Pular para o conteúdo

Icaraizinho de Amontada, como chegar, passeios, praias, gastronomia e hospedagens

Se você procura um lugar especial para curtir suas férias, Icaraí de Amontada é um verdadeiro achado. A pequena vila de pescadores do município de Amontada, no interior do Ceará, é mais conhecida como Icaraizinho de Amontada.

Anúncios

Com sua extensa praia de areia branquinha e fina, enfeitada por centenas de coqueiros e o mar tranquilo tornou-se um destino bem procurado por turistas no litoral do Ceará, e está pouco a pouco conquistando e disputando o turismo com Jericoacoara. São dois destinos maravilhosos, mas diferentes entre se.

Com o crescimento do turismo, novas pousadas, hotéis, bares, restaurantes e quiosques, vêm expandindo na região. imagine um cenário paradisíaco, onde ter pressa não faz sentido, o tempo passa em slow motion, o único apressado aqui é o vento, até o mar é uma calmaria só.

A natureza é bem diversificada, conta com dunas, lagoas, rio e mangue, é o lugar ideal para quem busca contato direto com a natureza. Além de paz e tranquilidade, Icaraizinho de Amontada é muito procurada para a prática de kitesurf e windsurf, por causa dos ventos constantes, que também é utilizado para a produção de energia eólica, muito difundida no Nordeste.

Anúncios

Quando conhecemos Icaraizinho de Amontada, estávamos indo para Jericoacoara, paramos na vila para conhecer, apaixonamos e decidimos ficar. Pra que ir sempre aos mesmos se existem tantos pontos turísticos no Ceará.

Leia também:

Sumário do post:

Onde fica Icaraizinho de Amontada

A Vila Icaraizinho de Amontada fica no litoral do Ceará, sentido oeste, a 200 km de Fortaleza, a 50 km do município de Amontada, entre Fortaleza e Jericoacoara.

Como chegar

De avião

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, que na verdade fica na cidade de Cruz, perto de Jericoacoara, são apenas 90 km de Icaraizinho, mas a passagem é mais cara e os horários reduzidos.

Anúncios

A melhor opção é o aeroporto de Fortaleza, apesar de mais longe, a passagem aérea é mais barata, tem muito mais voos e mais facilidade de alugar um carro ou contratar um transporte. Compare e compre passagens aéreas para Fortaleza no site Passagenspromo.

De carro

Partindo de Fortaleza siga pela CE-085 sentido oeste, a estrada é asfaltada, bem sinalizada e muito boa. Até o trevo de Amontada, são aproximadamente 170 km, mais 26 km até
Icaraizinho. O melhor é alugar um carro ou contratar transfer de empresas de turismo.

Se você for de carro, preste atenção na hora de programar o GPS, no Ceará, tem duas praias com nomes parecidos: a Praia do Icaraí, que fica em Caucaia, e a Praia do Icaraizinho de Amontada, cujo nome original é Praia de Icaraí e pertence ao município de Amontada.

Também é preciso estar atento para não programar o GPS para a cidade de Amontada e sim para Icaraí de Amontada, senão você vai parar na cidade e não na praia. Também é possível e mais fácil partir da Praia de Sabiaguaba, ultima praia de Fortaleza, sentido oeste.

Pra-todos-verem:vila-Icaraizinho-de-Amontada-CE
Icaraizinho de Amontada – CE

De ônibus

A opção é pegar o ônibus em Fortaleza no Terminal Rodoviário São João Thomé para a cidade de Amontada e de lá, pegar vans ou táxis para Icaraí de Amontada.

Quando ir a Icaraí de Amontada

A melhor época para visitar Icaraizinho de Amontada é de agosto a janeiro. Período de muito sol e ventos fortes. Para quem busca praticar windsurf e kitesurf, os meses de setembro a novembro são mais favoráveis. Se você deseja conhecer os Lençóis Cearemos a melhor época é na temporada chuvosa.

O que saber antes de ir para Icaraizinho de Amontada

  • Icaraizinho não tem banco ou caixa eletrônico, portanto leve dinheiro em espécie, pois nem todos os locais aceitam cartão, além da internet ser muito falha.
  • A única operadora de celular que funciona em Icaraizinho é a Vivo, portanto prepare-se para se desconectar da internet e se conectar intensamente com a natureza.
  • Na vila não tem hospitais, apenas uma unidade de saúde com serviços básicos
  • Evite visitar a praia nos finais de semana se você não gosta de agito. A praia fica lotada, com música alta, que eu pessoalmente não gosto, nos dias de semana você poderá curtir a paz e a tranquilidade que procura.
  • leve protetor solar, boné ou chapéu, repelente, óculos de sol e roupas leves.
  • Os nomes Icaraí de Amontada e Icaraizinho de Amontada se referem a mesma localidade.

Onde comer em Icaraizinho de Amontada

A culinária cearense é divina e tem de tudo, carnes, peixes, frutos do mar, saladas variadas e doces maravilhosos feitos com frutas regionais. É muito fácil encontrar bons restaurantes em Icaraizinho de Amontada, mas se quiser refeições mais simples e petiscos, na beira das praias tem várias barracas. Bom mesmo é fazer um tour gastronômico e provar de tudo.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES
  • Restaurante da pousada Villa Mango. Considerado o restaurante mais chique de Icaraizinho, com uma decoração cheia de detalhes, a paisagem é formidável, tem uma vista extasiante. A não ser pelo mar e pela areia, em nada mais te lembra as praias dos grandes centros. O cardápio é bem variado e o sabor é excelente, achei o preço justo.
  • Restaurante Moinho dos Ventos. Rua João de Castro, Icaraí de Amontada. Imagine uma comida deliciosa num cenário desse. O cardápio é bem variado, serve comida brasileira, sul- americana, frutos do mar e pizzas.
  • Sabores de Minas. Rua Alto Alegre, próximo ao supermercado Center Comercial, Icaraí de Amontada. O lugar é simples, mas a comida é deliciosa, o cardápio inclui comida mineira e cearense.
  • Hibisco. Rua Joaquim Alves Parente, n. 119, Icaraí de Amontada. Funciona num lugar lindo, em área aberta, todo decorado com plantas e piso de areia. Serve frutos do mar, comida brasileira e pizzas. O sabor é incrível!
  • Espaço Gourmet Icaraizinho. Rua Noé Praciano Sampaio, n. 194, Centro, Icaraí de Amontada. Esse restaurante é incrível. Serve comida japonesa, asiática, internacional, contemporânea e frutos do mar.
  • Restaurante Junduh Brasil. Rua João de Castro, S/N, Icaraí de Amontada. Paisagem linda, com mesas ao ar livre, boa música, comida maravilhosa, principalmente o camarão no abacaxi e o talharim com camarão ao molho pesto .
  • Barraca do Tio Clé. Rua Beira Mar, Moitas, Amontada, ao lado de Icaraizinho. Faça um programa diferente. Jantar à luz de velas e fogueira na barraca. No local não tem energia elétrica, tudo muito simples e rústico em contato total com a natureza. Oferece transfer do distrito de Moitas e de Icaraizinho até ao restaurante.
  • Barraca Haroldinho do Caranguejo. Av. Beira Mar, 2-136, ao lado do Hotel De Praia, Icaraí de Amontada. Um lugar maravilhoso para comer bem e gastar pouco. Serve o melhor caranguejo da região, almoço e caipifrutas deliciosas.

O que fazer em Icaraí de Amontada

Não espere encontrar luxo, agito e baladas, o local é totalmente indicado para descanso e lazer, fazer passeios de barco e de buggy, escorregar nas dunas e aproveitar o mar calmo e cristalino. Deitar numa espreguiçadeira, ficar admirando a paisagem e não fazer absolutamente nada, também vale.

É uma viagem pra repetir todos os anos. Você pode contratar os passeios na praça principal ou pegar indicações com o pessoal da pousada em que você estiver hospedado. Alguns lugares são possíveis ir de carro comum, mas outros só mesmo de buggy ou carro 4×4.

Piscinas naturais

Na maré baixa, as piscinas naturais surgem em toda a orla, cristalinas, quentinhas, para as crianças não tem coisa melhor. O cenário de coqueirais e dunas de areia branca é o lugar perfeito para assistir um pôr do sol magnífico.

Praia Icaraí de Amontada

Icaraizinho, como é conhecida, é uma pequena vila de pescadores que tem atraído os amantes de praia, natureza, vento e tranquilidade! Antigamente era mais conhecida pelos praticantes de windsurf e kitesurf, mas aos poucos esse paraíso perto de Jericoacoara, foi descoberto pelos turistas e o turismo vem se desenvolvendo a cada dia.

Há quem diga que a vila será a segunda Jeri, mas não é verdade, pois que os destinos tem paisagens e atrações diferentes. Além da praia maravilhosa, tem dunas, lagoas, rio, natureza pura e fica grudadinha nos Lençóis Cearenses. As casas são coloridas e pelas ruas tranquilas ainda trafegam carros de boi.

A faixa de areia é larga, com diversas barracas de praia, bem rústicas, cobertas com folhas de coqueiro. Lugar mágico, mar calmo, cristalino, perfeito para banho e mergulho, muitas piscinas naturais lindíssimas na maré baixa, cheia de peixes e outros animais marinhos. Tem boa estrutura com ótimas hospedagens e restaurantes excelentes.

Lugar pra descansar e comer bem. O sinal do celular é ruim, o que te obriga a se conectar consigo mesmo. Venta muito no local, por todo lado pode-se ver torres enormes de energia eólica. Os passeios de buggy pelas outras praias da região, são magníficos.

Os bugueiros ficam estacionados na praia aguardando os turistas que desejam conhecer as praias vizinhas como Moitas e Caetanos. O que eu achei ruim foi os buggys trafegarem nas praias junto com os banhistas. Com o turismo crescendo cada dia mais, os prefeitos locais têm que pensar numa solução que satisfaça a todos.

Pra-todos-verem:Praia-Icarai-de-Amontada-CE
Praia Icaraí de Amontada

Praia Enseada dos Patos – Distrito de Almofala – Icaraí de Amontada

A Enseada dos Patos é uma das paisagens mais bonitas da região. Tem pouco movimento de pessoas. Apesar da pouca infraestrutura, compensa conhecer num passeio pelas redondezas de Icaraí de Amontada.

O acesso é feito de balsa até a foz do Rio Aracatiaçu que é onde fica a Enseada dos Patos. O mar cristalino, é ideal para banho e mergulho, é muito divertido descer pelas dunas. Leve lanches e água, a praia é quase deserta.

Praia de Moitas – Icaraí de Amontada

Uma das mais belas praias do litoral oeste do Ceará. Moitas fica a cerca de 205 km de Fortaleza e a cerca de 5 km de Icaraí da Amontada. Margeada pelo Rio Aracatiaçu, Moitas tem um dos ecossistemas mais ricos do planeta, o manguezal com toda sua rica fauna e flora, o rio que deságua no mar, dunas e vegetação formam um cenário extasiante.

Um passeio de barco no rio, com visita ao interior do manguezal revigora o espírito. A faixa de areia é bem larga, cercada de dunas, coqueiros e vegetação, cheia de mesinhas e cadeiras de madeira rústicas espalhadas na areia.

Aqui você vai encontrar a famosa barraca e restaurante do Tio Clé, simples, mas muito charmoso, que funciona à noite. Aliás, no momento é a única barraca de praia no local, mas tem outros restaurantes e pousadas.

A comida típica da região é peixe frito e baião de dois, delicioso. Na beira da praia tem muitos barqueiros disponíveis para oferecer o passeio aos turistas. São pessoas humildes, mas extremamente gentis e prestativas.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Aproveite para conhecer a Barra de Moitas, onde os barcos aportam, fica coladinho na praia, onde tem um manguezal gigante, muito bonito, lotado de caranguejos, mas o cheiro típico de mangue não é muito agradável.

Pra-todos-verem:Praia-de-Moitas-Icaizinho-de-Amontada-CE
Praia de Moitas – Icaraí de Amontada

Praia do Jiqui – Caetanos – Icaraí de Amontada

Lugar de beleza exuberante, rústico, tranquilo, praticamente deserta, sem estrutura. Os turistas gostam de tirar fotos nos coqueiros inclinados pela força das marés e avanço do mar sobre a areia, conhecidos como coqueiros da preguiça, que por sinal focam lindas.

Praia de Caetanos – Icaraí de Amontada

Dividida em Praia de Caetanos de Baixo e Praia de Caetanos de Cima, pertence à cidade de Amontada. É uma comunidade de pescadores artesanais, marisqueiros/as e agricultores/as descendentes de indígenas.

A praia é espetacular, com boa estrutura de quiosques, bares e restaurantes, mar tranquilo e águas verde azuladas, coqueirais, lagoas cristalinas entre dunas móveis e fixas, paz, sossego, simplicidade e um povo muito hospitaleiro simpático e gentil.

Uma das atrações da Praia de Caetanos são as bicas de água doce que descem do morro na Praia do Jiqui e os coqueiros tombados pela força da maré, rendem lindas fotos. Comemos muito bem na barraca e restaurante Estrela do Mar, de propriedade do senhor Valmires, muito simpático.

A comida é muito saborosa, feita com muito capricho, com muitas opções de almoço, as mesas ficam na areia, à beira mar e ainda tem redes para descansar. Você pode chegar à Praia de Caetanos partindo da Praia de Sabiaguaba em Fortaleza, por estrada asfaltada.

Pra-todos-verem:Praia-de-Caetanos-Icarai-de-Amontada-CE
Praia de Caetanos – Icaraí de Amontada

Lençóis Cearenses – Caetanos-Icaraí de Amontada

Os lençóis Cearenses podem ser visitados o ano todo, mas a época em que a paisagem fica mais bonita, lembrando os lençóis Maranhenses é no período chuvoso, de junho a agosto. Os Lençóis Cearenses ficam em Caetanos de Cima, próximo de Amontada. São lagoas formadas de aguas das chuvas que são represadas entre dunas em Mundaú.

A Lagoa de Sabiaguaba também transborda ajudando a aumentar o volume de água nas lagoas. É um cenário encantador, fora do comum. Fora da estação chuvosa, as lagoas secam ou ficam muito rasas e no Ceará tem ano que chove muito e ano que não chove quase nada.

O passeio de buggy dura em torno de 3 horas. A beleza do local impressiona e rende lindas fotos. Quando visitar Icaraí de Amontada, você pode alugar um carro 4×4 para chegar até lá, ou contratar alguma agência de turismo.

O melhor horário para o passeio é pela manhã, você pode almoçar à beira-mar, em alguma barraca da casa de um pescador local. É uma experiência inusitada o contato com pessoas de modo de vida tão diferente da gente e tão gentis. Excelente sugestão sobre o que fazer em Icaraizinho de Amontada.

Pra-todos-verem:Lencois-Cearenses-Caetanos-Icarai-de-Amontada-CE
Lençóis Cearenses – Caetanos-Icaraí de Amontada

Ilha das Ostras – Moitas

Parada obrigatória, para saborear ostras deliciosas e assistir ao pôr do sol imperdível. Seguindo pelo Rio Aracatiaçu, um dos passeios mais surpreendentes é o da Ilhas das Ostras. É um restaurante rústico, familiar especializado em ostras e frutos do mar.

Tudo muito fresquinho, as ostras são colhidas na hora e o atendimento é cativante. Sem contar que a paisagem é espetacular, o rio é maravilhoso! Você pode chegar até lá de duas maneiras: pegar um barco na Praia de Moitas, custa em média R$20,00 ida e volta, ou de carro 4×4.

De barco eu achei mais interessante o trajeto por si só já vale a experiência de ver paisagens maravilhosas de tirar o fôlego. Ainda dá pra tomar um banho de rio, salgada ou doce, dependendo da maré.

Passeios no Rio Aracatiaçu em Moitas

O rio Aracatiaçu fica em Moitas, que também pertence à cidade de Amontada. O Rio Aracatiaçu é uma das principais atrações da cidade de Amontada que tem ainda 3 praias: Icaraí de Amontada, mas conhecida como Icaraizinho, Caetanos e Moitas.

Seguindo rio acima, de um lado tem dunas e do outro lado o manguezal, que segue até a barraca do Thiago, mais conhecido como Ilha das Ostras. Na maré alta, a barraca fica cercada de água, se transformando numa ilha.

No curso do rio você irá se deparar com diversas atrações. Aproveite e peça ao barqueiro para passar pelo Túnel de Mangue, que são os avanços do rio por dentro do mangue entre a vegetação. O visual é maravilhoso, no silêncio quase absoluto só se ouve os sons da natureza.

De preferência faça o trajeto na maré alta. Você também pode fazer este percurso com pranchas de stand up paddle ou caiaque, acompanhado por um guia. Você pode contratar o passeio pela empresa Icaraizinho Adventure e Watersports, situada na Praia do Icaraí. Os preços dos passeios são bem acessíveis.

Pra-todos-verem:Rio-Aracatiacu-Moitas-Icarai-de-Amontada-CE
Rio Aracatiaçu – Moitas – Icaraí de Amontada

Pôr do Sol em Icaraí de Amontada

Uma das cenas mais lindas do litoral do Ceará é o pôr do sol e em Icaraí de Amontada não seria diferente. O principal ponto onde todos se reúnem no fim do dia para assistir a esse espetáculo da natureza, é na Duna do Pôr do Sol, que fica dentro de um parque eólico, em direção a Moitas.

É preciso passar pela cancela com aviso de propriedade particular, mas é aberto ao público. O visual é esplêndido, a duna fica na margem do rio Aracatiaçu e do alto dá pra ver o seu curso serpenteando pela natureza!

Lagoa das Flexeiras – Icaraí de Amontada

Lagoa das Flecheiras ou Flexeiras, fica a poucos quilômetros da Praia de Icaraizinho, no município de Amontada. De fácil acesso, um visual impressionante, uma tranquilidade absurda, a Lagoa das Flexeiras é a preferida dos turistas que visitam Icaraí de Amontada.

Rodeada de natureza com muitas trilhas, vários quiosques rústicos cobertos com palha de coqueiro, bares, restaurantes e algumas construções no meio da natureza. Muita gente nadando e brincando na lagoa, principalmente crianças, numa animação contagiante.

Você pode alugar pedalinho, kayak, pranchas, boias e caiaques no local. Além de mesas e cadeiras, os estabelecimentos também disponibilizam redes à beira-mar. Para chegar é bem fácil, o acesso fica na estrada principal de Icaraizinho.

Todos os quiosques são ótimos, mas os primeiros costumam ficar bem movimentados, se você quiser mais tranquilidade, fique no quiosque Paraíso Lagoon, é simples, mas muito sossegado. A Lagoa das Flexeiras consta nos roteiros de passeios bate-volta saindo de Fortaleza. Saiba mais no nosso post sobre os melhores passeios em Fortaleza.

Pra-todos-verem:Lagoa-das-Flecheiras-Icarai-de-Amontada-CE
Lagoa das Flexeiras – Icaraí de Amontada

Passeios pelas redondezas de Icaraí de Amontada

Uma das boas razões para visitar Icaraizinho é que não se prende unicamente às belezas da praia, a região tem diversos atrativos naturais como lagoas, dunas, rio e manguezais, e que podem ser feitos a partir da praia.

Geralmente são passeios de buggy ou carro 4×4, um que explora o lado direito até a Praia de Caetanos e outro explora o lado esquerdo, em direção a Praia de Moitas e Barra do Rio Aracatiaçu. O buggy leva ainda ao Rio Aracatiaçu em Almofala que tem muitos manguezais e aos Lençóis Cearenses com suas 30 lagoas entre as dunas.

Os bugueiros oferecem destinos diferentes que os turistas podem escolher. Tem opções de ir até Jericoacoara com parada em Alagoinhas, nas praias de Almofala em Itarema e na Praia do Preá no município de Cruz. Você também pode solicitar o passeio para Camocim, só lá tem mais de 10 praias lindíssimas.

Praia do Farol – Itarema

É uma das praias menos movimentada da cidade, frequentada geralmente pelos moradores e pescadores. Mas posso garantir que quem não conhece a Praia do Farol em Itarema, não sabe o que está perdendo. Se a tranquilidade tivesse um domicílio provavelmente seria aqui.

A faixa de areia é ampla, clarinha, mar super calmo, raso transparente, excelente para a prática de esportes que dependem de bons ventos e para pesca. A paisagem é fenomenal, um verdadeiro deslumbre, cercada de coqueirais e manguezais, quando a maré baixa é possível ver a pedra que dá nome a cidade “Itarema” .

A infraestrutura é modesta, por isso leve alimentos e água. Se você estiver viajando com crianças e idosos, esta praia vai satisfazer a todos, principalmente para as crianças que poderão correr e brincar a vontade sem riscos.

Praia Torrões – Itarema

Praia linda, limpa, quase intocada, de águas quentes, isolada, piscinas naturais belíssimas e dunas. Por ser um pouco isolada, fica fora dos roteiros turísticos convencionais, por enquanto. Fica a 15 km do centro de Itarema.

Sua beleza primitiva, composta de mar, rios, dunas, coqueiros e manguezais formam um cenário espetacular. Torrões é um ponto de barcos pesqueiros. A principal atividade é a pesca de lagosta e as fazendas de criação de camarões.

A Praia de Torrões, que tem mar calmo, água quentinha, destino perfeito para quem deseja relaxar ouvindo o barulho das ondas e do vento. Também é um lugar perfeito para mergulho e prática de kitesurf e stand up paddle.

Pra-todos-verem:Praia-de-Torroes-Itarema-CE
Praia Torrões – Itarema

Onde se hospedar em Icaraí de Amontada

Vou deixar aqui algumas referências, mas você poderá se informar mais sobre as hospedagens listadas abaixo no nosso post sobre as Melhores Hotéis e Pousadas em Icaraizinho de amontada. A vila é pequena, mas tem excelente rede hoteleira. Você vai se surpreender com a qualidade das hospedagens.

Casa de temporada

Outros Assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *