Pular para o conteúdo

12 Melhores Praias do Guarujá – SP para curtir suas próximas férias

Pretende viajar para o litoral paulista? Conheça antes as melhores praias do Guarujá, conhecida como a “Pérola do Atlântico. Um dos destinos mais procurados no litoral sul de São Paulo, fica a cerca de 97 km da capital, pela rodovia dos Imigrantes.

localizada na Ilha de Santo Amaro, na Região Metropolitana da Baixada Santista. A cidade tem 27 praias maravilhosas, algumas ainda desertas e preservadas. Muitas delas acessadas por trilhas e barcos.

O Guarujá tem ótima infraestrutura com hospitais, escolas, muitos hotéis, pousadas, comércios e serviços. É um dos pontos mais badalados e movimentados do litoral de São Paulo, a menina dos olhos dos paulistas.

Milhares de paulistas e outros turistas passam férias, finais de semana e feriados no Guarujá. A diversidade de praias atrai muitos visitantes de diferentes expectativas.

Tem praias movimentadas e também praias tranquilas e até selvagens, atrai também ecoturistas que adoram fazer trilhas e praticantes de esportes radicais como rapel e voo livre.

Guaruja-SP
Guarujá – SP

Leia também:

Saiba quais são as melhores Praias do Guarujá – SP

Planeje antes a sua viagem, reserve hospedagem com antecedência e evite viajar em finais de semanas e vésperas de feriados. Consulte a previsão do tempo, quem quer praia, também quer sol.

Não corra o risco de passar horas em congestionamentos quilométricos e não encontrar hospedagem nem em resorts, principalmente no verão. Tenha sempre o cuidado de consultar a balneabilidade das praias do Guarujá no site da CETESB.

Sumário do post:

1. Praia da Enseada – Guarujá – SP

A Praia da Enseada tem a melhor infraestrutura turística, é a mais extensa do Guarujá, com 7 km de faixa de areia branquinha a dois km do centro.

O mar com impressionantes tons de azul e verde é bem camarada, dá para os mais corajosos enfrentarem as ondas e os mais precavidos aproveitarem a beira-mar.

O mar tem águas limpas e ótimas ondas para surfistas e um dos seus maiores atrativos está o Morro do Maluf, na divisa com a Praia das pitangueiras, para apreciar o magnífico pôr do sol. O acesso é fácil e oferece uma vista espetacular.

Na maré baixa, do lado esquerdo da praia forma uma grande piscina natural que fica lotada, principalmente de crianças. Como a faixa de areia é bem larga, acomoda todo mundo sem super lotação.

Praia-da-Enseada-melhores-praias-do-Guaruja-SP
Praia da Enseada – Guarujá – SP

Conta com os melhores restaurantes, bares, comércio, casas noturnas, hotéis e pousadas da região. A orla é bem urbanizada, conta com um calçadão excelente para caminhada e ciclovia.

De ponta a ponta da praias existe uma grande quantidade de quiosques, aluguel de cadeiras e guarda-sol, aluguel de pranchas e aulas de surf e Stand Up Paddle .

Oferece  uma grande diversidade de atrações, esportes e atividades na praia, passeio de banana boat, lanchas e jet ski, prática de rapel e voo livre.

Mas não é só isso, na Praia da Enseada, em frente a praia, fica o super aquário “Acqua Mundo”, um dos maiores aquários de água salgada da América do Sul. Encontre hotéis e pousadas na Praia da Enseada.

Ponto de parada obrigatório para os admiradores de espécies marinhas. Um maravilhoso entretenimento para adultos e crianças. Sem sombra de dúvida é a primeira da praia lista das melhores praias do Guarujá.

Praia-da-Enseada-melhores-praias-do-Guaruja-SP
Praia da Enseada – Guarujá – SP

2. Praia das Pitangueiras – Guarujá – SP

É a praia mais central da cidade, a primeira praia a ser avistada. No verão fica superlotada 7 dias por semana. É  uma das melhores praias do Guarujá com maior concentração de turistas.

Bem servida de lanchonetes, restaurantes, sorveterias, shopping, hotéis e pousadas. Tem cerca de 2 km de extensão, fica entre as praias da Enseada e das Astúrias.

Muito movimentada dia e noite. Mesmo sendo uma praia central, é limpa, os funcionários da prefeitura passam o dia inteiro recolhendo o lixo que os turistas deixam na praia. Tem policiamento e salva-vidas.

O mar tem águas claras, excelente para os banhistas, do lado esquerdo da praia os praticantes do surf encontram boas ondas, na praia você encontra várias barracas que alugam pranchas para stand up paddle e surf.

Oferece muitas opções de lazer e diversão, a vida noturna é bem atraente e badalada, tem muitos restaurantes sofisticados, lojas, shoppings, galerias incríveis e feirinhas de artesanato para visitar no final do dia.

Por ser uma praia tão cheia é importante adotar medidas de segurança, principalmente com as crianças. Encontre hotéis na Praia das Pitangueiras.

Praia-das-Pitangueiras-Guaruja-SP
Praia das Pitangueiras – Guarujá – SP

3. Praia das Astúrias – Guarujá – SP

Fica a 2 km do centro do Guarujá, tem 1100 metros de extensão. É uma maravilhosa praia urbanizada, com águas tranquilas, areia clarinha, uma das melhores praias do Guarujá para famílias com crianças.

Tem uma excelente infraestrutura com ótimos bares, restaurantes, lanchonetes, muitos quiosques e ambulantes, comércio e calçadão movimentado, ótimo para fazer caminhadas e exercícios.

É a praias mais chique do Guarujá com muitos prédios e condomínios de luxo. Ainda tem a vantagem de estar próxima de vários pontos turísticos do Guarujá.

Um lugar sensacional na Praia das Astúrias é o Canto das Galhetas, é o reduto das tartarugas verdes e ao visitar o lugar é certo que você vai encontrar algumas delas, que vêm até o Canto das Galhetas à procura de algas para se alimentarem.

Tem uma rica fauna marinha, ótimo lugar para comprar peixes frescos e frutos do mar no mercado perto da praia. A orla é cercada de prédios luxuosos , muitos bares e restaurantes.

Tem muitas opções de hospedagem, hotéis, pousadas, imóveis de aluguel por temporada e albergues. Por isso é uma das praias do Guarujá mais procuradas. Encontre hotéis, pousadas e apartamentos na Praia das Astúrias.

Pra-todos-verem:Praia-das-Asturias-Guaruja-SP
Praia das Astúrias – Guarujá – SP

4. Praia do Tombo – Guarujá – SP

Localizada no bairro Jardim Las Palmas, a Praia do Tombo fica entre as praias do Guaiuba e Astúrias, a apenas 3 km do centro da cidade.

Com uma infraestrutura completa, incluindo um calçadão, diversos bares, restaurantes e uma ampla rede hoteleira, a praia oferece tudo o que é necessário para um dia perfeito à beira-mar.

O mar na Praia do Tombo é agitado com altas ondas, uma das melhores praias do Guarujá para surfistas, periodicamente sedia campeonatos de surf. Tem que ter cuidado pois é praia de tombo.

Além de ser uma das praias do Guarujá mais belas, é única no momento com certificação “Bandeira Azul”, excelente qualidade da água, segura, gestão ambiental e com acessibilidade para todos, além de ser maravilhosa.

A praia é pequena, mas muito bem estruturada de quiosques, bares, restaurantes e muitas barracas espalhadas pela orla. Oferece muitas opções de lazer como esportes de areia como vôlei e beach tênis.

Praia-do-Tombo-Guaruja-SP
Praia do Tombo – Guarujá – SP

Um dos destaques da região é o mirante do Morro das Galhetas, conhecido como o mirante de vidro, situado no lado esquerdo da Praia do Tombo.

Como parte de uma iniciativa de turismo solidário, os visitantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível para acessar o mirante.

À noite, a Praia do Tombo se transforma em um vibrante ponto de encontro, com bares e restaurantes oferecendo música ao vivo.

Para aqueles que desejam explorar ainda mais, a Praia das Pitangueiras fica a uma curta distância, onde é possível desfrutar de um passeio no calçadão ou visitar shoppings e galerias próximas.

Embora a praia seja um espetáculo de beleza natural, é necessário ter cuidado ao nadar devido a depressões subaquáticas que podem representar riscos, especialmente para aqueles que não são nadadores experientes.

Apesar do mar agitado é possível aproveitar à beira-mar, passar um dia tranquilo com as crianças, com total comodidade.

Praia-do-Tombo-Guaruja-SP
Praia do Tombo – Guarujá – SP

5. Praia do Guaiuba – Guarujá – SP

A Praia do Guaiuba fica a 4 km do centro do Guarujá, no bairro Jardim Guaiuba, uma área nobre da cidade uma das melhores praias do Guarujá, é uma das joias da região, conhecida por sua tranquilidade e beleza natural.

É bem pequena, tem apenas 790 metros de extensão, cercada por uma rica vegetação da Mata Atlântica e possui águas transparentes e calmas, fica ao sul da Praia do Tombo.

Tem uma faixa de areia larga fina e clarinha, o mar é calmo, com boa visibilidade, ideal para tomar banho e praticar mergulho com snorkel e apreciar  a riquíssima vida marinha da região. Lugar ideal para ir com família.

Talvez por ser mais escondida, não fica lotada como as outras praias do Guarujá. A infraestrutura da Praia de Guaiuba é excelente, com restaurantes e bares situados no calçadão acima da areia.

Praia-do-Guaiuba-Guaruja-SP
Praia do Guaiuba – Guarujá – SP

Na areia, há barracas e quiosques que servem porções e bebidas, além de cadeiras e guarda-sóis disponíveis para os visitantes

À esquerda fica a rampa das embarcações. Tem muitas ofertas de passeios de lancha, banana boat e aluguel de pranchas de stand up e caiaques.

Tem estacionamento público gratuito e estacionamentos pagos, hospedagens, principalmente imóveis para aluguel de temporada e poucas pousadas.

Em altas temporadas e feriados prolongados costuma ficar cheia, para apreciá-la melhor prefira outros períodos.

Praia-do-Guaiuba-Guaruja-SP
Praia do Guaiuba – Guarujá – SP

6. Praia de Pernambuco e do Mar Casado – Guarujá – SP

Na verdade a praia é uma só, durante a maré alta as águas das Praias do Morro do Mar Casado e de Pernambuco se juntam formando uma só praia.

Quando a maré baixa,  as águas se separam deixando à mostra o banco de areia que leva à Ilha do Mar Casado, formando duas praias. Cercada por costões rochosos e vegetação nativa.

A Praia de Pernambuco é uma das melhores praias do Guarujá e mais procuradas, muito conhecida pelas construções sofisticadas em condomí­nios de luxo e excelente estrutura de barracas que oferecem cadeiras e guarda-sóis aos visitantes.

O mar mar calmo, de águas cristalinas atrai muitos turistas principalmente pela belíssima paisagem e pela grande oferta de passeios e atrativos.

Praia-de-Pernambuco-Guaruja-SP
Praia de Pernambuco e do Mar Casado – Guarujá

A Ilha do Mar Casado fica bem próxima da costa e quando a maré baixa, é possível ir andando até à ilha. Se a maré baixar muito surge um banco de areia que ume a ilha ao continente.

Então aproveite e conheça também a Praia do Mar Casado, com apenas 500 metros, mar calmo como uma lagoa. No local também tem barracas de praia, cadeiras e guarda-sóis disponibilizadas pelos donos das barracas.

A Praia de Pernambuco fica bem próxima do Shopping Jequiti, com excelentes lojas e praça de alimentação e Sofitel Jequitimar no Guarujá, com uma vista panorâmica das ilhas ao redor.

O mar é propício para praticar surf e stand up paddle. Há oferta de aluguel de equipamentos na praia, outro passeio bem interessante é o de banana boat e o passeio agendado de barco para a Ilha dos Arvoredos.

O lado direito da Praia de Pernambuco o mar é mais agitado com ondas fortes, do lado esquerdo o mar é calmo e bom para banho.

Praia-de-Pernambuco-Guaruja-SP
Praia de Pernambuco – Guarujá – SP

7. Praia Branca – Guarujá – SP

Fica a cerca de 120 km da cidade de São Paulo, na Serra do Guararu, entre o Guarujá e Bertioga, numa área de Mata Atlântica bem preservada ainda pouco explorada no Guarujá.

É de fácil acesso por trilha, que começa perto da balsa para Bertioga, cerca de 30 minutos de caminhada, 20 min para os mais apressados, muito bem sinalizada. Em frente a trilha tem estacionamentos perto da entrada.

A Praia Branca além de ser uma das melhores praias do Guarujá, também é uma das mais bonitas, é uma das mais procuradas por pessoas que apreciam a simplicidade, a natureza e a tranquilidade.

É uma praia mais rústica, com campings, pousadas simples e infraestrutura básica. É uma vila de pescadores com população simples, mas muito hospitaleira.

Na baixa temporada não fica lotada, garantindo a tranquilidade de quem procura sossego. O mar da Praia Branca é bem agitado, mas nas extremidades da praia as águas são calmas, propícias para banho de mar.

Em altas temporadas fica lotada de surfistas acampados que adoram um agito e música alta . Se você quer mais tranquilidade procure por hospedagens mais longe dos campings.

Branca-Guaruja-SP
Praia Branca – Guarujá – SP

8. Praia do Iporanga – Guarujá – SP

É uma das mais cobiçadas e melhores praias do Guarujá, esta praia secreta fica dentro do Condomínio Iporanga, localizado na estrada de Pernambuco, sentido da balsa Guarujá/ Bertioga, em meio a Serra do Guararu.

Fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental, cercada pela natureza praticamente intocada, não sendo permitido a instalação de nenhum tipo de comércio, portanto carregue tudo que precisar.

Possui cerca de 800 metros de extensão, areia fina, poucas ondas e águas cristalinas, perfeito para levar as crianças.

A beleza do lugar começa pelo caminho que dá acesso à praia, quando a gente chega não acredita no que está vendo, um mar azulzinho cercado de mata.

Praia do Iporanga – Guarujá – SP

Quem conhece com certeza concorda que essa é uma das melhores e mais bonitas praias do Guarujá. O acesso é limitado e feito por ordem de chegada. O Acesso no km 17,5 da estrada para Bertioga, o horário de permanência no local é das 7h às 18h.

Dentro da área existe uma maravilhosa cachoeira, que forma uma piscina de água doce, possibilitando tomar banho de água salgada e doce ao mesmo tempo, uma farra para adultos e crianças.

A água da cachoeira vai descendo e se encontra com o mar. O condomínio Iporanga é mantido exclusivamente pelos proprietários, que cuidam da limpeza da praia, da segurança, pago com recurso deles.

Dentro do condomínio tem outras praias; a Praia das conchas e a Praia de São Pedro. Ninguém discorda que esta é uma das melhores praias do Guarujá.

Em altas temporadas chega cedo para garantir a sua entrada, o número de turistas é limitado.

Cachoeira-da-Praia-do-Iporanga-Guaruja-SP
Cachoeira da Praia do Iporanga – Guarujá – SP

Praia Tijucopava – Guarujá – SP

A Praia Tijucopava é uma das melhores praias do Guarujá e uma das mais belas, localizada numa área de preservação ambiental, no Parque da Serra do Guararu, dentro do condomínio Iporanga , na praia de São Pedro.

É um dos melhores lugares para fugir do agito de praias lotadas e tem acesso limitado. Ambiente calmo, seguro, cheio de animais silvestres.

As fortes ondas atraem surfistas que anualmente ali realizam competições de surfe. A entrada é no km 15 da estrada Guarujá→Bertioga, o acesso também pode ser feito pela Praia de São Pedro passando pelo condomínio Iporanga.

Um refúgio tranquilo a cerca de 120 km de São Paulo. Um bonito passeio pela Mata Atlântica, em meio a mansões de luxo.

Tem estacionamento seguro, e estrutura com banheiros, bebedouro e ducha de água doce que provavelmente vem de alguma nascente na mata.

Tijucopava-Guaruja-SP
Praia Tijucopava – Guarujá – SP

O acesso a praia também pode ser feito pelo Condomínio Iporanga, na Praia de São Pedro. A areia é branquinha, o mar é bravio e os salva-vidas sinalizam a praia para garantir a segurança de todos.

Tem acesso controlado e limitado, somente 20 carros de visitantes por dia podem entrar, portanto chegue cedo para garantir sua entrada.

No local não tem quiosques, barracas e ambulantes, a venda de comida e bebida é proibida no local. Guardas florestais e seguranças fiscalizam e monitoram a área 24 horas por dia, nada passa despercebido.

Mas vale a pena conhecer a beleza do lugar, além de estar em total segurança, você nunca vai se deparar com uma praia lotada com som alto por todos os lados. E não se esqueça de levar lanches e bebidas, principalmente água.

Praia-Tijucopava-Guaruja-SP
Praia Tijucopava – Guarujá – SP

Praia do Góes – Guarujá

Praia pequena, com apenas 250 metros de extensão, a Praia do Góes é cercada de morros cobertos de Mata Atlântica, com mar calmo e águas transparentes, sem correntes ou ondas, porém é praia de tombo.

Entre as pedras, na maré baixa formam algumas piscinas naturais. É uma vila de pescadores, a maioria da população trabalha com pesca e habitam a praia.

O acesso é feito por embarcação que sai da Ponte Edgard Perdigão em Santos, ou por trilha a partir da Praia de Santa Cruz dos Navegantes.

A Praia do Sangava, situada na saída da Baía de Santos, pode ser acessada através de trilhas, a partir da Praia do Góes.

Praia-do-Goes-Guaruja-SP
Praia do Góes – Guarujá

Apesar de ficar no Guarujá, é muito fácil de chegar a partir de Santos. Pequenos barcos fazem essa travessia várias vezes diariamente.

O visual da praia é espetacular, com vegetação nativa e algumas pedras na areia que dão um toque selvagem na praia. A praia do Góes é muito procurada por quem curte aventuras e apaixonados pela natureza.

A trilha da Praia do Góes no Guarujá fica na praia Santa Cruz dos Navegantes, só pode ser feita a pé e o percurso dura cerca de 30 minutos e não é muito boa principalmente no tempo da chuva.

A travessia de barco é mais segura. Existem algumas opções de quiosques e restaurantes com mesas, cadeiras e guarda-sóis. alugueis de pranchas para stand up e barcos.

Praia-do-Goes-Guaruja-SP
Praia do Góes – Guarujá – SP

Praia das Conchas – Guarujá

A Praia das Conchas é bem pequena, com cerca de 50 metros, que fica dentro de um condomínio fechado, no caminho para a balsa entre o Guarujá e Bertioga e tem um número limitado de carros que pode acessar por dia.

É recomendável chegar bem cedo, a portaria abre às 7 horas. Entre pela segunda portaria do condomínio, se descer pela primeira portaria vai chegar à Praia de São Pedro, que também é espetacular.

Porém vai ter que andar uns 20 minutos para chegar à Praia das Conchas. Não tem nenhuma estrutura, nem ambulantes, é preciso levar tudo, principalmente alimento e água.

O mar é muito calmo, raso, parece uma piscina, águas transparentes, uma das melhores praias do Guarujá para ir com crianças.

Pode andar muitos metros mar adentro com água pela cintura, a areia é fininha e clarinha, cercada de natureza. No canto esquerdo da praia, entre as pedras tem lindas piscinas naturais.

Ótima para ir com crianças e não gosto de mar agitado, esta é a minha praia preferida no Guarujá. Não se esqueça de trazer repelente e calçado para andar sobre as pedras.

Praia-das-Conhas-Guaruja-SP
Praia das Conchas – Guarujá – SP

Praia do Perequê – Guarujá

A Praia do Perequê no Guarujá é uma vila de pescadores, com comércio especializado em peixes e frutos do mar. Perequê é a maior colônia de pesca do Guarujá e também reduto de Caiçaras.

Tem cerca de 2.400 metros de extensão, muito linda, com areia branca e fina e um mar bem tranquilo, mas não é uma das melhores praias do Guarujá para banho.

A grande concentração de embarcações que despejam resíduos no mar e óleo das embarcações inviabilizam o banho de mar.

Mas é uma boa opção para quem gosta de tomar sua bebida preferida e comer frutos do mar fresquinhos observando a atividade dos pescadores.

O local tem uma boa infraestrutura de restaurantes e quiosques rústicos que servem excelentes pratos principalmente de frutos do mar. O local, por motivos óbvios tem um forte cheiro de peixe que não agrada a muita gente.

Mas o interesse de boa parte dos turistas além de comer frutos do mar fresquinhos, é aproveitar a Cachoeira do Perequê que fica do lado esquerdo do bairro do Perequê, no canto da mata.

A piscina artificial de água natural que desce da mata e a pequena cachoeira que faz a alegria da criançada. É uma cachoeira pequena mas com grande vazão de água.

Praia-do-Pereque-Guaruja-SP
Praia do Perequê – Guarujá – SP

É com muito pesar que estou deixando o Guarujá e já estou com saudade, mas espero que todos vocês possam aproveitar o mesmo que eu nessa maravilhosa cidade. Para sua maior comodidade alugue um carro no Guarujá.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

10 comentários em “12 Melhores Praias do Guarujá – SP para curtir suas próximas férias”

  1. Realmente Guarujá lugar deslumbrante, há três anos descobri essa maravilha desde então todo ano vou conhecer praias novas enfim…é um encanto de lugar você imprime uma data comemorativa é muito especial para mim meu aniversário e aniversário de casamento.

  2. Conhecemos o Guarujá há alguns dias! Fomos as praias do Pernambuco e Perequê. Nos apaixonamos. Já voltamos 2 vezes. Esse fim de semana iremos novamente.😅

    1. Bom dia Sandra, obrigada pelo seu comentário, você tem razão, já tenho a lista de várias praias de Guarujá que conheci recentemente e que vou acrescentar no post. Uma cidade linda como Guarujá sempre apresenta surpresas sempre que a gente faz uma nova visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *