Pular para o conteúdo

Cachoeira Grande – Serra do Cipó: o que saber antes de ir

Cachoeira Grande, Serra do Cipó é uma das atrações mais procuradas em Minas Gerais, uma das mais famosas e bonitas da região. Tem aproximadamente 60 metros de extensão por 10 metros de altura.

Anúncios

Fica no Parque da Zareia, na beira do asfalto da estrada principal da Serra do Cipó, perto do centro comercial. Faz parte da Estrada Real e do Circuito do Diamante, inserida no complexo da Cordilheira da Serra do Espinhaço. 

Um dos cartões postais mais bonitos da Serra do Cipó, conta com as corredeiras de Lageado, da Xica, vários poços e quedas d’águas no seu percurso.

É de fácil acesso e pode ser frequentada por qualquer pessoa, ainda que não saiba nadar, mas deve se ter alguns cuidados porque tem alguns poços fundos, correnteza e na época das chuvas o volume da água que já é alto, aumenta consideravelmente.

Anúncios

Como não tem nenhum lugar para comprar comida é recomendável que traga alimentos e água, tendo sempre o cuidado de não descartar lixo no Local.

Por ser muito procurada a Cachoeira Grande tem limite de visitantes e o número de permissões se esgota rapidamente, chegue bem cedo para encontrar um bom lugar. Nos finais de semana conta com salva-vidas.

Leia também:

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Sumário do post

Como chegar à Cachoeira Grande – Serra do Cipó

O acesso é pela rodovia MG 10 no km 96, antes da ponte do rio Cipó entre a direita, siga por 2 km pela estrada de terra até a portaria da Cachoeira grande.

Anúncios

O carro fica no estacionamento com o valor já incluso no ingresso. O caminho até à Cachoeira Grande é por uma trilha de aproximadamente 1 km. A mochila dos visitantes é vistoriada para não ter risco de entrar algum item proibido.

No caminho você vai encontrar a Cachoeira do Tomé e vários cursos d’água que descem pelos paredões rochosos e uma paisagem diferente a cada passo até à chegada da Cachoeira Grande.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Sempre recomendável andar de tênis reforçado para evitar machucar os pés na pedras e no solo sempre tem bichos.

Quanto custa o ingresso para Cachoeira Grande

Cachoeira Grande Serra do Cipó, está dentro de propriedade particular. O ingresso é comprado na portaria. Não precisa fazer reserva para acessar as cachoeiras!

Pra-todos-verem:Cachoeira-Grande-Serra-do-Cipo-Santana-do-Riacho-MG

Cachoeira Grande Serra do Cipó – Serra do Cipó – Santana do Riacho – MG

Custa em 2022 R$30,00 por pessoa crianças até 12 anos é gratuito Funciona de 8 às 17 horas diariamente. Você pode entrar e sair quantos vezes quiser com o ingresso do dia. Os telefones para informações são 31  3718-7171 / 9934-7353

Acessibilidade

Da portaria até a Cachoeira Grande a trilha é acessível para crianças e idosos ou por quem tem alguma restrição de mobilidade. Mas a maior parte da serra é de trilhas de terra, com muitas pedras e pedregulhos.

Pedras molhadas são escorregadias, tem muitas corredeiras, os riachos e poços das cachoeiras têm profundidade variadas, alguns trechos podem ter até 14 metros de profundidade.

Já quase fui levada por uma das corredeiras, fui salva por uma turma de rapazes de deram as mãos e me cercaram mais abaixo. Portanto ouça as recomendações de que conhece a área.

Regulamentos para ingressar na Cachoeira Grande Serra do Cipó

  1. Na área do parque não é permitido:
  2. Entrada de veículos motorizados( moto, carro) bicicleta pode.
  3. Levar bebidas alcoólicas
  4. Animais de estimação
  5. Acender fogo
  6. Caçar ou apreender animais
  7. Portar arma de fogo
  8. Ligar qualquer aparelhos de som
  9. Carregar recipientes de vidro
  10. Deixar lixo no local.

Hospedagens próximas da Cachoeira Grande Serra do Cipó

Dentro da área da Cachoeira Grande Serra do Cipó, não nenhum tipo de hospedagem, nem lanchonetes ou restaurantes, é um local somente para passeio.

Mesmo com tantas restrições e valor cobrado de entrada, o número de pessoas que visitam a Cachoeira Grande Serra do Cipó, é considerável e existe limite de acesso de pessoas no local.

Por isso faça reservas com antecedência nas altas temporadas. Veja a lista de algumas das pousadas mais recomendadas:

Acesse o link para encontrar muitas outras Pousadas na Serra do Cipó.

O que fazer na Cachoeira Grande

Par-todos-verem:Trilha-Cachoeira-Grande-Serra-do-Cipo
Trilha para a Cachoeira Grande – Serra do Cipó

Você pode fazer emocionantes caminhadas apreciado toda a beleza desse cenário, passear de caiaque, alugados no local, andar de bicicleta, andar a cavalo e claro, curtir um delicioso banho de cachoeira e nadar muito. As paisagens são lindas, tanto na parte de baixo quanto na parte de cima.

Recomendações úteis para visitar a Cachoeira Grande na Serra do Cipó

  • Ande pelas trilhas com um calçado reforçado. Para sua segurança não entre nas matas fora das trilhas, lembre-se que está numa área onde vivem animais selvagens.
  • Use protetor solar, chapéu ou boné e até sombrinha, o sol é escaldante no verão. Leve água consigo principalmente se estiver com crianças.

Aproveite bem o dia na Cachoeira Grande Serra do Cipó. Vale muito a pena curtir a natureza, respirar ar puro e recarregar as energias. Não se esqueça de fazer o seguro-viagem. É sempre bom andar prevenido, principalmente praticando ecoturismo, se precisar alugue um carro pela RentCars.

Assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *