Pular para o conteúdo

Como comprar passagens aéreas baratas: Melhores estratégias

Não é segredo para ninguém que as passagens aéreas alcançaram preços estratosféricos, o que faz com que muitos viajantes desistam de viajar, e que outros procurem uma maneira de comprar passagens aéreas baratas.

Anúncios

Como todo negócio os preços acompanham a lógica de preços e entre a oferta e a procura. A meta das companhias aéreas é preencher 60% de ocupação do voo.

Se não alcançarem essa meta, fazem promoções e baixam os preços.

Com 60% de ocupação o voo cobre todas as despesas e a porcentagem a elas reservadas. Superando essa taxa de ocupação para as companhias aéreas, o que passar é lucro, e já que é para ser lucro, que seja muito. As passagens podem duplicar e até triplicar de preço.

Anúncios

Com certeza você vai ficar injuriado se no mesmo voo em que você está pagando R$300,00, muitos pagaram R$100,00. Por isso traçamos estas estratégias para você viajar, sem que o sonho vire pesadelo.

Leia também:

Como pesquisar e comprar passagens aéreas baratas

Existem algumas maneiras de conseguir passagens aéreas baratas, basta seguir este passo a passo, que você vai conseguir economizar bastante.

Antes de qualquer coisa é preciso planejamento com a maior antecedência  possível. Baixe aplicativos e se inscreva em todos os sites confiáveis de comparadores de preços, para receber alertas via e-mail sempre que surgir uma oferta relâmpago.

Anúncios

Esses sites e aplicativos vasculham os sites das companhias aéreas 24 horas por dia para conseguir o melhor preço. Os preços de passagens aéreas mudam tanto que fica difícil para o cidadão comum acompanhar. Mudam de um dia para o outro ou até de uma hora para a outra.

É justamente nessa dança de preços que se encontram as brechas para comprar mais barato, podendo inclusive custar menos que uma passagem de ônibus. É aí que atuam os aplicativos e ferramentas de busca.                                 

Pra-todos-verem:Interior-de-uma-aeronave-com-passageiros-e-comissários-como-comprar-Passagens-aéreas-baratas
Interior de uma aeronave com passageiros e comissários

Pela internet, no site das companhias, ou de agências de viagem, é bem mais fácil conseguir comprar passagens aéreas baratas que chegar no aeroporto e comprar na hora.

Acompanhe também as redes sociais das companhias aéreas, costumam surgir ofertas repentinas. Para garantir o melhor preço de passagens aéreas pesquise aqui.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Seja flexível

Flexibilidade é o primeiro trunfo para conseguir passagens aéreas mais baratas. Buscando alternativas, quando possível, quanto a aeroportos de destino, horários, datas e dias da semana , suas chances aumentam consideravelmente.

Evite viajar em períodos muito concorridos

Em altas temporadas, feriados prolongados, as passagens costumam aumentar até 300% e em baixas temporadas podem chegar a custar até menos de 80%. Alta e baixa temporada pode variar de acordo com o destino, clima e período de chuva. 

Escolha aeroportos alternativos 

Existem alguns aeroportos com passagens aéreas baratas. Pode acontecer que o traslado do aeroporto alternativo saia mais em conta  que o voo para a cidade escolhida. Quer um exemplo?

Você quer ir para Cabo Frio, mas um voo direto é bem mais caro, voe para o aeroporto do Rio de Janeiro, alugue um carro ou utilize ônibus para chegar em Cabo Frio.

Digamos que você queira ir para Baía Formosa que fica no norte do Rio Grande do Norte, somando o custo total considerando o preço da passagem aérea mais o traslado, desembarcar no aeroporto da Paraíba pode custar menos que para o aeroporto de Natal. 

Escolha o melhor dia da semana

Com certeza todo mundo gostaria de viajar na sexta-feira depois do expediente e chegar na segunda antes de começar a semana. As companhias aéreas sabem disso.

Já deu para deduzir que entre sexta e segunda-feira não são os melhores dias para viajar. Por tanto escolha viajar na terça, quarta ou quinta feira.

Melhor horário para viajar

As companhias aéreas costumam oferecer passagens aéreas baratas para os voos entre 0h às 6h e entre 10 e 18 horas. Os descontos podem chegar a 60%.

Esteja disposto a viajar em horários pouco convencionais, de madrugada por exemplo. Mas atenção que nesse horário o transporte público estará escasso ou inexistente.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Se não for possível aguardar no aeroporto o retorno dos transportes públicos ou táxis com tarifa mais baixa, calcule o preço do transporte até o destino final. Gastar com táxi a economia que você fez com a passagem aérea não fará sentido algum. 

Melhores datas para viajar

Os melhores dias da semana para viajar no Brasil, eu já disse, mas vou reafirmar; entre segunda e quinta feira, mas algumas datas são mais favoráveis.

Viajar em dias comemorativos como o Natal e Páscoa, principalmente nos horários mais cedo, o preço baixa, todo mundo quer estar com a família, e não viajando. 

Para viajar para os países europeus, prefira viajar nos meses de fevereiro, março e abril, antes do verão. No verão não só as passagens ficam mais caras, também hospedagens, alimentação e compras. 

Para os Estados Unidos a melhor época é nos meses de setembro e outubro que correspondem ao outono. Há turistas que gostam de inverno e também os que gostam do verão. Portanto no outono e na primavera o periódo é menos concorrido e as passagens aéreas custam menos.

Quando comprar as passagens

Nunca deixar para a última hora, é lei. Quem compra na última hora o faz por falta de informações ou em caso de emergência, e vão pagar caro. Pode até não ser justo, mas é o que acontece.

Não existe melhor horário para comprar passagens aéreas baratas, tudo depende de oferta e procura, não adianta ficar acordado de madrugada para conseguir melhores preços.

Por isso, antecipe em 60 a 30 dias a compra das suas passagens para voos nacionais e de 30 a 90 dias para voos internacionais. Encontrou bom preço? Seja rápido, deixe sempre à mão todos os documentos necessários, seus e dos seus acompanhantes, para não perder um minuto sequer.

Preste atenção nesta dica muito importante; se você pretende comprar passagens aéreas baratas para viajar com família ou grupo de amigos, com mais de 3 pessoas, o horário deve ser o mesmo, mas a compra deve ser feita partindo de endereços e dispositivos diferentes.

Os algoritmos da companhia aérea vão deduzir que vocês querem viajar juntos, então vai conceder 2 ou 3 promoções e o restante vai pagar caro.

Também limpe os cookies do navegador para que os algoritmos não deduzam que você precisa muito da passagem. E acima de tudo leia com atenção as condições das promoções.

Comprar passagens aéreas de madrugada é mais barato?

Segundo o presidente da Latam Brasil Jerone Cadier, não. Em entrevista ao canal PrimoCast , no YouTube, afirmou que o horário da compra não faz diferença e que a única informação 100% garantida para comprar passagens aéreas mais baratas, é comprar com antecedência.

Nesta entrevista ele explicou como as companhias aéreas precificam as passagens. Faltando 6 meses para a decolagem a companhia aérea tem que ter vendido 10% dos assentos, se vendeu menos o preço vai ficar mais baixo até que se complete esse valor.

Completados 15% de passagens vendidas, o preço vai ficar mais alto. Também há diferença de preço nas passagens para turismo e para negócios.

Se o viajante vai numa segunda e volta numa quarta-feira, a companhia interpreta como sendo uma viagem de negócio e a passagem custa mais caro, se inclui um final de semana a viagem é considerada como turismo, a passagem custa menos.

O ideal é mesmo comprar as passagens com até 1 mês e meio de antecedência. Conclusão: esperar a madrugada para comprar passagens aéreas mais baratas, é mito.  

Transfira seus pontos do cartão de crédito para programa de milhas

Pode parecer óbvio, mas muita gente perde dinheiro e oportunidade de comprar passagens aéreas baratas por falta de informação ou distração. O primeiro passo é se cadastrar num programa de fidelidade que pode ser de companhias aéreas.

Sempre que você compra passagens aéreas da companhia aérea que você se cadastrou acumula pontos que podem dar desconto na próxima passagem, que pode até sair de graça.

Vários cartões de crédito que cobram mensalidade também acumulam pontos que também podem ser transformados em milhas aéreas, informe-se junto ao seu banco. Tudo que você comprar no cartão vai acumular pontos.

Fique atento para não deixar os pontos expirarem. Dê preferência por cartões sem anuidade e que os pontos não expiram, como o Nubank Rewards.

Seguindo este passo a passo com certeza você vai conseguir comprar passagens aéreas baratas e realizar o seu sonho de viajar.

Você também pode se interessar por:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *