Pular para o conteúdo

Dicas de Viagem a Arraial do Cabo – como chegar – passeios – alimentação

Este post é pra você que deseja conhecer esse lugar incrível e procura por dicas de viagem a Arraial do Cabo, esse paraíso que fica a apenas 165 km do Rio de Janeiro.

Anúncios

Arraial do Cabo tem as praias mais lindas do Brasil, que atendem a todas as idades e orçamentos. Não precisa ser comparada com o Caribe para expressar as suas belezas naturais.

O mar é de um azul inigualável, a areia é tão branquinha que chega a ofuscar a vista. É uma cidade pequena, mas reúne tudo que o turista precisa para uma viagem inesquecível.

Arraial do Cabo é visitada por turistas do mundo inteiro. Oferece muitas opções de lazer, ótima gastronomia, tem ótimos hotéis e pousadas.

Anúncios

Espetacular para a prática de esporte náuticos, trilhas, ecoturismo, passear com família, para quem quer descansar e quem quer se divertir.

Leia também:

Dicas de viagem a Arraial do Cabo – roteiro fácil e informações úteis

Elaboramos este roteiro com as informações mais importantes principalmente pra quem vai visitar Arraial do Cabo pela primeira vez. Sem informações preliminares, a gente que é turista, fica meio perdido e não aproveita a viagem como gostaria.

Para que isso não aconteça, siga as nossas dicas, vistamos a cidade várias vezes e colhemos as melhores informações sobre o que fazer em Arraial do Cabo, para passar pra você. Se você deseja saber mais sobre uma dica específica, navegue pelo menu abaixo.

Anúncios

  1. Como chegar em Arraial do Cabo
  2. Quando visitar Arraial do Cabo
  3. Hospedagem em Arraial do Cabo
  4. onde comer bem em Arraial do Cabo
  5. Onde comer barato em Arraial do Cabo
  6. Melhores Praias de Arraial do Cabo
  7. Passeios em Arraial do cabo
  8. Passeios de barco
  9. Museu Oceanográfico
  10. Restaurante Flutuante
  11. Mergulho com cilindro

Como chegar em Arraial do Cabo

Existem várias maneiras de fazer uma viagem a Arraial do Cabo. O acesso é fácil utilizando qualquer meio de transporte.

De ônibus

Ônibus fretado(excursões)preço fechado com a empresa contratada, direto do ponto de partida a Arraial do Cabo. Hoje em dia é possível encontrar empresas de ônibus por aplicativo. Tenha cuidado de não comprar passagens de empresa irregulares.

Se não tem ônibus direto, tem que chegar ao Rio de Janeiro ou Cabo Frio e pegar ônibus para Arraial do Cabo. Os preços variam de acordo com a categoria dos ônibus e o dia da semana.                                                      

De avião

Em alguns aeroportos, principalmente de capitais do sudeste, têm voos para Cabo Frio, caso contrário será preciso voar para o Rio de Janeiro.

Do Rio para seguir para Cabo Frio e completar a viagem de carro ou ônibus para Arraial do Cabo. Ou pegar uma van direto para Arraial no aeroporto.

O preço não tem como precisar, porque mudam o tempo todo. Faça a cotação das passagens aéreas para o Rio de Janeiro ou Cabo Frio, pelo menor preço no Booking.

De carro

Próprio ao alugado, partindo do Rio de Janeiro pegue a ponte Rio – Niterói, continue pela Br 101 até a cidade de Rio Bonito, entre na BR RJ – 124 Via Lagos, em São Pedro da Aldeia siga pela RJ – 104 até Arraial do cabo.

Faça sua viagem para Arraial do Cabo, mais prazerosa, com mais liberdade, trace sua própria rota, faça seus próprios horários.

Compare preços e alugue um carro no Booking, nos maiores aeroportos e cidades de todo o Brasil.

Em dias de pouco movimento você vai levar de 3 a 4 horas da ponte Rio – Niterói até Arraial do Cabo, em feriados prolongado de 5 a 6 horas para percorrer os 160 km. Não se esqueça dos pedágios.

Quando visitar Arraial do Cabo

Em Arraial a temperatura ambiente não muda muito e tem sol o ano inteiro, mesmo quando chove é chuva passageira, mas a água do mar é sempre fria.

Pra-todos-verem:Dicas-de-viagem-a-Arraial-do-Cabo-RJ
Arraial do Cabo – RJ

Os meses mais secos são junho, julho, agosto e setembro, geralmente o período chuvoso começa em outubro.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Se quiser mais tranquilidade, evite viajar para Arraial do Cabo em feriados prolongados e altas temporadas, tem congestionamento até de embarcações no mar e estacionar fica complicado.

Pela beleza do mar, das praias e facilidade de acesso, nesses períodos Arraial do Cabo costuma receber até 30.000 turistas num único dia.

Hospedagem em Arraial do Cabo

Fora de alta temporada você não terá nenhuma dificuldade em encontrar hospedagem, no estilo que quiser, hotel, pousada, hostel. Veja na lista abaixo as nossas melhores escolhas.

Atenção se for alugar um imóvel por temporada. Se você não conhece o dono ou não foi indicado por alguém, cuidado com golpes, alugar um imóvel fantasma e transformar sua viagem a Arraial do Cabo num pesadelo.

Hostels

Para a turma de jovens que sempre perguntam por hostels, pois gostam da animação e de fazer novas amizades, selecionei alguns dos mais bem avaliados. Os preços podem variar de acordo com a temporada.

Onde comer em Arraial do Cabo

Você vai encontrar muitas opções de restaurantes na Praça da Cova, todos com excelente qualidade, veja na lista abaixo os principais:

  • Pimenta Rosa Gastronomia. Comida brasileira, peixes, frutos do mar. Travessa Damasceno Barreto n.9 Praia dos Anjos. Tel. (22) 2622 3073
  • Armazém do Camarão. Comida brasileira, peixes, frutos do mar e um camarão empanado de comer rezando. Av. Hermes Barcellos s/n quiosque 10 Orla da Praia Grande. Te. (22) 99898-7515
  • Sol na Cozinha. Comida italiana e brasileira, frutos do mar, peixes e massas. Rua Miguel Ângelo, 55 Pousada Caminho do Sol. Te. (22) 2622-1347.
  • Container Steak Bar. Comida brasileira e Churrasco. Rua Hermes Barcelos nº 128 Praia Grande.  (22) 99946-6430. Ótimo ambiente para ir com família, churrasco delicioso.
  • Brava Pizza. Rua Marechal Deodoro da Fonseca 03A Praia Grande. (22) 98102 1090 – somente delivery.

Onde comer barato em Arraial do Cabo

Restaurantes com certeza tem muitos para qualquer gosto e bolso, eu escolhi os que eu frequentei, com comida excelente e preços muito bons.

  • Restaurante Tio Dorp – Praia dos Anjos – te.l (22) 23400246, tem uma vista maravilhosa. Seve comida brasileira, frutos do mar, tem muitas opções para vegetarianos.
  • Bar e Restaurante do Idenir – Rua Epitácio Pessoa n. 30 – Praia Grande, tel. (22) 26225980. Comida boa e barata, muito variada, serve prato executivo
  • Choperia Zero grau – rua Hermes Barcelos 20 Lj7 – Praia Grande, tel.(22)998339145. Serve petiscos e prato executivo.

Na sua viagem a Arraial do cabo, não deixe de provar a anchova frita. peixe predominante na região dos Lagos. Tem em todas as barracas. Eu sempre escolho a mais próxima e mais vazia.

Melhores praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo são tão lindas que é difícil escolher uma só. Super tranquilas para crianças e idosos.

Pra-todos-verem:Praia-de-Arraial-do-Cabo-RJ
Praia de Arraial do Cabo – RJ

A beleza pode ser comparada com as praias mais bonitas do mundo. Em alguns trechos a água é gelada e venta bastante, mas a temperatura é agradável o ano inteiro. São elas:

Prainha

É uma das praias mais centrais da cidade, é a primeira a ser avistada ao chegar em Arraial do Cabo. Está sempre lotada, tem excelente estrutura, o mar é bem calmo, muito boa para crianças, que aliás devem portar pulseiras de identificação e telefone.

Praia do Forno

É um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo, muito boa para mergulhar e nadar. A fauna marinha é riquíssima, paraíso das tartarugas marinhas.

A areia é rosada, acessível somente a pé por trilha, ou de barco. Tem boa estrutura de quiosques e muito boa para levar as crianças. O que eu gostei muito é que é proibido levar caixas de som que hoje infernizam muitas praias.

Praia Grande

É uma praia urbana, extensa, bel estruturadas com muitos bares, restaurantes, quiosques. O lado esquerdo é mais urbanizado e mais perto do centro. É muito famosa por suas belezas naturais e um dos melhores pontos de mergulho da Região do Lagos.

Praia do Farol

Esta é uma das praias que não poderia faltar nas nossa dicas de viagem a Arraial do Cabo. É área de proteção da Marinha do Brasil, por isso tem acesso limitado.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Pra-todos-verem:Praia-do-Farol-Arraial-do-Cabo-RJ
Praia do Farol – Arraial do Cabo – RJ

Apenas 250 turistas por dia podem visitar esta praia, por apenas 3 horas, tempo contado no relógio, e tem que ser por barcos autorizados.

Não pode levar nenhum tipo de alimento, lixo nem pensar. A visita a esta praia está inclusa no passeio pela Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia e da Gruta Azul.

Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos não é propriamente para passear ou tomar banho, mas é uma das praias mais importantes por ser o ponto de partida para os passeios de barco e de buggys, ponto de partida e chegada dos pescadores.

Tem muitos bares, restaurantes e lojas de roupas e artesanato, mas para curtir a praia não é uma das melhores, além do congestionamento de barcos, por ser local de descarregamento de peixes e frutos do mar, tem aquele cheiro característico que desagrada.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Enaltecida por sua beleza, o Pontal do Atalaia é um dos lugares mais bonitos do Brasil. O acesso para as Prainhas é por um escadaria longa e íngreme.

Pra-todos-verem:Prainhas-do-Pontal-do-Atalaia-Arraial-do-Cabo-RJ
Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – RJ

É o preço a pagar pelo privilégio de conhecer um lugar tão bonito, mas você também pode ir de barco. A areia é branquinha, mar límpido e calmo, perfeita para nadar e mergulhar.

As Prainhas são comparáveis às praias mais bonitas do Caribe. O inconveniente é o congestionamento de carros e turistas para acessar as Prainhas, se possível vá fora de alta temporada e finais de semana.

Melhores passeios em Arraial do Cabo

Uma das melhores dicas de viagem a Arraial do Cabo são os passeios, pra conhecer os pontos turísticos da região. Eles são tantos, que para conhecer todos é preciso fazer uma viagem a Arraial do Cabo, pelo menos um vez por ano.

Você pode explorar cada cantinho desse paraíso, através dos passeios de barco, passeios de buggy e quadrículos, caminhando e enveredando pelas muitas trilhas.

Passeios de barco

O melhor da viagem a Arraial do Cabo é o passeio de barco. É simplesmente deslumbrante ver o mar cercado pela mata Atlântica.

O passeio dura o tempo que você contratar, mas em média dura 4 horas e o roteiro inclui: Praia do Farol, Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Pedra do Gorila, Gruta Azul e fenda de Nossa Senhora.

Todos partem da Praia dos Anjos, considerada a mais importante de Arraial, justamente por ser o ponto de embarque de todas as embarcações.

Pra-todos-verem:Passeio-de-barco-em-Arraial-do-Cabo-RJ
Passeio de barco em Arraial do Cabo – RJ

O valor em 02/2021 é de R$100,00 por pessoa, mais a taxa municipal de embarque de R$10,00. Na maioria dos barcos você consegue alugar equipamentos de mergulho (snorkel), em serviço de bordo, pago à parte e serviços fotográficos.

Na baixa temporada os barcos saem pela manhã e em altas temporadas saem também à tarde. Você tem a opção de contratar somente a ida se quiser passar o dia em alguma das praias do roteiro, a Praia do Forno por exemplo, mas para voltar terá que pagar o retorno.

Não se esqueça de informar ao barqueiro que vai ficar. Se você for na alta temporada e quiser fazer o passeio de barco, é bom saber que vai encontrar o porto lotado.

Chegue o mais cedo possível para garantir o lugar na fila. Se não quiser gastar na embarcação, lembre-se de levar suas bebidas, água e petiscos, principalmente se tiver com crianças.

Museu Oceanográfico

O tempo tá nublado, tá ventando muito, não tá dando praia? Vamos visitar o Museu oceanográfico que fica na Praia dos Anjos.

Se você está na dúvida do que fazer em Arraial do Cabo com chuva, este é um excelente programa, principalmente para as crianças que irão se divertir muito com as atividades, simulador de navegação, jogos e filmes para interagir com a vida marinha.

No museu estão expostos vários esqueletos de animais marinhos, inclusive de uma orca de 6 metros, objetos de embarcações naufragadas e outras preciosidades.

E quem é que não gosta de ficar parado admirando um aquário cheio de peixes coloridos. São várias espécies marinhas que talvez só seja possível conhecer ali. O ingresso é gratuito para crianças até 5 anos e maiores de 60 anos.

Restaurante flutuante

Na sua viagem a Arraial do Cabo considere almoçar no restaurante flutuantes em alto mar pelo menos uma vez. Imagina o cenário. Faz parte do passeio de barco, fica na Praia do Forno.

Pra-todos-verem:Restaurante-flutuante
Restaurante flutuante

No local você pode mergulhar e conhecer as espécies cultivadas por eles. Os peixes servidos são pescados na hora. Muitos turistas vêm de Cabo Frio, Búzios e redondezas para vivenciar essa experiência única da região.

Mergulho com cilindro em Arraial do Cabo

Essa é uma das melhores dicas de viagem a Arraial do Cabo para quem é apaixonado por mergulho. Você pode fazer aquele mergulho e ter aquela visão do fundo do mar, que só os mergulhadores profissionais têm o privilégio de ver.

Pra-todos-verem:Mergulho-submarino-Fundo-do-mar-com-corais-tartarugas-peixes-e-mergulhadores
Mergulho submarino

O preço em 02/22 é cerca de R$200,00. Pra sua segurança, faça mergulhos com empresas especializadas. Veja abaixo a lista de algumas delas;

  • Sandmar Nitrox. Marina dos pescadores – Praia dos Anjos, Arraial do Cabo. Telefone: (22) 98124-2244
  • Dive Point Brasil. Av. da Liberdade – Centro, Arraial do Cabo. Telefone: (21) 96429-0895
  • PL Divers. Av. Gov. Leonel de Moura Brizola, 57 – Centro, Arraial do Cabo. Telefone: (21) 99211-0620
  • Master Dive. R. Vera Cruz, 1 – Praia dos Anjos, Arraial do Cabo. Telefone: (22) 2622-2565
  • SeaQuest Sub. R. Vera Cruz, 02 – Praia dos Anjos, Arraial do Cabo. Telefone: (22) 99740-4031
  • By Fish Mergulho. Marina dos pescadores, Praia dos Anjos 3o. Pier – Av. Getúlio Vargas, 651 – Centro, Arraial do Cabo. Telefone: (21) 99714-3551

Se você nunca mergulhou pode ir tranquilo, a segurança é total. Tem a opção de alugar embarcações particulares, o valor vai depender do tempo e capacidade de lotação.

O aluguel pode ser contratado por dia ou por temporada. Você consegue contratar no ponto de embarque. Muitas empresas de turismo fazem o passeio bate volta saindo do Rio de Janeiro para Arraial do cabo e região.

Pegam os turistas em toda a zona sul do Rio. No preço já está incluído o passeio de barco e mergulho se assim desejar. Se você estiver interessado acesse aqui o site da agência Passeio Rio.

O que fazer em Arraial do Cabo à noite

Pra-todos-verem:Vida-noturna-em-Arraial-do-Cabo-RJ
Vida noturna em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo não tem uma vida noturna tão badalada quanto as suas vizinhas Cabo Frio e Búzios, ainda assim tem algumas opções bem legais, veja algumas delas:

Espaço cultural Maestizo. Praia Grande, s/n, Arraial do Cabo, RJ. Instalado num deck de frente para a Praia Grande, o bar oferece apresentação de música ao vivo com ritmos variados. Boa comida e bebida com direito a brisa do mar.

Bar do Peri. Rua Epitácio Pessoa, n. 43 – Centro, Arraial do Cabo. Bar muito famoso na cidade, com música ao vivo. No centro tem várias outras opções e nem precisa andar muito.

Praça Daniel Barreto ou Praça do Cova. É um dos pontos de encontro mais animados da cidade, nada como terminar o dia tomando sua bebida preferida, sentado numa praça arborizada e bem iluminada.

Praia dos Anjos é lotada de bares e restaurantes legais para curtir à noite. Se desejar uma vida noturna mais animada, Cabo Frio e Búzios ficam pertinho.

Espero que estas dicas de viagem a Arraial do Cabo, tenham despertado em você a vontade de conhecer esta cidade incrível, e as praias mais bonitas do Brasil.

Antes de fazer uma viagem a Arraial do Cabo, contrate um seguro viagem. Imprevistos e emergências acontecem, é preciso estar coberto.

Já pensou se sua mala for extraviada, acontecer uma emergência médica e outros imprevistos? Evite transtornos financeiro, faça aqui a contratação do seu seguro viagem pelo menor preço e maior cobertura.

Assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

4 comentários em “Dicas de Viagem a Arraial do Cabo – como chegar – passeios – alimentação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *