Pular para o conteúdo

Cidades Turísticas de São Paulo: 20 destinos que você precisa conhecer

Este post é pra você que está procurando cidades turísticas de São Paulo, seja para passar um final de semana, férias com a família, ou mesmo num passeio bate volta.

Todo mundo conhece a cidade de São Paulo como a cidade da pressa, da correria e da agitação. Mas você sabia que fora da capital paulista existem lugares maravilhosos que em nada se parecem com o stress dos grandes centros?

Descubra 20 destinos de praias, montanhas, cachoeiras, trilhas, esportes radicais e descaso para viagens curtas ou mais longas no estado de São Paulo. 

Com o corre-corre do dia a dia, quando tem um feriado, muita gente corre para a praia mais próxima sem saber que viajando poucos quilômetros a mais é possível encontrar muitas outras opções.

Pra-todos-verem:Cidades-turisticas-de-Sao-Paulo
Ilhabela – SP

Sumário do post:

  1. Peruíbe
  2. Campos do Jordão
  3. Águas de São Pedro
  4. Aparecida
  5. Campinas
  6. Ubatuba
  7. Águas de Lindóia
  8. Brotas
  9. Holambra
  10. Botucatu
  11. São Roque
  12. Serra Negra
  13. Socorro
  14. Ilhabela
  15. Guarujá
  16. Caraguatatuba
  17. Bertioga
  18. Cunha
  19. Águas de São Pedro
  20. São Sebastião

Descubra as cores e sabores das cidades turísticas de São Paulo

Programe sua próxima viagem pelo interior de São Paulo, experimente outros ares, outras gastronomias, lugares espetaculares para praticar os mais variados esportes, soltar a imaginação num voo livre e sentir o cheiro contagiante da natureza.

1. Peruíbe – SP

Peruíbe fica a 128 km de São Paulo, no litoral sul, na região metropolitana da Baixada Santista. Peruíbe pode ser eleita uma cidade turística completa, com praias, turismo ecológico e turismo rural, onde o turista encontra vários atrativos.

Veja algumas das melhores atrações de Peruíbe.

  • Estação Ecológica de Juréia – Itatins
  • O Parque Estadual da Serra do Mar
  • Praias
  • Cachoeiras
  • Turismo rural
  • Aquário de Peruíbe
  • Castelo do Alemão
  • Lama Negra

Melhores Praias de Peruíbe

Conheça algumas das maravilhosas praias de Peruíbe. As praias mais centrais são boas para hospedagem , mas para banho as mais afastadas são melhores.

Com tudo isso, Peruíbe é uma das melhores cidades turísticas de São Paulo e um dos destinos mais baratos para viajar no Brasil. Encontre hotéis em Peruíbe.

  • Prainha.
  • Praia do Arpoador.
  • Praia do Caramborê
  • Praia do Guaraú
  • Praia do Costão.
  • Barra do Una.
  • Praia Caramborê
Pra-todos-verem:-Cidades-turisticas-de Sao-Paulo-Prainha-Peruibe
Prainha – Peruíbe – SP

Campos do Jordão – SP

Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Arquitetura de estilo suíço, aconchegante, é uma bela cidade com excelente gastronomia e rede hoteleira.

Quando se fala em Campos do Jordão muita gente logo pensa em noites frias num lindo restaurante, comendo fondue à beira de uma lareira e em lojas de fios e malhas de inverno, que eu particularmente adoro.

Na verdade, a cidade é muito mais que isso. O Parque Estadual de Campos do Jordão ocupa quase um terço da cidade que abriga e protege várias aves e animais que correm risco de extinção.

O  Parque Estadual Campos do Jordão é um lugar repleto de verde, com bosque, trilhas, cachoeiras e lagos. Você pode fazer caminhadas, ou alugar uma bike no próprio parque, e também praticar arvorismo.

A mais nova atração de Campos do Jordão para os amantes da natureza e de uma boa cerveja artesanal é um mirante com vista 180° das paisagens da Serra da Mantiqueira, no Parque da Cerveja.

Imagine o cenário, um mirante entre as belíssimas montanhas da serra cercado de araucárias, ouvindo o canto dos passarinhos, é um momento único na vida de qualquer um.

Você ainda vai pode saborear as cervejas artesanais; Índia Pale Ale, Dark Strong Ale, Lager, Ginger, Dunkel, Pinhão e Avelã. Minha turma, campeã de levantamento de copo, adorou.

Horário de funcionamento: das 10h às 17h, Valor: R$35.00 por pessoa em 2021. Site Parque da Cerveja. Encontre hotéis em Campos do Jordão, ou se quiser economizar veja Pousadas baratas em Campos do Jordão.

Veja algumas atrações para visitar na cidade:

  • Festival de Inverno no mês de julho, um dos mais famosos do Brasil.
  • Cervejaria Baden Baden
  • Restaurante do Gato Gordo
  • Vila Capivari
  • Parque Tarundu
  • Horto Florestal de Campos do Jordão
  • Ducha de Prata
  • Passeio de teleférico no Morro do Elefante
  • Passeio de Quadriciclo
Pra-todos-verem:Campos-do-Jordao-SP
Campos do Jordão – SP

Águas de São Pedro

O pequeno e tranquilo município de Águas de São Pedro fica a 180 km de São Paulo. É uma das cidades charmosas, perto de SP.

Tem 3 fontes de águas medicinais; fonte Gioconda, fonte Almeida Salles e da Juventude, o que atrai mais turistas. Águas de São Pedro tem atrações para casais, para a família e para aventureiros.

Na cidade fica o famoso Thermas Water Park, um dos maiores do Brasil, com a maior piscina de ondas de São Paulo.

O parque infantil dividido por idade, rio lento para todos, toboáguas quilométricos, a fazendinha Vô Bráulio, enfim, são tantas atrações que não dá para descrever tudo.

A Serra de São Pedro, muito procurada pelos motoqueiros e a rampa do voo livre, onde todo final de semana recebe os praticantes de asa delta e parapente.

Para quem deseja relaxar, na avenida principal tem o Spa termal, onde o visitante pode fazer massagens e outros tratamentos. Encontre hotéis em Águas de São Pedro.

Veja as melhores atrações de Águas de São Pedro: 

  • Fontanário Municipal
  • Thermas Water Park
  • Represa das Palmeiras
  • Parque das Águas
  • Spa Thermal
  • Parque Municipal
  • Praça Doutor Octávio Moura Andrade
  • Mini Horto
  • Parque Dr. Octávio Moura Andrade
Pra-todos-verem:Thermas-Water-Park-Aguas-de Sao-Pedro-SP
Thermas Water Park – Águas de São Pedro – SP

Aparecida

Aparecida ou Aparecida do Norte, é uma das cidades turísticas de São Paulo, principalmente por ser um grande polo religioso do Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é a segunda maior igreja católica do mundo.

Em períodos festivos a cidade recebe mais de 150 mil pessoas que movimentam a indústria do turismo e deixam na cidade milhões de reais.

Todos os anos centenas de fiéis no dia 12 de outubro comparecem à Basílica de Aparecida para agradecer graças recebidas, pagar promessas, muitos inclusive vão a pé.

Mas não é só isso, a cidade é muito limpa, organizada e segura. É uma das cidades turísticas de São Paulo mais visitadas.

A própria estrutura da Basílica criou a Cidade do Romeiro para oferecer aos turistas muitas outras opções de lazer e conhecimento.

A história de Aparecida é muito rica e longa. que teve início com uma imagem da Santa encontrada por 2 pescadores na rede pesca no Rio Paraíba. A historia completa você pode conhecer no site Aparecida donorte.org.

Dentro da Cidade do Romeiro tem uma estrutura incrível, o hotel Rainha do Brasil, onde a maioria dos turistas se hospedam, restaurantes, várias lojas, um lindo lago para andar de pedalinho.

Ainda que você não seja católico como a maioria dos turistas que visitam a cidade de Aparecida, faça a caminhada do Rosário, com esculturas representativas dos mistérios do terço.

Vale muito a pena visitar pelas artes e pela paisagem. A entrada é gratuita. Encontre hotéis em Aparecida.

Pra-todos-verem:Basilica-de-Nossa-Senhora-Aprecida-SP
Basílica de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida – SP

Campinas

Campinas é uma das maiores cidades de São Paulo, muito conhecida por ser um polo econômico, industrial, educacional e sediar eventos corporativos do país inteiro.

Fica a cerca de 90 km da capital. Tem uma importância relevante para o estado de São Paulo e o Brasil. 50 das maiores empresas do mundo têm filial em Campinas.

É uma das cidades mais importantes, com maior geração de empregos, com um dos maiores polos estudantis, científicos e tecnológicos do Brasil.

As universidades de Campinas estão entre as melhores do país. Também apelidado de Vale do Silício Brasileiro por sediar várias empresas de tecnologia.

Mas não pense que Campinas é somente uma cidade industrializada, também oferece esportes, lazer, teatro, shows, passeios, gastronomia, restaurantes, parques, passeios históricos e até um observatório de planetas e da galáxia.

Dentre as atrações de Campinas está o Parque Portugal, também conhecido como Parque Taquaral que é perfeito para a prática de esportes e eventos.

O parque conta com uma linda lagoa para passeios de pedalinho e réplicas de caravelas, também tem várias aves aquáticas e capivaras. Uma das lagoas mais bonitas que já vi.

Também estão no parque o museu de ciências e o auditório Beethoven. Outro passeio legal é o Bosque dos Jequitibás com várias espécies de planta, um serpentário, um aquário Municipal e um museu de história natural.

O charme do Parque de Portugal é o passeio de bondinho. A cidade também abriga a mata de Santa Genebra, a segunda maior floresta urbana do Brasil, atrás apenas da Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro. Encontre hotéis em Campinas.

Pra-todos-verem:Parque-Taquaral-Campinas-SP
Parque Taquaral – Campinas – SP

Ubatuba – SP

Ubatuba fica a 225 km de São Paulo, no litoral norte, entre a Serra do Mar e o mar. Uma das maiores cidades turísticas de São Paulo.

Em todo feriado prolongado a estrada para Ubatuba, fica quase que intransitável. Todo mundo querendo aproveitar a praia.

Para aproveitar bem a sua viagem, consulte a previsão do tempo, que em Ubatuba é muito instável. Você pode sair de São Paulo com o sol rachando e chegar em Ubatuba com chuva.

Não pense que vai conhecer Ubatuba num final de semana, tem coisas demais para ver, só de praias são mais de 100.

Ubatuba é cercada pela exuberante mata Atlântica, quase intocada, com muitas praias, algumas desertas, trilhas e cachoeiras.

Uma das atrações mais procuradas em Ubatuba é o Parque Estadual da Ilha Anchieta, uma área de proteção ambiental, que abriga nas suas águas, tartarugas marinhas, que ali vão para se alimentar.

Você poderá ver outras espécies marinhas no Aquário da cidade. Encontre hotéis em Ubatuba.

Principais praias de Ubatuba

  • Praia Grande. A mais visitada e mais badalada com excelente infraestrutura.
  • Praia de Maranduba
  • Praia da Lagoinha
  • Praia Perequê-Mirim
  • Praia da Santa Rita
  • Praia do Sapê 
  • Praia da Enseada
  • Praia das Toninhas
Pra-todos-verem:Ubatuba-SP
Ubatuba – SP

Águas de Lindóia – SP

Águas de Lindoia fica a cerca de 180 km de São Paulo, quase na divisa com o estado de Minas Gerais. A paisagem é deslumbrante diferente de tudo que você já viu.

Uma das melhores cidades turísticas de São Paulo para relaxar. As principais atrações são as fontes hidrotermais com temperaturas que variam de 30 a 70 graus centígrados e o ecoturismo.

O Thermas Hot World e a fazenda Morro Pelado, oferecem atividades como, passeio a cavalo, tirolesa, arvorismo e pescaria esportiva.

Atrações para conhecer em Águas de Lindóia.

  • Praça Adhemar de Barros. Muito bonita e movimentada.
  • Morro Pelado. Cercado de montanhas paisagens incríveis. 
  • Morro do Cruzeiro. Onde fica a estátua do Cristo Redentor.
  • Balneário Municipal De Águas De Lindóia, parques aquáticos super divertidos.
  • Fontes hidrominerais Águas de Lindóia.
  • Águas do Bosque Zequinha de Abreu.

Compre seu ingresso online antecipado no Thermas Hot World – Águas de Lindóia, ou na empresa de turismo Sete Quedas Adventure.

É a empresa de turismo que leva você para diversas atrações como, passeios a cavalo, tirolesa, arvorismo, Mini Fazenda, Cachoeiras e trilhas. Encontre hotéis em Águas de Lindoia.

Pra-todos-verem:-Aguas-de-Lindoia-SP
Águas de Lindoia – SP

Brotas – SP

Fica a cerca de 246,5 km da cidade de São Paulo. É considerada a capital do turismo de aventura e esportes radicais,  devido às suas belas paisagens e atividades de aventura, como rafting, rapel, tirolesa e trilhas.

Brotas oferece oportunidade de diversão para todas as idades. Uma das melhores cidades turísticas de São Paulo.

É uma cidade com excelente estrutura hotéis, pousadas, sítios e fazendas day use e hotéis fazenda. Diversão, natureza e aventura, é o que Brotas oferece a todos os visitantes.

Tem cachoeiras incrivelmente bonitas, mais de 20 com acesso ao público. As maiores atrações de Brotas são o ecoturismo e turismo de aventura.

Eu adorei a cidade, é especialmente acolhedora. A natureza espetacular de Brotas atrai cada vez mais turistas em busca diversão e tranquilidade.

Tem vários parques naturais com muitas cachoeira e natureza preservada, corredeiras do Rio Jacaré-Pepita, sem nem um indício de poluição.

Não perca a oportunidade de conhecer uma das cidades turísticas de São Paulo mais procuradas. Encontre hotéis fazenda e outras hospedagens em Brotas.

Aventuras para praticar em Brotas.

  • Escalada 
  • Balonismo
  • Tirolesa 
  • Passeio de 4×4 Off Road 
  • Birdwatching observação de aves 
  • Quadriciclo  
  • Ciclo turismo
Pra-todos-verem:Cachoeira-dos-Quatis-Brotas-SP
Cachoeira dos Quatis – Brotas – SP

Holambra – SP

Holambra fica a 135 km de São Paulo na microrregião de Campinas. É conhecida por ser um importante centro produtor de flores e plantas ornamentais, devido às suas condições climáticas e solos favoráveis.

A cidade foi fundada por imigrantes holandeses em 1948 e até hoje a influência holandesa é bastante evidente na arquitetura, culinária e na tradição de cultivo de flores.

Holambra é também conhecida por suas festas típicas holandesas, como o Tulip Festival, que atrai milhares de turistas todos os anos.

A cidade é um ótimo lugar para se visitar a qualquer época do ano, com muitos jardins, parques e atividades ao ar livre para desfrutar.

Falou em Holambra a gente se lembra de flores, muitas flores. Holambra é considerada o jardim do Brasil, é a maior exportadora de flores da América Latina.

Cidade cheirosa, por todos os lados a gente vê símbolos holandeses, placas, desenhos nas calçadas, flores por todo lado, e até nas placas de trânsito.

A arquitetura e a gastronomia é tipicamente holandesa, mas tem todo tipo de comida, principalmente pratos paulistas.

As grandes atrações de Holambra são os campos de cultivo de flores e a gastronomia. Os passeios pelos campos de flores, só podem ser feitos através de agências de turismo.

Ótima oportunidade para conhecer a obra de Van Gogh, mesmo sendo réplicas, no Parque Van Gogh. Holambra é uma das cidades turísticas de São Paulo mais charmosas, perto da capital. Encontre hotéis em Holambra.

Pra-todos-verem:Cidade-de-Holambra-SP
Cidade de Holambra – SP

Botucatu – SP

Fica a  235 km de São Paulo. Uma das principais atrações são as belezas naturais como o Complexo Turístico Véu da Noiva, é um lugar lindo, com maravilhosas quedas d’águas, não muito altas, porém extensas na largura e as matas nativas.

Uma das principais cidades turísticas de São Paulo e uma das melhores para morar. Tem um ótimo sistema de saúde, educação, muitas indústrias e áreas de lazer.

Tem de mais de 70 cachoeiras, cascatas e parques ecológicos. Oferece condições para a prática de várias modalidade de esportes radicais.

No Rio Bonito é possível passear de barco. Botucatu cercada de lendas e misticismo uma das boas cidades turísticas de São Paulo para passar os finais de semana e descansar do stress dos grandes centros.

Esportes radicais que você pode praticar em Botucatu. 

  • Rapel na Pedra do Índio 
  • Rapel na Eco Cuesta 
  • Rapel na Ponte Aérea Indiana
  • Trekking e montanhismo nas Três Pedras 

Você também pode conhecer o Museu do Café  que conta com um grande acervo da era áurea da cultura do café em São Paulo. Botucatu tem ótimos restaurantes e hospedagens. Encontre Hotéis em Botucatu.

Pra-todos-verem:Pedra-do-Indio-Botucatu- SP
Pedra do Índio – Botucatu – SP

São Roque – SP

Fica a cerca de 60 km da capital, na região metropolitana de Sorocaba. Uma das principais cidades turísticas de São Paulo, famosa pelo cultivo da uva e pela fabricação de vinhos.

O turismo em São Roque vai muito além disso. O Ski Mountain Park é um parque muito famoso na cidade, que oferece várias atividades e aventuras, para qualquer idade.

Oferece passeio de teleférico, arvorismo, alpinismo, tobogã, passeios a cavalo, arco e flecha, tirolesa e muitas outras aventuras praticadas nas montanhas.

Conheça também a Rota do Vinho de São Roque, e as fábricas de cerveja artesanal, não deixe passar em branco uma vista às cervejarias La Bière e La Maison, imbatíveis na fabricação de Chopp artesanal.

Outra aventura interessante para os aventureiros é a trilha do Morro do Saboó, um dos pontos mais altos da cidade, a recompensa é uma visão fantástica.

No local tem estacionamento e lanchonete. São Roque merece estar na lista de melhores cidades turísticas de São Paulo. Encontre hotéis em São Roque.

Pra-todos-verem:Sao-Roque-SP
São Roque – SP

Serra Negra – SP 

Fica a cerca de 140 km da cidade de São Paulo, cidade integrante do Circuito das Águas, juntamente com as Estâncias de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Socorro.

Tem excelente infraestrutura de hotéis, pousadas, áreas de lazer e eventos As paisagens são fabulosas, o ar puríssimo cheio de vida, tudo que você precisa para aliviar as tensões do dia a dia.

O ponto alto do turismo na cidade está no agroturismo, é nas propriedades rurais que se encontram as paisagens mais deslumbrantes dos vales e montanhas de Serra Negra.

O Circuito das Águas, faz fronteira com o sul de Minas Gerais, onde estão instaladas muitas fábricas de roupas, excelente para fazer compras, principalmente roupas de inverno.

Uma das melhores cidades turísticas de São Paulo para famílias com crianças, pois oferece um fabuloso turismo rural, ecoturismo e a Disneylândia dos Robôs para a garotada.

Serra Negra tem a marca da colonização italiana que se manifesta na cultura, hospitalidade, na qualidade de vida dos moradores e na segurança. Encontre hotéis em Serra Negra. Confira abaixo as melhores atrações da cidade:

  • Teleférico e Cristo Redentor
  • Disneylândia dos Robôs
  • Alto da Serra Parque dos Macaquinhos
  • Park Vitrine das Flores
  • Família Silotto
  • Parque Fonte Santo Agostinho
  • Parque Represa Dr. Jovino Silveira
  • Represa Adib João Dib
  • Bioparque Serra Negra
Pra-todos-verem:Serra-Parque-dos-Macaquinhos-Serra-Negra-SP
Serra Parque dos Macaquinhos – Serra Negra – SP

Socorro – SP

Socorro fica a cerca de 150 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, é integrante do Circuito das Águas, um lugar perfeito para quem busca contato direto com a natureza.

É um excelente destino para os amantes de esportes radicas como trekking, rapel, escalada, voo livre e exploração de grutas e recantos escondidos. É conhecida como Cidade da Aventura.

Como está localizada na base da Serra da Mantiqueira, tem muitas cachoeiras, rios e montanhas, lugares propícios para práticas de esportes radicais, caminhadas, passeios de bike e quadriciclo.

No Parque do Monjolinho fica uma das principais cachoeiras da cidade que também oferece playground, trilhas, tirolesa e lanchonete.

O Rio do Peixe é um dos principais rios para a prática de rafting e as principais atividades estão relacionadas ao rio.

Tem um maravilhoso mirante do Cristo Redentor, que oferece uma vista privilegiada de Socorro e cidades vizinhas, com ótima estrutura com restaurante, estacionamento e entrada gratuita.

A cidade é muito procurada por revendedores de roupas que visitam a feira permanente de malhas, que fica na entrada da cidade, os lojistas vendem malhas e roupas de inverno com preços de fábrica.

Uma das cidades turísticas de São Paulo que oferece boa qualidade de vida, uma excelente cidade para morar. A maioria dos parques tem pousada, ou você pode passar o dia pagando apenas por atividade realizada.

O que eu achei mais emocionante foi a tirolesa do do Hotel Parque dos Sonhos, que começa em São Paulo e termina em Minas Gerais. Encontre hotéis em Socorro.

Pra-todos-verem:Cidade-de-Socorro-SP
Cidade de Socorro – SP

Ilhabela – SP

Fica no litoral norte, uma das mais belas cidades turísticas de São Paulo. O nome já diz tudo, é realmente muito bonita, 83% da sua área territorial é preservada por um parque estadual, tem muitas cachoeiras, uma mais bonita que a outra.

Ilhabela é um município arquipélago (formado por ilhas). Para chegar até lá é preciso pegar uma das balsas que partem da cidade de São Sebastião, o percurso dura cerca de 4 horas.

Praias mais bonitas de Ilhabela

  • Praia da Fome.
  • Praia da Armação.
  • Praia do Perequê
  • Praia da Ilha das Cabras.
  • Praia da Feiticeira.
  • Praia do Curral.
  • Praia de Castelhanos.
  • Praia dos Barreiros.
  • Praia de Viana.
  • Praia de Sino.
  • Praia de Jabaquara.
  • Praia do Bonete.
  • Praia do Julião.

Ilhabela também tem maravilhosas cachoeiras com destaque para a Cachoeira do Paquetá, é a coisa mais linda que já vi, com borda infinita e vista para o mar. A Cachoeira da Toca também é muito procurada em Ilhabela.

É uma delícia descer naquele tobogã de 50 metros. Não se esqueça de levar repelentes, tem mosquito borrachudo demais.

A cidade também é muito animada à noite nos clubes de praia. Ilhabela está no roteiro das melhores cidades turísticas de São Paulo. Encontre hotéis em Ilhabela.

Pra-todos-verem:lhabela-SP
Ilhabela – SP

Guarujá – SP

O Guarujá é uma cidade litorânea do estado de São Paulo. Fica localizada na região metropolitana da Baixada Santista, pertinho da capital, cerca de 62 km. É famosa pelas suas belas praias.

Tem ótima estrutura de hotéis, pousadas e resorts, o que a torna uma ótima opção para quem procura um local para descansar e se divertir.

A cidade também possui uma rica vida cultural, com muitos eventos e atrações, incluindo festivais de música, exposições de arte e feiras gastronômicas.

É uma das melhores cidades turísticas de São Paulo. Possui um gigantesco aquário com muitos animais marinhos e  pinguins. É um passeio fantástico para adultos e crianças.

A principal atividades turísticas da cidade é o turismo. O Guarujá é um dos quinze municípios considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo. Encontre hotéis no Guarujá.

Melhores praias do Guarujá;

  • Praia do Tombo (propícia para surf)
  • Praia de Pitangueiras ( mais movimentada do Guarujá)
  • Prainha Branca
  • Praia do Iporanga
  • Praia de Pernambuco e Mar Casado
  • Praia das Astúrias
  • Praia do Guaiúba
  • Praia de São Pedro
  • Praia da Enseada
  • Praia do Éden
Pra-rodos-verem:Praia-do-Iporanga-Guaruja-SP
Praia do Iporanga – Guarujá – SP

Caraguatatuba – SP

Fica no litoral norte do estado de São Paulo, cerca de 178 km de distância da capital, entre Ubatuba e São Sebastião.

Caraguatatuba consta como uma das principais cidades turísticas de São Paulo pelos seus mais de 40 km de praias espetaculares e uma infraestrutura completa.

Um dos melhores atrativos é o Parque Estadual da Serra do Mar, com toda a exuberância da Mata Atlântica, que parece que coleciona pássaros, de tantas espécies que lá habitam.

Conta com trilhas, piscinas naturais e uma enorme diversidade de animais e plantas. É possível a prática de qualquer esporte, mas o mais atrai visitantes é o voo livre de asa delta ou parapente, partindo do Morro de Santo Antônio, a 340 metros de altura.

Do alto é possível avistar as cidades de São Sebastião e Ilhabela. Para quem gosta de surf a melhor é a Praia Brava. Encontre hotéis em Caraguatatuba.

Principais praias de Caraguatatuba

  • Praia Martim de Sá. Uma das mais badaladas da região.
  • Praia Brava. Ótima para a prática de surf
  • Praia de Tabatinga
  • Prainha.
  • Praia da Cocanha
  • Ilha do Tamanduá
  • Praia da Mococa
Pra-todos-verem:Caraguatatuba-SP
Caraguatatuba – SP

Bertioga – SP

Bertioga  fica no litoral Norte de São Paulo a 100 quilômetros de distância da capital, na região metropolitana da cidade de São Paulo.

Em Bertioga tem atrações para todas as idades e gostos. Tem cerca de 33 km de praias próprias para o banho de mar e para o turismo de acessibilidade.

Conta com excelente infraestrutura. Bertioga está no pé da Serra do Mar e a maior parte do seu território é área de preservação.

O Parque Estadual atrai ecoturistas e aventureiros com suas trilhas, rios e cachoeiras no meio da mata Atlântica. As trilhas devem ser percorridas com guia.

O Canal de Bertioga é um importante ponto turístico, é um braço de mar com cerca 30 km de extensão, ótimo lugar para pesca.

Tem uma vista excepcional de importantes pontos turísticos da Cidade, como o Forte São João, os manguezais, as marinas, os píeres e a foz do rio Itapanhaú.

Também é propício para a prática de atividades náuticas alugando barcos no local. Em torno do canal de Bertioga tem diversos restaurantes, bares, cafeterias, sorveterias, barracas de artesanato e lojas de artigos esportivos.

É uma das cidades turísticas de São Paulo que mais oferece opção de lazer, ideal para quem mora nos grandes centros se desligar do stress do dia a dia.

Acesse O que fazer em Bertioga e saiba mais sobre essa maravilhosa cidade. Encontre hotéis em Bertioga.

Principais praias de Bertioga

  • Praia da Enseada
  • Praia do Indaiá
  • Praia Vista Linda
  • Riviera de São Lourenço
  • Praia da Boracéia
  • Praia de Itaguaré
Pra-todos-verem:Cantao-do-Indaia-Bertioga-SP-SP

Cunha

Fica a cerca de 230 km da capital, entre as grandes serras de São Paulo; a Serra da Bocaina, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar.

É uma das cidades turísticas de São Paulo que oferece um emocionante turismo ecológico com muitas trilhas, matas e cachoeiras.

Também conhecida como a cidade das lavandas. Além de ser uma cidade muito acolhedora, também é rica em história, gastronomia e artesanato.

Entre as cachoeiras mais bonitas da cidade estão: a Cachoeira do Jericó, a Cachoeira do Pimenta, a Cachoeira do Desterro e a Cachoeira do Taboão.

A produção de cerâmicas é uma das atividades econômicas do município. São espetaculares! Você também pode fazer um passeio bate volta em Paraty, fica pertinho.

Encontre hotéis em Cunha. Veja os melhores pontos turísticos de Cunha:

  • Cachoeira do Pimenta
  • Cachoeira do Desterro
  • Canto das Cachoeiras
  • Parque Estadual Serra do Mar
  • Casa do Artesão
  • Contemplário – Lavandário
  • Mercado Municipal de Cunha
  • Cervejaria Wolkenburg
Pra-todos-verem:Cachoeira-do-Desterro-Cunha-SP
Cachoeira do Desterro – Cunha – SP

Águas de São Pedro

Águas de São Pedro é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo, entre os municípios de Piracicaba e Brotas.

Foi fundada em 1940 pelo empreendedor Octávio Moura de Andrade, que descobriu as propriedades medicinais das águas da região e planejou um projeto urbanístico para aproveitá-las.

A cidade é a segunda menor do país em extensão territorial. Apesar do seu tamanho, Águas de São Pedro oferece muitas atrações turísticas e opções de lazer, principalmente relacionadas às suas águas termais e medicinais.

A cidade possui oito fontes de águas minerais, cada uma com uma composição química diferente indicada para diversos tratamentos de saúde.

A mais famosa é a Fonte da Juventude, que tem o maior teor de enxofre do mundo e é usada para tratar problemas de pele, respiratórios e reumáticos.

Além das fontes, Águas de São Pedro conta com um parque aquático, um spa termal, um balneário municipal, um mini horto, um jardim japonês, um monumento ao Cristo Redentor, um museu histórico e cultural, um observatório astronômico, um aeroclube e uma pista de kart.

A cidade também tem uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. Águas de São Pedro é uma ótima opção para quem busca relaxamento, diversão e contato com a natureza.

A cidade tem um clima agradável durante todo o ano e recebe muitos visitantes nos feriados e nas férias escolares. Encontre hospedagens em Águas de São Pedro no Booking.

Saiba o que fazer em Águas de São Pedro no nosso site.

Principais pontos turísticos de águas de São Pedro

  • Thermas Water Park
  • Parque das Águas
  • Represa das Palmeiras
  • Avenida Carlos Mauro
  • Fonte Almeida Salles
  • Spa Thermal
  • Parque Municipal Dr. Octávio Moura Andrade
  • Monumento das Águas
Pra-todos-verem:Aguas-de-Sao-Pedro-SP
Águas de São Pedro – SP

São Sebastião

São Sebastião SP é uma cidade localizada no litoral norte do estado de São Paulo, entre as cidades de Caraguatatuba e Bertioga. Ela faz parte da região metropolitana do Vale do Paraíba.

São Sebastião é uma das principais cidades turísticas de São Paulo, é considerada uma estância balneária pelo estado de SP, o que significa que ela recebe recursos extras para promover o turismo na região.

São Sebastião SP é uma cidade que tem muito a oferecer aos seus visitantes. Ela possui mais de 30 praias, uma mais linda que a outra.

Algumas das mais famosas são Maresias, Juquehy, Camburi, Barra do Una, Boiçucanga e Guaecá. As praias são ideais para a prática de esportes náuticos, como surf, vela, mergulho e pesca.

Além disso, a cidade tem uma rica cultura e patrimônio histórico, com igrejas, casarões, museus e monumentos que contam a sua história.

A gastronomia também é um atrativo, com pratos típicos à base de peixes e frutos do mar. São Sebastião SP é uma cidade que encanta pela sua natureza, sua história e sua hospitalidade.

Principais praias de São Sebastião

  • Praia de Maresias: É a praia mais badalada de São Sebastião, conhecida por suas ondas perfeitas para o surf, sua vida noturna agitada e seus bares e restaurantes descolados. 
  • Praia de Juquehy: É uma praia que combina sossego, mar calmo, águas cristalinas e uma ampla faixa de areia branca e fina. É uma das preferidas por famílias com crianças, pois oferece boa infraestrutura. 
  • Praia da Baleia: É uma praia que encanta pela sua tranquilidade e simplicidade. A praia não tem quiosques nem vendedores ambulantes. 
  • Praia de Camburi: É uma praia que agrada a todos os gostos, pois tem um lado mais agitado, com ondas fortes para o surf, e um lado mais tranquilo, com águas calmas para o banho. 
  • Barra do Una: É uma das mais belas e preservadas praias de São Sebastião. É cercada por vegetação e, no canto esquerdo, se forma uma pequena península que separa o Rio Una do mar, águas calmas, boas para pesca, mergulho e stand up paddle. 

São Sebastião tem ótima rede hoteleira. Encontre sua hospedagem no Booking. Saiba o que fazer em São Sebastião no nosso site.

Pra-todos-verem:Sao-Sebastiao-SP
São Sebastião – SP

Agora que você está a par das melhores cidades turísticas de São Paulo, que tal programar a sua próxima viagem?

Sem se esquecer da segurança sua e de sua família, compare e contrate aqui um seguro-viagem. Compare e compre sua passagem aérea para São Paulo pelo menor preço.

Veja também:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comentários em “Cidades Turísticas de São Paulo: 20 destinos que você precisa conhecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *