Pular para o conteúdo

O que fazer em Canavieiras BA: guia completo de praias, passeios, gastronomia e hospedagens

Canavieiras BA é uma cidade histórica e charmosa, com muitas atrações e opções de lazer para os turistas que a visitam. Desmembrada da cidade de Ilhéus em 13 de dezembro de 1832, a cidade tem uma rica história que pode ser vista em seus belos casarões que pertenciam aos coronéis do cacau e do café.

Anúncios

Uma das principais atrações de Canavieiras é o seu centro histórico, que oferece uma bela vista para o Rio Pardo que corta a cidade e de prédios seculares bem conservados. A cidade também é conhecida por suas belas praias, manguezais e áreas preservadas de Mata Atlântica, o que a torna um lugar ideal para quem curte natureza e aventura.

Quem visita Canavieiras também pode desfrutar de uma variedade de atividades ao ar livre, incluindo passeios de barco, pesca esportiva, mergulho e trilhas pela natureza, além de provar da melhor gastronomia da Bahia.

Canavieiras também ostenta o título de capital do caranguejo. Em resumo, Canavieiras é uma cidade encantadora que oferece uma mistura única de história, cultura, natureza e gastronomia. Se você está planejando visitar a Bahia, considere incluir essa cidade em seu roteiro de viagem.

Anúncios

Na maioria das vezes paga-se um turismo caro por causa da fama do lugar enquanto existem outras cidades tão maravilhosas quanto as famosas por um custo muito menor, como é o caso de Canavieiras BA. A cidade é bem estruturada e oferece todo o conforto aos visitantes.

A maior parte dos turistas só conhecem Canavieiras de passagem para a Ilha de Comandatuba, ou em curtos passeios de barco. Vale muito a pena tirar um tempo para conhecer esta icônica cidade. Para que você aproveite tudo que Canavieiras oferece, elaboramos este post que pode ser seu guia na sua viagem.

Leia também:

Sumário do Post:

Onde fica Canavieiras BA

Canavieiras Bahia faz parte da Costa do Cacau, um dos principais polos turísticos do litoral sul baiano, composta pelos municípios de Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras. Fica a cerca de 568,2 km via BR-101, ou 425,7 km via BA-001, a 115 km de Ilhéus e a 43 km da Ilha de Comandatuba.

Anúncios

Como chegar em Canavieiras BA

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, a 115 km de distância, ao desembarcar no Aeroporto Jorge Amado você pode seguir para Canavieiras de carro alugado pela Rentcars pela BR-101 e BA-274, ou de ônibus.

Ilhéus recebe voos regulares de várias cidades e os ônibus partem da rodoviária. Você também pode ir a Canavieiras a partir do aeroporto de Porto Seguro a 228,3 km via BA-274. Existem embarcações que fazem todo o percurso do litoral sul da Bahia, a partir de Salvador.

Melhor época para visitar Canavieiras BA

Em Canavieiras o sol predomina durante o ano inteiro e a temperatura gira em torno 26ºC e 30ºC. O período chuvoso vai de junho a agosto, mas como o clima está mudando bastante convém consultar a previsão do tempo para Canavieiras. mesmo em altas temporadas dificilmente você vai encontrar praias lotadas, as praias de canavieiras são bem extensas e tem muito espaço.

Praias de Canavieiras BA

Como você poderá conferir, Canavieiras é uma cidade com praias paradisíacas, areia branca, mar raso e praias gigantesca, ideal para famílias e crianças, tem guarda vidas próximo às cabanas e estacionamento gratuito nas praias.

São 20 km de praias, a maior parte desertas com águas mornas, muito sol, e mar calmo para aproveitar as praias com preço acessível para todos os públicos. Os amantes do surf não ficam de fora, o mar também oferece ondas para surfistas.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Praia da costa

A Praia da Costa fica na Ilha de Atalaia, é a mais central e famosa da cidade. É bem estruturada com bares, barracas e quiosques que servem bebidas geladas e frutos do mar fresquinhos, tem parque infantil de madeira e duchas. Na Praia da Costa ficam os principais restaurantes da cidade com preços muito menores que qualquer outra praia na Bahia.

O mar tem um tom de azul bem transparente, ondas fortes, boas para surfistas. A praia tem cerca de 6 km de extensão, faixa de areia branquinha fina e fofa. Por ser tão extensa, você vai encontrar trechos desertos e paisagens deslumbrantes.

Dá para as crianças brincarem na beirada, mesmo que não der para banho, dá para ficar horas admirando a beleza do mar e a orla enfeitada de coqueiros. A imagem do mar que você vê hoje, no dia seguinte será diferente, sempre renovado a cada manhã pelas mãos Divinas.

Tem hotéis, pousadas com preços mais baixos e com as mesmas comodidades que em outras regiões da Bahia. Através da Praia da Costa o turista tem acesso a uma das paisagens mais lindas de Canavieiras, a Praia da Barra do Albino.

Pra-todos-verem:Praia-da-Costa-Canavieiras-BA
Praia da Costa – Canavieiras BA

Praia do Patipe

A Praia do Patipe fica perto do Centro Histórico, é indicada para a prática de windsurf e passeios de caiaque. Nessa praia fica a foz do rio Salsa, numa paisagem belíssima, rodeada por coqueiros imponentes. Um dos melhores lugares para pesca em Canavieiras BA.

Praia Barra de Atalaia

As águas do Rio Salsa se misturam com as águas do mar, deixando a praia com características de praia fluvial. Suas águas são tranquilas e mornas, sendo que na maré baixa, dá para alcançar a outra margem do rio. A praia não é movimentada, com pouca infraestrutura.

Praia Barra do Albino

Fica ao norte da Ilha de Atalaia. O visual é simplesmente incrível, com coqueirais, manguezais e o mar azul como o céu da Bahia. Tem boa estrutura de quiosques e barraquinhas. O mar é calmo e cristalino e formam lindas piscinas naturais na maré baixa, mas também tem trechos com ondas para a prática de surf.

A paisagem fica ainda mais bonita observando o Rio Patipe serpenteando pela Ilha de Atalaia até a sua foz no Oceano Atlântico. O Rio Patipe é um braço do Rio Pardo que nasce na Serra das Almas, no norte de Minas Gerais e na cidade de Canavieiras ele se divide e dá origem ao Rio Patipe e os dois desembocam no mar.

Na foz dos rios Pardo e Patite tem um rico estuário repleto de ilhas, habitat de várias espécies de caranguejo, sururu, lambreta, marisco, ostra, mexilhões, lambreta, caramuru, além de várias espécies de aves e pequenos mamíferos. A Praia Barra do Albino é o principal ponto de encontro do público jovem de Canavieiras.

Pra-todos-verem:Barra-do-Albino-Canavieiras-BA
Praia Barra do Albino – Canavieiras – BA

Praia Barra Velha

Fica localizado no lado sul da ilha de Atalaia. Maravilhosa, com águas calmas e transparentes! Bem rasa, perfeita pras crianças. O acesso a essa praia maravilhosa, não é dos mais fáceis, fica a cerca de 30 km do centro. Partindo de Canavieiras pela BA 001 sentido a Ilhéus, no Km 14 fica a entrada para Barra Velha.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

É preciso enfrentar uma estrada de terra e areia por aproximadamente 4 km, passando por fazendas de gados e criação de camarões até chegar à balsa operada pela Prefeitura de Canavieira. A beleza da paisagem compensa o perrengue.

A paisagem é singular, combina mar, rios, lagoas e coqueiros e ainda oferece banhos de lama que se acredita ser medicinal. A calmaria do mar favorece o banho, passeios de caiaque e a prática de windsurf.

Você já se imaginou num barquinho no meio do mar? Aqui esta imagem pode se tornar realidade. É um excelente lugar para pescar e relaxar, sozinho ou com a família. Fazer churrasco de peixe na praia é muito bom. A praia é pouco movimentada, ainda sem estrutura, leve tudo que precisar.

Pra-todos-verem:Praia-de-Barra-Velha-Canavieiras-BA
Praia Barra velha – Canavieiras – BA

Praia Barra de Canavieiras

A Praia de Barra de Canavieiras–Bahia é espetacular, consegue a façanha de combinar excelente infraestrutura e natureza preservada. É uma das melhores praias da cidade para banho.

O mar é limpo, calmo, indicado para quem viaja com crianças e idosos. A faixa de areia é extensa, perfeita para a prática de esportes de areia, caminhadas e passeios de bike. Tem vários quiosques e barracas que oferecem um ótimo serviço de praia.

O que fazer em Canavieiras BA

Canavieiras como já dissemos é uma cidade histórica cheia de atrações. Anote tudo no bloco de notas do seu celular, porque as opções são muitas. Além das praias há outras atrações como passeios de caiaque, de buggy, passeios a cavalo e pesca ribeirinha e oceânica.

Visitar o Centro Histórico

O Centro Histórico é pequeno e super charmoso, dá para conhecer a pé. Olhando aqueles casarões antigos dá aquela sensação de já ter vivido naquele cenário, parece uma volta ao passado.

A cidade abriga antigos casarões e fazendas coloniais construídas entre os séculos XVIII e XIX, no durante o apogeu da exploração do cacau e do café, na costa sul da Bahia. O Rio Pardo atravessa o Centro Histórico conferindo ainda mais beleza à cidade e o colorido dos casarões conservam o passado dos antigos coronéis da Bahia.

No centro também está a Biblioteca Pública Municipal, construída em 1900, e o prédio da Prefeitura Municipal construído em 1899. O melhor do Centro Histórico é a comida, tem muitos restaurantes que preparam peixes frescos pescados na região. Se o preço do quilo de robalo na sua cidade assusta, aqui custa quase o preço da sardinha, pelo menos em Belo Horizonte, a minha cidade.

Pra-todos-verem:Centro-Historico-Canavieiras-BA
Centro Histórico – Canavieiras – BA

Fazer passeios de barco em Canavieiras BA

Este passeio incrível não pode faltar no seu roteiro, principalmente se você é um apreciador da natureza e tem sangue de pescador. Para conhecer o lado mais rústico da Bahia, tem que fazer um passeio de barco pelos rios da região, que levam para a cidade e vilarejos às margens do rio Pardo.

Os barcos passam por recantos da mata protegida, antigas fazendas e povoados de pescadores. Aventure-se pelas águas do rio Pardo até a sua foz, partindo do porto de Canavieiras. Ao longo do caminho, paisagens deslumbrantes vão encantar os seus olhos!

Outro passeio de barco interessante é sair de Canavieiras pelo Rio Pardo, navegando pelo Rio Salsa no Canal Pau-Açu até a Foz do Rio Jequitinhonha, chegando em Belmonte e retornando a Canavieiras.

Você pode conhecer ainda mais percorrendo as trilhas nas paradas dos barcos. O passeio é longo, por isso saia preparado. Além dos passeios de barco você também pode passear de caiaque e buggy.

Pra-todos-verem:Passeios-de-barco-Canavieiras-BA
Passeios de Barco em Canavieiras BA

Curtir a Festa Nacional do Caranguejo

Todo mundo conhece o espírito festivo dos baianos, mas tem algumas festas indispensáveis em Canavieiras como a festa de Bom Jesus dos Navegantes e a Festa de São Sebastião, em 1º e 20 de janeiro.

A mais esperada delas é o Festival Gastronômico do Caranguejo e do Camarão, em 2022 aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro e já é um dos principais produtos turísticos de Canavieiras. Conta com exposições, shows artísticos, desfile de moda, eleição da musa do Caranguejo. muita dança e claro muito caranguejo, camarão e chocolate.

A cidade é grande produtora de chocolates de primeiríssima qualidade. A iguaria a gente leva pra casa, com certeza o gosto de chocolate e camarão ao mesmo tempo, não combina. A cidade fica lotada! Os turistas comparecem em peso.

Para se informar sobre a data do próximo festival ligue para a prefeitura de Canavieiras (73) 3284-1105. Como você já sabe, Canavieiras é a capital nacional do caranguejo, tanto que o principal cartão postal da cidade é exatamente a figura do caranguejo.

Pra-todos-verem:Portal-da-cidade-de-Canavieiras-BA
Portal da Cidade de Canavieiras – BA

Pescar em Canavieiras BA

Além dos caranguejos, encontrado em todas as cabanas na praia, devido aos mangues que rodeiam a região, a cidade também ostenta o título de point da pesca oceânica. A atividade é praticada durante o verão em um banco de corais a 24 milhas da costa.

Canavieiras é conhecida como uma das melhores regiões pesqueiras do Brasil e o maior viveiro Marlim Azul do mundo. Para pescar um Marlim Azul é preciso muita força e paciência, o peixe é bom de briga.

Canavieiras também é um importante ponto de pesca esportiva do robalo. Você que vai pescar todo ano no Pantanal, varie e desta vez vá praticar pesca oceânica e de rio em Canavieiras, garanto que vai adorar.

Não se preocupe que material de pesca e barqueiro para conduzir os pescadores não faltam na cidade. Os barqueiros e comandantes dos barcos são muito simpáticos e cooperativos, te ajudam na captura dos peixes, fotografam, fazem da sua pescaria uma aventura inesquecível.

Pra-todos-verem:Pesca-do-Marlim-Azul-em-Canavieiras-BA
Pesca do Marlim Azul em Canavieiras – BA

Onde ficar em Canavieiras BA

Por ser uma cidade pequena, não tem muitas opções de Hospedagens, mas dispõe de resorts, pousadas, hotéis e hostel. Os preços são incrivelmente baixos, você vai se surpreender, até então eu considerava João Pessoa como a cidade turística do Nordeste mais em conta. Veja abaixo as melhores hospedagens em Canavieiras:

  • Kani Boutique Resort.  Av. Beira Mar, Km4, Canavieiras. Oferece café da manhã, transfer do aeroporto (custo adicional). Conta com piscina/restaurante/lanchonete/bar/balcão de turismo/Wi-fi/ babá para crianças/estacionamento gratuito e aceita pets (custo adicional). Idiomas falados: alemão, inglês, francês, italiano e português. R$350,00 em 03/2022.
  • Makaira Beach Resort. Avenida Beira-mar, s/n, Canavieiras. Parcela reservas acima de R$1.000,00. Oferece café da manhã, transfer do aeroporto (custo adicional). Conta com bar/restaurante/lanchonete/Spa/sauna/salão de beleza/salão de jogos/espaço kids/ piscina infantil/balcão de turismo/ Wi-fi. Aceita pets. Idiomas falados: inglês, espanhol e português. R$267,53 quarto standard em 03/2023.
  • Aparthotel BahiaTropical.  Av. Cel. Augusto Luiz Carvalho, n. 105, Canavieiras. Oferece transfer do aeroporto /serviço de massagens (custo adicional). Conta com bar/piscina climatizada/jacuzzi/barbearia/salão de beleza/Spa/minimercado/churrasqueira/Wi-fi. Aceita pets. Sem café da manhã. Idiomas falados: alemão, inglês, espanhol e português. R$275,00 apart. standard em 03/2023.
  • Bahiadomizil. Av. Beira Mar, n. 1065, Canavieiras. Oferece café da manhã/ transfer do aeroporto (custo adicional)/atividades como mergulho, equitação/canoagem/windsurf. Conta com piscina/salão de beleza/cozinha privativa/Wi-fi equipada/máquina de lavar/balcão de turismo, câmbio de moedas/babá para crianças/estacionamento gratuito/Instalações para pessoas com mobilidade reduzida/parquinho infantil. Aceita pets. Idiomas falados: alemão, inglês e português. R$332,50, bangalô em 03/2023.
  • Pousada Stella Maris. Avenida Beira-Mar, s/n Praia da Costa Norte, Canavieiras. Oferece café da manhã. Conta com 2 piscinas/cafeteria/parquinho infantil/Wi-fi/churrasqueira/estacionamento gratuito. Hospeda crianças a partir de 1 ano de idade. R$250,00 em 03/2023. Veja todas as opções no site do Booking.
Pra-todos-verem:Makaira-Beach-Resort
Makaira Beach Resort – Canavieiras – BA

Onde comer em Canavieiras BA

O cais do Porto em Canavieiras fica situado o centro histórico onde ficam os melhores bares e restaurantes que oferecem vida noturna, e música ao vivo. Como é de se esperar o forte dos restaurantes são peixes e frutos do mar, principalmente caranguejo. Apesar de pequena a cidade tem muitos bares e restaurantes.

  • Cabana Olho No Sol. Avenida Beira Mar, n. 224 Canavieiras. Barraca de praia muito boa. Serve petiscos, comida regional e frutos do mar com bons preços. $
  • Porto Dos Milagres Empório e Restaurante. Avenida Coronel Augusto Luís De Carvalho, n 18, Sítio Histórico, Canavieiras. Ambiente agradável, bem decorado. serve comida brasileira, internacional e sul-americana. O bolinho de bacalhau é imperdível. $$
  • Casa Verde. Avenida Felinto Melo, n. 15 Passos, Canavieiras. Tem uma vista linda para o porto. Serve comida brasileira, europeia, portuguesa, internacional e moquecas incríveis. Um dos restaurantes que mais gostamos e o preço é ótimo. $$ $$$.
  • Alegria De Viver. Avenida Beira-Mar, n. 836 Condomínio Miguelão, Canavieiras. A comida é deliciosa, porções fartas, de frente para o mar. Serve comida brasileira, e frutos do mar. $
  • Cantinho da Zezé. Rua Marechal Deodoro, n 139, Canavieiras. Bar e restaurante. Ambiente descontraído, mesas ao ar livre, embaixo das árvores. Serve comida brasileira e frutos do mar, sensacional! $$ $$$

Canavieiras conquistou meu coração e com certeza você também se renderá aos seus encantos. A simpatia é a prestatividade dos canavieirenses, irão te conquistar.
Encontre passagens aéreas de modo rápido e seguro com os melhores preços no site PassagensPromo, Não se esqueça de fazer o seu Seguro-viagem, garantia de assistência em sinistros e imprevistos.

Outros assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

7 comentários em “O que fazer em Canavieiras BA: guia completo de praias, passeios, gastronomia e hospedagens”

    1. Oi Jacira, obrigada pelo seu comentário. Vá sim, a cidade é maravilhosa. A Bahia tem lugares lindos, ainda falta muito pra conhecer.

    2. Por incrível que possa parecer, sou baiano de Salvador e não conheço Canavieira, mas depois de ler essa reportagem, Canavieira será o meu próximo passeio turístico ainda esse ano em nome de Jesus.
      Paulo Cezar

  1. Faltou incluir o Cannes Moto Fest, encontro de motos bastante famoso que acontece em novembro. Um dos melhores do calendário da Bahia e do Brasil.

    1. Olá Álvaro! Canavieiras é uma cidade costeira no Sul da Bahia. O acesso é feito de carro ou ônibus. No porto de Salvador existem embarcações que fazem todo o percurso do litoral sul da Bahia, inclusive Canavieiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *