Pular para o conteúdo

Praias mais bonitas do Rio de Janeiro: 18 paraísos imperdíveis

As praias aqui mencionadas são as que eu conheço. Escolher as praias mais bonitas do Rio de Janeiro é uma tarefa árdua, já que o litoral é todo maravilhoso.

Anúncios

A maioria de nós turistas conhecemos só as praias movimentadas e badaladas, mas as mais bonitas muitas vezes estão mais escondidas entre o mar e a mata, em ilhas paradisíacas que dão um certo trabalho pra encontrar.

Ainda bem que existem muitas empresas que fazem passeios de barco que nos possibilita acessar esses encantos do Rio de Janeiro.

No final do post você vai encontrar links das empresas de turismo que já contratei e que eu e minha família fomos muito bem servidos. O litoral do estado do Rio de Janeiro está dividido em 3 regiões distintas:

Anúncios

  • Região Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro
  • Costa Verde no litoral sul, onde ficam as cidades Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba e Itaguaí.
  • Costa do Sol no litoral norte, compreende as cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Maricá Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Carapebus.

Leia também:

Praias mais bonitas do Rio de Janeiro – onde ficam

Se você conhece alguma praia do Rio de Janeiro que merece destaque, deixe nos comentários que terei o maior prazer em conhecer. Veja a lista das praias deste artigo e suas localizações.

  1. Praia da Lula – Paraty
  2. Praia do Cemitério – Rio das Ostras
  3. Praia do Forno – Arraial do Cabo
  4. Praia de Lopes Mendes – Angra dos Reis
  5. Ilha do Pelado – Paraty 
  6. Praia de Grumari e Prainha – Rio de Janeiro
  7. Praia de Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
  8. Praia Mar do Norte – Rio das Ostras
  9. Praia dos Meros, Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ
  10. Praia do Sono, Paraty
  11. Praia de Itacoatiara – Niterói
  12. Praia das Conchas – Cabo Frio – RJ
  13. Praia da Azeda e Azedinha – Búzios
  14. Praia do Forte – Cabo frio
  15. Prainhas do Pontal do Atalaia
  16. Ilha de Cataguás – Angra dos Reis
  17. Praia de Joatinga – Rio de Janeiro
  18. Praia do Caxadaço, Angra dos Reis

Praia da Lula – Paraty – RJ

Emoldurada  por mata nativa preservada, a Praia da Lula é de uma beleza impressionante. Fica num trecho do litoral de Paraty onde só é possível alcançar de barco.

Pra-todos-verem:Praia-da-Lula-Paraty-RJ
Praia da Lula – Paraty – RJ

O mar é super tranquilo de águas transparentes de tons azulados e esverdeados, a praia muito limpa de areias claras. Classificada como uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, um verdadeiro santuário!

Anúncios

Não tem infraestrutura, portanto leve alimentos e bebidas. Tem apenas uma residência que fica vazia na maior parte do tempo. Em altas temporadas costuma receber muitos visitantes que se encantam com a beleza do lugar.

Praia do Cemitério – Rio das Ostras

O nome não é muito bonito, mas a praia é espetacular. É bem movimentada por ser de fácil acesso, com mar raso e calmo, ótimo para a prática de Stand Up Paddle e outros esportes aquáticos.

Pra-todos-verem:Praia-do-Cemiterio-Rio-das-Ostras-RJ-foto-de-Miro-Carvalho
Praia do Cemitério – Rio das Ostras – RJ / foto de Miro Carvalho

Se estiver no Rio e quiser ir de ônibus, as linhas 217, 422, 600, 606, 629, 638, 665, saindo da barra da Tijuca. Ótima praia para relaxar especialmente para quem tem filhos pequenos.

Por um pequeno valor de consumo, você pode usufruir das mesas, cadeiras e guarda-sóis. No local você pode alugar caiaques e pranchas. Do lado esquerdo fica a Boca da Barra, foz do Rio das Ostras.

Tem ótima infraestrutura, que servem petiscos e frutos do mar. Tem chuveiro e banheiro nos quiosques. Você e sua família vão adorar passar o dia aqui.

Praia do Forno – Arraial do Cabo- RJ

É uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, quem conhece Arraial do Cabo sabe do que estou falando. Todas as praias da região são maravilhosas, infelizmente não dá pra destacar todas elas.

Pra-todos-verem:Praia-do-Forno-Arraial-do-Cabo-RJ-Uma-das-praias-mais-bonitas-do-Rio-de-Janeiro
Praia do Forno – Arraial do Cabo- RJ

A Praia do Forno é destaque em Arraial do Cabo, tem acesso fácil a partir da Praia dos Anjos por uma trilha de cerca de 20 a 30 minutos de caminhada, dependendo do seu ritmo.

É cercada de montanhas cobertas de mata, o que deixa a praia mais quente e a água mais quentinha de Arraial do Cabo. A partir dos seus mirantes é possível apreciar todo o espetáculo desta praia.

Praia de Lopes Mendes – Angra dos Reis – RJ

Fica Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ. A Praia de Lopes Mendes é de uma beleza incomparável, eleita muitas vezes uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro e do Brasil.

É desabitada, praticamente deserta, o mar azul turquesa é raso e a praia de areia fina e branquinha. Apesar de raso o mar é agitado, bom para a prática de surf, mas também tem trechos de águas calmas para os banhistas. 

Para chegar até lá a forma mais utilizada é partindo de barco da Vila do Abraão, que deixa os turistas na Praia do Pouso e é preciso caminhar mais 1 km pela trilha.

Outra alternativa é partir de barco da Praia do Sono na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Os mais dispostos podem percorrer a trilha de 6 km desde Abraão e no caminho conhecer a  Praia Grande das Palmas e a Praia dos Mangues.

Em altas temporadas tem ambulantes que vendem água e lanches, os guarda-sóis são dispensáveis, visto que a praia é bem sombreada pelas amendoeiras.

Pra-todos-verem:Praia-de-Lopes-Mendes-Angra-dos-Reis-RJ-foto-de-Leandro-Macedo-Gonçalves
Praia de Lopes Mendes – Angra dos Reis – RJ / foto de Leandro Macedo Gonçalves. 

Acampamentos, churrasqueiras e levar cães são proibidos em qualquer uma das praias, é área de preservação. Todo o lixo produzido tem armazenado e descartado na primeira lixeira que encontrar.

Ilha do Pelado – Paraty – RJ 

Com águas calmas e o mar super cristalino, acessível somente de barco, a Ilha do Pelado é uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro e também uma das mais preservadas.

Fica a 30 km do centro de Paraty até à praia de São Gonçalo, de lá é preciso pegar um barco para fazer a travessia, em 2020 pagamos R$20,00.

Tem maravilhosas piscinas naturais, mar calmo com águas cristalinas. Tem umas 3 prainhas divididas por pedras, em cada uma tem um quiosque, é só escolher onde quer ficar.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

A paisagem é surpreendente, com lugares maravilhosos para fazer fotos, os quiosques muito enfeitados de flores, um verdadeiro paraíso que dá vontade de ficar pra sempre.

Não tem uma mega estrutura, mas o suficiente para passar um dia maravilhoso. Não pode faltar no seu roteiro quando vier a Paraty.                         

Pra-todos-verem:Ilha-do-Pelado-Paraty-RJ
Ilha do Pelado – Paraty  – RJ/ foto de Ruriá Almeida.

Praia de Grumari e Prainha – Rio de Janeiro – RJ

Fica na zona oeste do Rio, no bairro de Guaratiba, a cerca de 54 km de distância da praia de Copacabana, pela Av. Governador Carlos Lacerda/Linha Amarela, tem 2,5 km de extensão e fica dentro da Reserva Ambiental do Grumari.

Para chegar é fácil , basta seguir até o final da Praia da Barra e rodar por mais 40 km. A praia de Grumari, juntamente com a sua vizinha, a Prainha, são os maiores tesouros da cidade do Rio de Janeiro.

Pra-todos-verem:Praia-de-Grumari-Rio-de-Janeiro-RJ-foto-de-Marinelson-Almeida
Praia de Grumari – Rio de Janeiro – RJ/ foto de Marinelson Almeida

A praia de Grumari é cercada por costões rochosos e morros com vegetação de restinga, é considerada uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Posso te assegurar que o lugar é espetacular.

O ambiente é rústico e tem infraestrutura básica, mas satisfatória. Conta com quiosques, barraquinhas de comida e bebida, cadeiras e guarda-sóis para alugar. A Prainha é a preferida pelos surfistas, enquanto a Grumari é mais familiar, embora o mar não seja tão calmo.

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro – RJ

Quer conhecer o jeito descolado de viver dos cariocas? Vá à Praia de Ipanema. Este cartão postal do Rio, além de ser uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, é também uma das mais badaladas.

Pra-todos-verem:Praia-de-Ipanema-Rio-de-Janeiro-RJ
Praia de Ipanema – Rio de Janeiro – RJ

Situada entre a Praia do Leblon e a Praia do Arpoador, tem uma mega estrutura de hospedagem, gastronomia, barracas e quiosques e animados bares para frequentar a noite.

As condições do mar são bem instáveis, às vezes tranquilas e outras vezes com ondas fortes. Vive lotada em qualquer época do ano.

A orla de Ipanema é espetacular para fazer caminhadas, andar de bike e apreciar um dos mais belos pôr do sol. Um dia na Praia de Ipanema vale por uma semana de férias.

Praia do Mar do Norte – Rio das Ostras

É uma das maiores praias da região, fica a cerca de 15 km do centro de Rio das Ostras, no litoral norte do Rio de Janeiro. Por ser menos conhecida, mantém a natureza bem preservada. Tem infraestrutura modesta, mas dá para passar bem o dia.

Pra-todos-verem:Praia-do-Mar-do-Norte-Rio-das-Ostras-RJ
Praia do Mar do Norte – Rio das Ostras – RJ

Como eu adoro praia com menos movimento, adorei a Praia do Mar do Norte. O mar até tem ondas, mas nada que impossibilite um bom banho. Tem poucas residências, mais frequentada por pescadores e mergulhadores.

Nesta região a variedade de peixes é bem grande. Até pescadores que vão dar banho em minhoca, assim como eu, consegue pegar algum peixe. É uma excelente opção para as famílias com crianças, que encontram nessa praia lindas paisagens e muita tranquilidade. 

Praia dos Meros, Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

Escolher a praia mais bonita de Angra dos Reis é praticamente impossível. Resolvi destacar a Praia dos Meros porque eu fiquei realmente encantada com tantos caprichos da natureza.

A água é tão cristalina que parece vidro, um dos mares mais transparentes de Ilha Grande. O mar é tão calmo que parece uma lagoa, a areia tão branca que ofusca a vista no sol quente.

Pra-todos-verem:Praia-dos-Meros-Ilha-Grande-Angra-dos-Reis-RJ-foto-de-Leandro-Macedo-Gonçalves
Praia dos Meros, Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ / foto de Leandro Macedo Gonçalves.

Mergulhando com snorkel, os peixes se juntam na gente esperando comida. Não é legal alimentar os peixes, mas é muito emocionante ter os peixinhos comendo na nossa mão.

A praia é isolada e só é acessível de barco. Os principais pontos de partida são; Provetá, Araçatiba, Praia Vermelha ou Villa do Abraão, fazendo um tour de barco.

Praia do Sono, Paraty – RJ

A praia do sono é sem dúvida uma das mais bonitas do Rio de Janeiro. A paisagem é deslumbrante, cercada de costões rochosos e mata nativa, bem sombreada.

O mar é  espetacular, a cor da água varia entre vários tons de azul, mas é muito agitado, com muitas correntezas. No local tem poucas construções. 

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

A Praia do Sono é ponto de partida para as praias ainda mais escondidas, a de Antigos e Antiguinhos. Para chegar até lá, você pode optar por vans e barcos que ficam na entrada do condomínio Laranjeiras, ou fazendo trilha.

Pra-todos-verem:Praia-do-Sono-Paraty-RJ
Praia do Sono, Paraty – RJ

Se for percorrer a trilha e estiver de carro, tem que deixar no estacionamento ou na garagem de algum morador, custa em média R$30,00. Optei por ir pela trilha, mas que trilha sofrida!

Como havia chovido no dia anterior, tinha muita lama, estava muito escorregadio, tem alguns riachos para atravessar e pedras pra subir. O que facilitou foi a construção de degraus com corrimão.

Mas valeu pela farra e a paisagem espetacular compensou o esforço. Muita gente acampa na praia, tem barracas e restaurantes bem rústicos, que servem prato executivo a R$30,00 e redes que os donos dos restaurantes instalam.

Dizem que a noite é bem animada, eu não fiquei pra ver. Vale muito a pena fazer os passeios de barco. Depois que conhecer essa praia, você vai ficar na dúvida se vai querer ficar nas praias agitadas do centro do Rio de Janeiro.

Praia de Itacoatiara – Niterói – RJ

A Praia de Itacoatiara está localizada na cidade de Niterói, no bairro oceânico de Itacoatiara, na região da Serra da Tiririca, entre a pedra do Elefante e a pedra da Andorinha.

Pra-todos-verem:Praia-de-Itacoatiara-Niterói-RJ
Praia de Itacoatiara – Niterói – RJ

Cercada por costões rochosos, e uma preservada natureza da Mata Atlântica, é mais frequentada por surfistas. Não poderia faltar na lista das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Tem quiosques que alugam cadeiras e guarda-sóis.

Alguns turistas mais dispostos gostam de subir até o topo da pedra do Elefante, para verem toda a beleza do mar de Niterói do alto. O mar sempre agitado do lado direito, restando uma prainha à esquerda onde é possível tomar banho e levar as crianças.

É aconselhável ir para Niterói de ônibus, estacionar na Praia de Itacoatiara é muito difícil encontrar vaga, principalmente nos feriados e finais de semana.           

Praia das Conchas – Cabo Frio – RJ

Cabo Frio é uma cidade que você encontra turistas de todas as nacionalidades, é uma das praias mais populares do Brasil. Não tem uma vez que vou lá sem encontrar vários conterrâneos, ou seja, mineiros.

Eu sou fã de carteirinha de Cabo Frio. As praias e a cor do mar de Cabo Frio chamam muito a atenção. Entre essas praias maravilhosas está a Praia das Conchas, que sem dúvida é uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Fica distante 7 km da Praia do Forte no Centro.

Pra-todos-verem:Praia-das-Conchas-Cabo-Frio-RJ-Uma-das-praias-mais-bonitas-do-Rio-de-Janeiro-Foto-de-Lory-Claudino
Praia das Conchas – Cabo Frio – RJ /foto de Lory Claudino

Quem quer fugir de praia lotada, encontra refúgio na Praia das Conchas. É muito bem estruturada com quiosques e restaurantes, quem nunca comeu anchova  e tainha frita em Cabo Frio, não sabe o que está perdendo. Um morro divide a Praia das Conchas da Praia do Peró.

O mar é calmo, cristalino e de cor azul intenso. São 600 metros de praia em forma de concha, o que originou o nome da praia. À direita da praia, na Ponta do Arpoador, tem maravilhosas piscinas naturais entre as rochas.

Praia da Azeda e Azedinha – Búzios

São as praias mais famosas de Búzios e umas das mais bonitas do Rio de Janeiro. Em matéria de praias são duas celebridades que não podemos deixar de conhecer. Para quem está com crianças é um paraíso, o mar parece uma piscina de tão calmo, água cristalina em vários tons de azul.

Pra-todos-verem:Praia-da-Azeda-e-Azedinha–Buzios-RJ
Praia da Azeda e Azedinha – Búzios – RJ

Tem boa estrutura turística com hospedagens, barracas e restaurantes. Rodeada de pedras e mata nativa com pequenas faixas de areia.

Para chegar lá compensa ir caminhando pela orla e apreciar as outras praias pelo caminho. Depois da maravilhosa Praia dos Ossos, você encontra a escadaria que segue para as praias da Azeda e Azedinha.

A gente até esquece que está no estado Rio de Janeiro, em vez de calçadão e prédios, só natureza. No verão costuma ficar lotada, ainda assim é um lugar tranquilo e maravilhoso.

Praia do Forte – Cabo frio – RJ

A Praia do Forte é a praia mais famosa de Cabo Frio, que é a cidade mais famosa da região dos Lagos e fica a cerca de 150 km da cidade do Rio de Janeiro.

O visual da Praia do Forte é impressionante, parece diferente todos os dias. Conta com uma excelente infraestrutura.

Não é atoa que em feriados e períodos de férias, a estrada para a região dos Lagos fica quase intransitável, todo mundo quer aproveitar as praias, inclusive nós mineiros, figurinhas carimbadas de Cabo Frio.

Pra-todos-verem:Praia-do-Forte-Cabo-frio-RJ
Praia do Forte – Cabo frio – RJ

A água é cristalina em vários tons de azul e bem gelada. A situação do mar vai variar de acordo com o trecho que você vai ficar, em 7,5 km de extensão tem muitas variações, a areia é branquinha e tem até pequenas dunas.

É preciso ficas atento às ondas de retorno e buracos dentro d’água. O vento em Cabo Frio é constante, o que alivia o calor no verão.

Na Praia do Forte sempre tem salva-vidas. À esquerda fica o Forte São Mateus, origem do nome da praia. Se você acordar cedo verá cardumes de peixes bem perto da beira da praia, se for esperto dá pra pegar alguns.

Mesmo que durante o dia os turistas visitem outras praias, à noite chegam de volta para curtir a badalada vida noturna de Cabo Frio. Aproveite para comprar biquínis na rua dos Biquínis, a variedade é grande e os preços são muito bons.

Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

São duas praias juntas que  na maré alta se tornam uma só, na maré baixa as rochas ficam visíveis dividindo em duas praias. Um passeio de barco imperdível  em Arraial do Cabo.

Pra-todos-verem:Prainhas-do-Pontaldo-Atalaia-Arraial-do-Cabo-RJ
Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – RJ

Todo mundo adora fazer fotos na famosa escadaria de madeira, com 255 degraus distribuídos em 150 metros de altura, bem íngreme, que começa no topo do morro do Atalaia.

Mas vale o esforço, a visão da praia é divina, dá pra ver a Ilha do Farol. Se você não quiser enfrentar a escadaria na volta, pode voltar de barco.

Lembrando que o ponto de partida dos barcos é na Praia dos Anjos e fazem o passeio de ida e volta. A vista de cima é espetacular, A água do mar é cristalina, perfeita pra fazer mergulho com snorkel.

 Ilha de Cataguás – Angra dos Reis – RJ

Ficar apenas um dia em Angra dos Reis não dá pra conhecer tudo, o que é uma pena. Afinal, em Angra dos Reis existem cerca de 2.000 praias, 365 ilhas e oito baías.

Pra-todos-verem:ilha-de-Cataguas-Angra-dos-Reis-RJ
Ilha de Cataguás – Angra dos Reis – RJ

Mas não deixe de conhecer a Ilha de Cataguás que fica perto do continente, um capricho da natureza, que nada fica a dever em matéria de beleza a qualquer praia do mundo. Uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis.

O mar na praia da Ilha de Cataguás é cristalina, em tons de verde e azul, ideal para mergulho, a areia é branquinha e fina, especial para fazer uma relaxante caminhada.

O acesso é feito de barco, se você não tiver um, pode contratar uma empresa que ofereça este passeio. No final do post tem sugestão de empresas que fazem os passeios em Angra.

Praia de Joatinga

A praia é pequena, menos de 300 metros de extensão, segura, limpa e preservada. Dá para conhecer toda a praia em 10 minutos.

Pra-todos-verem:Praia-de-Joatinga-Rio-de-Janeiro-RJ
Praia de Joatinga – Rio de Janeiro – RJ

O visual é simplesmente espetacular, mas toda essa maravilha só é acessível na maré baixa. Na maré alta a praia desaparece, o mar cobre toda a faixa de areia, por isso é imprescindível consultar a tábua das marés.

Na maré baixa é ideal para passar o dia com a família, para fugir do agito das praias centrais do Rio de Janeiro, as piscinas naturais são perfeitas para as crianças se divertirem com segurança. Oferece boa estrutura no verão.

Esta praia maravilhosa fica meio escondida entre a Barra da Tijuca e São Conrado, dentro de um condomínio no Joá. Por ser pouco explorada, muita gente não conhece o caminho.

A maneira mais fácil de chegar até lá, é de carro próprio ou alugado, táxis ou carro por aplicativo. Para seguir pelo GPS coloque como destino o Clube Costa Brava, que não tem erro, o clube fica ao lado da praia de Joatinga.

O importante é que você não perca a oportunidade de conhecer esta que é uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro.

Praia do Caxadaço – Angra dos Reis – RJ

Essa você não pode perder, a Praia do Caxadaço na Ilha Grande, é uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. A paisagem é a visão do paraíso. O mar de águas cristalinas é uma intimação para fazer um mergulho com Snorkel.

Tem uma extensa faixa de areia, cercada de mata Atlântica. Não tem uma grande estrutura, melhor carregar lanche e água.

Pra-todos-verem:Praia-do-Caxadaco-Angra-dos-Reis-RJ
Praia do Caxadaço, Angra dos Reis – RJ

O acesso por terra não é muito fácil, tem que caminhar em trilhas que partem da Vila do Abraão, ou da Vila de Dois Rios. Se você estiver disposto a percorrer as trilhas vai se surpreender com as magníficas paisagens.

De barco é bem mais fácil, eles partem da Vila de Abraão ou de Araçatiba. Agora que você já sabe que existem tantos paraísos no litoral do Rio de Janeiro, que tal começar a programar a sua próxima viagem?

Pode ir sem susto que não irá se arrepender. O Rio de Janeiro é igual ao Cristo Redentor, de braços abertos para receber a todos. Veja abaixo algumas agencias de Passeios.

Outros assuntos podem ser do seu interesse;

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

9 comentários em “Praias mais bonitas do Rio de Janeiro: 18 paraísos imperdíveis”

    1. Oi José Luiz, bem lembrado, infelizmente eu não conheço, mas tenho amigos que estão lá nesse momento, vou pegar todas as informações com eles e acrescentar no post, mas com certeza quero conhecer também.

  1. Vc precisa conhecer as praias, da Joana, Areias Negras, da Baleia, Mar do Norte, todas são em Rio das Ostras, e também a praia dos Cavaleiros em Macaé. São exuberantes, umas tem mar agitado, outras são mais calmas.
    Ah ia me esquecendo da praia do Forno em Búzios, João Fernandes, Tartaruga essas também em Búzios. Sol maravilhada com a região da Costa do Sol.

    1. Oi Patrícia Maria. Obrigada pelo seu comentário e sugestões. Infelizmente não conheço Rio das Ostras, mas em setembro vou a Cabo Frio e com certeza vou conferir Rio das Ostras e terei o maior prazer em publicar todas as maravilhas que vou encontrar por lá.

  2. Boa noite!!
    Precisa conhecer a praia de Dois Rios, localizada em Ilha Grande, RJ. Apesar de ter feito uma trilha com 2h de caminhada, pretendo voltar em breve. Sem palavras para descrever aquela maravilha.

    1. Bom dia Monyque, obrigada pelo seu comentário. Tive o prazer de conhecer a Praia Dois Rios recentemente. Vou acrescentar no post, achei linda demais.

    2. Bom dia Monyque. Obrigada pelo seu comentário. Ilha Grande já está no meu próximo roteiro e terei o maior prazer em aceitar a sua sugestão. Em breve publicarei um post sobre Ilha Grande e suas belezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *