Pular para o conteúdo

Roteiro Chapada do Araripe – CE: Onde fica, como chegar e o que fazer

Localizado no sul do Ceará, o Parque Nacional da Chapada do Araripe é uma área de preservação ambiental que se estende por seis cidades da região do Cariri:

Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Criado em 1998, o parque ocupa uma área de 3.789 km² e faz fronteira com os estados do Ceará, Pernambuco e do Piauí.

O parque é famoso por sua beleza natural e sua importância ecológica e geológica. A Chapada do Araripe é formada de rochas sedimentares, fósseis e uma rica biodiversidade.

O Geopark Araripe, aberto aos visitantes, conta com nove sítios paleontológicos que guardam alguns dos fósseis mais antigos do mundo.

Chapada-do-Araripe-CE
Chapada do Araripe – CE

O Cariri é o sertão verde da Chapada do Araripe, é um dos maiores sítios paleontológicos do mundo. Uma janela que se abre para o conhecimento da formação da terra.

A Chapada também abriga espécies de animais e plantas únicas e ameaçadas de extinção, como o Soldadinho-do-Araripe, símbolo da chapada.

O parque é ainda um santuário para a fauna, com uma variedade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios. O parque oferece diversas opções de turismo ecológico, como cânions, cavernas, cachoeiras e florestas.

É um tesouro paleontológico, com fósseis de dinossauros, pterossauros, peixes e insetos que viveram no período Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos.

Parque-Estadual-Sitio -Fundao-Crato-Chapada-do-Araripe-CE
Parque Estadual Sítio do Fundão – Crato – Chapada do Araripe – CE

Leia também:

Sumário do post:

Como chegar à Chapada do Araripe – CE

Existem algumas opções de transporte para chegar até a Chapada do Araripe. Veja a que melhor lhe convém.

De avião

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Regional de Cariri, Orlando Bezerra de Menezes fica em Juazeiro do Norte, a cerca de 30 km da Chapada do Araripe. O aeroporto recebe voos comerciais de várias capitais, como São Paulo, Brasília, Fortaleza e Recife.

De carro

Para explorar os vários pontos da chapada, o mais recomendado é alugar um carro e seguir as estradas que levam às cidades da região do Cariri, como Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

De qualquer localidade basta seguir o GPS, as estradas são boas, bem sinalizadas e oferecem belas vistas da paisagem.

De ônibus

Outra opção é pegar um ônibus até uma das cidades da região do Cariri e de lá contratar um serviço de transporte turístico ou um táxi para chegar até a Chapada do Araripe.

Existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto até Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, saindo de Fortaleza e outras cidades do Nordeste.

Juazeiro-do-Norte-CE
Geossítio Colina do Horto – Chapada do Araripe – Juazeiro do Norte – CE

Melhor época para visitar a Chapada do Araripe – CE

A melhor época para visitar a Chapada do Araripe é durante a estação seca, que vai de maio a setembro.

Durante esse período, você encontrará céu limpo e temperaturas amenas, com máximas em torno de 25°C. Isso torna a época ideal para caminhadas, escaladas e outras atividades ao ar livre.

Se você estiver interessado em observar a vida selvagem, a melhor época para visitar é durante a estação chuvosa, que vai de outubro a abril.

Durante esse período, você terá a chance de ver uma variedade de animais, incluindo veados, macacos e preguiças, encontrar a vegetação mais verde e as cachoeiras mais cheias.

Cascata-do-Crato-Chapada-do-Araripe-CE
Cascata do Crato – Chapada do Araripe – CE

Recomendações para visitar a Chapada do Araripe – CE

Planeje sua viagem com antecedência. A Chapada do Araripe é um destino muito procurado, especialmente durante a estação seca. É importante reservar sua acomodação e transporte com antecedência.

Escolha as atrações de uma região de cada vez para dar tempo de conhecer o máximo que o parque oferece. Leve roupas apropriadas.

O clima na Chapada do Araripe pode variar muito, portanto, é importante levar roupas para todos os tipos de clima. Esteja preparado para caminhadas.

A melhor maneira de explorar a Chapada do Araripe é a pé. Use calçados confortáveis ​​e leve bastante água. A Chapada do Araripe é um lugar frágil. É importante respeitar o meio ambiente e não deixar rastros.

Chapada-do-Araripe-CE
Chapada do Araripe – CE

Principais geossítios e pontos turísticos da Chapada do Araripe – CE

  • Geossítio Colina do Horto – Juazeiro do Norte – CE
  • Parque Estadual Sítio Fundão – Crato – CE
  • Geossítio Riacho do Meio – Barbalha – CE
  • Complexo Ambiental Mirante do Caldas – Barbalha – CE
  • Cachoeira de Missão Velha – CE
  • Floresta Petrificada do Cariri – Missão Velha – CE
  • Pontal de Santa Cruz – Santana do Cariri – CE
  • Geossítio Ponte de Pedra – Nova Olinda – CE
  • Geossítio Parque dos Pterossauros – Santana do Cariri – CE
  • Museu da Paleontologia – Santana do Cariri – CE

Geopark Araripe – Crato – CE

O Geopark Araripe, com aproximadamente 4 mil km², é o primeiro da América Latina, busca compilar a história da Terra, da cultura e do meio ambiente em nove geossítios.

Esses geossítios estão distribuídos pelos municípios da região do Cariri, incluindo Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Eles abrigam registros de milhões de anos de vida na terra como fósseis de dinossauros, peixes, insetos e flores, considerados entre os mais bem preservados do mundo.

Para explorar essas atrações, as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha no Ceará são pontos de referência, oferecendo infraestrutura turística, como hotéis, restaurantes e agências de turismo.

Geopark-Araripe-Crato-Chapada-do-Araripe-CE
Sede do Geopark Araripe – Crato – CE

Na sede do GeoPark Araripe, que fica no município de Crato – CE, onde fica o Centro de Visitantes Jeferson da Franca Alencar, é o principal ponto de apoio ao visitante à Chapada do Araripe.

Como as atrações estão distribuídas em várias cidades, se você não conhece a chapada e está indo pela primeira vez, este é o seu ponto de partida.

Na sede o visitante encontra maquetes fiéis de toda a região e de tudo que ele vai encontrar nos geossítios. O visitante escolhe o quer visitar e na sede encontra guias credenciados do parque para acompanhá-lo, o guia não é obrigatório.

No Geopark tem várias trilhas como a Trilha Sítio do Fundão, Trilha do Belmonte, nascentes, Ruínas do Engenho, cascata do Lameiro, vários mirantes como o Mirante do Saco, Mirante do Picoto dentre outros.

Geopark-Araripe-Crato-Chapada-do-Araripe-CE
Geopark Araripe – Crato – Chapada do Araripe – CE

Tem trilhas para pessoas com mobilidade reduzida e placas em braile para deficientes visuais. Ao chegar em cada geossítio, o visitante encontra placas com o mapa e todas as atrações daquele sítio e setas indicando as direções.

Os geossítios na Chapada do Araripe disponíveis para a visitação pública são:

  • Geossítio Colina do Horto
  • Parque Estadual Sítio Fundão
  • Riacho do Meio
  • Cachoeira de Missão Velha
  • Floresta petrificada
  • Ponte de Pedra
  • Pontal de Santa Cruz
  • Parque dos Pterossauros
Geopark-Araripe-Crato-Chapada-do-Araripe-CE
Geopark Araripe – Crato – Chapada do Araripe – CE

Geossítio Colina do Horto – Juazeiro do Norte – CE

O geossítio Colina do Horto fica no município de Juazeiro do Norte, a 3 km do centro da cidade. É de suma importância histórica e geológica.

O geossítio Colina do Horto é um dos geossítios do Geopark Araripe que atrai anualmente milhares de visitantes todos os anos entre romeiros e turistas que visitam a estátua do Padre Cícero.

Em Juazeiro do Norte fica a estátua do Padre Cícero com 27 metros de altura, a terceira maior do mundo, o museu vivo de Padre Cícero e a igreja Bom Jesus do Horto.

No Horto, encontram-se várias edificações históricas como restos de um muro de batalha, casas e ermidas de beatos, e a capela que atualmente serve como Museu Vivo do Padre Cícero.

Por causa da figura e biografia do Padre Cícero, Juazeiro do Norte é considerado um dos maiores centros de turismo religioso do Brasil.

A cidade de Juazeiro do Norte também conta com o Teleférico do Horto. O bondinho leva os passageiros da parte baixa da cidade até a estátua de Padre Cícero.

Geossitio-Colina-do-Horto-Juazeiro-do-Norte-CE
Geossítio Colina do Horto – Juazeiro do Norte – CE

Parque Estadual Sítio Fundão – Crato – CE

O Parque Estadual Sítio Fundão fica no município de Crato, fundado em 2008 pelo governo do Ceará com a finalidade de preservação de recursos naturais, ambiental, culturais e histórica.

Seguindo pela trilha o visitante encontra outras ruínas de casas antigas, a barragem de pedra construída pelos escravos, ruínas do Velho Engenho, casa de taipa com um andar, única no Brasil, datada de 1950, construída por Jeferson da Franca Alencar e muralha em pedra e cal.

Tem uma beleza exuberante de flora nativa dos biomas caatinga, cerrado e remanescentes da Mata Atlântica, várias nascentes muito importantes para o abastecimento local.

Possui um pequeno cânion formado pelo rio Batateiras, que corre entre as pedras formando uma bela paisagem inclusive a Cascata do Crato, também conhecida como Cachoeira do Lameiro.

Cascata-do-Crato-Parque-Estadual-Sitio-do-Fundao-CE
Cascata do Crato – Parque Estadual Sítio Fundão – CE

Geossítio Riacho do Meio – Caldas/Barbalha – CE

Fica em Barbalha, a 7 km da cidade, é um oásis dentro do geopark. O geossítio possui 3 fontes de água: Fonte da Pedra do Morcego, Nascente do Meio, e Nascente Olha D’Água Branca.

As águas das três nascentes formam o Riacho do Meio, que formam o Rio Salgado, que é de suma importância para o abastecimento de água para Fortaleza – CE.

No Geossítio Riacho do Meio também é possível visitar a Pedra da Coruja e a Pedra do Morcego que serviu de local de refúgio na década de 1920 para os Marcelinos bando de cangaceiros muito conhecido na Região do Cariri.

Os Marcelinos atuavam junto com o bando de Lampião em algumas ações e foram fuzilados em 1928, por ordem do desembargador Moreira Rocha, que atuava no Ceará.

Além das fontes de água o Geossítio abriga espécies endêmicas como o Soldadinho-do-Araripe. Percorrer as trilhas do Geossítio Riacho do Meio é reviver a história do Ceará.

Geossitio-Riacho-do-Meio-Barbalha-Chapada-do-Araripe-CE
Geossítio Riacho do Meio – Barbalha – Chapada do Araripe – CE

Complexo Ambiental Mirante do Caldas – Barbalha – CE

Fica em Barbalha – CE, cravado na Floresta Nacional do Araripe Apodi, na Chapada do Araripe, com vista privilegiada para a paisagem da região.

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas, a mais nova atração da Região do Cariri, fica no Distrito do Caldas, que pertence à cidade de Barbalha.

O complexo que foi inaugurado em novembro de 2021, fica a 11 km do centro de Barbalha e conta com uma Cafeteria, um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe e um Borboletário .

Junto ao Mirante de Caldas também está o Cruzeiro do Caldas. No bairro Alto da Alegria está localizada a estátua de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Mirante-do-Caldas-Barbalha-Chapada-do-Araripe-CE
Mirante do Caldas – Barbalha – Chapada do Araripe – CE

Do mirante pode-se avistar parte da Chapada do Araripe, assim como as cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e a Colina do Horto onde fica a estátua do Padre Cícero e a cidade de Crato.

O Teleférico do Caldas fica dentro da Floresta Nacional do Araripe, funciona de quarta-feira a domingo das 9h às 17 horas e percorre uma área de preservação ambiental.

Tem como objetivo a realização de um percurso ecológico, religioso, histórico, patrimonial e cultural, com ações voltadas para ecoturismo, preservação ambiental e educação patrimonial e cultural na região.

O passeio dura cerca de 8 minutos pela linha de extensão de 544 metros da estação Bom Jesus até à estação Cruzeiro. A paisagem é espetacular, não dá nem para descrever toda a sua exuberância.

Teleferico-do-Caldas-Barabalha-CE
Teleférico do Caldas – Barbalha – CE

Cachoeira de Missão Velha – CE

Fica a cerca de 3,5 km da sede do município de Missão Velha. Paisagem singular formada pela Cachoeira Missão Velha, a única que tem água o ano inteiro na região, mesmo no períodos de secas severas que castigavam o Ceará.

Tem uma queda d’água de 12 metros de altura, é formada pelo Rio Salgado e o volume altera de acordo com as estações do ano.

Quando cheio o Rio Salgado é lindo de se ver, mas é bem perigoso, cheio de corredeiras, pedras, quedas d’água e funis. O geossítio conta ainda com uma trilha ecológica de cerca de 2 km de paisagens incríveis.

Também é um local de muitas lendas e encantamentos como a lenda da mãe d‘água que atrai os banhistas e os conduziam a locais perigosos levando-os a morte.

A lenda da aparição de uma bela mulher de nome Glória que atrai seus amantes para o interior de uma grande pedra oca que leva o seu nome “ Pedra da Glória”.

Cachoeira-de-Missao-Velha-Chapada-do-Araripe - CE
Cachoeira de Missão Velha – Chapada do Araripe – CE

Floresta Petrificada do Cariri – Missão Velha – CE

É um sítio paleontológico com a presença de uma floresta petrificada que fica em Abaiara, município de Missão Velha, no sítio Olho D’água, a 6 km da cidade.

Cada tronco de árvore espalhado pela floresta é uma obra de arte que só a natureza consegue fazer. São troncos de árvores que em estimados 145 milhões de anos, no período jurássico, literalmente viraram pedra.

O Geossítio Floresta Petrificada do Cariri abriga um tesouro de valor incalculável, e é de suma importância para estudos paleontológicos.

Lembrando que ao visitar o sítio é proibido carregar qualquer coisa, é considerado como crime ambiental.

Floresta-Petrificada-Missao-Velha-Chapada-do-Araripe-CE
Floresta Petrificada do Cariri – Missão Velha – CE

Pontal de Santa Cruz – Santana do Cariri – CE

Localiza-se a 4 km da cidade de Santana do Cariri, na estrada de acesso ao cume da Chapada do Araripe. Atrai milhares de visitantes pela visão panorâmica da bacia sedimentar do Araripe.

No local há um conjunto de uma antiga capela, construída em meados do século XX, um restaurante com parque infantil.

O lugar é marcado por lendas e encantamentos associados aos formato das rochas interpretadas como torres encantadas, castelos, cavernas de demônios, mães de água dentre outras.

Para os mais aventureiros é possível subir a trilha que leva até a capela e a grande cruz instalada no alto do morro, que segundo a crença popular, serve para proteger de assombrações que habitavam aquele local.

Pontal-de-Santa-Cruz-Santana-do-Cariri-CE
Pontal de Santa Cruz – Santana do Cariri – CE

Geossítio Ponte de Pedra – Nova Olinda – CE

Uma paisagem espetacular que fica no município de Nova Olinda, é uma formação natural de pedra que lembra uma ponte.

A escultura foi esculpida pela erosão provocada pela água ao longo de milhares de anos. As rochas que formam a ponte datam de cerca de noventa milhões de anos.

No passado a ponte de pedra foi utilizada pelos índios Cariris como passagem para a busca de água e alimentos.

Geossitio-Ponte-de-Pedra-Nova-Olinda-Chapada-do-Araripe-CE
Geossítio Ponte de Pedra – Nova Olinda – Chapada do Araripe – CE

Geossítio Parque dos Pterossauros – Santana do Cariri – CE

O parque dos Pterossauros, que fica em Santana do Cariri, é um dos 9 geossítios que pertencem ao Geopark, é uma janela aberta para o passado pré-histórico.

Localizado no Sítio Canabrava, a apenas 2,5 km da cidade, o parque é um dos principais componentes do Geopark Araripe. O parque oferece aos visitantes uma oportunidade única de explorar a história pré-histórica da região.

A principal atração do parque são as pedras calcárias que guardam em seu interior fósseis de pterossauros, répteis voadores que dominaram os céus há milhões de anos.

O centro oferece informações sobre a história do parque, os pterossauros e a geologia da região. Os visitantes podem participar de trilhas guiadas por monitores experientes que conduzem os visitantes a diferentes pontos do parque, incluindo áreas com fósseis expostos.

Geossitio-Parque-dos-Pterossauros-Santana-do-Cariri-Chapada-do-Araripe-CE
Geossítio Parque dos Pterossauros – Santana do Cariri – Chapada do Araripe – CE

Visite o mirante, para apreciar uma vista panorâmica da Chapada do Araripe e visite também o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens localizado em Santana do Cariri.

O museu exibe uma coleção de fósseis encontrados na região, incluindo pterossauros, dinossauros e outros animais pré-históricos.

Para entusiastas da paleontologia, o parque é um local único para aprender sobre os pterossauros e outros animais pré-históricos.

O parque também oferece atividades para todas as idades, incluindo trilhas, oficinas e visitas ao museu. O parque está aberto de terça a domingo, das 8h às 17h e a entrada é gratuita.

Cearadactylus-- pterossauro-do-Ceara- referência-  https://dinossaurosdobrasil.wixsite.com/dinossauros-e-afins/cearadactylus
Cearadactylus, o pterossauro do Ceará / referência https://dinossaurosdobrasil.wixsite.com/dinossauros-e-afins/cearadactylus

Museu da Paleontologia Plácido Cidade Nuvens – Santana do Cariri – CE

O museu fica na rua Plácido Cidade Nuvens, n. 326 – Santana do Cariri, funciona de terça a sábado das 9h às 16h e aos domingos das 9h às 14 horas.

Guarda fósseis de insetos, peixes e vários organismos fossilizados, os mais interessantes e que chamam mais a atenção, são os fósseis de dinossauros encontrados na bacia do Araripe e grande quantidade de pterossauros.

Tudo muito bem organizado com explicação sobre cada fóssil. O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Foi fundado pela prefeitura municipal de Santana do Cariri em 1985, na gestão do prefeito, o professor Dr. Plácido Cidade Nuvens. É um passeio super interessante, cultural e histórico.

Museu-da-Paleontologia-Santana-do-Cariri-Chapada-do-Araripe-CE
Museu da Paleontologia – Santana do Cariri – CE

O que fazer na Chapada do Araripe além de turismo ecológico

A Chapada do Araripe oferece outras atrações além de geossítios e museus, também conta com parques aquáticos e balneários.

Arajara Park – Barbalha – CE

Fica no Sítio Farias e Santo Antônio, s/n, Zona Rural – Arajara, Barbalha – CE. Um parque aquático e ecológico que oferece diversão e contato com a natureza.

O Arajara Park é considerado o maior Parque Aquático do interior nordestino. Fica entre os Sítios Farias e Santo Antônio.

O complexo possui diversas atrações como piscinas, toboáguas, brinquedos, tirolesa, arvorismo, redário, pesque e pague, campo de futebol, lanchonetes, restaurantes e muito mais.

Confira atrações, valor dos ingressos e compre ingressos antecipados online no site oficial. O parque funciona aos sábados, domingos e feriados nacionais das 9h às 17h.

Arajara-Park-Barbalha-CE
Arajara Park – Barbalha – CE

Balneário Caminho das Águas – Caldas/Barbalha – CE

Parque muit6o bonito com muito verde, localizado no Sítio Santo Antônio, no distrito de Caldas em Barbalha, no sopé da Chapada do Araripe, vale muito a pena a visita. Conta com fontes de água mineral, piscinas e bicas.

Tem chalés, restaurante, muito espaço e diversão para a garotada. Funciona de a terça feira a domingo das 8:00h às 17:00 horas

Áquas do Cariri – Barbalha – CE

Excelente Parque Aquático. Fica no Sítio Farias e Santo Antônio, s/n, Zona Rural – Arajara, Barbalha – CE. Parque muito bonito e interessante, decorado com figuras de dinossauros.

Fica no Sítio Santo Antônio em Caldas distrito de Barbalha. O local é muito bonito e agradável, ideal para passeio em família, com muito espaço e área verde, piscina e restaurante. Funciona de terça a domingo das 8:00 às 17:00horas, o ingresso custa R$15,00.

Praia Park – Juazeiro do Norte – CE

Rua Gomes de Matos, s/n – Planalto, Juazeiro do Norte – CE. Parque maravilhoso, estrutura excelente, com várias piscinas com ondas e água corrente, prainha com areia rodeada de quiosques.

Instalando numa área extensa com muito verde, conta com parque aquático, bares, restaurantes. A entrada R$35,00 em 2024.

Praia-Park-Juazeiro-do-Norte-CE
Praia Park – Juazeiro do Norte – CE

Estância Mineral do Caldas – Barbalha – CE

Estancia Mineral do Caldas, n. 80, distrito do Caldas, Barbalha – CE. Funciona diariamente das 8:00h às 17:00 horas. Conheça todas as atrações no site oficial.

Um balneário termal que possui fontes de água mineral, piscinas, banheiras, saunas, play ground, churrascarias, lanchonetes, quiosques e ambulatório de primeiros socorros.

Você pode relaxar e apreciar a paisagem da Floresta Nacional do Araripe Apodi. Tem rampa que permite acesso de cadeiras de rodas, garantindo igualdade de oportunidades a todos.

Estancia-Mineral-do-Caldas-Barbalha-CE
Estância Mineral do Caldas – Barbalha – CE

Onde ficar na Chapada do Araripe – CE

Existem várias opções de hospedagem na região da Chapada do Araripe, desde hotéis 5 estrelas até pousadas mais simples. As melhores cidades para se hospedar na Chapada Do Araripe são Crato e Juazeiro do Norte.

  • Iu-á Hotel 4★ – nota 9,3. Rua Arnóbio Barcelar Caneca, n. 800, Juazeiro do Norte – CE. Comodidades: café da manhã, piscina, sauna, academia, bar, restaurante, estacionamento gratuito, ar-condicionado, TV, Wi-fi, frigobar, mesa de trabalho, telefone e banheiro privativo.  
  • Pousada Aconchego – nota 8,8. Av. Leão Sampaio, n. 1448, Juazeiro do Norte – CE. Comodidades: café da manhã, estacionamento gratuito, ar-condicionado, TV, Wi-fi, frigobar, mesa de trabalho, telefone e banheiro privativo.
  • Pousada Aerogrill – nota 8,2. Rua Sebastião Palmeira, Juazeiro do Norte – CE. Comodidades: Pet Friendly, café da manhã, cafeteria, estacionamento gratuito, ar-condicionado, TV, Wi-fi, frigobar e banheiro privativo.
  • Veja mais pousadas em Juazeiro do Norte – CE. Hotéis em Juazeiro do Norte – CE
Iu-a-Hotel-Juazeiro-do-Norte-CE
Iu-á Hotel – Juazeiro do Norte – CE
  • Hotel Encosta da Serra 3★ – nota 8,5. Avenida Pedro Felício Cavalcante, n. 1898, Crato – CE. Comodidades: café da manhã, bar, restaurante, 3 piscinas, estacionamento gratuito, ar-condicionado, TV com canais a cabo, Wi-fi, frigobar, telefone e banheiro privativo.
  • Hotel Villa Real 3★ – nota 8,6. Rua Bárbara de Alencar, n. 694, Crato – CE. Comodidades: café da manhã, estacionamento gratuito, ar-condicionado, TV com canais a cabo, Wi-fi, frigobar, telefone, mesa de trabalho e banheiro privativo.
  • Veja hotéis e pousadas em Crato – CE.

A Chapada do Araripe é uma verdadeira joia do Nordeste, que todo brasileiro merece conhecer. O turismo no Ceará vai muito além de suas belas praias. Veja outros pontos turístico do Ceará:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *