Pular para o conteúdo

O que fazer na Costa do Sauípe BA: descubra conosco as melhores atrações para a viagem dos sonhos

Costa de Sauípe BA, é um complexo de pousadas, hotéis e resorts, com várias atrações dentro da mesma propriedade e funciona com sistema All Inclusive. É o maior complexo turístico do Brasil no momento, com uma mega estrutura de hospedagens, incluindo restaurantes, bares, piscinas, spas, quadras esportivas lazer e muitas outras atrações.

Anúncios

Sauípe é o distrito do município Mata de São João, onde está instalado o complexo Costa do Sauípe. Os resorts são autosuficientes, onde o cliente tem tudo para um excelente estadia, sem precisar sair dos resorts. São 3 tipos de hospedagens:

  • Sauípe Resorts – Preço mais em conta, ótimo custo-benefício
  • Sauípe Premium Sol – Oferece mais comodidades.
  • Grand Premium Brisa – O mais sofisticado e com áreas exclusivas

Os resorts são divididos em: ala água, ala mar, ala sol e ala terra. cada ala tem seu próprio restaurante, bar, sua própria piscina e a praia é área comum. A área é repleta de coqueirais, lagoas, dunas, rio e mata atlântica preservada.

Além das praias, a Costa do Sauípe possui uma infraestrutura turística completa, oferece serviços de qualidade. Conta com uma riquíssima vida marinha com várias espécies de peixes, tartarugas, inclusive baleias na época de reprodução e cria dos filhotes.

Anúncios

A região possui uma rica cultura local, que se manifesta em festas populares, como o São João, e em suas deliciosas comidas típicas, como a moqueca de peixe, o acarajé e o vatapá. Todas as informações e reservas você pode conferir no site oficial . Se prepare, você vai ter muito o que fazer na Costa do Sauípe.

Você não precisa ficar restrito aos resorts, também pode conhecer as outras praias e atrações do litoral norte da Bahia até o limite com Sergipe. Se você deseja conhecer a Costa do Sauípe BA e outras atrações e praias espetaculares nas proximidades, leia o nosso artigo e tenha todas as informações que precisa.

Leia também:

Sumário do post:

Onde fica a Costa do Sauípe BA

Fica na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, a cerca de 76 km da capital Salvador, num dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, numa das paisagens mais bonitas do litoral baiano e da cidade de Mata de São João.

Anúncios

Como chegar à costa do Sauípe BA

De avião

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães. A partir do aeroporto de Salvador, uma das melhores formas de chegar à Costa do Sauípe é de ônibus, táxi ou transfer.

Acesse o site Rome2rio para informação de preços e meios de transporte. Geralmente os turistas que se dirigem à Costa do Sauípe já contratam o transfer junto com a hospedagem.

Carro próprio ou alugado

Se não estiver de carro próprio você pode alugar pela Rentcars em qualquer aeroporto do Brasil. É o meio mais prático, pela liberdade de locomoção, já que a Costa do Sauípe tem inúmeras atrações para conhecer. O percurso dura menos de 2 horas pela rodovia BA-099.

Pra-todos-verem:Costa-do-Sauipe-resorts-BA
Costa do Sauípe Resorts BA

Melhor época para visitar a Costa do Sauípe BA

Na Costa do Sauípe BA, é difícil diferenciar alta e baixa temporada, o turismo é constante o ano inteiro. A mudança de clima é quase imperceptível, variando muito pouco, com temperaturas variando entre 20º e 30º e a água do mar sempre morna entre 25º e 30º. Ou seja, dá praia o ano inteiro.

De abril e junho, ocorrem chuvas rápidas e passageiras a qualquer hora. Para quem não quer perder o espetáculo das baleias jubarte, que visitam a região na época da reprodução, devem programar a viagem para os meses entre junho e novembro.

Entre setembro e março é a época de desova e nascimento das tartarugas marinhas. É emocionante ver os bichinhos correndo para o mar e alegria da garotada de pegar uma tartaruguinha e vê-la correndo afoita para chegar ao mar.

O que fazer na Costa do Sauípe Resorts

Como dito antes a Costa do Sauípe é um complexo turístico de uma propriedade só, e como o objetivo é atender os hóspedes em todas as suas necessidades, você vai encontrar todas as atrações num único lugar, então veja a seguir:

Vila Nova da Praia

A vila é como uma praça em comum, com várias lojinhas, restaurantes, bares, um palco onde tem apresentações culturais e artísticas, shows musicais e uma boate. O que você consumir na vila tem que pagar na vila, não inclui o valor na hospedagem.

Todas as atrações são gratuitas e você pode ficar até a hora que quiser, apenas comida e bebidas são cobradas. Os restaurantes mais famosos da vila são: o Baêa, Benditos Frutos, o Gastropub e o La Villa.

Tem a Quermesse da Vila que é uma espécie de feirinha com diversas barraquinhas e food trucks. Na quermesse tem um pequeno parque de diversões, com roda-gigante que oferece vista linda da costa, quando você está lá em cima. Visitar a vila é uma excelente sugestão sobre o que fazer na Costa do Sauípe.

Pra-todos-verem:O-que-fazer-na-Costa-do-Sauipe-BA-Vila-Nova-da-Praia
Vila Nova da Praia – Costa do Sauípe resorts BA

Sauípe Náutica

A Sauípe Náutica é um complexo recheado de atrações para todas as idades. Fica um pouco afastada das principais instalações do resort, tem que ficar atento aos horários. Conta com tirolesa, windsurf, vela, caiaque, pedalinho, canoagem, pesca, stand-up paddle, canoa canadense e trilha ecológica, diversão garantida para todos.

Para fazer trilha ecológica não se esqueça de levar calçado e roupa adequada. Você precisa adquirir o pacote para a Sauípe Náutica com antecedência, pela central de atendimento do complexo de resorts. Esta é a parte mais divertida do resort, além de aproveitar a natureza única do lugar. Com um espaço desse é impossível ficar sem o que fazer na Costa do Sauípe.

OFERTAS ESPECIAIS EM PACOTES

Sauípe Kids

Crianças de todas as idades também têm muito o que fazer na Costa do Sauípe, podem se divertir no Sauípe Kids com uma equipe de monitores qualificados para divertir as crianças com jogos, brinquedos e atividades em equipe.

A Toca da Turminha da Zueira do espaço kids é pra garotada gastar a energia inesgotável delas. Conta com piscinas infantis, brinquedoteca, playground, restaurantes que servem as comidas preferidas por elas e um pátio para brincadeiras.

A função do espaço é oferecer as melhores experiências para a garotada e você pode aproveitar para jogar uma partida de tênis, nadar na piscina ou o Spa despreocupado enquanto as crianças se divertem.

Pra-todos-verem:Sauipe-Kids-Costa-do-Sauipe-resorts-BA
Sauípe Kids

Copa do Bebê

Dispõe de todos os equipamentos para preparar as refeições do bebê e alimentos que você possa precisar para o preparo como: leite de soja, farinha láctea, leite em pó integral, achocolatado, açúcar e adoçante.

Praias do Complexo Costa do Sauípe BA

O complexo Costa do Sauípe tem 3 praias exclusivas distribuídas em 6 km de extensão e uma orla fantástica com mar verde e cristalino, areia branquinha, é onde ficam as dunas, os coqueirais, lagoas, as mais lindas paisagens que você possa imaginar. Em todas elas você vai encontrar mesas, cadeiras, guarda-sóis e serviços de praia fornecidos pelo resort.

Praia da Soltura

Esta é uma praia para quem busca muita diversão e não só banho de mar e sol. A Praia da Soltura, como o nome sugere, é o local de soltura dos bebês tartarugas que não conseguiram sair sozinhos do ninho. Eles são recolhidos e soltos no final da tarde rumo ao mar, que acontece entre setembro e março, esta é uma das atividades que mais atrai os visitantes.

A Praia da Soltura também é a preferida pelos surfistas, o mar cristalino, também agrada desportistas, adultos e crianças. Tem várias atividades de lazer acompanhadas por monitores como frescobol, futebol, futevôlei, slackline, tênis de praia e atividades para as crianças.

Pra-todos-verem:soltura-de-filhotes-de-tartarugas
Soltura de filhotes de tartaruga

Praia Selvagem

A Praia Selvagem é exatamente como diz o seu nome se você deseja fazer trilhas, se imergir na natureza, esta é a sua praia. O mar mais agitado, perfeito para o surfe. A área é toda cercada de verde. Se você é um aventureiro que procura o que fazer na Costa do Sauípe de mais emocionante, é um verdadeiro desafio surfar nessas ondas.

Praia Tranquila

Esta magnífica praia é ideal para quem deseja simplesmente relaxar e ficar longe do agito, de papo pro ar, de frente pro mar. Se quiser saber o verdadeiro significado da palavra ‘paz’ passe algumas horas nessa praia.

O mar na região é calmo e praticamente sem ondas, se assemelhando a uma grande piscina, fortemente recomendado para crianças, idosos e praticantes de esportes aquáticos, como stand-up paddle, caiaque e canoa canadense.

Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais de águas transparentes e mornas em que você poderá mergulhar em meio a diferentes espécies de peixes da fauna marinha. Na Praia Tranquila a maré baixa em boa parte do ano e ainda tem a beleza do encontro do mar com a água do rio num cenário encantador.

Pra-todos-verem:O-que-fazer-na-Costa-do-Sauipe-BA-Praia-Tranquila
Praia Tranquila – Costa do Sauípe Resorts – BA

Costa do Sauípe BA; praias próximas

Você deve aproveitar essa oportunidade e colocar no seu roteiro sobre o que fazer na Costa do Sauípe outras praias magníficas enquanto está hospedado no resort, você vai se surpreender com as maravilhas do litoral norte da Bahia.

Praia de Porto do Sauípe – Entre Rios BA

Fica no município de Entre Rios, na Costa dos Coqueiros, entre Camaçari e Lauro de Freitas, conhecida também como Barra do Sauípe, a beleza da paisagem é colossal, difícil de descrever, o encontro do rio Sauípe com o mar cercado de mata atlântica, é um espetáculo à parte.

Você pode tomar banho tanto de rio quanto de mar. Os bancos de areia ficam lotados de turistas, mesmo com estrutura modesta com diversas barraquinhas e ambulantes e muito espaço para estacionar. Para fazer trilha ecológica é excepcional.

Na alta temporada costuma ficar bem cheia, mas é a época com maior oferta de atividades aquáticas e passeios ecológicos de jangada pelos manguezais do Rio Sauípe. O local é excelente para ir com crianças que podem se divertir na beira do rio, e os adultos podem surfar, passear de caiaque, jet-ski e praticar outras atividades aquáticas.

Para chegar a esta e outras praias da Costa dos Coqueiros basta seguir pela linha verde, BA 099. Do resort Costa do Sauípe são cerca de 30 minutos de carro. Se estiver sem carro, na região tem muitas ofertas de traslados por toda a região.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM

Pra-todos-verem:Praia-de-Porto-do-Sauipe-Entre-Rios-BA
Praia de Porto do Sauípe

Praia São Miguel da Barra – Sauípe BA

Praia bonita e calma, as águas são transparentes e tranquilas, a faixa de areia é estreita e tem muitos barcos na água, o que dificulta um pouco o banho. O acesso é um pouquinho mais difícil.

Tem boa estrutura de barraquinhas e ambulantes suficientes para lanchar e almoçar. Tem piscinas naturais na maré baixa. Se você procura algo diferente sobre o que fazer na Costa do Sauípe, vai adorar conhecer São Miguel da Barra.

Praia do Malhado – Sauípe BA

Ótima praia na região do Sauípe, limítrofe aos hotéis Ala Mar e Ala Fogo do complexo Costa do Sauípe, com boa estrutura de barracas que servem boa comida e bebidas geladas para os hóspedes dos hotéis!

A água do mar é um pouco escura, diferente de outras praias baianas. Excelente para quem quer curtir tranquilidade. Boa para a prática de surf, stand up paddle e longas caminhadas, em meio a natureza. É um lugar muito romântico, uma das praias mais tranquilas que já conheci, limpa e aconchegante.

Praia de Massarandupió – Entre Rios BA

A paisagem é uma das mais lindas que já vi, fica a 30 km do complexo de resorts. Conta com dunas, riachos e cercada de mata atlântica. É uma das oito praias de nudismo oficiais do Brasil e a única da Bahia, localizada na cidade de Entre Rios.

Visitamos esta parte da praia bem cedo, quando ainda não havia ninguém, a praia possui 2 km dedicada ao turismo naturista, onde o nudismo é opcional, embora na placa esteja escrito ‘Mantenha Nudez Total’, nem todo mundo adere.

Nudismo não faz o nosso estilo, principalmente pelas crianças, família mineira não está acostumada. Mas nem tudo é naturismo, depois de certo ponto, passa a ser uma praia como todas as outras. O visitante pode aproveitar o banho de água doce do rio e água salgada do mar. É muito tranquila pois é local de desova de tartarugas.

Tem boa infraestrutura de quiosques à beira-mar com deliciosos petiscos e bebidas geladas. Para chegar a Massarandupió basta seguir pela BA-099/linha verde, depois da entrada para Porto de Sauípe tem placa indicativa.

Se você for adepto ao naturismo, pode visitar o Eco Parque da Mata, o primeiro condomínio naturista do Brasil, onde poderá tomar banho nu em nascentes, ter contato com rituais indígenas, se hospedar em casas de pau a pique (taipa) e conviver com a fauna e flora nativas.

Pra-todos-verem:Praia-de-Massarandupio-Entre-Rios-BA
Praia de Massarandupió – Entre Rios BA

Praia do Forte – Mata de São João BA

A Praia do Forte fica a 20 km da Costa do Sauípe, é uma das praias mais incríveis da Bahia. Fica numa área de preservação ambiental que abriga uma das unidades do Projeto Tamar, que se dedica à preservação da vida marinha, principalmente no cuidado com as diversas espécies de tartarugas.

O projeto é aberto à visitação pública. A região é praticamente intocada, um mar cristalino e extensas faixas de areia. Embora rústica, tem excelente infraestrutura. Se você ainda tinha dúvidas sobre o que fazer na Costa do Sauípe, não perca a oportunidade de mergulhar nessas águas transparentes e conhecer seus patrimônios históricos seculares como a Igreja de São Francisco de Assis e o Castelo Garcia.

Pra-todos-verem:Praia-do-Forte-Mata-de-Sao-Joao-BA
Praia do Forte – Mata de São João – BA

Praia Vila de Santo Antônio – Vila de Santo Antônio BA

A Praia de Santo Antônio fica no vilarejo de Santo Antônio, a cerca de 80 km de Salvador, é uma das mais belas praias da Costa dos Coqueiros. É uma vila de pescadores simples, rústica e muito charmosa com uma paisagem deslumbrante de mar azul, cheia de piscinas naturais que se formam entre as pedras, areias claras, muitos coqueiros e ciclovia à beira-mar.

Tem estrutura simples, mas satisfatórias de restaurantes pé na areia, pousadas, barracas e lojas de artesanato local. O acesso é feito por estrada de chão. Mas não tem só praia, também tem a linda Cachoeira da Dona Zilda, trilhas ecológicas, e outras atrações como canoagem, stand-up paddle e tirolesa.

Praia de Imbassaí – Mata de São João BA

Fica no município de Mata de São João, ao lado da Praia do Forte e pertinho do Complexo Costa do Sauípe, a cerca de 80km do aeroporto de Salvador. Cercada de coqueirais e muito verde, um lugar perfeito para conexão com a natureza.

O encontro do Rio Imbassaí com o mar, é um espetáculo à parte. A praia tem bem mais estrutura turística, como hotéis, restaurantes simples e sofisticados, bares, hotéis e pousadas e sem a interpelação constante de ambulantes.

Você pode chegar atravessando a ponte de madeira ou atravessando o rio de barco. Na Praia do Imbassaí você pode passear de caiaque, praticar stand up paddle, o rio é propício para essas atividades, é cheio de peixinhos e água rasa para a garotada se divertir.

Pra-todos-verem:Praia-de-Imbassai-Mata-de-Sao-Joao-BA
Praia de Imbassaí – Mata de São João BA

Praia de Arembepe – Camaçari BA

A Praia de Arembepe exibe um cenário cinematográfico, a água do mar tem um tom de azul impressionante. O mar é um pouco agitado, mas os recifes de corais deixam as águas mais tranquilas para banho e mergulho.

O vilarejo cercado de dunas e alagados, ainda preserva toda natureza quase intocada. Tem boa estrutura em toda a orla, com bares e restaurantes que servem a irresistível culinária baiana. Se você procura o que fazer na Costa do Sauípe com tranquilidade, sem aquele aglomerado de turistas, esse com certeza é um ótimo lugar.

Praia de Subaúma – Entre Rios BA

A Praia de Subaúma pertence ao município Entre Rios, localizado na Linha Verde, é uma das praias mais famosas da Costa dos Coqueiros. A região é maravilhosa, tem um clima muito agradável e recebe um grande fluxo de turistas todos os anos. O mar é um tanto agitado em alguns trechos, mas na maré baixa formam deliciosas piscinas naturais.

Esse é um daqueles lugares que dá vontade de ficar pra sempre. Para quem gosta de aventuras pode fazer trilhas como a trilha da Lagoa Verde de preferência com guia, se não conhece a região. As barracas foram padronizadas pela prefeitura, ficou lindo!

Pra-todos-verem:Praia-de-Subauma-Entre-Rios-BA
Praia de Subaúma – Entre Rios BA

Praia de Guarajuba – Camaçari BA

A Praia de Guarajuba fica localizada na Costa de Camaçari, a cerca de 60 km ao norte de Salvador pela BA 099 na Costa dos Coqueiros. Guarajuba possui o selo ecológico internacional Bandeira Azul, sinal de praia limpa e preservada.

A cristalinidade da água é impressionante, tem uma longa faixa de areia, rodeada de natureza exuberante, com riachos que deságuam no mar e pequenas lagoas. Tem ótima infraestrutura de hotéis, bares, restaurantes, comércio e ciclovia. Na região ainda existem construções que lembram tempos distantes de quando ainda era uma vila de pescadores.

Praia de Itacimirim – Camaçari BA

A Praia de Itacimirim fica a cerca de 75,8 km de Salvador, no litoral norte entre Guarajuba e Praia do Forte. O mar calmo, o encontro do Rio Pojuca com o mar e as piscinas naturais boas para crianças pequenas, em meio à natureza tornam a paisagem única.

Em Itacimirim ainda conta com a Praia da Barra rodeada de coqueiros e mangues, Praia da Barra, Praia da Espera e a Praia do Surf. A praia mais rústica, mas conta com vários condomínios pé na areia, e uma base de apoio do Projeto Tamar.

Vários rios cortam Itacimirim e deságuam no mar, na maré baixa formam piscinas naturais entre os corais, ótimas para a prática de snorkeling em meio a peixes coloridos. Itacimirim tem excelente estrutura com hotéis e pousadas de alto padrão que é um sonho, quiosques e restaurantes com deliciosa gastronomia.

Pra-todos-verem:Praia-de-Itacimirim-Camacari-BA
Praia de Itacimirim – Camaçari BA

Praia de Mangue Seco – Jandaíra BA

Mangue Seco é um pequeno vilarejo, fica na divisa da Bahia com Sergipe, no município de Jandira. Ficou famosa depois da gravação da novela Tieta, que fez muito sucesso na rede Globo.

Para chegar à praia é necessário utilizar barco, depois fazer um passeio de buggy ou quadriciclo para conhecer toda a região. Os passeios de buggy pelas areias das dunas e da praia são sensacionais, é muito gostoso descer as dunas de prancha, o famoso esquibunda. Vale muito a pena.

No Rio Real, que marca a divisa dos dois estados, é possível nadar e fazer passeios de caiaque. Na região de Sauípe é possível contratar passeios até o Mangue Seco, a última praia do litoral norte da Bahia.

Muitos turistas fazem o passeio bate volta, mas de você quiser passar uma temporada, a praia tem ótima infraestrutura, a Vila Mangue seco tem hospedagens, bares, restaurantes e tudo que você precisar e você ainda pode dar uma esticadinha até à Praia do Saco, no litoral sul de Sergipe.

Pra-todos-verem:Praia-de-Mague-Seco-Jandaira-BA
Praia de Mangue Seco – Jandaíra BA

O que fazer na Costa do Sauípe além das praias

Além do Complexo de resorts Costa do Sauípe, das belas praias das proximidades, com certeza o litoral norte da Bahia ainda tem atrações interessantes pra conhecer, principalmente para ecoturistas.

Eco parque Sauípe – Mata de São João BA

Fica na estrada rural Sauípe → Entre Rios, km 01, Vila Sauípe, Mata de São João – BA, próximo aos resorts Costa do Sauípe. São áreas de preservação destinadas ao Projeto Tamar.

As paisagens são compostas de vegetação da mata atlântica, restinga e manguezais, uma região perfeita para quem curte turismo ecológico. Conta com 4 lagoas e diversas nascentes, riachos e trilhas no meio da mata.

No parque você pode fazer trilha ecológica, passear de bicicleta, de caiaque, praticar arvorismo, passeio a cavalo, saltar de tirolesa e ouvir uma orquestra de canto dos pássaros da mata. o parque tem uma das maiores reservas biológicas do Estado.

Além da grande variedade de pássaros existem muitos animais silvestres como: veados, preguiças, cutias, macacos, jaguatiricas, tamanduás, anfíbios e répteis que circulam livremente pelo parque.

O parque oferece ainda a Estação Ambiental Braskem, a Casa de Farinha e o Museu de História Natural da Cetrel e outras atrações culturais. É uma das melhores sugestões sobre o que fazer na costa do Sauípe

Pra-todos-verem:Eco-Parque-Sauipe-Mata-de-Sao-Joao-BA
Eco parque Sauípe – Mata de São João BA

Cachoeira de Oitis – Linha Verde – BA

Se você quer saber mais o que fazer na Costa do Sauípe e variar um pouco o banho de mar, que tal visitar a Cachoeira de Oitis? Fica a cerca de 20 km depois do Complexo Costa do Sauípe, sentido Sergipe, perto da Praia de Subaúma.

É um verdadeiro paraíso escondido, lindo demais. Você pode entrar por uma estradinha de terra, pouco à frente tem uma área de estacionamento perto do rio, depois é só seguir pela trilha.

A entrada fica logo após a segunda ponte depois de Subaúma, tem placa indicativa. São várias quedas d’água baixas, mas tem um bom volume de água, dá para pessoas de todas as idades se divertirem, os poços são rasos, na parte mais alta antes da queda d’água é mais fundo, mais recomendada para adultos.

Vale muito a pena conhecer esse lugar que Deus caprichou na beleza. Se a fome bater, do lado contrário da cachoeira tem um excelente restaurante a 900 metros de distância, o Restaurante Beira-Rio.

Pra-todos-verem:Cachoeira-de-Oitis-linha-verde-BA
Cachoeira do Oitis – Linha Verde BA

Nesse artigo procuramos te dar as melhores dicas para aproveitar toda a estrutura dos resorts e explorar as atrações próximas, mas se você descobrir mais alguma atração interessante, não deixe de nos contar nos comentários. Não se esqueça de adquirir sua passagens aéreas pelo menor preço e garantir o seu seguro viagem.

Veja outros assuntos que podem ser do seu interesse:

OFERTA AMAZON
Ofertas imperdíveis na Amazon
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *