Pular para o conteúdo

Dicas de viagem a Ponta do Corumbau: o mais incrível paraíso baiano

Leia as nossas dicas de viagem a Ponta do Corumbau, e saiba porque um lugar longe de difícil acesso pode sertão tão apaixonante que atrai turistas de todos os lugares.

Anúncios

A vila Ponta do Corumbau é uma reserva marinha administrada pelo ICMBio e pertence ao município de Prado. Tem uma paisagem exótica e exuberante.

O acesso um pouco mais difícil, o que ajuda a conservar a vila totalmente preservada. Faz parte da mesma região do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

É um paraíso bem escondido no litoral sul da Bahia, na Costa das Baleias, o maior conjunto de recifes de coral e diversidade de vida marinha do Atlântico Sul. Um lugar paradisíaco pra deixar de contar as horas e vivenciar novas experiências.

Anúncios

Leia também:

Pra-todos-verem:Ponta-do-Corumbau-Prado-BA
Ponta do Corumbau – Prado – BA

Dicas de viagem a Ponta do Corumbau: onde fica como como chegar e quando ir

Antes de embarcar para este lugar paradisíaco, leia todo o artigo para saber o que este paraíso te reserva. Hospedagem, gastronomia, muitos passeios e praia maravilhosa. Veja no menu abaixo as informações que você precisa:

  1. Onde fica Ponta do Corumbau
  2. Como chegar em Ponta do Corumbau
  3. Quando ir a Ponta do Corumbau
  4. Hospedagem em Ponta do Corumbau
  5. Onde comer em Ponta do Corumbau
  6. Praia Ponta do Corumbau
  7. O que fazer em Ponta do Corumbau
  8. Passeio e mergulho no Parque Nacional Marinho de Abrolhos
  9. Passeio de barco até o Recife de Itacolomy
  10. Visitar Caraíva
  11. O que levar na mala para Ponta do Corumbau
  12. O que fazer à noite em Ponta do Corumbau

Onde fica Ponta do Corumbau

Ponta do Corumbau fica na Costa das Baleias, extremo sul da Bahia, pertence a cidade de Prado, fica a 224 km de Porto Seguro, 10 km de Caraíva pelo litoral ou 151 km pela estrada e 93 km de Prado.

Pra-todos-verem:dicas-de-viagem-Corumbau-Ponta-do-Corumbau-BA
Ponta do Corumbau – Prado – BA

Como chegar

De muitas maneiras, de vários pontos você pode chegar a Ponta do Corumbau, de carro, de ônibus, de barco. Partindo de Porto Seguro, de Caraíva ou de Prado.

Anúncios

De avião

Existem 2 aeroportos próximos, o de Porto Seguro que fica a 222 km de distancia, embora seja mais longe, a passagem aérea é mais barata e tem mais opções de voos.

A outra opção é o aeroporto de Teixeira de Freitas, é bem mais perto, 135 km de distância, mas tem menos opções de voos e a passagem custa mais caro. Partindo dos aeroportos veja abaixo como prosseguir para Ponta do Corumbau.

Transfer privativo

De Buggy

Se você optar por fazer sua viagem de carro, a partir de Porto Seguro, siga pela BR 367 até Eunápolis, em seguida pegar a BR-101 até chegar em Itamaraju e seguir pela BR 369 até o vilarejo Guarani.

Pra-todos-verem:Buggy-amarelo-mar-e-praia
Passeio de Buggy

Vire à esquerda na estrada de terra até Ponta do Corumbau, agora é só encarar o sacolejo da estrada de chão durante 64 km. O melhor carro é o 4×4. Mas não desanime, o passeio compensa.

Saindo do litoral do Sul ou Sudeste, siga pela BR 101 até Teixeira de Freitas, passando por Alcobaça até chegar em Itamaraju e seguir a rota descrita acima. Se estiver em Prado tem que voltar e pegar a estrada para Itamaraju.

Se vier de Porto Seguro, passando por Caraíva o percurso fica 110 km mais perto, são 115 km com 37 km de estrada de chão. Contratar um bugueiro torna sua viagem mais rápida, tranquila e segura.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Eles já conhecem a rota e conhecem todas as manhas. Inclua Caraíva no seu roteiro acesse nosso post Dicas de viagem a Caraíva para maiores informações.

De ônibus

Em algumas cidades tem ônibus para Itamaraju pela Viação Nacional ou Gontijo, se na sua cidade não tiver vá para Teixeira de Freitas ou para Porto Seguro.

A partida de Itamaraju para Ponta do Corumbau dependendo da temporada é de 2 a 3 vezes ao dia. Encontre o ônibus que sai diariamente às 13 horas custa R$24,10 em 2022 e chega em Corumbau às 15:30’. Se estiver chovendo leva mais tempo.

De barco

Uma alternativa é o traslado de barco partindo de Prado, Caraíva ou Cumuruxatiba. Chegando na vila, vindo de barco, lancha ou buggy, é preciso pegar uma canoa para atravessar o Rio Corumbau e seguir pela praia até a vila.

Pra-todos-verem:Travessia-de-barco-no-rio-Corumbau
Travessia de barco no rio Corumbau

A caminhada pela areia é em torno de 1 km. A travessia custa R$10,00 ida e volta. Traslado de Porto Seguro de lancha rápida leva 2 horas.

Quando ir a Corumbau

Em Ponta do Corumbau chove mais em abril e maio, mas é sempre bom consultar a previsão do tempo, ultimamente o clima tem mudado muito.

Quem pretende fazer passeio bate volta, tem que verificar a tábua das marés, com maré alta vira praia comum e você não terá a oportunidade de apreciar toda a beleza de Corumbau.

De preferência vá de segunda a sábado, no domingo enche de ônibus trazendo um monte de gente e a sua tão sonhada tranquilidade vai por água abaixo.

Onde se Hospedar em Ponta do Corumbau

Uma das boas dicas de viagem a Ponta do Corumbau é escolher em boa hospedagem. Na vila tem diversos tipos de acomodações; pousadas. chalés, camping, glamping( acampamento com serviços e luxo de hotel).

Pra-todos-verem:Pousada-Vila-das-Mangabeiras-Corumbau
Pousadas Vila das Mangabeiras – Corumbau – BA

A oferta pousadas não é muito grande, a parte habitada da vila é pequena, a maioria das hospedagens são de estilo rústico sofisticado.

Devido a dificuldade de logística, não se acha muita coisa em conta por aqui. Veja abaixo a relação das melhores hospedagens em Ponta do Corumbau e confira todas elas no link Melhores pousadas de Corumbau.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

  • Pousada Corumbau
  • Pousada Vila das Mangabeiras
  • Pousadas Vivenda Xawã
  • Pousada Vila da Falésia
  • Pousada Mary Sales
  • Canto de Jurema Pousada e Glamping
  • Glamping / Hotel / Pousada Vila Naia Corumbau
  • Casas de Temporada
  • Fazenda Bom Sossego
  • Recanto do Corumbau
  • Casa Pitaya
  • Vila Bela Vista
  • Loft Aldeia Corumbau
  • Campings
  • Camping Odoyá
  • Camping Villa Segóvia
Pra-todos-verem:Pousada-Ponta-do-Corumbau-Prado-BA
Pousada Recanto do Corumbau

Onde comer em Corumbau

Uma das valiosas dicas de viagem a Ponta do Corumbau são os locais para fazer suas refeições e tomar sua bebida tranquilamente.

Tem algumas barracas de praia e restaurantes pé na areia que oferecem deliciosos petiscos principalmente camarão, peixe frito e frutos do mar, fornecidos por pescadores locais.

  • Restaurante Canal do Pampo. Fica em frente à Praia Ponta do Corumbau. É uma excelente pousada com restaurante pé na areia, com espaço amplo, com mesas cadeiras, espreguiçadeiras e almofadas, Com WI-FI gratuito na área do restaurante. Tel. (73)988074725
  • Barraca Corumbau. Tel. (73)993337789
  • Panela de Barro Corumbau. Tel. (73)991113322
  • Armazém restaurante Corumbau. Avenida Corumbau, Ponta de Corumbau, Prado. Telefone: (27) 99920-5566
  • Bistrô Do Portuga. Fica ao lado da pousada Corumbau. Telefone 73 999177477.

Praia Ponta de Corumbau

É onde ficam as barracas e hospedagens, A paisagem é deslumbrante, uma verdadeira joia escondida no sul da Bahia. Garanto que uma imagem dessa nunca mais sai da sua memória.

Existem outras praias em Corumbau, mas são desertas e se você quiser conhecer pode fazer caminhada na beira do mar na maré baixa ou passear de barco.

Se tiver com crianças, vai ser uma experiência inesquecível, poderão interagir com outras crianças, principalmente com os filhos dos nativos.

Pra-todos-verem:Praia-Ponta-do-Corumbau-Prado-BA
Praia Ponta do Corumbau – BA

O que fazer em Corumbau além da praia

As melhores dicas de viagem a Ponta do Corumbau são os passeios de barco, é a melhor parte da viagem. Conhecer outras maravilhosas praias perto de Ponta do Corumbau.

Passeio e mergulho no Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Mergulhar é uma boa pedida, as águas calmas e cristalina, a rica fauna marinha e grande diversidade de corais, são um convite irrecusável para o mergulho. O Parque Nacional Marinho de Abrolhos que não fica longe de Corumbau.

As águas são tão cristalinas que é possível ver cardumes de peixes, tartarugas marinhas e recifes de corais até sem equipamentos de mergulho. É o refúgio das baleias Jubarte e dos atobás.

As embarcações partem de qualquer cidade da Costa das Baleias, Caravelas, Prado, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Alcobaça, Mucuri, Nova Viçosa e das praias de Ponta do Corumbau, Caraíva e outras praias de Porto Seguro.

Você pode fazer o passeio bate volta, ou pernoitar de 2 a 4 dias na Ilha de Santa Bárbara, a única ilha habitada do parque.

Como o número de visitantes é limitado, é aconselhável contratar o passeio com antecedência. Foi um dos passeios mais inesquecíveis que eu fiz na vida.

Pra-todos-verem:Parque-Nacional-Marinho-de-Abrolhos-BA
Parque Nacional Marinho de Abrolhos – BA

Passeio de barco até o Recife de Itacolomy

As embarcações partem da Praia do Corumbau e leva cerca de 30 minutos para chegar até o Recife de Itacolomy e é preciso a maré esteja baixa. Você pode mergulhar para apreciar a riquíssima vida marinha.

São formações marinhas em alto mar, com praias e piscinas naturais entre os recifes, onde é possível visualizar varias espécies de corais, peixes coloridos, arraias e com sorte, nadar com tartarugas.

O Recife de Itacolomy é uma barreira natural que contribui para que o mar em Corumbau de calmo

O percurso pode ser feito de lancha para 12 pessoas, escuna ou traineira, você pode alugar o snorkel na embarcação. O Recife de Corais de Itacolomy, é um excelente ponto de mergulho.

Pra-todos-verem:Recife-de-corais
Recife de Corais

Visitar Caraíva

O vilarejo de Caraíva pertence a Porto Seguro, mas fica a apenas 8 km de Corumbau. Mesmo sendo uma vila tranquila, Caraíva é mais badalada que Ponta do Corumbau.

É um destino rústico, mas encantador, cercada de natureza preservada. Na vila não transitam carros, todas as ruas são de areia, não tem luz elétrica nas ruas, apenas nas casas e comércios.

Caraíva oferece belas praias de mar azul e areia branca, como a Praia da Barra, a Praia de Caraíva, a Praia do Camarão e a Praia do Satu.

Algumas delas têm piscinas naturais e lagoas para banho. Caraíva também tem um rio que deságua no mar, formando uma paisagem única.

É possível tomar banho de água doce na Prainha do Rio Caraíva, ou fazer passeios de caiaque, SUP e canoa pelo mangue.

A vila tem uma atmosfera acolhedora e animada, com casinhas coloridas, ruas floridas, música ao vivo e forró na praça. Tem ótimas pousadas, restaurantes, artesanatos indígenas. Assim como Corumbau ainda preserva a simplicidade de uma vila de Pescadores.

O que levar na mala para Ponta do Corumbau

Roupas leve, chinelos, óculos escuros, medicamentos que faz uso, medicamentos para pequenas emergências como febre, dor de cabeça e desarranjos gastrointestinais, protetor solar, repelente e objetos de higiene pessoal.

Em Ponta do Corumbau não tem supermercados, farmácias, bancos e nem posto de combustíveis. Portanto compre o que quiser em Itamaraju, principalmente água mineral.

Se encontrar alguns desses itens em algum pequeno comércio, vai pagar bem caro. Leve dinheiro em espécie, apesar de algumas barracas aceitarem cartão de crédito, a internet é péssima.

Se está de carro próprio ou alugado, viaje com o tanque cheio e a mecânica em dia, vai encarar uma estrada de terra que não é lá essas coisas. Faça um seguro viagem.

O que fazer à noite em Ponta do Corumbau

À noite, apreciar o céu estrelado, assistir TV, ouvir boas histórias num bate papo com os pescadores e com muita sorte dá uma olhada no celular. Vida noturna não tem.

Veja outras cidades baianas que podem ser do seu interesse.

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

2 comentários em “Dicas de viagem a Ponta do Corumbau: o mais incrível paraíso baiano”

    1. Oi Mônica, muito obrigada pelo seu comentário. A distancia de Porto Seguro a Ponta do Corumbau é de 224 km. Se você sair de Prado, são 92 km. Se você for a partir de Porto Seguro, para pegar menos estrada de chão, é melhor ir até Prado pela BR-101 e depois para Corumbau. Mas compensa todo o esforço, Corumbau é muito bonita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *