Pular para o conteúdo

Pontos turísticos de Salvador BA: 11 atrações imperdíveis

Anúncios

Conheça os melhores pontos turísticos de Salvador, capital da Bahia, a maior cidade do Nordeste, com quase 3 milhões de habitantes e tem muitas atrações que vão muito além das praias, culinária e carnaval, é o berço e o retrato vivo da nossa história.

Tem uma infraestrutura grandiosa para receber qualquer perfil de turista. Se você deseja curtir o litoral e também imergir na cultura baiana numa mesma viagem, veja abaixo nossas 11 dicas de pontos turísticos de Salvador, Bahia.

Separamos os melhores lugares para conhecer em uma visita àquela que foi a primeira capital do Brasil. Além do valor histórico, Salvador também possui aspectos culturais marcantes: o município abriga um dos maiores carnavais do mundo e é o principal centro da cultura afro-brasileira.

Outro ponto de interesse é seu litoral, margeado pela Baía de Todos os Santos e pelo Oceano Atlântico. Para sua maior comodidade e curtir o melhor turismo em Salvador, contrate uma empresa de turismo, links no final do post.

Leia também:

Pontos turísticos de Salvador mais interessantes

Salvador-BA
Salvador – BA

Diante de tantos atrativos, fica difícil saber o que visitar na cidade, não é? Pensando nisso, preparamos uma lista com os mais interessantes pontos turísticos de Salvador, Bahia.

Anúncios

Veja abaixo os 11 lugares que com certeza vão entrar no seu roteiro de viagem. Se você tiver interesse numa atração em especial, acesse pelos links abaixo;

1. Centro Histórico de Salvador

É grande a lista de atrações do Centro Histórico, por isso separamos os principais para te guiar e servir de ponto de partida para as outras atrações.

Fazem parte das atrações do Centro histórico dentre outras; o Largo do Pelourinho, o Museu de Arte Sacra, a Ladeira da Montanha, a Baixa do Sapateiro e o Mosteiro de São Bento.

2. Largo do Pelourinho

Situado no coração do Centro Histórico de Salvador, o bairro é uma síntese da cultura baiana. Um dos pontos turísticos de Salvador, mais importantes.

#Pra-todos-verem:Pontos-turisticos-de-Salvador-Largo-do-Pelourinho-foto-de-Everaldo-Vilela-Flickr
Largo do Pelourinho – Salvador – BA

Originalmente, o termo “Pelourinho” se referia a uma coluna de pedra onde os escravos eram castigados na época do Brasil colonial.

Mas a atmosfera atual do bairro do Pelourinho em nada lembra o significado triste de seu nome, a região passou por diversas restaurações e se tornou o maior ponto de turismo em Salvador.

Lá estão grandes símbolos da cidade, como as ladeiras de paralelepípedo e o conjunto arquitetônico barroco super colorido que atraem muitos turistas. O local guarda quase 500 anos de história.

Por isso, foi tombado como Patrimônio Nacional e Patrimônio Histórico da Unesco. A região costuma ser o cenário de manifestações culturais típicas, principalmente relacionadas à cultura negra.

Não é raro encontrar, por exemplo, a Escola de Tambores Olodum se apresentando por lá. Caminhar pelo bairro e observar suas construções já é uma atração turística, mas se preferir, você pode visitar seus inúmeros bares, teatros, museus, lojas, igrejas.

Entre os melhores pontos para conhecer estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, e a Fundação Casa de Jorge Amado. Não pode faltar no seu roteiro de turismo em Salvador.

3. Mercado Modelo

Ponto alto do turismo em Salvador, o Mercado Modelo é um marco da cultura baiana. A construção foi erguida em 1861 para funcionar como a Casa da Alfândega sofreu vários incêndios e reformas.

#Pra-todos-verem:Turismo-em-Salvador-Mercado-Modelo-Salvador-BA
Mercado Modelo – Salvador – BA

Hoje abriga mais de 250 lojas de tudo que você pensar; artesanato local, cachaças, temperos baianos, lembrancinhas, roupas, doces, as famosas fitinhas do Bonfim.

Os tradicionais restaurantes como o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro, você não pode perder. O cheiro de acarajé atrai a gente como um imã.

O mercado é próximo do Elevador Lacerda e do Pelourinho. Você pode se planejar para visitá-los no mesmo dia. Seu ambiente é animado, colorido e sintetiza bem o espírito baiano.

Lembrando que o ponto de partida dos catamarãs para Morro de São Paulo, Ilha de Boipeba, Itaparica e outros destinos, fica logo atrás do Mercado Modelo. 

 4. Elevador Lacerda

Inaugurado em 1873, este foi o primeiro elevador urbano do mundo. De lá pra cá, já ocorreram cinco grandes reformas na construção, que passou por processos de eletrificação e ampliação e hoje é patrimônio do Iphan e um dos melhores pontos turísticos de Salvador.

#Pra-todos-verem:Elevador-Lacerda-Salvador-BA
Elevador Lacerda – Salvador – BA

Atualmente, são em média 28 mil pessoas transportadas todos os dias. O elevador transporta passageiros entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

O percurso dura apenas 30 segundos, costuma ter preço acessível e é uma mão na roda para habitantes e também para turistas, que não precisam lidar com as ladeiras da cidade.

Antes dele, era comum se locomover através de longas escadarias. Do alto de suas torres, é possível visualizar pontos como o Mercado Modelo, a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo.

O elevador presenteia os turistas com uma visão espetacular da cidade, tanto de dia como durante a noite, quando é possível ver as luzes da cidade. Prepare-se para ficar maravilhado! Um dos mais interessantes pontos turísticos de Salvador.

5. Ilha dos Frades

Situada na Baía de Todos os Santos, a Ilha dos Frades é uma das 56 ilhas do estado da Bahia, um dos pontos turísticos de Salvador mais visitados.

#Pra-todos-verem:Ilha-dos-Frades-Salvador-BA
Ilha dos Frades – Salvador – BA

Seu mar é quente e azul-turquesa, a areia é branquinha e o verde da vegetação emoldura este verdadeiro paraíso tropical. A única forma de chegar lá é pelo mar, sendo comum o uso de catamarãs.

Um dos principais pontos turísticos da ilha é a Praia do Loreto. Lá está a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, construída no século XVII.

Localizada em meio à mata atlântica e de frente para o mar, a charmosa construção merece ao menos uma visita rápida.

Outras opções são a Praia da Viração, deserta e sem infraestrutura (porém belíssima), e a Praia de Paramana, mais movimentada e com boa oferta de restaurantes. Vá preparado para muito calor.

Abuse do protetor solar, use roupas leves, boné e garrafinha d’água são itens essenciais em uma passagem pela capital baiana. Afinal, o clima tropical faz com que a cidade e seus arredores apresentem altas temperaturas durante o ano todo.

6. Praia do Flamengo

Localizada a aproximadamente 40 minutos do Centro e próxima da divisa com o município de Lauro de Freitas, a Praia do Flamengo é bastante frequentada.

#Pra-todos-verem:Praia-do-Flamengo-Salvador-BA
Praia do Flamengo – Salvador – BA

Sua paisagem inclui coqueiros, águas transparentes e recifes. Esta é a praia que todos procuram quando visitam Salvador. O mar pode ser um pouco agitado, com ondas fortes, ótimas para a prática de surfe.

Por lá, você vai encontrar uma infraestrutura com muitos restaurantes que servem frutos do mar e comidas típicas, lojas, barracas de massagem e espaço infantil.

Enquanto admira a vista deslumbrante de um dos melhores pontos turísticos de Salvador, aproveite para se deliciar com petiscos e pratos típicos como acarajé e tapioca.

7. Igreja e Convento de São Francisco

Este local foi tombado pelo Iphan, classificado como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e está entre os Patrimônios da Humanidade.

#Pra-todos-verem:Igreja-Convento-de-Sao-Francisco-Salvador-BA
Igreja e Convento de São Francisco – Salvador – BA

E não é pra menos: a importância arquitetônica, artística e histórica da Igreja e Convento de São Francisco é imensa. Não pode faltar no seu roteiro de turismo em Salvador.

Com construção finalizada em 1723, a igreja é uma bela representante do Barroco brasileiro, sendo rica e detalhadamente ornamentada internamente.

Se por fora o edifício pode não impressionar tanto, prepare-se para ficar de queixo caído com seu interior luxuoso e exuberante. Para qualquer lugar que olhar, das paredes ao teto, você verá ouro. Além disso, poderá apreciar pinturas em mais de 50 mil azulejos mostrando a vida de São Francisco e cenas pagãs.

A quantidade de ouro da igreja é impressionante, mas aproveite a visita para observar também o convento e sua decoração com ricos painéis de azulejo do século 18 feitos por artistas portugueses.

Mesmo para os não católicos esta obra de arte, com tanta riqueza de detalhes, é um dos pontos turísticos de Salvador mais impressionantes.

8. Farol da Barra

O Farol da Barra faz parte do Forte Santo Antônio da Barra, que foi a primeira fortificação do país, tendo sido construído em 1536. Atualmente, o Museu Náutico da Bahia funciona no local.

#Pra-todos-verem:Farol-da-Barra-Salvador- BA
Farol da Barra – Salvador – BA

Erguida em 1839 em homenagem ao nascimento de Dom Pedro II, a torre atual do Farol tem 22 metros e ajuda na navegação, pois emite feixes de luz que podem ser vistos a 70 km de distância.

Esta é uma parada obrigatória para suas fotos de viagem! Aproveite para sentar no extenso gramado e contemplar a maravilhosa vista para o mar. Dica: o pôr-do-sol é a melhor hora para fazer este passeio.

Há policiamento nos arredores, o que significa que você pode ficar até o entardecer e se deliciar com os restaurantes das proximidades.

No local, existem muitos artistas e vendedores ambulantes e eles podem ser bem insistentes com os turistas. Cuidado para não aceitar “presentes” (como fitinhas) deixados em suas mãos, pois você será cobrado por isso depois.

Fotografar as baianas (mulheres vestidas com trajes tradicionais) também tem um custo, mesmo que não seja claramente anunciado. Adicione mais esta empolgante sugestão de turismo em Salvador no seu roteiro.

9. Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Este é um dos mais famosos pontos turísticos de Salvador. Construída em 1772, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim tem estilo neoclássico com fachada em rococó.

#Pra-todos-verem:-Igreja-Nosso-Senhor-do-Bonfim-Salvador-BA
Igreja Nosso Senhor do Bonfim – Salvador – BA

Mas apesar da bela arquitetura e dos adornos trazidos de Portugal, o que torna o local tão conhecido é a Lavagem do Bonfim. A celebração inter-religiosa é marcada por baianas jogando água nos degraus da igreja e pela festa que se estende durante todo o dia. 

O sincretismo religioso faz com que algumas religiões de matriz africana reconheçam o Senhor do Bonfim como Oxalá, de modo que o local também é importante para quem professa estas crenças. Outra tradição é amarrar uma fitinha colorida do Senhor do Bonfim na grade da igreja e fazer um pedido.

A fitinha pode ser facilmente adquirida em qualquer um dos pontos turísticos de Salvador e é também uma ótima ideia de lembrancinhas de viagem. O conjunto das fitinhas amarradas torna a fachada do edifício mais bela.

10. Praia do Farol da Barra

Esta praia urbana é super badalada, boa para quem gosta de agito, e fica junto ao Farol da Barra. Inclusive, a vista para o farol é ótima. Se possível, combine ambos os passeios em seu roteiro.

#Pra-todos-verem:Praia-do-Farol-da-Barra-Salvador-BA
Praia do Farol da Barra – Salvador – BA

Lembre-se de que no final de semana o local lota facilmente! Na maré baixa, formam-se várias piscinas naturais, então, esta é uma escolha interessante para quem vai viajar com crianças.

À noite, o movimento fica por conta dos bares e restaurantes da região, principalmente no animado bairro do Rio Vermelho, que é um ótimo incentivo para o turismo em Salvador, é agito que não acaba mais. Depois de um dia de sombra e água fresca, aproveite para provar mais da gastronomia baiana.

E se você estiver em Salvador na virada do ano, saiba que o réveillon na Praia do Farol da Barra é dos mais concorridos do Brasil, é famoso e proporciona aos visitantes atrações como shows e queima de fogos de artifício.

11. Praia de Itapuã

Esta praia foi imortalizada e celebrada na canção “Tarde em Itapuã”, de Vinícius de Moraes. O poeta morou na região nos anos 70 e ficou maravilhado com a tranquilidade e beleza da praia soteropolitana.

#Pra-todos-verem:Praia-de-Itapua-Salvador BA
Praia de Itapuã – Salvador – BA

A atração localiza-se quase na saída de Salvador, no limite com a cidade vizinha de Lauro de Freitas. Este é um excelente lugar para relaxar e observar a bela paisagem formada por coqueiros e mar de ondas calmas.

Fora da área urbana principal, voltada para o mar aberto e não para a Baía de Todos os Santos, suas águas são serenas e de temperatura agradável, interessante para viagens com toda a família. É consagrada como um dos pontos turísticos de Salvador mais relevantes.

12. O que fazer à noite em Salvador

No final de tarde é hora de programar a noite, Salvador também é uma cidade cultural, tem muitas casas noturnas, teatros e casa de shows, com apresentação dos artistas mais famosos.

#Pra-todos-verem:Teatro-Vila-Velha-Salvador-BA
Teatro Vila Velha – Salvador – BA

Veja abaixo o contato de algumas delas, acesse este link e fique por dentro dos eventos e peças de teatro em Salvador.

  • Teatro Castro Alves. Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador, BA. Telefone: (71) 3535-0600
  • Teatro Sesc Casa do Comércio. Av. Tancredo Neves, n.1109 – Caminho das Árvores, Salvador – BA. Telefone: (71) 3273-9852
  • Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Largo do Pelourinho, n.19 – Pelourinho, Salvador – BA. Telefone: (71) 3324-4520
  • Teatro Miguel Santana. Rua Gregório de Matos, n.49, Pelourinho, Salvador. Telefone (71) 3322-1962
  • Teatro Vila Velha. Av. Sete de Setembro – Campo Grande, Salvador – BA. Telefone (71) 3083-4600
  • Teatro Jorge Amado. Av. Manoel Dias da Silva, n. 2177 – Pituba, Salvador – BA. Telefone: (71) 2137-5426

E assim fechamos nossa lista com os 12 melhores sugestões para fazer turismo em Salvador. A capital baiana é encantadora e guarda magias e peculiaridades que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

Seja para curtir o Carnaval, desfrutar de belas praias ou mergulhar na cultura da Bahia. Compare preços e compre passagens aéreas para Salvador pelo menor preço. Alugue um carro e faça turismo em Salvador, com mais comodidade pelos pontos turísticos da cidade.

Empresas de turismo em Salvador

Veja abaixo outras maravilhosas atrações do litoral baiano que podem te interessar;

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

4 comentários em “Pontos turísticos de Salvador BA: 11 atrações imperdíveis”

  1. Maravilhosa! Salvador é tudo de bom a primeira capital do Brasil.
    A capital do pôr do sol Salvador.
    Foi na Bahia a onde o Brasil, nasceu e a nossa história começou.
    Parabéns! Bahia de Todos os Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *