Pular para o conteúdo

20 Pontos Turísticos de Santa Catarina: que todos deveriam conhecer

Santa Catarina fica na região sul do Brasil, entre os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, sua capital é Florianópolis.

Anúncios

Falar de alguns dos pontos turísticos de Santa Catarina mais interessantes, pra mim é um grande prazer. Eu nunca senti a felicidade tão presente num povo como na população catarinense.

Todo mundo muito alegre, festivo e contagiante. Com 560 km de litoral bem aproveitados, com praias maravilhosas bem estruturadas, cada uma com suas singularidades, muitas ilhas e montanhas.

É um dos destinos mais procurados por turistas de todas as nacionalidades. É considerado o estado mais europeu do Brasil.

Anúncios

Sua cultura tem forte influência alemã, suíça, italiana e portuguesa, principalmente da Ilha dos Açores que ocuparam e colonizaram o território catarinense na época do Brasil colônia.

Veja também:

Que tal conhecer os mais interessantes pontos turísticos de Santa Catarina ?

Santa Catarina tem uma das capitais mais bonitas e desenvolvidas do Brasil. Florianópolis tem uma das melhores qualidades de vida e renda per cápita do país.

Tenho muito apreço por este estado que é muito rico, não só financeiramente. Além de ter uma das maiores rendas per capita do Brasil, tem também melhor educação, melhor assistência em saúde, menor índice de desemprego.

Anúncios

A cidade é muito desenvolvida em tecnologia, é um dos melhores lugares para se viver no Brasil, a população tem também maior longevidade. Leia todo o artigo ou escolha nos links abaixo o assunto de seu maior interesse;

Florianópolis
Lagoa Conceição
Santo Antônio de Lisboa
Água Show Park
Ilha do Campeche
Praia da Joaquina
Praia Brava
Praia dos Ingleses
Praia Mole
Beto Carrero World
Blumenau
Parque Nacional da Serra do Itajaí
Parque Spitzkopf – Blumenau
Unipraias – Balneário Camboriú
Pomerode – Vale do Itajaí
Joinville – SC
Serra Catarinense – SC
Gaspar – SC
Parque Aquático Cascanéia – Gaspar – SC

Florianópolis – SC

A maior parte do território da cidade de Florianópolis é constituída pela ilha de Santa Catarina, uma parte no continente e algumas ilhas no entorno.

#Pra-todos-verem:Florianopolis-Santa-Catarina-Foto-de-Rodrigo-Soldon-Principais-pontos-turísticos-de-Santa-Catarina
Florianópolis – Santa Catarina – Foto: Rodrigo Soldon

Em seu litoral ficam algumas das praias mais famosas do estado, como; Praia Brava, Praia dos Ingleses, Praia da Joaquina e também famosa lagoa de água salgada, a ‘Lagoa da Conceição’. A ligação da ilha com o continente é feita pela ponte Pedro Ivo Campos

Lagoa Conceição – Florianópolis

Fica na parte central da cidade, pertinho da Praia da Joaquina, é o centro das atrações, onde tudo acontece. É muito procurada para passeios de barco e prática de windsurf.

#Pra-todos-verem:Lagoa-da-Conceicao-Florianopolis-SC-foto-de-Rodrigo-Soldon
Lagoa da Conceição – Florianópolis – SC foto de Rodrigo Soldon

A lagoa é rasa, e a temperatura agradável, as paisagens são maravilhosas, tem bons restaurantes, bares, lojas, pontos de encontros, baladas e caminhadas em torno da Lagoa.

O passeio pela avenida das Rendeiras é imperdível, por entre as dunas em direção a Praia da Joaquina e Praia de Galheta que é uma praia onde quem quiser pode ficar nu. Não me acostumei com a ideia.

Bombinhas – SC

A cidade de Bombinhas fica próxima de Porto Belo e Balneário Camboriú.  É a menor cidade de Santa Catarina, mas é o xodó dos Catarinenses. Sua paisagem é formada de morros cobertos pela Mata Atlântica, e planícies costeiras.

Tem grandes e importantes  áreas de conservação e proteção ambiental;  Parque da Praia da Galheta,  Parque do Morro dos Macacos, Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo e Morro dos Zimbros.

#Pra-todos-verem:Praia-de-Bombinhas-SC
Praia de Bombinhas – SC

Muito bem estruturada para receber turistas. Bombinhas oferece muitos atrativos como praias maravilhosas, ilhas, montanhas, mirantes, trilhas ecológicas e piscinas naturais.

O mar transparente de tom esverdeado proporciona a prática de mergulho com snorkel, surf, passeios de caiaques e stand up. A Praia de Bombas é a mais urbanizada, com extensa faixa de areia branquinha e mar calmo, é um paraíso para visitar com toda a família.

A Praia de Bombinhas é mais central e a mais agitada. O mar tem uma rica fauna marinha, não se assuste se ao entrar na água os peixinhos beliscarem suas penas. um dos melhores locais de mergulho no Brasil.

É possível ver peixes coloridos, tartarugas, cavalos marinhos, estrelas do mar e muitos outros habitantes do mar. Impossível ir a Santa Catarina sem visitar Bombinhas. Veja abaixo importantes praias de Bombinhas;

  •  Praia de Mariscal
  •  Praia de Quatro Ilhas
  • Praia de Bombinhas
  • Praia da Lagoinha.
  • Praia da Galheta
  • Praia da Sepultura
  •  Praia da Conceição
  •  Praia de Zimbros
  • Praia do Trapiche                    

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um bairro muito charmoso de Florianópolis, considerado um bairro histórico, de tradição açoriana.

#Pra-todos-verem:Santo-Antonio-de-Lisboa-Florianopolis-SC
Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis – SC

As casas são pintadas de cores fortes, calçamento de pedras, me lembrou Trancoso na Bahia, que também adota o estilo de casas coloridas com tons fortes. Tem uma histórica igrejinha e lojinhas de artesanato, praias e a gastronomia é portuguesa, com certeza.

O que Fazer em Florianópolis

Curtir belíssimas praias, participar de festas, provar a gastronomia regional, fazer compras, curtir a agitada vida noturna.

Tem outras atrações muito interessantes, como passeio de barco, principalmente no inverno que a água do mar está gelada. Tem a opção de se divertir em excelentes parques aquáticos, sem opção você não vai ficar.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES
Passeio de barco Pirata

No inverno rigoroso dos estados do sul, é difícil alguém encarar a água gelada do mar. Mas você pode fazer um inesquecível passeio de barco fantasiado de pirata num tour pelas praias e fortalezas de Florianópolis que pode e deve ser feito também no verão.

#Pra-todos-verem:Barco-Pirata-tour Florianopolis-SC-foto-de-Daniel-Guilhamet
Barco Pirata – tour Florianópolis – SC foto de Daniel Guilhamet

Não vai perder a oportunidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Santa Catarina. O roteiro mais curto parte da Praia de Canavieiras, passa pelo Forte de São José da Ponta Grossa, Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim e termina com almoço em Governador Celso Ramos, pago a parte.

O passeio mais longo tem duração de cerca de 6 horas, parte da Ponte Hercílio Luz com uma parada na Fortaleza de Santa Cruz, Forte de Santo Antônio de Ratones, e termina com almoço em Governador Celso Ramos, pago a parte. É cobrado taxa de entrada na Ilha de Anhatomirim.

Água Show Park

Não pode faltar de jeito nenhum na lista de principais pontos turísticos de Santa Catarina uma vista ao Água Show Park.

#Pra-todo- verem:-Agua-Show-Park-Florianopolis-SC
Água Show Park – Florianópolis – SC

É um Parque aquático muito famoso, com atrações para todas as idades, com brinquedos para famílias e brinquedos radicais em toboáguas espirais com rampas de granito.

Tão bom quanto o Beach Park em Aquiraz no Ceará. Fica na Rodovia Armando Calil Bullos, SC-403, 3868 – bairro dos Ingleses – Florianópolis. Confira as atrações, horários de funcionamento e compre ingressos online no site oficial.

Ilha do Campeche

Fica a 1,5 km da Praia do Campeche. Que lugar extraordinário! O mar é de um impressionante tom verde esmeralda, tão calmo quanto uma lagoa, sem ondas, areia branca, esta é a minha praia.

#Pra-todos-verem:Ilha-do-Campeche-Florianopolis-SC
Ilha do Campeche – Florianópolis – SC

Sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina. Foi tombada pelo Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN.

Na ilha foram encontradas várias inscrições rupestres ( produções artísticas feitas pelos seres humanos primitivos da Pré-história). Essas gravuras datam de cerca de 3.500 a. C.

Fiquei impressionada, os desenhos podem ser comparados aos feitos por crianças de hoje. A entrada de turistas na ilha é controlada, o passeio só pode ser feito por embarcações autorizadas.

O valor do transporte vai depender do seu ponto de partida. Veja no final do post os site de algumas empresas autorizadas a fazer o passeio para Ilha do Campeche e outros principais pontos turísticos de Santa Catarina.

Principais praias de Florianópolis

Em Florianópolis ficam as praias mais belas do litoral catarinense e também as mais frequentadas, tem para todos os gostos, desde para a prática de esportes com o mar mais agitado e praias tranquilas para descansar e levar as crianças

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina fica a 15 km do centro de Florianópolis, no bairro Lagoa da Conceição. É o local predileto dos surfistas, já sediou alguns campeonatos mundiais de surf.

#Pra-todos-verem:Praia-da-Joaquina-Florianopolis-SC
Praia da Joaquina – Florianópolis – SC

No entorno da faixa de areia fica o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, uma área protegida. Vale muito a pena conhecer, mas não dá para tomar banho, o mar é muito mal humorado.

Praia Brava

A Praia Brava é um bairro de elite que fica ao norte da ilha de Santa Catarina. É uma das praias mais lindas do de Florianópolis. É famosa, badalada, frequentada principalmente por surfistas.

#Pra-todos-verem:Praia-Brava-Florianopolis-SC
Praia Brava – Florianópolis – SC

O mar é bravo, com ondas muito fortes. Não é uma praia muito popular, é mais frequentada por turistas mais abonados e artistas famosos. Tem muitos restaurantes $$$, bares,lanchonetes, clubes e beach clubs famosos.

Praia dos Ingleses

Fica no bairro de Ingleses, ao norte da ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. É uma praia de mar aberto, águas com vários tons de azul, não chega a ser morna como no Nordeste, mas é menos fria, quase sem ondas.

#Pra-todos-verem:Praia-dos-Ingleses-Florianopolis-SC
Praia dos Ingleses – Florianópolis – SC

Acessível para qualquer idade. Quando cheguei na Praia dos Ingleses decidi que essa é a minha praia. Não tem como deixar de considerar como um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Praia Mole

Praia de mar aberto, fica no leste da Ilha de Santa Catarina, perto da Lagoa da Conceição. Muito utilizada para saltos de parapente, prática de surf e outros esportes radicais.

#Pra-todos-verem:Praia-Mole-Florianopolis-SC
Praia Mole – Florianópolis – SC

Ainda conserva seu aspecto natural, com poucas construções. Mas tem bares em toda a orla, e alguns têm até música ao vivo.

Eu que tinha acabado de chegar do Nordeste com o forró impregnado na mente, adorei as músicas do Sul. Também sedia etapas de campeonatos de surf e outros esportes náuticos.

Beto Carrero World – Penha – SC

Ninguém vai discordar que Beto Carrero World é um dos principais pontos turísticos Santa Catarina. Fica a cerca de 117 km de Florianópolis, na cidade de Penha.

#Pra-todos-verem:-Beto-Carrero-World-cidade-de-Penha-SC
Beto Carrero World – cidade de Penha – SC

Toda criança quer conhecer a Disney brasileira. É o maior parque temático da América Latina, recheado de atrações para todas as idades.

É entrar num mundo mágico cheio de fantasias. É uma excelente opção para se divertir sem onerar o orçamento, os preços são bem acessíveis.

Conta com um bem cuidado zoológico e oferece 7 shows diariamente, alguns são pagos à parte. A criançada enlouquece com tantas atrações, principalmente os cavalos, é difícil convencê-las a ir embora.

Vale muito a pena conhecer, é preciso mais de um dia para apreciar todas as atrações. Acesse aqui o site oficial e se informe sobre as atrações e adquira seu ingresso mais barato comprando online.

Blumenau – SC

Fica no Vale do Itajaí, a 140 km de Florianópolis. Faz parte dos principais pontos turísticos de Santa Catarina. Blumenau não tem praia, mas tem cerveja, muita cerveja. Quem nunca ouviu falar da famosa festa Oktoberfest que acontece na Vila Germânica, no mês de outubro, em Blumenau?

#Pra-todos-verem:Oktoberfest-na-Vila-Germanica-Blumenau-SC
Oktoberfest – Vila Germânica – Blumenau – SC

É o maior festival de cerveja fora da Alemanha. Todos os anos milhares de turistas se dirigem a Blumenau com o intuito de apreciar as exclusivas cervejas e chopes produzidos na região. As principais cervejas produzidas na região são: Eisenbahn, Schornstein, Bierland e Blumenau.

Se você é um aficionado em cerveja, pode fazer alguns cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte, ou cursinhos rápidos, com duração de uma hora.

Nunca tinha ouvido falar em curso superior de cervejaria, mas com certeza o curso deve ser ótimo, Blumenau é a maior especialista em cerveja do Brasil.

Na Vila Germânica tudo lembra a Alemanha, a arquitetura, a cultura e a gastronomia, inclusive os moradores se comunicam em alemão e alguns não sabem falar português.

#Pra todos verem: Vila Germânica - Blumenau - SC
Vila Germânica – Blumenau – SC

Além da Oktoberfest, acontecem outros eventos importantes como o Festival Brasileiro da Cerveja, as festas de páscoa e o natal.

Na época de páscoa, na vila, são confeccionadas árvores decoradas com cascas de ovos, uma tradição e herança da colonização alemã.

Mesmo fora de festivais a vila pode ser visitada. Blumenau não tem só cervejarias, é um importante centro industrial de produtos têxteis e de informática, um centro econômico importante do vale do Itajaí. Abriga importantes áreas de florestas, montanhas e cachoeiras.

Parque Nacional da Serra do Itajaí – Blumenau

Parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí fica em Blumenau, que aliás deve ser incluída no seu roteiro se você aprecia ecoturismo. Se deseja informações relevantes a respeito do parque, confira aqui.

Parque Spitzkopf – Blumenau

#Pra-todos-verem:Parque-Spitzkopf-Blumenau-SC
Parque Spitzkopf – Blumenau – SC

Aproveite para conhecer também o Parque Spitzkopf, com muitas montanhas, florestas e cachoeiras, um perfeito paraíso.

O parque fica em propriedade particular, mas pode ser frequentado pelo público nos finais de semana.

Unipraias – Balneário Camboriú

Sem dúvida alguma Balneário de Camboriú é um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina. Maravilhoso parque aberto ao turismo de maneira sustentável.

Uma das principais atrações é o Parque Unipraias, com três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras. Em cada estação você encontra atividades diferentes e mirantes fabulosos.

#Pra-todos-verem:Bondinho-teleferico-Unipraias-Balneário-Camboriu-SC
Bondinho teleférico Unipraias – Balneário Camboriú – SC

O Parque Unipraias liga a orla de Balneário Camboriú à Praia das Laranjeiras. Da estação Laranjeira você pode deixar o bondinho e descer de tirolesa até a praia.

O percurso dos bondinhos tem 3.250m de extensão. A única maneira de descrever essa emoção é fazendo o passeio. Algumas atrações são cobradas à parte, mas você pode conferir preços e já comprar seus ingressos no site do parque.

Pomerode – Vale do Itajaí – SC

Qualquer semelhança com a Alemanha, não é mera coincidência. Se você fizer uma foto em Pomerode e falar que é na Alemanha, todo mundo acredita. A cidade preserva as características e tradições trazidas pelos colonizadores alemães.

#Pra-todos-verem:-Pomerode-Vale-do-Itajai-SC
Pomerode – Vale do Itajaí – SC

A arquitetura, a culinária, as danças, artesanatos, a produção de cervejas e o idioma, que muitos ainda falam, fazem de Pomerode a cidade mais alemã do Brasil.

É um privilégio poder assistir às festas com trajes, músicas e a tradicional gastronomia alemã. Aproveite e faça uma visita ao zoológico de Pomerode que abriga mais de 1000 animais, inclusive alguns em risco de extinção e faz um importante trabalho de educação ambiental.

Joinville – SC

Joinville fica no norte do estado de Santa Catarina. É a maior cidade do estado. É uma cidade maravilhosa para visitar, moderna com uma mistura urbana com região rural.

Como na maioria das cidades catarinenses, também carrega forte influência europeia na arquitetura, na gastronomia, nas festas e costumes. É um dos pontos turísticos de Santa Catarina mais procurados.

#Pra-todos-verem:Joinville-SC-foto-de-Werner-Zots
Joinville – SC/ foto de Werner Zots

Também é o destino preferido de amantes de ecoturismo e esportes radicais: trekking, tirolesa, canyoning, cascading ( O cachoeirismo ou cascading, consiste em escalar cachoeiras, dentro da cortina d’água utilizando técnicas e equipamentos de rapel) e rapel.

Onde praticar tudo isso? No Castelo dos Bugres, uma formação de rochas sobrepostas, bem no alto da Serra do Mar, a mais quase 1000 metros de altura.

A entrada é a partir das 7 horas diariamente, somente com guia. se tiver interesse em fazer um tour em Joinville acesse o site oficial.

Serra Catarinense – SC

Já imaginou ter o privilégio de ver neve natural no Brasil? É perfeitamente possível, desde que esteja disposto a enfrentar temperaturas abaixo de zero.

#Pra-todos-verem:Serra-Catarinense-SC
Serra Catarinense – SC

Você verá uma paisagem possível somente nos estados do Sul. Para isso de dirija no inverno às cidades que fazem parte da Serra Catarinense.

Garantia 100% de você ver a neve, não tem, mas encontrar seu carro dentro de escultura de gelo e a paisagem branquinha de geada, você vai ver com certeza.

  • Vista-se como se tivesse partindo para a Antártica, pra não congelar também, mas compensa, a vista é um espetáculo. Fazem parte da Serra Catarinense as cidades Cidades;
  • Lages
  • Bom Jardim da Serra
  • São Joaquim.
  • Urubici.
  • Urupema.

Gaspar-SC

Gaspar atrai turistas de todos os lugares por oferecer diversas atrações turísticas. Tem diversos parques aquáticos, propriedades que oferecem turismo rural e produtos da região.

#Pra-todos-verem:Matriz-Sao-Pedro-Apostolo-Gaspar-SC
Matriz São Pedro Apóstolo – Gaspar – SC

Conta com uma esplendorosa Igreja de estilo gótico, a Matriz São Pedro Apóstolo. Basta subir os 106 degraus de pedra para ter uma vista panorâmica do rio Itajaí e da cidade.

Inúmeros esportes podem ser praticados em Gaspar, como; motocross, aeromodelismo, cavalgadas, mas o que mais atrai visitantes é a prática de voo livre de parapente.

A cidade tem uma das melhores rampas de decolagem da região no Morro da Cruz. Tem muitas hospedagens em hotéis fazenda, pesque-pague, rodeio e muitas festas italianas.

Um dos melhores parques aquáticos do estado está localizado em Gaspar. Todas essas atrações classificam a cidade de Gaspar como um dos mais interessantes pontos turísticos de Santa Catarina.

Parque Aquático Cascanéia – Gaspar – SC

Considerado o melhor parque aquático de SC, tem atrações para todas as idades. Contornado pela Mata Atlântica em meio a natureza, com trilha, cachoeira.

#Pra-todos-verem:Parque-Aquatico-Cascaneia-Gaspar-SC-foto=de=Guilherme Spengler
Parque Aquático Cascanéia – Gaspar – SC foto de Guilherme Spengler

Conta com uma excelente estrutura, com vestiários , guarda volumes, quiosques, restaurante, lanchonetes, muitos brinquedos, moderados e radicais. Oferece a comodidade de hospedagem no hotel que fica dentro do parque. Você pode ter mais informações no site oficial.

Descrever todos os pontos turísticos de Santa Catarina, é difícil, o estado tem muitas atrações. Espero ter despertado em você a vontade de conhecer este estado maravilhoso e acolhedor. Se você algum ponto turístico em Santa Catarina que merece destaque, deixe nos comentários que a nossa equipe vai conferir.

Empresas de turismo em Santa Catarina;

Assuntos que podem te interessar;

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

12 comentários em “20 Pontos Turísticos de Santa Catarina: que todos deveriam conhecer”

      1. Elizangela Dalla Brida Bertoldi Cassaniga

        Olá, venha conhecer Nova Trento, Cidade da Primeira Santa Brasileira Santa Paulina, única cidade do Brasil com 3 Santuários, localizado no vale Sagrado Catarinense, Vale do Rio Tijucas, há 60km de Balneário Camboriú, 80km da capital Florianópolis.
        Sou Guia de Turismo Credenciado Cadastur
        48 9 9650 7707

            1. Oi Luis Carlos, realmente O estado de Santa Catarina tem belos lugares dignos de visita. Pretendo voltar para conhecer mais um pouco.

    1. a legenda da Pomerode – Vale do Itajaí – SC – esta errada, é o Parque VILA GERMANICA, local onde acontece varios eventos entre eles a OKTOBERFEST, SOMMERFEST (Festa de Verão) e FESTITALIA em BLUMENAU – A foto não é Pomerode,
      Guia Renato – Vale Europeu – Blumenau

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *