Há décadas Araxá caiu no gosto dos turistas de todos os continentes. Se deseja conhecer e saber o que fazer em Araxá, este post é pra você. Araxá é uma das cidades mais antigas do Triângulo e Alto Paranaíba, carregada de história.
Esta pacata cidade mineira oferece atrações para todos os gostos. A cidade faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra.
Um parque de muitas cachoeiras, nascentes, mata preservada, paredões de pedra e trilhas: o sonho de consumo dos aficionados por ecoturismo e aventuras.
O clima é super agradável, principalmente para quem não gosta de extremos de muito frio, ou muito calor. Excelente lugar para passear e morar, tem ótima qualidade de vida.
Economia bem desenvolvida na agricultura, agropecuária, produção dos melhores queijos, doces e mineração, sua maior fonte de renda.
Araxá pode ser considerada uma cidade terapêutica, visto que muitos turistas vão em busca das propriedades das águas ricas em sais minerais e suas propriedades medicinais.
As propriedades medicinais das termas de Araxá, se devem ao fato da cidade ter se originado no mesmo local, onde a 90 milhões de anos existia um vulcão.
O turismo em Araxá se fortaleceu desde a década de 1940, quando foi inaugurado o Complexo Termal – Grande Hotel e Balneário.
Para os amantes de esportes radicais, Araxá é um ótima pedida para a prática de rapel e escalada nos seus paredões de pedra, e voo livre nas suas imponentes montanhas. Com tantas atrações, com certeza você não vai ficar sem o que fazer em Araxá.
Leia também:
O que fazer em Araxá: melhor roteiro
Elaboramos o melhor roteiro para que você não perca nenhum detalhe do que a cidade tem para oferecer. Veja abaixo no menu abaixo o que fazer e principais pontos turísticos de Araxá;
- Como chegar
- Complexo do Barreiro
- Tauá Grande Hotel
- Termas de Araxá
- Fonte Andrade Júnior
- Fonte Dona Beja
- Mata da Cascatinha
- Ruínas do Hotel Radiun
- Mirante do Cristo
- Igreja Matriz
- Museu Calmon Barreto
- Empório João Menino
- Ecoturismo e Aventura
- Horizonte Perdido
- Turismo Rural
- Sítio Real Araxá
- Fazenda Asa Branca
- Fabricas de doces
- Onde comer em Araxá
Como chegar de avião
Na cidade de Araxá tem o aeroporto Romeu Zema, que fica a cerca de 4 km da cidade. No momento a Azul opera voos regulares para Araxá.
De carro
Partindo de Belo Horizonte o percurso é pela BR 262, são aproximadamente 362 km, a viagem dura de 4 a 5 horas e tem quatro pedágios.
De ônibus
Para quem não tem pressa, a viagem de ônibus para Araxá é bem agradável, as paisagens são lindas, a estrada é muito boa.
A Gontijo tem ônibus diariamente para Araxá. Acesse o site da Gontijo para informações de horários, valores e compra de passagens.
Pontos Turísticos de Araxá – Complexo do Barreiro
Muitas razões levam os turistas a visitar Araxá, mas a maioria vai em busca de tratamentos terapêuticos, estéticos e relaxamento, é possível encontrar tudo isso num só lugar.
A entrada custa R$15,00 em 01/2022 e funciona diariamente de 08:00 às 16:30 horas. Veja a seguir o melhor roteiro do que fazer em Araxá. Fazem parte do Complexo do Barreiro dentre outras atrações;
- Tauá Grande Hotel
- Termas de Araxá;
- Fonte Andrade Júnior
- Fonte Dona Beja
- Mata da Cascatinha
- Capela do Barreiro
- Ruínas do hotel Rádio.
Tauá Grande Hotel
Inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas, o luxuosíssimo hotel é um dos mais importantes pontos turísticos de Araxá, um dos resorts mais luxuosos e completos que você possa imaginar, o maior castelo já construído no Brasil.
Foi idealizado para ser um cassino, na sua construção foram utilizados os materiais de acabamento mais requintados e caros como mármores de Carrara, lustres de cristal, azulejos portugueses e maravilhosos murais, que são preservados até hoje.
Não precisa nem sair da área do hotel, quase todas as atrações turísticas de Araxá estão no seu entorno. O Tauá Grande Hotel oferece atividades como passeios de bicicleta, stand up paddle, caiaque, pesca, pedalinho, piscinas de água mineral e diversas atividades ao ar livre.
Tem vários restaurantes, salões de baile, cinema e teatro. Se desejar se hospedar e aproveitar todas as comodidades desta preciosidade, acesse aqui para fazer sua reserva.
Termas de Araxá
Estas famosas termas, um dos pontos turísticos de Araxá conhecidos mundialmente, ficam no Tauá Grande Hotel. As termas e o hotel fazem parte do Complexo do Barreiro.
Tombado pelo patrimônio histórico, é um verdadeiro Éden com águas termais, lindos jardins, lagos e bosques. As termas são um verdadeiro templo devotado ao bem estar da alma e do corpo.
Todas as propriedades terapêuticas das águas sulfurosas e radioativas existem graças a localização do barreiro, situado sobre um vulcão extinto a cerca de 90 milhões de anos.
São oferecidos banho de lama, massagem relaxante, massagem com pedras quentes, tratamento facial com lama negra, o turista pode adquirir uma gama de produtos de beleza feitos com a famosa lama negra de Araxá.
Não bastasse tudo isso, a arquitetura e decoração é requintada, adentrando o ambiente, a gente se depara com enormes salões suntuosos com vitrais espetaculares, feitos pelo artista belga Frank Urban.
Se você não incluir esta atração na sua lista do que fazer em Araxá, não sabe o que está perdendo. Você vai se sentir leve como uma pluma, depois de imersão nesta piscina.
Fonte Andrade Junior
O nome da fonte homenageia o engenheiro que descobriu o valor mineral contido na água da fonte. Foi construída para proteger a fonte de águas sulfurosas da Estância do Parque do Barreiro.
A fonte jorra água sulfurosa, alcalina e bicarbonatada, de cheiro e sabor um tanto esquisito, tem alta concentração de enxofre.
É muito recomendada como estimulante do metabolismo, funções hepáticas. pancreáticas, estomacais e intestinais, diabetes, gota, dores reumáticas, problemas dermatológicos etc.
O gosto não é dos melhores, mas suas propriedades são expressivas. No seu acervo encontra-se réplicas de fósseis de animais pré-históricos como preguiça gigante e um mastodonte, encontrados por trabalhadores nas escavações para a construção do Grande Hotel.
Fonte Dona Beja
Localizada no complexo do barreiro, perto do Tauá Grande Hotel, a cerca de 5 km do centro da cidade. As águas da fonte Dona Beja são radioativas.
Segundo a lenda, a beleza e juventude de Dona Beja, famosa personagem de Araxá, eram atribuídas às águas radioativas em que a dama de banhava, exatamente neste local.
Dona Beja era uma cortesã, de vida luxuosa, vivia cercada de escravos a seu serviço e políticos atraídos pela sua beleza, e era também uma negociante habilidosa.
O comportamento e modo de vida de Dona Beja não era considerado decente para a época, ainda assim era muito respeitada na cidade e hoje a fonte leva seu nome em sua homenagem.
A água radioativa brota entre rochas vulcânicas, em uma gruta que emanam substâncias para tratamento de doenças respiratórias.
Tratamentos para ativar o metabolismo, diurese, problemas de hipertensão, desintoxicante, beleza dos cabelos e da pele, são algumas das indicações para a utilização das águas da fonte Dona Beja, para banho e consumo.
Ao todo são 12 duchas que jorram em cascata, em frente à Fonte Dona Beja. O banho é delicioso, parece que toda a carga negativa vai embora junto com a água da fonte.
Do alto do prédio, no mirante, a vista do parque é espetacular. A decoração é uma maravilhosa, com pintura feita à mão, em azulejos brancos e azuis, com a figura de Dona Beja se banhando. Uma excelente sugestão sobre o que fazer em Araxá.
Mata da Cascatinha
A criação da Mata da Cascatinha em 1964 foi com o intuito de recompor e preservar a vegetação local degradada pela mineração. É uma área com fauna e flora rica e exuberante.
É um lugar muito bonito, gostoso para descansar, passear a cavalo, fazer trilhas e acampar. A trilha passa por entre as árvores e um lago para chegar à Cascatinha, fica bem perto do Tauá Grande Hotel.
Infelizmente a mineração descontrolada aniquilou grande parte da área e hoje apenas 4.000 m 2 têm sua de preservação original. Ainda assim é possível encontrar aves e pequenos mamíferos.
Os miquinhos são uma graça! Tem também um mirante com vista panorâmica do hotel e do lago. É um dos pontos turísticos de Araxá excelente para um passeio com a família.
Ruínas do Hotel Radiun
Vale a visita pela referência histórica. Fica na mesma área do Hotel Termas de Araxá. Imagine que um imponente hotel das décadas de 30/40, que já hospedou Getúlio Vargas, hoje é apenas ruínas.
É uma pena, a paisagem é maravilhosa. Esta visão nos leva à reflexão de como bens materiais podem ser fugazes. Hoje a natureza tomou conta do espaço, vale fazer fotos à distância. Por se tratar de ruínas, para a própria segurança, é melhor admirar do lado de fora.
Os entulhos servem de esconderijos para cobras, escorpiões e outros bichos peçonhentos. O hotel Radiun foi à falência por falta de clientes devido a má fama que se espalhou de o local era radioativo.
Também tem a história de uma hóspede que se matou no hotel, após descobrir traição do marido com a camareira. Acredita-se que desde então o hotel ficou mal assombrado. É considerado um dos mais importantes pontos turísticos de Araxá.
Mirante do Cristo
Vale muito a pena conhecer o Mirante do Cristo que fica no Parque do Cristo, no ponto mais alto de Araxá. Oferece uma vista linda da cidade e no final da tarde um maravilhoso pôr do sol.
Fica perto do local onde estava a árvore dos Enforcados, símbolo da cultura negra em Araxá que caiu no dia 29 de fevereiro de 2020 de madrugada, quando a cidade foi atingida por um temporal.
Você pode chegar de carro ou a pé. Para chegar a pé, além da fé, você vai precisar de bom fôlego para subir os 250 degraus. Mas parando de vez em quando para comtemplar a belíssima paisagem, a subida se torna fácil.
Tem um ótima estrutura, com lanchonete, local para eventos, banheiros, bebedouros, parquinho infantil com muitas árvores. Você vai se encantar com a vista panorâmica da cidade de Araxá.
Igreja Matriz de Araxá
Ainda que você não seja católico, vale a pena visitar um dos pontos turísticos de Araxá mais emblemáticos. Esta igreja é o símbolo da imposição da religião católica aos índios Araxás, antigos habitantes da região e aos negros dos quilombos.
Junto com a exploração de terras e aniquilamento de negros e índios, os brancos impuseram também a religião católica e batizaram a igreja com o nome de São Domingos de Gusmão, em homenagem ao santo espanhol.
Tudo isso ficou no passado e hoje a igreja se presta a outros papéis, é ponto de comunhão de todas as pessoas, católicas ou não. A Igreja da paróquia hoje é dirigida pelos padres Salesianos.
A construção é maravilhosa, em estilo colonial, fica bem no centro de Araxá. Vale a pena visita, não para relembrar o passado, mas para admirar a sua arte e o que ela representa hoje.
Museu Calmon Barreto
O museu Calmon Barreto é uma bonita construção que fica no centro da cidade, no seu acervo estão as obras do ilustre artista, nascido em 1909 na cidade de Araxá. Calmon Barreto foi professor e diretor da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
São quadros e esculturas feitas por Calmon Barreto ao longo da sua vida. Numa visita guiada você pode conhecer a vida e as obras de um dos artistas que tem o maior número de obras catalogadas até o momento.
Pintou inclusive um quadro de Dona Beja, segundo a sua imaginação e referências da figura da personagem. Suas obras são inspiradas em imagens de Minas Gerais, Rio de Janeiro e especialmente de Araxá.
O preço da entrada é praticamente simbólico, R$5,00 em 2021. Neste mesmo prédio você pode adquirir artesanatos feitos em tear, cosméticos e sabonetes feitos de lama, doces caseiros de todos os tipos, obras de arte e porcelanas.
Empório João Menino
Um dos pontos turísticos de Araxá mais gostosos, recheado de delícias caseiras e artesanais que fazem a gente esquecer de parar de comer. Fica na rua Luís Colombo, n. 413-B no centro de Araxá.
É uma casa rústica onde se encontra de tudo; doces caseiros, geleias caseiras, polvilho extraído de forma artesanal, cachaças envelhecidas em tonéis de madeira, melado, rapadura, queijo de leite de cabra e outras delícias.
Você precisa experimentar o legítimo gosto do café, dos defumados que nenhum grande frigorífico consegue fazer igual. A lista é enorme, não consegui provar de tudo, mas trouxe bastante coisa pra casa.
Teatro Municipal de Araxá
Importante espaço cultural da cidade, inaugurado em 2012, com capacidade para 300 espectadores, climatizado, bem iluminado e arquitetura moderna. Se tiver alguma programação durante a sua visita à cidade, vale muito a pena conhecer.
O que fazer em Araxá: Ecoturismo e Aventura
Para os amantes do ecoturismo, Araxá oferece várias opções como pesca, cavalgada, trekking e passeios de moto ou jipe, pela região. Não tem grandes cachoeiras com altas quedas d’água.
Eu, particularmente conheço a cachoeira do Entrecosto, localizada entre Araxá e Tapira, um lugar lindo, ótimo para curtir a natureza e passar um dia relaxante, e a Cachoeira da Ventania, na Serra da Ventania.
A 25 km de Araxá, no município de Ibiá, tem a cachoeira da Argenita, com 50 metros de altura, de acesso um pouco difícil, é um bom passeio para praticantes de rapel e trilheiros.
Horizonte Perdido
Um lugar sensacional, pra mim um dos imperdíveis pontos turísticos de Araxá, é o Horizonte Perdido que fica a cerca de 25 km do centro da cidade.
A paisagem deixa a gente sem palavras, sem saber pra onde olhar, de tão maravilhoso que é. Eu fiquei maravilhada.
Tem restaurantes com uma vista incrível e uma pista de decolagem para parapente e asa delta. O local também oferece trilhas e paredões para escaladas.
Turismo Rural
Um passeio muito legal é visitar fazendas da região abertas ao turismo, hoje em dia este tipo de turismo aumentou bastante e é mais uma fonte de renda para os produtores rurais.
Eles permitem aos visitantes participar da rotina da fazenda, montar a cavalo, alimentar os animais, colher ovos, participar da ordenha das vacas. Você nem imagina o bem que faz para uma criança passar o dia num lugar desse.
Sítio Real Araxá
O Sítio Real é uma fazenda de produção leite e derivados, que produz os queijos mais premiados de Minas Gerais. É aberta à visitação pública agendada.
Você vai amar a receptividade do pessoal da fazenda, que aliás, receber bem é característica dos anfitriões mineiros.
O proprietários Reinaldo e a Dalva, que está na imagem acima, recebem os visitantes com a maior alegria. Têm imenso prazer em narrar a história da família e da fazenda.
Os visitantes também podem visitar a queijaria e degustar os queijos, além de conhecer a tradição e a história da família. Fica na Estr. Araxá Uberaba Km 13. Telefone (34) 9 9169 1602.
Fazenda Asa Branca
A fazenda é grande produtora de hortifrútis, laticínios e a Cachaça Segredo de Araxá. Recebe visitantes com agenda prévia.
O visitante pode conhecer currais, queijaria, os canaviais, o processo de fabricação e degustar a famosa cachacinha. A bebida é envelhecida em tonéis de diversas madeiras. Cada madeira confere à bebida sabores diferentes.
Quem não está acostumado é melhor ir devagar com a degustação, por ter sabor suave, pode dar a sensação de que não provoca embriaguez, mas sobe igual foguete. A Fazenda Asa Branca fica na BR 452, km 294, Araxá. Telefone: (34) 99105-6674.
Fábricas de doces
A cidade também se destaca pela produção de doces. Os turistas podem conhecer o processo de fabricação em visitas às fazendas abertas ao público.
Para quem não dispensa um docinho, encontrou o paraíso dos doces. Os doces de Araxá são famosos em todo o estado, é uma tradição da cidade.
Principalmente o doce de leite, não tem igual, a qualidade do leite da região do Triângulo e Alto Paranaíba, são insuperáveis. Veja abaixo o endereço e contatos de algumas fábricas de doces em Araxá:
- Doces Joaninha. Rua Rio Branco, n. 318 – Centro, Araxá. Telefone: (34) 3661-2438.
- Doces Cecília. Av. Tancredo Neves, n. 900 – Vila Silvéria, Araxá. Telefone: (34) 3662-3739.
- Doces Caseiros Vó Lurdes. Rua Conquista, n. 135 – São Cristóvão, Araxá. Telefone (34) 3662-4399.
- Doces Caseiros Araxá. Rua Rita Vitória, 105 – Odilon José Carneiro, Araxá. Telefone: (34) 3662-2889
Onde comer em Araxá
Eu fiquei no hotel Dona Beja que tem restaurante, excelente por sinal e a maioria de hotéis e pousadas em Araxá oferecem refeições. Mas de vez em quando é bom variar.
Se você estiver no Shopping Boulevard Garden, vale a pena almoçar no Hakuna Batata, comida simples, deliciosa e barata. Na praça de alimentação do shopping tem várias outras opções. $
O Pizzaiolo também é uma excelente opção, além de pizzas, serve comida brasileira e italiana. Fica na Avenida Imbiara, n. 1735 no centro. $$ $$$.
O Costelão Churrascaria E Chopperia também é um excelente restaurante, principalmente para quem aprecia um bom churrasco. Avenida Imbiara, n. 1625, Centro. Telefone (34) 3661-7737.$$ $$$
Esta foi mais uma sugestão de cidades de Minas Gerais para conhecer e se encantar. Quando você visitar Araxá e descobrir mais alguma novidade, deixa nos comentários, para que eu possa divulgar.
Compre passagens aéreas para Araxá ou qualquer outro destino no site da PassagensPromo, você se informa de preços, horários e adquire suas passagens com segurança pelo menor preço. Alugue um carro e tenha mais liberdade de locomoção.
Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse: