Pular para o conteúdo

22 Praias de Ilhabela: que vale a pena conhecer

Que tal tirar um final de semana para conhecer as mais incríveis e melhores praias de Ilhabela?  Em Ilhabela existem mais de 40 praias e mais de 100 cachoeiras.

Anúncios

Se você está de férias com a família e quer descansar, com certeza prefere praias com estrutura, diversão e bons lugares para comer e tomar sua bebida sem stress.

Separamos as melhores praias com boa estrutura. Mas nada impede que em passeios você conheça as praias desertas e maravilhosas onde a natureza dá seu show.

Em Ilhabela o transporte público funciona muito bem, em quase todas as praias tem ponto de ônibus. Quase toda a orla é urbanizadas com calçadão e ciclovias e oferecem várias opções de trilhas para as mais lindas cachoeiras.

Anúncios

Mas para tornar seu passeio mais agradável use sempre repelente por cima do protetor solar. Onde tem mata, cachoeiras e água limpa, como é o caso de Ilhabela, o borrachudo vai estar sempre presente. Mas isso não é um impedimentos para conhecer as mais belas praias de Ilhabela.

Leia também:

Confira as melhores dicas para conhecer as maravilhosas praias de Ilhabela

O aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos. Leia todo o artigo ou selecione nos links abaixo o assunto de seu maior interesse.

Onde fica Ilhabela

Ilhabela fica no litoral norte do estado de São Paulo na microrregião de São Sebastião, no eixo São Paulo – Rio de Janeiro. No litoral norte de São Paulo fica próxima das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Anúncios

No litoral Sul do Rio de Janeiro fica próxima de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande.  São 210 km de São Paulo capital e 440 km do Rio de Janeiro. A cidade tem 3 regiões definidas a partir do porto da balsa; centro, norte e sul.

Como chegar

De carro, ônibus, moto ou qualquer outro veículo, saindo de São Paulo, comece pela via Dutra, siga pela BR 101 a BR Rio – Santos até São Sebastião, vá até o centro da cidade e pegue a balsa para Ilhabela.

O percurso dura cerca de 15 minutos e saem a cada 30 minutos. Ao chegar em Ilhabela alugue um carro para se locomover com maior comodidade. Também fazer o percurso de helicóptero partindo de qualquer heliporto autorizado.

Passageiros a pé não pagam passagem. Para sair da ilha, todos os veículos pagam apenas a TPA – Taxa de Preservação Ambiental, carros com placa de Ilhabela são isentos. Evite ficas horas na fila, no final do post você encontra o site oficial para comprar as passagens.

Em Ilhabela o transporte funciona muito bem para todas as regiões, mas se desejar conhecer mais praias alugue um carro na própria ilha ou contrate uma das agências de turismo instalados na ilha, os contatos você encontra no final do post.

Quando ir – melhor época

Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro é período chuvoso na região sudeste. É sempre bom conferir a previsão do tempo e aproveitar os períodos em que a chuva dá uma trégua.

Pra-todos-verem:Praia-Vermelha-Ilhabela-SP
Praia em Ilhabela – São Paulo

Os melhores meses para visitar as praias de Ilhabela, são abril e maio, quando o inverno ainda não se instalou, setembro e outubro são ótimos, o inverno já se foi e a temperatura começa a subir.  Dá para aproveitar melhor os passeios, percorrer trilhas e visitar as cachoeiras.

Nos meses de julho e agosto as praias estão mais vazias. No mês de dezembro, eu pessoalmente não gosto, o aumento de turistas aumenta consideravelmente por causa das férias escolares.

Seja qual for a época que você escolher não se esqueça de levar repelentes, mosquitos borrachudos em Ilhabela incomodam bastante.

Praias de Ilhabela – Centro

No centro estão concentradas as melhores opções de bares, restaurantes, hospedagens, comércios em geral e diversão, é também o principal ponto de partida para todas os passeios. Vejamos então as praias que valem a pena conhecer.  

1. Praia da Barra Velha 

Barra Velha é aquela praia linda que você avista logo quando desembarca da balsa. Mesmo não sendo uma das praias de Ilhabela mais bonitas e mais limpas, é muito importante, porque é aqui que tudo começa.

Pra-todos-verem:Praia-da-Barra-Velha-melhores-praias-de-Ilhabela-SP 
Praia da Barra Velha – Ilhabela – SP

A visão de tantos barcos coloridos, a biodiversidade espantosa, o ribeirão e as cachoeiras que desaguam no mar, formam um cenário perfeito para fotos. Mas não é apropriada para banho, por ser área de mangue e ter muito lodo. e ainda ponto de partida e chegada de barcos pesqueiros.

Mas para passear de bike e fazer caminhada é uma delícia. Fazer caminhada pela ponte estaiada que atravessa o rio, tem ótima iluminação, é muito bom para passear no final da tarde quente de Ilhabela.

Durante a maré baixa é possível ver muitos caranguejos e uma grande diversidade de pássaros. É um ótimo local para se hospedar, perto de tudo e preços bem acessíveis. O centro é bem simpático com aquele ar de cidade do interior e é o ponto de partida para todos os passeios da ilha.

2. Praia do Perequê

É a sequência da Praia de Barra Velha, e uma das praias de Ilhabela que mais recebe eventos esportivos, shows e outras atrações. Depois do centro é o local que tem mais restaurantes.

Pra-todos-verem:Praia-do-Pereque-Ilhabela-SP
Praia do Perequê – Ilhabela – SP

Não tem água tão cristalina como as outras praias que iremos conhecer, mas de uma beleza extraordinária. O entardecer nessa praia é maravilhoso.

A praia começa a partir do famoso gramadão, local agradável para esportes ao ar livre e uma ciclovia que contorna toda a praia.

Durante a sua caminhada você vai encontrar vários hotéis, pousadas, quiosques e restaurantes, principalmente o restaurante Pimenta de Cheiro, famoso na região, praticamente pé na areia, com preços bem acessíveis e mesas e guarda-sóis espalhados na areia.

Caminhado até a terceira parte da Praia do Perequê você chega ao Shopping Ardhentia, onde acontecem as festas de réveillon, datas comemorativas e festas particulares com muita música ao vivo. Tem restaurantes e academia. Em toda a orla você vai encontrar vários hotéis e quiosques.

Continuando a caminhada você chega até a parte da Praia do Perequê mais frequentada, onde acontecem vários eventos e a prática de esportes de areia. Tem o famoso quiosque do Pelicano, muito frequentado com mesas espalhadas pela areia.

Durante a alta temporada a frequência é muito alta e não difere muito de outras praias do estado de São Paulo. Se você quiser um pouco mais de tranquilidade, prefira os trechos do início da praia.

3. Praia de Itaguaçu e Praia do Itaquanduba

É a sequência da Praia do Perequê. Mar super calmo, uma das praias de Ilhabela mais tranquilas, dá até pra fazer aula de natação no mar.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES
Pra-todos-verem:Praia-de-Itaguacu-Ilhabela-SP
Praia de Itaguaçu – Ilhabela – SP

A orla é bem cuidada, com ciclovias, quiosques, hotéis e pousadas. Na rotatória tem a fonte dos peixes, uma linda obra de arte e ponto de referência.

Na faixa de areia tem parquinho infantil feito de madeira e academia a céu aberto. Me encantei não só pelas belas paisagens , mas pela limpeza e conservação da praia, tudo muito bem cuidado e limpo. Tem lugares lindos para fazer fotos nas grandes pedras espalhadas pela praia.

Itaguaçu termina no Beach Tênis e tem início à Praia do Itaquanduba. A orla da praia continua linda, logo no início tem 6 quadras particulares de beach tênis, é uma praia mais dedicada ao esporte.

Tem o Paddle Club Ilhabela, onde os esportistas disputam canoa havaiana e remo e a Marina Porto onde acontecem vários eventos de esportes aquáticos, principalmente remo. 

Apesar de ser bonita e calma nem sempre está própria para banho, antes de entrar no mar observe a bandeira de balneabilidade ou consulte aqui a balneabilidade das praias de Ilhabela.

4. Praia Saco da Capela

Localizada no sentido norte a apenas 1km do centro da vila, esta praia possui areia clara, mar tranquilo e algumas amendoeiras espalhadas pela praia que oferecem ótima sombra.

Pra-todos-verem:Praia-Saco-da-Capela-Ilhabela-SP
Praia Saco da Capela – Ilhabela – SP

Tem boa estrutura com muitos quiosques, restaurantes com banheiros e chuveiros. É muito frequentada principalmente por praticantes de barco a vela.

Aqui fica um dos pontos mais conhecidos da praia que é o Iate Clube Pindá. A praia é muito linda, mas a quantidade de embarcações na água impedem o banho de mar.

É bem barulhenta com muita música alta, uma das praias de Ilhabela mais agitadas. então se você não é admirador de barcos e nem praticante do esporte, e não gosta de muito barulho, vamos pra outra praia.

5. Praia do Pequeá 

Pequeá é um bairro muito bonito, agradável e chique de Ilhabela. Fica no lado norte da ilha, de fácil acesso. As casas são de alto padrão.

Pra-todos-verem:Praia-do-Pequea-Ilhabela-SP
Praia do Pequeá – Ilhabela – SP

Essa praia fica entre a Praia do Engenho d’água e a Praia do Saco da Capela, perto da praia tem uma boa área para estacionar.

Do píer de 30 metros de extensão, que marca o início da Praia de Pequeá, as imagens são fantásticas, dá para avistar a cidade de São Sebastião do outro lado, o tom azul da água é simplesmente maravilhoso.

É caminho das tartarugas, com sorte você poderá avistar algumas delas. As árvores conhecidas como Chapéu de Praia fazem bastante sombra, ótimo para a criançada.

O mar é calmo, muito bom para praticar o stand up paddle, passear de barco e para velejar. Venta que é uma beleza!  É uma das praias de Ilhabela mais bonitas e mais tranquilas.                        

6. Praia Engenho d’água

Sequência da praia Itaquanduba, mar tranquilo , ótimo para crianças, porém sem estrutura de restaurantes. É uma praia conhecida pela antiga Fazenda Engenho d’água.

#Pra-todos-verem:Praia-Engenho-dagua-Tartaruga-Marinha-Ilhabela-SP
Tartaruga Marinha – Ilhabela – SP

Hoje não produz mais cachaça, mas faz parte da história de Ilhabela. Fica perto do centro histórico da Ilha,  apesar de ser uma praia urbana tem águas claras e calmas com areia fina. 

Essa é uma das praias de Ilhabela mais frequentadas por praticantes de todas as modalidades do iatismo, tem inclusive uma escola desse esporte no local.

Tem uma linda vista da baía de São Sebastião. No calçadão tem uma exposição esculturas de arte sacra, do artista Gilmar Pinna da “Via Crucis” contextualizada de forma muito interessante!

Apesar de não ser tão bonita, o mais interessante é a possibilidade de se ver tartarugas marinhas, as crianças vibram. Na praia tem bastante sombra, que alivia bastante quando o sol está muito quente.

Praias de Ilhabela – lado norte

As praias de Ilhabela do lado norte são muitas, a maioria sem estrutura turística, mas são paraísos imperdíveis. Hoje todo mundo busca um cantinho na natureza para fugir do tumulto de grandes centros.

Em Ilhabela com certeza você vai encontrar muitas paisagens preservadas para conhecer em passeios de carro ou de barco. Vou destacar as que têm alguma estrutura para passar o dia ou de hospedar.

7. Praia do Jabaquara

Fica bem longe da agitação de Ilhabela, no lado norte, a 13 km da balsa. A natureza aqui é show e o mar é espetacular. O acesso pode ser feito de barco ou pela estrada.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Pra-todos-verem:Praia-do-Jabaquara-Ilhabela-SP
Praia do Jabaquara – Ilhabela – SP

Tem estrutura com quiosques e um restaurante com cardápio variado, com banheiros e chuveiros com água doce e pousadas nas proximidades. Chegando na praia é preciso estacionar em uma área particular, o estacionamento é pago.

Para chegar tem um trecho de estrada de chão e uma pequena trilha do estacionamento até a praia. A paisagem é impressionante com parte de costões rochosos, piscinas naturais e a faixa de areia. Lembra do repelente que te falei no início do artigo?

Pois é, reforce, os borrachudos aqui não respeitam nada. As praias de Ilhabela são espetaculares, mas tem esse inconveniente, mas dá para contornar.

Se você for alérgico a picadas de insetos, ande vestido da cabeça aos pés com roupas com proteção solar, chegue tarde e vá embora cedo. Os borrachudos atacam de preferência no início da manhã e no final da tarde.

8. Praia da Fome 

A Praia da Fome é uma das mais praias de Ilhabela mais bonitas. O nome não é muito agradável, mas tem lá a sua história, a paisagem dos 150 metros de extensão surpreende.

Pra-todos-verem:Praia-da-Fome-Ilhabela-SP
Praia da Fome – Ilhabela – SP

Esse nome vem da época do comércio de escravos, os navios negreiros paravam ali para alimentar os escravos que chegavam famintos da África, para depois vendê-los pelo peso.

O acesso é somente por mar ou por trilha a partir da Praia do Jabaquara. A trilha é longa e difícil, 1 hora e 40 minutos para um bom caminhante. O melhor horário para percorrer a trilha é bem cedo.

Eu acho melhor chegar de barco.  O mar é muito calmo, a água super cristalina, ideal para mergulho, uma das melhores da região para essa finalidade.

Tem quiosque que oferece guarda-sóis, mesas e cadeiras, comida e bebida. Na alta temporada fica lotada de turistas e barcos de passeios. Tem dois lindos riachos que desembocam no mar. 

9. Praia da Armação

Fica a cerca de 5.5 km da vila com uma faixa de areia com cerca de 650 metros de extensão, tem uma escola de Vela e vários pontos de aluguel de equipamentos para esportes aquáticos.

Pra-todos-verem:Praia-da-Armacao-Ilhabela-SP-foto-de-Allisson-Martins
Praia da Armação – Ilhabela – SP/ foto de Allisson Martins

Tem boa estrutura com bares, restaurantes e quiosques. A praia é boa para todas as idades e é especialmente frequentada por moradores e desportistas. 

10. Praia do Pinto

Fica na sequência da Praia da Armação, uma praia muito gostosa, cercada de muitos coqueiros e árvores que aquela sombra reconfortadora, tem barracas que servem comida e bebida nas mesas espalhadas na areia.

Pra-todos-verem:Praia-do-Pinto-Ilhabela-SP
Praia do Pinto Ilhabela – SP

Conta com um píer muito charmoso, a paisagem é magnífica e o mar super calmo, uma das melhores praias de Ilhabela para ir com crianças.

11. Praia da Pedra do Sino

Tem 270 metros de extensão, fica a 10,9 km do centro de Ilhabela. O mar é muito calmo, raso, águas cristalinas e toda cercada de mata nativa e coqueiros.

Pra-todos-verem:Praia-Pedra-do-Sino-Ilhabela-SP
Praia da Pedra do Sino – Ilhabela – SP

Tem boa estrutura com quiosques, restaurantes e estacionamento. Tem local de aluguel de pranchas e caiaques. Praia maravilhosa para ir com a família. Conta com aluguel de caiaques e stand up.

O nome Pedra do sino se refere ao som emitido por uma grande pedra, que ao ser martelada, emite um som semelhante ao som de um sino. Por uma passarela de madeira você chega à tal pedra, fui até lá e bate na pedra só pra comprovar.

12. Praia Mercedes

Fica a 2,5 km ao lado norte da Vila, e a 8,5 km da balsa. É pouco conhecida, nem parece fazer parte das praias de Ilhabela, fica escondida pelo muro do luxuoso Hotel Mercedes.

É um hotel pé na areia com praia privativa. Vale a pena visitar, é maravilhosa. Ao lado tem uma praia pública; a Praia do Viana, igualmente bonita. O hotel é o melhor lugar de Ilhabela para relaxar e a diária nem é tão cara.

13. Praia do Viana

Fica a cerca de 3 km ao norte da vila. Praia magnífica de areia branca e mar calmo, cheio de piscinas naturais. O bar do Viana oferece espreguiçadeiras, cadeiras e guarda-sóis.

Pra-todos-verem:Praia-do-Viana-Ilhabela-SP
Praia do Viana – Ilhabela – SP

Tem boa estrutura com quiosques, bares e restaurantes. Mais frequentada por moradores e hóspedes das pousadas da região. Vale a pena passar o dia com a família. 

14. Praia de Santa Tereza

A praia é tranquila, frequentada principalmente por pescadores, as frondosas árvores da orla e a enorme quantidade de barcos e canoas coloridas compõem o cenário da praia. 

Pra-todos-verem:Praia-de-Santa-Tereza-Ilhabela-SP
Praia de Santa Tereza – Ilhabela – SP

Na orla tem parquinho infantil, bancos para relaxar, quadras de esporte, mas não muito utilizada para banho, por causa da grande quantidade de barcos ancorados. É onde fica a sede da Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela, ao lado do Iate Clube de Ilhabela.

Praias de Ilhabela – sentido leste

Do lado leste tem muitas praias bonitas e selvagens que você pode conhecer percorrendo as trilhas ou de barco e algumas com estrutura. Vale muito a pena contratar um passeio para conhecer.

15. Praia dos Castelhanos

A Praia dos Castelhanos é considerada uma da mais bela do Brasil e um dos principais pontos turísticos de Ilhabela.

É uma das maiores praias da ilha, com cerca de 1,5 de extensão, praia de mar aberto, agitado, excelente para a prática de surf. Conta com pequena estrutura de restaurantes à beira mar e quiosques e estrutura de praia.

O atendimento é feito pela comunidade Caiçara local, que fazem tudo para prestar o melhor atendimento. Seu acesso principal é uma estrada que passa em meio a Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela.

Pra-todos-verem:Praia-dos-Castelhanos-Ilhabela-SP
Praia dos Castelhanos – Ilhabela – SP

Só é permitida a entrada de motos, bicicletas, carro 4×4, de barco ou a pé. Eu prefiro o passeio de barco porque eles param em diversas praias maravilhosas da região como a Praia Saco do Eustáquio e muitas outras.

Tem diversas trilhas que levam a outras praias espetaculares e desertas. Não há ofertas de pousadas na Praia dos Castelhanos, apenas campings e quartos nas casas do moradores locais.

Praias de Ilhabela – lado sul

São um total de 9 praias, todas maravilhosas, algumas desertas, e principalmente no extremo sul o mar é agitadíssimo e a natureza praticamente intocada, onde às vezes não é possível chegar em pequenas embarcações.

16. Praia ilha das cabras

A Ilha das Cabras é uma das ilhotas que fazem parte do arquipélago de Ilhabela. Fica no início do lado sul da ilha. Tem ótima infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas.

Pra-todos-verem:Praia-ilha-das-Cabras-Ilhabela-SP
Praia ilha das cabras – Ilhabela – SP

É um dos principais pontos turísticos e uma das praias de Ilhabela mais charmosas. É onde fica o Santuário Ecológico Submarino, juntamente com a Praia do Oscar.

No santuário é possível encontrar abundante vida marinha como corais coloridos que dão abrigo a peixes ornamentais de várias espécies, cavalos marinhos, estrelas do mar e tartarugas. É especial para mergulho e em Ilhabela existem várias escolas que dão cursos e acompanham os alunos. 

 17. Praia do Portinho

É a primeira praia depois do ponto da balsa, que fica a 4 km. É pequena, tem apenas 60 m de extensão, faz parte do Santuário Ecológico Marinho da Ilha das Cabras.

Pra-todos-verem:Praia-do-Portinho-Ilhabela-SP-Fotos-de-Hotel-Praia-do-Portinho
Praia do Portinho – Ilhabela – SP/Fotos de Hotel Praia do Portinho

Conta com algumas vagas de estacionamento, boa estrutura de bares, restaurantes, quiosques e muitas pousadas e a capela de Santo Antônio. Tem uma vida marinha riquíssima, o que atrai muitos mergulhadores.

A visibilidade até 10 metros é muito boa. Para a preservação do santuário a pesca é proibida. Com águas cristalinas, muitas piscininhas naturais, é uma das excelentes praias de Ilhabela para ir com crianças.

18. Praia da Feiticeira

Uma das mais conhecidas e movimentadas praias de Ilhabela. O mar é transparente com vários tons de azul que só mesmo Deus poderia criar, calmo, areias claras, muito bom para a prática de stand up e passeios de barco.

Pra-todos-verem:Praia-da-Feiticeira- Ilhabela-SP
Praia da Feiticeira – Ilhabela – SP

Cercada por condomínios de luxo que dificultam um pouco o trânsito de pedestres. É linda mas não tem pouca estrutura turística, com poucas barracas. Mas em altas temporadas é bem movimentada. No local tem aluguel de equipamentos para esportes aquáticos.

19. Praia do Julião

A Praia do Julião, também conhecida como Prainha, fica entre a Praia da Feiticeira e a Praia Grande, no sentido sul da Ilha, a cerca de 5 km do ponto da balsa.

Pra-todos-verem:Praia-do-Juliao-Ilhabela-SP
Praia do Julião – Ilhabela – SP

O acesso é fácil por uma pequena trilha na beira da estrada. Se você está sem carro, não é problema, tem linha de ônibus que faz o percurso, e para quem está de carro tem um pequeno estacionamento e opções de estacionamento pago em áreas particulares.

O mar é tranquilo, ideal para famílias com crianças. Na maré baixa, as rochas abundantes no local ajudam a formar maravilhosas piscinas naturais, excelentes para mergulho com snorkel. 

Tem ótima infraestrutura com quiosques, bares, restaurantes e hospedagens. Você pode alugar no local, equipamentos de esportes aquáticos, mesas, cadeiras e guarda-sóis. Para conseguir estacionar chegue bem cedo, mais tarde é difícil de encontrar uma vaga.

20. Praia Grande

Praia tranquila, com boa estrutura com bares, restaurantes, pousadas e estacionamento, boa faixa de areia. Mar cristalino com muitos peixes e tartarugas, excelente para mergulho livre. Oh lugar pra ter tartarugas!

Fica a cerca de 6.5 km da balsa sentido sul. Bem urbanizada com praça, parquinho infantil feito em madeira. Tem aluguel de equipamentos de mergulho, caiaques e  pranchas de stand up. Ótimo lugar para mergulho. As construções são de luxuosas casas de praia.

 21. Praia do Curral

Fica a cerca de 8,5 km a partir do ponto da balsa, sentido sul. É uma das melhores praias de Ilhabela para quem gosta de animação. Aqui acontecem muitas baladas, com muita música.

Pra-todos-verem:Praia-do-Curral-Ilhabela-SP
Praia do Curral – Ilhabela – SP

Muito bem servida de bares, restaurantes, bares, hotéis e pousadas luxuosas. Na alta temporada o mar fica cheio de barcos e lanchas que trazem turistas para aproveitar as estruturas dos bares e restaurantes. O mar é calmo ideal para banho e prática de esportes na areia.

22. Praia do Bonete

Classificada entre as 10 praias mais bonitas do Brasil, fica ao sul de Ilhabela de frente para o mar aberto. Tem aspecto selvagem, areias claras e ondas altas que fazem a festa dos surfistas.

Por suas características, atrai muito os ecoturistas. Os moradores formam a maior comunidade de Caiçaras de Ilhabela.

A praia é acessível somente por uma trilha de 12 km que começa em Sepituba ou pelo mar. É uma trilha longa, de nível fácil a médio, com duração de 3 a 6 horas dependendo do caminhante.

Pra-todos-verem:Praia-do-Bonete-Ilhabela-SP
Praia do Bonete – Ilhabela – SP

Se você deseja se hospedar por lá, considere estas informações: em Bonete a energia elétrica funciona com geradores e painéis solares e deve ser consumida com economia.

Tem muito mosquito borracho, por isso o uso de repelente, meias, calça comprida e blusa de manga longa, é a melhor proteção, no local você compra o repelente apropriado.

Uma lanterna também é indispensável e não conte com vida noturna. Existem algumas pousadas, campings e quartos nas casas dos moradores.

Não enfrente filas quilométricas, compre seu ticket no Site Oficial hora marcada. Compare e compre suas passagens aéreas pelo menor preço. Para se locomover com mais liberdade alugue um carro.

Além destas praias descritas no artigo você vai encontrar muitas outras em passeios de carro, barcos e escunas, veja abaixo o contatos de algumas empresas de turismo em Ilhabela e aproveite muito.

Empresas de turismo em Ilhabela

Veja outros assuntos que podem te interessar;

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

3 comentários em “22 Praias de Ilhabela: que vale a pena conhecer”

  1. Faltou as mais lindas
    Castelhanos..Eustaquio..Bonete… Indaiauba..Veloso
    Praia de Barra Velha e Saco da capela nao sao para banho devido a qtde de embarcações. Sao portos e poitas nauticas . Inviável como banho . Estrutura de banheiros como foi comentado desconheço..so existe os dos restaurantes e bares nas praias q foram mencionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *