Pular para o conteúdo

20 Dicas de Viagem a Maceió – AL: Melhores praias e passeios

Anúncios

Veja neste post dicas de viagem a Maceió, com informações relevantes para você conhecer este paraíso. Ainda não conhece Maceió?

Está indo pela primeira vez ao estado de Alagoas? Então continue lendo pra saber o melhor roteiro de viagem a Maceió.

Maceió é a Capital, o principal centro comercial e sede do governo de Alagoas, estabelecida no Palácio República dos Palmares. A cidade também é um importante centro industrial.

Maceió também é conhecida por sua arquitetura colonial por suas praias espetaculares de areias brancas, cercadas de coqueiros e mar de águas mornas, em variados tons de azul e por sua vida noturna animada.

Está entre os 10 destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. A cidade é maravilhosa, o mar com água morna, cristalina, com trechos mais agitados e outros bem calmos, capaz de agradar a todos.

Anúncios

Sejam crianças, adultos ou idosos, em família ou só, Maceió tem um lugar especial pra você. Muito bem estruturada para atender o turista mais exigente. Tem para todos os gostos e orçamentos.

Orla-da-Praia-de-Pajucara-Maceio-AL
Orla da Praia de Pajuçara – Maceió – AL

Leia também:

Veja aqui as melhores dicas de viagem a Maceió – AL

Saiba como chegar, quando visitar, onde se hospedar, onde comer. conheça as melhores praias, melhores restaurantes, o que fazer durante o dia e a noite e muito mais.

Sumário do post

  1. Como chegar em Maceió
  2. Melhor época para viajar para Maceió
  3. hospedagem em Maceió
  4. Onde comer em Maceió
  5. Melhores praias de Maceió
  6. Praia de Ponta Verde
  7. Praia de Pajuçara
  8. Praia de Jatiúca
  9. Praia de Ipioca
  10. Praia de Guaxuma
  11. Praia Cruz da Almas
  12. O que fazer em Maceió além das praias
  13. Piscinas naturais de Pajuçara
  14. Shoppings em Maceió
  15. Feirinha de artesanato
  16. Passeios de barco
  17. Mergulho
  18. O que fazer durante a noite em Maceió
  19. Empresas que fazem mergulho em Maceió
  20. Agências de passeios em Maceió

1. Como chegar em Maceió – AL

É possível chegar em Maceió de avião, de carro, de ônibus ou até de barco dependendo de onde você está. Você escolhe a modalidade de acordo com a sua disponibilidade de tempo e orçamento.

Via aérea 

A partir dos principais aeroportos do Brasil para o aeroporto Internacional de Alagoas “Zumbi dos Palmares”, que fica no município de Rio Largo, na BR-104, km 91, distante 21 km do centro de Maceió.

Se mora fora do Brasil prefira passagens para um desses aeroportos: Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Belo Horizonte. De Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, e Lisboa, em Portugal, tem voos diretos.

Apesar da classificação de aeroporto internacional, o aeroporto de Alagoas “Zumbi dos Palmares”, ainda não opera nesta totalmente nessa modalidade, recebe poucos voos internacionais.

Dicas-de-viagem-a-Maceio-Aeroporto-Zumbi-dos-Palmares-AL
Aeroporto-Zumbi-dos-Palmares-AL

Alugar um carro

Se precisar, pesquise e alugue um carro online no Booking. Reserve com a garantia de menor preço e pague em até 12 vezes. A fiscalização nas vias de acesso às praias é rigorosa, a polícia de Alagoas, aborda todos os carros.

Carro por aplicativo ou táxi 

No aeroporto tem taxis e carros por aplicativo e transfer compartilhado ou privativo. Não tem nenhuma dificuldade em encontrar transporte.

De um ônibus partindo do aeroporto

A linha 1002 que vai do aeroporto para Ponta Verde em Maceió, para do lado de fora, de hora em hora. Apesar de ser mais barato não é recomendável, é transporte coletivo sempre lotado e arriscado.

De ônibus ou de carro de qualquer lugar do Brasil

De qualquer parte do Brasil a estrada para chegar em Maceió é a BR 101 que segue pelo litoral. Começa em Touros no Rio Grande do Norte, e segue até São José do Norte no Rio Grande do Sul. 

2. Melhor época para viajar para Maceió

Dentre as dicas de viagem a Maceió não poderia faltar a informação sobre a melhor época para viajar. No Nordeste o calor é o ano inteiro, mas a melhor época para ir a Maceió é a partir do início de setembro até meados de abril.

A partir de abril até final de agosto, chove bastante e o mar fica cheio de algas em alguns trechos. Mas não é uma chuva constante que te impeça de aproveitar as praias, geralmente dá uma pancada e sol surge rapidamente.

Maceio-AL
Maceió – AL

3. Onde ficar

As hospedagens em Maceió são inúmeras, tem para todos os bolsos e perfis de turistas. A lista é extensa, por isso eu dividi em posts as categorias de hospedagens.

Veja os melhores Hotéis em Maceió, Resorts em Maceió, para quem deseja economizar sem abrir mão do conforto pode pesquisar Hospedagens econômicas em Maceió.

4. Onde comer

Uma das melhores dicas de viagem a Maceió, é a sua gastronomia incomparável. Visitar Maceió e não provar das comidas típicas do Nordeste, é um desperdício.

As opções são muitas, a comida é bastante diversificada e muito boa, é só escolher o tipo de comida que deseja e escolher o restaurante.

Tem culinária de vários países, além, claro, das comidas típicas do Nordeste. Veja a seguir alguns dos restaurantes mais bem avaliados de Maceió.

Churrascaria-Sal-e-Brasa-Maceio-AL
Churrascaria Sal e Brasa – Maceió – AL
  • Churrascaria Sal e BrasaCruz das Almas. R. Prof. Ernani de Figueiredo Magalhães, 41 telefone 82 3355-4550. Esta eu conheço, uma das melhores churrascaria que já frequentei.
  • Daveneto Trattoria. Comida Italiana–Rua José Freire Moura, 255 Ponta Verde, Maceió, Alagoas 57035-110 Brasil fone-82 99997-9263
  • Restaurante Janga. Frutos do mar. R. Gen. João Saleiro Pitão, 1296 Ponta Verde, Maceió, Alagoas, fone -82 99120-3331
  • Restaurante Janga Praia. Frutos do mar. Avenida Silvio Carlos Viana 1731 Ponta Verde, Maceió, Alagoas -fone 82 98233-1030
  • Bodega do Sertão. Comida brasileira. Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 Jatiúca, Maceió, Alagoas 82 3327-
  • Basilisco Ristorante Italiano. Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 186, Jatiúca, Maceió, Alagoas fone 82 3432-7553
  • Sabatelli Pizza & Arte. Comida Italiana, pizzaria e frutos do mar. Rua Desportista Humberto Guimarães, Ponta Verde, Maceió, Alagoas fone 82-31858899
  • Restaurante Parmegianno. Comida italiana. Rua José Luiz Calazans, 44, Jatiúca, Maceió, Alagoas fone-82 3325-9495. Este é um dos melhores e mais famosos de Maceió.
  • Dona Moça. Comida brasileira. Rua Júlio Plech Filho 1300 C, Pajuçara, Maceió, Alagoas, fone 82 3026-2948

5. Melhores Praias de Maceió – AL

Normalmente durante o dia a gente quer sol, praia, cerveja e água de coco. As praias de Maceió são maravilhosas, mas são urbanas.

Consulte a balneabilidade das praias de Alagoas. Pertinho de Maceió tem muitas opções que você pode escolher em melhores praias do Litoral Norte, melhores praias do Litoral Sul de Alagoas.

Mapa-das-praias-de-Maceio-AL
Mapa das praias de Maceió – AL

6. Praia de Ponta Verde

É uma das paisagens mais bonitas de Maceió, a orla é toda contornada por coqueiros, excelentes barracas de praia. Ótima para fazer caminhadas bem cedinho. Não deixe de incluir no seu roteiro de viagem a Maceió.

A noite o calçadão se enche de turistas em busca de lazer, bate papo com os amigos, tomar cerveja geladinha, sucos de frutas regionais, refrigerantes e provar as deliciosas iguarias das barracas.

Boa rede hoteleira, muitos bares, restaurantes. É em Ponta Verde que estão as famosas barracas Lopana e Kanoa, com estrutura perfeita, vários ambientes, cardápio e drinks variados, lugar perfeito para relaxar.

O Lopana durante o dia oferece passeios de barco para as piscinas naturais de Pajuçara, na maré baixa. Ponta Verde é praia urbana, as recomendações são as mesmas.

Consulte o IMA para verificar as condições da água para banho. Veja hotéis e imóveis por temporada em Ponta Verde.

Praia-de-Ponta-Verde-Maceio-AL
Praia de Ponta verde – Maceió – AL

7. Praia de Pajuçara

Esta é uma das praias mais famosas e bonitas, uma das melhores dicas de viagem a Maceió. O mar é quentinho e super calmo, cheia de coqueiros, muito bem estruturada.

Local de partida para passeios de jangada e barcos para visitar as maravilhosas piscinas naturais de Pajuçara, na maré baixa.

Os donos dos passeios alugam o equipamento (snorkel) e fazem as fotos que você desejar. A Praia de Pajuçara oferece diversão durante o dia e durante a noite.

É uma da praias mais bem aproveitáveis de Maceió. Tem excelente rede hoteleira, muitos bares, restaurantes e quiosques por toda a orla.

Antes de escolher uma praia, consulte sempre a balneabilidade no site de IMA. Outro ponto que você não pode deixar de visitar em Pajuçara, é a famosa feira de artesanato.

São lindas peças confeccionados pelos moradores locais e com preços muito bons. Está num local privilegiado da orla, transborda de vendedores de água mineral, água de coco, espetinho de camarão.

Passear na orla da Praia de Pajuçara é um ótimo programa para o final de tarde. Veja hotéis na Praia de Pajuçara.

Praia-de-Pajuçara-Maceio-AL
Praia de Pajuçara – Maceió – Alagoas

8. Praia de Jatiúca

A praia de Jatiúca também é urbana, a região é considerada bairro nobre, uma das mais belas de Maceió. Fica depois da Praia de Ponta Verde, sentido litoral norte.

Tem excelente estrutura para turistas com muitos hotéis, pousadas, bares, quiosques, restaurantes, sorveterias e comércio em geral. O bairro é muito bonito!

É a preferida dos surfistas em virtude das fortes ondas e praticantes de esportes náuticos em geral. O mar é bem agitado principalmente quando a maré está alta. as ondas chegam a bater na mureta de contenção.

Em Jatiúca que se concentram os melhores restaurantes de Maceió como o Bodega do Sertão. Na culinária se encontra de tudo, de comida japonesa a comida tradicional do Nordeste.

O mar tem trechos um pouco mais agitado, de uma beleza extraordinária. Várias embarcações como jangadas e canoas ficam estacionadas na areia à disposição dos visitantes que desejam fazer um passeio mar adentro.

Antes de entrar no mar consulte aqui balneabilidade das praias de Maceió, mas acrescente esta praia maravilhosa no seu roteiro de viagem a Maceió.

Dicas-de-viagem-a-Maceio-Praia-de-Jatiuca
Praia de Jatiúca – Maceió – Alagoas

9. Praia de Ipioca

Localizada em Maceió, distante 20 km do centro. O lugar é divino, tranquilo, mar calmo. Bem servido de hospedagens e restaurantes.

Não é deserta, mas fica bem vazia. Merece fazer parte do roteiro de sua viagem para Maceió. Chegar na praia de Ipioca é muito fácil, de carro pela BR 101 AL ou de ônibus.

Instale o aplicativo Moovit para encontrar os pontos e horários dos coletivos que vão para o local. Nós contratamos um carro com motorista que ficou por nossa conta o dia inteiro, R$150,00 por pessoa em 01/2024.

Ipioca é o lugar ideal para quem quer realmente descansar durante as férias. O mar é tão calmo quanto uma lagoa, na maré baixa formam lindas piscinas naturais. Para quem está com crianças, não existe lugar melhor.

Na Praia de Ipioca ficam 2 Beachs Clubs sensacionais o Hibiscus Beach Club e o Guarda Rios Beach Club, que não podem ficar de fora no seu roteiro de viagem a Maceió.

Ambos tem excelentes instalações, com quiosques, espreguiçadeiras, redes, praias exclusivas, bebidas e comida muito boa.

Praia-de-Ipioca-Maceio-AL
Praia de Ipioca – Maceió – AL

10. Praia de Guaxuma

Pouco referenciada entre as praias mais famosas de Maceió, no entretanto é uma das mais bonitas. Fica a 12 quilômetros do Centro, no litoral norte, é só seguir pela BR 101 AL.

Muitos turistas em viagem a Maceió preferem frequentar essa praia. É super tranquila, sem música alta e aglomeração de pessoas, vale a pena ir quando a maré está bem baixa.

Com a maré alta é ótima para surfista, mas para banho fica difícil, o mar é bastante agitado. Não tem barreira de corais para abrandar as ondas. Tem posto de salva-vidas, prefira nadar perto deles.

Na maré baixa os arrecifes de coral são cheios de peixes coloridos. O melhor camarão e peixe frito, com certeza você vai encontrar aqui.

Nessa praia fica a pousada do Sesc. Tem muitas casas de veraneio. É uma praia imperdível. À noite fecha tudo e a praia fica deserta.

Você ainda pode conhecer outras praias pertinho: Garça Torta, Riacho Doce, Pratagi, Costa Brava e Jacarecica, outras excelentes opções para incluir no seu roteiro de viagem a Maceió.

Praia-de-Guaxuma-Maceio-AL
Praia de Guaxuma – Maceió – AL

11. Praia Cruz das Almas

A praia fica localizada no bairro de Cruz das Almas, na região norte de Maceió. É uma praia urbana, com fácil acesso a partir do centro da cidade.

A praia tem aproximadamente 1 km de extensão e é cercada por coqueiros e quiosques. A praia Cruz das Almas é uma das preferidas dos surfistas, por causa das ondas fortes e dos recifes submersos.

A praia fica perto do centro de Maceió, a apenas 6 km de distância, e tem uma boa infraestrutura de lazer, com restaurantes, quiosques, ciclovia, anfiteatro e o maior shopping center de Alagoas.

O nome da praia vem do fato de que antigamente era um cemitério indígena. Hoje em dia, a praia também é chamada de Praia Lagoa da Anta.

É muito boa para se hospedar e passear, mas para banho não é muito boa, o mar é muito bravo com ondas fortes e constantes, com média de 2 metros de altura.

Além do surfe, a praia Cruz das Almas também oferece outras atividades, como caminhadas, pesca e prática de esportes. Muito cuidado com as crianças, não deixe elas brincarem na água sem supervisão.

Se você se hospedar na Praia Cruz das Almas e quiser passear principalmente à noite, é melhor alugar um carro.

Praia-Cruz-das-Almas-Maceio-AL
Praia Cruz das Almas – Maceió – AL

12. O que fazer em Maceió além das praias

Durante o dia em Maceió só não se diverte quem não quer. Existem várias opções de lazer, compras, passeios, praias lindas, dentro de Maceió e nas redondezas.

Escolha entre as dicas de viagem a Maceió, os melhores passeios, programe um passeio por dia, fazer vários cansa muito com pouco proveito.

13. Visitar as piscinas naturais de Pajuçara

Mais uma das nossas dicas de viagem a Maceió, é imprescindível conhecer as piscinas naturais de Pajuçara, que se formam na maré baixa. Na Barraca Lopana você pode contratar o passeio para as piscinas naturais de Pajuçara.

Para marcar passeios para as áreas onde se concentram as piscinas, é importante sempre consultar a tábua das marés, senão a frustração é certa.

As piscinas naturais do litoral de Alagoas são de uma beleza extraordinária, você pode mergulhar e nadar entre os peixinhos. Veja no final do post os contatos de empresas de turismo e mergulho em Maceió.

Piscinas-naturais-de-Pajuçara-dicas-de-viagem-a-Maceio
Piscinas naturais de Pajuçara – Maceió – AL

14. Shoppings em Maceió

A cidade tem excelentes shoppings, vale a pena aproveitar mais uma das nossas dicas de viagem a Maceió. Você vai encontrar muitas lojas de grife das melhores marcas, praças de alimentação, cinemas e estacionamento, confira o endereço dos melhores Shoppings de Maceió:

  • Pajuçara Shopping. Rua Jangadeiros Alagoanos, n. 619 – Pajuçara, Maceió. Telefone: 82 98810-1302. Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 19 horas, ao sábado das 9h às 16 horas.
    Horas.
  • Parque Shopping Maceió. Avenida Comendador Gustavo Paiva, n. 5945 – Cruz das Almas, Maceió. Telefone: 82 3142-0305. Funciona de segunda-feira a sábado das 10h às 22horas e domingo das 12h às 22horas.
  • Maceió Shopping. Avenida Comendador Gustavo Paiva, n. 2990 – Mangabeiras, Maceió. Telefone: 82 2126-1010. Funciona de segunda-feira a sábado das 9h às 22horas, domingo das 12h às 21horas.
  • Shopping Pátio Maceió. Avenida Menino Marcelo, n. 3800 – Cidade Universitária, Maceió. Telefone: 82 99444-8153. Funciona de segunda-feira a sábado das 10h às 22horas, domingo das 12h às 21horas.
  • Shopping Farol. Avenida Fernandes Lima, n. 2551 – Pinheiro, Maceió. Telefone: 82 3338-1090. Funciona de segunda-feira a sábado das 9h às 20horas.
Shopping-Patio-Maceio
Shopping Pátio Maceió – AL

15. Feirinha de artesanato e Pavilhão do Artesanato na praia de Pajuçara

Avenida Doutor Antônio Gouveia, 1447, Pajuçara, ao lado do quiosque Kanoa. A Feirinha de Artesanato funciona das 10h à 22 horas.

Lá você encontra produtos típicos da região como rendas, bordados, roupas, lembrancinhas, temperos, cachaça, doces, comida e muito mais e os preços são ótimos.

Fica num grande galpão à beira-mar e tem estacionamento. Ótimo programa para o finalzinho da tarde e à noite, tomar uma bebida gelada e uma água de coco.

O Pavilhão do Artesanato fica em frente da Feirinha de Artesanato. É um edifício de 3 andares com mais de 200 lojas, que oferecem os mais variados artesanatos de Alagoas.

Feira-de-Artesanato-de-Pajucara-Maceio-AL
Feirinha de Artesanato de Pajuçara- Maceió

16. Fazer passeios de barco

Uma das dicas de viagem a Maceió mais importantes, são os passeios de barco pela orla e piscinas naturais. Em toda a orla de Maceió você encontra agentes de turismo oferecendo passeios.

Jamais compre passeios na mão de ambulantes para não cair em golpes. No final do post você encontra os contatos de várias empresas que fazem os passeios e mergulhos em Maceió e em todo o estado de Alagoas.

17. Mergulho

O litoral de Alagoas é excelente para mergulhar. Tem inúmeros lugares interessantes e muitas atrações no fundo do mar. Se este for o seu objetivo no final do post tem os links das empresas que fazem esta atividade.

18. O que fazer à noite

A vida noturna de Maceió é bem movimentada, basta escolher o que quer fazer, jantar , caminhar pela orla, dançar, o que quiser, em Maceió você vai encontrar.

  • Maikai, se você gosta de dançar forró bem animado, com banda ao vivo, onde você também pode tomar um delicioso chope e provar vários petiscos. Muito legal para conhecer pessoas diferentes, fazer novas amizades e dançar até cansar. Fica em Jatiúca.
  • Orákulo Chopperia, muito legal pra dançar, toca vários estilos de música ao vivo. Bairro Jaraguá
  • Boteco Lugar Nenhum, oferece petiscos deliciosos, toca músicas de todos os estilos. Muito frequentado por turistas. Fica em Jatiúca
  • Bar do lampião, um lugar espetacular para dançar forró é o com música ao vivo. Jatiúca
  • Rex Jazz Bar. Se prefere um ambiente boêmio pode ir ao , muito bom para casais. Bairro Jaraguá.

Não se preocupe com endereços. Maceió vive do turismo. Qualquer motorista de táxi conhece todos os lugares.

Se estiver dirigindo, o GPS te leva a qualquer lugar, basta digitar no celular o nome do restaurante ou qualquer lugar que deseja ir.

Passear pela Orla

Para melhor proveito da sua viagem a Maceió, ande a pé pela orla, calor da noite e a brisa do mar te convida a sair e a orla de Maceió é bem movimentada. Ótima oportunidade para conhecer outras pessoas.

Tem inúmeras barracas bem diversificadas, principalmente as mais procuradas como Kanoa e Lopana que oferecem ambientes diferenciados, muitas variedades de bebidas e comidas.

O camarão servido por eles, é inesquecível. Em alta temporada é difícil até de encontrar um bom lugar pra sentar.

Noite-em-Maceio-AL
Noite em Maceió – AL

Passeios noturnos de barco em Maceió – AL

Essa modalidade de passeio está muito popular entre os turistas e moradores de Maceió, na maré baixa. Tem duração de 2 horas, circula no mar entre Ponta Verde e Pajuçara.

O passeio pode ser contratado na barraca Lopana na orla de Ponta Verde. Os dias, preço e horários do passeio são divulgados no site do Lopana

Eu confesso que a principio fiquei receosa de entrar no mar à noite, mas é totalmente seguro e muito bom. Só não tive coragem de entrar na água.

Uma das boas dicas de viagem a Maceió, principalmente para apreciar o pôr do sol e as noites de lua cheia, o cenário é indescritível.

Passeio de barco a noite em Maceió – AL

Espero que você tenha ótimas férias e aproveite as dicas de viagem a Maceió que elaboramos como muito carinho. Tenho certeza de que não será a última. Quem conhece Maceió sempre volta.

19. Empresas que fazem mergulho em Maceió

  • ScubiBlue. Endereço: Rua Senador Rui Palmeira s/n Maragogi – AL
  • City Beach Maceió Operadora e Agência de Turismo. Endereço:  Rua Engenheiro Mario de Gusmão, n. 988 – Ponta Verde, Maceió. Telefone 82 99389-9845.

20. Agências de passeios em Maceió

  • Jaraguá Turismo Rua Dr. Messias de Gusmão, 188 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 3337-2780
  • Luck Receptivo. Rua Epaminondas Gracindo, n. 400 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 3337-3171
  • Maresul.  Rua Santa Genoveva, loteamento Recife do Francês, s/n, Praia do Francês, Marechal Deodoro, AL. Telefone: (82) 4141-3164 – WhatsApp: (82) 9 9945-2345
  • Edvantur. Rua Jangadeiros Alagoanos, 1292 – Pajuçara, Maceió – Telefone: (82) 3327 9993, WhatsApp (82)9 9628 6320

Maceió é tudo de bom, com sol, com chuva, de dia ou de noite, me apaixonei por esta linda cidade. Saiba mais sobre as maravilhosas praias de Alagoas, e outros assuntos que podem te interessar, acessando os links abaixo:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

8 comentários em “20 Dicas de Viagem a Maceió – AL: Melhores praias e passeios”

  1. Muito boa sua resenha. Sem sugestões tendenciosas, apenas com as informações necessárias para aproveitar a viagem. Realmente, Maceió é tudo o que você disse e um pouco mais. Com certeza voltarei!

    1. Olá Paulo, obrigada pelo seu comentário. Eu amo o Nordeste, embora seja mineira, mas Maceió é muito especial, a gente nunca enjoa, sempre tem coisa nova, aproveite e conheça todo o litoral de Alagoas, você vai amar.

  2. Boa resenha. Sem o viés de “vender”. Percebi que algumas praias não foram citadas, dentre as que não valem mesmo a pena para o turista que veio de longe. Perda de tempo caro e retorno, às vezes, decepcionante.

    1. Bom dia Laurindo. Obrigada pelo seu comentário. Maceió assim como na maior parte do litoral brasileiro tem muitas praias que não valem a pena frequentar por não terem estrutura, desertas, difícil acesso ou mar perigoso. Nos procuramos destacar as praias que valem a pena para o turista que não tem tanto tempo assim para explorar todo o litoral.

        1. Olá Iraci, você vai adorar não só Maceió, como todo o litoral de Alagoas, aproveite, faça muitos passeios e conheça essa terra maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *