Pular para o conteúdo

Viagem a Porto Seguro: 18 dicas imperdíveis para aproveitar este paraíso

Anúncios

Viaje no tempo e reviva a história do Brasil com as nossas dicas de viagem a Porto Seguro, berço da nossa história. Mergulhe na rica cultura local, desfrute das belezas naturais.

Caminhe pelas ruas de paralelepípedos do Centro Histórico, visite o Marco do Descobrimento e a Passarela do Descobrimento, revivendo os passos dos primeiros portugueses que chegaram ao Brasil.

As praias de Porto Seguro são deslumbrantes, o mar com águas mornas, cristalinas de tons azul baía. Como dizem os baianos, este tom de azul é exclusivo da Bahia.

A temperatura da água do mar no Nordeste é morna, a partir de Conceição da Barra no Espírito Santo, temperatura da água começa a mudar. Essa é uma vantagem que as praias do Nordeste levam sobre as praias do Sul e Sudeste.

As praias de Porto Seguro, na sua grande maioria, são acessíveis a todos, mesmo pra quem tem alguma restrição de mobilidade, ideais para crianças e idosos.

Anúncios

  • Explore a Mata Atlântica em trilhas, admire a beleza dos rios e cachoeiras da região e desfrute de atividades ao ar livre como ecoturismo e turismo de aventura, e mergulhos sensacionais.
  • Conheça as praias mais cobiçadas do Brasil como a Praia de Taperapuã, Praia do espelho, Trancoso, Arraial D’ajuda, Caraíva e outros paraísos baianos da região.
  • Delicie-se com a culinária baiana, diferenciada, rica em sabores e aromas, com pratos como moqueca de peixe, acarajé e abará. Divirta-se nos parques aquáticos, baladas, restaurantes, bares e muito mais garantindo a diversão para toda a família ou grupos de amigos.
  • Faça passeios de barco pelas ilhas e parques marinhos em mar aberto. Há muitas atividades gratuitas para fazer em Porto Seguro, como visitar o Centro Histórico e as praias.

Porto Seguro é um dos destinos brasileiros mais acessíveis, alegres, festeiros, com ótimo custo-benefício. O povo baiano é muito alegre, expansivo, hospitaleiro, aqui não tem lugar para  tristeza.

Letreiro-de-Porto-Seguro-BA
Letreiro de Porto Seguro – BA

Leia também:

Dicas de viagem a Porto Seguro: todas as informações que você precisa saber

Veja abaixo as dicas mais importantes que você vai encontrar neste artigo. Se você deseja saber sobre um assunto específico, navegue pelo menu abaixo.

  1. Onde fica Porto Seguro
  2. Como chegar em Porto Seguro
  3. Melhor época para ir a Porto Seguro
  4. Hospedagem em Porto Seguro
  5. Onde comer em Porto Seguro
  6. Passeios em Porto Seguro
  7. Praias da Orla Norte de Porto Seguro
  8. Praia de Mundaí
  9. Praia de Taperapuã
  10. Praia de Mutá
  11. Praia de Coroa Vermelha
  12. Praias do litoral sul de Porto Seguro
  13. Trancoso
  14. Arraial d’Ajuda
  15. Caraíva
  16. Barracas famosas; Axé Moi, Tôa Tôa, Barramares.
  17. O que fazer à noite em Porto Seguro.
  18. Agências de turismo

1. Onde fica Porto Seguro

Porto Seguro fica no litoral sul da Bahia, na Costa do Descobrimento, entre Santa Cruz De Cabrália e Prado, a 700 km de Salvador, capital da Bahia. Ponto de chegada dos portugueses na época do descobrimento do Brasil.

Trancoso-Porto-Seguro-BA
Trancoso – Porto Seguro – BA

2. Como chegar em Porto seguro

Há diversas maneiras de chegar a Porto Seguro, que você pode escolher conforme sua disponibilidade de tempo e orçamento. A cidade tem um aeroporto internacional que recebe voos diretos e com escalas de várias partes do Brasil.

De avião

A maneira mais cômoda de chegar é por via aérea. A passagem aérea para Porto Seguro é das mais baratas para o Nordeste. O aeroporto fica a apenas dois km do centro, na avenida Brigadeiro Faria Lima, e a poucos metros da rodoviária.

Compare preços e compre passagens aéreas para Porto Seguro pelo menor preço. N aeroporto você pode pegar um táxi, um ônibus ou um transfer para chegar ao seu hotel ou pousada.

De carro

Se você preferir ir de carro, você pode alugar um veículo pela Rentcars e seguir pela BR-101 até Eunápolis. Em seguida, continue pela BR-376 até Porto Seguro. O trajeto dura cerca de 10 horas saindo de Salvador ou de Belo Horizonte.

Pelo GPS você programa a melhor rota para fazer uma viagem a Porto Seguro a partir do ponto que se encontra, de carro, moto, moto home. Prefira sempre viajar durante o dia, no momento as estradas que levam a Porto Seguro, não é das melhores.

De ônibus

Em todas as capitais e grandes cidade têm ônibus de carreira para Porto Seguro.  Você pode comprar sua passagem pela ClickBus, Buser ou pela Buson e escolher entre as empresas que fazem o trajeto até Porto Seguro. A viagem dura cerca de 12 horas saindo de Salvador ou de Belo Horizonte.

Via Marítima

Você também pode ir de balsa, barco ou lancha a partir de Salvador a Porto Seguro, é bem mais demorado, o trajeto leva cerda de 8h a 9horas. No porto de Salvador tem embarcações que percorrem todo o litoral sul da Bahia.

3. Melhor época para ir a Porto Seguro

Porto Seguro pode ser visitada o ano inteiro, pois tem um clima tropical com temperaturas médias entre 22°C e 30°C. No entanto, há algumas épocas que podem ser mais vantajosas dependendo do seu objetivo.

Se você quer curtir o sol e o mar sem chuvas, os melhores meses são março, agosto e setembro, que são os mais secos e menos lotados.

Se você quer economizar na hospedagem e nos passeios, os meses de baixa temporada são maio, junho, agosto, setembro e novembro, que têm preços mais baixos e promoções.

As passagens e hospedagens custam bem menos, as praias ficam mais vazias. Nos meses de abril a julho costuma chover bastante no sul da Bahia, não é uma chuva constante, mas costuma ser forte.

Como o clima tem mudado bastante, consulte a previsão do tempo para Porto Seguro. Se você quer aproveitar as festas e o agito da cidade, os meses de alta temporada são dezembro, janeiro, fevereiro e julho, que têm mais eventos e animação.

Os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, Semana da criança em outubro, e feriados prolongados, são de alta temporada, praias lotadas.

Dicas-de-viagem-a-Porto-Seguro-BA-Portal-da-cidade
Portal de Porto Seguro – BA

4. Onde se Hospedar em Porto Seguro

A hospedagem em Porto Seguro é farta. Em altas temporadas a procura é grande e o preço mais alto, reserve com antecedência para conseguir preços mais baixos. No centro, o preço das hospedagens são mais baixos, as pousadas são ótimas.

Na Orla Norte na avenida Beira-Mar, onde estão as barracas mais famosas: Tôa-Tôa, Barramares e Axé Moi, é mais caro. Tem a vantagem de estar perto de tudo que você precisa. Dá para passar o dia nas melhores praias e voltar para dormir.

Você pode escolher entre hotéis no centro, pousadas, resorts ou casas de temporada. A escolha da melhor região para se hospedar em Porto Seguro depende do seu estilo de viagem.

Se você quer ficar perto do centro histórico e dos principais pontos turísticos da cidade, a melhor opção é ficar na orla norte, que tem praias como Mundaí, Taperapuã e Coroa Vermelha. Nessa área, você encontra hotéis como o Nauticomar All Inclusive Hotel & Beach Club e o Brisa da Praia Hotel.

Se você quer ficar perto da natureza e de praias mais tranquilas, a melhor opção é ficar na orla sul, que tem praias como Curuípe, Rio da Barra e Espelho.

Se você quer ficar em um lugar mais charmoso e badalado, a melhor opção é ficar em um dos distritos de Porto Seguro.

Encontre pousadas em Arraial d’Ajuda, Trancoso ou Caraíva. Se você deseja saber sobre boas hospedagens com preços econômicos, com bom custo-benefício, acesse Hospedagens baratas em Porto Seguro.

5. Onde comer em Porto Seguro

Depois de passar o dia comendo petiscos na praia a gente precisa de fazer uma boa refeição. Nas barracas tem a opção de almoço, mas é sempre muito cheio.

O lugar mais em conta para jantar é no centro de Porto Seguro. O preço varia de R$30,00 a R$60,00. Veja abaixo os endereços de alguns restaurantes que frequentamos;

  • Galo Praia. Km 66 S/N Praia do Mundaí, Orla Norte, Porto Seguro. Telefone 73 99841-1077. $$ $$$
  • Vovó Bela Restaurante. Avenida dos Navegantes, n. 191 loja 23, Porto Seguro. Telefone 73 3288-1086. $
  • Gallo Deck Porto Seguro. Praça Visconde de Porto Seguro, n. 20, Porto Seguro. Telefone 73 99832-5891. $$ $$$
  • Restaurante Porto Geraes. Rua dos Hibiscos, n. 260 Taperapuã. Telefone 73 99998-4535. $
  • Casarão Adega Restô. Rua Assis Chateaubriand, n. 68 Centro Passarela do Descobrimento, Porto Seguro. Telefone 73 99968-3861. $$ $$$
  • Acarajé Gourmet. Rua Assis Chateaubriand, n, 19 Passarela do Descobrimento, Porto Seguro. $$ $$$
  • Churrasco do Dinho. Avenida Beira Mar, Camping Mundaí – Orla Posto BR Mundaí, Porto Seguro. Telefone 73 982188511. $
  • Vovó Bela Restaurante. Avenida dos Navegantes, n. 191, loja 23, Porto Seguro. Telefone 73 3288-1086. $
Comida-Baiana
Comida Baiana

6. Porto seguro: principais passeios

Porto Seguro tem muitos passeios para você explorar as belezas naturais da região como as praias, monumentos históricos, reservas ecológicas, reservas indígenas, parques marinhos e muito mais.

Tudo isso você pode conferir neste artigo. O contato das agências de turismo que fazem traslados, passeios e mergulhos estão no link do menu e no final do post.

Vila do Descobrimento e Centro Histórico

Para ver de perto monumentos históricos, da época do descobrimento do Brasil vale a pena visitar a Vila do Descobrimento com guia e conhecer a história desse lugar. É um lugar que guarda muita história e cultura do Brasil.

É lá que fica o Marco do Descobrimento, o monumento mais antigo do país, que tem uma cruz da Ordem de Cristo e o escudo português esculpido em uma pedra.

Também é possível visitar o Memorial do Descobrimento, um jardim botânico com uma réplica de um navio português e exposições sobre a colonização.

Além disso, a Vila do Descobrimento fica próxima da Praia de Coroa Vermelha, onde os portugueses celebraram a primeira missa no Brasil e onde hoje há uma feira de artesanato indígena.

A Vila do Descobrimento é um passeio imperdível para quem quer conhecer mais sobre as origens do nosso país.

Fica na parte alta da cidade , conserva muitas construções antigas, casinhas, museus, igrejas e um farol que os turistas gostam de fotografar. Tem uma maravilhosa vista do mar. Uma excelente sugestão para a sua lista de dicas de viagem a Porto Seguro.

Centro Histórico

É o local onde os portugueses chegaram no ano de 1500 e onde estão os principais monumentos da cidade, como o Marco do Descobrimento, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, o Museu de Porto Seguro e o Farol de Porto Seguro.

Marco-do-Descobrimento-Porto-Seguro-BA
Marco do Descobrimento – Centro Histórico – Porto Seguro – Bahia.

Passeio de escuna até ao Parque Marinho Recife de Fora

É uma maravilhosa reserva de corais e piscina natural que fica à mostra no meio do mar, na maré baixa. Você segue de escuna pela orla e mar aberto, dura cerca de 45 minutos a travessia é um passeio muito gostoso.

É considerado o terceiro maior parque marinho do Brasil. O melhor da festa é a farra das crianças no meio dos peixinhos ávidos por comida que te beliscam o tempo todo.

É uma sensação incrível estar no fundo do mar. Passeio imperdível na sua viagem a Porto seguro. Você pode fazer mergulho com snorkel ou cilindro, vai encontrar várias espécies de peixes, corais, ouriços e conchas.

É imprescindível obedecer as instruções do barqueiros e voltar ao barco quando eles chamarem, o mar mar vai se fechar.

Na volta tem uma parada para almoço opcional na Vila de Santo André, outro lugar espetacular e a comida é deliciosa, uma dica de viagem a Porto Seguro, que você não pode perder.

É proibido retirar qualquer tipo de vida do local, mas ninguém resiste em trazer uma conchinha de lembrança. Não ande descalço sobre os arrecifes, é cheio de ouriço do mar. Leve um tênis ou vai ter que alugar um na escuna.

Parque-Marinho-Recife-de-Fora-Porto-Seguro-BA
Parque Marinho Recife de Fora

Passeio de escuna até o Parque Marinho de Coroa Alta

Este passeio é imperdível. Coroa Alta é um banco de areia no meio do mar, que nunca fica submersa. O Parque Marinho de Coroa Alta fica a cerca de 9. 26 km da costa.

A saída é em Santa Cruz de Cabrália, se você comprou o passeio, uma van da empresa de turismo te pega e te deixa na porta da sua hospedagem em Porto Seguro.

Parte de Porto seguro a partir de 8;30 horas, via terrestre até o píer de Santa Cruz de Cabrália, navegando pelo rio João de Tiba até o parque de Coroa Alta. O passeio dura cerca de 6 horas.

Os passeios custam em torno de R$120,00 para adultos. R$60,00 para crianças abaixo de 1.30 cm. e gratuito para crianças ate 1m. Esse passeio nunca pode faltar na sua lista de dicas de viagem a Porto Seguro.

A rota até lá é impressionante. passa por arrecifes de corais, manguezais, uma parada para almoço no restaurante na vila de Santo André, ilha do Sol, banho de lama negra. Serviços de bordo, pago à parte.

Parque-Marinho-Coroa-Alta-Porto-Seguro-BA
Passeio de escuna até o Parque Marinho de Coroa Alta

Reserva da Jaqueira Índios Pataxós

É uma das poucas oportunidades de conhecer de perto uma tribo indígena. A reserva da jaqueira é uma área de preservação ambiental e cultural dos índios Pataxós, uma etnia que vive no sul da Bahia.

A reserva tem cerca de 830 hectares de vegetação nativa e abriga 32 famílias que recebem visitantes que desejam conhecer seus costumes, histórias e tradições. Lá residem os índios da tribo Pataxó.

Os visitantes podem conhecer as choças e kijemes, que são os tipos de casas dos pataxós, e também o pajé, que é o líder espiritual e curandeiro da tribo.

Os turistas podem aprender algumas palavras no idioma patxohã, fazer pinturas corporais, caminhar na mata e ver armadilhas de caça, degustar peixe assado na folha de patioba.

Os indígenas adoram interagir com os turistas contando sua história e vendendo seus artesanatos. Tem uma mata preservada que você pode fazer um passeio ecológico pago com um guia da tribo.

Cobram para serem fotografados. Você pode participar da dança deles e aprender a usar arco e flecha. Uma atração a mais para a sua viagem a Porto Seguro. Funciona de segunda a sexta das 8:00 às 15:00 e sábado das 8:00 às 13:00.

Indios-Pataxos-Reserva-Jaqueira-Porto-Seguro-BA
Reserva Jaqueira – Índios Pataxós – Porto Seguro – BA

7. Principais praias de Porto Seguro

Porto Seguro tem mais de 80 km de praias para todos os gostos e estilos. Você pode escolher entre praias urbanas, praias desertas, praias com ondas ou praias com piscinas naturais.

De carro o caminho é pela avenida Beira-mar que contorna toda a orla. De ônibus, é fácil, Porto seguro é bem servida de linhas de ônibus.

Instale o aplicativo Moovit no celular que ele te indica todos os ônibus, pontos e horários. Lembrando que os ônibus não circulam a noite inteira, por isso se precisar se deslocar de madrugada vai precisar de táxi ou carro por aplicativo.

8. Praia de Mundaí

Fica a 4 km do centro de Porto Seguro, na avenida Beira-Mar, sentido orla norte. É uma praia de mar aberto, divina, cercada coqueiros e de natureza e lindas paisagens.

É pequena, mas tem muitos hotéis, bares, barracas de praia e restaurantes. Esta praia de maneira alguma pode ficar de fora das dicas de viagem a Porto Seguro.

Se você gosta de agito, este é o lugar certo, tem barraca animada, com música e dança o dia inteiro, o pessoal aproveita para afastar as tristezas e preocupações se esbaldando na dança. Mas também tem trechos bem tranquilos para quem deseja relaxar.

É praia de mar aberto, o mar é calmo durante a maré baixa, água morna, faixa de areia branquinha, espaçosa, cercado de coqueiros, local perfeito para passear de caiaque e stand up, jet ski, banana boat e levar as crianças.

O mar é calmo na maré baixa, faixa de areia espaçosa, areia fofa e branquinha, lugar preferido para quem está com crianças e idosos. Se você acordar cedo poderá ver o mais lindo nascer do sol e cardumes de peixes surfando nas ondas.

Praia-de-Mundai-Porto-Seguro-BA
Praia de Mundaí – Porto Seguro – BA

9. Praia de Taperapuã

Praia de Taperapuã é uma das praias mais famosas e animadas, considerada o point de Porto Seguro. É onde ficam as mega barracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares, que oferecem shows, lambaeróbica e muita diversão praticamente o dia todo.

Também tem a barraca do Gaúcho, com música ao vivo e parquinho infantil pago, R$20,00 para as crianças brincarem enquanto os adultos se divertem.

A praia tem faixa de areia extensa, águas azuis cristalinas, calmas na maré baixa e mornas, o acesso é fácil, até mesmo para pessoa com dificuldade de deambular. A praia é ótima para ir com a família, para quem procura diversão.

A impressão que você vai ter da praia vai depender da temporada que você for, na alta temporada fica super lotada, cheia de ambulantes e talvez você não encontre a tranquilidade que você deseja.

Praia-de-Taperapuan-Porto-Seguro-BA
Praia de Taperapuã – Porto Seguro – Bahia.

10. Praia de Mutá

É uma pequena enseada cheia de coqueiros, fica na divisa entre Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Lugar apropriado para quem quer sossego.

Menos frequentada, muito tranquila, tem boas barracas de praia, redes dentro d’água e boa rede hoteleira. A Praia de Mutá é uma das praias mais bonitas de Porto Seguro, é limpa e segura.

Muito boa para crianças e idosos. Da praia de Mutá partem as embarcações para Coroa Alta. Uma das melhores dicas de viagem a Porto Seguro para quem quer curtir a Bahia sem muito agito.

Praia-de-Muta-Porto-seguro-BA
Praia de Mutá – Porto seguro – BA

11. Praia Coroa Vermelha – Santa Cruz de Cabrália – BA

Essa é uma praia que vale a pena conferir. Pertence ao município de Santa Cruz de Cabrália, mas faz parte do roteiro de quem vai a Porto Seguro.

É um local histórico, onde aportou a frota de Pedro Alvares Cabral em 22 de abril de 1500. É também o local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil.

O lugar era habitado por índios Tupiniquins que foram escravizados pelos portugueses. Hoje a tribo que habita Coroa Vermelha é a tribo Pataxó, que vivem da agricultura e venda de artesanato para os turistas.

A praia é maravilhosa. Acessível para qualquer pessoa. Tem muitos arrecifes de corais bem na beira da areia. Na maré baixa dá para caminhar muitos metros mar adentro até os corais e apreciar muitas espécies marinhas, o mar na maré baixa é tão calmo quanto uma lagoa.

Você vai encontrar muito índios vendendo artesanato e se oferecendo para fotografar com você e cobram por isso. É bem movimentada, mas não lotada.

Tem ótimas barracas. Se estiver com crianças, nem precisa ir em busca de outros lugares, aqui é perfeito. Numa praia espetacular como Coroa Vermelha, ninguém fica sem o que fazer em Porto Seguro.

Praia-de-Coroa Vermelha-Santa-Cruz-de-Cabralia-Bahia
Praia de Coroa Vermelha – Santa Cruz de Cabrália – BA

12.Praias litoral Sul de Porto Seguro

No litoral sul de Porto Seguro ficam as praias mais charmosas e diferentes, são mais rústicas, fazem parte de reserva ambiental, por isso são mais preservadas.

13. Trancoso – BA

Trancoso fica a cerca de 30 quilômetros do centro de Porto Seguro. A economia da vila gira em torno do turismo, por isso o turista aqui é rei.

Tem praias maravilhosas, restaurantes sofisticados, uma excelente atração que não pode faltar no seu roteiro sobre o que fazer em Porto Seguro.

A forma mais prática de chegar a Trancoso é pegar a balsa no terminal do centro de Porto Seguro, ao desembarcar em Arraial d’Ajuda, seguir de carro ou de ônibus até a vila. Os ônibus saem de 4 em 4 horas.

Um dos pontos turísticos mais famosos da vila é o Quadrado de Trancoso, com suas casinhas multicoloridas, em torno da histórica Igreja São João Batista.

Trancoso-Porto-Seguro-BA
Trancoso – Porto Seguro – BA

As principais praias de Trancoso são:

  • Praia dos Nativos
  • Praia do Rio da Barra
  • Praia de Taípe
  • Praia do Rio Verde
  • Praia de Itapororoca
  • Praia das Tartarugas
  • Praia de Patimirim
  • Praia de Itaquena

Para a exclusiva Praia das Tartarugas, necessita pegar informações e fazer reserva neste link. A partir de Trancoso você pode conhecer as famosas praias do Espelho, que fica entre Trancoso e Caraíva e a vila de Caraíva.

Tem muitas outras coisas pra fazer em Trancoso, ecoturismo na mata nativa, tirolesas, arvorismo, caminhadas pelas trilhas, cachoeiras, mirantes e passeios a cavalo nas praias e cavalgadas ecológicas pela floresta.

Praia-dos-Coqueiros-Trancoso-Porto-Seguro-BA
Praia dos Coqueiros – Trancoso – Porto Seguro – BA

14. Arraial d’Ajuda – BA

Em Arraial d’Ajuda, as praias são maravilhosas e extensas, na maré baixa formam várias piscinas naturais entre os arrecifes.

É uma vila pequena que mantém a imagem de cidade do interior, com ruas de terra, ou paralelepípedo, muito organizada, atende a todos os objetivos; animação ou descanso.

Para chegar em Arraial d’Ajuda é preciso atravessar o rio Buranhém de balsa, pode ser a pé, de ônibus, de moto ou carro, a travessia leva 5 minutos.

Uma das maiores atrações da vila e que você não pode perder na sua viagem a Porto Seguro, é o Eco Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil, que fica logo na entrada do vilarejo.

A rua mais famosa é a Rua Mucugê, onde se encontram a maioria das lojas, bares, restaurantes e casas noturnas.

Arraial-dajuda-Porto-Seguro-BA
Arraial D’ajuda – Porto Seguro

O turista ainda tem opções  de conhecer as reservas indígenas, o Eco Park, as praias do Espelho, Trancoso e Caraíva.

Tem ainda o centro histórico, o sul da Bahia é um grande acervo histórico do descobrimento do Brasil e a igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda.

Conta com uma boa rede hoteleira, hospedagens de luxo e também hospedagens econômicas. As principais praias de Arraial d’Ajuda são; 

  • Praia do Pitinga
  • Praia do Mucugê
  • Praia do Taípe
  • Praia do Apaga Fogo
Praia-de-Pitinga-Arraial-dajuda-Porto-Seguro-BA
Praia de Pitinga – Arraia l- d’Ajuda – Porto Seguro – BA

15. Caraíva – BA

Caraíva é um pequeno vilarejo litorâneo e ribeirinho, situado a 70 km do aeroporto de Porto Seguro. Não é um destino para quem busca luxo, é totalmente rústica.

As ruas são de areia, não entra carro, não tem iluminação pública, apenas nas portas das residências e comércios, e a internet é precária. Tudo para manter a originalidade e tradições da vila de pescadores.

Em Caraíva, o rio encontra o mar e forma duas praias espetaculares, ribeirinha e marítima, o turista pode transitar entre elas facilmente. O relógio aqui é só enfeite, ninguém tem hora e nem pressa pra nada.

A natureza predomina em toda parte, Caraíva é parte integrante da área de preservação ambiental. Cada vez mais turistas incluem Caraíva no seu roteiro de viagem a Porto Seguro.

Quem quiser fazer um passeio exótico e diferente, encontrou o lugar certo. Não perca a oportunidade de comer os deliciosos pratos de peixes e frutos do mar direto da fonte.

Caraiva-Porto-Seguro-BA
Caraíva – Porto Seguro – BA

16. O que fazer em Porto Seguro: Principais barracas de praia

São os lugares mais badalados da cidade, onde pessoas de todas as idades encontram alimentação, diversão e lazer.

Esta é uma das dicas de viagem a Porto Seguro imperdíveis. Com tantas barracas pra escolher, a gente fica na dúvida sobre o que fazer em Porto Seguro.

Barraca Tôa Tôa – Praia de Taperapuã – Porto Seguro

É a primeira barraca que você encontra quando deixa o centro de Porto Seguro. Muito bem estruturada com muitas mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e sombreiros na beira do amar.

Oferece todo tipo de lazer, com muitos shows, práticas esportivas, luaus, pista de dança e diversão para as crianças. É acessível para qualquer pessoa, inclusive para cadeirantes.

Não tem taxa de day use. Por ser uma barraca muito procurada, é bom chegar cedo para garantir um bom lugar. O restaurante oferece um cardápio muito variado, com destaque para a comida baiana.

Toda terça feira tem Luau (festa na praia à noite, com fogueira, velas, decoração bem colorida, música, dança, mesa de frutas, comida e bebida). Começa às 22 horas. Não perca, você vai amar.

Os ingressos são vendidos na própria barraca, portaria dos hotéis e vendedores credenciados. A barraca Tôa Tôa é muito solicitada para festas de final de ano, portanto se você planeja fazer uma viagem a Porto Seguro no réveillon, comece a planejar cedo.

Barraca-de-praia-Toa-Toa-Porto-Seguro-BA
Barraca de praia Tôa Tôa – Porto Seguro – BA

Barraca Axé Moi – Praia de Taperapuã – Porto Seguro

Em toda viagem a Porto Seguro a barraca Axé Moi é parada obrigatórias. Essa barraca fica na praia de Taperapuã, na beira do mar, (pé na areia).

É uma grande área de lazer, com shows de vários artistas e dançarinos o dia todo, muito divertimento para as crianças e adultos. Se não tiver par pra dançar, não tem problema, os dançarinos dançam com você. 

A barraca tem sua própria companhia de dança. Tem Luau toda segunda feira. Com uma barraca animada dessa, impossível não encontrar o que fazer em Porto Seguro.

São várias opções de comida e bebida, com destaque para a comida baiana. O mar é super tranquilo, como em todas as praias do nordeste, a água é morna.                 

Barraca-Axe-Moi-Porto-Seguro-BA
Barraca Axé Moi – Porto Seguro – BA

Barraca Barramares – Praia de Taperapuã – Porto Seguro

É a última barraca da praia de Taperapuã. Estilo rústico, estrutura muito boa, ambiente muito agradável, não tem taxa de day use, mas tem consumo mínimo. O valor varia de acordo com a temporada.

Mar calmo, lugar muito tranquilo para ir com crianças. Tem muita variedade de comida e bebida e preço menor que suas concorrentes na mesma praia. Se você nunca foi a Porto Seguro não estranhe a animação dos baianos.

O lugar também é muito divertido, com um grande salão onde tem dançarinos que dançam lambaeróbica, (lambada com aeróbica) com os turistas, eu que não danço nada, me divertir a noite inteira.

Barraca-de-praia-Barramares-Seguro-BA
Barraca de praia Barramares – Porto Seguro – BA

Na praia de Taperapuã, não tem só badalação, além dessas barracas mais famosas, tem muitas outras muito boas por perto, para quem quer um lugar mais tranquilo.

Veja abaixo outras opções. Estas e outras barracas você encontra caminhando pela praia.

  • Barraca Beat Beach – Praia de Taperapuã. Restaurante rústico, música ao vivo, espaço para crianças com monitor. Serve pratos à base de frutos do mar, bebidas, tira-gosto
  • Kaiambá O Rei Do Caranguejo – praia de Taperapuã, especialidade; porções de camarão, caranguejo e vários outros pratos de frutos do mar e bebidas em geral. Praia tranquila.
  • Barraca Vira-Sol – praia de Taperapuã.
  • Barraca do Gaúcho – praia de Taperapuã. Restaurante com área bem grande, serve o melhor churrasco com guarnição da área, bom demais.
  • Churrascaria e Restaurante do Paulo Tchê – praia de Taperapuã, excelente churrascaria rústica, mas serve também pratos a base de peixes, camarão e frutos do mar, cervejas e drinks
  • Colher de Pau – Praia de Taperapuã, instalado em ampla área verde, serve churrasco, saladas, sobremesas variadas e bebidas.
Barraca-Beat-Beach-Porto-Seguro-BA
Barraca Beat Beach – Praia de Taperapuã

17. O que fazer em Porto Seguro à noite

Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool). Um dos pontos turísticos mais badalados de Porto seguro. Fica na rua do Descobrimento, em altas temporadas fica igual a 25 de Março em São Paulo, na época do natal.

Tem os artesanatos mais lindos, aquelas conchas marinhas que a gente só vê em fotos, muitos bares, restaurantes.

A Passarela do Descobrimento é conhecida por servir bebidas alcoólicas exóticas, com as mais diversas ervas e raízes, eu diria; estranhas. Bom passeio para todas as noites.

Luau nas praias de Porto Seguro são animadíssimos, veja abaixo os locais e dias da semana e aproveite.

  • Às segundas feiras luau na barraca Axé Moi.
  • Às terças feiras luau na Barraca Tôa Tôa.
  • Às quartas-feiras luau na barraca Barramares.
  • Às quintas feiras vá de novo se divertir na Passarela do Descobrimento, que é animada a semana inteira.
  • Às sextas feiras o programa é a Ilha dos Aquários, fica numa ilha entre Porto Seguro e Arraial D’ajuda, com diversos ambientes que tocam estilos de músicas diferentes. Tem muitos bares, apresentação de shows. Você poderá ver nos grandes aquários várias espécies de vida marinha, incluindo arraias e tubarões. Crianças acompanhadas podem entrar gratuitamente.
Passarela-do-Descobrimento-Porto-Seguro-BA
Passarela do Descobrimento – Porto Seguro – BA

18. Agências de turismo em Porto Seguro

Espero que essas dicas de viagem a Porto Seguro, tenha despertado em você a vontade de conhecer esta maravilhosa cidade, onde a festa rola o ano inteiro.

Tenho certeza que você irá voltar a essa terra inesquecível, berço da nossa história. Veja outros assuntos que podem te interessar;

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

6 comentários em “Viagem a Porto Seguro: 18 dicas imperdíveis para aproveitar este paraíso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *