Pular para o conteúdo

9 Dicas de Viagem à Ilha de Itamaracá

Veja neste post as melhores dicas de viagem à Ilha de Itamaracá, como chegar, onde ficar, onde comer e melhores praias. Pertinho de Recife existe esse paraíso que você precisa conhecer.

É um dos pontos turísticos mais frequentadas do estado de Pernambuco. Experimente o prazer de desfrutar desse mar de tons diferentes de verde e azul, águas mornas e cristalinas, areia branquinha, sem poluição e muito limpa. É uma das mais belas do nordeste.

Lugar ideal para curtir suas férias, se desligar da rotina, relaxar, se divertir, passar lua de mel ou feriados prolongados, encontrar a melhor hospitalidade e comer o melhor da gastronomia do Nordeste.

Além das maravilhosas praias, a Ilha de Itamaracá tem um importante passado histórico da época do Brasil colônia. Guarda muitos monumentos importantes que estão expostos à visitação.

Leia também:

Conheça as 9 melhores dicas de viagem à Ilha de Itamaracá

Como é muito perto de Recife, é possível ir e voltar no mesmo dia, mas você com certeza vai querer ficar mais tempo para aproveitar as melhores praias e a gastronomia da Ilha de Itamaracá. Navegue pelo menu abaixo para acessar o assunto de seu maior interesse.

  1. Onde fica a Ilha de Itamaracá
  2. Como chegar
  3. Melhor época para ir à ilha de Itamaracá
  4. Melhores praias de Itamaracá
  5. Passeios de barco
  6. hospedagens na Ilha de Itamaracá
  7. Acessibilidade
  8. Gastronomia
  9. O que fazer na Ilha de Itamaracá

1. Onde fica a Ilha de Itamaracá

No litoral norte de Pernambuco, na região metropolitana de Recife, cerca 45 km de distância, dependendo do percurso que você escolher.

Pra-todos-verem:-Dicas-de-viagem-a-IIlha-de-Itamaraca-PE
Ilha de Itamaracá – PE

Separada do continente pelo canal de Santa Cruz. Precisa de passagens aéreas para Recife? Compre aqui pelo menor preço.

2. Como chegar à Ilha de Itamaracá

O transporte para a Ilha partindo de Recife é muito fácil, de ônibus, carro, táxi. Você também pode optar pela Uber, inclusive agendar dia e hora pelo aplicativo.

Para perder menos tempo com deslocamento, o melhor é ir de carro. Uma das dicas de viagem a Ilha de Itamaracá é alugar carro pela RENTCARS.

Viaje com mais liberdade, trace sua própria rota, faça seus próprios horários. A rota é pela PE-05, pegue a entrada para a BR-101 até Igarassu, de Igarassu siga pela PE-035 até a Ilha de Itamaracá.

Para se deslocar de ônibus, saindo de Recife, pegue o ônibus até o terminal de Igarassu em seguida pegue o ônibus para a ilha.

Uma terceira opção é se deslocar de catamarãs. Da marina de Igarassu até a ilha,a viagem de barco dura em torno de 25 mim.

Se deseja conhecer as melhores praias da Ilha de Itamaracá, faça a opção completa de passeios pelas águas que separam a ilha do continente. O preço em 2020 é de R$70,00.

3. Melhor época para viajar para a Ilha de Itamaracá

Em questão de clima em Itamaracá não tem tempo ruim, faz calor o ano inteiro, chove pouco. O ano inteiro tem muita gente alegre, muita animação, comida boa, forró, ciranda.

Eu prefiro viajar para qualquer lugar, fora de temporada. Além dos preços mais baixos, tem menos turistas, dá pra aproveitar melhor as praias.

4. Melhores praias de Itamaracá

A primeira parada é na ilha de Coroa do Avião, a partir desta, em direção à praia do Forte de Orange, a distância é de 300 metros, tem uma ponte, que liga a ilha ao continente.

Ao lado fica o projeto Peixe-Boi, onde esses animais que correm risco de extinção, são cuidados com muito carinho.

Itamaracá tem 11 praias, algumas só é permitido visitação com guias e horário determinado. Algumas são áreas de desova de tartarugas. Tem locais em que o mar é mais profundo.

As praias mais tranquilas e bem estruturadas, ideais para quem viaja com crianças e idosos, são as citadas abaixo , mas para passear, todas são muito lindas. As mais procuradas são:

Praia Do Forte Orange

Pra-todos-verem:Praia-do-Forte-Orange-Ilha-de-Itamaraca-PE

É uma fortaleza construída com pedras, erguida pelos holandeses em 1641, na Ilha de Itamaracá, na entrada do canal de Santa Cruz.

A finalidade do forte era proteger o embarque e desembarque de navios com destino ao porto de Igarassu e vila da Conceição.

Na ilha você conhecerá a importância deste monumento na história do Brasil colônia. É uma praia tranquila, o mar é calmo, águas límpidas e mornas, com muitos coqueiros.

Uma das melhores dicas de viagem a Ilha de Itamaracá é de você estiver com crianças e/ou idosos, essa praia é perfeita, dá pra ir de carro ou a pé.

Praia Coroa do Avião

Pra-todos-verem:Ilha-Coroa-do-Aviao-Igaracu-PE

Praia Coroa do Avião é um pequena ilha que pertence a Igaraçu, como é muito próxima da ilha de Itamaracá é uma praia muito visitada por quem faz turismo na região.

Lugar ideal para passear com a família, o mar é calmo, águas cristalinas, ideal para banho e prática de esportes aquáticos. Uma das melhores dicas de viagem a Ilha de Itamaracá.

Tem cerca de 560 metros de comprimento por 80 m de largura, é praticamente um banco de areia com vegetação e poucas construções. Tem estrutura turística com barras de praia, cadeiras e mesas.

Serve cerveja gelada, sucos e bom petisco, para você e sua família saborear à beira-mar, não vai faltar. Na alta temporada fica bem movimentada.

Enseada dos golfinhos (praia do sossego)

Pra-todos-verem:-Enseada-dos-Golfinhos-Praia-do-Sossego-Ilha-de-Itamaraca-PE

Fica na praia do sossego, e como o nome sugere, é realmente um sossego,  quase deserta, tem poucas barracas. Um lugar perfeito para ver golfinhos, cena imperdível na sua viagem à ilha de Itamaracá.

O acesso é rústico, tipo trilha. com muitas pedras e arrecifes de coral. Ideal para quem quer muito sossego, curtir mar sol e tranquilidade. A Praia do Sossego é considerada a melhor praia da Ilha de Itamaracá.

Muito boa para quem viaja com crianças e idosos. Pouco movimento de vendedores ambulantes. Tem vários imóveis para aluguel de temporada. Excelente passeio para a Ilha de Itamaracá.

Esse passeio precisa ser programado. Em alguns trechos só é permitido a visita com guia ou tem horário restrito para visitantes. Nos hotéis e pousadas você receberá todas as instruções sobre guias, horários.

Lagoa Azul

Pra-todos-verem:Lagoa-Azul-Ilha-de-Itamara-PE

Seguir pela BR 101 sentido norte de Recife até à Ilha de Itamaracá depois é só seguir as placas. O caminho é de terra batida, deserto, por isso esteja com a manutenção do carro em dia, se der algum problema o socorro pode demorar bastante.

Na chega a paisagem é surpreendente. Que lugar lindo! A Lagoa é realmente azul, cercadas de vegetação nativa, é um lugar silencioso e sossegado, se é isso que você precisa, aqui é um ótimo lugar.

No local tem pedalinhos, caiaques e bicicleta aquática, o custo é de R$10,00 por 20 minutos. Na beira da lagoa é possível tomar banho, mais no meio é só para esportes aquáticos.

Tem também tirolesa e brinquedos infantis. Conta com um bom restaurante que serve um prato bem famoso, a caldeirada de Itapissuma, fica na divisa de Itapissuma com a Ilha de Itamaracá. Leve a família para passar um dia maravilhoso na Lagoa Azul, vale muito a pena.

5. Passeio de barco Ilha de Itamaracá

Pra-todos-verem:Passeio-de-barco-Ilha-de-Itamara-PE

A oferta de passeios é grande, você fecha o pacote de acordo com o que deseja conhecer. Tem vários lugares pouco frequentados que poucas pessoas conhecem, e que só é possível acessar de barco.

Durante o passeio você poderá conhecer até monumentos históricos que nem são mencionados. Entre eles estão a igreja de Nossa Senhora da Conceição no bairro de Vila velha, o antigo forno de cal do século XVIII, que foi utilizado para a construção do Forte Orange.

Os barcos também passam por dentro do mangue e até te dá o prazer de pescar alguma coisa, é de onde são retiradas as ostras vendidas nas praias.

É um passeio é uma das dicas de viagem à Ilha de Itamaracá que ninguém deve dispensar, é bonito demais! É um dos melhores programas da ilha.

6. Hospedagem na Ilha de Itamaracá

Pra-todos-verem:Pousada-Nossa-Ilha-de-Itamara-PE

Hospedagem na ilha é fácil de encontrar para todos os gostos. Hotéis na Ilha de Itamaracá, não existem muitos, a maioria dos hotéis ficam em Recife, mas pousadas e imóveis para aluguel por temporada, tem bastante.

Veja na lista abaixo ótimas opções de hospedagens na Ilha de Itamaracá. Todas oferecem muitas comodidades, tem ótimos preços e com ótimas avaliações. Mas você pode ver mais opções no Booking aqui.

7. Acessibilidade na Ilha de Itamaracá

Qualquer pessoa pode desfrutar dessa viagem, como circula carros, todo mundo tem acesso com facilidade, mesmo idosos, crianças pequenas .

Pessoas com alguma restrição motora, deficientes visuais acompanhados, podem frequentar as praias da Ilha de Itamaracá.

8. Gastronomia na Ilha de Itamaracá

Pra-todos-verem:Camarões-peixes-frutos-do-mar

Uma das melhores dicas de viagem à Ilha de Itamaracá, é a sua gastronomia. Em todas as praias você vai se deliciar com a comida variada do Nordeste. Muita água de coco, muito camarão, de dar água na boca.

Caldeirada de frutos do mar é especialidade do lugar. Tudo de bom que você espera encontrar numa praia, aqui tem. Só provando o peixe frito nos quiosques das praias pra você ter ideia do quanto é bom.

No final da tarde refrescar tomando aquela cerveja geladinha. Os preços são bem razoáveis comparado com outras praias do nordeste que visitei.

9. O que fazer na Ilha de Itamaracá

Todos os esportes aquáticos podem ser praticados na Ilha de Itamaracá.

  • Surf em Pontal do Jaguaribe, se não tiver para alugar é fácil adquirir uma prancha no comercio local.
  • Kiteboarding (também conhecido como kitesurf ).
  • Dar uma volta de Paramotor e ter uma vista panorâmica da ilha.
  • Praticar esportes na areia.
  • À noite sempre tem um forró , uma ciranda, um restaurante com música ao vivo. Divertimento não falta, é um lugar tranquilo, seguro, você pode transitar a qualquer hora.
  • Para quem está com crianças um passeio interessante é o Eco Parque que cuida de peixes-boi, animal em risco de extinção. É uma graça ver os bichinhos tomando mamadeira.

Agências que fazem os passeios de barco

E pra finalizar as dicas de viagem à Ilha de Itamaracá, veja abaixo as agências de turismo oferecem esses passeios, consulte nos links abaixo, valores e roteiros.

Tenho certeza que sua viagem a esta ilha que é uma das mais bonitas do Brasil, vai ser maravilhosa e você voltará outras vezes porque a Ilha de Itamaracá é inesquecível. Não de esqueça do seu seguro-viagem, faça a cotação aqui.

Outros lugares em Pernambuco que podem te interessar:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *