Que tal tirar um final de semana para conhecer as mais incríveis e melhores praias de Ilhabela? Em Ilhabela existem mais de 40 praias e mais de 100 cachoeiras.
Se você está de férias com a família e quer descansar, com certeza prefere praias com estrutura, diversão e bons lugares para comer e tomar sua bebida sem stress.
Separamos as melhores praias com boa estrutura. Mas nada impede que em passeios você conheça as praias desertas e maravilhosas onde a natureza dá seu show.
Em Ilhabela o transporte público funciona muito bem, em quase todas as praias tem ponto de ônibus. Quase toda a orla é urbanizadas com calçadão e ciclovias e oferecem várias opções de trilhas para as mais lindas cachoeiras.
Mas para tornar seu passeio mais agradável use sempre repelente por cima do protetor solar. Onde tem mata, cachoeiras e água limpa, como é o caso de Ilhabela, o borrachudo vai estar sempre presente. Mas isso não é um impedimentos para conhecer as mais belas praias de Ilhabela.
Leia também:
- Hotéis e Pousadas em Ilhabela
- Melhores praias do Guarujá
- Hotéis e Pousadas no Guarujá
- O que fazer em Bertioga
Confira as melhores dicas para conhecer as maravilhosas praias de Ilhabela
O aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos. Leia todo o artigo ou selecione nos links abaixo o assunto de seu maior interesse.
- Onde fica Ilhabela
- Como chegar
- Quando ir – melhor época
- Praias de Ilhabela – Centro
- Praias de Ilhabela – lado norte
- Praias de Ilhabela – lado leste
- Praias de Ilhabela – lado sul
- Empresas de turismo em Ilhabela
Onde fica Ilhabela
Ilhabela fica no litoral norte do estado de São Paulo na microrregião de São Sebastião, no eixo São Paulo – Rio de Janeiro. No litoral norte de São Paulo fica próxima das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
No litoral Sul do Rio de Janeiro fica próxima de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. São 210 km de São Paulo capital e 440 km do Rio de Janeiro. A cidade tem 3 regiões definidas a partir do porto da balsa; centro, norte e sul.
Como chegar
De carro, ônibus, moto ou qualquer outro veículo, saindo de São Paulo, comece pela via Dutra, siga pela BR 101 a BR Rio – Santos até São Sebastião, vá até o centro da cidade e pegue a balsa para Ilhabela.
O percurso dura cerca de 15 minutos e saem a cada 30 minutos. Ao chegar em Ilhabela alugue um carro para se locomover com maior comodidade. Também fazer o percurso de helicóptero partindo de qualquer heliporto autorizado.
Passageiros a pé não pagam passagem. Para sair da ilha, todos os veículos pagam apenas a TPA – Taxa de Preservação Ambiental, carros com placa de Ilhabela são isentos. Evite ficas horas na fila, no final do post você encontra o site oficial para comprar as passagens.
Em Ilhabela o transporte funciona muito bem para todas as regiões, mas se desejar conhecer mais praias alugue um carro na própria ilha ou contrate uma das agências de turismo instalados na ilha, os contatos você encontra no final do post.
Quando ir – melhor época
Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro é período chuvoso na região sudeste. É sempre bom conferir a previsão do tempo e aproveitar os períodos em que a chuva dá uma trégua.
Os melhores meses para visitar as praias de Ilhabela, são abril e maio, quando o inverno ainda não se instalou, setembro e outubro são ótimos, o inverno já se foi e a temperatura começa a subir. Dá para aproveitar melhor os passeios, percorrer trilhas e visitar as cachoeiras.
Nos meses de julho e agosto as praias estão mais vazias. No mês de dezembro, eu pessoalmente não gosto, o aumento de turistas aumenta consideravelmente por causa das férias escolares.
Seja qual for a época que você escolher não se esqueça de levar repelentes, mosquitos borrachudos em Ilhabela incomodam bastante.
Praias de Ilhabela – Centro
No centro estão concentradas as melhores opções de bares, restaurantes, hospedagens, comércios em geral e diversão, é também o principal ponto de partida para todas os passeios. Vejamos então as praias que valem a pena conhecer.
- Praia da Barra Velha
- Praia do Perequê
- Praia de Itaguaçu e Praia do Itaquanduba
- Praia Saco da Capela
- Praia do Pequeá
- Praia Engenho d’Agua
1. Praia da Barra Velha
Barra Velha é aquela praia linda que você avista logo quando desembarca da balsa. Mesmo não sendo uma das praias de Ilhabela mais bonitas e mais limpas, é muito importante, porque é aqui que tudo começa.
A visão de tantos barcos coloridos, a biodiversidade espantosa, o ribeirão e as cachoeiras que desaguam no mar, formam um cenário perfeito para fotos. Mas não é apropriada para banho, por ser área de mangue e ter muito lodo. e ainda ponto de partida e chegada de barcos pesqueiros.
Mas para passear de bike e fazer caminhada é uma delícia. Fazer caminhada pela ponte estaiada que atravessa o rio, tem ótima iluminação, é muito bom para passear no final da tarde quente de Ilhabela.
Durante a maré baixa é possível ver muitos caranguejos e uma grande diversidade de pássaros. É um ótimo local para se hospedar, perto de tudo e preços bem acessíveis. O centro é bem simpático com aquele ar de cidade do interior e é o ponto de partida para todos os passeios da ilha.
2. Praia do Perequê
É a sequência da Praia de Barra Velha, e uma das praias de Ilhabela que mais recebe eventos esportivos, shows e outras atrações. Depois do centro é o local que tem mais restaurantes.
Não tem água tão cristalina como as outras praias, mas de uma beleza extraordinária. O entardecer nessa praia é maravilhoso.
A praia começa a partir do famoso gramadão, local agradável para esportes ao ar livre e uma ciclovia que contorna toda a praia.
Durante a sua caminhada você vai encontrar vários hotéis, pousadas, quiosques e restaurantes, principalmente o restaurante Pimenta de Cheiro, famoso na região, praticamente pé na areia, com preços bem acessíveis e mesas e guarda-sóis espalhados na areia.
Caminhado até a terceira parte da Praia do Perequê você chega ao Shopping Ardhentia, onde acontecem as festas de réveillon, datas comemorativas e festas particulares com muita música ao vivo. Tem restaurantes e academia. Em toda a orla você vai encontrar vários hotéis e quiosques.
Continuando a caminhada você chega até a parte da Praia do Perequê mais frequentada, onde acontecem vários eventos e a prática de esportes de areia. Tem o famoso quiosque do Pelicano, muito frequentado com mesas espalhadas pela areia.
Durante a alta temporada a frequência é muito alta e não difere muito de outras praias do estado de São Paulo. Se você quiser um pouco mais de tranquilidade, prefira os trechos do início da praia.
3. Praia de Itaguaçu e Praia do Itaquanduba
É a sequência da Praia do Perequê. Mar super calmo, uma das praias de Ilhabela mais tranquilas, dá até pra fazer aula de natação no mar.
A orla é bem cuidada, com ciclovias, quiosques, hotéis e pousadas. Na rotatória tem a fonte dos peixes, uma linda obra de arte e ponto de referência.
Na faixa de areia tem parquinho infantil feito de madeira e academia a céu aberto. Me encantei não só pelas belas paisagens , mas pela limpeza e conservação da praia, tudo muito bem cuidado e limpo. Tem lugares lindos para fazer fotos nas grandes pedras espalhadas pela praia.
Itaguaçu termina no Beach Tênis e tem início à Praia do Itaquanduba. A orla da praia continua linda, logo no início tem 6 quadras particulares de beach tênis, é uma praia mais dedicada ao esporte.
Tem o Paddle Club Ilhabela, onde os esportistas disputam canoa havaiana e remo e a Marina Porto onde acontecem vários eventos de esportes aquáticos, principalmente remo.
Apesar de ser bonita e calma nem sempre está própria para banho, antes de entrar no mar observe a bandeira de balneabilidade ou consulte aqui a balneabilidade das praias de Ilhabela.
4. Praia Saco da Capela
Localizada no sentido norte a apenas 1km do centro da vila, esta praia possui areia clara, mar tranquilo e algumas amendoeiras espalhadas pela praia que oferecem ótima sombra.
Tem boa estrutura com muitos quiosques, restaurantes com banheiros e chuveiros. É muito frequentada principalmente por praticantes de barco a vela.
Aqui fica um dos pontos mais conhecidos da praia que é o Iate Clube Pindá. A praia é muito linda, mas a quantidade de embarcações na água impedem o banho de mar.
É bem barulhenta com muita música alta, uma das praias de Ilhabela mais agitadas. então se você não é admirador de barcos e nem praticante do esporte, e não gosta de muito barulho, vamos pra outra praia.
5. Praia do Pequeá
Pequeá é um bairro muito bonito, agradável e chique de Ilhabela. Fica no lado norte da ilha, de fácil acesso. As casas são de alto padrão.
Essa praia fica entre a Praia do Engenho d’água e a Praia do Saco da Capela, perto da praia tem uma boa área para estacionar.
Do píer de 30 metros de extensão, que marca o início da Praia de Pequeá, as imagens são fantásticas, dá para avistar a cidade de São Sebastião do outro lado, o tom azul da água é simplesmente maravilhoso.
É caminho das tartarugas, com sorte você poderá avistar algumas delas. As árvores conhecidas como Chapéu de Praia fazem bastante sombra, ótimo para a criançada.
O mar é calmo, muito bom para praticar o stand up paddle, passear de barco e para velejar. Venta que é uma beleza! É uma das praias de Ilhabela mais bonitas e mais tranquilas.
6. Praia Engenho d’água
Sequência da praia Itaquanduba, mar tranquilo , ótimo para crianças, porém sem estrutura de restaurantes. É uma praia conhecida pela antiga Fazenda Engenho d’água.
Hoje não produz mais cachaça, mas faz parte da história de Ilhabela. Fica perto do centro histórico da Ilha, apesar de ser uma praia urbana tem águas claras e calmas com areia fina.
Essa é uma das praias de Ilhabela mais frequentadas por praticantes de todas as modalidades do iatismo, tem inclusive uma escola desse esporte no local.
Tem uma linda vista da baía de São Sebastião. No calçadão tem uma exposição esculturas de arte sacra, do artista Gilmar Pinna da “Via Crucis” contextualizada de forma muito interessante!
Apesar de não ser tão bonita, o mais interessante é a possibilidade de se ver tartarugas marinhas, as crianças vibram. Na praia tem bastante sombra, que alivia bastante quando o sol está muito quente.
Praias de Ilhabela – lado norte
As praias de Ilhabela do lado norte são muitas, a maioria sem estrutura turística, mas são paraísos imperdíveis. Hoje todo mundo busca um cantinho na natureza para fugir do tumulto de grandes centros.
Em Ilhabela com certeza você vai encontrar muitas paisagens preservadas para conhecer em passeios de carro ou de barco. Vou destacar as que têm alguma estrutura para passar o dia ou de hospedar.
- Praia do Jabaquara
- Praia da Fome
- Praia da Armação
- Praia do Pinto
- Praia da Pedra do Sino
- Praia Mercedes
- Praia do Viana
- Praia de Santa Tereza
- Praia dos Castelhanos
7. Praia do Jabaquara
Fica bem longe da agitação de Ilhabela, no lado norte, a 13 km da balsa. A natureza aqui é show e o mar é espetacular. O acesso pode ser feito de barco ou pela estrada.
Tem estrutura com quiosques e um restaurante com cardápio variado, com banheiros e chuveiros com água doce e pousadas nas proximidades. Chegando na praia é preciso estacionar em uma área particular, o estacionamento é pago.
Para chegar tem um trecho de estrada de chão e uma pequena trilha do estacionamento até a praia. A paisagem é impressionante com parte de costões rochosos, piscinas naturais e a faixa de areia. Lembra do repelente que te falei no início do artigo?
Pois é, reforce, os borrachudos aqui não respeitam nada. As praias de Ilhabela são espetaculares, mas tem esse inconveniente, mas dá para contornar.
Se você for alérgico a picadas de insetos, ande vestido da cabeça aos pés com roupas com proteção solar, chegue tarde e vá embora cedo. Os borrachudos atacam de preferência no início da manhã e no final da tarde.
8. Praia da Fome
A Praia da Fome é uma das mais praias de Ilhabela mais bonitas. O nome não é muito agradável, mas tem lá a sua história, a paisagem dos 150 metros de extensão surpreende.
Esse nome vem da época do comércio de escravos, os navios negreiros paravam ali para alimentar os escravos que chegavam famintos da África, para depois vendê-los pelo peso.
O acesso é somente por mar ou por trilha a partir da Praia do Jabaquara. A trilha é longa e difícil, 1 hora e 40 minutos para um bom caminhante. O melhor horário para percorrer a trilha é bem cedo.
Eu acho melhor chegar de barco. O mar é muito calmo, a água super cristalina, ideal para mergulho, uma das melhores da região para essa finalidade.
Tem quiosque que oferece guarda-sóis, mesas e cadeiras, comida e bebida. Na alta temporada fica lotada de turistas e barcos de passeios. Tem dois lindos riachos que desembocam no mar.
9. Praia da Armação
Fica a cerca de 5.5 km da vila com uma faixa de areia com cerca de 650 metros de extensão. O nome Armação vem da época de 1740, quando na praia havia uma armação de baleias.
tem uma escola de Vela e vários pontos de aluguel de equipamentos para esportes aquáticos. Tem boa estrutura com bares, restaurantes e quiosques.
Na praia você também vai encontrar uma igrejinha muito antiga, onde são realizados casamentos e outras cerimônias.
Nesta praia fica a sede da Associação de Windsurf de Ilhabela, onde há um barzinho, banheiros e chuveiros. A praia é boa para todas as idades e é especialmente frequentada por moradores e desportistas.
10. Praia do Pinto
Fica na sequência da Praia da Armação, uma praia muito gostosa, cercada de muitos coqueiros e árvores que aquela sombra reconfortadora, tem barracas que servem comida e bebida nas mesas espalhadas na areia.
Conta com um píer muito charmoso, a paisagem é magnífica e o mar super calmo, uma das melhores praias de Ilhabela para ir com crianças.
11. Praia da Pedra do Sino
Tem 270 metros de extensão, fica a 10,9 km do centro de Ilhabela. O mar é muito calmo, raso, águas cristalinas e toda cercada de mata nativa e coqueiros.
Tem boa estrutura com quiosques, restaurantes e estacionamento. Tem local de aluguel de pranchas e caiaques.
Praia maravilhosa para ir com a família, o mar é tranquilo Conta com aluguel de caiaques e stand up. Pela passarela de madeira você chega à Pedra do sino.
O nome Pedra do sino se refere ao som emitido por uma grande pedra, que ao ser martelada, emite um som semelhante ao som de um sino.
12. Praia Mercedes
Fica a 2,5 km ao lado norte da Vila, e a 8,5 km da balsa. É pouco conhecida, nem parece fazer parte das praias de Ilhabela, fica escondida pelo muro do luxuoso Hotel Mercedes.
É um hotel pé na areia com praia privativa. Vale a pena visitar, é maravilhosa. Ao lado tem uma praia pública; a Praia do Viana, igualmente bonita. O hotel é o melhor lugar de Ilhabela para relaxar e a diária nem é tão cara.
14. Praia de Santa Tereza
A praia é tranquila, frequentada principalmente por pescadores, as frondosas árvores da orla e a enorme quantidade de barcos e canoas coloridas compõem o cenário da praia.
Na orla tem parquinho infantil, bancos para relaxar, quadras de esporte, mas não muito utilizada para banho, por causa da grande quantidade de barcos ancorados. É onde fica a sede da Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela, ao lado do Iate Clube de Ilhabela.
13. Praia do Viana
Fica a cerca de 3 km ao norte da vila. Praia magnífica de areia branca e mar calmo, cheio de piscinas naturais. O bar do Viana oferece espreguiçadeiras, cadeiras e guarda-sóis.
Tem boa estrutura com quiosques, bares e restaurantes. Mais frequentada por moradores e hóspedes das pousadas da região. Vale a pena passar o dia com a família.
Praias de Ilhabela – sentido leste
Do lado leste tem muitas praias bonitas e selvagens que você pode conhecer percorrendo as trilhas ou de barco e algumas com estrutura. Vale muito a pena contratar um passeio para conhecer.
15. Praia dos Castelhanos
A Praia dos Castelhanos é considerada uma da mais bela do Brasil e um dos principais pontos turísticos de Ilhabela.
É uma das maiores praias da ilha, com cerca de 1,5 de extensão, praia de mar aberto, agitado, excelente para a prática de surf. Conta com pequena estrutura de restaurantes à beira mar e quiosques e estrutura de praia.
O atendimento é feito pela comunidade Caiçara local, que fazem tudo para prestar o melhor atendimento. Seu acesso principal é uma estrada que passa em meio a Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela.
Só é permitida a entrada de motos, bicicletas, carro 4×4, de barco ou a pé. O passeio de barco é melhor porque eles param em diversas praias maravilhosas da região como a Praia Saco do Eustáquio e muitas outras.
Tem diversas trilhas que levam a outras praias espetaculares e desertas. Não há ofertas de pousadas na Praia dos Castelhanos, apenas campings e quartos nas casas do moradores locais.
Praias de Ilhabela – lado sul
São um total de 9 praias, todas maravilhosas, algumas desertas, e principalmente no extremo sul o mar é agitadíssimo e a natureza praticamente intocada, onde às vezes não é possível chegar em pequenas embarcações.
- Praia ilha das cabras
- Praia do Portinho
- Praia da Feiticeira
- Praia do Julião
- Praia Grande
- Praia do Curral
- Praia do Bonete
16. Praia ilha das cabras
A Ilha das Cabras é uma das ilhotas que fazem parte do arquipélago de Ilhabela. Fica no início do lado sul da ilha. Tem ótima infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas.
É um dos principais pontos turísticos e uma das praias de Ilhabela mais charmosas. É onde fica o Santuário Ecológico Submarino, juntamente com a Praia do Oscar.
No santuário é possível encontrar abundante vida marinha como corais coloridos que dão abrigo a peixes ornamentais de várias espécies, cavalos marinhos, estrelas do mar e tartarugas. É especial para mergulho e em Ilhabela existem várias escolas que dão cursos e acompanham os alunos.
17. Praia do Portinho
É a primeira praia depois do ponto da balsa, que fica a 4 km. É pequena, tem apenas 60 m de extensão, faz parte do Santuário Ecológico Marinho da Ilha das Cabras.
Conta com algumas vagas de estacionamento, boa estrutura de bares, restaurantes, quiosques e muitas pousadas e a capela de Santo Antônio. Tem uma vida marinha riquíssima, o que atrai muitos mergulhadores.
A visibilidade até 10 metros é muito boa. Para a preservação do santuário a pesca é proibida. Com águas cristalinas, muitas piscininhas naturais, é uma das excelentes praias de Ilhabela para ir com crianças.
18. Praia da Feiticeira
Uma das mais conhecidas e movimentadas praias de Ilhabela. O mar é transparente com vários tons de azul que só mesmo Deus poderia criar, calmo, areias claras, muito bom para a prática de stand up e passeios de barco.
Cercada por condomínios de luxo que dificultam um pouco o trânsito de pedestres. É linda mas não tem pouca estrutura turística, com poucas barracas.
Mas em altas temporadas é bem movimentada. No local tem aluguel de equipamentos para esportes aquáticos.
19. Praia do Julião
A Praia do Julião, também conhecida como Prainha, fica entre a Praia da Feiticeira e a Praia Grande, no sentido sul da Ilha, a cerca de 5 km do ponto da balsa.
O acesso é fácil por uma pequena trilha na beira da estrada. Se você está sem carro, não é problema, tem linha de ônibus que faz o percurso, e para quem está de carro tem um pequeno estacionamento e opções de estacionamento pago em áreas particulares.
O mar é tranquilo, ideal para famílias com crianças. Na maré baixa, as rochas abundantes no local ajudam a formar maravilhosas piscinas naturais, excelentes para mergulho com snorkel.
Tem ótima infraestrutura com quiosques, bares, restaurantes e hospedagens. Você pode alugar no local, equipamentos de esportes aquáticos, mesas, cadeiras e guarda-sóis. Para conseguir estacionar chegue bem cedo, mais tarde é difícil de encontrar uma vaga.
20. Praia do Curral
Fica a cerca de 8,5 km a partir do ponto da balsa, sentido sul. É uma das melhores praias de Ilhabela para quem gosta de animação. Aqui acontecem muitas baladas, com muita música.
Muito bem servida de bares, restaurantes, bares, hotéis e pousadas luxuosas. Na alta temporada o mar fica cheio de barcos e lanchas que trazem turistas para aproveitar as estruturas dos bares e restaurantes. O mar é calmo ideal para banho e prática de esportes na areia.
21. Praia Grande
Praia tranquila, com boa estrutura com bares, restaurantes, pousadas e estacionamento, boa faixa de areia. Mar cristalino com muitos peixes e tartarugas, excelente para mergulho livre.
Uma das praias mais completas de Ilhabela. Fica a cerca de 6.5 km da balsa sentido sul. Bem urbanizada com praça, parquinho infantil feito em madeira.
Tem aluguel de equipamentos de mergulho, caiaques e pranchas de stand up. Ótimo lugar para mergulho. As construções são de luxuosas casas de praia.
22. Praia do Bonete
Classificada entre as 10 praias mais bonitas do Brasil, fica ao sul de Ilhabela de frente para o mar aberto. Tem aspecto selvagem, areias claras e ondas altas que fazem a festa dos surfistas.
Por suas características, atrai muito os ecoturistas. Os moradores formam a maior comunidade de Caiçaras de Ilhabela.
A praia é acessível somente por uma trilha de 12 km que começa em Sepituba ou pelo mar. É uma trilha longa, de nível fácil a médio, com duração de 3 a 6 horas dependendo do caminhante.
Se você deseja se hospedar por lá, considere estas informações: em Bonete a energia elétrica funciona com geradores e painéis solares e deve ser consumida com economia.
Tem muito mosquito borracho, por isso o uso de repelente, meias, calça comprida e blusa de manga longa, é a melhor proteção, no local você compra o repelente apropriado.
Uma lanterna também é indispensável e não conte com vida noturna. Existem algumas pousadas, campings e quartos nas casas dos moradores.
Não enfrente filas quilométricas, compre seu ticket no Site Oficial hora marcada. Compare e compre suas passagens aéreas no Booking pelo menor preço. Para se locomover com mais liberdade alugue um carro.
Além destas praias descritas no artigo você vai encontrar muitas outras em passeios de carro, barcos e escunas, veja abaixo o contatos de algumas empresas de turismo em Ilhabela e aproveite muito.
Empresas de turismo em Ilhabela
- LandPoint Agência de Turismo Ilhabela
- Webtur agência de viagens
- Bem Receptivo Ilhabela
- Ilha Bela: Terra & Mar Turismo
- Castelhanos Tour
- Dagami Tour
Veja outros assuntos que podem te interessar;
Faltou as mais lindas
Castelhanos..Eustaquio..Bonete… Indaiauba..Veloso
Praia de Barra Velha e Saco da capela nao sao para banho devido a qtde de embarcações. Sao portos e poitas nauticas . Inviável como banho . Estrutura de banheiros como foi comentado desconheço..so existe os dos restaurantes e bares nas praias q foram mencionados
Bom dia Ricardo, muito obrigada pelo seu comentário e sugestões, vou rever o post considerando as suas observações.
Indo p norte tem arozal ainda