Pular para o conteúdo

20 Cidades Turísticas de Minas Gerais: O que fazer, onde ir, o que vale a pena conhecer

Viajar e conhecer outros lugares fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas. Porém não podemos esquecer que o nosso país é repleto de riquezas naturais que não podemos deixar de visitar, como é o caso de Minas Gerais.

Anúncios

As cidades turísticas de Minas Gerais contam muitas histórias além de ser um marco cultural repleto de belezas naturais, sem contar que a hospitalidade mineira é fora de série, assim como a simpatia do povo mineiro.

Muito além dos deliciosos queijos e da cachaça, a terra mineira oferece experiências únicas e extremamente enriquecedoras para você e sua família.

Minas gerais é conhecida por suas maravilhosas cachoeiras, montanhas e cidades históricas. Fazer uma visita a Minas Gerais é conhecer o nosso passado histórico, da luta pela independência do Brasil.

Anúncios

Minas Gerais: por que você precisa conhecer? 

Se você procura um lugar maravilhoso pra conhecer na sua próxima viagem, fazer turismo em Minas Gerais, promete ser a melhor opção. Veja 5 motivos para você escolher Minas Gerais como seu próximo destino.

  • Localização privilegiada;
  • Contato com a natureza.
  • Viagem pela história;
  • Culinária mineira de dar água na boca;
  • A hospitalidade mineira que é inigualável
Cidades-Turisticas-de-Minas-Gerais-Pouso-Alto
Pouso Alto – MG

Cidades turísticas de Minas Gerais: carregadas de história, paisagens magníficas e gastronomia incomparável

As cidades turísticas de Minas Gerais oferecem excelentes passeios ecológicos, com cachoeiras, lagoas, rios, cânions, termas, montanhas, serras e parques ecológicos protegidos com imensa fauna e flora.

Cada cidade histórica de Minas é um pedacinho do quebra cabeça que conta a história do Brasil. Muitos dos seus monumentos são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, pela importância que representam para o Brasil e para a humanidade.

Anúncios

Quer mergulhar na história do Brasil? Faça turismo em Minas Gerais. O estado também conta com grandes metrópoles, com movimentados centros de diversão e vida noturna.

Excelente rede hoteleira, milhares de bares e restaurantes de alto gabarito. Se você tem interesse por uma cidade específica acesse nos links abaixo;

  1. Belo Horizonte
  2. Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte
  3. Brumadinho
  4. Santana do Riacho – Serra do Cipó
  5. Delfinópolis Serra da Canastra
  6. Poços de Caldas
  7. Extrema
  8. São João Del Rei
  9. Tiradentes
  10. Capitólio
  11. São João Batista do Gloria
  12. Camanducaia – Monte Verde
  13. Sabará
  14. Carrancas
  15. Congonhas
  16. São Lourenço
  17. Araxá
  18. Caxambu
  19. Ouro Preto
  20. São Thomé das Letras

1. Belo Horizonte

Há muito o que fazer em Belo Horizonte, uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais importantes, é uma das capitais mais bem estruturadas do país, com boas escolas, serviços de saúde e qualidade de vida.

Agrega importantes monumentos culturais, obras de arte, paisagismo e arquitetura de grandes celebridades como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.

A cidade foi fundada em 12/12 de 1897. Ela é conhecida como a “cidade jardim” por suas muitas áreas verdes e parques. Conhecida também como a capital nacional dos bares e botecos.

Parada obrigatória para que pretende fazer turismo em Minas Gerais. Conheça sítios e fazendas Day use e hotéis Fazenda perto de BH. Tem relevantes pontos turísticos como:

A Praça da Liberdade: maior símbolo de BH

A Praça da Liberdade é um complexo arquitetônico e cultural que abriga vários museus, edifícios históricos e monumentos.

Ela foi construída na época da fundação da nova capital mineira, em 1897, e tem um traçado e jardins inspirados no Palácio de Versalhes. Ela é um símbolo da história e da cultura de Minas Gerais.

É rodeada por 8 museus e centros culturais, jardins encantadores, corredores de palmeira imperiais e o antigo palácio do governo, que é um dos mais belos do país. Local onde ficava a sede do governo de Minas Gerais.

Praca-da-Liberdade-Belo-Horizonte-MG
Praça da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Mercado Central – BH

É uma ótima oportunidade de experimentar e comprar algumas das mais famosas delícias mineiras, como queijos, cachaças, doces etc. Passear no Mercado Central é praticamente fazer turismo em Minas Gerais inteira.

O Mercado Central é um dos maiores e mais tradicionais mercados públicos do país, onde você pode encontrar de tudo, desde frutas e verduras até artesanato e animais. Ele foi criado em 1929 pelo então prefeito Cristiano Machado.

Dentro do Mercado central tem um pedacinho de cada região de Minas, as comidas típicas, o artesanato, a cultura e a tradição, todos os aromas, cores e sabores. Outro grande destaque é sua coleção de bares clássicos.

É um lugar cheio de aromas, sabores, cores e diversidade. Confira no nosso post os Melhores Bares e Restaurantes em Belo Horizonte. A culinária mineira é conhecida em todo o país e todas as especiarias você encontra aqui.

Aliás o mercado Central tem tudo que você imagina. Fica na avenida Augusto de Lima 744, com entradas pela avenida Amazonas, e ruas Curitiba e Santa Catarina.

Mercado-Central-de-Belo-Horizonte-MG
Mercado Central de Belo Horizonte – MG

Lagoa da Pampulha – BH

A Lagoa da Pampulha é um cartão postal da cidade e um patrimônio cultural da humanidade. Lá você pode admirar a beleza da natureza e da arquitetura moderna, como a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer.

A lagoa faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que foi idealizado pelo então prefeito Juscelino Kubitschek na década de 1940 como um projeto urbanístico e paisagístico para a região .

Local maravilhoso para caminhar ou pedalar em torno da Lagoa da Pampulha. No entorno da lagoa existem museus e parque de diversões e o complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer.

É onde fica a Igrejinha da Pampulha, que foi projetada por Oscar Niemeyer, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Decorada com os painéis de Portinari que ficam dentro da Igreja e os jardins de Burle Marx, fica no entorno da Lagoa da Pampulha, disputadíssima para celebrações de casamentos e batizados.

Lagoa-da-Pampulha-e-igreja-Sao-Francisco-de-Assis-Belo-Horizonte-MG
Lagoa da Pampulha e Igreja São Francisco de Assis – Belo Horizonte – MG

Parque das Mangabeiras – BH

O Parque das Mangabeiras é o maior parque urbano da América Latina e um refúgio para os amantes da natureza. Lá você pode fazer trilhas, observar animais silvestres e apreciar uma vista panorâmica da cidade.

Fica na Avenida José do Patrocínio Pontes, n. 580. no alto do bairro Mangabeiras, funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas com entrada permitida até às 16h30.

O parque foi inaugurado em 1982 e tem uma área de 2,3 milhões de metros quadrados. Ele foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e preserva a vegetação nativa da Serra do Curral e 21 nascentes do Córrego da Serra.

Conta com quadras esportivas, quiosques, playground, e várias atividades culturais na Praça das Águas e no Teatro de Arena.

Tem uma fauna catalogada que reúne 160 de aves, 20 de répteis, 19 de anfíbios e 28 espécies de mamíferos como micos, esquilos, guaxinins e outros animais silvestres.

Parque-das-Mangabeiras-BH-MG
Parque das Mangabeiras – BH – MG

2. Conceição de Ibitipoca – Lima Duarte – MG

A Vila de Conceição de Ibitipoca é a porta de entrada de uma das mais belas reservas naturais do país, o parque estadual mais visitado dentre as Cidades turísticas de Minas Gerais.

Vilarejo rústico que guarda um dos parques mais majestosos do Brasil. Pequeno em tamanho, mas gigante em belezas naturais.

Conceição do Ibitipoca é uma vila minúscula perto de Juiz de Fora, pertence ao Município de Lima Duarte, na zona da Mata de Minas Gerais. O vilarejo é uma graça com suas casinhas coloridas, moradores simpáticos e acolhedores.

É um dos lugares mais encantados de Minas Gerais. Logo na entrada tem a Praça da matriz, cuidada com muito capricho, com um relógio de sol, mas o tempo é você quem determina.

A igreja histórica é linda, parecida com a que a gente já conhece nas cidades históricas de Minas. O forte do vilarejo é o Parque Estadual de Ibitipoca, as hospedagens aconchegantes e a gastronomia, o artesanato e a arquitetura histórica.

Conceicao-de-Ibitipoca- Lima-Duarte-MG
Conceição de Ibitipoca – Lima Duarte – MG

O Parque Estadual da Serra do Ibitipoca guarda paisagens incríveis, com muitas grutas, cachoeiras, fauna e flora protegidas, mirantes e trilhas. Disponíveis aos turistas estão três grandes circuitos: das Águas, Pico do Pinhão e o Janela do Céu.

Logo na entrada já é possível admirar as maravilhas da paisagem, natureza muito próspera, uma verdadeira joia. Se você não resiste a tanta beleza, que tal passar uma temporada? Confira e reserve Hotéis e pousadas em Ibitipoca.

O Parque Estadual do Ibitipoca, tem três circuitos disponíveis para visitação pública: o circuito Janela do Céu, o Pico do Pião e o mais bonito de todos, o circuito das Águas. Gostou dessa maravilha? Quer fazer turismo em Minas Gerais em meio à natureza?

Então acesse; O Que Fazer Em Conceição do Ibitipoca, que eu te mostro tudo. Por causa desse Parque ecológico tão incrível, Lima Duarte é considerada uma das importantes cidades turísticas de Minas Gerais.

Parque-Estadual-do-Ibitipoca-Lima-Duarte-MG
Parque Estadual do Ibitipoca – Lima Duarte – MG

3. Brumadinho – Instituto Inhotim

Brumadinho fica a 60 km de Belo Horizonte, é uma das cidades turísticas de Minas Gerais próximas a BH, com muitas histórias, rodeada de montanhas de clima muito agradável. Sede do Inhotim, o maior museu de arte a céu aberto do mundo.

O Instituto Inhotim reúne o mais importante acervo de artes contemporâneas dos artistas mais renomados. Ostenta maravilhosas paisagens criadas Burle Marx. Tem uma imensa coleção botânica, uma das maiores do Brasil.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Saiba mais sobre Inhotim acessando https://www.inhotim.org.br/. Inhotim, Junto com outras atrações, Brumadinho uma das cidades turísticas de Minas gerais mais interessantes.

Conta com estrutura de restaurantes, lanchonetes banheiros. A Serra da Moeda é um dos lugares preferidos para fazer trilhas perto de Belo Horizonte.

Outro passeio imperdível em Brumadinho é o Mirante Morro dos Veados que fica no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, que oferece uma vista espetacular da região de Brumadinho.

Instituto-Inhotim-Brumadinho-MG
Instituto Inhotim – Brumadinho – MG

4. Santana do Riacho – Serra do Cipó

O nome Santana do Riacho, talvez não te lembre muita coisa, mas se disser “Serra do Cipó”, todo mundo se lembra. Santana do Riacho fica pertinho de Belo Horizonte a apenas 100km.

É uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais procuradas por causa das sua belas cachoeiras, paisagens incríveis e sítios ecológicos de datam de mais 10.000 anos.

Suas principais atrações são trilhas, cachoeiras, cânions, piscinas naturais lindíssimas, morros, montanhas, uma fauna e flora preservadas. Dentre as cachoeiras mais visitadas estão Cachoeira Grande e Cachoeira Véu da Noiva.

Abriga várias espécies de animais silvestres e espécimes vegetais surpreendentes. A maior parte dessas maravilhas estão na Serra do Cipó, que fica no município de Santana do Riacho.

Muito procurada por amantes da natureza, ecoturistas, praticantes de escaladas, trilheiros e pesquisadores. Saiba um pouco mais sobre a Serra do Cipó, acessando o link. Veja também: Melhores pousadas na Serra do Cipó.

Serra-do-Cipo-Santana-do-Riacho-MG
Serra do Cipó – Santana do Riacho – MG

5. Delfinópolis Serra da Canastra

Delfinópolis fica a 440 km de Belo Horizonte, situada entre um paredão na Serra da Canastra e o Rio Grande. Faz divisa com as cidade de Cássia, São Batista do Glória, São Roque de Minas, Babilônia, Sacramento, Ubiraci e Passos.

É uma cidade pequena, simples, com muitas pousadas aconchegantes, cercada de natureza, com aproximadamente 150 cachoeiras, de águas cristalinas, fauna e flora exuberantes, é o paraíso do ecoturismo, um das mais atrativas cidades turísticas de Minas Gerais.

É o destino mais procurado por apaixonados por esportes radicais como rapel, escaladas, trilhas, mountain bike, trekking, canyoning, canoagem e saltos de paraquedas.

Participante do circuito turístico Nascentes das Gerais, sua principal atração turística é o Complexo do Claro, um conjunto de cachoeiras perto do centro da cidade, com trilhas que levam para as cachoeiras do Tombo, Cachoeira da Paz, Cachoeira da Gruta e do Tenebroso.

Na cidade também estão situados vários monumentos históricos, como a Igreja Matriz de São Sebastião, o Colégio Angélica e o Monumento Terra Mãe.

Delfinopolis-MG
Delfinópolis – Serra da Canastra – MG

Além do ecoturismo, Delfinópolis é uma excelente opção de turismo gastronômico. Aqui são encontrados os melhores queijos do mundo, produzidos com exímia qualidade, com sabores só encontrados na Serra da Canastra e os mais belos artesanatos.

As queijarias mais famosas estão no Vale da Gurita e o Porto Canastra. Uma viagem para Delfinópolis precisa ser bem programada, não é um turismo dos mais baratos e a visita a alguns atrativos são pagos.

O acesso também não é muito fácil, pode ser feito partindo de balsa da cidade de Cássia, ou por estrada de terra muito ruim, a partir São João Batista da Glória.

Mas uma coisa posso te garantir, compensa cada passo, em nenhum lugar do mundo você verá paisagens tão maravilhosas como na Serra da Canastra, um dos pontos turísticos de Minas Gerais mais espetaculares.

Quer saber mais sobre este maravilhoso destino de turismo em Minas Gerais? Então acesse ‘O que fazer em Delfinópolis‘. Por mais que você esteja acostumado a apreciar belas paisagens e cachoeiras, Delfinópolis vai te surpreender.

Delfinopolis-Parque-Nacional-Serra-da-Canastra-MG
Delfinópolis – Serra da Canastra – MG

Principais atrações de Delfinópolis

  • Complexo do Claro
  • Complexo do Baú
  • Cachoeira do Ouro
  • Complexo Cachoeiras Paraíso
  • Cachoeiras do Ézio
  • Cachoeira Zé Carlinhos
  • Nascente das Gerais

6. Poços de Caldas

Deseja curtir um friozinho a dois? Poços de Caldas é a melhor opção. O local é rodeado de natureza. Conta com uma estância hidromineral para que você possa relaxar com banhos de imersão e descansar em hotéis com as mais belas vistas para as montanhas.

Poços de Caldas atrai muitos turistas por causa do poder atribuído às suas águas. Destino preferido para excursões e casais românticos. É uma das cidades turísticos de Minas Gerais com muita história pra contar.

Na cidade você poderá adquirir, maravilhosas peças de cristais de murano, fabricados no município e passear pelo maior percurso de teleférico do país, contando com 1.500 metros de extensão.

Veja abaixo alguns pontos turísticos de Poços De Caldas:

  • Teleférico e Serra São Domingos
  • Fontes termais
  • Cachoeira Véu das Noivas
  • Cascata das Antas
  • Fonte dos Amores
  • Cristo Redentor
  • Zoo das Aves
  • Palace Cassino
Pocos-de-Caldas-MG
Poços de Caldas – MG

7. Extrema

A cidade de Extrema fica na Serra da Mantiqueira, é uma das cidades turísticas de Minas Gerais perto de SP, fica bem na divisa entre os dois estados.

A distância de Belo Horizonte à cidade de Extrema é 408.93 km em linha reta, mas de condução é de 481 km e 108 km de São Paulo.

É uma cidade espetacular, uma das melhores cidades turísticas de Minas Gerais e do Brasil para se viver. Extrema não é só mais um ponto de turismo em Minas Gerais, a cidade está constantemente em expansão, cria milhares de empregos por ano.

Grandes indústrias firmaram suas sedes em Extrema, porque a cidade é bem organizada, com estratégias de desenvolvimento bem programadas, focadas na indústria, agropecuária e serviços.

Tem uma posição geográfica privilegiada. Com tudo isso, Extrema também é uma rota sensacional de turismo de aventura.

Tem uma natureza exuberante com parques, cachoeiras, rios, montanhas e trilhas. Local ideal para a prática de muitos esportes radicais como rafting, caiaque e escalada.

Extrema-MG
Extrema – MG

Vale muito a pena conhecer esta cidade tão progressista, mas que mantém a tranquilidade de cidade do interior. Tem rotas turísticas muito interessantes como:

  • Pico do Lobo
  • Parque Municipal Cachoeira do Salto
  • Parque Ecológico Pico dos Cabritos
  • Parque Cachoeira do Jaguari
  • Pico do Lobo Guará
  • Santuário Santa Rita de Cássia
  • Cachaçaria Empyreo Destilaria
  • Prainha

Eu fiquei encantada com os parques ecológicos, com as paisagens cinematográficas, a gastronomia e a hospitalidade mineira.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Passe um fim de semana por lá, é muito fácil de chegar, Extrema fica às margens da rodovia 381, você vai voltar de alma lavada, e com certeza voltará muitas vezes.

Saiba mais sobre esta cidade linda cidade mineira acessando o link; O que fazer em Extrema e encontre sua hospedagem em As melhores pousadas em Extrema.

Extrema-MG
Extrema – MG

8. São João Del Rei

Situada em uma região montanhosa, o município fica a 185 km de Belo Horizonte. Importante roteiro de turismo em Minas Gerais.

Recomendado para apreciadores de arte e arquitetura barroca, estilo colonial, da época da exploração do ouro em Minas Gerais, no século XVIII.

Visite o Museu Ferroviário e Maria Fumaça e faça um passeio de volta ao passado com a duração de 40 min em torno do Rio das Mortes até a cidade de Tiradentes.

O forte de visitação em São João Del Rei são as igrejas e artes sacras, um dos pontos turísticos de Minas Gerais mais marcantes da história.

A cidade é conhecida como a “terra onde os sinos falam”, em razão da linguagem peculiar pela qual os sinos se comunicam com a população. Veja quantos monumentos históricos você pode conhecer.

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo
  • Catedral Nossa Senhora do Pilar
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja  das Mercês
  • Capela Santo Antônio
  • Igreja São Francisco de Assis
  • Igreja São Gonçalo Garcia
  • Capela do Senhor Bom Jesus
  • Memorial Tancredo Neves
  • Museu Ferroviário
Sao-Joao-Del-Rei-MG
São João Del Rei – MG

9. Tiradentes

Localizada a 190 km de Belo Horizonte, a cidade de Tiradentes tem um papel dos mais importantes dentre as cidades turísticas de Minas Gerais. Atrai turistas o ano inteiro pela beleza de sua arquitetura colonial do século XVIII.

É considerada um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tiradentes foi fundada em 1718 e recebeu esse nome em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A cidade preserva muitas construções da época colonial, como igrejas, casarões, chafarizes e museus. Algumas das principais atrações são a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Centro Histórico, o Museu de Sant’Ana, a Serra São José e o Chafariz de São José.

Tiradentes também é famosa por seus festivais culturais, como o de Cinema, o de Gastronomia e o de Fotografia3. A cidade é um destino ideal para quem gosta de história, arte, natureza e culinária mineira.

Tiradentes é considerada a principal referência de cultura gastronômica do país e um dos principais pontos de turismo em Minas Gerais mais visitados. Aqui você também poderá realizar passeios de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del Rei

Durantes o festival de gastronomia que acontece no mês de agosto, na Praça Silva Jardim – centro, Tiradentes recebe mais de 50.000 turistas a cada ano, tem ótima estrutura de pousadas. Se você for uma vez, com certeza irá voltar.

Cidade-de-Tiradentes-MG.
Tiradentes – MG

10. Capitólio

Um das cidades turísticas de Minas gerais mais cobiçadas é a cidade de Capitólio. Nem poderia ser diferente, já que se trata de uma cidade repleta de magníficas paisagens, excelente para a prática de ecoturismo.

Capitólio é uma cidade que fica no sudoeste do estado, às margens do Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo. O lago tem mais de 1.400 km² de extensão, cercado por montanhas, cânions e cachoeiras.

Uma das melhores formas de conhecer o lago é fazendo um passeio de lancha1, que te leva para ver as formações rochosas, nadar nas quedas d’água e curtir os bares flutuantes.

É onde fica a represa de Furnas, conhecida com mar de Minas, considerada a menina dos olhos da cidade. Em Capitólio você encontra a mais pura natureza, como as mais belas cachoeiras, grutas, trilhas e a Lagoa Azul, um dos pontos altos de Capitólio.

Na região você ainda pode conhecer os Cânions com suas maravilhosas cachoeiras, e também o Vale dos Tucanos, a Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeirinha da Ilha e Cascatinha.

Canions-em-Capitolio-MG
Cânions em Capitólio – MG

11. São João Batista do Gloria

São João Batista do Gloria precisa estar incluída no seu roteiro para visitar as cidades turísticas de Minas Gerais. Fica a 335 km de BH, no circuito da Serra da Canastra. Tem muitas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, riachos e lagoas.

O Paraíso Perdido é um dos principais atrativos da cidade e um dos melhores lugares de turismo ecológico em Minas Gerais.

Trata-se de um complexo de cachoeiras com piscinas naturais e pedras que formam extensos tobogãs, em uma área particular que prioriza a preservação ambiental.

São João Batista do Gloria conta com umas 130 cachoeiras, algumas de fácil acesso. O local possui ótima infraestrutura com banheiros, área de camping e restaurante com comida típica mineira e estrutura turísticas com excelentes pousadas.

As cachoeiras mais famosas são a cachoeiras do Filó, do Paraíso Perdido e Maria Augusta. Mesmo se tratando de um local tranquilo, se você gosta de adrenalina, lá também é possível encontrar atividades como tirolesa e rapel.

Sao-Joao-Batista-do-Gloria-MG
São João Batista do Glória – MG

12. Monte Verde – Camanducaia

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, bem no sul de Minas, na Serra da Mantiqueira. Muito famosa pelas suas belezas naturais, clima frio praticamente o ano inteiro e excelente rede hoteleira.

É um convite irrecusável para casais românticos que querem curtir hotéis românticos com banheiras de hidromassagem, um bom vinho, uma lareira, bons restaurantes com fondue a vontade.

Monte Verde tem uma considerável estrutura para os visitantes, uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais procuradas no inverno.

Tem excelente infraestrutura turística, oferece turismo romântico e turismo ecológico. Se você deseja se hospedar em Monte Verde, confira as melhores opções aqui.

Nos finais de semana de julho acontece o festival de inverno com muitos shows e muitas outras atrações. Também oferece passeios eco turísticos pela Serra da Mantiqueira em meio a uma natureza exuberante. Ótimo destino de turismo em Minas Gerais no inverno.

Monte-Verde-Camanducaia-MG
Monte Verde – Camanducaia – MG

13. Sabará

Sabará é uma cidade histórica de Minas Gerais, que faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade é conhecida como a cidade da jabuticaba, faz divisa com Belo Horizonte.

Contando com um importante e muito bem cuidado centro histórico, a cidade faz parte da Estrada Real, do Circuito de Ouro. Um dos lugares para viajar barato em Minas Gerais. Você pode fazer coisas incríveis em Sabará Como:

  • Visitar o centro histórico, que tem belas igrejas, casarões, museus e chafarizes
  • Conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Ó, que é uma das mais antigas e bonitas de Minas Gerais e que tem um órgão alemão do século XVIII.
  • Apreciar a gastronomia local, que inclui pratos típicos como o feijão tropeiro, o frango com quiabo e a cachaça artesanal.
  • Fazer ecoturismo nas cachoeiras, trilhas e parques da região, como o Parque Natural Municipal Chácara do Lessa e o Parque Ecológico da Serra do Sabará.
  • Participar das festas populares, como o Carnaval de Rua, a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Sabará promove grandes festivais de gastronomia que acontecem no segundo trimestre do ano, como o Ora-pro-nóbis e o famosíssimo festival da jabuticaba, que sempre acontece na época de colheita da fruta.

Você vai encontrar licores, sucos, doces e pratos salgados feitos com jabuticaba. Se eu fosse você não perdia, o festival é super animado com muitas feiras de artesanato, shows de bandas e muitas barracas com pratos típicos da cozinha mineira.

Sabara-MG
Sabará – Minas Gerais

 14. Carrancas

Carrancas está localizado a 280 quilômetros de Belo Horizonte. Carrancas com sua paisagem única, com enormes paredões de pedras, muitas cachoeiras, trilhas e cânions, é o destino perfeito para os praticantes trekking, rapel, escalada e ecoturismo.

São mais de 60 cachoeiras espalhadas por vários complexos naturais, que oferecem opções para todos os gostos e níveis de aventura.

As cachoeiras de Carrancas oferecem muita aventura para os ecoturistas, mas também tem cachoeiras tranquilas para ir com a família. Algumas das cachoeiras mais famosas são:

  • Cachoeira da Zilda
  • Cachoeira da Esmeralda
  • Cachoeira da Fumaça
  • Cachoeira do Tira-Prosa
  • Cachoeira dos Anjos
  • Cachoeira do Salomão
  • Cachoeira do Índio
  • Cachoeira do Grilo
  • Cachoeira Grande
  • Poço da Canoa

Além das cachoeiras, Carrancas também tem outras atrações, como:

Parque-Nacional-Cachoeira-da-Fumaca-Carrancas-MG
Parque Nacional Cachoeira da Fumaça – Carrancas – MG
  • Serra de Carrancas: um lugar ideal para fazer trilhas, observar a fauna e a flora e apreciar a vista panorâmica da cidade e das montanhas.
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição: uma construção do século XVIII que guarda imagens sacras e pinturas artísticas.
  • Gruta da Toca: uma caverna com formações rochosas curiosas e um lago interno.
  • Carrancas é um destino perfeito para quem gosta de natureza, tranquilidade e aventura. Espero que você tenha se interessado por conhecer essa cidade maravilhosa.

Apesar de estar no roteiro de cidades turísticas de Minas Geais, é pouco explorada turisticamente, mesmo sendo tão bonita e oferecer muitos atrativos.

Cada passo é uma surpresa e posso te garantir que vale a pena todo o esforço para comtemplar todo esse esplendor.

Cachoeira-do-indio-Carrancas-MG
Cachoeira do Índio – Carrancas – MG

15. Congonhas

Localizada a cerca de 80 km de Belo Horizonte, Congonhas é uma das cidades turísticas de Minas Gerais que fazem parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais.

Ela surgiu no século XVIII, durante a exploração do ouro na região. É a cidade histórica com o maior acervo das obras de Antônio Francisco Lisboa, vulgo, Aleijadinho.

Hoje, ela é famosa por abrigar o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico e artístico que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Santuário é composto pela Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Capelas dos Passos da Paixão de Cristo que retratam as cenas da Via Sacra com esculturas de madeira feitas por diversos artistas; e pelos Doze Profetas de Aleijadinho, esculpidos em pedra sabão.

Congonhas-MG
Congonhas- MG

O conjunto das obras da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade.

Na Capela dos Passos estão as imagens que representam a Via Sacra, são 64 imagens em tamanho real esculpidas em cedro, obras de Aleijadinho e Manoel da Costa Athayde.

Além do Santuário, Congonhas também tem outras atrações que valem a pena conhecer:

  • O Museu de Congonhas
  • O Centro Cultural da Romaria,
  • O Museu da Imagem e Memória de Congonhas
  • O Parque das Cachoeiras com área de camping, churrasqueiras, piscinas e trilhas.
Basilica-do-Senhor-Bom-Jesus-de-Matosinhos-Congonhas-MG
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas – Minas Gerais

16. São Lourenço

São Lourenço está localizada no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira a 400 km de Belo Horizonte. A principal atração de São Lourenço é o Parque das Águas, um espaço de 400 mil m² que abriga nove fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas e medicinais.

No parque, você pode degustar as diferentes águas, fazer caminhadas, andar de pedalinho, visitar o balneário e o jardim japonês. São Lourenço também tem outras opções de lazer e cultura para você aproveitar, como:

  • Basílica Menor de São Lourenço Mártir, uma igreja construída em 1935 que tem uma bela arquitetura e vitrais; a Montanha Sagrada, um local de peregrinação e meditação que tem uma vista panorâmica da cidade.
  • Sítio Lagoa Seca, uma fazenda que oferece contato com a natureza e os animais
  • Museu da Sociedade Brasileira de Eubiose
  • Cervejinha Mineira, uma cervejaria artesanal.
  • O Parque das Águas tem 9 fontes de águas minerais, com diferentes propriedades medicinais. A  Fonte Oriente é a mais famosa, onde a água é gasosa ao natural. Endereço: Praça João Lage, S/N – Centro. Tel. 35 – 3332-3066. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17:30.
  • Passeio de Balão. Quem é que não adoraria fazer um passeio de Balão? Para mais informações e compra de ingressos ligue (35) 99187-1609.
  • Passeio Trem das Águas: Trecho de 10 km de São Lourenço à Soledade de Minas. Imperdível.
  • Igreja Matriz,  Basílica de São Lourenço Mártir
  • Passeio de teleférico
Sao-Lourenco-MG
São Lourenço – MG

17. Araxá

Fica entre Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Araxá é famosa pelas suas águas medicinais, também conhecida como “Terra de Dona Beja”.

O maior atrativo da cidade é o Tauá Grande Hotel, com suas famosas termas, inaugurado em 1944. Araxá é uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais românticas e charmosas.

É um maravilhoso resort, arquitetura grandiosa, com jardins projetados por Burle Max. Para chegar é muito fácil pela BR 262. de BH a Araxá são 370 km.

Se ficou interessado em passa um dia ou uma temporada neste excepcional resort, faça a sua reserva aqui. As atrações são abertas também aos não hóspedes. Saiba mais sobre esta maravilhosa cidade em O que fazer em Araxá

  • Recreação infantil
  • Sauna
  • Ducha escocesa
  • Arco e Flecha
  • Caiaque
  • Stand Up Paddle
  • Pescaria
  • Tour pelo hotel.

Outros atrativos em Araxá:

  • Termas de Araxá Fontes termais e gêiseres
  • Fonte Dona Beja. 
  • Mirante do Cristo
  • Ruínas do Hotel Rádio
  • Museu Calmon Barreto
  • Igreja Matriz
  • Teatro Municipal de Araxá 
  • Vitrais da cúpula das Termas de Araxá
  • Ilha dos Amores.
Taua-Grande-Hotel-Thermas-de-Araxa-MG
Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá – MG

18. Caxambu

Fica no sul de Minas a 375,8 km de Belo Horizonte via BR-381. Caxambu faz parte do Circuitos das Águas de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, onde fica localizado o Parque das Águas, o maior complexo hidromineral do mundo.

São 12 fontes de águas minerais gasosas e medicinais que jorram constantemente, procuradas por turista do mundo inteiro em busca de tratamentos para diversas doenças. A entrada é paga, mas é bem baratinho.

A cidade é simplesmente maravilhosa, uma natureza exuberante, bosques, jardins e alamedas de paisagens inebriantes, sem aqueles arranha-céus de cidade grande, até o ar é diferente e oferece excelentes hospedagens.

São tantas as atrações em Caxambu, que um dia não basta pra conhecer tudo. Mas o destaque é o luxuoso Balneário Hidroterápico, construção do século XX em estilo neoclássico, decorado com vitrais franceses e azulejos portugueses.

Oferece diversos tipos de banhos, duchas e saunas, divididos em ala feminina e outra masculina, com uma piscina térmica, salas de fisioterapia e outras aplicações medicinais. Anote as principais atrações de Caxambu;

  • Parque das Águas
  • Mirante do Morro de Caxambu
  • Teleférico de Caxambu
  • Igreja de Santa Isabel 
  • Balneário Hidroterápico
  • 12 Fontes de Águas
  • Piscina de Água Mineral
Parque-das-Aguas-Caxambu-MG
Parque das Águas Caxambu – MG

19. Ouro Preto

Fica a cerca de 100 km de Belo Horizonte pela BR 356. Ouro Preto é o berço da história da Inconfidência Mineira, das obras de Aleijadinho. Ouro Preto já foi palco da alucinada corrida pelo ouro e intenso trabalho escravo.

Tudo está registrado na sua arquitetura barroca, nos casarões, praças, fontes e sobrados coloniais, distribuídos pelas suas ruas íngremes.

É hoje património mundial da Unesco. Também um importante polo universitário, principalmente no curso de engenharia de minas.

Confira mais informações em O que fazer em Ouro Preto. Uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais visitadas, principalmente para os interessados na história da Inconfidência Mineira.

Ouro-Preto-MG
Ouro Preto – MG

Os pontos históricos mais importantes são;

  • Centro Histórico de Ouro Preto
  • Praça Tiradentes
  • Museu da Inconfidência
  • Casa dos Contos
  • Basílica de Nossa Senhora do Pilar
  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Igreja Santa Efigênia dos Pretos
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo

Mas Ouro Preto oferece outras atrações, tem muitas cachoeiras e trilhas no entorno, o pico do Itacolomy que fica na divisa de Ouro Preto e Mariana. Esportes radicais, trilhas e cachoeiras em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto.

Artesanatos feitos em pedra sabão como esculturas de figuras históricas, artes sacras, fontes, e o que eu mais gosto; “panelas de pedra”.

Promove muitos festivais, além de servir a deliciosa comida mineira. Deseja conhecer e se hospedar na cidade? Confira as melhores pousadas em Ouro Preto.

Ouro-Preto-MG
Ouro Preto – MG

20. São Thomé das letras

Fica a 305 km de Belo Horizonte, pela BR 381, no sul de Minas. Muito conhecida pelo seu misticismo, mas a beleza da cidade está nas cachoeiras no entorno, no artesanato feito em pedra São Thomé, na gastronomia incomparável e excelentes hospedagens.

É uma das cidades mais altas do país, com inúmeras trilhas e cachoeiras, ideais para aventureiros em busca das emoções e aventuras do ecoturismo. As principais cachoeira são;

Cachoeira Antares – São Tomé das Letras

É a mais alta de São Thomé das Letras, fica a cerca de a cerca de 14 km da cidade. São consideráveis 20 m de altura, a queda d’água forma um poço de aproximadamente 150 m², situada em uma área de preservação. É fácil chegar através de uma trilha de aproximadamente 200 metros. 

Cachoeira do Vale das Borboletas

Localizadas a 2,5 km do centro de São Thomé das Letras, tem uma queda de 6 m e um poço com 10 metros de profundidade nos locais mais fundos.

É uma das mais bonitas da cidade e vive lotada. Tem esse nome pela grande quantidade de borboletas que aparecem no verão, época da reprodução.

Cachoeira-Vale-das-Borboletas-Sao-Tome-das-Letras-MG
Cachoeira Vale das Borboletas – São Thomé das Letras – MG

Cachoeira Shangrilá

Um lugar maravilhoso com um córrego de águas cristalinas, que descem do alto da Serra do Pico do Gavião,  formando pequenos poços pelo caminho, ótimas para banho.

A corredeira tem aproximadamente 1 Km de extensão. No local é possível encontrar pinturas rupestres semelhantes as encontradas na Gruta de São Thomé Letras.

Ainda tem muitas outras cachoeiras maravilhosas para conhecer e muito o que fazer em São Thomé das Letras e se você tiver disposição vai encontrar muitas outras além destas.

  • Cachoeira Eubiose
  • Cachoeira Paraíso
  • Garganta do Diabo
  • Cachoeira Véu de Noiva
  • Cachoeira do Flávio
Sao-Thome-das-Letras-MG
São Thomé das Letras – MG

Neste guia você pôde perceber os diversos motivos para que o seu próximo destino seja Minas Gerais. Além das diversas cidades turísticas que a região apresenta, você ainda tem um encontro emocionante com a história do Brasil.

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

15 comentários em “20 Cidades Turísticas de Minas Gerais: O que fazer, onde ir, o que vale a pena conhecer”

        1. Bom dia JRDOMINGUES, eu concordo com você, sou mineira e amo a minha terra. Já que você gostou de Poços de Caldas, veja quantas outra cidades maravilhosas localizadas no Sul de Minas que valem muito a pena conhecer. Estâncias hidrominerais: São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, e esta lista vai longe. Prometo fazer outro post com mais cidades mineiras.

  1. Já estive em algumas cidades de Minas mas com essa lista , pretendo voltar para conhecer outras .
    Nunca esqueci o quanto é lindo os lugares que estive

  2. Boa noite. Gostaria de informar que na cidade de Poços de Caldas,o teleférico não está funcionando mais,devido a um acidente. Minas Gerais é boooom demais,abs

    1. Obrigada pelo seu comentário e observação, na verdade está faltando muitas cidades, eu estou colocando aos poucos, quando você retornar ao site vai encontrar muitos outros pontos turísticos em Minas Gerais.

    1. Obrigada Amauri pelo seu comentário. Fazer um artigo sobre Minas Gerais em poucas palavras é difícil e ainda fiquei em dívida com Minas, porque o estado ainda tem muita cidades turísticas, mas para não cansar o leitor irei fazer isso em etapas. Tenha um bom dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *