Pular para o conteúdo

Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA: Roteiro completo e principais atrações

Anúncios

Descubra a beleza e a tranquilidade de Santo André – BA, uma vila de pescadores charmosa e acolhedora, situada no município de Santa Cruz Cabrália, na Costa do descobrimento, litoral sul da Bahia.

Santo André é uma pequena vila de pescadores, tem menos de mil moradores, não tem centro comercial, caixas eletrônicos e nem postos de combustíveis.

Tem uma boa estrutura turística, excelentes restaurantes, hotéis, pousadas e resorts pé na areia. É um verdadeiro paraíso com praias desertas e natureza preservada.

Atravessando o rio João de Tiba de balsa a partir do centro histórico de Santa Cruz Cabrália, você deixa para trás o stress e o turismo de massa.

Uma paisagem paradisíaca, onde a pressa não tem vez, o relógio é só enfeite porque é você quem determina o que fazer com o tempo. O litoral sul da Bahia é considerado um dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro.

Anúncios

Santa Cruz Cabrália é um dos principais pontos de partida para os destinos turísticos e cenários mais espetaculares do sul da Bahia.

Vila-Santo-Andre-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Vila de Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA

A Vila de Santo André, os povoados de Santo Antônio e Guaiú, fazem parte da área de proteção ambiental da APA de Santo Antônio, cercada de mangues, coqueiros, banhada por águas cristalinas e mornas e natureza privilegiada, um refúgio quase selvagem.

André é um destino perfeito para quem busca tranquilidade, boa comida baiana e praticar esportes aquáticos como mergulho, snorkel e passeios de barco.

Santa Cruz de Cabrália, a qual pertence a Vila Santo André, é uma cidade histórica de suma importância nacional, assim como Porto Seguro e outras regiões do litoral sul da Bahia.

A vila é banhada pelo rio João de Tiba que proporciona uma paisagem linda no encontro do rio com o mar. O lugar tem uma única rua principal, onde os moradores se encontram e reúne todo comércio local.

As paisagens são uma mais linda que a outra e não se repetem. Neste post, você encontrará todas as informações que precisa para planejar sua viagem a Santo André.

Rio-Joao-de-Tiba-de-Santo-Andre-BA
Rio João de Tiba – Santo André – Santa Cruz de Cabrália- BA

Leia também:

Sumário do post

Onde fica Santo André – BA

Santo André, fica no sul da Bahia, não é uma cidade, mas sim um vilarejo que faz parte do município de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, a 35 km de Porto Seguro.

Como chegar em Santo André – BA

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, segue de carro, Uber, taxi ou de ônibus pela BR-367 que leva direto à Santa Cruz de Cabrália.

Porto Seguro recebe voos diretos diários de São Paulo (Guarulhos), São Paulo (Congonhas), Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Para chegar à vila de Santo André é preciso pegar a balsa que atravessa o Rio João de Tiba.

O carro atravessa junto na balsa. A partir de Porto Seguro são por volta de 40 minutos a 1 hora de viagem de carro até o destino. No trajeto a balsa passa por pontos turísticos como Coroa Vermelha e a reserva indígena Pataxó.

Você pode alugar um carro, todas as locadoras nacionais têm agência no aeroporto de Porto Seguro. Em altas temporadas a fila da balsa costuma ser grande e o tempo de espera é maior. Você também pode vir de lanchas voadoras, barco, escuna e catamarã de várias localidades do litoral sul.

Travessia-de-balsa-em-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Travessia de balsa em Santa Cruz de Cabrália – BA

Melhor época para visitar Santo André – BA

A melhor época para visitar Santo André depende do que você busca em sua viagem. De setembro a março o clima é mais seco e ensolarado, é a melhor época para quem quer aproveitar as praias e as atividades ao ar livre.

De junho a agosto é o período mais chuvoso, nesses meses o clima é mais ameno, os preços mais baixos e tem menos movimento.

Para curtir os eventos em setembro tem o festival da lagosta que oferece os pratos mais variados de lagosta, música ao vivo e outras atividades.

Em dezembro tem o torneio de pesca do Marlim Azul que atrai pescadores de todo o Brasil e oferece premiações para os melhores pescadores.

De setembro a março acontece um dos espetáculos mais lindos da Bahia, as baleias jubarte dão o ar da graça no litoral baiano. De abril a agosto é a vez de observar a desova das tartarugas marinhas nas praias de Santo André.

O clima em Santo André é tropical, com temperaturas elevadas durante todo o ano. É importante levar roupas leves e frescas, protetor solar e repelente de mosquitos. Independentemente da época que você escolher, sempre vai encontrar o que fazer em Santo André.

Baleias-Jubarte-em-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Baleia Jubarte no litoral sul da Bahia

O que fazer em Santo André – BA – Principais Praias

As praias de Santo André são um verdadeiro oásis, com ondas praticamente inexistentes, tornando-as ideais principalmente para famílias com crianças e idosos.

Rodeadas por coqueiros, vegetação de mata atlântica e recifes de corais que formam piscinas naturais, essas praias são um convite ao descanso e à tranquilidade.

São 13 km de costa com praias quase inexploradas. Uma parte é voltada para o rio, rodeada de manguezais, e a outra parte voltada para o oceano Atlântico, cercada de extensos coqueirais. As praias são os principais atrativos de Santo André.

Vila-Santo-Andre-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Vila de Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA

Praia de Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA

É nela que estão alguns dos principais hotéis da região, incluindo o famoso Campo Bahia, onde a seleção alemã se concentrou durante a Copa do Mundo de 2014.

A Praia da Ponta de Santo André, mais à direita de quem vê o mar, é onde estão alguns bares simples para quem deseja passar o dia.

No canto da praia conhecido como Ponta de Santo André é onde a praia se encontra com o Rio João de Tiba, onde se encontra a maioria das barraquinhas de praia e o tradicional Restaurante e Pousada Gaivota que fica na beira do rio.

O cardápio principal é peixes e frutos do mar, moquecas divinas. A Ponta de Santo André, onde as águas do rio João de Tiba encontram o Oceano Atlântico, oferece um cenário natural inesquecível.

Além disso, há um belo manguezal na área de preservação ambiental local. Você pode apreciar tudo isso em passeios de barco ou caiaque você pode alugar no local.

Praia-de-Santo-Andre-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia de Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA

Praia das Tartarugas – Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA

Fica na direção oposta à Praia de Santo André, para chegar à Praia das Tartarugas são 20 minutos de caminhada pela areia.

A praia tem esse nome porque é o lugar onde as tartarugas vêm depositar seus ovos. Os ninhos são demarcados e protegidos pelo Projeto Maré, ninguém pode se aproximar e nem tocar nos ninhos.

Se você estiver em Santo André na época de soltura dos filhotes, vai poder participar e apreciar o espetáculo das tartaruguinhas correndo em direção ao mar.

Ao caminhar pela praia você pode se deparar com alguma tartaruga, não toque nela, apenas tire fotos e aprecie.

Para melhor proveito da Praia das tartarugas, consulte a tábua da maré em Santo André – Santa Cruz de Cabrália, na maré baixa formam piscinas naturais maravilhosas.

Na Praia das Tartarugas fica a pousada e restaurante Fazenda Amendoeiras, caso não seja hóspede pode comer no restaurante.

alimentos, água e bebidas de sua preferência, na praia tem pouquíssima estrutura de barracas, e não se esqueça de recolher o lixo.

Fazenda-Amendoeira-Praia-das-Tartarugas -Santo-Andre-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Pousada e Restaurante Amendoeiras – Praia das Tartarugas – Santo André – BA

Praia de Guaiú – Santa Cruz de Cabrália – BA

Fica a 13 km de Santo André, você pode vir de carro ou de ônibus que parte da vila até o povoado de Guaiú, com mais uns 20 minutos de caminhada você chega à praia.

No local tem estacionamento gratuito, tem uma pequena, mas boa estrutura de praia com cerca de 4 barracas que vendem bebidas, comida e petiscos, os preços são mais caros que em Santo André.

A Praia de Guaiú é de uma beleza indescritível, ao lado da faixa de areia passa um rio e você pode tomar banho de rio e de mar no mesmo local.

Na Praia de Guaiú fica a foz do Rio Guaiú, que forma piscinas naturais de água doce próprias para o banho, também é possível pescar os enormes camarões da espécie pitu.

Praia-de-Guaiu-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia de Guaiú – Santa Cruz de Cabrália – BA

O visual é sensacional, areia clarinha e águas cristalinas cercada de coqueiros. Todas as agências de turismo em Porto Seguro ou em Santa Cruz de Cabrália, organizam passeios para a Praia de Guaiú.

No local tem um ótimo restaurante: os restaurantes da Nilza e seus sanitários excêntricos com vista para o rio, e o restaurante da Miúda., com cardápios variados especializados em peixes e frutos do mar.

Ao lado do restaurante da Miúda fica outro restaurante, o Elias e Leonice, também muito bom. Deixe a dieta pra depois porque é impossível resistir a tanta comida gostosa.

Praia-de-Guaiu-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia de Guaiú – Santa Cruz de Cabrália – BA

Praia de Mogiquiçaba – Santa Cruz de Cabrália – BA

A simplicidade e a natureza fazem da Praia de Mogiquiçaba um passeio imperdível para colocar na sua agenda sobre o que fazer em Santo André – BA.

A vila de Mogiquiçaba é um paraíso entre o rio e o mar. Fica entre as cidades de Belmonte e Santa Cruz de Cabrália, pertinho de Santo André. Para chegar até a praia, é preciso atravessar o rio Preto.

A paisagem é mais bonita na Maré baixa, quando pode-se visualizar os corais. Na maré alta o mar é bravio com ondas bem altas, um paraíso para surfistas.

A Praia de Mogiquiçaba e ótima para passeios e pesca de rede e molinete. Os peixes mais pescados são o cação, a pescada e a arraia.

Também é possível praticar esportes como surf na maré alta e o windsurf, fazer caminhada e passeios a cavalo. Tem uma infraestrutura básica para receber turistas e uma área de camping.

Uma das atrações do local é a desova e soltura de filhotes de tartarugas. Tem duas nascentes naturais, manguezais ricos em mariscos, Mata Atlântica preservada e um belo mirante.

Praia-de-Mogiquicaba-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia de Mogiquiçaba – Santa Cruz de Cabrália – BA

Praia Ponta de Santo Antônio – Santa Cruz de Cabrália – BA

Lugar tranquilo, natureza intocada, mar calmo, água quente, praia pouco movimentada e visual deslumbrante. Muita paz e tranquilidade para quem deseja descansar e descobrir os encantos da natureza.

Quando a maré baixa, formam lindas piscinas naturais, bancos de areia maravilhosos e ao final da praia, o encontro das águas do Rio Santo Antônio com o mar proporcionam um visual espetacular.

É uma praia longa com poucas opções de barracas de praia e restaurantes, mas tem o famoso Restaurante da Maroca que é excelente. Apesar do mar calmo é preciso ter cuidado pois a foz do rio cria uma correnteza muito forte.

No local tem um hotel e um condomínio de luxo, mas não oferece infraestrutura para os demais visitantes. Na foz do Rio Santo Antônio fica a Praia das Bobocas, uma praia maravilhosa, rasa e com larga faixa de areia e praticamente deserta.

Praia-Ponta-de-Santo-Antonio-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia Ponta de Santo Antônio – Santa Cruz de Cabrália – BA

Praia das Bobocas – Santo Antônio – Santa Cruz de Cabrália – BA

O nome soa estranho, mas te garanto que o visual é indescritível! Localizada no vilarejo de Santo Antônio, esta belíssima praia é cercada de coqueiros e um rio que deságua no mar.

Simples, rústica e semi-deserta, é o que faz da praia das Bobocas um lugar tão espetacular e tranquilo. Hoje em dia é um pouco mais frequentada.

Você pode vir por conta própria, para chegar lá, é necessário pegar uma balsa em Cabrália e andar mais 13km de estrada até a praia.

Geralmente os turistas contratam agências, que pegam os turistas nos hotéis e dá pra visitar outras praias no mesmo passeio. Para quem vem através de uma agência de turismo, a permanência na praia é de cerca de 4 horas.

Praia-das-Bobocas-Santo-Antonio-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia das Bobocas – Santo Antônio – Santa Cruz de Cabrália – BA

Praia de Coroa Vermelha – Santa Cruz de Cabrália – BA

O distrito de Coroa Vermelha tem sua importância histórica por ter sido o local de celebração da primeira missa no Brasil. Ainda hoje é a terra dos índios pataxós.

É onde fica a famosa Praia de Coroa Vermelha, que a maioria das pessoas pensam que pertence a Porto Seguro, mas pertence a Santa Cruz de Cabrália.

O local também possui um centro que expõe e comercializa artes indígenas. A Praia de Coroa Vermelha é uma das principais atrações de Santa Cruz de Cabrália. É uma praia com excelente infraestrutura, ótimas barracas e restaurantes.

Na maré baixa você pode andar muitos metros mar adentro e ver diversas espécies marinhas na piscinas naturais que se formam entre os arrecifes.

Praia-de-Coroa-Vermelha-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Praia de Coroa Vermelha – Santa Cruz de Cabrália – BA

O que fazer em Santo André: principais passeios de Barco

Os passeios de barco, mergulhos nas piscinas naturais durante a maré baixa e a exploração dos corais do Araripe também são programas imperdíveis.

Em Santo André o visitante pode fretar um barco particular ou contratar passeios para conhecer as ilhas do rio João do Tiba e os parques marinhos.

Você também pode explorar o rio de caiaque alugado na Ponta de Santo André. Em Porto Seguro ou em Cabrália existem várias empresas de turismo que fazem passeios por todas as atrações da redondeza.

No final do post você encontra os contatos de algumas delas. Confira a seguir os principais passeios de barco que você pode fazer.

Passeios-de-barco-Santo-Andre-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Passeio de Barco – Santo André – BA

Corais do Araripe – Anto André – Santa Cruz de Cabrália – BA

A região de Araripe é um paraíso preservado, pouco explorado, cercada de coqueiros, Mata Atlântica e recifes de coral que tem se tornado uma rota turística cada vez mais procurada pela sua beleza natural.

Situado próximo a Santo André, tem praias paradisíacas e faz calor durante o ano todo. Muito procurada para a prática de esportes aquáticos como surf, vela, caiaque, snorkeling, kitesurf e stand-up paddle e mergulho.

Na maré baixa, é possível apreciar sua rica fauna marinha. Ótima sugestão para colocar na sua lista sobre o que fazer em Santo André.

A região do Araripe é um excelente ponto de pesca oceânica e mergulho profissional. Para chegar à região do Araripe é preciso pegar um barco em Santo André

Parque Marinho de Coroa Alta

Faça um animado passeio de escuna para o Parque Marinho de Coroa Alta, uma plataforma de corais com o maior banco de areia da região, formando uma pequena ilha no meio do oceano.

Um maravilhoso cenário de cor alaranjada contrastando com o azul do mar, que nunca fica coberta pela água. Fica a 9,26 km da costa de Santa Cruz de Cabrália.

É um local muito procurado por turistas para a prática de mergulho em suas piscinas naturais. Possui uma rica biodiversidade, o que torna a prática de mergulho mais incrível ainda.

O barco até lá leva em torno de 1 hora. Na volta o barco faz uma parada para almoço na Vila de Santo André. É sensacional navegar em mar aberto.

Parque-Marinho-de-Coroa-Alta-Santa-Cruz-de-Cabralia-BA
Parque Marinho de Coroa Alta – Santa Cruz de Cabrália – BA

Parque Marinho do Recife de Fora – Porto Seguro – BA

Esse exuberante Parque Marinho fica a 5 milhas náuticas (9,6 km)da costa de Porto Seguro, a apenas 1 hora de navegação. O parque é famoso por ser uma das maiores plataformas de corais do Brasil.

Tem uma rica biodiversidade, com várias espécies de peixes coloridos que ficam em torno dos turistas que entram na água, também tem muitas tartarugas estrelas do mar é muito ouriços.

Você precisa ir com calçado adequado, os corais cortam os pés e ou ouriços do mar espetam sem dó. O passeio pode ser contratado em Porto Seguro ou em Santa Cruz de Cabrália e dura cerca de 4 horas.

O passeio só pode ser feito nas semanas de lua cheia e lua nova, no horário da maré baixa, quando o mar se abre e deixa os corais descobertos.

As embarcações não param na beira do arrecife, tem que atravessar andando ou nadando, mas tem botes para transporte para quem não quer andar dentro d’água ou nadar.

O mar tem um tom de azul diferenciado, a gente conhece muitos tons de azul, mas azul baía como como dizem os baianos, só tem na Bahia. Na volta as embarcações param na Vila Santo André para almoço.

Parque-Marinho-Recife-de-Fora-Porto-Seguro-BA
Parque Marinho do Recife de Fora – Porto Seguro – BA

Fazenda Mãe Tereza – Santa Cruz de Cabrália – BA

Fica na rua Porto Alegre, s/n – Fazenda Mãe Tereza, Santa Cruz Cabrália – BA. Uma atividade muito interessante para colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Santo André, foge do roteiro das praias na vila, mas é bom que diversifique um pouco.

O Parque Ecológico Fazenda Mãe Tereza é um espaço que proporciona muito entretenimento e diversão, ecoturismo, aventura com boa estrutura de restaurante e banheiros, numa área incrível de natureza preservada.

Na Fazenda Mãe Tereza, o contato próximo com a natureza permite ao visitante apreciar a diversidade da flora e fauna brasileira, como tamanduás, bicho-preguiça, saguis, pássaros e outros pequenos mamíferos.

Oferece atividades como trilhas ecológicas pela Mata Atlântica Lago e piscina de areia infantil. É um passeio adorável que dura o dia inteiro. Confira todas as atraçõe e compre seu ingresso online no site oficial e divirta-se com:

  • Tirolesa
  • Toboáguas
  • Passeio de caiaque
  • Passeio a cavalo
  • Lago para pesca
  • Parquinho infantil com circuito de arvorismo
  • Trilhas em meio à Mata Atlântica
  • Banho de lama no Rio Camurugi
  • Trenzinho com tour panorâmico
Fazenda-Mae-Tereza-Santa-Cruz-de -Cabralia-BA
Fazenda Mãe Tereza – Santa Cruz de Cabrália – BA

Onde ficar em Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA

A maioria dos hotéis e pousadas em Santo André são de alto padrão e oferecem comodidades como café da manhã, piscina, bar, restaurante e transfer do aeroporto.

Vila-Angatu-Eco-Resort-Santo-Andre-BA
Vila Angatu Eco Resort Spa – Santo André – BA

Agências de turismo em Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro

A Bahia sempre nos surpreende com suas praias paradisíacas, Santo André é apenas uma das pérolas do imenso colar do litoral baiano. Veja outras atrações do litoral da Bahia e se surpreenda cada vez mais.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

2 comentários em “Santo André – Santa Cruz de Cabrália – BA: Roteiro completo e principais atrações”

    1. Olá Léa, obrigada pelo seu comentário. Já estivemos várias vezes em Santo André no Resort Angatu, nós amamos a Bahia. Se você considerar que falta alguma informação, é só nós dizer que teremos o maior prazer em acrescentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *