Pular para o conteúdo

O Que Fazer em Bertioga: guia completo de praias, passeios e gastronomia

Anúncios

Se você deseja saber o que fazer em Bertioga, leia todo o artigo e descubra o que este maravilhoso balneário tem para nos oferecer.

Um destino muito procurado por famílias. desportistas e ecoturistas que querem explorar o Parque Estadual Restinga de Bertioga.

A cidade faz parte da seleta lista de municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo por cumprir todos os requisitos para a conquista do título, garantindo assim maior verba estadual para investimento no turismo.

Bertioga tem mais de 30 km de praias e 90% de Mata Atlântica preservada, onde é possível fazer trilhas, cachoeirismo, rapel e observação de aves, o que favorece muito o ecoturismo além de praias espetaculares, que atraem milhares de visitantes todos os anos.

Algumas das praias mais famosas são: Riviera de São Lourenço, São Lourenço, Guaratuba e Itaguaré. As praias oferecem opções para todos os gostos, desde as mais urbanizadas e movimentadas até as mais selvagens e tranquilas, ideais para a prática de esportes náuticos, como surfe, stand up paddle, caiaque e jet ski.

Anúncios

Uma das atrações mais procuradas é o Parque Estadual Restinga de Bertioga, que abriga uma rica biodiversidade e belas paisagens.

Outro destaque é a Aldeia Indígena Rio Silveira, onde vivem cerca de 300 índios da etnia Guarani Mbya, que mantêm suas tradições e cultura.

A cidade também e um importante marco histórico do Brasil colônia, em 1547 foi construído na região o primeiro forte do país, o Forte de São João.

Bertioga ainda conserva algumas das tradições da convivência de indígenas, portugueses e africanos, principalmente na culinária.

A cidade também conta com o SESC Bertioga, um complexo que oferece teatro, parque aquático, atividades esportivas e educativas.

Pra-todos-verem:Bertioga-SP
Bertioga – SP

Leia também:

O que fazer em Bertioga: praias – natureza –parques e passeios

Passando alguns dias em Bertioga você vai descobrir muitas atrações além das praias mais bonitas do litoral paulista. Se a sua temporada não for suficiente para explorar Bertioga, volte nas próximas férias. O que você vai encontrar neste artigo;

  1. Como chegar
  2. Melhor época para visitar Bertioga
  3. Melhores praias
  4. Praia da Enseada
  5. Riviera de São Lourenço
  6. Praia de Guaratuba
  7. Praia Indaiá
  8. Praia de Itaguaré
  9. Praia da Boracéia
  10. Praia Vista Linda
  11. Cachoeira do Elefante
  12. Forte de São João
  13. Canal de Bertioga
  14. Parque dos Tupiniquins
  15. Parque Estadual Restinga de Bertioga
  16. Aldeia dos índios Guaranis
  17. SESC Bertioga
  18. Passeios em Bertioga
  19. Onde comer

Como chegar

Bertioga está localizada a 120 km da cidade de São Paulo, na região metropolitana da Baixada Santista. Muito fácil de chegar por qualquer meio de transporte.

De avião. O aeroporto mais perto de Bertioga é o aeroporto de Congonhas, mais ou menos 1h30 de carro pela Rod. dos Imigrantes e BR-101 .

O Aeroporto Internacional de Guarulhos fica a 103 km e o Aeroporto de Viracopos, situado em Campinas, fica a 204 km, percurso de 3h de carro.

De carro. Em qualquer aeroporto alugue um carro, ou vá de van (translado privativo) ônibus ou táxi. O GPS com certeza te guiará bem, todas as vias de acesso são muito bem sinalizadas.

De carro é melhor para conhecer os 33 km de praias de Bertioga. De ônibus. Se você estiver na cidade de São Paulo utilize o aplicativo Moovit que vai te indicar todos os horários e pontos de ônibus segundo a sua localização.

Você também pode utilizar o Buser (ônibus por aplicativo) economiza no preço da passagem pode comprar online https://www.buser.com.br ou compre sua passagem de ônibus online aqui.

Pra-todos-verem:Bertioga-SP
Bertioga – SP

Melhor época para visitar Bertioga

Bertioga tem um índice pluviométrico alto, ocorrem períodos de chuva em todos os meses, antes de viajar consulte a previsão do tempo para Bertioga.

Em qualquer estação você vai encontrar o que fazer em Bertioga, mas a melhor época para a prática de atividades de verão, com menos risco de chuvas, é de final de março a meados de maio.

O clima de Bertioga é o subtropical úmido, não tem aquele desconforto de baixa umidade do ar. O mês de fevereiro é o mais quente com a temperatura podendo chegar a 30ºC e o mês de junho, o mais frio, com temperaturas em média de 17ºC.

No verão Bertioga oferece muitos eventos de atividades culturais. Dá pra visitar a cidade o ano inteiro, dependendo dos seus objetivos, se for de práticas de esportes aquáticos, ecoturismo, praias ou mesmo para curtir o inverno.

Se não gosta de praias muito movimentadas evite altas temporadas. Você com certeza já sabe como ficam as rodovias de acesso ao litoral em feriados prolongados e período de férias.

Pra-todos-verem:Canal-de-Bertioga-SP
Canal de Bertioga – SP

O que fazer em Bertioga: melhores praias

Veja que incrível! Bertioga possui 33 km de praias próprias para o banho, que oferecem todo tipo de lazer prática esportes aquáticos e de areia. As praias se dividem em Enseada, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e Boracéia.

Praia da Enseada

A Praia da Enseada é uma das praias com mais atrativos, e uma das melhores opções sobre o que fazer em Bertioga, de fácil acesso, também é a que fica mais cheia.

Começa no centro de Bertioga e segue até o bairro do Indaiá. Apesar de ser praia urbana, é própria para banho.

Tem uma orla muito bonita, rodeada de montanhas, arborizada, bem iluminada, com parque para as crianças, calçadão e ciclovias, e o mais importante, tem base fixa de salva-vidas.

É bem espaçosa, boa para a prática de esportes aquáticos, eventos e shows. O mar tem trechos mais agitados para a alegria dos surfistas, a areia é clara e compacta.

Bem servida de quiosques e barracas que oferecem comida típica e frutos do mar, lanchonetes, restaurantes, banheiros e comércios em geral. Tem boas hospedagens e imóveis para aluguel por temporada.

Um lugar muito procurado principalmente por famílias e grupos de viagem. Fica pertinho do Sesc Bertioga, um dos maiores atrativos da cidade, que é espetacular em qualquer época.

Você nem precisa se preocupar sobre o que fazer em Bertioga, seja com sol ou chuva não faltam atrações. Escolha aqui hotéis em Bertioga.                 

Pra-todos-verem:Praia-da-Enseada-Bertioga-SP-melhores-sugestoes-de-o-que-fazer-em-Bertioga
Praia da Enseada – Bertioga – SP

Riviera de São Lourenço

Praia muito boa, infra estrutura perfeita, restaurantes, supermercado, lojas, shopping, com salva-vidas e equipes de segurança que circulam o tempo todo, tem câmeras espalhadas por toda praia.

O bairro de Rivera de São Lourenço é chiquérrimo, impressiona pela beleza, limpeza e organização. A água do mar é clarinha, praia super limpa,  super preservada, bem cuidada, com ótima infraestrutura de alimentação na praia e postos de salva-vidas em toda a sua extensão.

Uma das melhores opções do que fazer em Bertioga. Especialmente recomendada para famílias com crianças que podem circular livremente, andar de bicicleta e jogar bola, sem o menor perigo.

A Riviera de São Lourenço é a praia mais bonita de Bertioga. A via de acesso é feita por ruelas entre os  condomínios abertos ao público, com acesso controlado.

A praia é melhor aproveitada por turistas que se hospedam nos vários hotéis da região, os hotéis disponibilizam comodidades como mesas cadeiras, guarda-sóis para os hóspedes.

Também ficam lotadas de barracas de moradores dos condomínios do entorno, sobrando menos espaço para os outros turistas.

Portanto, se deseja passar o dia  na  Riviera de São Lourenço, chegue bem cedo para garantir uma vaga para estacionar e traga cadeira e guarda-sóis, as barracas que alugam cobram consumo mínimo.

Os preços também costumam ser mais altos. Pesquise aqui hotéis em Riviera de São Lourenço.

Pra-todos-verem:Riviera-de-Sao-Lourenco-Bertioga-SP
Riviera de São Lourenço – Bertioga – SP

Praia de Guaratuba

Se você pensou que não teria muito o que fazer em Bertioga, calma que estamos só começando. A Praia de Guaratuba é uma das mais bonitas do litoral paulista, a natureza é exuberante, a praia é plana, muito limpa, a areia fina.

Após caminhar por uma pequena trilha é possível ver a praia. Ótima para a prática de esportes, caminhadas e passeios de bicicleta, águas límpidas e tranquilas, sem aglomeração de pessoas, por isso é tão especial e privativo.

Tem de tudo, mar, rio, montanhas e natureza preservada. Um lugar perfeitamente ecológico. A praia é cercada por 2 rios: Itaguaré e Guaratuba.

Os rios fazem a praia ser ainda mais linda e especial. Nada como um banho de rio após ficar na praia, pra tirar o sal da água do mar!

O que mais encanta é o Rio Guaratuba, bem no encontro com o mar, águas calmas, ótimas para nadar, tem banco de areia no centro para descansar e apreciar a bela paisagem, a água é tão límpida que dá para ver os peixes e o fundo do rio.

O acesso é somente pelo condomínio fechado. Não tem quiosques, possui poucos serviços de bar e alimentação, por isso leve comida e bebida, principalmente se for com crianças. Cuidado com as áreas correntezas, tanto do mar quanto do rio.

Pra-todos-verem:Praia-de-Guaratuba-Bertioga-SP
Praia de Guaratuba – Bertioga – SP

Praia Indaiá

Indaiá é um bairro de Bertioga mais próximo de Mogi das Cruzes, por isso tem um comércio mais robusto. A Praia Indaiá fica numa encosta, no final da orla, faz divisa com a Praia Vista Linda, perto da rodoviária.

É bem cuidada e urbanizada, segura, o mar é calmo, limpo e água morna, rasa e morna, tem uma faixa de areia bem extensa e costões rochosos cobertos de vegetação.

Tem uma paisagem muito bonita, com muitas pedras que ficam a vista na maré baixa, onde é possível observar a vida marinha, mergulhando com snorkel.

O Morro da Enseada é um imenso costão verde, bem no canto esquerdo, oferece uma paisagem encantadora. O local oferece uma maravilhosa vista para a ponta do norte de Ilhabela e das ilhas de Búzios e Vitória.

A qualidade da água é satisfatória, mas para ter certeza da balneabilidade da água, consulte aqui. Tem pouca estrutura turística, melhor carregar tudo que precisar para passar o dia. 

Durante a semana é bem vazia, mas nos feriados e finais de semana fica bem cheia, e aí sim tem ambulantes que vendem bebidas e petiscos.

É muito frequentado por barcos e jet-skis, no local é possível alugar pranchas de stand-up e caiaque. Bom para crianças que terão muito o que fazer em Bertioga, as poucas ondas são fracas límpida, perfeita para brincar, jogar bola, caminhar, correr ou pedalar.

Pra-todos-verem:Praia-Indaia-Bertioga-SP
Praia Indaiá – Bertioga – SP

Praia de Itaguaré

Lugar lindo, praia maravilhosa, mas não espere encontrar estrutura de quiosques e barracas. Localizada em uma área de preservação ambiental, a cerca de 20 km do centro, do lado de Riviera de São Lourenço.

Faz parte do Parque Estadual da Restinga de Bertioga, o que ajuda a garantir a preservação da área mesmo com o crescente número de visitantes.

A Praia de Itaguaré, é considerada uma das praias mais paradisíacas do estado paulista, por ser preservada e cercada pela natureza selvagem.

Sua paisagem intocada não se assemelha em nada com a parte urbana do resto da cidade, e atrai muitos turistas em busca de paz em meio ao aconchego desta paisagem magnífica e o encontro do rio Itaguaré com o mar.

Ao caminhar pela água rasa você pode se deparar cardumes de pequenos peixes. A praia é extensa, tem a parte do mar que a água é bem calma que parece uma piscina e a outra parte com bastante ondas.

É mais perigoso, no local tem salva vidas. A Praia de Itaguaré pode ser acessada pela estrada, pelo mar e pela foz do rio utilizando embarcações.

Se for de carro tem a opção de deixar o carro na pista ou num estacionamento pago perto da praia, até as 18 horas.

Na entrada do estacionamento tem lugar para comprar bebidas, lanches e aluguel de cadeiras, guarda-sóis e restaurantes. Finais de semana e feriados tem barraquinhas de ambulantes.

Pra-todos-verem:Praia-de-Itaguare-Bertioga-SP
Praia de Itaguaré – Bertioga – SP

Praia da Boracéia

A Praia da Boracéia é uma praia de mar aberto, própria para banho, a faixa de areia é ampla, são 9 km de extensão, areia escura e compacta, cercada por montanhas e muita natureza preservada, mesmo estando próxima da rodovia.

Fica na divisa entre Bertioga e São Sebastião. A Praia de Boracéia pertence metade a Bertioga e metade São Sebastião.

Começa no Canto de Itaguá e termina na Praia de Bora-Bora, que pertence ao município de São Sebastião. É o principal ponto de cultura caiçara na cidade.

Tem muito o que fazer em Bertioga se você escolher esta praia para se instalar. Tem cerca de 5 km de extensão, muitas opções de lazer, pousadas, hotéis, chalés e casas para alugar por temporada, e ainda muitas opções de camping com boa estrutura.

Na faixa de areia há a opção de conseguir alguma bebida ou petiscos, só nas poucas barraquinhas, portanto carregue tudo que precisar e muita disposição para andar, porque a faixa de areia é grande mesmo.

Perfeita para quem quer fugir de praias lotadas e agitadas. O mar na maior parte do tempo é calmo, dá até para colocar as mesas e cadeiras dentro d’água morna.

Mas é uma maravilha aquela sensação de estar na roça com o mar no quintal de casa.                             

Pra-todos-verem:Praia-da-Boraceia-Bertioga-SP
Praia da Boracéia – Bertioga – SP

Praia Vista Linda

É a praia que fica localizada entre a Praia da Enseada e o Cantão do Indaiá. Fica a 6 km do centro de  Bertioga, mais frequentada por moradores da cidade.

Cercada por casas de veraneio, bem arborizada, a praia faz jus ao nome, a vista é simplesmente sensacional.

Não há infraestrutura de quiosques ou bares para atender o público na faixa de areia, mas tem trailer e estacionamento com banheiro.

Não deixe de levar lanches e bebidas. No bairro você encontra vários restaurantes muito bons para almoçar. Antes de entrar na água, consulte a balneabilidade aqui. 

O que fazer em Bertioga principais pontos turísticos

Além das maravilhosas praias descritas no artigo, Bertioga tem outros pontos turísticos bem interessantes, até porque pela extensa área de Mata Atlântica preservada, tem muitas trilhas, parques e outras atrações, então vejamos algumas delas;

Cachoeira do Elefante

Mesmo não estando dentro do município, está no caminho para Bertioga. É uma das paisagens mais lindas que você verá na rodovia Mogi→Bertioga, tem uma extensão de cerca de 11 km na Serra do Mar na Mata Atlântica.

Tem 80 metros de queda e é bem volumosa. Todo mundo quer parar pra tirar uma foto. Para conseguir chegar na Cachoeira do Elefante é preciso percorrer uma trilha longa e desafiadora, se você quiser conhecer a sua extensão.

Pelo caminho existem pequenos riachos e um deles você terá que atravessar. Um desafio bem interessante para quem aprecia ecoturismo. Confesso que preferi vela-la cá de baixo mesmo.

Pra-todos-verem:Cachoeira-do-Elefante-Rodovia-Mogi-Bertioga-SP
Cachoeira do Elefante – Rodovia Mogi – Bertioga – SP

Forte de São João

Construído em 1532, (entre os historiadores essa data diverge) para defender as Vilas de Santos e São Vicente dos dos ataques indígenas pela foz dos rios.

Fica na Praia da Enseada, na área continental de frente para a ilha de Santo Amaro que pertence ao Guarujá. Foi a primeira fortaleza construída no Brasil, concluída em 1560, é considerada um patrimônio histórico.

É um ótimo passeio para conhecer um pouco da nossa história, principalmente se o dia não estiver muito bom para a praia. Uma ótima sugestão sobre o que fazer em Bertioga em dias de chuva. É aberto ao público das 9 às 17 horas.

Lá você vai encontrar réplicas de espadas, arcabuzes (antiga arma de fogo portátil, espécie de bacamarte), canhões e armamentos utilizados pelos portugueses, armadura original trazida pelo colonizador Martim Afonso de Souza.

Se desejar conhecer a História do Forte são João, que é bem longa, contrate um guia local.

Pra-todos-verem:Forte-de-Sao-Joao-Bertioga-SP
Forte de São João – Bertioga – SP

Canal de Bertioga

O Canal de Bertioga é um braço de mar com aproximadamente 30 quilômetros de extensão  que separa a Ilha de Santo Amaro de Bertioga, onde diversas embarcações e a balsa fazem a travessia Guarujá→Bertioga.

Que privilégio poder contemplar uma natureza tão exuberante! Dá pra ficar horas admirando a paisagem sem se cansar! Excelente ponto de pesca para os que procuram o que fazer em Bertioga.

Também é via de acesso às belas praias da região e de onde se pode avistar o Forte São João, os manguezais e a foz do rio Itapanhaú. Tem que fazer parte da sua lista sobre o que fazer em Bertioga.

Perfeito para praticar esportes aquáticos, no local é possível alugar equipamentos e barcos de pescaria. Às margens do canal tem diversos restaurantes, lojas de material esportivo e artesanatos.

Reserve um dia ou parte dele para visitar o canal, excelente programa para fazer em Bertioga.

Pra-todos-verem:Canal-de-Bertioga-SP
Canal de Bertioga – SP

Parque dos Tupiniquins  

Esse parque está localizado entre a praia da Enseada, ao lado do Forte de São João e do canal ou rio de onde partem os passeios de escuna, na Avenida Vicente de Carvalho n. 702, no centro da cidade.

Esse parque oferece uma demonstração da história dos primeiros habitantes dessa cidade. Se você procura conhecer um pouco mais das origens de Bertioga, esse é um dos principais pontos de partida da cidade, é um local bem interessante.

A área é muito arborizada, tem várias estátuas representativas da presença dos índios em Bertioga, e um monumento referente à catequização dos indígenas pelo Padre José de Anchieta.

Tem bancos, muita sombra das árvores que dá para estender a toalha e fazer um belo piquenique e descansar. A entrada é gratuita.

Pra-todos-verem:Parque-dos-Tupiniquins-Bertioga-SP
Parque dos Tupiniquins  

Parque Estadual Restinga de Bertioga

Para amantes do ecoturismo, o Parque Estadual Restinga de Bertioga oferece de tudo, inúmeras trilhas, rios, cachoeiras e mata recheados de muita aventura.

Mergulhar nos rios de água cristalina tão pura que pode tomar sem susto. As trilhas são a principal atividade dos turistas interessados nas práticas do ecoturismo e esportes de aventura.

Durante a caminhada, é possível conhecer a botânica local e a importância deste ecossistema para a preservação e equilíbrio da natureza.

Existem muitas espécies de pássaros com destaque para a Araponga, conhecida em alguns lugares como Ferreiro,  encontrada em poucos lugares, tem um canto altíssimo, estridente e irritante.

Algumas trilhas exigem acompanhamento de monitores autorizados, a Trilha do Guaratuba é uma delas. Tem também atrativos culturais, passando pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva.

As  trilhas são bem orientadas, mas para não correr o risco de se perder, não trafegue fora delas. A entrada é gratuita, mas os guias são pagos. Se você é um ecoturista aficionado, não perca essa oportunidade. 

Pra-todos-verem:Parque-Estadual-Restinga-de-Bertioga-SP
Parque Estadual Restinga de Bertioga – SP

Aldeia dos índios Guaranis

Se ainda procura o que fazer em Bertioga, esta é mais um boa opção, visitar a tribo indígena que habita as margens do  Rio Silveiras, entre Bertioga e São Sebastião.

Ocupam uma área de quase mil hectares na praia de Boracéia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião. Na região moram cerca de 500 índios que vivem num ecossistema equilibrado com suas tradições preservadas.

Embora vivam perto da cidade, continuam a viver da pesca e culturas de subsistência como milho, mandioca, batata doce, palmito, inhame e plantas ornamentais, coletam frutas, mel e matéria prima para seus artefatos e adornos na mata. 

Vendem seus  artesanatos e plantas ornamentais aos visitantes, apresentam suas danças, músicas e culinária típica.

As visitas à aldeia devem ser programadas. De 19 a 23 de abril acontece o Festival Nacional da Cultura Indígena, no Parque dos Tupiniquins. Indígenas de várias etnias participam do festival que é gratuito.

Na programação sempre tem oficinas de artesanato, pinturas corporais, danças, demonstrações de esportes e práticas indígenas, cantos, rituais, dentre outras atividades.

É uma oportunidade imperdível para conhecer a cultura indígena do nosso Brasil.

Pra-todos-verem:Aldeia-dos-indios-Guaranis-Bertioga-SP
Aldeia dos Índios Guaranis – Bertioga – SP

SESC Bertioga

O Centro de Férias SESC Bertioga é maravilhoso, um dos principais atrativos de Bertioga. Tem piscinas, restaurantes, lanchonete e hospedagens.

Bom para descansar, praticar atividades, sempre haverá o que fazer em Bertioga, neste centro de férias, com sol ou com chuva.

Conta com diferentes opções de lazer como; jogos, cinema, música, teatro, lago para pesca, acesso direto à praia, entre outras atividades, principalmente para quem tem crianças não tem lugar melhor em Bertioga.

Se não quiser se hospedar pode comprar ingresso para passar o dia. As vagas para temporada são tão disputadas, que você tem que fazer a inscrição e torcer para ser contemplado no sorteio.

Os prazos para a inscrições são curtos. Link para a inscrição e informações do SESC Bertioga.  

Pra-todos-verem:SESC-Bertioga-SP
SESC Bertioga

Passeios em Bertioga

Uma das coisas mais interessantes sobre o que fazer em Bertioga são os passeios de escuna, canoa e caiaques. É uma das atividades mais procuradas.

Peça para o barqueiro navegar devagar porque vale a pena observar cada detalhe. Você pode fazer sozinho ou em grupos. Os passeios partem das margens dos rio Jaguareguava e Itaguaré.

Os equipamentos podem ser alugados na Barra do Itaguaré. Veja abaixo o contato de algumas empresas que fazem os passeios e alugam os equipamentos.

Onde ficar em Bertioga 

Em Bertioga tem desde hospedagens de alto padrão, até pousadas mais econômicas. A sua preferência vai depender da sua escolha do que fazer em Bertioga. Veja as melhores opções de hospedagens.

Onde comer

Em Bertioga existem centenas de excelentes restaurantes, principalmente no centro e nas praias mais movimentadas. A culinária sem dúvida é um dos melhores atrativos de qualquer destino.

Não deixe de colocar no seu roteiro do que fazer em Bertioga uma visita ao melhores restaurantes. Veja abaixo alguns dos restaurantes que experimentamos na nossa última viagem;

  • Restaurante Parada Obrigatória. Rua Mário Shemberg, n.71, Bertioga. comida brasileira, frutos do mar e sul-americana. Telefone 13-3312-1792. $$ – $$$
  • Restaurante Funchal. Alameda do Remo, n. 300, Riviera São Lourenço, Bertioga. Comida brasileira, frutos do mar e opções vegetarianas. Telefone 13-33161379. $$ – $$$
  • Restaurante Acqua Azul. Avenida Vicente de Carvalho, n. 102, Bertioga. Comida brasileira e pizzas. Telefone 13-99715-2500. $$ – $$$
  • Maremonti Riviera. Largo dos Coqueiros, n. 83, Riviera de São Lourenço, Bertioga. Comida italiana, brasileira e pizzas. Telefone 13- 3316-7508. $$$$
  • Restaurante Thobias. Rodovia Rio Santos. km 205, Itaguaré, Bertioga. Comida brasileira e frutos do mar. Telefone 13-996295642. $
  • Poletos Restaurante. Avenida Anchieta, n.1170 Centro, Bertioga. Comida brasileira e sul-americana. Telefone 13-3317-2806. $
  • Barraca do japa. Avenida Vicente de Carvalho, s/n. ao Lado da Balsa, Bertioga. Comida brasileira, sul-americana e lanchonete. Telefone 13- 997271315. $

Espero que vocês gostem de Bertioga assim como eu, mal parti e já estou com vontade de voltar. Confesso que me surpreendi muito com o litoral paulista.

Compare preços e compre passagens aéreas para São Paulo pelo menor preço. Em qualquer aeroporto de São Paulo alugue um carro para se locomover com maior comodidade.

Sempre que você voltar, sempre terá novidades sobre o que fazer em Bertioga. Até o próximo destino.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse;

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

6 comentários em “O Que Fazer em Bertioga: guia completo de praias, passeios e gastronomia”

  1. Em boraceia, o prefeito está abandonando o local, fez a iluminação na praia com fios aparentes e os vândalos furtaram a mais de dois anos, dela para cá, só escuridão na praia.
    Por favor prefeito nos ajude.

  2. Riviera de São Lourenço é um bairro de Bertioga que em todo verão e trás muitas boas atrações, recomendo muito pois me divirto todo ano não somente no verão, mais nas festa juninas, fora que a praia extremamente limpa e com segurança 24hs, falo isso com um frequentador a mais de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *