Pular para o conteúdo

Ilha Grande – RJ: Como chegar, praias, passeios e transfer

Anúncios

A Ilha Grande pertence à cidade de Angra dos Reis, que fica a 150 km da capital Fluminense e a 400 km de São Paulo. Ocupa uma área de 193 km² com áreas de mar aberto e de mar calmo.

Conta com mais de 100 praias frequentáveis, outras tantas desertas e dezenas de de pequenas ilhas maravilhosas, mais de 60% do seu território é de preservação ambiental e mais de 80% da área pertence à União.

A sua sede é na Vila Abraão, mas fica de frente também para Paraty e Mangaratiba. Ilha Grande RJ é uma ilha definida por suas praias brancas, águas azuis claras e livres de trânsito de veículos.

Pense num mar de águas transparentes, cercado de muito verde, onde a natureza reina plena e tenha uma vaga ideia do que é a Ilha Grande. É um destino diferente que oferece atividades diversas, tem muitas pousadas e restaurantes.

Em suma, é um dos trechos mais bonitos da costa brasileira, um verdadeiro paraíso. Com certeza você também quer conhecer esta joia, então aqui está o nosso guia atualizado para a Ilha Grande. 

Anúncios

Leia também:

O que você vai encontrar neste post:

Como chegar, transfer do Rio de Janeiro para Ilha Grande
Quando ir a Ilha Grande
O que saber antes de ir
Passeios de barco na Ilha Grande
Mergulho na Ilha Grande
Onde ficar
Onde comer
Melhores praias de Ilha Grande

Como chegar, transfer do Rio de Janeiro para Ilha Grande

Antes de partir você tem que pensar em que local da ilha você pretende desembarcar. Na Ilha Grande é proibido qualquer veículo automotor, portanto a única maneira de chegar é a travessia por mar em embarcações de diversos portes e categorias.

Chegando ao Rio de Janeiro você escolhe uma das cidades, que tenham embarque para a Vila do Abraão, principal ponto de Partida para as praias da Ilha Grande:

  • Conceição do Jacareí, é a cidade mais próxima de Ilha Grande, fica a 12.7 km da Vila do Abraão.
  • Mangaratiba fica mais próxima da cidade do Rio de Janeiro e a 25. km da Ilha Grande. Informações de preços e horários do barcos confira no Site.
  • Angra dos Reis a 21.4 km.
  • Paraty a 56.7 km.

Tem barcos enormes com capacidade entre 500 e 1.000 pessoas e os visitantes podem levar até 10 bicicletas gratuitamente. O valor da passagem, localidade e horários de partida para a Vila do Abraão você pode consultar neste site.

Quando ir a Ilha Grande

Os meses mais secos são maio, junho, julho e agosto, o período mais chuvoso vai de outubro a meados de abril. As chuvas costumam ser fortes, tipo tempestades, mas passam rapidamente.

Os meses de janeiro, fevereiro e julho são considerados alta temporada, os preços sobem bastante e as embarcações estão sempre lotadas. Se deseja mais tranquilidade, evite viajar nestes meses.

O que saber antes de ir

Sempre que desejamos conhecer algum destino é importantes conhecer as particularidades do lugar, as comodidades que iremos encontrar ou não, e no caso de uma localidade eco turística não é diferente.

  • Meio de locomoção. Em Ilha grande não circulam carros, se você estiver de carro próprio ou alugado é preferível embarcar para a ilha saindo de Angra dos Reis que tem estacionamento. O trânsito entre as vilas e praias é feito somente por embarcações.
  • Leve dinheiro. Não há caixas eletrônicos na ilha e nem todos os restaurantes, lojas ou bares aceitam cartão ainda. Então você pode precisar pagar em dinheiro. Com o aumento do turismo acredito que esse problema seja sanado em breve.   
  • Leve na bagagem. Roupas leves, boné ou chapéu, protetor solar, hidratantes e repelente de insetos. Se você estiver carregando bagagem pesada vai precisar alugar um desses carrinhos de mão quando chegar para levar até a sua acomodação.
  • Leve calçados adequados. Há muitas trilhas na ilha, algumas com subidas desafiadoras, outras trilhas planas dentro da floresta. Um bom tênis é o mais indicado.  
  • Carregue água e provimentos. O clima tropical exige bastante hidratação e em alguns locais, como nas trilhas, você pode ter dificuldade de conseguir água, leve também lanches, não são todos os lugares que se encontra pra comprar.

Passeios de barco na Ilha Grande

Não faltam agências oferecem pacote completo, transfer do Rio de Janeiro buscando os passageiros nos hotéis, passeios guiados, ônibus e passeios de barco. Se informe na sua hospedagem se oferecem este serviço.

O valor dos passeios variam de acordo com o roteiro, o tipo de embarcação e duração do passeio, os pacotes completos duram o dia inteiro.

Tenha em mente que a Ilha Grande é um ecoturismo e que a proximidade de animais silvestres e insetos fazem parte da aventura. Esqueça as comodidades da cidade, celular e o relógio, aproveite seu tempo fazendo novas descobertas e apreciando a natureza.

Pra-todos-verem:Passeios-de-barco-Ilha-Grande-RJ
Foto Bela-Angra Passeios de Barco

Veja abaixo a lista o contato de algumas das empresas de transfer e passeios mais bem avaliadas por clientes e sites de viagens que organizam os passeios desde a partida do Rio de Janeiro:

  • LIG. Rua da Praia, Vila do Abraão – Ilha Grande – Angra dos Reis / RJ. Telefone  (24) 99836- 5302. Site
  • Viator. Telefone +55 11 4700 9088 Site.
  • A Bela Angra Passeios Náuticos.  Estrada municipal, n. 200, Praia do Jardim, Angra dos Reis, RJ. Telefone 55(24)98132-4875. Site.
  • Adventure Boat. Rua Getúlio Vargas nº 440. Vila do Abraão – Ilha Grande, RJ. Telefone +55 21 995 510 555 (WhatsApp) E-mail: [email protected] Site
  • RG Viagem e Turismo. Telefone  55 (21) 98393-5895  E-mail: [email protected] Site.
  • Transfer Ilha Grande. Telefone + 55 (24) 99943-2358. E-mail: [email protected] Site.
  • Conozcario. E-mail [email protected] Telefone, WhatsApp e Telegram +55 (21) 9-8146-1189. Site.

Mergulho na Ilha Grande

Se o seu objetivo é fazer mergulho escolha empresas legalizadas e autorizadas, as mais recomendadas são:

  • Frezza Mergulho. Endereço: Praia Vermelha, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. Telefones (11) 94757 9502 (24) 98145 5872. Site https://frezzamergulho.com.br/
  • Áquamarina. Telefones (24)99812-9484 (WhatsApp) (24)9812-9343. Site. https://frezzamergulho.com.br/
  • Dive & Cia. Telefone (24) 98141-7845 / 9 9991-4455. Site https://www.divecia.com/

Uma coisa posso te garantir, você vai ficar deslumbrado com a variedade de vida marinha que existe em Ilha Grande. Os melhores pontos de mergulho são:

  • Gruta do Acaiá
  • Lage Branca
  • Ilha do Guriri
  • Ilha dos Meros
  • Ilha do Morcego
  • Ilha de Jorge Grego
  • Boqueirão da Longa

Onde ficar na Ilha Grande RJ

Se você não estiver em um passeio bate-volta é bom planejar a estadia com antecedência. As opções são muitas, desde casa para temporada, pousadas e camping, lembrando que não é permitido acampar fora dos locais designados para proteger o meio ambiente da ilha.

A maioria das pousadas são rústicas e simples, mas existem as de alto padrão. Em Bananal e Araçatiba são lugares mais tranquilos, sem vida noturna, normalmente as pousadas possuem seus próprios restaurantes, vendem os passeios de barco, oferecem o traslado marítimo.

Confira a nossa lista de melhores hospedagens com café da manhã, ar-condicionado, frigobar, TV, banheiro privativo e outras comodidades.

Onde Comer na Ilha Grande

A ilha Grande não é lugar de turismo gastronômico, tem uns dois restaurantes mais sofisticados, mas a maioria é bem rústica, pé na areia. A maioria dos restaurantes ficam na vila Abraão, as pousadas costumam ter seu próprio restaurante.

Nos preferimos levar lanches nos passeios e jantar na pousada, mas saímos algumas vezes para jantar e encontramos alguns bons lugares legais. Basta andar um pouco que pela orla que você encontra muitos lugares simples com comida boa e barata.

Bar e Restaurante Lua e Mar. Rua da Praia, n. 297, Vila Abraão, Ilha Grande. Telefone: (24) 3361-5761. Serve almoço e jantar, comida muito boa, a especialidade é frutos do mar e comida brasileira. $$ $$$

Kiosk Bistrô. Rua da Praia, Vila do Abraão em frente ao cais de turismo, Ilha Grande. Telefone 11 97518-0884. Ótimo restaurante para comer frutos do mar, saborear uma cerveja gelada com preços justos para o padrão da ilha e boa música. $$ $$$

Restaurante Dom Mario. Rua da Praia 781, Vila do Abraão, Ilha Grande. Telefone (24)3361-5349. Um dos restaurante que mais gostamos, comida muito boa e preço justo. Serve culinária brasileira e grande variedade de frutos do mar. $$ $$$

Pra-todos-verem:Bar-e-Restaurante-Lua-e-Mar-Ilha-Grande-RJ
Bar e Restaurante Lua e Mar

Melhores praias de Ilha Grande

Listamos as praias mais frequentadas, lembrando que Ilha Grande possui inúmeras praias, muitas desertas. Se prepare porque o que você vai ter é a visão do paraíso.

Muita gente não imagina as preciosidades que podem ser encontradas no litoral do estado do Rio de Janeiro e Ilha Grande é uma dessas preciosidades. A Ilha Grande é ótima para os amantes do mergulho e existem várias escolas para alugar equipamentos.

Praia do Abraão

A Vila Abraão é a porta de entrada da Ilha Grande, tudo que você precisar, é aqui que vai encontrar. Tem boas hospedagens, bares, restaurantes, comércios e é ponto de partida para todos os passeios. Ainda não tem caixa eletrônico, lembre-se de ter uma reserva em dinheiro.

O lugar é incrível, com ótima gastronomia e preços acessíveis. A praia é própria para banho, o problema é o enorme movimento de barcos, já que a praia é ponto de embarque e desembarque.

Para quem deseja mais tranquilidade é só caminhar um pouco até as extremidades e visitar outras praias por perto como a Praia da Júlia, Praia da Crena, Praia Comprida, Praia da Bica e Abraãozinho, onde tem piscinas naturais e são bem mais tranquilas.

Aproveite para conhecer o imponente Pico do Papagaio numa caminhada desde Abraão em direção à praia de Dois Rios, a 980 metros de altura, este é o segundo maior pico da ilha e leva cerca de duas a três horas para chegar ao topo.

É uma caminhada desafiadora, mas a vista de toda a ilha valem a pena, depois de uma boa subida você vai ter a vista mais incrível que se possa imaginar. A sensação na Ilha Grande é de que o tempo parou, sem movimento de carros, apenas o movimento dos barcos.

Tem uma modesta mas deliciosa vida noturna nos bares e restaurantes iluminados à luz de velas, ouvindo o som das ondas batendo na costa. 

Pra-todos-verem:Praia-do-Abraão-Ilha-Grande-RJ
Praia do Abraão – Ilha Grande – RJ

Praia do Abraãozinho

O mar apresenta águas calmas, transparentes e mornas. Tem bastante sombra e um barzinho. É um ótimo passeio para passar o dia e regressar. É um excelente lugar para passear de caiaque e mergulhar com snorkel, a fauna marinha é impressionante.

Possui uma parte conhecida como Abraãozinho Pequeno, que só é possível o acesso de barco, trata-se de uma propriedade  particular. Na Praia do Abraão tem vários taxi-Boat que levam os turistas pela manhã e trazem à tarde, o preço é bem barato.

Praia de Lopes Mendes

Uma das praias mais bonitas do Brasil, com cerca de 3 km de extensão, areia branquinha e fininha. O mar é amigo mesmo é de surfistas, está sempre agitado, um convite irrecusável para surfar nas suas ondas.

O mar é raso e a água transparente de várias tonalidades de azul, pode-se ver o fundo. Para chegar, pegue um barco na Vila de Abraão que deixa os turistas na Praia do Pouso a cerca de 1 km de distância, seguir numa trilha leve pela mata, a Praia Lopes Mendes fica do outro lado da ilha.

As atividades mais praticadas nessa praia são a caminhada, passeio de bike, visita à antiga capela e à lagoa da Coca-Cola que tem esse nome por causa da cor da água. Leve água e lanche.

Pra-todos-verem:Praia-Lopes-Mendes-Ilha-Grande-RJ
Praia Lopes Mendes – Ilha Grande

Praia dos Meros

É uma praias pequena e isolada, mar bravio, muito vento e sempre atingida por tempestades, ainda assim é um excelente lugar para mergulho e pescaria. Se você gosta de mergulhar, veio à praia certa. A fauna marinha é riquíssima, merece ser apreciada.

Se não sabe mergulhar, não se preocupe, em frente à praia tem instrutores que acompanham o mergulho e alugam o equipamento. Você ainda poderá ver vestígios de antigas civilizações que habitaram o local há cerca de 3.000 anos.

Praia Vermelha

Praia pequena, com águas calmas e transparentes, uma vila acolhedora e paisagem espetacular! Vale a pena conhecer. A população é pequena, composta principalmente de pescadores, mas tem estrutura com pousadas, restaurantes, lanchonete e um pequeno comércio.

Ao lado, com 5 minutos de caminhada por uma trilha leve fica a Praia de Itaguaçu, de beleza única, com lindas pedras e coqueiros para lindas fotos. Mais 15 minutos de caminhada do lado oposto ao ancoradouro é possível chegar à Praia do Gaúcho.

No mar tem muitos barcos e limita um pouco a área de banho, é frequentada por mergulhadores que partem em expedições submarinas em busca de navios naufragados na Ilha Grande.

Mas o que eu gostei foi da temperatura da água que não é gelada como a maioria das praias do Rio de Janeiro.

Tem atividades bem interessantes como trilhas, mergulho com snorkel e cilindro, passeios de caiaque, stand up, pescaria e passeios de barco que dão uma volta completa pela Ilha Grande para conhecer: 

  • Lagoa Verde
  • Lagoa Azul
  • Gruta do Acaiá
  • Sítio Forte
  • Praia Parnaioca
  • Lopes Mendes
  • Praia Saco do Céu
  • Vila Abraão
  • Praia do Aventureiro
  • Palmas
  • Praia Caxadaço 
  • Praia Dois Rios
  • Praia dos Meros 

Como chegar na Praia Vermelha

Somente a partir de Angra dos Reis, a partida em barco de turismo é diária, também tem os barcos que transportam os moradores de Araçatiba, Praia Vermelha como uma linha de ônibus.

Não vá para a Vila do Abraão se o seu destino for a Praia Vermelha, Praia da Longa ou Araçatiba, não tem transporte da vila para essas localidades, a partida é somente de Angra. Confira  no site do Flexboat Natiga horários, valores, pontos de partida e outras informações necessárias.

Pra-todos-verem:Praia-Vermelha-Ilha-Grande-RJ
Praia Vermelha – Ilha Grande – RJ

Praia de Dois Rios

Que paisagem fascinante! É pequena com cerca de 1 km de extensão, mas comporta toda esta beleza. É uma praia de mar aberto, rica em pescados, muitos turistas e moradores vêm a esta praia com o intuito de uma boa pescaria.

A cor da água é de um azul esverdeado, propícia para a prática de surf nas ondas agitadas. É cercada por dois rios que sustentam a vida do manguezal e propicia um delicioso banho de água doce.

É uma das praias mais bonitas da Ilha Grande, mas ficou fora da rota turística até 1993 por causa do extinto presídio Cândido Mendes e da fama de ilha presídio.

Hoje em dia é administrada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro que montou  e administra um Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentado no local.

Os principais atrativos são a pescaria, a prática de surf, o manguezal, o banho na lagoa, pescaria, visita às ruínas do antigo presídio e o Museu do Cárcere.

Para chegar à Praia de Dois Rios pode ser pela  estrada de chão, única trilha que pode ser feita de carro, que liga a costa norte à costa sul, a pé percorrendo 9 km, mas é muito cansativo, ou de escunas e lanchas.

Não é uma praia deserta, você pode encontrar refeições servida por alguns moradores que são na sua maioria funcionários da UFRJ e pescadores.

Pra-todos-verem:Praia-de-Dois-Rios-Ilha-Grande-RJ
Praia de Dois Rios – Ilha Grande – RJ

Praia da Parnaioca

É uma das mais lindas praias de Ilha Grande, pequena e bem isolada. Fica em mar aberto, o mar sempre agitado, profundidade considerável e pouca sombra. No lado oeste, tem a foz do Rio Parnaioca, que deixa a paisagem ainda mais linda.

Um lugar ideal para ficar desconectado em total conexão com a natureza. Indiscutivelmente uma das praias mais deslumbrantes da ilha, mas é pouco visitada, só pode ser acessada de barco ou uma caminhada de 3 horas a partir da Praia de Dois Rios perto da Vila do Abraão.

Mas vale a pena, poucas pessoas se esforçam para ir até lá, então você será recompensado com uma praia isolada com pouca gente.

Quem poderia imaginar que  já foi o local mais habitado de Ilha Grande, abrigava uma comunidade de pescadores e agricultores e hoje só restam ruínas e uns 5 habitantes.

Os turistas hoje podem ver uns dos poucos vestígios deixados pelos antigos moradores como as ruínas das antigas construções feitas pelos escravos e Igreja do Sagrado Coração de Jesus que ainda mantém os traços originais.

Se você deseja acampar na praia da Parnaioca saiba que a energia elétrica vem de um gerador e sinal de celular muito ruim e às vezes nem tem. Os principais atrativos são as ruínas, acampamento, trilhas, surf, pescaria e o Rio Parnaioca.

Pra-todos-verem:Praia-da-Parnaioca-Ilha-Grande-RJ
Praia da Parnaioca – Ilha Grande – RJ

Praia do Aventureiro

A praia do Aventureiro é pequena com apenas cerca de 500m de areia fininha e prateada, o mar é raso, águas transparentes e agitadas. Tem uma pequena vila de pescadores com cerca de 100 moradores.

Uma de suas maiores atrações e também cartão postal da Praia do Aventureiro é um coqueiro  deitado com o tronco em forma de um L, no local tem uma pequena piscina natural. A maioria dos frequentadores são surfistas que se hospedam nos campings autorizados.

A extensão da Praia do Aventureiro é a Praia do Demo, totalmente deserta, ambas impossíveis de ser acessadas de barco com o mar bravio.

A opção para chegar à praia do Aventureiro com o mar agitado é vir a pé a partir da Vila Provetá. Na praia tem dois mirantes que valem a pena subir e admirar a paisagem de cima.

Praia Do Caxadaço

Uma das praias mais incríveis da Ilha! Praticamente escondida pela mata a 15 km da Vila do Abraão. Diz a lenda que era o refúgio dos piratas pela segurança que oferecia contra os ventos e artilharia inimiga.

Hoje é um verdadeiro paraíso para quem se aventurar a conhecê-la pelas trilhas dentro da mata. Voltada para o mar aberto, águas protegidas por um imenso paredão de rochas, a Praia do Caxadaço forma uma pequena baía, na parte sul da Ilha Grande.

Com apenas 15 metros de extensão a natureza reina soberana. Lugar espetacular para mergulho pela exuberante fauna marinha, um verdadeiro aquário natural e os mais aventureiros gostam de pular no mar do altos das pedras.

Pra-todos-verem:Praia-do-Caxadaco-Ilha-Grande-RJ
Praia do Caxadaço – Ilha Grande – RJ

Pode ser alcançada por uma trilha dentro da mata Atlântica, numa caminhada longa de aproximadamente 4 horas partindo da Vila do Abraão e de barco partindo da praia de Dois Rios. Contrate um  guia local, existe o risco de se perder na trilha. 

 Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira é magnífica por natureza, cheia de vida silvestre, florida e cercada de mata Atlântica que enfeitiçam o nosso olhar.

A faixa de areia é pequena, com muitas pedras que dão abrigo para as tartarugas e peixes que fazem dela o seu refúgio. Ótimo local para mergulho com snorkel.

O local é até movimentado, os moradores comercializam comida, bebidas, lanches e oferecem taxi Boat para a Vila do Abraão.

A maioria dos turistas que aportam nesta praia também querem conhecer a maravilhosa Cachoeira da Feiticeira que fica mais próxima do porto principal do porto de Abraão. Pode ser acessada por uma trilha leve de menos de uma hora de caminhada partindo da Vila do Abraão.

A cachoeira tem uns 15 metros de altura, você pode tomar banho e nadar na piscina natural. As principais atividades são as caminhadas, passeios de caiaque, mergulho livre, trilhas, Stand up paddle e pescaria.

Pra-todos-verem:Praia-da-Feiticeira-Ilha-Grande-RJ
Praia da Feiticeira – Ilha Grande – RJ

Praia Saco do Céu

Que lugar lindo! Uma vila acolhedora, moradores muito simpáticos! Apaixonei e você com certeza vai se apaixonar também. O mar super calmo e tão transparente que à noite é possível ver as estrelas refletidas na água, por essa razão ganhou o nome de Saco do Céu.

É uma pequena enseada formada dentro da Enseada das Estrelas, tem a forma de um saco, é composta pelas praias de Dentro, do Galo, do Conrado, da Caravela e a praia do Amor, todas elas podem ser acessadas por trilhas.

A maior parte da sua costa é formada por manguezais que transbordam de marinha, principalmente crustáceos, conchas e ostras.

A praia é habitada, tem estrutura com comércio, excelentes restaurantes, hospedagem, escola e posto de saúde. A sua economia é baseada na pesca e no turismo.

Se você estiver disposto a caminhar pelas trilhas a partir da Praia Saco do Céu, você vai encontrar muitas outras praias menos conhecidas como a praia do Japariz, Freguesia de Santana e a praia do Funil.

Você pode chegar até lá de barco, lancha partindo da Vila do Abraão, de Conceição de Jacareí, de Angra dos Reis ou a pé, no caso é melhor ter um guia local.  

Pra-todos-verem:Praia-Saco-do-Ceu-Ilha-Grande-RJ
Praia Saco do Céu – Ilha Grande – RJ

Enseada de Araçatiba

Araçatiba fica ao sul de Ilha Grande, apesar de descoberta recentemente como destino turístico é a segunda comunidade mais importante da Ilha Grande. A Enseada de Araçatiba é extensa, composta por 6 praias praticamente desertas,  esperando os aventureiros:

  • Praia Grande de Araçatiba
  • Praia Vermelha
  • Praia de Araçatiba
  • Praia da Cachoeira
  • Praia do Viana
  • Praia de Itaguaçu.

Um lugar super tranquilo, cercado por paisagens indescritíveis. O mar calmo com águas  em tons de verde e azul, transparentes, permitem que a gente observe sua rica vida marinha como várias espécies de peixes, arraias, tartarugas e golfinhos.

A calmaria do mar torna o lugar ideal para a pratica mergulho com snorkel e mergulho profissional, remo de canoa ou caiaque, Stand-up  e pescaria.

As trilhas leves são ótimas para praticar ecoturismo. Caminhando pelas trilhas de Araçatiba você chega à maravilhosa Gruta do Acaiá, que está incluída também nos passeios de barco. Tem boa estrutura turística com pousadas e restaurantes.

Também é um importante ponto de partida para vários passeios. A vida noturna fica por conta das pousadas e restaurantes, não há muito o que fazer à noite. 

Pra-todos-verem:Enseada-de-Aracatiba-Ilha-Grande-RJ
Enseada de Araçatiba – Ilha Grande – RJ

Como chegar à Enseada de Araçatiba

Para chegar em Araçatiba, o ponto de partida é somente em Angra dos Reis, na Estação Santa Luzia. Você pode deixar o carro no estacionamento gratuito ao lado da estação sem nenhum risco.

Espero ter ajudado com nossas dicas, Ilha Grande ainda reserva muitas surpresas, se você tem mais alguma sugestão sobre o destino aceitamos de bom grado a sua participação. Compre suas passagens aéreas para o Rio de Janeiro pelo menor preço. 

Outros destinos que podem ser do seu interesse:

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Compartilhe nas redes sociais:

1 comentário em “Ilha Grande – RJ: Como chegar, praias, passeios e transfer”

  1. Eu amo Ilha Grande. Vou sempre que posso. Lopes Mendes é a praia que nunca deixo de ir. Tenho uma pousada que me acolhe sempre. Nela tem somente café da manhã e lanche da noite. As demais refeições faço onde estiver na hora. A Ilha Grande é um paraíso na terra e próxima da cidade do Rio de Janeiro.
    Wanda Lullys 🌊🏊🏿‍♀️🌊🏄🏿‍♀️
    Personal Acqua Trainer Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *