais, que formam piscinas naturais na maré baixa. Fica a cerca de 60 km de Natal. Os Parrachos de Maracajaú fica a cerca de 60 km de Natal, numa Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais.
Parrachos Rio do fogo
Fica a 70 km de Natal, numa vila de pescadores, cercada de coqueiros. É menor que os Parrachos de Maracajaú e menos frequentada, mas tem quiosques e restaurantes na praia. Já está ganhando fama e a simpatia dos turistas, e diariamente chegam dezenas de barcos trazendo visitantes.
As piscinas são mais rasas e a visibilidade é tão boa que nem é preciso mergulhar para observar a vida marinha. As lanchas partem da praia do Rio do Fogo, da vizinha cidade de Touros e também de Natal.
Os passeios acontecem na maré baixa e dura cerca de 2 horas. Importante se informar a respeito da tábua das marés, mas as operadoras de passeios já fazem a programação de acordo. As agências mais tradicionais são a Mar Azul Receptivo e a Luck Receptivo. As lanchas saem tanto da praia de Rio do Fogo como da Praia de Perobas, na vizinha Touros.

Passeio de Dromedário
Um passeio bem exótico para nós brasileiros, é o passeio montado num dromedário, com direito a turbantes, semelhantes ao usados por homens do deserto. Para tirar fotos é bem legal. É um pouquinho caro, R$100,00 por pessoa por 20 minutos.
Mergulho
O mergulho em Maracajaú é um dos melhores programas e não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Natal. Oportunidade única de conhecer esse bioma exclusivo. Mas existem muitos outros lugares para mergulho no Rio Grande do Norte. No final do post tem os sites de empresas e escolas de mergulho.
O que fazer em Natal à noite
A cidade de Natal não é animada somente durante o dia, à noite a agitação é total. Veja abaixo alguns lugares bem animados pra esquentar a noite.
- Eufrates Cervejas Especiais. Para os apreciadores de cervejas diferentes, é um ótimo lugar para ir à noite. Av. Campos Sales, 500, Natal.
- Whiskritorio Pub. Agito total, bar de rock com shows de bandas, costuma ter uma fila enorme para entrar, mas vale a pena. Rua. Énico Monteiro, 1851 – Capim Macio, Natal.
- Pepper’s Hall. Baladas, shows de bandas e música eletrônica. Av. Engenheiro Roberto Freire, 3071 – Ponta Negra, Natal.
- Forró com Turista. Esse forró acontece uma vez por semana, à noite, focando na tradicional cultura do forró pé de serra, da dança, do repente e muito mais. O show com dançarinos muito bom e um excepcional repentista. Se não tiver par e não souber dançar, não se preocupe, os dançarinos dançam com você. Rua Aderbal de Figueiredo, 980 Centro de Turismo, Praia do Meio, Natal,
Passeio pela orla

A orla de Natal, que é maravilhosa durante o dia, continua linda e iluminada durante a noite. Passeando como não quer nada, você sempre vai encontrar o que fazer em Natal pra curtir à noite.
Com todas as informações que te passei sobre o que fazer em Natal, espero que sua viagem seja uma das mais emocionantes da sua vida. Mas não se descuide da segurança, faça um seguro-viagem.
Agências de passeios.
- Mar Azul Receptivos
- Luck Receptivo
- NatalBeach
- Parrachos Praia Clube
- Natal Vans
- Desbravando Natal
- Natal Mares