Pular para o conteúdo

O que fazer em Cabo Frio: 18 super dicas para conhecer a maior cidade da Região dos Lagos RJ

Em se tratando do Rio de Janeiro, são tantas as opções que fica difícil escolher o que visitar primeiro. Te sugiro a região dos Lagos e queremos te mostrar o que fazer em Cabo Frio, uma das cidades mais lindas do litoral carioca.

A infraestrutura turística de Cabo Frio é respeitável, com muitas pousadas, hotéis, excelentes restaurantes, bares, quiosques, serviços e muita facilidade de locomoção.

Cabo Frio é uma cidades que vai te surpreende todas as vezes que você for lá. Praias espetaculares, muito sol, passeios, esportes aquáticos e mergulho num mar inigualável, um dos mais bonitos do mundo.

Cabo Frio também é conhecida como Costa do Sol. É uma cidade que tem um passado importante na história do Brasil.

Em 1503 Américo Vespúcio aportou nesta região, que como a maior parte do litoral brasileiros era habitada por índios, no caso de Cabo Frio eram os índios Tamoios.

As constantes invasões e ganância dos invasores, principalmente por causa do Pau Brasil, quase arrasaram a região.

Ainda existem relíquias daquela época como o Forte São Mateus e os casarões do período colonial no bairro da Passagem, marcos estes que você terá oportunidade de conhecer na sua visita de turismo em Cabo Frio.

Pra-todos-verem:O-que-fazer-em-Cabo-Frio-RJ
Cabo Frio – RJ

Leia também:

Sumário do post

  1. Como chegar
  2. Onde fica Cabo Frio
  3. Quando visitar Cabo Frio
  4. Praia do Forte 
  5. Praia do Foguete
  6. Praia do Peró
  7. Pontal do Peró
  8. Praia das Conchas
  9. Ilha do Japonês
  10. Praia Brava
  11. Praia das Dunas
  12. O que fazer em Cabo Frio além das praias
  13. Forte São Mateus
  14. Parque das Dunas
  15. Mirante do Morro da Guia
  16. O que fazer em Cabo Frio: Passeios de barco e lanchas
  17. O que fazer em Cabo Frio à noite
  18. Empresas de passeios e mergulho em Cabo Frio

Onde fica Cabo Frio RJ

Fica a 153 km da cidade do Rio de Janeiro/RJ, na região dos Lagos onde também estão situadas as cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia, Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Saquarema, Maricá, Rio das Ostras e Macaé.

Como chegar

Vamos começar pelas várias maneiras de chegar a esta maravilhosa cidade. O acesso é muito fácil e é possível utilizar qualquer meio de transporte.                      

Como chegar de avião

Cabo Frio tem seu próprio aeroporto(CFB), fica a cerca de 6.2 km de distância do centro, e recebe voos de várias cidades do país.

A outra opção é desembarcar no aeroporto Santos Dumont ou no Galeão, ambos situados no Rio de Janeiro. Compare e compre passagens aéreas para Cabo Frio ou Rio de Janeiro pelo menor preço.

De carro

Seguir pela BR 101, em seguida a Via Lagos. Não se esqueça que no trajeto existem alguns pedágios; na Ponte Rio/Niterói e no km 22 da Via Lagos. A estrada é bem sinalizada.

De ônibus

É possível chegar em Cabo Frio partindo de várias cidades do Brasil. Muitas agências de viagem organizam excursões e ainda tem os ônibus por aplicativo.

Alugar um carro é mais prático para se locomover, mas você pode seguir de traslados privativos que ficam a postos nos aeroportos, ou de ônibus intermunicipais para Cabo Frio. 

Quando visitar Cabo Frio RJ

A temperatura da água do mar de Cabo Frio não varia muitoconforme as estações, é um lugar que venta muito, então no inverno mesmo a temperatura não estando baixa, a gente tem a sensação de frio.

Para quem deseja praticar mergulho, de março a junho a água do mar fica mais límpida e a cor azul do mar fica mais acentuada.

Os meses mais quentes são outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Costuma chover mais nos meses de  janeiro, março e novembro. Como o clima tem mudado muito, confira aqui previsão do tempo para Cabo Frio.

Nos feriados prolongados, finais de semana e período de férias escolares, as praias ficam lotadas, então para quem quer fugir da agitação, os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são considerados de baixa temporada.                         

Pra-todos-verem:Cabo-Frio-RJ
Cabo Frio – RJ

Principais Pontos Turísticos de Cabo Frio RJ

Um dos principais interesses de turismo em Cabo Frio, certamente é o seu litoral. A paisagem das praias impressionam pela incrível cor azul turquesa da água do mar, cristalina e em alguns pontos, bem fria, a areia branquinha na maioria das praias e as dunas.

Impossível não parar para contemplar tão bela paisagem. São 14 praias que atendem a todo tipo de turistas, que vêm para se divertir, relaxar, ou praticar esportes aquáticos.

Praia do Forte 

Que paisagem espetacular! Contornada por imensos costões rochosos, natureza preservada, faixas de areia branquinha e fininha,  mar de águas transparentes, uma extensa faixa de areia que chega até Arraial do Cabo.

A Praia do Forte fica no centro da cidade, é a mais conhecida da cidade. Uma das praias de Cabo Frio mais belas e movimentas.

É uma praia para quem gosta de movimento, vive lotada, seja qual for a temporada. Agrada a todos, mas é preciso ser cuidadoso, a Praia do Forte é uma praia de tombo.

Para quem gosta de águas mais calmas, é só ficar na esquerda perto do Forte São Mateus, onde o mar mais parece uma lagoa, rasinha, ideal para está viajando com crianças e idosos, favorável à pratica de stand up, canoagem e caiaque.

Costuma ter depressões dentro d’água que a gente não vê. Por esta razão tem muitos postos de salva-vidas e eles têm muito trabalho pra vigiar banhistas incautos.

Completamente urbanizada, excelente infraestrutura, rede hoteleira, bares, restaurantes, comércio bem variado e ótimas barracas de praia pra gente comer camarão e aquela anchova frita.

As barracas disponibilizam mesas, cadeiras e guarda-sóis. Perto da Praia das dunas, as ondas são fortes, mas perto do Forte São Mateus o mar é super calmo, ótimo para famílias com crianças.

Não vai nem precisar procurar o que fazer em Cabo Frio. Nesta praia ficam as maiores atrações da cidade, a maior concentração de bares, restaurantes e hospedagens.

Se levantar bem cedo poderá ver cardumes de anchovas surfando nas ondas na beira da praia. com um pouquinho de agilidade dá pra pegar os peixes com uma camiseta.

Pra-todos-verem:Praia-do-Forte-Cabo-Frio-RJ
Praia do Forte – Cabo Frio – RJ

Praia do Foguete

Fica entre Arraial do Cabo e a Praia das Dunas em Cabo Frio em área de preservação ambiental. Conhecida por sediar vários campeonatos de surf.

A água é tão cristalina que é possível enxergar o fundo mar, a areia é tão branca que ofusca a vista, tem a vegetação nativa preservada.

Apesar de ser uma das praias de Cabo Frio mais atraentes, não é indicada para banhistas, suas águas são muito frias, profundas, o mar sempre agitado, além de trechos com correntezas, venta muito mesmo.

É uma praia muito boa para passar o dia ou praticar esportes aquáticos, fica bem vazia, tem algumas bares e restaurantes espalhados pela orla, barracas com serviço de praia e o restaurante do Foguete que tem uma boa comida e oferece mesas e cadeiras.

Existem algumas lagoas por perto, sendo a mais famosa, a Lagoa do Meio. Também tem várias opções de hospedagem. Tem O mais divertido é dar comida para as gaivotas que vêm comer na sua mão, a criançada enlouquece.

Pra-todos-verem:Praia-do-Foguete-Cabo -Frio-RJ
Praia do Foguete – Cabo Frio – RJ

Praia do Peró

Praia linda, não tem areia tão branquinha quanto a da Praia do Forte. Cercada por dunas e muita área verde, passar o dia neste paraíso, é uma excelente sugestão sobre o que fazer em Cabo Frio. 

É uma das poucas praias no Brasil que possui o Selo Internacional Bandeira Azul, uma certificação da boa qualidade da água e da areia da praia.

Essa praia é simplesmente perfeita para os amantes do surf e para as famílias, proporciona lazer para todos os gostos.

A Praia do Peró possui 7 km de extensão e faz divisa com a praia das Conchas, no lado esquerdo, de quem olha para o mar, possui águas com boas ondas para os amantes de esportes aquáticos como o surf.

No lado direito o mar é mais calmo, ótimo famílias com crianças. É bem estruturada, na alta temporada fica lotada de mesas, cadeiras e guarda-sóis na areia, tem muitos quiosques, barracas e muitos ambulantes.

Pra-todos-verem:Praia-do-Pero-Cabo-Frio-RJ
Praia do Peró – Cabo Frio – RJ

Pontal do Peró

A parte mais bonita, pouca gente conhece, o Pontal do Peró que fica no final da praia. Uma imagem impressionante, totalmente diferente da parte mais frequentada.

Pensa num lugar lindo, tranquilo e calmo. É praticamente deserta, com piscinas naturais com pouquíssimos ambulantes.

O acesso é por estradas de terra. Sugiro que vá acompanhado e leve o que precisar, principalmente água. Não tem estrutura, mas é divina!

Pra-todos-verem:Pontal-do-Pero-Cabo-Frio-RJ
Pontal do Peró – Cabo Frio – RJ

Praia das Conchas

A Praia das conchas é o paraíso ecológico de Cabo Frio, que ninguém se cansa de admirar,  fica ao lado da Praia do Peró.

A água tem uma cor fabulosa em tons de azul degradê, tem o  formato de uma concha contornada de montanhas, cheia de pequenas ilhas.

O destaque é para o Morro do Vigia que fica num banco de areia e contínua mar adentro. O mar é calmo, águas cristalinas, parece uma piscina, ideal para famílias com crianças.

Tem boa estrutura, a orla é rodeada de quiosques. É cobrado uma taxa na entrada do estacionamento. Uma das melhores opções de turismo em Cabo Frio.

Pra-todos-verem:Praia-das-Conchas-Cabo-Frio-RJ
Praia das Conchas – Cabo Frio – RJ

Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês é uma ilha artificial, construída para facilitar o escoamento da pesca, é um paraíso acessível. As águas são rasas, não tão frias quanto outras praias de Cabo Frio, super calmas, uma paisagem que dá vontade de parar no tempo!

O acesso até a Ilha do Japonês é feito por uma travessia de barco, tem muitos à beira da praia, são os chamados barco táxi.

Na maré baixa é possível chegar a pé, a água bate na altura do joelho de um adulto, no máximo até os quadris. e você tem mais faixa de areia, dá pra contornar toda a ilha a pé.

Para chegar lá de carro, um trecho é feito de carro e em seguida de barco, caso a maré não permita, ou você não queira atravessar a pé. Não tem quiosques, apenas alguns barquinhos que vendem bebidas e petiscos. 

É ideal para famílias com crianças ou pessoas que não sabem nadar. Dá para mergulhar sem a preocupação de ser surpreendido com ondas fortes ou correntezas.

Outro passeio legal é fazer stand-up paddle e caiaque. Não tem como guardar seus pertences, e o horário máximo para permanecer na ilha é até às 17 horas.

Pra-todos-verem:Ilha-do-Japones-Cabo-Frio-RJ
Ilha do Japonês – Cabo Frio – RJ

Praia Brava

É uma praia pequena com menos de 500 metros de extensão e bem preservada e areia de tom amarelada. Mas como o nome sugere, o mar é muito agitado, com muitas pedras, bom para a prática de surf, mergulho e pesca.

É uma das praias mais lindas de Cabo Frio, faz parte do Parque municipal Boca da Barra. oferece uma vista fantástica do mar azul cristalino, das falésias e da exuberante vegetação local.

Para os adeptos de naturismo existe uma parte da praia reservada de nudismo do lado direito. Uma pedra no meio da praia é usada como referência para estabelecer os limites de ambos os grupos.

Para chegar até a praia Brava é preciso percorrer uma trilha fácil, bem sinalizada, de 1.5 km, que sai da Ilha do Japonês, mais ou menos 30 minutos de caminhada até chegar a praia. 

Se você gosta de ecoturismo, esta praia tem que constar no seu roteiro sobre o que fazer em Cabo Frio. Tem várias trilhas próximas da Praia Brava.

Quando o mar estiver alto, não se aventure no mar e muito menos nas pedras para fazer fotos, é muito perigoso. Não tem infraestrutura, leve o que precisar.

Tem algumas ilhas em frente à praia, como a Ilha dos Papagaios, Dois Irmãos e outras. Tem que deixar o carro no estacionamento e pagar taxa para entrar na reserva.

Pra-todos-verem:Praia-Brava-Cabo-Frio-RJ
Praia Brava – Cabo Frio – RJ

Praia das Dunas

Fica na divisa entre a Praia do Forte e a Praia do Foguete. Tem muitas dunas de areia branquinha macia, algumas cobertas de vegetação.

É uma área de preservação ambiental, não tem infraestrutura, só uns poucos quiosques no início da praia, e em trechos fora da área de preservação.

Nos quiosques você paga pelo aluguel de mesas, ou consumo mínimo que é descontado na conta.

Vale a visita para admirar a beleza da paisagem, o mar é maravilhoso, mas não é nada amigável com os banhistas, mais apropriada para a prática de surf.

Você até pode entrar no mar, mas muita atenção à sinalização das bandeirinhas. De preferência, por motivo de segurança, não transite sozinho em trechos desertos.

Pra-todos-verem:Praia-das-Dunas-Cabo-Frio-RJ
Praia das Dunas – Cabo Frio – RJ

O que fazer em Cabo Frio além de praias

Há muito o que fazer em Cabo Frio além das praias. Você pode conhecer o patrimônio histórico e cultural da cidade, como o Forte de São Mateus, o bairro da Passagem, a Igreja de São Benedito e o Museu do Surf.

Fazer compras na Rua dos Biquínis, onde você encontra mais de 100 lojas de moda praia e acessórios. Saborear a gastronomia local com pratos típicos da região.

Aventurar-se em trilhas ecológicas, como a da Praia Brava, que tem uma vista incrível do mar, ou a do Morro da Guia, que leva até uma capela no alto da montanha .

Visitar o Forte São Mateus

Fica numa ilhota rochosa, na extremidade da Praia do Forte. Construído por Constantino de Menelau, de 1616 a 1620, é uma das obras de arquitetura colonial mais antigas.

No forte ainda estão preservados os canhões, que protegiam os portugueses das invasões de franceses, espanhóis, holandeses e ingleses. Não deixe de conhecer essa preciosidade da nossa história.

O local onde está instalado tem uma paisagem de beleza indescritível, cercado de costões rochosos, onde as ondas batem forte, quase alcançando a construção.

Outro espetáculo à parte são os pássaros que buscam alimento entre as rochas e os descartes que os pescadores jogam pra eles.

São na sua maioria gaivotas e garças brancas que transitam entre os barcos dos pescadores e enfeitam o céu com seus voos espetaculares.

Pra-todos-verem:Forte-Sao-Mateus-Cabo-Frio-RJ
Forte São Mateus – Cabo Frio – RJ

Se divertir no Parque das Dunas

O Parque das Dunas é uma área de preservação ambiental. Sem exagero, a paisagem é de arrepiar de tão maravilhosa! Fica entre Cabo Frio e Arraial do Cabo e de facílimo acesso!

Uma combinação perfeita de sol, vegetação de restinga, montanhas, natureza preservada, areia branquinha e fofa. Dá para ouvir uma harmônica sinfonia de canto dos pássaros, o barulho das ondas e do vento.

Nesse ambiente dá para pensar como é bom viver, para presenciar uma cena dessa. Assistir ao pôr do sol, do alto da duna mãe, que em Cabo Frio é um espetáculo à parte.

A Duna Mãe, conhecida como a Dama Branca tem seus 30 metros de altura, oferece um visual paradisíaco à sua volta e dá para se divertir muito descendo das dunas de esquibunda.

É sem dúvida um lugar imperdível de se conhecer para quem procura o que fazer em Cabo Frio, de mais emocionante.

Pra-todos-verem:Parque-das-Dunas-Cabo-Frio-RJ
Parque das Dunas – Cabo Frio – RJ

Subir até o Mirante do Morro da Guia

O Morro da Guia fica no Centro da cidade, no Largo Santo Antônio, onde também se encontra o Convento Nossa Senhora dos Anjos. É um dos principais cartões postais da cidade.

Para chegar ao cume do Morro da Guia, o mais alto da cidade, é preciso subir uma longa escada. É um lugar que reúne história, fé e natureza, e que vale a pena ser visitado por todos que procuram o que fazer em Cabo Frio.

No mirante do Morro da Guia, você terá uma visão panorâmica de Cabo Frio com todo o seu esplendor, assistir o pôr do sol magnífico.

Ele também tem uma história interessante e uma capela que abriga a imagem de Nossa Senhora da Guia, a padroeira da cidade.

Segundo uma antiga lenda, a imagem de Nossa Senhora da Guia era colocada no altar do convento, mas misteriosamente aparecia no dia seguinte em cima do morro.

Depois de várias tentativas, os fiéis resolveram construir uma capela no alto do morro, em 1740, para atender à vontade da santa. Um mirante foi construído no local em 1997, facilitando o acesso dos visitantes.

A capela é um conjunto arquitetônico e religioso de expressiva riqueza, que faz parte do patrimônio histórico e cultural de Cabo Frio.

Do alto do Morro da Guia, é possível admirar a beleza natural da cidade, como o Canal Itajuru, a Praia do Forte, a Rua dos Biquínis, o bairro Palmeiras, as dunas e a Ilha do Farol.

Pra-todos-verem:Mirante-do-Morro-da-Guia-Cabo-Frio-RJ
Mirante do Morro da Guia – Cabo Frio – RJ

Visitar o Bairro da Passagem

O Bairro da Passagem não poderia passar em branco na lista de sugestões sobre o que fazer em Cabo Frio. Tem esse nome porque era o ponto de travessia nos tempos coloniais.

Foi onde surgiram as primeiras habitações da região. Tem muitos prédios históricos, tombados pelo Patrimônio Histórico, como a igreja de São Benedito. Importante ponto de turismo em Cabo Frio

O bairro da Passagem fica na margem direita do canal de Itajuru. Para chegar é só seguir até o final da orla da Praia do Forte. Bairro charmoso, tem uma grande variedade de bares com música ao vivo e restaurantes mais chiques.

Tem uma animada vida noturna, à noite costuma ficar bem cheio. É um lugar gostoso de visitar conhecer a arquitetura histórica.

Pra-todos-verem:Bairro-da-Passagem-Cabo-Frio-RJ
Bairro da Passagem – Cabo Frio – RJ

Fazer compras na Rua dos Biquinis

Ainda tem muito o que fazer em Cabo Frio. Já saiu para as compras? Aproveite para dar uma volta nas feirinhas de artesanato, tem peças lindas pra levar de lembrança.

Renove seu estoque de roupas de praia, na  Rua dos Biquínis, um delicioso lugar para fazer turismo em Cabo Frio, tem mais de 70 lojas que vendem artigos de praia.

São biquínis, maiôs, sungas, toalhas, cangas, saídas de praia maravilhosas, peças de excelente qualidade com preços muito acessíveis.

Pra-todos-verem:Rua-dos-Biquinis-Cabo-Frio-RJ
Rua dos Biquínis – Cabo Frio – RJ

Fazer Passeios de barco, lanchas e mergulho

É impossível visitar Cabo Frio e não fazer pelo menos um passeio de barco, ainda mais com o leque de opções para conhecer outras cidades próximas, fazer mergulhos e conhecer cantos escondidos do litoral.

A maioria dos passeios de barco em Cabo Frio inclui : Praia do Japonês, Enseada da Carolina, Forte São Matheus, Farol da Lajinha, Praia Brava e Ilhas dos Papagaios.

O valor dos passeios depende da embarcação e do roteiro que você escolher

O mar de Cabo Frio é um dos mais indicados para mergulho no Brasil. Veja abaixo o contato de empresas que fazem os passeios de barco e mergulho em Cabo Frio.

Empresas de passeios e mergulho em Cabo Frio
Pra-todos-verem:Passeios-de-barco-em-Cabo-Frio-RJ
Barco de passeio em Cabo Frio – RJ

O que fazer em Cabo Frio à noite

Uma das opções é passear pela Praça da Cidadania que fica ao lado da Praia do Forte e visitar a tradicional feirinha de artesanato. Além das barracas de artesanato também tem barracas de comida.

Ótimo para curtir a noite com a família, o local é bem movimentado e seguro. Frequentar um bom restaurante ou algum barzinho mais animado, na orla está cheio deles, ou passear pela orla que à noite fica muito bonita.

Passear pela Praça das Águas e Praça da Cidadania

A Praça das águas também é um ótimo lugar para passear ao cair da noite, tem uma iluminação colorida, uma pista de skate semiprofissional e uma estátua de bronze em homenagem ao surfista Victor Ribas. 

Possui um lago com desenhos que retratam a vida marinha e um chafariz, além de iluminação especial em tons azul, verde e lavanda.

Causando um efeito relaxante aos visitantes. A orla conta com ciclovia, quiosques, bares e restaurantes e uma pista de skate semiprofissional.

Pra-todos-verem:Praça-da-Cidadania-Cabo-Frio-RJ
Praça da Cidadania – Cabo Frio – RJ

Como boa mineira eu amo Cabo Frio e em qualquer oportunidade, me mando pra lá e mesmo sabendo o que fazer em Cabo Frio, sempre acabo descobrindo coisas novas. Precisa passagens aéreas?

Você também pode se interessar por;

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comentários em “O que fazer em Cabo Frio: 18 super dicas para conhecer a maior cidade da Região dos Lagos RJ”

    1. Bom dia Larrine. Obrigada pelo seu comentário, quando voltar aproveite para conhecer outras praias da região dos Lagos, é surpreendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *