Pular para o conteúdo

Melhor guia de Nova Viçosa – BA

Anúncios

Nova Viçosa – BA é um destino cobiçado, exuberante, onde a natureza se esmerou em belezas naturais, um verdadeiro tesouro para amantes de turismo cultural e ecológico.

Nova Viçosa é uma cidade voltada para a preservação ambiental, juntamente com os municípios de Prado, Alcobaça e Caravelas, é parte integrante da Reserva Extrativista de Cassurubá.

O turismo sustentável é prioridade, e todos moradores ou visitantes são instruídos a respeitar e contribuir para a conservação da natureza e da beleza singular de Nova Viçosa.

Esta sustentabilidade é que permite ao visitante a oportunidade de desfrutar as belezas naturais da região, e contribuir para a sua conservação.

Os seus monumentos históricos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia, Sobrado do Porto e a Estação Ferroviária descrevem a rica e empolgante história rica do local.

Anúncios

Nova Viçosa também é ponto de partida para o arquipélago de Abrolhos, é o lugar preferido das Baleias Jubarte para acasalamento, reprodução e amamentação dos filhotes nas águas mornas do litoral baiano entre os meses de julho a novembro.

O mar não tem aquele tom de azul Bahia, característico do litoral baiano, devido à foz de vários rios e a presença de manguezais. Neste post iremos te apresentar as principais atrações de Nova Viçosa, além de outras atrações e passeios.

Nova-Vicosa-BA
Nova Viçosa – BA

Leia também:

Sumário do post

Onde fica Nova Viçosa – BA

Nova Viçosa fica no litoral extremo sul da Bahia, na Costa das Baleias, quase na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, a cerca de 900 km de Salvador, a 270 km de Porto Seguro e a 320 km de Vitória (ES).

Como chegar a Nova Viçosa – BA

De avião

O Aeroporto mais próximo de Nova Viçosa é o aeroporto de Teixeira de Freitas a cerca de 52 km de distância, o aeroporto internacional de Porto Seguro a cerca de 165 km e o aeroporto de Vitória a 280 km.

Compre sua passagens aéreas pelo menor preço e com segurança no Booking.com e reserve o seu táxi.

De ônibus

Várias cidades brasileiras têm ônibus para Nova Viçosa – BA. Consulte o site da Transportal para saídas das cidades baianas, mineiras e capixabas.

De carro

Para quem parte do litoral a melhor via é a BR 101. De outros locais o meio mais seguro é se orientar pelo GPS.

Nova-Vicosa-BA
Nova Viçosa – BA

Melhor época para visitar Nova Viçosa – BA

Em Nova Viçosa o clima é agradável o ano todo e a temperatura varia entre 19 Cº a 31 Cº. De junho a setembro chove bem menos.

Mas quem deseja ver o espetáculo das Baleias Jubarte, a melhor época é de julho a novembro, quando elas vêm ao litoral baiano para reprodução e amamentação dos filhotes.

Antes de marcar sua viagem consulte a previsão do tempo para Nova Viçosa – BA.

Melhores praias de Nova Viçosa – BA

Em Nova Viçosa tem 7 praias, as praias de Pau Fincado e Lugar Comum, são muito frequentadas, Sabacuí e Costa do Atlântico são mais desertas e ótimas para a pesca.

Praia do Lugar Comum

É uma praia excelente para frequentar com crianças e idosos devido a mansidão do mar, é considerada a maior e melhor praia da cidade.

É uma praia extensa, muito bem estruturada com inúmeras barracas de praia, que na alta temporada funcionam à noite, com muitos bares e restaurantes e muitas pousadas.

Tem uma área de esportes de praia com várias traves. A Praia do Lugar Comum é um verdadeiro achado para os amantes de esportes aquáticos e esportes de areia. Pela quantidade de restaurantes dá para imaginar que na alta temporada fica lotada.

Praia-do-Lugar-Comum-Nova-Vicosa-BA
Praia do Lugar Comum – Nova Viçosa – BA

Praia do Pau Fincado

Uma das praias mais populares de Nova Viçosa, tem uma longa e larga faixa de areia, mar calmo com ondas fracas, muito boa para famílias com crianças e práticas de esportes de areia como vôlei e futebol de praia.

Tem uma estrutura muito boa com barracas que servem deliciosos pratos baianos, frutos do mar e bebida gelada enquanto se aprecia a maravilhosa vista do mar.

Na Praia do Pau Fincado tem a famosa Barraca da Paixão que pertence à tradicional família do município, fica em frente à praça do Pau Fincado.

Outra barraca de muito sucesso é a Kalua Complexo de Lazer que funciona como as barracas de Porto Seguro, com eventos diários, dança, música ao vivo, animação para as crianças e adultos.

Os artesãos locais também marcam presença na praia, oferecendo vários objetos de artesanato local. Nas imediações da praia tem uma área de camping bem equipada, o “Camping Docemar”.

Tem sala de TV, cozinha coletiva, chuveiros, pontos de energia nos quiosques, churrasqueira, mesas, cadeiras, água e luz para trailers e motorhomes e estacionamento.

Praia-do-Pau-Fincado-Nova-Vicosa-BA
Praia do Pau Fincado – Nova Viçosa – BA

Praia Pontal da Barra

Praia próxima do centro da cidade na Avenida Beira-mar. A água é turva, não muito convidativa para banho, apesar do mar tranquilo, boa faixa de areia e muita vegetação.

É um bom ponto de pescaria, para passear de caiaque, mas não para nadar. É onde fica a foz do Rio Peruíbe, tem que ficar atento, a maré pode subir a qualquer momento.

O rio traz tudo que encontra pelo caminho e despeja na praia, a areia fica cheia de gravetos, galhos, palhas de coqueiros e tocos de madeira. Também não tem estrutura

Praia da Costa do Atlântico

Esta praia é maravilhosa, extensa e limpa, com pouca ocupação humana e bastante vegetação, as águas do mar são azuis e cristalinas.

Fica entre Nova Viçosa e Mucuri. Tem boa estrutura de restaurantes e barracas de praia que servem comida, petiscos, frutos do mar e bebida gelada.

É menos frequentada, cercada de coqueiros, o mar tem ondas fortes, cercada de coqueiros e distante do centro urbano. O local é refúgio de tartarugas marinhas, muito bom para pesca.

As ondas fortes são um convite para os que amam praticar surfe e outros esportes aquáticos e para quem busca mais privacidade.

Água quentinha e limpa, muito diferente das outras praias. Para passar o dia é bom chegar cedo, às 17 horas os bares, barracas e restaurantes não servem mais nada, porque a maré começa a subir rapidamente.

Praia-Costa-do-Atlantico-Nova-Vicosa-BA
Praia da Costa do Atlântico – Nova Viçosa – BA

Praia do Sabacuí

Fica perto da entrada da cidade, porém afastada do centro, é extensa, com água limpa e areia fina e clara, e natureza predominante.

O mar tem ondas mansas e o encontro do rio Sabacuí com o mar, formam grandes bancos de areia. Tem algumas barracas que funcionam na alta temporada. É considerada uma praia semi deserta, possui área de mata e muitos coqueiros.

A praia é dividida em duas partes. Na parte norte é a área urbana onde tem uma boa infraestrutura turística com hotéis, bares, restaurantes e até um parque aquático.

Na parte sul, é mais selvagem e deserta, mas a paisagem é deslumbrante. Vale muito a pena passar o dia neste paraíso, mas é preciso carregar água, alimentos e mobiliário. Na maré baixa a gente anda muitos metros mar adentro com a água chegando no joelho.

Praia-do-Sabacui-Nova-Vicosa-BA
Praia do Sabacuí – Nova Viçosa – BA

Passeios ecológicos em Nova Viçosa – BA

Nova Viçosa, assim como todas as praias do litoral sul da Bahia, tem paisagens incríveis e irá sempre surpreender a todos que procuram o que fazer em Nova Viçosa.

Os passeios ecológicos são interessantes e proporciona ao visitante conhecer várias comunidade ao longo do trajeto, ouvir sua histórias e conhecer a cultura das comunidades ribeirinhas.

Arquipélago de Abrolhos – Caravelas – BA

O Arquipélago de Abrolhos pertence à cidade de Caravela – BA, mas Nova Viçosa é um dos principais pontos de partida para o Parque Marinho.

Além das belezas naturais da cidade, a possibilidade de conhecer Abrolhos é um dos principais motivos que levam os turistas a conhecer Nova Viçosa.

Abrolhos foi o primeiro parque marinho a ser criado no Brasil em 1993. Sem dúvida uma das maiores maravilhas que a natureza contemplou no nosso abençoado litoral.

O arquipélago abriga uma grande diversidade de fauna marinha, com inúmeras espécies de corais, peixes, moluscos, esponjas, arraias e tartarugas marinhas, além de algumas aves como atobás.

A única ilha do arquipélago habitada é a Ilha de Santa Bárbara. É um importante ponto de mergulho para pesquisadores, mergulhadores profissionais e amadores e observação das baleias que comparecem todos os anos nos meses de julho a novembro.

As baleias Jubarte vêm ao litoral brasileiro em busca de águas mais quentes para reprodução e amamentação de filhotes. Você pode contratar passeios a partir de Nova Viçosa, Caravelas e Prado nos portos de cada cidade.

Os preços são diferentes dependendo do local de partida e do tempo que você deseja permanecer, 2 ou 3 dias com refeições e pernoites ou passeio bate e volta. Você também pode partir de Porto Seguro, mas fica caríssimo.

Arquipelago-de-Abrolhos-Caravelas-BA
Arquipélago de Abrolhos – Caravelas – BA

Ilha de Coroa Vermelha

É uma ilha arenosa, pequena, vegetação rasa, localizada em alto mar, à 1:30h de escuna do porto de Nova Viçosa.

A ilha faz parte do Banco dos Abrolhos, o maior complexo de recifes de corais do oceano Atlântico sul. Os arrecifes submersos em torno da ilha ocupam uma área maior que a própria ilha.

Os recifes são um importante ecossistema da região e são vizinhos dos recifes de Sebastião Gomes e dos recifes de Viçosa. É muito atraente pela sua formação única de depósitos de recifes de corais.

Na maré baixa, a ilha forma piscinas naturais onde é possível fazer mergulhos e observar espécies marinhas como tartarugas, estrelas do mar, ouriços e peixinhos coloridos. É o melhor lugar para praticar flutuação, mergulho e pesca.

Ilha-de-Coroa-Vermelha-Nova-Vicosa-BA
Ilha de Coroa Vermelha

Ilha de Barra Velha

A ilha de Barra Velha é uma região isolada na reserva de Cassurubá, município de Nova Viçosa, fica entre o oceano Atlântico e o Rio Peruíbe.

É um dos passeios de barco mais requisitados por aqueles que buscam o que fazer em Nova Viçosa. Uma visão inesquecível da natureza, formada por manguezais preservados, praias pouco exploradas, restingas e Mata Atlântica.

O trajeto é de 15 minutos de lancha pelo rio Peruípe, uma bela contemplação das famosas ilhas de mangue, com grande diversidade de aves e de fauna aquática.

Na isolada Ilha de Barra Velha fica o mais extenso manguezal do litoral do Brasil. Passeio adorável para quem gosta de caminhadas, trilhas ecológicas. O acesso é feito apenas de barco.

A ilha tem uma pequena vila de antigos pescadores que oferece deliciosa comida feita por eles e bebidas geladas. São pessoas simples que tratam os visitantes com muito carinho.

Por ter uma praia deserta, algumas pessoas praticam nudismo não legalizado e nem fiscalizado. Quem quiser também pode acampar na área. A ilha é aberta à visitação pública, mas é particular, pertence à mesma família há mais de 200 anos.

Ilha-de-Barra-Velha-Nova-Vicosa-BA
Ilha de Barra Velha – Nova Viçosa – BA

Ilha da Cassurubá – Reserva Extrativista de Cassurubá

É a maior ilha da região, fica entre Caravelas, Nova Viçosa e Alcobaça, é parte da Reserva Extrativista de Cassurubá, criada em 2009 e administrada pelo ICMBio.

A paisagem deslumbrante e selvagem atrai muitos ecoturistas. A região é cheia de vida, suas trilhas levam a praias desertas e tranquilas.

A vegetação da ilha é composta remanescentes de mata Atlântica e cerrado e abriga biomas diversos, rios, córregos, lagos e mangues.

A reserva de Cassurubá se divide em 2 partes, a ribeirinha onde fica o estuário na conexão do rio com o mar e a parte que fica em mar aberto no caminho para Abrolhos.

Os poucos moradores da região estão divididos em pequenas comunidades, são basicamente pescadores que habitam em casinhas de taipa, a ilha não tem infraestrutura.

Os moradores sobrevivem da pesca, da catação de mariscos e do artesanato feito com matéria prima local e vendido aos turistas. Os barcos partem de Nova Viçosa, Alcobaça e de Caravelas.

O passeio de barco inclui a travessia do estuário do rio Peruípe. É um passeio espetacular que nos mostra um Brasil que a maioria de nós desconhece.

Reserva-Extrativista-de-Cassuruba-Nova-Viçosa-BA
Reserva Extrativista de Cassurubá – Nova Viçosa – BA

Rio Peruípe

O Rio Peruípe nasce no município de Ibirapuã, no extremo sul da Bahia, e deságua no Oceano Atlântico, na cidade de Nova Viçosa.

É navegável em quase todo o seu curso, é muito importante para manter a biodiversidade da Mata Atlântica e a sua foz é indispensável para manter o berçário de peixes.

É a principal fonte de água potável para os municípios de Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Caravelas e
para a pesca, agricultura, pecuária e turismo.

Passeio obrigatório para quem procura o que fazer em Nova Viçosa. De preferência faça o passeio com um guia para conhecer os melhores pontos do rio e da região.

Além de aproveitar melhor o passeio você contribui para o desenvolvimento da economia local. Você também pode contratar um barqueiro para pescar robalo, tainha, traíra, piracanjuba etc.

O rio é ideal para a prática de esportes aquáticos como canoagem, remo, caiaque, mas nunca se esqueça de usar repelente.

Rio-Peruipe-Nova-Vicosa-BA
Rio Peruípe – Nova Viçosa – BA

Pontos turísticos de Nova Viçosa – BA

A cidade é pequena, ainda assim tem pontos turísticos interessantes. As cidades do litoral baiano são as mais antigas do Brasil e guardam muitos monumentos do passado.

Edifícios históricos

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Praça Oscar Cardoso, s/n, Centro, Nova Viçosa – BA.
  • Casa de Câmara e Cadeia. Rua Presidente Costa e Silva, n. 18 – Nova Viçosa – BA.
  • Estação Ferroviária de Helvécia. Rua Júlio Metzker, 207-495, Helvécia, Nova Viçosa – BA
  • Sobrado do Porto

Praça da Baleia

Uma praça muito bonita, tranquila, com quadras de esportes, palco para eventos, brinquedos para a garotada, feirinha de artesanato e barraquinhas de comida.

Tem uma bela escultura em homenagem à Baleia Jubarte, que todos os anos aparece no litoral sul baiano e que todos gostam de fotografar.

Praca-da-Baleia-Nova-Vicosa-BA
Praça da Baleia – Nova Viçosa – BA

Praça Valdomiro Alves de Jesus

Foi a primeira praça de Nova Viçosa, tem monumentos históricos interessantes como a Casa de Cadeia, que serviu de prisão no longínquo passado.

Depois foi sede da prefeitura e hoje funciona como museu. É onde fica o museu de exposições de arte do famoso escultor da natureza ‘Franz Krajcberg’.

O Museu Histórico Emília Sulz também fica na praça e conta parte da história da cidade com um acervo bem interessante. Obras criadas pelo artista holandês Franz Krajcberg, feitas a partir de troncos e galhos da natureza morta.

Porto de Nova Viçosa

É onde aportam os barcos pesqueiros e de passeio no Rio Peruípe. É um lugar bonito e interessante. Se você for fazer passeios de barco, obrigatoriamente você vai conhecer.

Mercado do Peixe Bruno Saldanha é um dos principais atrativos de Nova Viçosa. É espantosa a grande quantidade de peixes o o tamanho dos camarões.

Porto-de-Nova-Vicosa-BA
Porto de Nova Viçosa – BA

Onde ficar em Nova Viçosa – BA

Espero que vocês gostem de Nova Viçosa, aproveitem ao máximo o que essa bela cidade tem a oferecer, suas lindas praias, gastronomia e história. E se você curte ecoturismo, esta cidade é perfeita pra você.

Veja outros paraísos baianos que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *