Pular para o conteúdo

Ilha de Santo Aleixo: passeio bate-volta/vale a pena conhecer

A Ilha de Santo Aleixo é um dos muitos paraísos escondidos na costa brasileira. A beleza do lugar deixa qualquer um de queixo caído.

Anúncios

Pertence ao município de Sirinhaém. Não tem moradores e nem instalações fixas, nem mesmo banheiros, apenas uma pequena construção inabitada.

É um passeio bate-volta praticamente obrigatório para quem visita Recife ou Porto de Galinhas. É de propriedade particular e apenas a faixa de areia é liberada para turismo, o restante da área é toda cercada.

Vista de cima tem a forma que lembra uma ferradura, a área de visitação é dividida em leste e sul. O lado sul fica voltada para o oceano Atlântico.

Anúncios

Leia Também:

O que você precisa saber sobre a Ilha de Santo Aleixo

Pra-todos-verem:Ilha-de-Santo-Aleixo-PE

Como área de preservação ambiental, é controlada pelo Ibama e tem limite de pessoas e de horário, 5 horas de permanência e apenas 80 visitantes por dia.

A Ilha de Santo Aleixo é de origem vulcânica, portanto o solo é rochoso. Bem pequena, cerca de 30 hectares.

Aqui você poderá mergulhar com snorkel, mas não espere encontrar tantos peixes como em Porto de Galinhas e Maragogi. O movimento das embarcações motorizadas afasta os peixinhos.

Anúncios

Você chega lá caminhando por uma trilha com muitas pedras, acesso um pouco difícil para crianças muito pequenas e para quem tem alguma dificuldade de andar.

O lado oeste é onde a gente chega, onde ficam as mesas, cadeiras e o restaurante flutuante. O calor é intenso, imagine-se dentro de um forno ou sauna a céu aberto, é mais ou menos isso.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Mas é onde tem faixa de areia e a pouca estrutura da ilha. Do lado leste é um grande paredão rochoso pouco acessível, A vegetação é composta de pequenos arbustos e coqueiros.

Para fazer um passeio prazeroso, sem atropelos e amolações, leia atentamente o artigo que tem todas as informações que você precisa.

Onde Fica a Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo fica em mar aberto no litoral sul de Pernambuco, a 85 km de Recife e cerca de 20 km de Porto de Galinhas pela PE 051, entre a praia dos Carneiros e Porto de Galinhas.

Ilha de Santo Aleixo: como ir

Pra-todos-verem:Ilha-de-Santo-Aleixo-PE
Ilha de Santo Aleixo – PE

O único meio de acesso é de barco, Jet ski ou de lancha para atravessar o rio, partindo de Sirinhaém, ponto de partida de todas as embarcações, leva de 5 a 10 minutos para chegar à ilha.

Para chegar em Sirinhaém de carro próprio ou alugado, partindo de porto de Galinhas ou de Recife é aconselhável utilizar o Google Maps que você chega sem erro.

O outro jeito é através de agências de turismo que levam os turistas de van até o ponto de embarque e depois de lancha até a ilha.

Como é o Passeio bate-volta

O passeio na ilha de Santo Aleixo, é interessante para quem gosta muito de natureza e quer conhecer uma paisagem diferente.

É agora que você deve prestar muita atenção para não pagar um absurdo pelo passeio. Em Recife ou Porto de Galinhas procure a agência que oferece o melhor preço.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

O passeio dura de cerca de 5 horas, mas você pode voltar antes se quiser, a partir de 14:00 horas. Você pode utilizar transporte particular, as agências costumam cobrar mais caro porque incluem o uso de suas estruturas e guia.

Pra-todos-verem:Ilha-de-Santo-Aleixo-PE
Ilha de Santo Aleixo – PE

Como o número de turistas na Ilha de Santo Aleixo é limitado, o passeio tem que ser reservado com antecedência, senão corre o risco de não encontrar vaga.

Em Sirinhaém, no ponto de partida dos barcos tem um ponto de apoio com ducha, mesas e cadeiras para você aguardar a lancha com conforto.

Antes do embarque os visitantes são divididos em grupos identificados por cores e receberá uma pulseira com o horário da volta. O embarque é meia em meia hora a partir das 9:00 horas.

Em média dentro de 10 a 15 minutos a lancha chega na Ilha de Santo Aleixo, apesar da velocidade dá pra você apreciar aquele mar maravilhoso. Proteja seus aparelhos eletrônico porque espirra água pra todo lado.

É proibido levar comida e bebida. Ande calçado porque a trilha é cheia de pedras e se estiverem molhadas, ficam escorregadias. Se possível use roupas com proteção UV.

É bom ter um guia porque ele conhece bem os caminhos, sabe onde tem os perigos, além disso ele anima o passeio contando a história da ilha e fazendo brincadeiras com os turistas.

Se você não fechou pacote de passeio com alguma agência que tem ponto de apoio na ilha, o uso da ducha, mesas, cadeiras e guarda-sóis, são cobrados a parte, informe-se do valor. antes de usar.

No final do post tem o contato das agências que fazem os passeios, tantos em Porto de Galinhas quanto em Recife.

Quando ir à Ilha de Santo Aleixo

Quanto ao clima não tem com o que se preocupar, faz muito calor o ano inteiro, mas para um passeio realmente tranquilo vá fora de altas temporadas e evite finais de semana.

A Ilha de Santo Aleixo também pode ser acessada por embarcações particulares e nos finais de semana fica mais cheio do que deveria.

Onde comer

Toda a comida é preparada no restaurante flutuante e servido na praia, por ser área de preservação não é permitido estabelecimentos fixos na ilha.

O cardápio é muito variado, com carnes, lagostas, peixes camarões, saladas, fritas e a comida é deliciosa. É apresentado um menu com opções

O que fazer na Ilha de Santo Aleixo

Mergulhar, nadar, caminhar, andar de caiaque, comer, beber, ouvir música, às vezes vai um violeiro se apresentar para os turistas. Se você não tiver um snorkel para fazer o mergulho, pode alugar. É um passeio bate-volta, não tem outras opções.

Não se esqueça de se hidratar bem, levar proteção para a cabeça, repelente, e um bom protetor solar, o sol é escaldante.

Mas você vai passar um dia maravilhoso numa ilha deserta, divina, cheia de histórias e voltar feliz por ter conhecido mais um pedacinho do litoral de Pernambuco. Conheça um pouquinho da Ilha de Santo Aleixo assistindo este vídeo produzido por PassDrones.

Agências de turismo

Estas agências fazem os passeios para a Ilha de Santo Aleixo e outros pontos turísticos do sul de Pernambuco e arredores.

  • Martur – Rua Dr. Nilo Dornelas Câmara, 90, Loja02. Boa Viagem -Recife. Telefone 81 3312.3666. Saídas do Recife
  • https://www.monteirostour.com.br/ Rua São Francisco, 172, Barra de Sirinhaém, Sirinhaém – PE. Telefones 81 97108-2532 81 99812-0696
  • Brasiltours Rua Félix de Brito Melo , 382, Sala 01. Boa Viagem, Recife/PE. Telefones (81) 3464-2963 (81) 3464-2962, WhatsApp (81) 99108-8429.

Viaje tranquilo, contrate um seguro-viagem e tenha assistência médica e financeira em caso de imprevistos.

Você também pode se interessar por:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *